Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
ARREBATAMENTO
Escrito por: Andréia (IP registado)
Data: 10 de October de 2003 15:19

UAL!!!

Essa palavra me deixa empolgada, gente!!!

Queridos Irmãos em Cristo e amigos, o que vocês acham sobre o arrebatamento?

Como vocês acham que esse evento vai acontecer? O será que alguém não acredita que a Igreja de Cristo será arrebatada? Nós temos que estar preparados para isso, afinal, contando da época de Adao (queda) até Cristo são aproximadamente 4000 anos. De Cristo para cá são aproximadamente 2007 anos (contando com o erro no calendário). Somando-se dá 6007 anos. Minha nossa!
Sabemos que Deus descançou no 7º dia...
Sabemos também que o arrebatamento é chamado discanço para os crentes....
Sabemos também que as datas são aproximadas, visto que não sabemos quantos anos Adão viveu antes de sua queda....

Podemos deduzir (um hípótese, claro) que o arrebatamento será por volta do ano 7000, já que mil anos para Deus é como 1 dia, e 1 dia como mil anos....

O arrebatamento pode ser a qualquer momento, gentem!!! estejam alertas!! Jesus está voltando!!!

Abraço.
Andréia.

Re: ARREBATAMENTO
Escrito por: Andréia (IP registado)
Data: 14 de October de 2003 14:57

Gente....

Ninguém quer falar sobre o arrebatamento? Um assunto tão atual desses!!

"Eis aqui vos digo um mistério: Nem todos dormiremos mas todos seremos transformados, num momento, NUM ABRIR E FECHAR DE OLHOS, ao som da última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos serão ressuscitados incorruptíveis, e nós seremos transformados. Porque é necessário que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade e que isto que é mortal se revista da imortalidade. Mas, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então se cumprirá a palavra que está escrito: Tragada foi a morte na vitória" ICo 15:51-54

"Porquanto, assim como nos dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca,
e não o perceberam, até que veio o dilúvio, e os levou a todos; assim será também a VINDA DO FILHO DO HOMEM. Então, estando dois homens no campo, SERÁ LEVADO UM E DEIXADO OUTRO; estando duas mulheres a trabalhar no moinho, SERÁ LEVADO UMA E DEIXADO OUTRA. Vigiai, pois, porque não sabeis em que dia vem o vosso Senhor; sabei, porém, isto: se o dono da casa soubesse a que vigília da noite havia de vir o ladrão, vigiaria e não deixaria minar a sua casa. Por isso ficai também vós apercebidos; porque numa hora em que não penseis, virá o Filho do homem. Mt 24:38-44

Re: ARREBATAMENTO
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 19 de October de 2003 20:09

Andreia,

1 - Adão foi criado por Deus num dos seis primeiros dias da criação. Noutra altura podemos discutir em qual.

2 - "da época de Adao (queda) até Cristo são aproximadamente 4000 anos. De Cristo para cá são aproximadamente 2007 anos (contando com o erro no calendário). Somando-se dá 6007 anos"

3 - Ressalvas que "as datas são aproximadas, visto que não sabemos quantos anos Adão viveu antes de sua queda...."
Porém diz Gn 5, 5 que Adão viveu 930 anos;
diz Gn 5, 4 que com 130 anos gerou Set;
a queda só pode ser anterior ao nascimento de Set

Temos assim que no máximo o mundo terá:
6 dias + os anos que Adão viveu antes de sua queda, no máximo 130 + 6007 anos

Sendo assim o mundo teria no máximo 6137 / 6138 anos.

Estou enganado?

João (JMA)

Re: ARREBATAMENTO
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 19 de October de 2003 20:44

Cara Andréia:

Se esta fosse a tua primeira mensagem neste fórum, pensaria que era piada, sobretudo essas contas dos 6007 anos. Criatividade a mais ou falta dela? Como é que depois das imensas contradições literais, de que já tive o cuidado de enumerar bastantes, continuas a levar por diante que a Bíblia é para ser lida literalmete como se fosse um livro de história ou de ciência, ao ponto de permitir datar a terra e de dar pistas sobre futurologia? Por que razão havemos de entrar em conflitos desnecessários e tolos com os cientistas honestos que mostram claramente que a idade da terra é de, não uns milhares, mas uns milhões largos de anos?
Em nome de quê? De uma caturrice que pretende ler na Bíblia aquilo que ela não quis dizer?

