Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Milagres
Escrito por: Susete Gonzaga (IP registado)
Data: 21 de October de 2003 22:15

O processo de beatificação
.
O elevado número de canonizações e beatificações do pontificado de João Paulo II - aumentado com a beatificação de Madre Teresa de Calcutá no Domingo passado - despertou o interesse por um aspecto que parece desafiar a razão: os milagres.

Para os teólogos, um milagre «é o veículo e uma mensagem salvífica, um prodígio extraordinário que suscita admiração. Um evento que ultrapassa as leis materiais», a sua finalidade «não é maravilhar, mas transmitir uma mensagem de salvação», explica D. José Gutiérrez, relator da Congregação vaticana para as Causas dos Santos.
«A beatificação ou canonização é um acto pontifício que se apoia num estudo prévio realizado pela Congregação para as Causas dos Santos», revelou.

Trata-se de um processo que, no âmbito diocesano, recolhe as provas das virtudes do candidato. São examinados os escritos e ouvidos os testemunhos sobre a vida da pessoa sendo depois elaborado um relatório «que na gíria se denomina “Positivo”» em que se recolhem todas as provas. «Depois há a consulta médico-científica para verificar a autenticidade do milagre», sublinhou.
Posteriormente, toda a documentação «passa pela consulta de teólogos e tudo é crivado pelo promotor da Fé, popularmente designado por “advogado do diabo”.
Finalmente, após estas provas, todo o processo passa aos bispos e aos cardeais para terminar chegando ao Papa, que, «tendo em conta as provas e os pareceres das diferentes comissões, beatifica e canoniza», confirmou.

«Em síntese - reafirmou o relator da Congregação para as Causas dos Santos -, para dar vida a causas de beatificação e canonização têm valor as provas, a fama de santidade e o milagre», e este último ponto prova-se através da comissão médico-científica e da «certeza moral», porque o «acto milagroso deve ter ocorrido depois de súplicas, orações ou petições de intercessão».


Re: Milagres
Escrito por: Gonçalves (IP registado)
Data: 22 de October de 2003 08:14

Estou como tantos, mesmo os não/católicos Romanos e papistas... estamos todos muito felizes pela elevação da Madre Teresa, a GRANDE mulher, amiga dos pobres, a caridosa, a maior de todas as mulheres... Quantos aos milagres e santos a Igreja sabe aproveitar estas "boleias" para recolher ainda mais dinheiro... Está subjacente nestas atitudes o aspecto material, os bens terrenos, o santo dinheirinho que tanto amam os padres e madres deste mundo. A Madre deu o exemplo maior de pobreza e entrega ao irmão abandonado etc. A Igreja transgride esses principios ostentando riqueza e bem estar...
miguel

Re: Milagres
Escrito por: Aleixo (IP registado)
Data: 22 de October de 2003 09:59

Olá Suzette,


Milagre é tudo que possa dar dinheiro! Qualquer coisa milagre, para logo recolher o ambicionado dineirinho. É assim ou não?
Quando se dá dinheiro aos santos e santas deste país, quem recolhe não serão os vivos? Então há aqui algo que nos impressiona; damos aos santos para outros paparem!
Milagre é igual a dinheiro...

Re: Milagres
Escrito por: taliban (IP registado)
Data: 22 de October de 2003 14:45

O Milagre da madre teresa foi arduamente contestado pelos médicos que assitiram a mulher pretensamente curada por artes milagrosas...
Mas que interessa a contestação médica? Milagres á medida, comprados e tudo, fazem parte da história da Igreja... E que dizer da oferta de !"Sangue " da madre teresa, uma verdadeira oferenda de tipo préhistórico, numa cerimónia de beatificação?

Ai, senilidade, que tanto desculpas...

