Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Vaticano decreta 37 actos proibidos nas missas
Escrito por: Fernando Cassola Marques (IP registado)
Data: 24 de September de 2003 14:39

O que é que podem dizer acerca desta notícia do publico de 23.Set.03:

Aplaudir ou dançar estão entre as interdições
Vaticano decreta 37 actos proibidos nas missas

Vaticano prepara-se para publicar, até ao fim do ano ou no início de 2004, um documento que consagra uma lista de 37 actos que passam a ser interditos nas celebrações litúrgicas, entre os quais bater palmas, dançar, ter raparigas como acólitas (a auxiliar os padres durante a missa) ou ler outros textos que não os da Bíblia e dos missais. Também a celebração conjunta, não autorizada, com ministros de outras confissões - como os protestantes - fica interdita.

Estas ideias, por enquanto ainda não definitivas, estarão consagradas num texto da responsabilidade das congregações para a Doutrina da Fé e para o Culto Divino e foram ontem divulgadas pela revista mensal italiana "Jesus", propriedade dos padres Paulistas, os mesmos que publicam a "Família Cristã". Um primeiro esboço do texto, enviado aos bispos do mundo inteiro, terá tido muitas reacções negativas, o que pode levar à correcção de alguns pontos, diz ainda a revista.

Ao mesmo tempo que proíbe, o Vaticano pede aos fiéis que denunciem os eventuais abusos. "Qualquer católico, padre, diácono ou fiel leigo tem o direito de denunciar os abusos litúrgicos", lê-se no documento, citado pela "Jesus".

De acordo com a revista italiana, que divulgou uma antecipação do artigo que sairá na edição de Outubro, ontem citada pelas agências, se for publicado tal como está o rascunho, a directiva porá em causa vários adquiridos em muitas igrejas pelo mundo fora - sobretudo na Europa Ocidental e nos Estados Unidos. A celebração conjunta com protestantes, por exemplo, é uma delas. Ainda recentemente, um padre alemão foi suspenso por ter participado numa celebração ecuménica com protestantes, durante o primeiro Fórum Ecuménico do país.

O Vaticano, aliás, vê com reservas a inter-comunhão (a possibilidade de católicos comungarem em celebrações protestantes e vice-versa), mas ela é autorizada pela própria Santa Sé ou por bispos locais em casos específicos. Em Lisboa, por exemplo, os imigrantes do Leste europeu - muitos deles cristãos ortodoxos - que frequentam as igrejas católicas podem comungar com autorização do patriarca.

Também a existência de raparigas acólitas é prática comum em muitas paróquias pelo mundo fora. O documento prevê que isso só possa acontecer se houver uma "razão pastoral" que o aconselhe, mas acrescenta que os padres "nunca se devem sentir obrigados a procurar raparigas para esta função". E isto para já não falar dos aplausos que sublinham tantas homilias do Papa, ou das danças tradicionais que foram integradas nas missas presididas por João Paulo II - mesmo na Basílica de São Pedro.

O documento aconselha ainda que os fiéis recebam a hóstia das mãos do padre e que não tomem também o vinho à comunhão.


Re: Vaticano decreta 37 actos proibidos nas missas
Escrito por: Tozé Monteiro (IP registado)
Data: 24 de September de 2003 15:34

Isto começa a ser preocupante... Não sei o que esta gente pertende!!!

Depois queixam-se de não ter ninguém na missa!

Re: Vaticano decreta 37 actos proibidos nas missas
Escrito por: Taliban (IP registado)
Data: 24 de September de 2003 15:43

Bem, eu concordo com estas interdiçõess todas, assinadas pelo meu Amigo Ratzinger, que mais coisa menos coisa acabará por converter-se ao islamismo...
Gostei sobretudo da proibição das mulheres se aproximarem do altar. Está muito bem... Finalmente a inferioridade feminina é proclamada sem falsos pudores, que só ficam mal ao Vaticano e a essa viril congregação para a doutrina da fé... Qualquer dia a mutilação genital feminina passa também a constar da lista das obrigações dos católicos..

