Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
INFERNO versus PARAISO
Escrito por: Miranda (IP registado)
Data: 12 de September de 2003 09:16

Havia neste FORUM um tema de discussão sobre a existência do Inferno, do Paraíso, do Purgatório... BEM e MAL.
A verdade é que tais "nomenclaturas" no tempo e pelo tempo fora eram factores de aproveitamento económico/político! A própria Igreja - Santa, Católica, Apostólica, Romana, Divina, Redentora e Salvadora... sim esta Igreja proclamou e ainda proclama, a desgraça do inferno a condenação eterna, o abismo... a morte para sempre! Uma Igreja carregada de contradições e consciente de "enganar" o zé povinho! Aqueles que cumprem à letra e que PAGAM os "direitos" e que enchem o bandulho aos servidores do reino a esses a Igreja promete o Paraíso!
Quem não se lembra da relação SALAZAR/CEREJEIRA? E quer a Igreja apagar tanta incúria com pedidos de perdão? Fácil demais!
Hoje em dia já não se anda "dependente" dessas mensagens de horror, de castigo de vingança. Deus não se vinga, não castiga, não condena♥♥♥ DEUS É AMOR e ponto final!
Fico por aqui, pois julgo ter dado o meu contributo à velha temática que agora arrecada novos contornos e ainda bem.
aquele abraço e sempre ao dispor
miranda

Re: INFERNO versus PARAISO
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 12 de May de 2006 17:29

Tenha atenção à NOVA Bíblia dos Capuchinhos.
Pesquisa da palavra inferno no A.T.
Pesquisa da palavra inferno no N.T.
Agora a palavra Geena no N.T.
Agora a palavra fogo eterno no N.T.
Agora a palavra Abismo no N.T.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: INFERNO versus PARAISO
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 12 de May de 2006 19:30

O que temes Miranda?
Se há estados de Espírito , em inferno e purgatório , e temos certeza disto ,por que essa revolta contra a comunidade de Fé Eucarística?
O Espírito Santo que está na Igreja é dinâmico e vai nos ensinando a comprrender as verdades reveladas. è natural que hoje tenhamos consciência de Inferno e Purgátório não é lugar ,mas um estado no qual sua alma por livre opção escolheu.
Estamos aqui na Terra plantando o que vamos colher. Se você plantar batatas por acaso irás colher uvas?

Re: INFERNO versus PARAISO
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 12 de May de 2006 20:40

Gostaria que me explicassem uma coisa.

Se o inferno não fica em nenhum lugar, e se há pessoas que não estão no paraíso porque não querem estar com Deus, para onde vão elas? Só existem 2 opções. Inferno, ou Céu. Ou estamos no céu junto de Deus, ou estamos no Inferno longe de Deus. Então não podemos dizer que o Inferno é um lugar? Porque se existimos, estamos num lugar. Num sítio qq.

[]

Re: INFERNO versus PARAISO
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 12 de May de 2006 21:36

O «inferno» (do latim) com o significado de "Hades" (grego) e Xeol (hebraico) é um lugar, morada (embora abstracto e colectivo) de todos os mortos. É a sepultura de toda a humanidade. Jesus esteve lá 3 dias e 3 noites (Mateus 12,40).
Todas as pessoas que morrem vão para a morada dos mortos e esperam aí pela sua ressurreição, como Cristo esperou, até à sua vinda.

Quanto a estados de espírito dos mortos é algo muito indefinível.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: INFERNO versus PARAISO
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 12 de May de 2006 21:59

Ya. Cristo esteve no Inferno. Piadinha...Todas as pessoas passam pelo Inferno? Só se tu quiseres passar. Eu não.

E quando Jesus promete ao ladrão na cruz que ainda hoje mesmo estaria no Paraíso com Ele?

Elias que foi arrebatado num carro de fogo para o Céu. Para onde achas que ele foi? Para o inferno?

