Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Porque é que Jesus morreu na cruz?
Escrito por: Hugo Castro (IP registado)
Data: 27 de September de 2003 03:11

Porque é que Jesus morreu na cruz? alguém sabe responder a esta pergunta?

Re: Porque é que Jesus morreu na cruz?
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 28 de September de 2003 13:51

Hugo,

A pergunta pode ser um pouco ambígua, pois pode ter vários sentidos:
1. O que Jesus fez para ter que morrer na cruz?
2. Porque razão Jesus foi condenado à morte?
3. Teria Jesus que morrer na cruz para cumprir a sua missão?

Luis

Re: Porque é que Jesus morreu na cruz?
Escrito por: Hugo Castro (IP registado)
Data: 28 de September de 2003 15:54


Bem o que eu quero dizer com a pergunta é o seguinte:
Qual o sentido, qual o objectivo, qual a finalidade da morte de Jesus Cristo na cruz? O que voces respondem a isto?

Re: Porque é que Jesus morreu na cruz?
Escrito por: Vitor Santos (IP registado)
Data: 28 de September de 2003 19:50

Caro amigo


A finalidade de Jesus é provar aos homens que existe a vida depois da vida. Foi a mensagem mais importante Dele.

Vitor Santos

Re: Porque é que Jesus morreu na cruz?
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 28 de September de 2003 22:59

Excelente questão, Hugo! Não quero "arriscar" para já uma resposta, mas posso ajudar a criar mais problemas ;-) Bom, melhor dizendo, acho que temos que usar de muita cautela (mais uma vez!) no uso de certa linguagem. É frequente dizer (sobretudo em certos meios protestantes) que Jesus morreu como resgate dos pecadores ou dos nossos pecados. Trata-se, afinal, de linguagem paulina. Mas esta linguagem tomada literalmente (mais uma vez!) traz mais problemas que clarificações. Basta colocar algumas perguntas:

- será Deus um justiceiro que só se aplaca com sangue?
- não há o risco de se ver Deus como um ser vingativo, uma espécie de monstro que precisa de ver alguém morrer para "ficar satisfeito"?
- seria Jesus Cristo uma espécie de ser masoquista, imolando-Se para satisfazer os apetites sanguinários de uma entidade vingativa?
- etc...

No fundo, esta questão liga-se a uma outra, clássica: "Por que razão Deus Se fez homem?" ("Cur Deus homo?"). Classicamente há dois tipos de resposta que levam a dois modos muito diferentes de fazer teologia e de ver o mundo. Implicitamente está aqui outra pergunta: se o homem não tivesse pecado, Deus far-Se-ia homem? Para uns Deus fez-Se homem para nos salvar do pecado (o que implica um acentuar da importância da redenção pelo mistério pascal). Para outros, Deus fez-Se homem para nos elevar para ele (o que implica o acentuar da Incarnação). É claro que não são inconciláveis estas duas posições, mas levam a modelos bastante distintos, um mais pessimista (o primeiro), outro mais optimista (o segundo). O primeiro acentua que o pecado original marcou indelevelmente o homem; o segundo sublinha que tudo quanto fazemos é já a graça operante de Deus em nós, de modo que "naturalmente" somos "elevados" a Deus. Um exemplo da primeira posição está no calvinismo e agostinianismo, enquanto a segunda está bem representada por Karl Rahner.

O parágrafo anterior não é um mero desviar-me da questão fundamental colocada pelo Hugo, mas um elemento fundamental de enquadramento da questão.

Será que a imagem paulina de resgate nos serve hoje, sem uma hermêutica mais atenta? Que tipo de Deus vemos no Pai no momento da entrega de Jesus na cruz? Um Deus ávido de sangue?

Talvez daqui a uns dias encontre um bom artigo sobre o assunto para sugerir.

Entretanto, mandem lá os seus palpites!

Alef

Re: Porque é que Jesus morreu na cruz?
Escrito por: Andréia (IP registado)
Data: 29 de September de 2003 14:34

Creio que a resposta é:

Satisfazer a justiça de Deus.