Em relação ao tema propriamente do arrebatamento, convém notar que este não é um tema muito falado pelos católicos, ao contrário de muitos grupos protestantes. Digamos que é um tema menor na discussão habitual, embora ele seja falado, obviamente, no âmbito da escatologia. Convém notar também que este foi um tema também controverso e complicado (embaraçoso) para a segunda geração de cristãos, como se pode ver já a partir de alguns textos do Novo Testamento. É que eles esperavam que o arrebatamento fosse quase imediato (ainda em vida, como diz Paulo). Nota-se, pois, que S. Paulo parece ter experimentado isso mesmo, mas depressa percebeu que tinha que ver mais longe. Se nas primeiras cartas se fala do "arrebatamento" iminente (cfr. também alguns textos apocalípticos dos sinópticos), nos escritos mais tardios (algumas cartas dita de Paulo não foram escritas por ele) já aparece reflexo de até uma certa desilusão por tal arrebatamento não ter acontecido durante a vida da primeira geração de cristãos. Por isso se passa a insistir no trabalho na comunidade humana, em vez de esperar indefinidamente algo que, afinal, não acontecera como muitos previam (é que muitos esperavam uma "parusia" tão iminente que não queriam trabalhar, nem casar). Mesmo textos do evangelho como aquele em que Jesus diz que nem o Filho sabe a hora parecem ser textos escritos já numa altura em que as comunidades se sentiam "desenganadas". De qualquer forma, importa reter que o tempo e o modo pertence a Deus, que cada um de nós será em certo sentido arrebatado na hora da sua morte, sendo que o "por volta do ano 7000" parece mais uma formulação a resvalar para o ridículo do literalismo (como se o número 1000 também fosse literal)...

Note-se que estas questões se põem sobretudo entre os grupos de leitura literalista da Bíblia. E é de rir a quantidade deles que já anunciaram o fim dos tempos para as mais variadas datas. Pense-se nos Adventistas do Sétimo Dia ou nas Testemunhas de Jeová. Veja-se agora as contas da Andréia...

Num contexto literalista percebo que a questão tenha a sua pertinência. Para mim e para a maior parte dos cristãos (e não apenas católicos) isso é um não-problema. Se vivermos como se cada dia fosse o último, não teremos que nos preocupar, com mais ou menos histerismos, pela chegada da tal data...

Alef

Re: ARREBATAMENTO
Escrito por: Andréia (IP registado)
Data: 20 de October de 2003 12:33

Estou a morrer de rir com vocês, caros colegas. Vocês, realmente, são cabeças durinhas...

Mesmo assim, gosto de vocês....

Não sou a única pessoa que pensa assim. Entre vocês, entre os católicos há muitos...

Quando Deus criou o mundo em 6 dias e no sétimo desconsou, sabemos que esses anos não podem ser lidos de maneira literal, mas é como eras em nosso mundo. "mil anos como um dia, um dia como mil anos" para Deus o tempo não existe, Ele mesmo diz isso.

Se estudarmos geografia, vemos que em cada era foram criadas certas coisas. Vemos que primeiro foram as criaturas marinhas, igual está na Bíblia, depois os répteis, igual está na Bíblia... algo de semelhante...

Se entendermos assim, no sétimo dia, ou seja, na sétima era Deus descansou. Será que não dará o descanso no ano 7000 depois da queda de Adão? Não sei. Quem sabe?

Que nó na cabeça, não?
Abraço.

Re: ARREBATAMENTO
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 20 de October de 2003 14:11

Ai, Andréia, que morremos então todos de riso... Vamos ver as tuas contas:

«Se entendermos assim, no sétimo dia, ou seja, na sétima era Deus descansou. Será que não dará o descanso no ano 7000 depois da queda de Adão? Não sei. Quem sabe?»

Ora bem: se cada era for um período de mil anos, Deus descansaria no ano 7000 da criação do mundo. Mas se Adão foi criado no sexto dia (ano 6000 da criação do mundo) e pecou nessa mesma era, então Deus descansou mil anos depois, ou seja, como dizias numa outra mensagem pelo ano 7000 da criação do mundo. Mas agora confundes-me: dizes que o descanso de Deus poderá ser 7000 anos depois da queda de Adão. Ou seja: se Adão pecou na sexta era (pelo ano 6000) e se dizes que o descanso será pelo ano 7000 "depois da queda de Adão", então isso acontecerá apenas pelo ano 13.000 da criação do mundo...