Re: Milagres
Escrito por: Nadia Rio (IP registado)
Data: 22 de October de 2003 18:12

Madre Tereza, era uma mulher cheia do Espírito Santo, porque tinha a coragem de pegar numa pessoa quase morta, com cheiro a podre, no meio do lixo, coloca-la ao colo e leva-la para um lugar seguro e dar-lhe uma morte digna. Eu nunca na minha vida, nem por dinheiro, faria uma coisa destas. Não gosto de cheiro podre vindo de pessoas e muito menos de moribundos. Para esta missão, ela foi inundada da força, da compreensão, da coragem, do amor e da valentia do Espírito Santo.

Analizando, por outro lado o trabalho de Madre Tereza, podemos mesmo afirmar, que ela foi a maior produtora de pobres em Calcutá. Quem não quizesse trabalhar, era só pensar em Madre Tereza, que a comida e a cama lhe apreciam como por encanto. Ela também tinha interesse nesta situação, porque quantos mais pobres se abeiravam dela, mais dinheiro recebia da Europa e EUA, para também manter a sua congregação de pé.

Nádia

Re: Milagres
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 22 de October de 2003 22:55

Caro Gonçalves,

Penso que não compreendi a tua mensagem: se a Igreja acaba de beatificar Madre Teresa - símbolo ímpar de dedicação aos pobres - em que ponto a que a Igreja se está a aproveitar estas "boleias" para recolher ainda mais dinheiro?

Luis

Re: Milagres
Escrito por: Gonçalves (IP registado)
Data: 23 de October de 2003 11:57

Caro Luís,


A Igreja, a nossa Santa Católica Apostólica Romana... "fabrica" santos para um aproveitamento económico sustentado e duradoiro; que eu saiba todos somos Santos ou a isso chamados! Ninguém terá a lata de por em causa a vida e acção da Madre Teresa... A Maior mulher de todos os tempos, pela coragem e doação de si aos carenciados e abandonados da sociedade... O que está em causa é a "pressa" do Papa neste processo e do interesse subjacente, com esmolas e promessas de cura e por aí fora. Não sou contra o Santos e sou devoto de S. Miguel... mas a Igreja Católica vive bem - à custa desses personagens que merecem o nosso respeito e admiração - vive bem e explora descaradamente a humildade e espírito de contribuição das pessoas. Dizer que não é assim é pactuar com uma situação injusta e declaradamente incorrecto...
entendeste agora Luís?
fica bem e pensa bem.
miguel

Re: Milagres
Escrito por: Vasco Alves (IP registado)
Data: 23 de October de 2003 16:22

Bem susete, a questão dos milagres são coisas que acontecem muitas vezes e que não precisam de ser aprovadas pelos altos magistérios da Santa Só é uma questão de estares atenta a tua vida que logo vais descobrindo verdadeiros pequenos milagres, em relação á santidade de Madre Teresa de Calcutá que segundo reza as crónicas tinha mau feitio mas que depois tinha um coração do tamanho do mundo e portanto merece ser santa ... portanto malta nada de extremismos dogmáticos nem de complicações, Nadia acho que estás um bocadinho maquiavélica ...
Aleixo em relação a ti cura - te porque isto não tem nada a ver com dinheiro eu andei 20 anos na Igreja e acho que ela pode ser acusada de muita coisa ( inclusivé de fundamentalismos de ideias) mas o dinheiro nunca foi problema, jamais vi alguem a ser extorquido, no entanto já vi muita gente a ser ajudada ( com géneros alimentares etc ! ) portanto meu
recicla -te que andas para aí dois séculos atrasados

Re: Milagres
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 30 de October de 2003 10:28

Do "Público" de hoje:

"Milagre da Lágrima" Atrai Peregrinos


a casa particular de Anadia

São fiéis da vizinhança mas também peregrinos de longo curso, que chegam de Viseu, da Figueira da Foz, do Porto e, claro, de Fátima. Choram, depositam flores, acendem lamparinas. Todos querem ver a imagem que Benigna Pereira jura a pés juntos ter chorado para transmitir uma mensagem ao Mundo. "É um grande milagre", garante esta católica convicta de 51 anos de idade, que não hesita em passar a palavra do recado decifrado na lágrima vertida: "Para mim é uma mensagem ao povo, para se emendar e arrepender enquanto há tempo", resume a mulher que abre, satisfeita, a porta de casa à romaria religiosa.

