Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Religião e riqueza
Escrito por: Taliban (IP registado)
Data: 21 de September de 2003 22:22

Oera aqui está uma notícia interessante...:

"Religião é factor importante na acumulação de riqueza

As pessoas mais influenciáveis e que participam assiduamente nos cultos da sua religião possuem um maior número de bens, revela um estudo levado a cabo nos EUA e publicado este mês na revista Social Forces. Os judeus são os que detêm maior riqueza nos EUA, seguidos dos católicos e protestantes menos conservadores, enquanto que os protestantes conservadores são os mais pobres.



A pesquisa desenvolvida por uma professora da Universidade Estadual de Ohio, Lisa Keister, incidiu sobre um universo de 4950 pessoas de todos os EUA, utilizando dados recolhidos entre 1985 e 1998 pela Pesquisa Nacional Longitudinal da Juventude realizada pela universidade.
Para a investigadora, a religião é um «importante factor de acumulação de riqueza» a que não foi dada a devida atenção até hoje, defendendo que cada religião dá aos seus crentes ferramentas distintas para «desenvolver estratégias para economizar, investir e gastar».

Os judeus americanos têm um rendimento anual de 150.89 mil dólares, três vezes mais que a média da pesquisa, que ronda os 48.2 mil dólares. Os protestantes conservadores têm um rendimento médio de 26.2 mil dólares. «Ir à igreja, templo ou sinagoga pode ser outra oportunidade, especialmente para os judeus, de ser educado com crenças que ajudam a construir a riqueza. Também é uma oportunidade social para encontrar pessoas com dicas de investimento ou dinheiro para emprestar», justifica Lisa Keister.



Pois, só é pena isso não funcionar para os muçulmanos . Sobretudo para os que vivem nos EUA.

Re: Religião e riqueza
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 21 de September de 2003 22:58

Essa notícia é um primor! Então os mais influenciáveis são os mais ricos? E estão à espera de dicas nos serviços religiosos?

Faz-me um favor: pede as moradas dos templos que frequentam, que eu tenho duas pontes para venda. E dou-te uma comissão!

Li a notícia que não é exactamente igual à tradução que tu referiste.

Mas parece-me algo disparatada. Se bem que não conheça o ambiente judaico, acho estranho.

Não sei se é apenas anti-semitismo, ou se é mesmo sociologia.

Mas taliban, dás-me uma ideia: vou sugerir que nas aulas de catequese introduzam o módulo "Investir na Bolsa". Alguém irá ganhar com o facto. Não necessáriamente os que vão investir... :o))

Sugere o mesmo nas madrassas... :o))

João (JMA)

Re: Religião e riqueza
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 22 de September de 2003 22:55

De facto, o estudo e as suas conclusões são falaciosas. Poderíamos concluir do estudo que a Religião é um factor positivo na formação dos valores dos crentes e, por esse motivo, estes são mais bem sucedidos na sociedade de uma forma geral, e no meio económico em particular.

Há algum tempo atrás li algures que a prática religiosa aumentava a longevidade do crente, mas não encontro o artigo.

Luis

Re: Religião e riqueza
Escrito por: Alan Legrand (IP registado)
Data: 20 de October de 2003 15:19

Oh, Luís Gonzaga...

Eu estou absolutamente de acordo contigo que uma salutar crença religiosa sustentada por uma religião verdadeira, aberta e bem estruturada para constituir-se num suporte, entre tantos outros, de uma sociedade melhor e evolutiva, ajuda a viver com mais esperança e, em muitos casos, mais longevidade dos crentes de boa vontade, bem e Amor cristão -não me refiro àqueles praticantes que "fazem religião" como os que vão todos os dias tomar uma "bica" e discutir as últimas do futebol.

Eu penso e aconselho, para que tenhamos uma vida feliz, a prática de, pelo menos, uma boa acção cristâ por dia, e a ida três vezes por semana a um ginásio fazer cárdio-musculação.

E aconselharia, também, a ida à missa dominical, se dessem Liberdade aos sacerdotes para acabar com as repetitivas e enjoativas lengalengas dos missais e deixassem os concelebrantes "dar escape livre" à alegria de viver que Jesus da Nazaré nos ensinou para sermos felizes perante Deus...


Re: Religião e riqueza
Escrito por: Gonçalves (IP registado)
Data: 21 de October de 2003 13:23

A Igreja, já o tenho dito publicamente é a maior empresa chupista à volta do planeta. Acumula, angaria, pede, explora, rouba... tudo em nome da salvação! Ai pobres da terra... abri vossos olhos, vossos ouvidos, despertai... concerteza que a Igreja precisa de sobreviver... claro mesmo à custa dos outros... exploração camoflada... "venha a nós"...

Re: Religião e riqueza
Escrito por: taliban (IP registado)
Data: 01 de November de 2003 09:31

Camoflada - Efeito de camuflar utilizando uma almofada.

Re: Religião e riqueza
Escrito por: Carlos José Pérez Teijón (IP registado)
Data: 01 de November de 2003 21:03

Amigo portugués que firmas bajo el seudónimo de TALIBÁN: YO soY
español que otras veces te he escrito en un portugués de andar por casa, por lo que esta vez lo hago en castellano .
Te pido un favor :Indícame obras de autores que los pueda sacar por internet y las vea en ;

ESPAÑOL

PORTUGUÉS , FRANCÉS (Y SEGURAMENTE EN INGLÉS POR SER ESTA LA LENGUA UNIVERSAL)
El tema puede ser cualquiera que sea legítimo ,dando preferencia a los textos de CATOLICISMO.
Con ello intenteré conocer mejor el portugués .


Mi e-mail:perezteijon@hotmail.com.

Escibo desde LÉRIDA(LLEIDA) ESPAÑA

mUITO OBRIGADO

Re: Religião e riqueza
Escrito por: taliban (IP registado)
Data: 03 de November de 2003 18:46

Ò carlinhos Teijon:
Porque me eleges como teu interlocutor privilegiado, quando há tantos talibans ( EStudantes de Teologia) neste labiríntico Forum?

Acaso te identificas com a minha religião? A que chamas tu "temas legítimos"? A cotação das mulheres no mercado ( número de camelos por exemplar)interessa-te?



Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.