Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: 12Próximo
Página actual: 1 de 2
A Quem Devemos Orar?
Escrito por: Andréia (IP registado)
Data: 03 de October de 2003 15:26

Olá pessoal.

Venho chamar todos a refletirmos sobre a quem devemos toda a nossa devoção e adoração.

A Palavra de Deus, que deveria ser nossa direção, afirma coisas sobre Jesus que certas pessoas redirecionam a um outro ser; isso não seria um roubo de títulos? Vejamos algumas delas:

1 - Quem é a nossa estrela da manhã? Cristo ou Maria? A Bíblia nos diz que é Cristo:

"Eu, Jesus, enviei o meu anjo para vos testificar estas coisas a favor das igrejas. Eu sou a raiz e a geração de Davi, a resplandecente ESTRELA DA MANHÃ" Ap 22:16

2 - Quem é nosso Advogado, Jesus ou Maria? A Bíblia nos diz que é Maria:

"Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; mas, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo" 1 Jo 2:1

3 - Quem é o mediador? Cristo ou Maria? A Bíblia diz que SÓ HÁ UM, e que esse UM é Cristo:

"Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem" 1 Tm 2:5

Diante disso, que justiça há em atribuir esses títulos a outro ser? Será que devemos direcionar nossas orações a outra pessoa que não seja Cristo, visto que ele é o mediador, o que intercede por nós, ou devemos ignorar o que diz as Escrituras e entitular quem quisermos para receberem nossas orações e nele depositar nossa fé?

Re: A Quem Devemos Orar?
Escrito por: Andréia (IP registado)
Data: 03 de October de 2003 15:47

Ops....

Corrigindo o íntem nº 2:

A Bíblia nos diz que é CRISTO, não Maria. Desculpem a falha...

Re: A Quem Devemos Orar?
Escrito por: taliban (IP registado)
Data: 06 de October de 2003 10:24

Terá sido um "acto falhado"? Isto é, em termos psicanalíticos, será que nas profundezas do seu inconsciente a Andréia acredita que MARIA é a nossa melhor advogada?
Terá sido coincidência? Mas, como não há coincidências, terá sido um SINAL DOS CÈUS? Terá sido um MILAGRE DE FÀTIMA?
Pra Andréia, que acredita nos SINAIS, isto Deve ser interpretado COMO UMA REVELAÇÂO DIVINA!


MARIA é uma grande advogada !!!! ( Não conseguem ver o seu sorrisinho maroto através das nuvens, ao ler este post?)

Re: A Quem Devemos Orar?
Escrito por: Andréia (IP registado)
Data: 06 de October de 2003 13:14

A Bíblia jamais se referiu a Maria como uma advogada, intercessora ou Estrela da Manhã, meu caro Taliban. Um erro de ortografia jamais poderia ser tratado como um sinal divino. A Profecia Maior já nos foi entregue, que é a Palavra de Deus e qualquer coisa que contradiga a Ela, que seja anátema!

A sua religião deveria ser considerada anátema para você, pois foi "revelada" por um anjo, mas o Apóstolo Paulo nos disse que qualquer Evangelho, ou seja, qualquer Boas Novas vinda depois do que Jesus revelou, deveria ser ignorada: "Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos pregasse outro evangelho além do que já vos pregamos, seja anátema" Gl 1:8 :))

Re: A Quem Devemos Orar?
Escrito por: taliban (IP registado)
Data: 07 de October de 2003 10:47

Então és contra os muçulmanos... Anátema! que palavra curiosa...
Se não fosses mulher resposndia-te...
Olha,vai ler o que diz o Abraão...

Re: A Quem Devemos Orar?
Escrito por: Andréia (IP registado)
Data: 07 de October de 2003 13:37

Não sou contra os muçulmanos; apenas não acredito no que eles acreditam, mas desejo que todos conheçam a verdade e se salvem, inclusive você, apesar de não gostar de mim....