Deus é Justo, Santo. Ele fez o homem e lhe deu uma única ordenança, e se o homem a descumprisse morreria. O homem desobedeceu e morreu espiritualmente, deixando de ter a comunhão com Deus e deixando de viver a eternidade com Deus.
Mas Deus por Sua infinita misericórida já tinha tudo arquitetado para reatar essa comunhão, mas ao mesmo tempo, não poderia simplesmente perdoar o homem, sem que sua justiça fosse feita. "A alma que pecar essa morrerá". Desde o Antigo Testamento vemos os rituais e sacrifícios que eram um protótipo do sacrifício que haveria de vir para salvar o mundo, no tempo certo.

Um juiz que perdoa o delito de um réu, sem que haja nenhuma sentença é um juiz que perderá sua autoridade. A comunidade perderá o respeito e voltará a cometer delitos, visto que não houve nenhuma punição. Por esse motivo, o Juiz Maior não poderia deixar de cumprir sua sentença. Ele é justo e precisa justificar o homem a quem quer voltar a ter relações e precisava cumprir Sua Palavra, pois nenhuma de Suas Palavras passarão.

Ele próprio se fez carne e habitou entre os homem. Se esvaziou de todos os Seus atributos divinos para ser totalmente homem, porém, não deixou de ser totalmente Deus. Ele, Justo, se fez maldição, pois precisava morrer pelos malditos para os fazer justos.

Agora a justiça de Deus foi satisfeita, e ninguém mais será julgado e condenado, a não ser que não tome posse do sacrifício feito pelo Rei dos Rei, Juiz dos Juízes, Senhor dos Senhores. Aba dos escolhidos.

Re: Porque é que Jesus morreu na cruz?
Escrito por: taliban (IP registado)
Data: 30 de September de 2003 11:54

Aba dos escolhidos...

Re: Porque é que Jesus morreu na cruz?
Escrito por: taliban (IP registado)
Data: 30 de September de 2003 13:52

Quem escolhe? Se é deus, já está tudo predeterminado e não temos que nos chatear. Inda por cioma é um Deus injusto que faz uma selecção ao seu critério e pronto...
Se é a Andrieia e o Hugo castro a escolher quem são os filghos de deus,a coisa inda é mais complicada. eu , por exemplo afirmo que os escolhidos por Alá não são os mesmos do deus da Andreia...

Eis o que é este fórum - homens que discutrem os desígnios dos deuses que criaram.

Re: Porque é que Jesus morreu na cruz?
Escrito por: taliban (IP registado)
Data: 30 de September de 2003 13:54

MAS O QUE É O PECADO ORIGINAL?

Re: Porque é que Jesus morreu na cruz?
Escrito por: Hugo Castro (IP registado)
Data: 30 de September de 2003 16:08


A razão da vinda de Jesus Cristo ao mundo para morrer na cruz tem a sua origem no começo da humanidade e faz parte do plano de salvação que Deus formou antes dos séculos.

Pela transgressão de Adão o pecado entrou no mundo e o pecado passou a todos os descendentes de Adão ou seja a todos os homens, por isso todos os homens nascem com uma natureza pecaminosa. Todo o homem sem excepção está separado de Deus, a ira de Deus está sobre todos os homens porque todos são pecadores, pecar significa transgredir a lei de Deus, todos estão debaixo da condenação e merecem ir em perdição.

Mas Deus no seu grande amor ofereceu o seu filho para morrer na cruz para fazer expiação pelos pecados da humanidade "Levando ele mesmo em seu corpo os NOSSOS PECADOS sobre o madeiro..." 1Pe 2:24

No antigo pacto o sumo sacerdote devia imolar animais cujo sangue devia servir para fazer a expiação pelos pecados, mais precisamente devia imolar um novilho pelos seus pecados e da sua casa, e um bode pelos pecados do povo. Estes animais constituiam diante de Deus vítimas inocentes que imoladas por ordem de Deus por uma pessoa, mais precisamente pelo sumo sacerdote, serviam para expiar os pecados dos sacerdotes e do povo. Aqueles animais não se imolavam a si, mas eram imolados. Sendo pois assim o ritual a observar naquele dia, e dado que ele era uma sombra do verdadeiro sacrifício propiciatório que um dia se cumpriria em Cristo Jesus é evidente que também Jesus devia ser imolado por alguém para fazer com o seu sangue a expiação dos nossos pecados. Mas porque é que foi precisamente Jesus a vítima designada por Deus para fazer a propiciação dos nossos pecados? Porque ele era o cordeiro de Deus sem defeito e mancha ordenado antes da fundação do mundo a ser oferecido pelos nossos pecados na plenitude dos tempos (cfr. 1 Ped. 1:19-20). Obviamente quando se diz que Jesus era sem mancha e sem defeito, não se quer dizer apenas que ele fisicamente não tinha nenhum defeito físico, mas sobretudo que ele não tinha cometido algum pecado, nenhuma violência, nenhuma falsidade. Em outras palavras que Ele era puro de toda a culpa, seja da culpa debaixo da qual nascem todos os homens, e isto porque ele foi gerado pelo Espírito Santo no ventre de sua mãe, e seja porque durante a sua vida nunca cometeu pecado, embora tivesse sido tentado como cada um de nós. Ele portanto podia carregar-se de todas as nossas iniquidades e expiá-las mediante a sua morte.

