Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
O Que Comeria Jesus Hoje?
Escrito por: Miguel Angelo (IP registado)
Data: 03 de September de 2003 22:59

Olá a todos,

Gostaria de vos sugerir a leitura do folheto sobre vegetarianismo e Cristianismo: O Que Comeria Jesus...Hoje?
[www.net4utopia.com]

Considerem o impacto positivo que a dieta vegetariana pode ter na saúde de cada um, no ambiente, no bem estar-animal... e se isso está ou não de acordo com os princípios do Cristianismo.

Qual é a vossa posição sobre todo o assunto?
- Indiferença? Porquê?
- Consideram o vegetarianismo contrário à nossa natureza?
- Acham que até pode fazer sentido mas preferem o conforto da vossa actual dieta, que é também a dieta dos vossos familiares a amigos?

aguardo os vossos comentários,

Miguel

P.S. Caso se estejam a interrogar eu sou cristão (católico) e vegetariano (em sentido estrito).


Re: O Que Comeria Jesus Hoje?
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 04 de September de 2003 22:14

Olá Miguel, sê bem vindo a este fórum de discussão,

Quanto à questão das dietas, penso que é um assunto que não reúne consensos. Por um lado tens os naturistas/vegetarianos que defendem ser possível ter uma dieta saudável apenas com alimentos não-animais. Todavia, existem alguns problemas de subnutrição e de subdesenvolvimento, em algumas crianças quando estas não comem carne, nem peixe.

Sei que os budistas, de uma forma geral, são vegetarianos, mas não tenho a certeza se a dieta vegetariana se aplica também às crianças.

No que diz respeito ao Cristianismo, acho que o ser ou não vegetariano não contraria a doutrina cristã. Se pegarmos no Evangelho de S. Mateus, pode-se as seguintes palavras de Jesus Cristo: "Não é aquilo que entra pela boca que torna o homem impuro; o que sai da boca é que torna o homem impuro." (Mt 15, 17).

Recuando um pouco mais na Bíblia até ao Génesis, temos dois relatos da criação:
Gn 1,1 – 2,4a (Tradição Sacerdotal), Gn 2, 4b-25 (Tradição Javista) - Em Gn 1,29 o autor é claro sobre o regime vegetariano que Deus pretenderia para o homem "Também vos dou todas as ervas com semente que existem à superfície da terra, assim como todas as árvores de fruto com semente, para que vos sirvam de alimento"; mas posteriormente este regime muda e pode-se ler na nota de rodapé da Bíblia Sagrada da Difusora Bíblica deste versículo, uma possível explicação:
Citação:
"29-30. Regime vegetariano. Segundo este texto, Deus concede às pessoas e animais comer unicamente ervas. Uma lenda antiga, que aqui aflora, afirmava que, no princípio, as pessoas e os animais eram herbívoros. Só depois é que se foram corrompendo, passando a comer-se uns aos outros. A Bíblia serve-se desta antiga lenda para manifestar que o ser humano se corrompeu com o pecado e para afirmar que Deus queria um paraíso de paz entre os animais e as pessoas, já que vivem juntos na terra. Mais tarde, Deus condescendeu com o ser humano, permitindo que se alimentasse também de carne; proibiu-lhe, porém, o sangue que, para os hebreus, era a vida (9,2-7; Dt 12,23). Trata-se de uma explicação religiosa e popular do facto chocante da "luta pela vida", lei sangrenta da natureza, que leva os animais a comerem-se uns aos outros, para sobreviverem. O cristianismo aperfeiçoou esta lei e aboliu as proibições do AT sobre o uso do sangue (Dt 12,16; Act 15,20-21.29).".
Espero ter contribuindo para a discussão,

Luis


Re: O Que Comeria Jesus Hoje?
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 04 de September de 2003 23:40

Quanto à comida reforço o que disse o Luís quanto à citação bíblica de Mateus.

Marcos ainda é mais claro neste sentido ao continuar esclarecendo na sequência desta afirmação de Jesus que "Assim declarava puros todos os alimentos" Mc7, 19

Não me parece que se possam considerar quaisquer alimentos mais puros que outros.