Re: A Quem Devemos Orar?
Escrito por: taliban (IP registado)
Data: 07 de October de 2003 16:04

ora lá está, eu também gostava que tu conhecesses a verdade do Corão, andasses sempre de burka, e te salvasses,para vires comigo para o meu paraíso - que deve ser diferente do teu, porque tem um pequeno pormenor chato para vocês mulheres - o fenómeno paradisíaco das eternamente virgens...
Eu também não acredito nos disparates em que tu acreditas. Mas a diferença não é muita. disparate por disparate...

.

Re: A Quem Devemos Orar?
Escrito por: Andréia (IP registado)
Data: 08 de October de 2003 14:25

Essa crença de vocês é muito engraçada... "as eternamente virgens..." se as mulheres serão eternamente virgens, os homens também serão.... por que então dizes "chato para vocês mulheres ", se para vocês também será muito chato....

Nós acreditamos no Reino Espiritual onde não há sexo, porém, podemos entender que se Deus deu um presente tão maravilhoso para os casal aqui na terra, imagine o que teremos no céu!!! "nossos olhos não viram, nossos ouvidos não ouviram o que Deus tem preparado para aqueles que os amam"
Eita Deus maravilhoso!!!

Re: A Quem Devemos Orar?
Escrito por: Taliban: (IP registado)
Data: 24 de October de 2003 18:16

Nap, sua infiel... Os homens divertem-se a valer com elas... Só que as desgraçadas, por milagre, continuam eternamente virgens... para nosso eterno deleite.... Isto ainda é melhor de formos mártires de alá..
Ah, então além do canibalismo na Terra, vocês acreditam em sexo no céu... Eita pessoal...


Mas vocês também têm um milagre da eterna virgindade na vossa religião, não é?

Re: A Quem Devemos Orar?
Escrito por: Andréia (IP registado)
Data: 24 de October de 2003 19:40

Ah.. então a virgindade não é o fato de elas não fazerem sexo... que virgindade esquisita, hem?!?!


Sobre o que dissestes: "Mas vocês também têm um milagre da eterna virgindade na vossa religião, não é?"

Não. Para nós Evangélicos, Maria concebeu Jesus através do Espírito Santo, mas não há respaudo Bíblico para crer que ela permaneceu virgem. Pelo contrário. As Escrituras afirmam: "João não conheceu Maria ATÉ Jesus nascer. Ou seja, dá a entender que após o nascimento houve relação entre o casal, nada mais normal entre marido e mulher.

A Bíblia relata também sobre Jesus ter tido irmãos e irmãs, apesar de alguns tentarem dizer que a palavra "irmão" em grego deve ser entendida como "primo", achou-se uma caixa funerária de Tiago, irmão de Jesus e estava escrito explicitamente: "Tiago, filho de José, irmão de Jesus.
Mais uma prova de que Maria não permaneceu virgem.

Re: A Quem Devemos Orar?
Escrito por: Taliban: (IP registado)
Data: 24 de October de 2003 21:23

Bem, pelo menos nisto, demosntram alguma inteligência, temos de reconhecer. Quem sabe se não é um primeiro passo rumo á verdadeira religião?

Re: A Quem Devemos Orar?
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 27 de October de 2003 22:47

Cara Andréia:

Vejo que continuas com as tuas preciosas "pérolas"... Afinal, parece que há por aqui ouvidos de mercador... Apesar de eu ter mostrado como é inconsistente a leitura literal de "adelphoi" (que levaria Jesus a ter mais de 100 irmãos de sangue) e de não me teres respondido a várias objecções (por exemplo, a razão pela qual Maria foi para a casa de João evangelista e não para a de um dos seus alegados filhos), continuas a repetir a mesma cassete temerária, afirmando como certo aquilo que não podes provar... Além de dizeres que são "alguns" os que defendem que a palavra "irmão" tem um sentido alargado, o que é incorrecto. Não são "alguns". Note-se que este fenómeno ocorre ainda hoje em várias línguas africanas...

