Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior12345Próximo
Página actual: 4 de 5
Re: Sobre esta Pedra ...
Escrito por: taliban (IP registado)
Data: 04 de November de 2003 19:12

ora muito bem dito. o próximo papa será uma papisa.

Re: Sobre esta Pedra ...
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 05 de November de 2003 23:42

Andreia,

1 - Não concordas comigo por causa da lógica de toda a Escritura. Ora, a lógica de toda a Escritura é a de proibir sacrifícios humanos.

Conheces a história de Abraão e Isaac (Gn 22)? É precisamente a proibição de sacrifícios humanos o cerne dela.

Não encontras em lado algum Deus a pedir um sacrifício humano! Esse sacrifício é que iria contra a lógica de toda a Escritura!

2 - Quanto ao sacrifício, recordo-me de duas referências de Cristo:
Mateus (Mt 9, 12-13) com a resposta de Jesus à interpelação dos fariseus quanto à comunhão de mesa com os pecadores:
12 Jesus ouviu-os e respondeu-lhes: «Não são os que têm saúde que precisam de médico, mas sim os doentes.
13 Ide aprender o que significa: Prefiro a misericórdia ao sacrifício. Porque Eu não vim chamar os justos, mas os pecadores.»

E repete mais à frente: (Mt 12, 7) - quanto ao sábado
"E, se compreendêsseis o que significa: Prefiro a misericórdia ao sacrifício, não teríeis condenado estes que não têm culpa. "

Diz Cristo que para Deus o amor a Deus e ao próximo vale mais que o sacrifício.
Em tua opinião Cristo enganou-Se e enganou-nos quando disse isto?

E aqui Cristo estava a citar Oseias (Os 6,6) que dizia:
"Porque Eu quero a misericórdia e não os sacrifícios,
o conhecimento de Deus mais que os holocaustos."
Oseias também nos está a enganar?

3 - O que Cristo aqui referia, repetindo as palavras de Oseias, era a condenação do sacrifício como era entendido então. Que é, sem tirar nem pôr, a ideia de sacrifício que tu transmites.

Sacrifício significa "fazer (algo) sagrado".

Cristo aponta-nos o sacrifício "cristão": viver para Deus e para o seu próximo.
Toda a existência de Cristo foi dada por amor do seu Pai e dos seus irmãos.
A sua paixão e a sua morte são o momento supremo deste dom.

Já que gostas de citar S. Paulo:
"Por isso, vos exorto, irmãos, pela misericórdia de Deus, a que ofereçais os vossos corpos como sacrifício vivo, santo, agradável a Deus. Seja este o vosso verdadeiro culto, o espiritual." Rm, 12,1
Estaria Paulo a incitar ao suicídio??? Ou estava a dar a sacrifício o sentido que apresentei?

4 - A Carta aos Hebreus, que tu referes, faz precisamente a contraposição entre um culto antigo insuficiente e aquele que é trazido por Cristo. Lê Hb 9.

5 - "Aí eu te pergunto, onde esta a lógica de simplesmente acreditar que Jesus morreu porque foi submisso a vontade de Deus?"
Não faço ideia do que queres dizer.

Cristo cumpriu uma missão. Voluntariamente. Sabendo que teria todas as probabilidades de acabar mal. Conhece o destino dos profetas no Antigo Testamento.
Quando as coisas começam a aquecer, escolhe entre levar por diante a sua missão ou abandonar a missão para salvar a vida.
Cristo não provoca a sua prisão nem lhe tenta escapar: a sua existência é uma vida para o Pai e para os irmãos.
É esta atitude que dá um sentido à sua morte: aquele que viveu para o Pai e para os seus irmãos morrerá igualmente para os outros.

João (JMA)

Re: Sobre esta Pedra ...
Escrito por: Andréia (IP registado)
Data: 06 de November de 2003 14:03

João,

Se conheces a história de Isaque verá que foi um protótipo do sacrifício de Cristo:

- Isaque carregou a lenha para seu sacrifício; Jesus carregou a cruz.

- o evento ocorreu em um monte; o evento de Cristo também;

- Isaque teve livramento e quem morreu foi um cordeiro; Jesus foi o cordeiro, porém ressuscitou, tendo livramento da morte eterna.

responderei o restante mais tarde... estou indo almoçar. Até mais.

Re: Sobre esta Pedra ...
Escrito por: Andréia (IP registado)
Data: 06 de November de 2003 17:00

João,

Vamos continuar...