Mas há algo que não joga muito bem: a queda de Adão aparece na Bíblia já depois do descanso de Deus, do tal sétimo dia... Ai, ai...

Mas que confusão, Andréia, estou baralhado... Ai que nó...

Hoje estou mesmo com uma enorme "pachorra"...

Ora, não é que invocas a ciência para dizer que a geografia (?) mostra que «em cada era foram criadas certas coisas», «primeiro foram as criaturas marinhas, igual está na Bíblia, depois os répteis, igual está na Bíblia...»? Ora bem, pois a ciência diz também que esse processo durou não meia dúzia de milhares de anos, mas muitos milhões de anos. Só para teres uma ideia, os dinossauros terão desaparecido da terra há cerca de 65 milhões de anos... Ou, para vermos a coisa de um modo mais "gráfico", recorra-se ao exemplo dado por Carl Sagan: se compararmos a história do universo a um ano, o homem surgiu por volta dos últimos dois segundos do dia 31 de Dezembro, sendo que vida surgiu já em Dezembro. Impressionante, não?

Quem desatará o nó?

Alef

Re: ARREBATAMENTO
Escrito por: Andréia (IP registado)
Data: 20 de October de 2003 14:52

Caro Alef,

O descanso de 7000 anos depois não seria para Deus, mas para o homem.... a Igreja.

Não sabemos como é o "descanso" de Deus, visto que Ele não para de trabalhar... a todo tempo vemos seu mover.... vemos o povo de Israel aí até hoje, mesmo de pois de se espalhado pela terra... algum mover de Deus? Certamente que sim. Deus usa essa palavra, "descanso", o motivo, não se sabe. Talvez estivesse querendo dizer alguma coisa sobre o futuro. Um sinal para seu povo.... quem sabe? Não custa ficar a tento, não é mesmo?

Fiz apenas uma suposição sobre esse tempo para chegar ao ponto essencial: o Arrebatamento da Igreja. O dia, nem a hora ninguém saberá, apenas podemos fazer suposições e assim, estar sempre preparado para não sermos pegos de surpresa. "o dia vem como um ladrão"...

Levo isso tranquilamente, sem me prender... apenas vigiando... afinal o mais importante não está no tempo, mas na situação.

Re: ARREBATAMENTO...
Escrito por: Abelardo (IP registado)
Data: 21 de October de 2003 12:45

Caríssima Andréia,

Desculpa ter feito confusão relativa, pois abriste dois fóruns temáticos – que não apenas dois assuntos no mesmo fórum – com temas semelhantes, isto é, que têm certa analogia, embora apenas aparentemente, uma vez que realmente são assuntos completamente diferentes...

Por outro lado, como deves saber/constatar, o português de Portugal por vezes não corresponde - exactamente - ao português do Brasil, e daí às vezes criarmos, sem querer, ilusões/confusões de linguagem/entendimento... E digo isto não só quanto à morfologia, mas também quanto à sintaxe (para já não falar em fonética), apesar de gostar/admirar bastante o vosso dialecto...

Mas não te admires nada a esse respeito, pois há quem seja "português" e até relativamente "culto", mas mesmo assim não entenda (ou não queira entender, o que ainda é mais chocante...!), o que eu escrevo – e ainda agora aconteceu um flagrante e infeliz exemplo disso mesmo, como aliás tu própria deves ter verificado (sem necessidade de citar o nome da respectiva pessoa em causa, até por isso ser mais que evidente e não vir a propósito...), assim como há quem seja "católico de gema" (passe a expressão...) e não acredite em algumas Verdades de Fé!...

Por outro lado, constato jubilosamente que percebes melhor o "português europeu" do que muitos brasileiros letrados – e até mesmo que a maioria dos portugueses, repito! – que pululam/proliferam pela Net fora, como cogumelos, inclusive neste fórum – parabéns, Andreia, e continua assim, por favor!...