Como se isso não bastasse, vens insistir na famosa "caixa funerária": «achou-se uma caixa funerária de Tiago, irmão de Jesus e estava escrito explicitamente: "Tiago, filho de José, irmão de Jesus. Mais uma prova de que Maria não permaneceu virgem».

Mais uma prova? Mas, parafraseando o episódio dos discípulos de Emaús, serás a única a ignorar os factos? Não terás tudo sabido que, afinal, tal caixa é uma GRANDE FRAUDE?

Pois é verdade, e nem terás nenhuma culpa. A verdade é que os meios de comunicação social se apressaram a divulgar a notícia da "descoberta", mas não tiveram a mesma atitude quando se concluiu que, afinal, era uma falsidade, fabricada.

Mesmo assim, embora discretamente, muitos jornais falaram do assunto. A "Folha Online" escreveu:
[/quote]
Nome de Jesus foi forjado em ossuário, dizem especialistas

Poderia ser a primeira evidência arqueológica de sua existência fora da Bíblia. Mas especialistas dizem que a inscrição do nome de Jesus em uma urna funerária encontrada em Israel foi forjada (...) Segundo o diretor da Autoridade Israelense de Antiguidades, Shuka Dorfman, a inscrição é um trote. "O ossuário é real. Mas a inscrição é falsa. O que significa que alguém pegou uma urna verdadeira e forjou a inscrição, provavelmente para dar a ela significado religioso", disse (...) O arqueólogo Gideon Avni presidiu o comitê de especialistas que investigou o caso desde março. Ele afirma que a conclusão da equipe foi unânime: "mesmo que o ossuário seja autêntico, não há razão para assumir que os ossos do irmão de Jesus tivessem estado nele". Além disso, a equipe concluiu que a pedra com que a urna foi construída era mais comum no Chipre e no norte da Síria do que em Israel. O relatório diz ainda que a inscrição no ossuário rompeu a camada de "oxidação" --ou envelhecimento natural-- da pedra, além de parecer caracteres modernos, escritos por alguém que tentou reproduzir o antigo aramaico. Por outro lado, a pesquisa não conseguiu descobrir a data exata em que a inscrição foi feita.

Folha Online: 18/06/2003[/quote]

Quando a notícia saiu eu estava muito afastado das lides forenses, pelo que não me referi a ela, mas parece-me importante que se saiba que não se devem usar argumentos ao acaso...

Vejam-se outros "links", uns para a notícia (em inglês e noutras línguas), outros para elementos de discussão, que tem a vantagem de ter boas fotografias das inscrições:

- [dsc.discovery.com] : "Stone Box Linked to Jesus Called Fake"

- [www.earlychristianwritings.com]: "Is this ossuary proof of Jesus, or is it spurious?"

- [user.tninet.se] - muito interessante esquema, que mostra como é falsa a inscrição.

- [www.airtonjo.com] - uma impressionante colecção de (quase) tudo o que se discutiu e discute sobre o referido ossuário. Alguns textos estão em português.

Alef

Re: A Quem Devemos Orar?
Escrito por: taliban (IP registado)
Data: 28 de October de 2003 10:38

que terá isto a ver com a virgindade?

Re: A Quem Devemos Orar?
Escrito por: Andréia (IP registado)
Data: 28 de October de 2003 12:48

Alef,

Em primeiro lugar, já respondi sobre os "irmãos de Jesus". O judeu não estava falando sobre todos os que o seguiam, mas dos irmãos e irmãs de sangue de Cristo.

Jesus quando disse: " eis meus irmãos e irmãos" "são todos aqueles que ouvem e cumprem a Palavra de Deus", apontando os que o seguiam, aí sim estava a falar de irmãos de fé.

