Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: 12Próximo
Página actual: 1 de 2
Medo de morrer...
Escrito por: Ana Amorim (IP registado)
Data: 03 de July de 2003 14:06

Olá a todos!

Apesar de estar muito entusiasmada com a proximidade do nascimento da minha Sara, confesso que estou com um bocadinho de receio.
Sei que este não propriamente um fórum em que se fale sobre gravidez e bebés, mas sinto-me mais aliviada por compartilhar convosco os meus medos, as minhas alegrias. Afinal, Jesus ensinou-nos isso mesmo: partilharmo-nos com os demais.
Tenho medo que Deus decida por levar-me ou à minha menina. As pessoas dizem para me acalmar, que é raro alguém morrer no parto, mas aperta-me o coração só de imaginar a minha menina logo sem mãe. Isto, para não falar da loucura em que os meus pais e o meu irmão iriam entrar...

Por isso, peço-vos que rezem não só por mim e pela minha menina, mas também por todas as que se preparam para ser mamãs e pelos seus filhotes. Todas nós estamos com receio desse momento e todas precisamos da protecção de Deus e da Virgem Maria.

Obrigada a tod@s.

Anna

Re: Medo de morrer...
Escrito por: susana Baptista (IP registado)
Data: 03 de July de 2003 16:00

olá Ana (e Sara)


Vive cada segundo da tua gravidez com muito entusiasmo e alegria, para que mais tarde os recordes como momentos unicos e inexplicaveis.

tudo o resto entrega nas mãos de Nossa Senhora, Ela é MÃE e sabe sempre o que é melhor para cada um de nós, e de certeza que naquele momento tão especial Ela vai lá estar a teu lado!

por agora tenta estar calma, transmitindo á Sara, muita paz e muito amor.

vou rezando por ti...

Re: Medo de morrer...
Escrito por: Ana Amorim (IP registado)
Data: 03 de July de 2003 17:34

Obrigada, Susana!

Eu também tenho rezado. Rezo o terço, que é uma coisa que me tem tranquilizado bastante, pois sinto-me próxima da Mãe de Deus. Mas, ao mesmo tempo, sinto-me envergonhada por fazê-lo, porque apenas a procurei agora, que tenho medo que me aconteça alguma...
Por isso, e como me acho indigna de pedir à Mãe do Céu o que quer que seja - já que não tenho rezado quase nada, nem ido à missa, nem nada - peço-vos que rezem por nós. Provavelmente, vocês serão mais puros de coração e não recorrerão só a Deus quando se sentem "apertados".


Anna

Re: Medo de morrer...
Escrito por: Susete Gonzaga (IP registado)
Data: 03 de July de 2003 20:41

Olá Ana,

penso que é normal sentires alguns receios e até mesmo medo.

Tenta não pensar muito e sente o teu bebé, não te esqueças que essa tua "agonia" passa para a Sara também.

Tenta falar com outras pessoas que estejam ou estiveram grávidas a troca de experiências pode ajudar e muito, passea pela praia ou pelo campo, ajuda a acalmar e relaxa, arranja uma actividade.

Conheço alguns sites que junto te envio, que são especializados em bebé ... mas podemos criar aqui um espaço para partilhares se desejares ;)

[www.abcdobebe.com]
[www.pinkblue.com]
[www.saudetotal.com]


Estamos todos aqui a torcer muito por ti e conta connosco.

Um grande beijo da equipa do Paroquias,
Susete


Re: Medo de morrer...
Escrito por: Ana Amorim (IP registado)
Data: 04 de July de 2003 09:33

Obrigada Susete!

Obrigada a todos.

Só peço a Deus que me deixe viver para continuar a amar a minha filha.