Jesus veio ao mundo e deu a sua vida por nós, o justo pelo injustos para levar-nos a Deus, Ele teve que se submeter a este sacrifício porque sem derramamento de sangue não há remissão dos pecados (Heb 9:22). "Eis o CORDEIRO de Deus, QUE TIRA O PECADO do mundo." Jo 1:29

Agora todo aquele que se reconhece pecador diante de Deus e se arrepende e crê que Jesus Cristo morreu pelos seus pecados e ressuscitou ao terceiro dia é perdoado de todas as suas transgressões, é limpo pelo sangue de Jesus, é reconciliado com Deus, a ira de Deus já não está mais sobre ele antes se torna um filho amado de Deus. O homem que estava morto nos seus pecados é vivificado pela fé em Jesus Cristo, e se torna uma nova criatura regenerada pela graça de Deus. Jesus morreu em nosso lugar para nos salvar de uma condenação eterna em tormentos e nos dar a vida eterna no gozo do nosso Senhor. "Àquele que nos ama, e pelo seu sangue nos lavou dos nossos pecados, e nos fez reis e sacerdotes para Deus e seu Pai, a ele seja glória e poder para todo o sempre. Amém."(Ap 1:6)

Re: Porque é que Jesus morreu na cruz?
Escrito por: Andréia (IP registado)
Data: 30 de September de 2003 19:10

Glória a Deus por isso!!



Taliban,

Quanto a predestinação, Deus nunca seria injusto! Ele escolhe o homem desde o ventre de sua mãe, pois conhece todas as coisas e desde aquele momento, Deus conhece nossos corações e sabe se um dia abriremos o coração para Ele, ou não. Se não fosse assim, Ele não seria onisciente, o que seria uma heresia dizer.
As oportunidades de reconhecê-lo como salvador passam por nossas vidas muitas vezes. Eu mesma muitas vezes o rejeitei, mas houve um dia em que abri meu coração, mas isso só foi surpresa para mim, pois Ele já sabia que eu faria isso; sabia o ano, o dia, a hora, o motivo, tudo.

Vemos o caso de Judas. Jesus o chamou para andar com Ele, mas sabia que um dia ele o trairia. Ele o chamou justamente por isso, não para sua salvação, visto que Ele sabia que Judas nunca abriria seu coração. Judas teve a oportunidade de ser fiel a Cristo, mas não foi. Deus simplesmente respeitou o livre-arbítrio de Judas. Essa foi a sua escolha. Deus sabia que mesmo conhecendo Cristo, mesmo andando e vendo todos aqueles milagres, Judas jamais se entregaria verdadeiramente. Jesus não foi pego de supresa. Deus nunca é pego de supresa.

Aí pergunto: Por existir a predestinação, devemos deixar de anunciar o Evangelho? Jamais. "O sangue do justo pode cair sobre nossas cabeças por isso". Nós não sabemos quais são os escolhidos. Rejeitar a Deus uma, duas, três vezes não quer dizer nada, pois no último momento, assim como foi com um dos ladrões crucificados, o escolhido pode abrir seu coração para Deus e ser salvo. Somente Deus conhece todas as coisas.
Aqui nesse forum todos podem ser predestinados. Quem sabe? Não é por isso que vou deixar para seguir a Deus no leito de morte, pois a morte pode me pecar de surpresa...