Para além disso, e independentemente da tua Igreja Cristã - Nazarena - ser naturalmente "bastante diferente" da Igreja Católica, particularmente na maneira "sui generis" de interpretar certas passagens bíblicas – embora muitas vezes correctamente e em conformidade com a Igreja Católica, como no caso flagrante do "Diabo e Inferno"; apesar mesmo de haver "católicos", mais ou menos evoluídos (...!?), que infelizmente já não acreditam nessas Verdades Eternas! –, o que no teu caso especial, assim como no dos protestantes em geral, acho relativamente "normal"...
E portanto: "não herético", na precisa medida em que as heresias/excomunhões, resultantes de Dogmas/Verdades de Fé, são válidas sobretudo em relação aos Católicos em particular, embora também, mas muito relativamente, aos Cristãos em geral...
Ou seja: é "herege" sobretudo "todo o católico" (mesmo o considerado dolosamente "não-praticante"...) que deixa de acreditar por negligência, ou que renega culposamente tais Verdades de Fé (definidas como Dogma...), sob qualquer pretexto...
E, se é/diz-se... "católico praticante", tanto pior!...

Por outras palavras, se um "católico" (baptizado e consciente como tal...) – por sua livre, caprichosa e espontânea vontade – deixa de praticar, ou de acreditar em Verdades Essenciais, devidamente definidas como tais pela Igreja (e sempre solidamente baseadas nas Sagradas Escrituras...), isso é um "grave problema de Fé e de Fidelidade, de Coerência e de Discernimento" – que envolve claramente profunda traição e rebeldia! –, e portanto uma autêntica "heresia", normalmente sujeita a "auto-excomunhão", para além de ser um grave "sacrilégio"!...
Todavia, se o católico "muda radicalmente de religião"..., isso, em si mesmo, já não se chama "heresia" propriamente dita, mas "apostasia", que naturalmente é sempre mais gravosa que qualquer "heresia" (mais ou menos velada, mais ou menos acentuada)...

Dá para compreender, Andreia? Espero bem que sim, mas se não der, paciência, que por mim desculpo-te inteiramente, não só por me pareceres ser uma protestante/nazarena assaz fervorosa e exemplar, mas também porque te tenho em alta consideração e estima, pois tudo leva a crer (pelo menos aparentemente...) que és uma jóia de pessoa, bastante compreensiva, educada, civilizada, respeitadora, íntegra, pura, humilde, dócil, doce, etc..., felizmente para ti, mas para mim semelhantemente, e estou certo que também para todos aqueles que te consideram mais ou menos desse modo, ao menos pelo prazer que dás assim a quem convive contigo (mesmo que só virtualmente...) – parabéns, Andréia!...

Agora, e ainda no respeitante ao assunto em questão do "arrebatamento" – explicando-me melhor, embora sucintamente, pois já me delonguei bastante e detesto ser maçador –, só te digo e esclareço, de momento, mais o seguinte:

1 - Quanto ao "Arrebatamento" de que falam as Sagradas Escrituras, tudo bem, estou genérica/globalmente (senão totalmente...) de acordo contigo, pois noto, à primeira vista pelo menos, que interpretas, assim como a tua Igreja, essa parte bíblica correctamente, em conformidade com o que ensina a Igreja Católica...

2 - Quanto à chamada "Experiência fora do corpo"...; isto é, quanto à "crença", mais ou menos empírica, mais ou menos esotérica (pelo menos), das pessoas poderem "viajar" já neste mundo, embora só com o espírito/alma, pelo espaço/tempo (por todo o cosmos...), mais ou menos à velocidade do pensamento, ou coisa parecida – desculpa-me, Andreia! –, mas nisso não acredito minimamente; respeitando porém quem acredita sinceramente, tal como dizes não só acreditares, mas também já teres essa experiência, embora auto-abandonada... por tu mesma considerares (e muito bem, quanto a mim, o que só abona a teu favor...) ser contrária aos desígnios de Deus...

Desculpa se te disse, apenas como força de expressão/metáfora, e de modo genérico, que isso (auto-arrebatamento...) poderia ser eventualmente (se não geralmente), por artifício do Demónio, que não vulgarmente dom de Deus – embora saiba que tem acontecido milagrosamente, com alguns santos, fenómenos parecidos, como com Santo António, por exemplo...
E, bem lá no fundo, talvez até estejas de acordo comigo, pois, como sabes (já disse e repito): o Diabo tem muito poder, sobretudo para subverter a Humanidade, e para se vingar, como ser odioso que é, do próprio Deus, inclusivamente para "fazer acreditar que ele mesmo Demónio não existe", o que creio ser a sua maior tentação e vitória, sobretudo nos tempos hodiernos, e principalmente em relação aos "católicos"!...