Sobre a caixa funerária de Tiago, bem, para mim tem algo estranho no ar...
E mesmo se fosse verdade que esta caixa não seja a do irmão de Jesus, a Bíblia é clara o suficiente, para não haver dúvidas. Primeiro porque existe uma outra palavra em grego que se traduz "primo", sem dúvida alguma mais usada do que a palavra que usam para falar "irmão"... SEgundo pelos fatos que vou mostrar abaixi (novamente):

A Bíblia mostra outra passagens que siz que Maria é MÃE de Tiago... e José... e Salomé... (não precisamos teimar a respeito da palavra 'irmão" em grego):

Em Mt 13:55 diz que Jesus tinha irmãos (que vocês teimam em dizer primos) chamados Tiago, José, Simão e Judas, e ainda cita irmãs no verso 57.

Ai você diz, mas não são irmãos e sim primos...

Aí eu te digo são irmãos sim, pois em Mc 15:1 diz que algumas mulheres viram onde colocaram o corpo de Jesus e lá, entre elas está: “E Maria Madalena e Maria, mãe de José, observavam onde fora posto” MARIA, MÃE DE JOSÉ... OPA.... LEMBRE-SE QUE EM MT 13:55 FALA QUE JOSÉ É IRMÃO DE JESUS.... (lembre-se que aqui está falando no livro de Marcos)

MAS NÃO VAMOS PARAR POR AÍ.
O mesmo Mateus diz que algumas mulheres foram embalsamar Jesus, ritual da época feito por familiares e pessoas próximas ao morto: “Ora, passado o sábado, Maria Madalena, Maria, MÃE DE TIAGO E SALOMÉ, compraram aromas para irem ungi-lo”.... MUITO BOM... MARIA, MÃE DE TIAGO, MAS... TIAGO, NÃO É O IRMÃO DE JESUS... FICA BEM ÓBIVIO, IRMÃO DE JESUS E FILHO DE MARIA.
Aí você diz, naquela época tinha muitas mulheres chamadas Maria...
Aí eu te digo: Onde estaria a Maria sua mãe então? Não iria, ela, embalsamar seu filho amado? Seria uma insensível, não? Não é uma atitude de uma mulher que foi escolhida para ser a mãe do messias...

Conclusão: Jesus teve irmãos, portanto, Maria teve filhos, portanto, Maria não permaneiceu virgem, confirmando a passagem: "José não a conheceu "até que" Jesus nasceu. (parte que já deveria estar claro, sem precisão de outras passagens...)

Re: A Quem Devemos Orar?
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 28 de October de 2003 19:36

Andréia: por agora não tenho tempo para responder a tanto disparate junto. A palavra grega para "primo" é usada UMA ÚNICA VEZ no Novo Testamento. Como te atreves a dizer que é usada mais vezes do que "adelphoi"? Haja paciência! Não se admite que se usem dados falsos desta forma!

Quanto ao resto, veja-se de novo o que escrevi há talvez mais de um ano, onde recorro aos textos originais para mostrar como as tuas asserções são "achologia"...

Alef

Re: A Quem Devemos Orar?
Escrito por: Andréia (IP registado)
Data: 29 de October de 2003 10:53

Alef,

Não retorne novamente este assunto!! Responda:

" mesmo Mateus diz que algumas mulheres foram embalsamar Jesus, ritual da época feito por familiares e pessoas próximas ao morto: “Ora, passado o sábado, Maria Madalena, Maria, MÃE DE TIAGO E SALOMÉ, compraram aromas para irem ungi-lo”.... MUITO BOM... MARIA, MÃE DE TIAGO, MAS... TIAGO, NÃO É O IRMÃO DE JESUS... FICA BEM ÓBIVIO, IRMÃO DE JESUS E FILHO DE MARIA.
Aí você diz, naquela época tinha muitas mulheres chamadas Maria...
Aí eu te digo: Onde estaria a Maria sua mãe então? Não iria, ela, embalsamar seu filho amado? Seria uma insensível, não? Não é uma atitude de uma mulher que foi escolhida para ser a mãe do messias...
"

Re: A Quem Devemos Orar?
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 29 de October de 2003 17:55

Já que a discussão sobre os irmão de Cristo se desenrola neste tópico, repetindo parcelarmente o tópico Tiago irmão de Jesus apliquemos o provérbio árabe:
Se o Maomé não vai até à montanha...