Re: INFERNO versus PARAISO
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 12 de May de 2006 22:12

S7v7n,

Nenhum de nós pode afirmar com certeza o que aconteceu a Jesus Cristo depois de ter morrido. Uma das coisas que a Tradição nos diz através do Símbolo dos Apóstolos é o seguinte (destaque meu):

Citação:
Creio em Deus,
Pai todo-poderoso, Criador do Céu e da Terra;
e em Jesus Cristo, seu único Filho, Nosso Senhor,
que foi concebido pelo poder do Espírito Santo;
nasceu da Virgem Maria;
padeceu sob Pôncio Pilatos,
foi crucificado, morto e sepultado;
desceu à mansão dos mortos;
ressuscitou ao terceiro dia;
subiu aos Céus,

onde está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso,
de onde há-de vir a julgar os vivos e os mortos.

...

Luís Gonzaga

Re: INFERNO versus PARAISO
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 12 de May de 2006 22:21

Luís,

eu sei bem que Cristo morreu. Tal como nós vamos morrer um dia. Agora, como Ele é Deus, consegue fazer a proeza de recuscitar ao fim de 3 dias. Nós não. Nós precisamos d´Ele para recuscitar. Para depois estarmos com Ele em corpo e Alma para sempre. Não é assim?

Re: INFERNO versus PARAISO
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 12 de May de 2006 22:24

S7v7n,

Não digo que não. Apenas quis comentar quando disseste que era uma piada Cristo ter estado no inferno. Eu não sei se esteve se não. Apenas quis referir que o Símbolo dos Apóstolos refere que "desceu à mansão dos mortos", o que quer que isso queira dizer.

Luís

Re: INFERNO versus PARAISO
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 12 de May de 2006 22:38

As regiões inferiores da terra eram chamadas de inferno. Aqui chamam-lhe de abismo.
No credo dos católicos dizia-se «desceu aos infernos» e «ressuscitou ao 3º dia».

Está claro que não se podem referir aos «infernos» de fogo onde dizem que está o diabo. Isto faz parte do mito. Refere-se sim á morada dos mortos. Veja o texto grego que aqui se refere ao hades (Actos 2,27.31) = "inferno".

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: INFERNO versus PARAISO
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 12 de May de 2006 22:45

Luis Gonzaga Escreveu:
-------------------------------------------------------
> S7v7n,
>
> Não digo que não. Apenas quis comentar quando
> disseste que era uma piada Cristo ter estado no
> inferno. Eu não sei se esteve se não. Apenas quis
> referir que o Símbolo dos Apóstolos refere que
> "desceu à mansão dos mortos", o que quer que isso
> queira dizer.
>
Luís,

Estar no Inferno significa acima de tudo estar longe de Deus certo? Então como é que Deus pode estar londe d´Ele mesmo? Para mim não. Para mim o Seu corpo morreu e entrou em repouso como irá acontecer a nós. Mas a Sua alma foi direitinha ao Céu ter com o Pai. A Sua alma foi entregue ao Pai.

Re: INFERNO versus PARAISO
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 12 de May de 2006 22:45

Mais uma prova.
Agora pelos vistos diz-se desceu à mansão dos mortos, mas se consultarem um catecismo de há 50 anos poderão ler lá «desceu aos infernos».

Embora isto cause confusão a muita gente, a verdade é que o verdadeiro "inferno" é a "morada dos mortos", onde Jesus esteve 3 dias e 3 noites. Eu nunca lá estive, por isso não posso dar testemunho do que isso é. Mas vemos todos as pessoas a ser enterradas. Vemos a parte visível. Quanto à parte invisível não sabemos nada do que é.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: INFERNO versus PARAISO
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 12 de May de 2006 22:49


Re: INFERNO versus PARAISO
Escrito por: luis (IP registado)
Data: 13 de May de 2006 10:16

A questão de Inferno MAU versus Paraíso BOM é muito relativa.

Os povos das Américas são um perfeito testemunho disto.

