Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Página actual: 7 de 26
Re: Crime do Aborto, vs. Defesa do Nascituro
Escrito por: ana (IP registado)
Data: 17 de March de 2004 13:14

Vou responder aos leitores do Forum.


1 - OS movimentos ditos próvida, em PORTUGAL têm ligações com federações internacionais e movimentos deste tipo, particularmente nos EUA, e com associações a grupos de extrema direita, fundamentalistas religisos de vá rios tipos, donde lhes chegam contactos, financiamentos , panfletos e material de propaganda.
Estes moviemntos , em particular nos EUA, caracterizam-se pela sua extrema violência, havendo vários homicídios a tiro de médicos e mulheres que recorrerem a IGV, por parte destes fundamentalistas. Por vezes, as manifestações que fazem tornam-se de tal forma agressivas que é necessário recorrer á polícia para proteger mulheres e técnicos de saúde.
A própria terminologai utilizada por estes movimentos é demagógica e violenta. Veja-se a palavar "abortista", utilizada como insulto a médicos que cumprem o seu dever deontológico de salvar pelo menos uma vida, a vida da MULHER, quando interrompem gravidezes ectópicas.

Para estes fundamentalistas - os fins justificam os meios, sendo que os fins nem sempre são clçaros outransparentes.

2 - Ao contrário do que afirmam, (Ignorãncia ou mais uma mentira deliberada?) os países inde as mulheres têm acesso a contracepção eficaz com acompanhamento médico, verfica-se muito menos abortos. Verifica-se também muito menos mortes materno fetais e menores taxas de mortalidade infantil.

Há muito mais abortos e infanticídios e mortalidade infantil no primeiro ano de vida nos países não industrializados (em àfrica , por exemplo) do que na Europa. ( Consultem, as estatísticas da Organização Mundial de SAúde, Unicef, Onu, etc.)

Curiosamente estes moviemntos ditos pro-vida realizam agressivas e distorcidas campanhas contra a contracepção e planeamento familiar utilizando, mais uma vez mentiras científicas e distorções.
Nessa perspectiva, porque são contra o Planeameno Familiar e a Educação sexual promovem o aumento de gravidezes não desejadas e o número de abortos.
Utilizando a linguagem demagógica e violenta que estes moviementos utilizam, é então legítimo chamar também "abortistas" a quem não promove a contracepção e a contracepção"de emergência.

3 - Sobre a não importância da sexualidade feminina, o discurso hiçariante sobre a não importância do clitóris, cuja mutilação não impediria a função reprodutiva, veio de um deputado do PP, precisamente o Partido político portugês que esteve por trás desta campanha e impediu que se realizasse um novo referendo sobre a despenalização do aborto.
Não, não é coincidência.

4 - São demagógicos, cheio de falsidades científicas ( como a de chamar bebés aum aglomerado de células indiferenciadas) e utilizam argumentos de propaganda que adulteram valores humanos essenciais, chegando a ponto de ofender gravemente princípios éticos ao violentar crianças inocentes com falsas fotografias e invenções pseudo-científicas.

Claro que o João nem sequer compreeende a violação de princípios éticos na distribuição de falsas informações , ou imagens inventadas e manipuladas de fotograias e videos, divulgações de falsas informações sob a capa de estudos científicos. e outras propagandas demagógicas.
È NATURAL.
Para os leitores do Forum, devem saber que a associação em causa foi alvo de condenação por parte da Igeja católica portuguesa e originou um incidente diplomático ao estado português.

E ainda bem que os meus filhos não foram alvo desta violência porque vos garanto que os tribunais ainda funcionam e faria acccionar os mecnismos necessários.

5 - Por último, fica claro que estes movimentos ditos próvida , se pudessem proibiriam claramente a possibilidade de casais inférteis terem filhos... pardoxo insanável, que os deixa incomodados...


Em suma, precisamente por conhecer POR DENTRO estes movimentos é que reafirmo que eses moviementos não representam a vida os interesses das mulheres e da família, muito menos a IGREJA CATÒLICa que também sou.

Admito no entanto que haja no meio disto pessoas bem intencionadas que estão a ser manipuladas.