É que continuo com uma grande dúvida:

Com a interpretação da Andreia, ficamos a saber que Jesus tinha cerca de uma centena de irmãos;
irmãos que ou seriam filhos de José ou de José e Maria (Act, 1);
e isto leva-nos à seguinte pergunta:

José tinha uma mulher ou um harém?

Se José tinha um harém, então compreendo.

Se José só tinha uma mulher, ou uma mulher de cada vez, vejamos:

Então teve uma vida muito longa: 100 X 9 meses = 900 meses
900 meses :12 = 75 anos

Se se tivesse casado pelos 16 anos, após a sua sequência ininterrupta de 100 filhos, só teria parado pelos 91 anos de idade

E sem descanso!

Nesse caso teve uma mulher ou mulheres anteriores a Maria, sucessivamente.

Desgraçadas das mulheres anteriores a Maria: desde que tinham casado a sua situação era a de grávidas até morrerem.

E a seguir casava novamente, sem qualquer demora, e recomeçava a engravidar a sua nova esposa.

Porque cada atraso, significava que ficaria mais velho para ter novo filho.

É verdadeiramente um milagre!

Ou talvez não: é um erro da matemática ou os filhos de José por natureza especial nasciam antes dos nove meses ou, ainda, nasciam à dúzia...

Literalmente!!!

João (JMA)

Re: A Quem Devemos Orar?
Escrito por: Andréia (IP registado)
Data: 29 de October de 2003 19:34

João,

onde, por favor, afirmei que Jesus tinha tantos irmãos?

Não consigo entender tanta segueira... por favor leia os versículos todos abaixo:

Enquanto ele ainda falava às multidões, estavam do lado de fora SUA MÃE e SEUS IRMNÃOS, procurando falar-lhe. Disse-lhe alguém: Eis que estão ali fora tua mãe e teus irmãos, e procuram falar contigo. Ele, porém, respondeu ao que lhe falava: Quem é minha mãe? e quem são meus irmãos? E, estendendo a mão para os seus discípulos disse: Eis aqui minha mãe e meus irmãos. Pois qualquer que fizer a vontade de meu Pai que está nos céus, esse é meu irmão, irmã e mãe. Mt 12: 646-50

Será que é uma passagem de tão grande dificuldade?

Aqui fica claro que Jesus queria ensinar que sua família é todo aquele que cumpre a Palavra de Deus.

Não teria lógica se fosse primos, veja como ficaria: " Jesus, seus primos e sua mãe estão lá fora querendo falar com o Senhor. Jesus responde: _ Minha mãe e meus primos são todos aqueles que ouvem a Palavra de meu Pai... "
Ridículo, não?

É tão claro que Jesus quis dizer que sua família, ou seja, são todos os que o amam. Por isso, ele diz que nós somos todos irmãos... OU SERÁ QUE QUERIA DIZER QUE SOMOS TODOS PRIMOS.... Por favor!!!

Re: A Quem Devemos Orar?
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 30 de October de 2003 02:04

Andréia:

Na minha resposta anterior não respondi por dois motivos:

- já tratei antes deste assunto (embora comentando um outro versículo) e, contudo, pareces ignorar ostensivamente dados pertinentes, preferindo fazer afirmações peremptórias contra todas as evidências (por exemplo, em relação à frequência do termo “anepsios” (primo) e “adelphos” (irmão); já tinha mostrado até à exaustão como os argumentos que tens usado nada provam. No máximo, podem levantar dúvidas, mas nada do que tu dizes pode ser afirmado com certeza.
- ultimamente tenho escrito estas mensagens longe do meu computador (onde tenho bons instrumentos de trabalho sobre a Bíblia, uns católicos e outros protestantes) e nem possuo uma Bíblia impressa em português (só on-line, mas estas nem sempre se prestam ao “folhear”); além disso, tem-me faltado o tempo necessário que estas questões requerem. Por isso precisei de uma oportunidade, que a tua insistência criou.