Meninas no altar? Mulheres acólitas?

Pois, ao que consta por cá, em boa verdade os padres sempres preferira os meninos de coro... ;))

Re: Vaticano decreta 37 actos proibidos nas missas
Escrito por: SalsaViva (IP registado)
Data: 24 de September de 2003 21:11

Se esta palhaçada for aprovada, a igreja fecha as portas de uma vez para sempre. Será o fim do império romano que ainda vive escondido na igreja católica. Será que esses bispos têm medo de mulheres?
ou
.
.
.

estão assustados com a entrada dos pretos na europa, com suas lindissimas danças espirituas, coreografias divinas no ofertório. Uma manifestação de fé verdadeira.

Re: Vaticano decreta 37 actos proibidos nas missas
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 24 de September de 2003 21:15

Fiquei mais descansado agora que ouvi as declarações do D. Manuel Martins, bispo resignatário de Setúbal a condenar tal documento.

Haja quem se mantenha aberto ao Espírito Santo!

João (JMA)

Re: Vaticano decreta 37 actos proibidos nas missas
Escrito por: Susete Gonzaga (IP registado)
Data: 24 de September de 2003 22:03

Penso que estas medidas não vão em frente... o Papa está doente mas não está louco.
É assim que "vemos" que o Vaticano está muito longe da Igreja que somos todos nós (homens e mulheres)!!!
Pensem só se não tivessemos este Papa.... acho que seria o fim.... bem se calhar já são poucos os que se revem nesta Igreja. Repito Igreja e não no catolicismo.

Se calhar temos de oferecer ao Cardeal R. uma Biblia e um livro com os documentos do Vaticano II para ele ler (acho que nunca deve ter lido).
A "santa inquisição" está de volta e não é só no nome.

Que pena... mais um passo atrás. O que vale é que estamos todos aqui à volta deste site com muita fé a fazer Igreja: "Onde um de vós estiver Eu..."

Susete


Re: Vaticano decreta 37 actos proibidos nas missas
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 24 de September de 2003 22:39

Susete,

Acho que nestas coisas o Ratzinger tem as costas muito largas...

O Ratzinger foi um dos teólogos importantes do Concílio Vaticano II.

Quem esteve a tentar travar o Concílio foram os círculos onde o actual Papa se encontrava.

Se calhar os documentos do Concílio e a Bíblia oferecidos ao Papa teriam melhor efeito.

João (JMA)

Re: Vaticano decreta 37 actos proibidos nas missas
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 24 de September de 2003 23:29

Fernando,

Sinceramente não me preocupou muito essa notícia. Por duas razões.
1. Porque se trata de um documento ainda em discussão, e, se for uma discussão aberta e sensata, não creio que o Espírito Santo ande distraído, pelo que o documento final terá um mínimo de bom senso. Não podemos esquecer que provavelmente esta notícia desta revista "Jesus", foi buscar o de mais sensacionalista do documento para que esta causasse o devido impacto.

2. Porque mesmo que o texto final fique conforme cita a revista "Jesus", será mais uma daquelas leis (semelhantes a muitas que existe no nosso País) que não será cumprida.

Por outro lado, o artigo afirma que "O documento prevê que isso só possa acontecer se houver uma "razão pastoral" que o aconselhe", no caso das raparigas acólitas. Mas sinto, que esta razão pastoral poder-se-á aplicar a muitos outros pontos.

Eu sou um pouco suspeito para criticar esta lei, pois também não sou adepto que se batam palmas numa Igreja, mas mesmo assim, acho que não se devem fazer "leis de interdição". Suspeito que se o espírito do texto final for de "interdição, proibição, ...", só servirá para que muitas pessoas sintam vontade de fazer precisamente o contrário.