Sobre os sacrifícios, estás a confundir as coisas. Existe o sacrifício pelo pecado e sacrifícios como renuncias de algo. O sacrifício pelo pecado era necessário pois era o protótipo do sacrifício de Cristo (o verdadeiro sacrifício e último). Porém, o povo de Deus estava fazendo pouco caso e faziam todos os tipos de abominações; mais tarde levava o animal para o sacrifício e achava que estava tudo certo.

O que Jesus quer é arrependimento. Do que vale o sacrifício do próprio Cristo, se a pessoa não se arrepender de seus pecados e virar as costas para eles e se voltar para Cristo??? Te respondo: Nada.
E do que vale o jejum, a humilhação diante de Deus em uma oração, se logo após essa pessoa comete todos os pecados que Deus ordenou que não o fizessem?

Então, o que Deus prefere: obediência ou sacrifício? Respondo: Obediência. O sacrifício já havia sido feito no mundo espiritual "o cordeiro sacrificado desde a fundação do mundo", para que o pecado dessas pessoas arrependidas fossem apagados, portanto, só faltava ser consumado no tempo do homem e assim foi.


Volatando a Hebreus... O escritor de Hebreus, provavelmente um sacerdote, pois conhecia profundamente os rituais do sacerdócio, nos conta como era todo o ritual. Ele nos mostra como que Jesus entra no lugar desse ritual, com sua própria vida. Diz que o sacrifício anterior era insuficiente por ser feito por sangue de animais, mas o sacrifício de Cristo é único e eterno, não sendo necessário mais voltar ao sacrifício antigo. Jesus foi o cordeiro que tirou o pecado do mundo (de todos os que aceitam) uma vez por todas. Resumendo: o que era feito atraves de sacerdotes e animais, foi feito pelo eterno sacerdote, e o cordeiro perfeito, que são Cristo, uma vez por todas. A expiação feita por animais, foi feita pelo próprio Deus em pessoa, literalmente. O sacrifício substitutivo é a morte que não foi nossa, mas foi do Deus-homem em nosso lugar.

Respondendo mais uma vez a... dessa vez completa: "Aí eu te pergunto, onde esta a lógica de simplesmente acreditar que Jesus morreu porque foi submisso a vontade de Deus? Temos que saber qual era a vontade de Deus!"

- A vontade de Deus é que todos sejam salvos e para isso era necessário mais do que sangue de animais.
É um absurdo ouvir de um cristão que Jesus "previa" o que lhe ia acontecer por causa do fim dos antigos profetas. Não, não, não. Ele sabia o que ia acontecer porque o Espírito Santo o havia revelado. O Espírito o revelou que era necessário que ele morresse, não como os profetas, mas pelo povo. Havia um significado profundo nesse acontecimento. Ele mesmo se chama de cordeiro, conhecendo as profecias de Isaías e demais profetas e testificadas pelo Espírito:

"Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a boca; como um cordeiro que é levado ao matadouro, e como a ovelha que é muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a boca. Is 53:7

"Pelo que lhe darei o seu quinhão com os grandes, e com os poderosos repartirá ele o despojo; porquanto derramou a sua alma até a morte, e foi contado com os transgressores; mas ele levou sobre si o pecado de muitos, e pelos transgressores intercedeu" Is 53:12

Re: Sobre esta Pedra ...
Escrito por: taliban (IP registado)
Data: 07 de November de 2003 13:47

Obrigado Andreia pelo teu esclarecimento.

O teu Deus é cruel e sanguinário, exigindo sacrifícios de sangue para se aplacar. A idéia da necessidade de sacrifícios humanos para aplacar a ira dos deuses e expiar faltas ( pecados) humanos é típica de formas de religiosidade bárbaras e arcaicas.
Numa fase civilizacional posterior - como na religião judaica - os sacrifícios humanos foram substituídos por sacrifícios de animais. Bárbaro na mesma, mas ao meno não havia homicídios.
Mas Tu, andréia, vens dizer que o teu deus não achava este tipo de sacrifícios suficiente. Não lhe chegava, Queria mais.
Foi então que o teu deus exigiu que um deus humano, fosse imolado e o seu sangue derramado, e só assim as faltas seram expiadas.

"o sacrifício anterior era insuficiente por ser feito por sangue de animais, mas o sacrifício de Cristo é único e eterno, não sendo necessário mais voltar ao sacrifício antigo"


Como consegues acreditar num deus assim tão cruel, tão bárbaro, tão desumano?