Mas voltando a Mateus penso que é igualmente esclarecedor ver 11, 19.
"Veio o Filho do Homem, que come e bebe, e dizem: Aí está um glutão e bebedor de vinho, amigo de cobradores de impostos e pecadores"

Crítica feita a Jesus por ser glutão: vegetariano, não me parece.

Quanto ao vegetarianismo é um assunto que me deixa relativamente indiferente. Já provei, mas não me "converti".

Nada contra, nada a favor. Para os adultos, pois quanto às crianças já ouvi falar de problemas provocados por este tipo de alimentação.

João (JMA)

Re: O Que Comeria Jesus Hoje?
Escrito por: Miguel Angelo (IP registado)
Data: 05 de September de 2003 09:12

Olá,

obrigado pelas vossas respostas.

Em primeiro lugar, tanto a dieta vegetariana como a dieta vegetariana pura (que exclui todos os alimentos de origem animal), têm as condições para serem muito melhores para a nossa saúde do que a dieta omnívora. É, no entanto, muito mais fácil fazer uma alimentação omnívora razoavelmente equilibrada do que uma alimentação vegetariana pura equilibrada. Na alimentação vegetariana pura é preciso ter alguma atenção quanto à presença ou não de certos nutrientes naquilo que se come, e variar a alimentação o suficiente para obter todos os nutrientes essenciais. As proteínas, ao contrário do pensamento popular, não são, em geral, um problema na dieta vegetariana, mas antes na dieta omnívora ocidental, que as consome em excesso. De referir também que apesar de ser mais complicado fazer uma dieta vegetariana saudável, a grande maioria dos vegetarianos preocupa-se o suficiente com isso para o fazer, enquanto que a grande maioria dos omnívoros não faz uma dieta saudável. Quanto à alimentação das crianças não existe qualquer fundamento para afirmar que elas precisem de qualquer alimento de origem animal -- para além do leite da sua mãe, enquanto forem bebés. Provavelmente ninguém aqui conhece uma criança criada num regime vegetariano puro – eu também não conheço – daí que seja natural a existência destas “lendas” sobres os perigos do vegetarianismo para as crianças.

Eu não pretendo de modo algum afirmar que certos alimentos sejam puros ou impuros, embora existam algumas “filosofias vegetarianas” que o defendam. Não se trata aqui de tudo ou nada, não é assim tão simples. Trata-se de tentar fazer um pouco melhor.

Convém esclarecer que eu não alterei a minha dieta para o vegetarianismo por motivos religiosos ou espirituais, mas antes por motivos éticos. Em qualquer, caso a religião, a espiritualidade, e a ética interligam-se e, na minha opinião, apontam na mesma direcção.

Para mim, basta-me saber que os animais são capazes de sofrer (só quem nunca lidou de perto com um poderá afirmar o contrário) e que para que nós nos alimentemos deles eles são sujeitos a um enorme sofrimento, sofrimento esse desnecessário uma vez que nós nos podemos alimentar de alimentos vegetais. Se estes pressupostos são verdadeiros (que os animais sofrem e que o seu sofrimento é injustificado), então é moralmente injustificado contribuir para esse sofrimento. Com a dieta vegetariana o sofrimento animal não terminará, obviamente, e o cultivo de vegetais também causa a morte e o sofrimento a muitos animais, trata-se simplesmente de contribuir para um mundo melhor, ainda que apenas um pouco melhor (para todos os animais que forem poupadaos será infinitamente melhor).

"Aquele que souber como fazer o bem, e não o faça, peca" Tiago 4, 17

um abraço,

Miguel

Re: O Que Comeria Jesus Hoje?
Escrito por: Vitor Santos (IP registado)
Data: 07 de September de 2003 17:30

Caros amigos

Esclareço que nem todos os Budistas são vegetarianos. O próprio Dailai Lama actual, não o é, porque diz que o organismo dele não o suporta bem.