Luis

Re: Vaticano decreta 37 actos proibidos nas missas
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 24 de September de 2003 23:35

JMA,

Compreendo até certo ponto aquilo que pretendes dizer. É certo que o Cardeal Ratzinger foi um dos cardeais mais importantes do Vaticano II. Mas, hoje, é ele o responsável máximo da Congregação para a Doutrina e Fé, a qual é co-responsável pela elaboração deste documento.
Se o Cardeal Ratzinger não concordar com este documento, ou com alguns dos seus pontos, decerto que não o aprovará.

Luis

Re: Vaticano decreta 37 actos proibidos nas missas
Escrito por: cristina (IP registado)
Data: 25 de September de 2003 00:19

Olá

A proposito da velha guerra protestantismo/catolicismo gostaria de colocar as seguintes questões de ordem pratica,tendo no entanto de fazer uma pequena analise pessoal da sociedade em que vivemos de modo a perceberem as questões.
Desde que o Homem existe que também existe deus ,pois ele tem necessidade de explicar a sua pp morte. Facto cientifico.Em todas as civilizações estudadas existem provas de culto a deus.Consoante as crenças de cada povo assim se desenham os seus medos,os seus anseios as suas regras ,os seus comportamentos. Todas as regras sejam elas quais forem têm sempre como objectivo o ensinar os membros de uma comunidade a sobreviverem ,existem entre todas as especies animais.Portantopodemos afirmar claramente que sobrevivencia passa pelo cumprimento das regras estabelecidas por um grupo especifico.Quem não as cumpre é eliminado. As guerras ao longo da historia resumem-se a luta deterritorios por questões de sobrevivencia:quanto mais terras se possuia mais alimento se tinha e portanto mais hipoteses de sobreviver. Após algum desenvolvimento as guerras continuaram mas com um novo factor a considerar :a ideologia. As guerras agora são ideologicas ,mata-se um grupo,uma cultura por se acreditar que uma outra cultura ira promover o desenvolvimento que nos levará ao cèu aqui na terra. A revoluçãoFrancesa com a liberdade e outras muitas outras.A ultima foi a america a invadir o Iraque. Os americanos acham que o seu estilo de vida é o perfeito,liberdade religiosa,liberdade politica ,liberdade comercial ,etc e tal.Viva a Liberdade.O sistema americano resultou?Os paises mais pobres estão cada vez mais pobres e os ricos mais ricos...
Este tipo de mentalidade de democracia e liberdade releciona-se muito com o cristianismo na america que adoptou a linha protestante: Cristo libertador,no céu ressucitado ,olhar para o crucifixo nem pensar.Ospaises do norte da Europa cresceram e estão bem seguindo estes criterios.Quem são os paises pobres? Por enquanto são aqueles em que predomina o catolicismo e a mentalidade de sacrificio e de martirio branco tão difundidos pelo catolicismo. Será coincidencia? ´´E o poder de Deus a actuar? Ou é o poder de um povo que teima em não aceitar as diferenças?
Ou os paises catolicos decididamente estão a ter o que merecem?Distorceram o cristianismo durante anos a fio e agora padecem o mal feito?
A teologia era :com o medo do inferno controlavam-se as emoções das pessoas, um individuo podia sentir vontade de adulterar mas não se atrevia com medo do inferno,as leis existentes confirmavam a lei de Deus e as mulheres adulteras eram apedrejadas. O mesmo em relação aos outros pecados capitais. Apareceramos anglicanos a pedir o divorcio ,depois os protestantes contra as indulgencias e toda a mentalidade de medo existente na epoca com a qual se manobravam as pessoas incultas e pobres. Fomos evoluindo ,evoluindo ,as pessoas deixaram de acrediatr em Deus o homem fica o centro ,desenvolve-se a economia,e a ciencia.Mudamos.
Aparece a nova teologia a da libertação. Libertam-se as emoções,batem-se palmas ,dança-se , canta-se ,baila-se, faz-se tudo,não tem problema.Casa e descasa,mata-se ou não?(aborto)rouba-se ou desvia-se dinheiro?Trabalha-se ou ficasse a receber subsidio?