Não será um ídolo, esse que veneras?

Re: Sobre esta Pedra ...
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 07 de November de 2003 17:32

Subscrevo, talib! Boa malha!

Alef

Re: Sobre esta Pedra ...
Escrito por: Andréia (IP registado)
Data: 07 de November de 2003 17:50

Taliban,

Parece estranho, mas entendeu direitinho!!!! Deus é Santo é nos somos NADA!!!!!! Esse corpo humano não é nada, corruptível e podre!!!! fazes algo no banheiro de cheiroso? (desculpe a malha!)

Se queres ser transformado em um corpo incorrupível, onde nada apodrece, terás que honrar esse Deus que dizes ser mal. Se Ele fosse mal mesmo como dizes, não teria JAMAIS morrido por Ti, Pois não sacrificou um homano qualquer, mas a si mesmo!!!!!! Se fez PODRE, abrindo mão de sua glória por 33 anos.

Nós somos podre e isso vemos quando morremos. Ou será que tu és diferente? Não somos nada e ao nada voltaremos. Somos pó e ao pó voltaremos. Queres vida eterna? o engano do harém pode te levar a morte eterna..... pois Deus prometeu a Ismael a terra, não a revelação. A revelão veio dos Judeus, filhos de Jacó. A profecia sobre os filhos de Ismael já aconteceu. Afinal vocês não ocupam uma multidão de terras? Nações e nações? Não são um povo selvagem como está escrito? Agora, precisam ver a luz, e acreditar no Deus de Israel (Jacó).

Tem que renunciar ao corpo podre!!! A terra corruptével!!!!

A única coisa que é importante em nosso corpo é nossa mente (alma) e nosso espírito, que uniu-se ao corpo. Nossa alma é para nos ajudar a pensar, tomar decisões, para salvar o espírito. É isso que presta em nós e que Deus morreu para salvar!!!!!! É o que é divino em nós e que Ele quer que volte para Ele!!! E Ele dará um corpo como o de Cristo, incorruptível.

Re: Sobre esta Pedra ...
Escrito por: taliban (IP registado)
Data: 07 de November de 2003 21:13

pois, pois, isso kerias tu, um corpinho imortal e incorruptível...

Re: Sobre esta Pedra...
Escrito por: Abelardo (IP registado)
Data: 08 de November de 2003 00:46


« "Pedra de tropeço"... e de entorpecimento!... » (Onde já li isto?)

*** *** ***

=> "Boa MALHA"..., Andréia!!!

Gostei mesmo dessa tua certeira/inteligente/irrefutável resposta!!! Parabéns!!! (Msg das 17:50).

Nem o melhor teólogo... falaria melhor!...

Abraço 100% Cristão.

José Abelardo


P.S.: Apenas um senão - desculpa lá, querida Irmã! -: Para nós, Católicos, "alma" e "espírito" são exactamente... "a mesma coisa"...


Re: Sobre esta Pedra ...
Escrito por: Passageiro (IP registado)
Data: 08 de November de 2003 02:12


«A revelação veio dos Judeus, filhos de Jacó. A profecia sobre os filhos de Ismael já aconteceu. Afinal vocês não ocupam uma multidão de terras? Nações e nações? Não são um povo selvagem como está escrito? Agora, precisam ver a luz, e acreditar no Deus de Israel (Jacó).
Tem que renunciar ao corpo podre!!! A terra corruptível!!!!»

*******

Assim mesmo é que se fala, grande Andreia!!!
Eles (os mouros-sarracenos!) já têm quase meio mundo e ainda não estão satisfeitos!! Querem o mundo inteiro!!!
São ainda piores que os comunistas!!!

Agora até já querem as terras dos bons Judeus e dos santos Cristãos!!!
A Palestina é dos Judeus, em primeiro lugar - por herança divina! -, e em segundo lugar dos Cristãos, seus sucessores em linha directa!!!

E essa gente diabólica até já quer "comer" de novo o actual Israel!!! Canibais e antropáfagos são eles!!! Jamais os Cristãos!!!

Rua com eles!!! Morram os piores selvagens e terroristas de toda a História!!! Morram os Ossadas Laden-bins, os Sadans (satãs) husseins, os talibans e afins!!!

Vivam os Cristãos!!!
Viva Israel, que também um dia será Cristã!!! Está escrito!!!