Mas, a verdadeira Igreja não pode, em nome da Vida, da Verdade e da Justiçaapoiar a mentira e a hipocrisia destes movimentos

Re: Crime do Aborto, vs. Defesa do Nascituro
Escrito por: ana (IP registado)
Data: 18 de March de 2004 01:06

"Não é legítimo usar meios que colocam em risco outras vidas humanas (mas tu e outros diram que são apenas "células indiferenciadas"). ", ou seja, pra estes movimemtaos, não é legítimo utilizar ajudas técnicas para colaborar nos planos de deus para criaa novos seres humanos, não é legítimo permitir que casais inférteis tenham acesso á maravilha da maternidade/paternidade, não é legítimo fazer nascer mais crianças..

E depois têm o descaramento de dizer que são pró-vida...

Re: Crime do Aborto, vs. Defesa do Nascituro
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 05 de April de 2004 17:59

Foram removidas duas mensagens do José Avlis (joseavlis@hotmail.com) cujo o texto se encontra disponível na Internet em [aborto.no.sapo.pt].

Luis Gonzaga


Re: Crime do Aborto, vs. Defesa do Nascituro
Escrito por: PedroB (IP registado)
Data: 05 de April de 2004 22:28

Caro Ana

Li com bastante atenção e interesse os seus ultimos textos neste tópico.

Por forma a ficar totalmente esclarecido sobre os fundamentos do que escreveu agradeço apenas que me responda.

CONCORDA COM A DESPENALIZAÇÃO DO ABORTO A PEDIDO DA MULHER GRÁVIDA QUANDO REALIZADO ATÉ ÀS 12 SEMANAS EM ESTABELECIMENTO DE SAUDE?


Muito obrigado

Pedro B

Re: Crime do Aborto, vs. Defesa do Nascituro
Escrito por: rodrigo netto (IP registado)
Data: 06 de April de 2004 15:34

aborto é crime e tem que ser levado ao grau de assassinato, quem aborta é assassino e pior de um inocente, de uma criança que segundo yaohushua disse pois é delas o reino do céu. as há um porem existem casos em que o aborto é necessário. eu acho extremamente errado uma mãe se achar o direito de abortar uma criança só por que ela é fruto de um estupro, só por que foste estuprada vc quer abortar a crianaça??? que absurdo, não sei como consigo encontrar pessoas que são favoráveis a esse tipo de prática de aborto.mas como eu falei há acsos em que o aborto é necessário como um exemplo a criança tem á ormação que não a permitira por muito tempo ou seja se nascer ela sofrerá por um determinado e curtísismo espaço de tempo é o caso de crianças com microencefalia, elas não vivemnem por 2 meses e depois morrem e o pior elas sofrem e muito diante esse pouco tempo que ela ficou viva.então creio que abortoo que é praticado pela pessoa sem ela ter um motivo pra fazer esse deve ser levado a juizo e ver a pessoa como assasina sanguinária.pena que não existe pena de morte aqui no brasil mas é o que merece a mãe que faz isso com seu filho, camisinha e anti concepcional existe pra que????reflitam bem ensima disso e fiquem todos na paz.

Re: Crime do Aborto, vs. Defesa do Nascituro / Semana da Vida
Escrito por: Abelardo (IP registado)
Data: 20 de May de 2004 04:08


"SEM FILHOS NÃO HÁ FUTURO"

De 16 a 23 de Maio deste ano celebra-se a Semana da Vida.
Com o objectivo de viver melhor estes dias, a Comissão Episcopal da Família propõe reflexões para cada dia:

* 16 de Maio - A Vida é um dom de Deus;
* 17 de Maio - Homem e Mulher Co-criadores;
* 18 de Maio - Paternidade e Maternidade ao serviço da Dignidade Humana;
* 19 de Maio - Respeitar a Vida em todas as etapas;
* 20 de Maio - Vida promovida, Vida ameaçada;
* 21 de Maio - A Vida como 1.º fundamento da ética;
* 22 de Maio - Somos um povo pela Vida;
* 23 de Maio - Sem filhos: Que vida? Que futuro?