Anna

Re: Medo de morrer...
Escrito por: Miranda (IP registado)
Data: 04 de July de 2003 13:56

Querida e estima Ana,

Vive a Vida plenamente. Jamais poderás escapar ao que determinado está relativamente a ti e aos teus. Compreendo a tua ânsia, a tua emoção... sobre tudo que a família Miranda perdeu um filho com três meses e meio! Terrível sensação! Nunca mais se é como dantes. O drama atinge por dentro e para sempre; a vós desejo as maiores felicidades; mereceis essa felicidade.
bom fim de semana
José Miranda

Re: Medo de morrer...
Escrito por: Ana Amorim (IP registado)
Data: 04 de July de 2003 14:09

Olá, José.

Compreendo bem a sua situação, uma vez que...bom, é a primeira vez que irei ser mãe, mas sinto na pele o sofrimento do meu irmão mais novo que, com 22 anos apenas, está acamado, sem falar e sem andar, condenado a isto para sempre. O que mais dói, é que ele foi aparentemente saudável até aos 17 anos. Parecia vender saúde e olhe...tem sido um sofrimento atroz para todos, sobretudo para ele, claro, e para os meus pais que, deficientes físicos (o meu pai é cego e a minha mãe deficiente motora), cuidam dele. E olhe que ele não tem uma ferida no corpo, sequer. Está sempre lavadinho, bem alimentado (tem de o ser por uma seringa), com a roupinha fresca...um mimo!
Os meus pais também já perderam um filho: logo o primeiro. Chamava-se Vítor e morreu com apenas 40 horas por negligência hospitalar: deixaram-no cair ao chão.
Já imaginou se me sucede alguma coisa? Os meus pais e irmão estão "doidos" com a chegada da primeira neta (e sobrinha)...

Re: Medo de morrer...
Escrito por: Ana Amorim (IP registado)
Data: 04 de July de 2003 14:11

Mas, José, que Deus os abençoe com mais filhos.
Nunca se é o mesmo, sei, mas esse anjo estará a olhar por vós todos.

Anna

Re: Medo de morrer...
Escrito por: Miranda (IP registado)
Data: 11 de July de 2003 10:23

A Dona Ana precisa de muita coragem. A felicidade anda muito próxima. Nós temos quatro (três filhos): a Lúcia 11 anos; o Alexandre falecido junto do Pai a interceder por nós, teria agora 9 anitos; Patrícia (tão gira moçoila) 7 anos e finalmente o "king" o Daniel Octácio com 2 anitos neste domingo que chega!
Como vê Dona Ana, temos que arranjar coragem para prosseguir... admira essa forma forte de viver dos seus pais que conseguem transformar a vida e o sofrimento em momentos fortes de redenção; Deus tudo há-de recompensar.
Quanto a si vai ser muito feliz com essa menina de oiro. Muitas felicidades e já agora,especias saudações para todos vocês.
até sempre
zé miranda

Re: Medo de morrer...
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 16 de July de 2003 06:21

Ana,

Vai tudo correr bem.

Estou certo que terás muitos de nós a rezar por vós.

Com o primeiro filho os receios são sempre maiores. Depois passam.

Goza estes momentos, que são únicos.

Se me permites uma sugestão, para o parto escolhe um bom hospital. Quando tudo corre bem uma criança nasce em qualquer lado; quando há um pequeno problema o hospital e os médicos fazem toda a diferença.

"Eu também tenho rezado. Rezo o terço, que é uma coisa que me tem tranquilizado bastante, pois sinto-me próxima da Mãe de Deus. Mas, ao mesmo tempo, sinto-me envergonhada por fazê-lo, porque apenas a procurei agora, que tenho medo que me aconteça alguma..."

Já reparaste como a Sara, que ainda não nasceu, teve já este efeito positivo?

Quanto à vergonha, terias vergonha de pedir ajuda aos teus pais?

"Provavelmente, vocês serão mais puros de coração e não recorrerão só a Deus quando se sentem "apertados".

Pois... :o))

João (JMA)

Re: Medo de morrer...
Escrito por: Ana Amorim (IP registado)
Data: 16 de July de 2003 10:03

Olá João!

Muito obrigada pela mensagem de encorajamento!

Quanto ao Hospital, se tudo correr como previsto, irei ter a Sara na Maternidade Alfredo da Costa, pois o obstetra que me assiste é de lá.
Penso que é um bom local...