Este heróico Povo de Deus, o povo Judeu, já pagou bastante - julgo eu! - pelo seu execrável crime da morte de N. S. Jesus Cristo, o verdadeiro e único Messias!!! Deus feito Homem!!!

Irmãos Judeus, chegou finalmente a vossa hora de Conversão!!!

«EIS A NOVA JURUSALÉM!!!» (Apocalipse)

Passageiro da Noite


Re: Sobre esta Pedra ...
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 08 de November de 2003 14:54

Grande "..." passageiro Avlis:

Faltava aqui o teu lado xenófobo que mostraste noutros lugares. Mas não tardou muito.
Mandas impropérios indignos, sob a capa de um “enésimo nickname”, enquanto te arrogas em bom cristão. Mesmo que os teus impropérios mostrem enorme ignorância, um fundamentalismo atroz e considerável falta de urbanidade...

Gostava de lembrar-te, passageiro, que Israel está a praticar terrorismo de estado contra muçulmanos e cristãos. Não é por acaso que uma recente sondagem a nível europeu mostrou que Israel é a grande ameaça para a paz. Nada tenho de anti-semita, mas o que o Israel (não necessariamente “os judeus”) está a fazer aos Palestinos, que são cristãos e muçulmanos, é puro terrorismo, com a "bênção" dos EUA. Um verdadeiro escândalo e um crime contra a humanidade!

Gostava de lembrar-te ainda, passageiro, que o actual Israel foi construído por imposição dos EUA e da Grã-Bretanha, à custa dos Palestinos que já lá estavam há séculos.

Finalmente, aconselhava-te a não dares como sinónimos "mouros", "sarracenos", "muçulmanos", "árabes"... Os palestinos são mouros?!

Entretanto – curiosas contradições! – mostras, isso sim, os resquícios do pior que houve no Ocidente de anti-semitismo no seio da religião cristã. Não é que tu ainda enuncias a tese do “deiicídio”, ou, pelas tuas palavras, «seu execrável crime da morte de N. S. Jesus Cristo, o verdadeiro e único Messias»? Meu caro, este foi um dos grandes argumentos utilizados pelos piores inquisidores.

Enfim, um passageiro "no seu melhor"...

Alef

Re: Sobre esta pedra... "de tropeço"!...
Escrito por: Abelardo (IP registado)
Data: 09 de November de 2003 01:08


== CARTA ABERTA... da "pedra de arremeço", à "super-pedra de tropeço" ==>


Alef/Alef/Alef!...

Qual "Avlis", qual carapuça...!?
Ele agora é/tem que ser... o "bode expiatório" de tudo e de todos, perante indivíduos desconfiados e mal intencionados como tu, de todo o mal do mundo, inclusivamente do mal que não faz, ou do bem que deixa de fazer?!

Será que só vês nele defeitos, anomalias ou excentricidades?!
Ele também tem virtudes e qualidades (presumo eu...), se calhar muito mais do que tu e outros da tua laia, que só vêem nele, maléfica/utopicamente, um adversário perigoso, anormal ou, até mesmo, malvado...!?

Tem juízo, Alef/Alaf, que já tens idade e cultura (deduzo eu) para isso – mas, patente/infelizmente, falta-te a educação e o civismo!?...

Honestamente, constato que o "Passageiro"... tem muita razão para falar assim, feliz/infelizmente, antes não tivesse!...

E tu sabes tão bem como eu – ou deverias saber! – o porquê de tal razão, tal e qual...; sobretudo se fosses honesto, transparente e corajoso – como ele parece ser –, para denunciares radicalmente acções e maquinações profundamente injustas, iníquas, criminosas e escandalosas – como ele faz –, que não se compadecem com a hipocrisia, a pusilanimidade ou a falsa caridade, e muito menos com o "tíbio cristianismo" (que ironicamente defendes...!), doa a quem doer...!

Todavia, escondes tudo isso "debaixo do tapete"..., cobarde, dolosa e perfidamente, em flagrante, traiçoeira e delituosa conivência com indivíduos sem escrúpulos de toda a espécie e feitio – a apesar de te autoconsiderares um "cristão exemplar", melhor que os demais, à custa de acusares e difamares os outros, inclusive os bons católicos, como o Avlis...!? –, tal como a raposa tenta esconder-se/disfarçar-se, sob a pele do cordeiro, mas com o rabo de fora...; ou, pior ainda, qual "sepulcro caiado", etc. (de que fala o Evangelho)...!?