É, de facto, incómodo, pensar que temos de matar outros animais para os comer, mas a natureza é assim mesmo. Não foi um invenção do homem, comer carne e peixe, é um acto natural. É uma crueldade, mas é a realidade. Muitas pessoas que comem carne teriam dificuldade de ir ao matadouro matar ou ver matar os animais que comem, mas quem não vê não sente, como se costuma dizer, por isso não pensamos nisso enquanto almoçamos ou jantamos, normalmente.

Para vencer esta crueldade, parece-me que o maior obstáculo é a nossa própria natureza animal. Até agora os médicos sempre ouvi os médicos dizerem que nós precisamos de comer carne ou peixe, ovos e leite. Nós não sintetizamos proteinas dos vegetais.
Esta é uma questão importante a colocar aos médicos:

-Podemos prescindir da carne, do peixe do leite e dos ovos ou não?
-Podemos prescindir da carne e do peixe, mas não prescindir dos ovos e/ou do leite, ou não?

Aqueles médicos com que eu falei dizem que não podemos prescindir da carne e do peixe, e vós, amigos, o que pensais a este respeito? O que dizem os médicos que conheceis?

Vitor Santos

Re: O Que Comeria Jesus Hoje?
Escrito por: alexandre coelho (IP registado)
Data: 08 de September de 2003 19:26

Viva a tod@s as participantes deste fórum e em especial aos anfitriões a Senhora Susete Gonzaga e ao mano Luis Gonzaga, grande amigo que me ajudou imenso em coisas de internet =)

O Luis sabe que eu sou budista, mas penso que os restantes participantes deste tópico não o sabem. Desde que vi este tópico aqui colocado pelo Miguel que desejei intervir, mas manti-me um espectador silencioso por respeito, por este ser um fórum Católico.

Depois houve alguém que falou dos budistas, mais uma vez quis intervir mas refriei-me; mantive que este era um fórum católico e que deveria respeitar.

Antes de mais gostaria de salientar que visito e leio com regularidade este Portal e mais sítios católicos. Tenho várias amizades católicas que me enchem de mimos.

Seja como for, quero pedir desculpa por eu, budista vir falar a um tópico claramente de assunto católico.

Posto isto, gostaria de então pôr a minha opinião neste tópico.

1º Os Budistas não tem que ser vegetarianos. E sim, nem todos o são e por diversos motivos. Mas Buda sempre explicou que essa era a forma de alimentação ideal, por ser a menos dolorosa para os seres sensíveis que matamos para comer.

2º O próprio Buda não era vegetariano, pois sentia que deveria manter a abertura para que todos os seres lhe pudessem oferecer comida. Como por vezes essa comida poderia não ser vegetal, Buda não era vegetariano; isto vai em contrário ao que muitas vezes se encontra de que Buda era vegetariano, de facto Buda não era vegetariano, mas mantinha uma poderosa dieta vegetariana que só quebrava pelo motivo acima exposto.

3º Dalai Lama não pode de facto comer só à base de uma dieta vegetariana. Sofre de um tipo de problema intestinal/ estomacal que pode levar à morte se a pessoa não variar a sua alimentação. Só por isso - e S.S. Dalai Lama já o mencionou por várias vezes - é que não é vegetariano.

4º Infezlimente vários médicos não têm ainda acesso ou não itveram acesso ou até não querem ter acesso a bases científicas que mostram que não temos que viver de carne, peixe e derivados animais (ovos, leite, queijo). Mas outros existem que também foram à faculdade, ou que também são Doutorados e que explicam que tais alimentos não são de facto necessários.


5º Não creio que por sermos seres animais tenhamos que nos comportar de forma "animalesca". Passar a comida pelo fogo é uma coisa natural? Não é. Então, se assim o é deveriamos todos comer carne ensanguentada à mesa.
Por isso, não creio que tenhamos uma "natureza animal natural" e que devamos ignorar pontos básicos de compaixão e de dar o direito à vida a outros seres. Ainda para mais quando parece que temos alternativas =)

A título de exemplo a New Cientist acaba de publicar um artigo sobre os efeitos nefastos do leite (não falo do leite da mãe humana, altamente precioso) no sistema de absorção de substâncias importantes que o chocolate e produtos como os vegetais e frutas nos dão. Se formos dizer isso a alguns médicos eles atiram-se ao ar, mas o que a NC publicou já são dados testados. E agora?