Posto isto, e dado que insistes, vamos à “questão das Marias”. Para facilitar a leitura do texto que a seguir escrevo, usarei por vezes as expressões “Maria-mãe-de-Tiago” e “Maria-mãe-de-Jesus”. Se bem percebo, citas Marcos 16:1, onde se diz: «Passado o sábado, Maria de Magdala, Maria, mãe de Tiago, e Salomé compraram perfumes para ir embalsamá-lo». Ora bem: defendes tu que esta Maria, “mãe de Tiago” é também a mãe de Jesus e aparentemente terias razão, até porque se diz no Novo Testamento que Tiago é “irmão do Senhor” (Gál 1:19). Argumentas também que Maria-mãe-de-Tiago tem que ser também Maria-mãe-de-Jesus porque, sendo sua mãe, seria natural que o fosse embalsamar (implicas que o contrário faria dela “uma insensível”).

Ora bem, comecemos pelo fim: este último elemento, o do embalsamamento, é pouco convincente, pelo seguinte:

1) Nada nos conduz a que tenhamos que pensar que seja “necessário” embalsamar um ente querido para se mostrar afeição e que Maria-mãe-de-Jesus tivesse que o fazer. Talvez essa seja uma tarefa mesmo demasiado delicada para uma mãe. O que quero dizer com isto é apenas isto: a conclusão que tu tiras é um “salto” que não é lógico. Mas acrescentarei a este elemento muitos outros.

2) Na lista de pessoas, dado o lugar da “mulher que foi escolhida para ser a mãe do messias” (como lembras), Maria-mãe-de-Jesus teria que aparecer em destaque, ou no início da lista ou no final e com outro aposto. Ora, aqui temos uma Maria que aparece depois de Maria Madalena e antes de Salomé. E como se isto não bastasse, é identificada por um aposto “estranho”: “mãe de Tiago”. Quer dizer, a lógica narrativa teria que apontar pelo menos uma forma de destaque:

a) no início (como acontece com Pedro, nas listas dos Apóstolos ou como acontece em João 19:25, onde se diz quem estava junto à cruz);
b) no fim (com o inevitável “kai”, “e”), parecido com o que aparece em Act 1:14;
c) sem a necessidade de um aposto que liga a personagem “adjuvante” a um outro que não é o central. Ou seja: ou apareceria simplesmente “Maria” ou “Sua (de Jesus) Mãe” (como acontece em João), ou “Maria, mãe de Jesus”. De modo nenhum se entenderia que num texto em que a personagem principal é Jesus se relacione a Sua Mãe não com a personagem principal (Jesus), mas com uma outra que nem está presente (Tiago). Seria absurdo, desde logo pela simples lógica do discurso. Suponhamos o seguinte exemplo: a Andréia tem uma prima que se chama Ana. Seria normal eu descrever uma ida da Andréia ao supermercado com a sua mãe com uma frase do género: “Caminhavam apressadamente para o supermercado a Andréia e a tia da Ana”? O mesmo exemplo serve mesmo para o caso de a relação de parentesco entre a Ana e a Andréia for mais próxima, sendo irmãs (“Caminhavam apressadamente para o supermercado a Andréia e a mãe da Ana”)! Ou seja, a simples análise textual deita por terra os teus argumentos. Mas não fiquemos por aqui!

Andréia, segues-me? Vejamos agora outros textos, que vão para lá da mera crítica textual, onde encontramos informação paralela e complementar.