Que grande cobardia, dissimulação e hipocrisia, principalmente, assim demonstras, seu Alef/Alex!...

Sempre foste um mestre do disfarce, da traição e da cilada – para só tu e teus comparsas ficarem bem vistos! –, mas a mim não enganas!...

Repito, consequentemente, o que já disse a teu respeito: "Quem não te conhecer – tal como eu te conheço, com todos os teus defeitos e podres! – que te compre!"...

E mais: És profunda/nocivamente arrogante, invejoso, despeitado, agressivo, pérfido e vingativo!...

Até parece que tens fortes complexos (de inferioridade...) e preconceitos (exacerbadamente racistas...), por, suposta/provavelmente, pertenceres a um grupo étnico diferente da raça branca... maioritariamente portuguesa e continental!...

Efectivamente, para além de outros sinais/ferretes que vais deixando/manifestando, consciente/inconscientemente, sobre a tua própria idiossincrasia, e que acusam realmente um temperamento um tanto quanto anómalo, uma síndrome algo patológica, também padeces, explícita/notoriamente, de tais preconceitos e complexos racistas agravados e dissimulados, aliás comuns à maioria dos africanos, por exemplo, o que é extremamente lamentável e chocante, sobretudo em pessoas como tu!...

Depois... os "outros" – o Avlis, a Andreia, o Taliban, etc...!? – é que são... os "xenófobos" e "racistas"..., os "fanáticos" e "fundamentalistas"..., os "alucinados" e "terroristas"..., e outras coisas mais!!??...

Finalmente, dou-te um bom e último "conselho": Faz um bom EXAME DE CONSCIÊNCIA!...

Sem mais comentários, por agora...


José Abelardo


Re: Sobre esta Pedra...
Escrito por: Abelardo (IP registado)
Data: 09 de November de 2003 05:33


Luís Gonzaga,

Não obstante ter exercido correctamente - creio eu - o meu direito de resposta, e particularmente o de autodefesa, em relação à respectiva mensagem do Alef (de 08/11/03 14:54), que considero relativamente injusta e ofensiva...

Pensando melhor, resolvi solicitar a remoção dessa minha resposta, logo que te seja possível, dado que, pesados devidamente os prós e contras, acho-a um tanto quanto desproporcionada, algo exagerada, e por isso mesmo de certo modo injusta (em face da minha alta sensibilidade e da caridade cristã)...

Por outro lado, detesto descer ao mesmo nível dos ataques e/ou insultos que alguém me dirija, por mais graves e injustas que sejam tais provocações e/ou ofensas...

Finalmente, prefiro, mal por mal, ser ofendido e/ou lesado do que ofender e/ou lesar, em relação a quem quer que seja, por mais razões que tenha do meu lado..., sobretudo porque tento sempre que o meu comportamento esteja em conformidade com a Palavra de Deus e com a minha consciência, o que para mim é realmente o mais importante.

Obrigado, desde já, pela tua atenção dispensada, em relação a este meu pedido especial.

Respeitosos cumprimentos.


José Abelardo


Re: Sobre esta Pedra ...
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 09 de November de 2003 15:38

Razão tinha o grande Vieira: Coisas há que nem louvo nem critico: admiro!

Alef

Re: Sobre esta Pedra ...
Escrito por: taliban (IP registado)
Data: 09 de November de 2003 17:19

bem gajos nazis aqui é que eu acho insuportável.
e tu alefa, também és escurinho, como eu? dá cá um abraço, irmão.

Este fórum está a tornar-se o monopólio de um doente mental. Se calhar têm de tomar medidas mais radicais, como já aconteceu no terravista, onde este pobre doente encharcou todos os foruns de colagens iguais, a ponto de ser precisso expulsá-lo.
Como é doente, torna-se facilmente agressivo.

Re: Sobre esta Pedra ...
Escrito por: taliban (IP registado)
Data: 09 de November de 2003 19:50

Andréia:
Você ficou tão furiosa que nem respondeu direito á minha pergunta. Não será um Ìdolo, esse que voc~e adora?
Um ìdolo feito á imagem de homens cruéis e sanguinários?


Um Deus de imensidão, sabedoria e amor, não necessitaria de sangue ,nem de sacrifícios bárbaros , para conceder a todas as suas criaturas o Perdão e a vida.
Depois você fala do corpo humano e da vida humana com uma terrível falta de respeito.
O corpo humano é tudo.