Sim, a Sara tem-me feito ver a vida com outros olhos. Estou mais solidária com o sofrimento dos outros, mais atenta...deixei de me preocupar em demasia comigo para prestar mais atenção ao que me rodeia.
Mas, por outro lado, a gravidez (as hormonas) tem tido um efeito devastador a nível psicológico: penso e sintoo milhares de coisas de que me sinto culpada...
A minha mãe já me disse que não me devo preocupar e que, antes de mais, devo agradecer a Deus por tudo o que Ele me tem concedido.

De facto, é muito melhor agradecer do que talvez pedir em desespero...

Obrigada por tudo

Ana

Re: Medo de morrer...
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 16 de July de 2003 12:34

Ana,

Quanto à Maternidade Alfredo da Costa é "o" melhor local.

As minhas crianças nasceram todas lá.

Aprecia estes momentos, e aproveita enquanto ainda consegues dormir bem.

Depois do nascimento, vais dormir menos. :o))

Portanto, descanso q.b.

E o descanso não é só físico.

Aproveita esse "despertar de religiosidade" em que te encontras ainda mais próxima da mensagem cristã para promoveres o teu descanso interior.

Mesmo para a Sara, a tua paz interior terá reflexos positivos.

João (JMA)

Re: Medo de morrer...
Escrito por: Ana Amorim (IP registado)
Data: 16 de July de 2003 14:18

João:

Também ouço falar muito bem da MAC, embora agora com a falta de pessoal...e depois é tempo de férias...

Eu tenho conseguido dormir muito bem, graças a Deus! No quarto mês, comecei a querer ter insónias, mas depressa remediei o mal: ligo o rádio despertador num som baixinho e fica a tocar naquele "zumbido" contínuo até, até...nem sei, porque já terei adormecido, entretanto... :-)
Nunca mais tive problemas de insónia! E outra coisa que também contribui para isso, é o facto de, todos os dias, depois de almoçar, dar a minha caminhada. Parece que não, mas tem sido excelente: não só me faz sentir em forma, como também mais confiante, com mais energia! Além disso, é um óptimo exercício de preparação para o parto, pois o facto de nos mexermos durante a gravidez, torna o encaixe da cabeça do bebé na pélvis muito mais fácil, para além de favorecer a dilatação em larga escala...e também dou graças a Deus por me permitir fazer isto, pois há mulheres que têm de passar as suas gravidezes deitadas, ou com o mínimo de esforço possível e isso é complicado de gerir...

Bom, não é suposto falarmos de dilatação e encaixe da cabeça de um bebé na pélvis, num fórum religioso, mas isto da gravidez é bem o testemunho da beleza da criação divina...
Agradeço a Deus o facto de me ter permitido experimentar até agora o nascer e crescer de uma vida dentro de mim!
Talvez tenha sido mais por isso, do que pelo medo, que me voltei mais para Ele e para a Sua Mãe...
Só que, às vezes, lá vem a sombra do medo da morte...

É seguir em frente. Como diz o meu pai: "O Diabo não há-de estar sempre atrás da porta!"

Anna

Re: Medo de morrer...
Escrito por: taliban (IP registado)
Data: 16 de July de 2003 16:25

"Bom, não é suposto falarmos de dilatação e encaixe da cabeça de um bebé na pélvis, num fórum religioso, mas isto da gravidez é bem o testemunho da beleza da criação divina...", tanto mais que a cabeça de jesus tambem se ancaixou numa pélvis...



Bem vou dar-te alguns conselhos muito práticos.
1 - Nada de clinicas privadas.
2 - Informa-te e planeia a anestesia epidural. Esta é a ATITUDE MAIS IMPORTANTE.
3 - Tanta compreender as raizes do teu medo. e desmontá-las.Pareces-me muito desconfiada do Sistema Nacional de Saude. Parir em Portugal não é nenhum drama. TENS O PRIVILEGIO DE TER UM SISTEMA NACIONAL DE SAUDE QUE ESTA COTADO ENTRE OS DEZ MELHORES DO MUNDO.