"nele, digo, no qual também fomos feitos herança, havendo sido predestinados conforme o propósito daquele que faz todas as coisas segundo o conselho da sua vontade" Hb 1:11

"Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou não o [trouxe]r; e eu o ressuscitarei no último dia" Jo 6:44


Sal 139:13-17 "Pois tu formaste os meus rins; entreteceste-me no ventre de minha mãe. Eu te louvarei, porque de um modo tão admirável e maravilhoso fui formado; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem. Os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui formado, e esmeradamente tecido nas profundezas da terra.
Os teus olhos viram a minha substância ainda informe, e NO TEU LIVRO FORAM ESCRITOS OS DIAS, sim, todos os dias que foram ORDENADOS PARA MIM, quando ainda não havia nem um deles. E quão preciosos me são, ó Deus, os teus pensamentos! Quão grande é a soma deles!"

Re: Porque é que Jesus morreu na cruz?
Escrito por: taliban (IP registado)
Data: 01 de October de 2003 15:03

aNDRÉIA.
o QUE MAIS HÁ DE ESTRANHO NA SUA CONVERSA É QUE NÃO CONSEGUE DIZER DUAS FRASES COERENTES!

Vemos o caso de Judas.
1 - "Jesus o chamou para andar com Ele, mas sabia que um dia ele o trairia. Ele o chamou justamente por isso, não para sua salvação, visto que Ele sabia que Judas nunca abriria seu coração. "
Portanto o comportamento traidor de judas já estava predeterminado. A traição de judas não passou de um plano divino para que deus atingisse os seus objectivos, Mais ou menos como os defensores das touradas que dizem que os toiros só existem para serem torturados na arena...
SE O COMPORTAMNTO DE JUDAS ESTAVA PREDETERMINADO ELE NÃO TEVE QULAUQWR ESCOLHA.

Mais grave ainda - Jesus utilizou essa fragilidade de judas para atingir os seus objectivos. Você afirma expressamente que je sus os chamou, não para a salvação mas para o utilizar!!!! Portanto Judas não teve qualquer livre arbítrio!!!!
VOCÊ DIZ Deus "fabricou" alguém com um " perfil genético de traidor" para cumprir os seus desígnios, mesmo que isso implicasse a destruição dESSA criatura. Temos aqui um Deus maniqueista e maquiavélico nas suas relações com os homens....


Mas depois, no mesmo parágrafo,você afirma precisamente o contrário do que acabou de dizer:

"Judas teve a oportunidade de ser fiel a Cristo, mas não foi. Deus simplesmente respeitou o livre-arbítrio de Judas. "


Com deuses destes,e com argumentos destes,é natural que vocês não convertam ninguém e que as vossas Igrejas estejam cada vez mais vazias.

Re: Porque é que Jesus morreu na cruz?
Escrito por: Andréia (IP registado)
Data: 10 de October de 2003 14:59

Caro Taliban,

Sua interpretação das minhas palavras é cada vez mais absurda!!!

Você disse: "Portanto Judas não teve qualquer livre arbítrio!!!!"

Será que leu tudo que escrevi??
Meu caro, Deus não faz ninguém mal. Ele não fez ninguém para ser usado e jogá-lo no inferno como insinuou, mas como já disse anteriormente, Ele não é pego de surpresa. Ele conhecia o coração de Judas, e sabia desde o princípio que ele o trairia. Sabia que ele não seria transformado mesmo andando com Jesus e vendo todas aquelas maravilhas. Mas não é por isso que Judas deixou de ter oportunidades de fazer diferente. Ele teve. Poderia ter usado o livre arbítrio escolhendo o caminho certo, mas não escolheu, e Jesus sabia que não faria isso. Judas não deixou de usar o livre arbítrio; usou-o e escolheu seguir a satanásl.
Não conhecemos o coração de Judas e não sabemos o que ele pensava desde o princípio. Alguns Teólogos afirmam, de acordo com algumas passagens, que ele aceitou ficar próximo a Jesus para roubar. Ele é que ficava com a bolsa onde se guardava as ofertas que os seguidores de Jesus davam. Ele foi contra aquela prostituta derramar o óleo de mirra sobre os pés de Jesus, porque daria para vendê-lo por um bom preço e assim, ele roubaria boa parte do dinheiro...
Voltando ao que interessa, Deus nos deu uma mente para raciocinar e decidir a quem serviremos, mas Ele jamais será pego de surpresa.