O fenómeno de Ancas aconteceu ao final da tarde da passada segunda-feira e, desde então, transformou a Travessa do Cruzeiro numa espécie de local de culto para os fiéis do catolicismo. Ou pelo menos para alguns, aqueles que têm o apetite de ver com os próprios olhos os da Nossa Senhora de Fátima que terá chorado. E são muitos os religiosos ou curiosos que procuram a casa de Benigna Pereira. "Eu não fecho a porta a ninguém", assegura a proprietária da figura de louça que atrai gente de Anadia e arredores. "Tem vindo mesmo muita gente, só hoje (ontem) foram centenas. Até vêm de Viseu, do Porto, da Figueira da Foz, Fátima...", confirma.

Benigna não é apenas a proprietária da imagem que venera há seis anos, mas também a primeira e mais confiante testemunha do que considera ser um milagre. "Eram umas 19 horas e eu ia a sair de casa para o carro. Virei-me para ela (a imagem), benzi-me e vi que ela estava a chorar. Disse ao meu marido mas ele não ligou e, quando voltei, uns quinze minutos mais tarde, limpei-lhe a cara e não saiu nada, mas a minha nora tocou-lhe com o dedo e disse que era cera", relata, depressa concluindo: "É um grande milagre para entrar em contacto com as pessoas".

"Para mim é uma mensagem ao povo, para se emendar e arrepender enquanto há tempo", reforça, sobre o fenómeno passado com a imagem. "Tem alturas em que ela está com a vista cheia, mas quando vê muita gente começa a disfarçar. Mas tem momentos em que parece mesmo que vai chorar", continua Benigna Pereira, precisando que a Nossa Senhora de Fátima que tem em casa chorará do olho direito, porque "no esquerdo é quase só um risco, muito suave, sem intensidade". Se a lágrima pode ser cera? "Não sei se é cera, mas é um milagre de Nossa Senhora, deformou-lhe a boca e o olho. É um grande milagre e quem somos nós para desacreditar de Nossa Senhora?", responde Benigna.

Bispo de Aveiro desvaloriza o fenómeno
"Ainda não estive no local, apenas sei que está a acontecer algo diferente, e acredito plenamente naquilo que as pessoas estão a dizer", afirma o presidente da Junta de Freguesia de Ancas. Corroborando a tese do milagre defendida por Benigna Pereira, Arménio Cerca argumenta que "nos tempos que correm existem métodos científicos que permitem avaliar o que está a acontecer". "As pessoas acreditam que é um milagre, chamam-lhe o milagre da lágrima", sublinha o autarca. Mais céptico parece estar o bispo de Aveiro, D. António Marcelino, que, em declarações à agência Lusa, disse não acreditar tratar-se de um fenómeno sobrenatural. "Não vou preocupar-me com nada disso. Há coisas mais importantes na vida das pessoas", esclareceu o bispo. "Ligaram-me de Aveiro a dizer que ele (o bispo) não acredita, mas acreditem ou não, a minha fé ninguém me tira", contrapõe Benigna Pereira, referindo também não ter recebido a visita do padre da sua freguesia.

Por PATRÍCIA COELHO MOREIRA
com Filipa Gaioso Ribeiro
"PÚBLICO", Quinta-feira, 30 de Outubro de 2003
[jornal.publico.pt]

Re: Milagres
Escrito por: taliban (IP registado)
Data: 30 de October de 2003 23:52

só falata o sol começar a rodopiara e nós todos em gritos histéricos cá em baixo. Já agora com a TVI a transmitir em directo - não a filmar o sol, que isso seria um registo mais ou menos fidedigno, mas a filmar a multidão aos gritos. O memso efeito pode ser obtido como música pimba, as meninas de bragança a fazeren streap, a equipa do benfica a ser aniquilada pelo porto, e mais uma série de milagres de trazer por casa.
Que alá vos ilumine.



Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.