4 - Deixa-te de fitas. Estou cnadsado dos teus queixumes. E as dores inda nem começaram...

Re: Medo de morrer...
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 16 de July de 2003 23:29

Ana,

Faço minhas as palavras do João (JMA): aproveita a gravidez, aproveita este "despertar" espiritual e tenta não sentir medo. O medo que sentes retrai-te e não te deixa viver o profundo amor que sentes pela Sara. Por isso, na medida do possível (embora às vezes seja mais forte que nós) não devemos sentir medo.

Posso partilhar contigo aquilo que sinto e o que penso quando por vezes o tema da morte me ocorre. Acho que acontece a todas as pessoas, de vez em quando, por um motivo qualquer, o tema da morte ocupa os nossos pensamentos por alguns momentos. No meu caso pessoal, costumo pensar no seguinte: "Se acredito em Deus, se acredito no Seu Amor, se acredito na vida para além da morte, se acredito que Deus salva, que Jesus Cristo morreu por nós na cruz, que esta vida não é o fim do 'caminho', mas o seu início, uma 'passagem'; então resta-me colocar a minha vida nas mãos de Deus e pedir-Lhe sabedoria para compreender e aceitar os Seus desígnios, e ter confiança n'Ele sabendo que vai correr tudo bem". Não sei se isto te ajuda... espero que sim.

Em tempos li um livro que dizia que o 'medo' era o oposto ao 'amor'. Em certa parte, acho que concordo com isso.



Taliban,

Este não é o local mais indicado para discutirmos o nosso sistema de saúde, mas deixa-me partilhar contigo o seguinte: Se o nosso sistema de saúde está cotado entre os dez melhores do mundo, espero nunca ter que conhecer os que estão entre os dez e os vinte, já para não dizer o resto da lista! Se pretendias dizer que há maternidades em Portugal que se equiparam aos melhores do mundo, até poderia concordar contigo, mas 'o sistema nacional de saúde' como um todo...
Quanto aos teus conselhos para a Ana, de facto "... estou farto dos teus queixumes... " é uma forma muito simpática de mostrar como estás preocupado com ela!?!

Luis

Re: Medo de morrer...
Escrito por: taliban (IP registado)
Data: 17 de July de 2003 07:14

Sim. o SNS como um todo. Inda por cima gratis...Isto é um relatorio recente da Organizaçao Mundial de Saude. A Ana passa o tempo a queixar-se sem motivo. Se vivesse em africa, na india ou os Estados Unidos ou no Brasil ainda se compreendia.
Mas afinal a ana é uma mulher jovem e saudavel, o feto é saudavel, a gravidez nem sequer é de risco ou alto risco, para que estarmos aqui a alimentar conversas morbidas?

Re: Medo de morrer...
Escrito por: Ana Amorim (IP registado)
Data: 17 de July de 2003 09:20

Taliban:


O facto de seu ser uma mulher saudável, com um feto saudável e com uma gravidez sem ser de alto risco, não implica que eu não atravesse uma fase menos boa.
Era bom que chegássemos uns aos pé dos outros e só partilhássemos coisas boas!
Não são queixumes. São coisas naturais e o medo da morte é um medo natural. Não és mulher, logo, não poderás saber o que uma grávida sente, principalmente nos últimos meses de gestação, em que a ansiedade é mais que muita!
Lembra-te que não é preciso que a gravidez ande a correr mal, ou que o feto tenha problemas durante estes nove meses para que o parto seja difícil e que resulte tanto na morte da mãe, como do bebé, como de ambos!
Não são conversas mórbidas e ninguém te obriga a participar.
Além do que, se me for dado a escolher, preferirei o parto totalmente sem analgésicos ou anestésicos. Não, não é masoquismo, é antes querer que a criança chegue a este mundo completamente acordada e não meia a dormir...
Não são as dores que me metem medo. Há dores piores que as físicas.
Não partilho as minhas coisas para terem pena. Partilho-as para que me conheçam melhor.