Finalmente, querida Irmã em Cristo, se acreditasse realmente nesse género de "pseudo-arrebatamento" (uma espécie de "máquina do tempo" a nível espiritual...), pedir-te-ia, sem me fazer rogado, que me viesses visitar e conhecer pessoalmente, ou vice-versa, logo que fosse possível, sem qualquer embargo, através de tão fantástica/maravilhosa "viagem cosmo-espiritual" – de que, quanto a mim, só são capazes os "corpos puramente gloriosos", uma vez chegados à Vida Eterna, e não apenas no Juízo Final...


Retribuo o abraço, reconhecidamente.

Atenciosa e solicitamente,

Abelardo


Re: ARREBATAMENTO
Escrito por: Gonçalves (IP registado)
Data: 21 de October de 2003 13:18

O arrebentamento é quando a Andreia, ainda virgem, se encontra com um bom e belo moço... lá começam a tornear e a um dado momento... aí chega o arrebentamento e isso é bom! Há que continuar a arrebentar em dias, ou noites futuras!
Más qui bom cara!
miguel

Re: ARREBATAMENTO
Escrito por: Andréia (IP registado)
Data: 21 de October de 2003 13:41

Abelardo,

Seria um prazer conhecê-lo pessoalmente. Certamente isso acontecerá um dia. Infelizmente, ainda não tenho condições financeiras de fazer uma viagem tão custosa, mas ao terminar meu curso de Teologia, estarei livre para ser enviada como missionária em todos os lugares que Deus quiser me levar.... quem sabe Portugal, por que não? Quando isto acontecer, certamente saberá e nos encontraremos, irmão.

Não conheço a Igreja Nazareno. Aqui no Brasil não existe essa denominação, mas pelo que entendi, nós seguimos a mesma linhagem. Deve ser a Igreja do Hugo, que por esses dias sumiu do forum... Certamente também vou querer conhecer essa Igreja por aí.

Abraço.
Andréia.

Re: ARREBATAMENTO
Escrito por: Gonçalves (IP registado)
Data: 21 de October de 2003 14:06

Andreia querida moça, não insulte seus semelhantes, pois torna-se pecado! Seja humilde e realista ao mesmo tempo. Muito gosto em fazer seu conhecimento... podemos "arrebentar" juntos e você vai muito gostar disso! Abelardo era um personagem que conheci em S. Paulo e tinha conotações com a sua Igreja e visão cristã. Seja mais amiga e não julgue para não ser julgada.
Quanto ao arrebentamento, se ainda não o provocou não fique à espera por muito tempo; vais gostar.
fica bem Andrelona
miguël

Re: ARREBATAMENTO
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 22 de October de 2003 19:20

Andreia,

afinal dizes que o relato da Criação não é literal. Já é um avanço.

Então sendo cada dia da Criação mil anos (já agora porquê mil anos. Bom esta fica para a próxima), o mundo teria 6.000 anos até Adão + os anos que Adão viveu antes de sua queda, no máximo 130 + 6007 anos
Total máximo 12 137 anos. Correcto?

Mais século, menos século, claro!

Portanto os dinossauros que se extinguiram há 65 ou 70 milhões de anos, nunca existiram.

Se calhar as ossadas que têm vindo a ser descoberta são uma coisa... do diabo.

Afinal para alguma coisa há-de servir o diabo...

Senão, ala p'ró desemprego. Chato, depois de tantos anos de bons serviços.

João (JMA)

Re: ARREBATAMENTO
Escrito por: Andréia (IP registado)
Data: 23 de October de 2003 13:17

João,

Quando o Apóstolo diz que "mil anos para Deus é como um dia e vice-versa" ele está querendo dizer que para Deus não há contagem de tempo como para nós. Como disse anteriormente, podemos fazer uma conjectura de que são eras, não períodos de mil anos, como você está se referindo...

A contagem que nós fazemos é relativa ao que a Bíblia revela em relação às idades de nascimento e morte dos seus personagens. Pode haver uma arredondamento e não serem idades totalmente exatas, mas dá pra ter uma noção, visto que quem escreveu a Bíblia foi uma pessoa humana, com inspiração divina. Deus não ditou a Palavra, mas deu a inspiração, portanto foi usado a personalidade do escritor, assim como seu conhecimento do mundo.

Outra coisa: sabemos que a contagem que os cientistas fazem a respeito dos ossos não podem ser uma certeza visto que não há possibilidade química de se descobrir quanto tempo tem um osso tão antigo. O carbono catorze não nos dá certeza nenhuma em ossos tão antigos e os outros métodos também não são determinadores, portanto, esses milhões de anos... são de se suspeitar.



Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.