Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Visita do Papa a Bratislava
Escrito por: Miranda (IP registado)
Data: 12 de September de 2003 09:02

Antes de tudo quero saudar a todos; estou bastante admirado pela falta de participação neste FORUM! Talvez o efeito das férias, mas covém relançar ideias, trocar impressões...
A actualidade religiosa incide sobre a visita do Papa à Eslováquia. É a terceira visita àquele recem-nascido país... O Papa fez ressaltar a importância da adesão do país à UE... O Papa fez destaque da contribuição dos leigos na missão da Igreja. Na prática a mesma Igreja "impede" a acção e envolvimento dos leigos na pastoral e proïbe as mulheres de celebrações como a missa!!! O Papa não tem todas as condições de continuar a "exercer" e mostra ao mundo que "ama o poder", que quer "reinar" mesmo sem meios físicos e psiquicos, para isso! O Papa quis, a todo o custo, celebrar a viragem de milénio, o jubileu... O Papa quer agora celebrar as bodas de prata do seu pontificado... O Papa apregoa, incita, esforça-se... mas o Povo de Deus distancia-se das suas missivas, da sua doutrina! O Papa não é dono de toda a VERDADE quando aborda certos assuntos sociais!...
E vocês que nos dizem sobre este homem deveras persistente? alguns dizem com uma "santa teimosia"? O homem que fez cair muros, que varreu com ideologias, que transpôs montanhas, mas que agora parece esmorecida a sua mensagem?
Um abraço fiquem bem e rezem muito.
miranda

Re: Visita do Papa a Bratislava
Escrito por: Vitor Santos (IP registado)
Data: 12 de September de 2003 11:20

Caro Miranda

Eu penso que o Papa tem sido um homem persistente na luta politica pela paz e pela liberdade. Isso é bom. Em relação à moral que ele defende, parece mais uma politica de incentivo ao homicidio/ suicidio, pois nos tempos actuais dizer para as pessoas não usarem perservativos...

No que toca à parte mais importante da missão que lhe cabe, que é fazer com que se transmita a palavra de Cristo, o Papa sempre foi excessivamente conservador, mantendo a tradição católica. Nada adiantou.

Enfim, este Papa foi um bom politico mas um mau evangelizador, que era a principal missão dele. Esqueceu-se de modernizar o discurso da Igreja. A prioridade da Igreja é levar a Espiritualidade às pessoas. Não precisamos de mais politicos, precisamos é de gente arrojada que leve o exemplo do Cristianismo aos outros e que tenha um discurso espiritual coerente e lógico, digno da Inteligência de Cristo, de forma a que os jovens não vão desistindo da espiritualidade e a vão trocando pelo materialismo à medida que se tornam homens e vêm a incoerência, o ridiculo e a falta de lógica do discurso da Igreja.

No século XX a Madre Teresa de Calcutá é que foi o verdadeiro "Papa", do ponto de vista espiritual, pelo facto de a sua prática de vida Cristã ter sido tão mediatizada. Uma bom exemplo vale mais do que um milhão de palavras. A Igreja tem muitos exemplos de missionários e missionárias abnegadas com grande valor, como a Madre Teresa, algumas espalhadas pelo mundo, em terras onde não chega a civilização e as condições de vida são quase impossiveis. Admiro e respeito muito essas pessoas.

A igreja católica é uma estrutura que não pode desfalecer na luta contra o materialismo. Se se abrir e perder o conservadorismo militarista pode, com as muitas pessoas de valor que ainda tem, ter um papel decisivo. Espero que o próximo Papa entenda e supere isto. Que derrube os "muros de Berlim" internos que impedem a Igreja de evoluir e que ajudam o materialismo a crescer.

Vitor Santos



Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.