Quando os europeus chegaram não encontraram nenhuma vontade da população em optar pela fé cristã. Para que isso fosse possível dizimaram boa parte desta população.

O bispo Bartolomé de las Casas, da Ordem de São Domingos, em seu livro "Brevíssimo relato da destruição das Índias", conta a história de Hatuey, chefe indígena que reuniu seu povo na ilha de Cuba, após fugir do atual Haiti.

Hatuey e seu povo achavam que o deus dos espanhóis era ouro e jóias e por isso, no intuito de agradá-los, dançaram diante de uma cesta cheia destas riquezas. Ao perceber que as crueldades contra seu povo não terminavam, jogou tudo o que tinham num lago.

Os espanhóis haviam chegado a Cuba em 1511, comandados por Diego Velasquez. Hatuey, que vivia fugindo, acabou sendo preso e condenado à morte na fogueira. No momento de sua execução, já amarrado ao poste para ser queimado, um padre franciscano aproximou-se para falar-lhe do Deus dos cristãos e da fé católica. Explicou-lhe o padre que se aceitasse a fé cristã iria para o céu, caso abjurasse iria para o inferno. O chefe indígena pensou e perguntou se os cristãos que ali estavam também iriam para o céu. Tendo o padre confirmado, Hatuey optou em ir para o inferno para que não viesse a estar em companhia de pessoas tão cruéis.

(O MUNDO, 1991, p. 13).

Re: INFERNO versus PARAISO
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 13 de May de 2006 15:47

Veja Actos 2,27.31 e NOTA de 1ª Pedro 3,19. Consulte também HADES na Bíblia de Jerusalém.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Uma alegoria:
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 14 de May de 2006 15:49

A parábola do Rico e do pobre Lázaro. (Lucas 16,19-31)
Lázaro vem de Eleazar e significa Deus ajuda.
(Também podemos chamar a esta história uma alegoria e eu atrevo-me até a chamar-lhe fábula)
As expressões viu de longe, ergueu os olhos, ergueu a voz, molhar a ponta do dedo em água, refrescar a língua, as chamas etc. Diz-nos que Jesus não estava a dizer como é que é a vida após a morte (o popular céu e inferno) mas a dar ensinamentos muito preciosos.
[*]1)Jesus disse muitas vezes que os primeiros serão os últimos e que os últimos serão os primeiros. Mateus 19,30; Lucas 13,30; Marcos 10,31; Mateus 20,16 (Marcos 9,35)
Isto é cada um receberá consoante as suas obras. (Apocalipse 22,11-12; Apoc. 2,23; Jeremias 17,10; Isaías 40,10; Isaías 62,11; Mateus 16,27; Romanos 2,5.6;
Salmos 62,13 ; 2ª Corintios 5,10;1Pedro 1,17 )
[*]2)Têm Moisés e os Profetas, também simbolizados na visão do monte da transfiguração. (Mateus 17,3; Marcos 9,2-10; Lucas 9,28-36)
[*]3)O rico queria que um dos «mortos» (por Exº uma Nª.Sª.) fosse avisar os seus irmãos RICOS. O pedido foi recusado (Deuteronómio 18,11-12)
[*]4)Se as pessoas não dão ouvidos a Moisés e aos Profetas (que é o conteúdo da mensagem bíblica), também não se deixarão convencer se alguém ressuscitar dos mortos (2 Timóteo 2,18)
Portanto mesmo para algum morto vir à terra é necessário ressuscitar dos mortos.
[*]5)Os ricos necessitam (Mateus 5,44-48; Mateus 6,14-15) do perdão dos pobres, dos Lázaros (Lázaro significa Deus ajuda).
Na alegoria essa necessidade é representada em o Lázaro molhar a ponta do seu dedo simbólico, para refrescar a língua simbólica do rico.
Mas há um abismo entre ambos. Contudo Jesus disse também referindo-se a um rico (jovem) que o que é impossível para os homens, é possível para Deus (Lucas 18,25-27).

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.



Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.