Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
O que é o pecado?
Escrito por: cristina (IP registado)
Data: 26 de September de 2003 14:13



É o mal.E que é o mal?
Pecado é...
Podemos dizer que pecado é tudo aquilo que impede o Homem de ser Homem...

Vamos primeiro à defenição de Homem...
O que é um homem? Existe algum homem que não seja homem?
Se todos os homens são homens naturalmente não são pecadores ,pois segundo as leis da sobrevivencia todos os homens querem ser homens e todos querem viver...

O que varia é o significado da palavra homem,associa-se a este significante uma imagem de corpo perfeito ,familia perfeita,cumpridor de regras,mente perfeita..

E os que são imperfeitos? E os que não conseguem manter familia ?E os que têm dificuldades em cumprir regras? E os que são doentes mentais? Deixam de ser homens? São o quê? Animais?

A sociedade assim os tem tratado como animais,encerramos doentes psiquiatricos entre quatro paredes ,os deficientes motores tambem são excuidos,os que n cumprem as regras vão para a prisão...enfim...são os animais da sociedade. São os homens que não são homens,são os pecadores ,são aqueles que Jesus tanto amava e nós?
Jesus veio para os pecadores os perfeitos não precisam dele ,são salvos por natureza.Dizem que todos pecamos , se todos pecamos deviamos estar todos presos...Porque se prende um que rouba vinte e n se prende o que rouba 2 milhoes?porque se prende o que fuma haxixe e não se prende um que bebe alcool?Porque se prende um negro numa espelunca e um politico numa cela privada. Porque se prende uma mulher por aborto e n se prende o homem que fez o filho?
Justiça?Com esta justiça ficam todos doidos e cada um faz o que quer...
Que faz a Igreja?

Julga e julga e julga e ditou as leis durante muitos anos...Leis e mais leis segregadoras ,castradoras punitivas que eles proprios não cumprem muitas vezes.Hipocrisia,tudo menos cristianismo.Jesus foi morto porque se revoltou contra os senhores da lei, os senhores que se apressam a atirar pedras.Quem é o Padre capaz de julgar um casamento e não dar um divorcio?Quem é capaz para julgar o que quer que seja?Quem proibe quem de comungar? Quem em nome de Jesus ,que todos amou , se atreve a negar a comunhão ao seu irmão?

É preciso descaramento...em nome de Jesus que todos amou negar a comunhão a quem quer que seja. Já que os regimes laicos excomungam da sociedade quem não cumpre (prisão)ou menos a Igreja devia acolher.Mas o mais incrivel é que as pessoas que não acreditam em Deus muitas vezes são as mais humanas , as mais acolhedoras ,mais que a propria igreja:fantastico!

Cristina

Re: O que é o pecado?
Escrito por: Vasco Alves (IP registado)
Data: 23 de October de 2003 16:06

Olá Cristina, não vale apena pensares muito sobre o que é o pecado,
quando te sentires bem contigo própria provavelmente não estás a pecar e
acima de tudo nada de fundamentalismos de consciencia e tudo de comportamentos humanistas...

escreve -me para irmos conversando ...

Re: O que é o pecado?
Escrito por: Nadia Rio (IP registado)
Data: 23 de October de 2003 20:39

Cristina,

Pecado é toda e qualquer acção praticada pelas pessoas e que chocam os valores morais e éticos das sociedades ou que sejam canais, para se desestruturar as sociedades, levando-as a falta de paz, a fome, a miséria, ao desemprego. Toda a forma de injustiça é pecado.

Nádia

Re: O que é o pecado?
Escrito por: Abraão (IP registado)
Data: 23 de October de 2003 23:05


Segundo o Catecismo da Igreja Católica, para cometer-se pecado grave, são precisos três factores, a saber:

Matéria grave; Advertência plena; Consentimento perfeito.

Elementar e 100% Cristão.

Nota final: Não se esqueçam, porém, de levar na devida conta, peso e medida, a Lei de Deus (os Dez Mandamentos), e a voz da vossa Consciência, pelo menos...


Re: O que é o pecado?
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 11 de May de 2006 17:11

Lembro-me muito bem !
Quando era ainda criança, muitas das outras crianças diziam umas às outras depois da chamada «desobriga» anual.

Citação:
«Agora temos que fazer mais pecados para termos que confessar ao padre no próximo ano.»

E o que diziam os adultos?!
Alguns adultos diziam troçando de mim:
«O manelzinho tem que cometer pecados, para ter qualquer coisa que confessar ao "padre".»

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: O que é o pecado?
Escrito por: Rui B (IP registado)
Data: 12 de May de 2006 03:07

Quando fiz a Primeira Comunhão, confessei-me pela primeira vez na véspera (todos fazíamos isso). E lembro-me que saímos da igreja com muito cuidado, não fosse quanto que até ao outro dia fizéssemos algo de mal. :)

Foi por isso que quando as minhas adolescentes da catequese receberam a Primeira Comunhão fizemos as confissões um mês antes.

E já agora mais um testemunho pessoal. Eu tenho o hábito de me confessar pela Semana Santa. Durante três anos seguidos também pensei para mim mesmo "não tenho nada de especial para confessar". Nos três anos, mesmo antes da Semana Santa, dei por mim a fazer algo de grave. Parece que era Deus a dizer-me "é para aprenderes que não és perfeito". Este ano não me atrevi a pensar que não tinha nada para me confessar. E a verdade é que acabei por não fazer nada assim de tão grave como nos anos anteriores.