Anna

Re: Medo de morrer...
Escrito por: taliban (IP registado)
Data: 17 de July de 2003 14:47

Tanto disparate junto!!!!!!!!

Dores piores que as dores de parto?????????
"se me for dado a escolher, preferirei o parto totalmente sem analgésicos ou anestésicos"..
Mais disparates.

Depois conversamos. Se não tens medo da dor, ainda bem. Mas devias ter.

Devias informar-te sobre anestesia epidural. Admira-me que estejas tão mal informada, a ponto de dizres que as criancinhas nascem " a dormir"...

O medo da morte nada é comparado com a dor de parir. Devias deixar-te fantasias mórbidas - não passam disso - que não são nada saudaveis e concentrar-te na realidade!

Em suma, quando eu te disse deixa-te de fitas queria que deixasses essa postura um bocado de menina mimada.

Afinal és uma Mulher ou não ?

Re: Medo de morrer...
Escrito por: Ana Amorim (IP registado)
Data: 17 de July de 2003 16:19

Taliban:

Afinal quem é que está com fitas e lamúrias?
Par tua informação, a dor de perder um filho é bem pior que a dor de parto. A dor de parto suporta-se e vai-se embora depois da criança nascer. A dor de perder um ente querido, essa não se vai embora tão depressa e deixa mais mossa!
Para além de tudo isto, o facto de querer um parto completamente natural, e sem medicações, é um desejo legítimo de qualquer mulher consciente, ou achas que a tua avó era uma menina mimada?
E depois, meu caro, está demonstrado que as crianças que nascem sob o efeito da anestesia da mãe (todo e qualquer medicamento passa para a placenta e pode atingir o feto) não vêm tão alertas e tão dispostas a mamar como as que foram paridas sem qualquer ajuda medicamentosa. Mas ele há casos e casos.
Não, não tenho medo da dor. Já conto com ela e sei que a posso suportar. Do que tenho medo é das complicações imprevistas que podem determinar a morte de uma de nós ou de ambas.
Se contasse com a ajuda da epidural, que, já que és tão informado, não pode ser administrada a todas as mulheres, não andava a preparar-me fisicamente para o parto, fortalecendo os músculos e tendo uma alimentação correcta.
Se os médicos decidirem que é melhor darem um analgésico por razões clínicas, aceito. Se não, também não é por aí que vou entrar em transe...
Menina mimada? Porquê? Por ter medo de que aconteça alguma coisa? Por assumir os meus medos, as minhas angústias?
Se dissesse que não tenho medo de nada e fosse arrogante ao ponto de me fazer mais que as outras, é que estaria a ser mimada, não achas?

Re: Medo de morrer...
Escrito por: taliban (IP registado)
Data: 17 de July de 2003 17:27


LOL
Continuas furiosa. Não vale a pena .

Trata-se de enfrentar o medo e de o relativizar. De não estar sempre a falar dele... De compreender as suas origens e de ser RACIONAL

As complicaçoes imprevistas, no teu caso são rarissimas.
Se estiveres em ambiente hospitalar podem dar origem a intervençoes dirigidas. Repito - o risco de morte materna quase não existe em Portugal. não és uma desgraçada de uma mulher africana a parir no mato ou uma adolescente a parir no meio da rua, como na india - és uma privilegiada do planeta terra.
Vais viver um parto em condiçoes de higiene e segurança e com dor reduzida - ah, parece que não queres, mas isso é escolha tua.

Infelizmente, muitas mulheres que parem todos os dias não podem escolher.
Se quiseres continuar a preocupar-te inutilmente, posso acrescentar uma lista de coisas estatisticamente mais provaveis...
Quanto a anestesia epidural, acredita em mim - se nãoa programares vais-te arrepender. Tenho a certeza que a podes utilizar com segurança. Os efeitos no feto nao existem. Mas tu la sabes...

Diverte-te.

Ir para a página: 12Próximo
Página actual: 1 de 2


Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.