Domingo, 16 de Maio de 2004

A Vida é um dom de Deus

"Toda a vida é uma participação da Vida Divina. Nós vivemos porque um sopro divino nos tornou vivos. Esta convicção atravessa a Bíblia do primeiro ao último livro (Gn 2, 7; Ap 11, 11).
"A Vida é, pois, o primeiro dom de Deus, e a sua manifestação mais nobre é louvar o Senhor que nos faz viver. Cultivá-la e respeitá-la é manifestação da nossa fidelidade ao Deus que nos faz viver.
"O respeito pela Vida ganha dimensão religiosa, e constitui um mensagem gravada no coração de cada homem, tornando-se lei natural e universal. Mas quem reconhece Deus como fonte da Vida, sabe que qualquer agressão contra ela magoa o Coração de Deus.
"O respeito pela Vida faz, assim, parte da lei fundamental dada por Deus ao seu Povo: “Não matarás!” (Ex 20, 13)".
(CEP, Meditação sobre a Vida, Março de 2004, n. 2, § 2).

Do facto de Deus ser a plenitude da Vida, e de toda a vida ser uma participação da Vida Divina, segue-se uma nova concepção da existência humana como dom, como tarefa, como responsabilidade perante aquilo que se recebe e do qual se participa, pelo sopro vital que Deus insuflou em nós, em todo o Ser humano.

- Como identificar manifestações desta Vida que se recebe, ao nível pessoal, familiar e social alargado?
- Como defender esta Vida e como promovê-la ao longo da história pessoal e familiar?
- Como conciliar a Vida como participação com os sinais de menos vida e com a actual cultura, que tantas vezes privilegia a não-vida e até a morte?
- O modo menos digno com que muitos ainda vivem é já, para nós crentes no Deus da Vida, uma preocupação e um empenhamento pela mais vida?


Segunda, 17 de Maio de 2004

Homem e Mulher Co-criadores

(Ler Meditação sobre a Vida, CEP, 2004, n. 5)

O Ser humano necessita, para a sua realização plena, de uma relação criadora em toda a sua extensão fértil, consigo e com os outros, através da dinâmica cultural e com a natureza, expressa nessa palavra madre que é a terra, terra a que nós pertencemos na mais profunda intimidade, mas que também nos pertence por desígnio Divino.

Assim, criar e ser fértil, não se esgota na materialidade intrínseca do Ser humano. Criar e ser fértil encontra a sua plenitude no dom que Deus nos deu e que nos torna, por isso, co-criadores.

- Como pode a família ser fértil na sociedade de hoje?
- Como pode o casal dar a vida a novas vidas e a vidas sem vida?
- De que modo pode a cultura de auto-satisfação ser bloqueio deste desígnio de co-criação a que é chamada a família cristã?


Terça feira, 18 de Maio de 2004

Paternidade e Maternidade ao Serviço da Dignidade Humana

(Ler Meditação sobre a Vida , CEP, 2004, n. 5)

A dignidade transcendente da Vida humana, recebida e criada no seio do lar cristão através do amor, é fundamento da Vida.
Não é apenas o facto de transmitir a vida biológica, que coloca os casais cristãos ao serviço do Criador.
A paternidade e maternidade, ao serem transmissores da Vida e da dignidade da vida, deverão manter viva a consciência dessa mesma dignidade.

A união do casal, a sua complementaridade de homem e mulher, os valores transmitidos, pela educação e pelo exemplo, concretizam nos filhos a consciência de filiação Divina, tendendo por isso para o objectivo da sua existência.

A oração em família e vida sacramental são, para nós cristãos, a verdadeira dinâmica espiritual, sem a qual dificilmente conseguiremos dar os frutos a que somos naturalmente chamados como filhos de Deus.

- Como aceitamos o desafio de transmitir a Vida e os valores Cristãos?
- Somos verdadeiramente colaboradores do Criador na comunicação da Vida e da dignidade humana?
- A educação que damos aos nossos filhos centra-se realmente no essencial, ou perde-se no imediatismo do quotidiano?
- Que papéis deverão assumir pai e mãe na formação da identidade da pessoa, e qual a sua importância na revelação da dignidade humana?
- De que modo poderemos, como pai e mãe, educar para a afirmação da dignidade, no confronto com os valores da sociedade actual da exaltação do sucesso e da competição?