Nós já estamos saindo do princípio fundamental deste assunto. O assunto é: "Porque Jesus morreu na Cruz", não predestinação.
Jesus morreu na cruz porque era necessário, conforme já citei anteriormente, assim como o Hugo. Porém, aqueles que não aceitarem esse sacrifício redentor, não entrará no reino dos Céus, pois não está coberto pela Graça de Deus, mas pela Lei. A Lei não salva, mas condena, pois mostra onde estamos errados. Mesmo não sendo judeus, esta lei está grava em nossos corações. Mas sabemos que ninguém consegue ficar sem pecar. Nós somos egoístas, somos maus por natureza. Mesmo tentando ser bons, hora ou outra acabamos fazendo o que não agrada a Deus. Nos iramos e brigamos. Nos contrariamos com o Governo. Murmuramos, etc. Se não fossem pelas misericórdias de Deus nós já teríamos sido consumidos....
A santidade de Deus não pode coabitar com essas impurezas. Deus mora no corpo daquele que aceita a Cristo como salvador, pois este está perdoado de seus delitos passados, presentes e futuros. Deus não poderia habitar em quem tem pecados.
Mas sabemos também, que não é porque nossos pecados presentes e futuros também foram perdoados que devemos continuar pecando. Devemos buscar a renovação da nossa mente e a santidade a cada dia.
Devemos resistir a tudo que nos leva a pecar. Essa luta da carne contra o Espírito é constante, até que Jesus retorne para buscar Sua Igreja. Aí, Ele transformará nossos corpos corruptíveis em corpos como o dEle: Icorruptível. Aleluias!! Aliás, isso dá um bom tópico... vou abrir...

Re: Porque é que Jesus morreu na cruz?
Escrito por: iscariotes (IP registado)
Data: 14 de October de 2003 13:46

em verdade te digo,
que judas provavelmente está no céu.

Re: Porque é que Jesus morreu na cruz?
Escrito por: Andréia (IP registado)
Data: 14 de October de 2003 14:48

Creio que não...

" Pois o Filho do homem vai, conforme está escrito a seu respeito; mas ai daquele por quem o Filho do homem é [traído! bom seria para esse homem se não houvera nascido" Mc 14:21

Re: Porque é que Jesus morreu na cruz?
Escrito por: Nadia Rio (IP registado)
Data: 14 de October de 2003 18:48

Jesus morreu na cruz, porque na época, os condenados eram todos cruxificados. Se Jesus tivesse morrido a semana passada, provavelmente teria morrido de um ataque das forças israelitas. Acho que está explicado.

Re: Porque é que Jesus morreu na cruz?
Escrito por: Andréia (IP registado)
Data: 14 de October de 2003 19:56

Que profundo....

Será que há algum descaso a respeito do verdaderio significado da morte de Cristo???

Re: Por que é que Jesus morreu na cruz?
Escrito por: Cunha (IP registado)
Data: 12 de November de 2006 22:07

Jesus morreu na Cruz como consequência da Sua vida: Jesus sempre fez a vontade do Pai, denunciou as injustiças, anunciou a Boa-Nova, em todas as situações não se coibiu de dizer o que fosse para anunciar o Reino. É claro que este estilo, directo, aberto, chocou com as instituições do tempo, com todos aqueles que se serviam do seu poder para seu próprio bem, que não serviam a Deus, mas a si próprios. Jesus Cristo obedeceu ao Pai em todas as situações da Sua vida, o que culminou na Sua morte na Cruz. Não é que o Pai quisesse que o Seu Filho morresse numa cruz, mas esta foi consequência de uma vida e de uma dávida de amor sem limites: Jesus não recuou, nem perante a morte. (Nota: mas isto não obsta a que Deus soubesse qual o destino do Filho; mas um Deus conhecedor é diferente de um Deus causador, certo?). Por isso, Deus glorificou-O e exaltou-O e constitui-O Senhor de todas as coisas.
Quanto ao morrer numa cruz... Claro que se fosse agora, a Sua morte poder-se-ia ter dado de outra forma, até de um atentado (como se disse acima). Mas, se olharmos bem, a cruz tem uma forma que nos aponta para a dimensão vertical (de relação com Deus) e a uma dimensão horizontal (de relação com o próximo), o que em si mesmo é carregada de simbolismo.

Re: Porque é que Jesus morreu na cruz?
Escrito por: Albino O M Soares (IP registado)
Data: 14 de November de 2006 08:57

Jesus morreu na cruz porque não se submenteu ao poder político, religioso e económico da sua época o que gerou nos chefões ódio e na população desprezo contra Ele. E pela morte na cruz pôs a descoberto a dimensão catastrófica do nosso pecado.

*=?.0



Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.