Re: Sobre esta Pedra ...
Escrito por: Andréia (IP registado)
Data: 10 de November de 2003 18:25

Taliban,

Já respondi sua pergunta e me recuso a responder novamente, visto que não sou um gravador e tu sabes ler.

Sobre Jesus ser meu ídolo, sim o é!!! Glória a Deus por isso. É o Deus feito carne, ressuscitado e glorificado. Não preciso fazer uma estátua de material corruptível, mas o adoro em espírito e em verdade. O único merecedor de toda honra e toda glória, agora e para sempre, em unidade com o Espírito Santo e com o Pai. Amém.


Alef,

Sobre o que falaste a respeito de Israel : "Gostava de lembrar-te ainda, passageiro, que o actual Israel foi construído por imposição dos EUA e da Grã-Bretanha, à custa dos Palestinos que já lá estavam há séculos."

Apesar de parecer que os Palestinos tinham direito àquela terra, temos que analisar o fato: Quem vivia naquela terra antes? Não eram os israelitas? Eles foram espalhados por toda a terra por causa da perseguição (e para se cumprir a profecia), mas a terra era deles. Deus as deu para eles a muito tempo atrás. Deus permitiu que eles a perdecem por um pouco de tempo, porém, já estava escrito que eles iriam retornar. Ezequiel 37 mostra a restaração do Estado, que aconteceu depois da II Guerra Mundial; Outros profetas também falaram sobre o retorno de Israel a Terra que havia sido conquistada pelos seus pais.

Fico um pouco triste com aquela confusão, pois afinal, os palestinos também tiveram sua história naquela terra, mas eles sempre conheceram que o Deus de Israel tinha promessas para aquele povo e essas promessas não iriam cair por terra. É uma pena que eles se deixaram enraizar na terra que não podia ser deles.... pois há tinha dono.


Abelardo,

Não há nada demais pensar em nossa parte espiritual como alma = espírito. Há muitas pessoas que pensam assim, pois no Antigo Tetamento não faz distinção entre os dois. Essa distinção é feita no Novo Testamento, pelos escritor de Hebreus e o Apósloto Paulo.
É difícil para nós vermos onde começa começa um e termina outro... eu, particularmente, acredito na dicotomia. Os números para Deus geralmente significam algo. Ele é um Deus trino, por que não pensar que nós também somos seres trinos: corpo, alma e espírito. Olha alguns versículos interessantes:

Hb 4:12 "Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até a divisão de alma e espírito, e de juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração"

Ts 5:23 "E o próprio Deus de paz vos santifique completamente; e o vosso espírito, e alma e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo"

A paz do Senhor para todos.

Re: Sobre esta Pedra ...
Escrito por: taliban (IP registado)
Data: 10 de November de 2003 21:31

Andréia:
Pronto, cada um adora os ídolos que quer. Não pode é impor AOS OUTROS A SUA IDOLATRIA.

Re: Sobre esta Pedra... / Alma e Espírito...
Escrito por: Abelardo (IP registado)
Data: 10 de November de 2003 23:19


Caríssima Andreia,

Ainda bem que você voltou...!
Pela demora, pensei vagamente que talvez agora tivesse ficado um pouco "zangadinha" comigo – devido, desta feita, a eu ter "brigado" de novo com o Alef, infelizmente meu arqui-rival, embora lhe perdoe as sistemáticas provocações e afrontas; como também espero que ele releve as minhas críticas/autodefesas, por vezes um pouco metafóricas e redundantes, ou até mesmo um quanto agressivas (reconheço, humildemente...); embora nada lhe diga por mal, claro, nem a ele nem a ninguém (julgo eu)...

Todavia, verifico – mesmo assim e felizmente, apesar de considerar-me indigno da sua amizade – que a Andreia continua a amar-me em Cristo Jesus, o que deveras me alegra e só abona a seu favor, graças a Deus.

Ainda bem que posso continuar a contar consigo – ao menos isso! –, um tanto quanto como Cristo conta connosco, passe a tosca comparação...