Quarta, 19 de Maio de 2004

Respeitar a Vida em todas as etapas

(Ler Meditação sobre a Vida, CEP, Março 2004, n. 3)

A vida, como processo de desenvolvimento contínuo, como um cumprir de etapas subsequentes, deve ser respeitada em todos os momentos, pois todos são fundamentais para que cada Ser humano possa caminhar para a plenitude.

Não é lícito bloquear, perturbar, ou mesmo castrar, uma etapa que nos possa parecer primária ou absurda.
Todas as etapas têm de ser percorridas para que se forme um ser livre, responsável e feliz.
Só como o Ser completo, que põe a render os seus talentos, pode o Ser humano dar a justa medida do que é aos outros, permitindo que, ao obter o melhor de si próprio, também eles o façam e o atinjam.

- Que papel pode ter cada pessoa no seio de uma família?
- O bebé, a criança, o adolescente, o adulto, o idoso, todos têm um papel?
- O que podemos fazer para que todos tenham a plenitude em cada etapa da sua vida?
Certamente conhecemos famílias que, apesar das dificuldades, consentiram em apoiar a diferença e assim serem um referencial de vida.
- Como é que a nossa sociedade apoia, aceita e valoriza a fragilidade, a velhice e a deficiência?

(Continua)


Abelardo


Re: Crime do Aborto, vs. Defesa do Nascituro / Semana da Vida
Escrito por: Abelardo (IP registado)
Data: 20 de May de 2004 05:02


Quinta, 20 de Maio de 2004

Vida promovida, Vida ameaçada

(Ler Meditação sobre a Vida, n. 9, CEP, 2004)

O Homem é chamado a uma plenitude de vida, que consiste na participação da própria Vida de Deus.
Todos recebemos a vida de graça, ou por Graça.
Actualmente, é frequente ouvir-se que não faz sentido ganhar a vida de graça para passar a vida a ganhá-la.
Ganhar e perder são dois verbos utilizados pelo próprio Cristo, em aparente contra-sentido: “Quem quiser ganhar a vida há-de perdê-la; quem a perder há-de ganhá-la”.

A confusão da actualidade decorre da frequente identificação do ganho com o benefício, e chegamos mesmo a designar uma porção de matéria pela palavra “bem”.
Este erro decorre de uma opção válida: Se chamarmos “ganhar a Vida” ao “alcançar do Bem”, no seu sentido supremo e transcendente, tudo parece fazer sentido.
Mas o mais frequente é reduzir a expressão “ganhar a vida” ao sustento quotidiano, ou mesmo à matéria do supérfluo, do excedentário, ao qual equivocamente chamamos “bens”.

Promover a Vida é algo misterioso, que surge com maior riqueza quando usamos aquela que nos foi dada em benefício da sua própria continuação.
Promover significa colocar em movimento.
Assumindo-se que todo o movimento tem um início, a promoção da Vida está, antes de mais, na acção original que transcende as opções humanas.

Ao Homem e à Mulher é consentido colaborar na promoção da Vida.
Contudo, não lhes é possível determinar.
Mesmo quando promovida, a Vida é, na sua componente biológica, de uma fragilidade reconhecida e de uma limitação temporal anunciada.

A vida biológica é, por natureza, vida ameaçada.
Mas a maior ameaça é a que decorre da assunção de uma derrota: “Ganhar a Vida é difícil, mais fácil é aceitar perdê-la!”.
E assim a Vida (ou a meta 'vida') é rejeitada, numa atitude de acomodação ao lado conhecido da existência numa rejeição do acto criador.

Sendo a morte a contradição fundamental da Vida, não resta à vida e à morte uma terceira alternativa.
Daí que toda a ameaça à Vida alheia é um prenúncio de morte, que, se voluntário, se confundirá com o homicídio.