A médica que conheço muito bem está neste momento a investigar o assunto e tem descoberto coisas que a supreendem pela positiva no que concerne à alimentação vegetariana. Apesar de artigos como um recente de um médico português à revista Expresso ou Dn em que este fala mal da dieta vegetariana, claro está que não está actualizado.

A questão é simples: Queremos alimentar-nos melhor ou não?
Queremos amar outras formas de vida sensível ou não?
É como o amigo Vitor Santos disse: «Muitas pessoas que comem carne teriam dificuldade de ir ao matadouro matar ou ver matar os animais que comem, mas quem não vê não sente, como se costuma dizer, por isso não pensamos nisso enquanto almoçamos ou jantamos, normalmente.»

Sugiro a leitura atenta: [www.net4utopia.com]

Parece-me que o ficheiro que o Miguel aqui nos trás está carregado de informação valiosa apresentando até dados nutricionais.

Gostaria de terminar com uma oração que muito gosto e que é Católica:

"Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz.
Onde houver ódio que eu leve o amor.
Onde houver ofensa que eu leve o perdão.

Onde houver dúvida que eu leve a fé.
Onde houver erro que eu leve a verdade.

Onde houver desespero que eu leve a esperança.
Onde houver tristeza que eu leve a alegria.
Onde houver trevas que eu leve a luz.

O Mestre, fazei que eu procure mais consolar que ser consolado,
compreender que ser compreendido, amar, que ser amado.
Pois, é dando que se recebe,

é perdoando que se é perdoado,
e é morrendo que se vive para a vida eterna!... "
- São Francisco de Assis

Tudo de bom e na paz pela paz!

Que Todas As Formas de Vida Sensível Sejam Felizes!
Teyata Om Muni Muni Maha Munaye Soha

Re: O Que Comeria Jesus Hoje?
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 09 de September de 2003 19:53

Caro Alexandre,

Repetiste aí umas quatro vezes ora que este fórum era católico, ora que o assunto era católico.

Católico significa etmologicamente universal. Pela minha parte, agradeço o teu contributo e, apesar de nada ter a ver com este fórum, convido-te a expressares as tuas opiniões sobre os assuntos que te motivem.

Mesmo que tendo outro prisma para apresentares os temas poderás contribuir para um melhor entendimento dos problemas.

Quanto à diferença religiosa, informo-te que, por um lado, ser católico é também respeitar a diferença religiosa; por outro, já cá temos um Taliban residente.

João (JMA)

Re: O Que Comeria Jesus Hoje?
Escrito por: Taliban (IP registado)
Data: 10 de September de 2003 09:45

Claro!
E quanto a restrições alimentares ligadas a cultos religiosos, são muito frequentes.
Uma coisa é certa - se nos limitássemos a consumir proteínas de origem vegetal seríamos ainda hoje como os pequenos símios nosso antepassados. Talvez conseguíssemos sobreviver subnutridos mas teríamos de passar grande parte do tempo a comer. Dito de outra forma, precisaríamos de muito mais quantidade de alimentos para obter os nutrientes essenciais.
Por outro lado, os humanos têm um pequeno grande problema - um grande cérebro. Este cérebro para se desenvolver precisa de grandes quantidades de nutrientes específicos que uma dieta estritamente vegetariana não contem.

Em suma, a opção pelo vegetarianismo é aceitável em adultos saudáveis acompanhada de suplementos nutricionais e vitamínicos.Trata-se de uma opção. EStar emagrecido e esfomeado é melhor que ser excessivamente obeso.

Para crianças ou gestantes uma dietra deste tipo compromete seriamente a saúde.

Re: O Que Comeria Jesus Hoje?
Escrito por: Taliban (IP registado)
Data: 10 de September de 2003 09:46

Mas a pergunta tem pioada. Penso que jesus não se refastelaria me Macdonalds. Sobretudo se vivesse na Palestina..........



Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.