Os catolicos perderam muitos clientes e cedem aos novos ventos do protestantismo?Os protestantes criaram a liberdade religiosa e perderam-se na liberdade,anda toda a gente farta de religiões todos os dias aparece uma seita mais tarada que a outra. Então? Os catolicos querem abraçar todos os irmãos,compreendem tudo e todos por medo de ficarem sós ou por acreditarem que interpretaram mal os ensinamentos de Cristo?Mas no final de tudo fico com a ideia que a religião anda sempre de mão dada com o poder e com a politica.
Mas onde anda Cristo no meio desta merda toda?
Os protestantes interpretam como querem cada versiculo e os catolicos agora fazem quatro leituras do texto biblico consoante o que dá mais geito e juntam mais uns conceitos historicos.Mas Deus foi mesmo criado pelo homem está visto.Como gostaria de ter nascido no tempo de Jesus cristo... No meio desta bagunça só me lembro do mandamento :
adorar a Deus e amar o proximo maisnada.
Amar os outros é amar-me a mim é uma atitude de inteligencia,ajudar um drogado e um ladrão é evitar que ele amanha me assalte a mim.Tudo o que fizer aos outros de bem receberei em dez para mim.Ésta é a verdade lógica :o amor pelos outros.A pp ciencia já descobriu o verdadeiro cristianismo:não julgar os outros.Com o avanço da genetica vemos que muitas doenças são herdadas e como elas definem comportamentos.Se a depressão for genetica é completamente idiota dizer que um suicida vai para o inferno pois é uma doença.A psiquiatria e a genetica justificam todos os comportamentos desviantes ,Jesus fartou-se de dizer ,nãojulgueis os outros ,amem.Daqui a muitos poucos anos quando se descobrirem genes de comportamento veremos como fomos injustos a condenar um individuo acusado de roubo ,ou um outro acusado de consumir droga ou o outro de matar .Jesus perdoo o judas e nós não perdoamos nada. Nãodefendo que tudo seja premitido,defendo a integração social o apoio psiquiatrico e médico ,e sou totalmente contra as prisões que são o maior centro de injustiça de todos os tempos. Uma aberração,contra todos os principios deliberdade do homem.Com os conhecimentos de psiquiatria , psicologia e genetica que existem,hojé éaberrrante é aberrante continuar com esse tipo de tratamento.Os loucos aparecem com as injustiças sociais e as descriminações que começam desde pequeninos ,os cristãos de seis anos que vão à catequese ouvem os pais dizer:aquele preto ,aquele gordo,aquel porco,aquele malandro...Enquanto tivermos adjectivos ,enquanto falarmos e criarmos competição e diferenças nunca seremos verdadeiros cristãos.
Cristianismo,mas que coisa é? Mataram-se milhares de seres para O divulgar e agora arrepia-se caminho e vêm pedir perdão?Se assim não fosse ainda era moura.Porque este mudar de atitude?Deus mudou assim tanto?
Meu Deus que confusão...perdoa-nos que não sabemos o que fazemos..Morremos por fé,muitos dos nossos irmãos pereceram em campos de batalha , acreditavam que todos tinhamos de ser crsitãos os crentes interpretavam os versiculos à letra :Ide por todo omundo... Eles foram por todo o mundo e o obrigaram a que todos ficassem cristãos.
Porque nunca levaram à letra o versiculo :
quantas vezes temos de perdoar Senhor?
setenta vezes sete...setenta vezes sete. Quando acabam com as prisões de vez?passar dez anos numa cadeia ?Mas alguem sabe o que é passar um dia preso?quanto mais consentir em dez anos.Então não se condena ninguem? Tudo nos é premitido? Não conheço o pecado senão pela Lei.Cristo liberta do pecado, liberta da lei? Vamos liberalizar como os protestantes ou vamos condenar e reprimir?O aborto a eutanasia ,as drogas ,tudo......Então que é ser cristão? Vamos construir mais prisões? Quem não tem pecado ,quem não tem culpa que condene...que julgue...Mas e o pecado,o inferno, o mal, ninguem é condenado? Se ninguem é condenado que me adianta a mim ser bom?