- Apesar de ser segura a limitação temporal da vida terrena, será legítima a sua amputação?
- Será razoável admitir que os estádios da vida biológica mais fortes sejam também os mais válidos?
- Será que os estados de maior debilidade, como a gestação ou a velhice, podem permitir a terceiros, responsáveis familiar ou socialmente, a opção pela morte?

(Continua)


Fonte: Ecclesia

Adaptação: Abelardo


Re: Crime do Aborto, vs. Defesa do Nascituro
Escrito por: Padre João luis Paixão (IP registado)
Data: 20 de May de 2004 13:18

Cara Ana.
Esses movimentos nao representam a Igreja Catolica que tu és.
Mas representam a Igreja catolica que eu sou. E outra tanta gente que comigo neles e com eles trabalham.
E agora??????

Re: Crime do Aborto, vs. Defesa do Nascituro
Escrito por: Taliban (IP registado)
Data: 20 de May de 2004 22:26

A igreja católica tem mais variantes que qualquer outra seita.

Re: Crime do Aborto, vs. Defesa do Nascituro
Escrito por: Padre João luis Paixão (IP registado)
Data: 21 de May de 2004 00:28

Não tem não..... Há é gente que se afirma catolica apenas de nome, porque não o são pela pratica, pelo testemunho e muito menos pelo que defendem.
Mas não o sao.
O aborto é crime - Homicidio qualificado Infantil Assistido. Ninguem o muda nem a Ana Almeida com a sua conversa de chacha. Muito menos por "a maioria dos paises o praticar",
Por isso Portugal é um Farol de Esperança porque não o queremos cá.

Re: Crime do Aborto, vs. Defesa do Nascituro / Semana da Vida
Escrito por: Abelardo (IP registado)
Data: 21 de May de 2004 03:27


Sexta, 21 de Maio de 2004

A Vida como 1.º fundamento da Ética

(Ler Meditação sobre a Vida, CEP, Março 2004, n. 6)

Como primeiro fundamento da ética, a Vida é a limitadora de leis, pensamentos, opiniões, e até vontades individuais.

Vida é Vida. Qualificá-la conforme a existência intra ou extra uterina, como vegetativa, deficiente, não é mais do que isso mesmo: qualificações.
Todas elas se encerram numa mesma e única verdade, a verdade de que a Vida é um dom, seja qual for o seu estádio, e, como tal, é como dom que deve ser vista, antes de a reduzirmos à nossa compreensão e catalogá-la.

Se fundamentarmos a ética na aceitação desta verdade, decorre, com simplicidade, que é um valor absoluto, e facilmente deixam de existir questões que hoje em dia se debatem com tanta celeuma, como a legitimação do aborto, entre outras.

- Aborto, eutanásia, fecundação artificial, manipulação genética, onde cabem na palavra Vida?
- Como cabem na existência?
- Onde cabem na plenitude a que cada ser humano é chamado?

(Continua)


Abelardo


Re: Crime do Aborto, vs. Defesa do Nascituro
Escrito por: Taliban (IP registado)
Data: 21 de May de 2004 05:07

Ò Pdre J-L Paixaão, além da ignorãncia teológica a sua ignorãncxia jurídica também é notória.

"Homicidio qualificado Infantil Assistido"

Homicídio assistido?? Que conceito jurídico é esse? Existe algum homicídio que não seja assistido??'

Hoicídio infantil, quer você dizer infanticídio? Sabe o que isso é?
Homicídio quelificado? sabe o que isso é?

Em suma, é de todo razoável não usar termos quando não se sabe o sentido deles.

Deve consultar o dicionário mais vezes. É útil para a demagogia eficaz.

Quanto ao "farol de esperança " que é Portugal - esta agora fez-me lembrar a alexandrina,ehehe - devo dizer-lhe que em Portugal existe aborto legal em numerosas situações. Dizer que não há aborto em POrtugal é ridículo e uma falsidade .

Existe aborto legal até fases muito avançadas da gravidez e esses abortos são praticados em serviços de saúde pública com acompanhamento médico.

E o aborto ilegal, infelizmente, também existe - a Organização Mundial de saúde calcula em 200.00 a 400.000 abortos por ano. É este o "farol"!