Quanto à interpretação da dicotomia "alma-espírito", por agora oferece-me dizer-lhe apenas o seguinte:

a) Em teoria, sim, podemos dizer "alma e espírito" – tal como o Apóstolo Paulo refere, mas acho que é totalmente incorrecto – mas não forçosamente herético! – considerar que são dois seres/elementos distintos, ou, até mesmo (como dás a entender...), complementares entre si, como se só assim pudessem existir (coexistência)...

b) Onde consta – na vossa tradução de Ts 5:23 – «e o vosso espírito, e alma e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis...»; segundo a versão oficial da Bíblia católica, está assim traduzido: «e todo o vosso "ser" - espírito, alma e corpo - se conserve irrepreensível...»; o que, quanto a mim, é uma versão mais fiel, mais exacta... De acordo?

c) E isto porque: Todo o nosso "Ser humano", poderá designar-se por "espírito, alma e corpo" –; no sentido, porém, de entender-se: "espírito, mente e coração"; ou (inversamente): "alma, intelecto e corpo"; e jamais três elementos diferentes, ou substancialmente complementares.

d) Efectivamente: Devemos amar e servir Deus com "todo o nosso Ser"; isto é, não apenas/simplesmente (como força de expressão...), com a Alma e o Corpo, mas também com o nosso cérebro/inteligência – embora estes sejam "mais anexos" ao Corpo do que à Alma, porquanto provém directamente da Mente física..., que não, é claro, da Mente espiritual; e esta Mente moral..., sim, mais afecta à Alma (cujas "potências" são: a inteligência e a vontade...), como quando se diz: "amar de todo o coração", isto é, com Fé e Amor, abnegação e sacrifício, etc.; ou seja, com todos os demais dons/talentos por Ele mesmo concedidos...


Atenciosa e solicitamente,

José Abelardo


P.S. – Por favor, querida Irmã: Reza por mim, que eu também recomendar-te-ei nas minhas pobres orações, como a todos em geral, inclusive os meus adversários/inimigos... Aliás, todos nós fazemos parte do Corpo Místico de Cristo, sobretudo os baptizados.
- A propósito, querida Andréia, não estás, por acaso, interessada em aceitar o repto que te fiz (sem ainda alguma resposta...), no sub-fórum "Nova Evangelização"?


Re: Sobre esta Pedra ...
Escrito por: Andréia (IP registado)
Data: 11 de November de 2003 12:59

Taliban,

Acontece que há uma pequena diferença entre meu ídolo e o de muitos por aí... Só há um Deus verdadeiro. O único Deus que criou o céu, a terra, e tudo que nela há com apenas uma palavra. Somente esse Deus merece adoração, pois nós somos suas criaturas, e depois do próprio ter nos salvado pessoalmente, somos chamados seus filhos.

Qualquer pessoa, objeto, imagem que tomar o lugar desse Deus nem que seja por alguns segundos é considerado um ídolo por Deus e somos exortados por Ele quanto a isso.

Vemos o jovem rico que diz a Jesus: "Senhor, o que preciso fazer para entrar ter vida eterna? Jesus responde: segues meus mandamentos. Ele logo diz: tudo isso faço. Então Jesus responde, conhecendo o que era para ele como um ídolo, portanto não seguindo todos os seus mandamentos: vende tudo o que tens, dê aos pobres e segue-me. O rapaz, tendo muitos bens, cabisbaixo foi embora. Jesus então ensina aos seus discípulos que dificilmente um rico entra no Reino dos céus (Mt 19:23).

Isso acontece porque a pessoa facilmente se prende ao dinheiro, que se torna um ídolo para ela. Não que ela se ajoelhe diante do dinheiro, mas espiritualmente o faz, visto que enxerga que sua segurança, ou tudo que precisa está no dinheiro não em Deus. Não há mal nenhum em ser rico, mas há mal em idolatrar o dinheiro. É difícil, mas há quem consiga ser rico sem o fazer.

Portanto, tudo o que para a pessoa toma o lugar de Deus, a segurança que Deus dá, o apoio, refúgio que Deus nos dá, o lovor que deveria se para Deus, a oração que deveria ser a Deus, o tempo que passamos na frente da televisão, que deveriamos estar dedicando a leitura da Bíblia, oração, ou a evangelização, tudo, tudo que de alguma forma está em Seu lugar é um ídolo. Palavra dura, hem? É difícil renunciar a coisas dessa maneira. Por isso que se não fosse pelas misericórdias de Deus, já teríamos sido consumidos. É difícil, mas temos que nos policiar de todos os lados. Deus tenha misericórdia de nós a cada manhã!!

Ir para a página: Anterior12345Próximo
Página actual: 4 de 5


Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.