Re: O que é o pecado?
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 12 de May de 2006 04:32

As crianças que fazem a Primeira Comunhão que pecado essas crianças têm? Digam-me.
Ainda no Domingo vi crianças pequeninas na igreja, os que fizeram a primeira comunhão, eu pensei; que pecados têm aquelas crianças?

Re: O que é o pecado?
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 12 de May de 2006 12:00

Uma pessoa seja adulta seja criança (segundo as normas da Ig.cat.romana) penso que se estiver mais que um ano sem se confesar (a lei obriga confissão pela páscoa) tem esse pecado.
Era bom que todas as pessoas tivessem apenas esse pecado. Estaríamos já no paraíso.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: O que é o pecado?
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 12 de May de 2006 12:53

Caro Manuel:

Não é exactamente assim. A Igreja não obriga a Confissão pela Páscoa. Os tradicionalmente chamados «Mandamentos da Santa Igreja» e agora denominados no Compêndio do Catecismo da Igreja Católica «Cinco Preceitos da Igreja» prescrevem aos Católicos a obrigação de «Confessar os pecados ao menos uma vez cada ano» e «Comungar o sacramento da Eucaristia ao menos pela Páscoa».

Digamos que são «mínimos muito minimalistas».

Alef

Re: O que é o pecado?
Escrito por: Albino O M Soares (IP registado)
Data: 12 de May de 2006 13:44

Pecado é não amar a Deus e ao Próximo.

*=?.0



Editado 1 vezes. Última edição em 12/05/2006 13:44 por Albino O M Soares.

Re: O que é o pecado?
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 12 de May de 2006 14:03

Abrigado Alef, pela correcção.
Portanto a obrigação legalmente imposta pelas autoridades eclesiásticas e confessar uma vez por ano e comungar pela páscoa.
Na minha terra fazem (ou pelo menos faziam) as duas coisas ao mesmo tempo.
Eu, na verdade até sabia, mas meti as mãos pelos pés e troquei as coisas.
Eu sou muito ignorante. É por isso que confio mais na Bíblia que nos homens.


Para as pessoas que queiram fazer uma pesquisa na Bíblia para saber mais sobre o que ela diz sobre este assunto, eis aqui um link que faz por si essa pesquisa.
1)Escravos do pecado em toda a Bíblia.
2)Pecado no Antigo Testamento.
3)Pecado no Novo Testamento.
4)Pecado nos Profetas.
5)Pecado nos Livros Sapienciais.
6)Pecado nos Evangelhos.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: O que é o pecado?
Escrito por: Rui B (IP registado)
Data: 12 de May de 2006 14:05

Citação:
que pecados têm aquelas crianças?

Brigaram com os colegas, chamaram-lhes nomes, não obedeceram aos pais... coisas de crianças. Tomara os adultos só terem os "pecados" que as crianças têm. :)

Mas é bom desde cedo incutir-lhes o sentido da confissão, de que Deus lhes perdoa aquilo que de mal fazem. É por isso que defendo que a primeira confissão também deve ser motivo de festa e não apenas ir-se confessar para poder comungar. Quando as minhas crianças se confessaram pela primeira vez, fizemos uma celebração especial e até lhes oferecemos diplomas, tal como se recebem nas outras festas.

Re: O que é o pecado?
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 12 de May de 2006 14:25

Caro Manuel:

Como escrevi há momentos, uma vivência do Cristianismo que se baseie no puro legalismo não tem muito sentido.

Escrevi também que estes dois «preceitos» a que te referiste são «mínimos muito minimalistas», mas tu preferes falar deles como imposições eclesiásticas, o que não me surpreende.

De qualquer forma, seria bom que se visse o «outro lado» ou desde a outra perspectiva. Se é próprio da identidade do cristão celebrar a sua fé (porque é, embora tal coisa não se reduza a um ritualismo!), diremos que mantém a identidade cristã quem não toma como seu algo de tão central que o pode identificar como cristão? Creio que é uma questão de coerência.

Por isso é que chamei «mínimos minimalistas», porque para alguém que viva a sua fé a sério seria algo ridículo preocupar-se com a obrigação de comungar uma vez ao ano. Não é preciso que exista tal preceito, porque comungará quantas as vezes quantas se proporcionarem.

São dois dinamismos completamente diferentes. Um, «desde dentro», não se preocupa pela lei, porque o amor supera toda a lei. Outra, «desde fora», não vê senão «escolhos», a começar pela mesma lei...

Lá diz o Álvaro de Campos que «todas as cartas de amor são ridículas»... [As cartas de amor são ridículas para quem está «fora»...]

Alef

Re: O que é o pecado?
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 12 de May de 2006 14:40

No meu tempo de pequeno, a maior parte dos homens da aldeia, faziam a desobriga (era assim que a chamavam) uma vez por ano e era para cumprirem a lei imposta pela sua igreja, ou talvez para não serem apontados pelo "padre" e/ou pelos «beatos».
Quantas vezes é que os Apóstolos se confessavam e comungavam por ano ?!
Se se confessavam como era a sua confissão?! Auricular ?!
Ajoelhavam-se aos pés de quem ?!
E como é que comungavam ?! Também se punham em «fila» como agora ?!
Ou faziam-no como Jesus fez com eles, comendo fraternalmente todos à volta da mesma mesa, comemorando a morte do Senhor ?!

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.




Editado 1 vezes. Última edição em 12/05/2006 14:47 por Manuel Pires.



Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.