Dissonancias,loucuras,a nossa sociedade vive assim,sem orientação espiritual,em liberdade ,estima-se que em 2025 a morte por suicidio atingira valores superiores às mortes por enfarte de miocardio.Depressão,medo,angustia ,loucura...





...............................................................................?Esqueci-me do resto do texto:).................................Sabedoria divina? Quem tem?

Re: Vaticano decreta 37 actos proibidos nas missas
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 25 de September de 2003 00:24

Cristina, não queres colocar a tua mensagem num tópico novo e distinto deste?

Luis

Re: Vaticano decreta 37 actos proibidos nas missas
Escrito por: Correia (IP registado)
Data: 25 de September de 2003 11:53

Vaticano decreta 37 actos proibidos nas missas??

O vaticano nd decretou apenas estão a estudar essa possibilidade, até pode ser q não passem as 37 mas sim metade ou mm nenhuma.
Acho q se está a fazer mt alarido por causa de algo que ainda está a ser estudado.
Por mais que eu não concorde com alguns dos pontos não os posso criticar nem falar sobre os mm sem saber qual a razão que está por detrás da sua origem.
Mas ñ creio q o Vaticano decrete proibições, eles podem aconselhar e dizer como se deve fazer. O q seria mt bem feito pq a Igreja mais precisamente a Eucaristia está a precisar de ser tomada mais a serio. Estou farta de ver cenas anti-liturgicas numa celebração.

Já agora alguém sabe onde posso encontrar os famosos 37 actos? É que eu apenas sei de meia dúzia deles, os mais sensacionalistas claro, pq desse é q a tv fala, e gostava de saber quais os outros.

cont de uma Santa semana

p/s - não se eskeçam q o Espírito Santo ñ dorme se alguma medida for tomada será para o bem da Igreja mm q nós ñ concordemos com ela.

Re: Vaticano decreta 37 actos proibidos nas missas
Escrito por: RAT. zINGER (IP registado)
Data: 25 de September de 2003 18:56

"Estou farta de ver cenas anti-liturgicas numa celebração."
PODES ESPECIFICAR?

Não te esqureças que a delacção é obrigatória, minha filha...
delata esses pecadores !

Re: Vaticano decreta 37 actos proibidos nas missas
Escrito por: Anardil (IP registado)
Data: 25 de September de 2003 19:44

Uma das coisas que mais confusão me faz é a frequência com que ouço católicos falar do seu deus como sendo um de Amor, Vida e Alegria e, ainda assim, querem retirar do culto a essa mesma divindade expressões humanas de alegria e vitalidade, tais como aplausos e danças. Que uma celebração religiosa tenha que ser solene, percebe-se; agora, que tenha que ser exclusivamente solene, soa-me mais a sobriedade exacerbada, quanto mais quando um crente define como define o seu deus. E pressupondo que o ser solene opõe-se à manifestações como as que se encontram em questão.

Talvez isto seja mesmo eu que estou habituado à noção de cultos a divindades da vida que incluem a celebração da mesma pela manifestação da sua pujança e vitalidade no humano e na própria Natureza: as Dionisiacas um exemplo extremo. Ou será isto mais uma manifestação da (pesada) herança maniqueísta?

Como católicos, como encaram vocês a vitalidade da divindade em relação à sobriedade do culto?

E cumprimentos a todos os membros, claro está.


Re: Vaticano decreta 37 actos proibidos nas missas
Escrito por: Odete.... Do Canada (IP registado)
Data: 26 de September de 2003 14:31

Em vez disto tudo, se o Papa mandasse educar alguns padres!
Temos tido padres bons e padres que so veem o dinheiro!!!

$$$$$$$$$ isto, para alguns padres "e o sentido da palavra"



Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.