Já agora, na super católica espanha, aqui mesmo ao lado, o aborto é legal sem restrições até às 12 semanas. è o local onde as católicas portuguessa de classes sociais mais favorecidas vão fazer os abortos que não podem fazer em Portugal.


Mas acho que você se devia era preocupar-se com o Brasil, onde, por causa do subdesenvolvimento, da falta de informação e do não acesso da população aos métodos contraceptivos eficazes, as percentagen s de aborto são elevadíssimas. E já agora, as de infanticídio também.

Devia também preocupar-se com a SIDA que no brasil tem valores assutadores.
Tem razão quendo diz que há gente católica só de nome. Mas não deixam de o ser.

Re: Crime do Aborto, vs. Defesa do Nascituro
Escrito por: Taliban (IP registado)
Data: 21 de May de 2004 05:22

Por exemplo, dizem-se católicos e são responsáveis pela disseminação da SIDA. Dizem-se católicos e são coresponsáveis no aumento do número de abortos. Tudo porque fazem propaganda contra os meios contraceptivos eficazes. Tudo porque fazem camapanhas contra o único meio actualemente conhecido de se prevenir a infecção por HIV.

Dizem-se católicos e em vez de se centrarem em viver o essencial do evangelho, passam o tempo a tentar usar e manipular os outros... Mesmo que o preço seja em vidas humanas.

Tem razão. Até há Padres que não são católicos.

Re: Crime do Aborto, vs. Defesa do Nascituro
Escrito por: Susete (IP registado)
Data: 21 de May de 2004 15:57

Não estarás a generalizar?? Existem católicos que são bons exemplos também.


Beijinhos,
Susete

Re: Crime do Aborto, vs. Defesa do Nascituro
Escrito por: Padre João luis Paixão (IP registado)
Data: 21 de May de 2004 16:23

Se o/a taliban nao pensasse apenas em sexo (confesso que ainda nao entendi a que genero pertence) saberia que o unico meio de impedir a sida de se propagar á abstinencia sexual. Mas como apenas pensa em truca-truca, nunca este metodo poderá ser usado. Qualquer dia defenderá aqui uma outra coisa estapafurdia - o que vale é que já estamos habituados ao disparate e talvez nem estranhemos.
A sua demagogia é sem limites. Chame o que quiser Infanticidio, de-lhe nomes mais suaves para atenuar a culpa, o que bem entender, mas nunca deixa de ser o que é Homicidio!!!!
Força e continue a alegrar meus dias

Re: Crime do Aborto, vs. Defesa do Nascituro
Escrito por: taliban (IP registado)
Data: 21 de May de 2004 23:43

"saberia que o unico meio de impedir a sida de se propagar á abstinencia sexual"
A igorância é tão grande que até dói.!!!
A sida pode propagar-se través de sangue contaminado ou através da placenta mãe filho...

O Padre descobriu a cura para a sida - toda a gente a praticar abstinência. Acaba-se a espécie human, porque não há crianças a nascer, mas a sida acaba de certeza...
Um prémio Nobel para o homem!

Re: Crime do Aborto, vs. Defesa do Nascituro
Escrito por: taliban (IP registado)
Data: 21 de May de 2004 23:45

E quando você diz que eu apenas penso em sexo dou-lhe um conselho - não avalie os outros em função das uas dificuldades pessoais ou dos seus recalcamentos.
Fique bem!

Re: Crime do Aborto, vs. Defesa do Nascituro
Escrito por: taliban (IP registado)
Data: 21 de May de 2004 23:46

Homicídio assistido? Pode explicar?

Re: Crime do Aborto, vs. Defesa do Nascituro
Escrito por: taliban (IP registado)
Data: 21 de May de 2004 23:47

"truca-truca??' que vulgaridade!que baixo nível... coitado...

Re: Crime do Aborto, vs. Defesa do Nascituro
Escrito por: Padre João luis Paixão (IP registado)
Data: 22 de May de 2004 00:07

ó criatura, mas se todos usam o seu preservativo a raça humana acaba tambem ou não?
Já vi que esta criatura deve ser delegada de propaganda médica.... ganha à percentagem dos preservativos que vende....
Enfim!

Página actual: 7 de 26


Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.