Em Mateus 28:1 lemos o seguinte: «Terminado o sábado, ao romper do primeiro dia da semana, Maria de Magdala e a outra Maria foram visitar o sepulcro». Novamente a questão: quem é “a outra Maria”? Bom, em Lucas 24:1 lê-se: «No primeiro dia da semana, ao romper da alva, as mulheres foram ao sepulcro, levando os perfumes que haviam preparado». Quem eram estas mulheres? Lucas esclarece a seguir (Lc 24:10): «Eram elas Maria de Magdala, Joana e Maria, mãe de Tiago». Temos novamente os nomes, com divergências (aparece Joana em vez de Salomé – deixo as divergências para as tuas leituras literais e para a colecção das contradições). Mas Lucas dissera nuns versículos antes algo também importante (Lc 23:55): «as mulheres que tinham vindo com Ele da Galileia acompanharam José, observaram o túmulo e viram como o corpo de Jesus fora depositado». Muito bem, e que diz Lucas ainda uns versículos atrás? Diz que «Todos os seus conhecidos e as mulheres que o tinham acompanhado desde a Galileia mantinham-se à distância, observando estas coisas» (Lc 23:49). Ora bem, se “as mulheres que tinham vindo da Galileia”, identificadas pelos seus nomes, onde está Maria-mãe-de-TIAGO, estavam “à distância”, então que dizer quando João diz que Maria-mãe-de-Jesus estava JUNTO À CRUZ? Por aqui, e lembra-te que tu defendes que a Bíblia não se contradiz, tiras uma brilhante conclusão: “Maria, mãe de Tiago, não pode ser a Mãe de Jesus!!!” E como nessa altura não era possível que duas pessoas irmãs carnais tivessem mães diferentes, terás que concluir, mesmo contra a tua vontade, que Tiago não era irmão carnal de Jesus, porque a sua mãe:
- faz explicitamente parte do grupo de mulheres que vieram da Galileia;
- como tal, está “à distância”, ao passo que Maria-mãe-de-Jesus está junto à cruz (João 21:25).

Creio que isto já basta para te responder. Pelos teus próprios dados e seus paralelos, verás que entraste em contradição com os textos bíblicos.

– * –


Em jeito de apêndice, aqui vão mais uns dados... Terminei a minha exposição referindo-me a João 21:25. Aí encontras outro problema. Primeiro leiamos o texto: «Junto à cruz de Jesus estavam, de pé, sua mãe e a irmã da sua mãe, Maria, a mulher de Clopas, e Maria Madalena». A pergunta que mais me apetece fazer é: afinal, segundo este versículo, quantas pessoas estavam junto à cruz, além do “discípulo amado”? Antes de ver a resposta, conta, por favor. Pois, não é fácil. Mas temos um elemento de discussão interessante, que já em tempos debati contigo, por causa de uma tradução errada que usaste. Concordamos todos que estavam a mãe de Jesus (João nunca cita o nome dela!) e Maria Madalena. E que dizer da expressão «e a irmã da sua mãe, Maria, a mulher de Clopas»? Quantas pessoas estão aqui? Uma, duas ou três? Primeiro, vejamos porque não podem ser três: porque em nenhum outro lado se fala de “a irmã de sua mãe”, logo o nome que se segue, “Maria” identifica esta “irmã de sua mãe”, ou seja, gramaticalmente é um aposto. Aí vejo-te esbracejar: “Não pode ser: Maria não pode ter uma irmã com o mesmo nome!” Ora, pergunto mais um vez: onde está dito que se trata de uma irmã carnal?! Há ainda uma dúvida que permanece, mas sem importância para o que está aqui em causa: “Mulher de Clopas” é um segundo aposto de Maria ou trata-se de uma outra pessoa? Não sabemos. O que sabemos, sim, é que a Maria de que aqui se fala não é a mãe de Jesus, porque João nunca a nomeia e o nome não aparece como aposto à designação de “mãe de Jesus”!

Alef

Re: A Quem Devemos Orar?
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 30 de October de 2003 02:06

Andréia: essa do "minha mãe e meus primos" é pura piadinha... Já tentaste ver como funcionam as línguas em que se não faz a distinção vocabular entre irmãos e outros parentes?

Ai, ai, ai...

Alef

Ir para a página: 12Próximo
Página actual: 1 de 2


Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.