Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Festas e Romarias...
Escrito por: Miranda (IP registado)
Data: 02 de July de 2003 17:57

Chega a passos largos os dias em que chegam os nossos "queridos" emigrantes! Passar uns dias na terra, matar saudades, conviver... e pagar promessas! É sobre este "negócio" da Santa Igreja Católica Apostólica Romana "papista" que vos falo hoje. Estimados leitores e participantes neste forum, os emigrantes pagam muitas promessas... tudo é preparado para que participem o mais possível nos donativos para os santos e santas a aldeia; serão organizados "pedintórios"... serão organizadas festas e outras manifestações para angariar fundos, para a mesma causa... em Fátima, na semana nacional de Migrações caiem lá como "patos" a pagar mais promessas, desta vez a "Nossa Senhora da Fátima", mas quem vai fazer a contabilidade será o reitor e seus contabilistas... promessas de cera a arder, promessas em liquido... às centenas de "pobres" pedintes do santuário serão dadas muitas esmolas... o emigrante é solidário, é compreensivo e também é "parvo"... o emigrante julga-se mais que os outros, ostentando vaidade e mania... depois caem como patos...
bem hajam

Re: Festas e Romarias...
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 02 de July de 2003 23:08

Miranda,

Não sei se são os emigrantes os que mais contribuem financeiramente para as festas e romarias das suas aldeias. Mesmo aqueles que contribuem, não sei até que ponto não o fazem de sua livre e espontânea vontade. Assim sendo, não estou de acordo que "caiem que nem patos". O mesmo se passa com as promessas em Fátima.

Em Agosto é a peregrinação dos emigrantes. Mas em Maio, Junho, Julho, Setembro e Outubro, que também são meses especiais nas peregrinações a Fátima, as contribuições também são feitas e decerto não são emigrantes.

Luis

Re: Festas e Romarias...
Escrito por: Fernando Cassola Marques (IP registado)
Data: 03 de July de 2003 01:25

Caro Miranda,

Estou certo que todo o conhecimento que possuis da = Santa Igreja Católica Apostólica Romana "papista" = !!!, anda um pouco distorcido da actual realidade, pelo menos a que conheço e que procuro cada vez conhecer mais. Tenho a informar-te que já fiz parte de algumas comissões das tais festas e romarias que te referes, e nunca, reforço NUNCA a participação económica dos emigrantes foi superior à das restantes pessoas que habitam pelo nosso pequenino Portugal (claro que podem haver pequenas excepções, como é obvio). Posso ainda indicar-te que toda e qualquer pessoa que de algum modo comparticipa nesses "pedintórios" não é obrigada a tal pelo que te garanto 100% que o fazem de livre e espontânea vontade. Mais, o dinheiro que reverte a favor dessas referidas festas é, obviamente gasto na festa, e o que sobra é devidamente justificado o seu fim, através de autorização do pároco e ainda com o pleno conhecimento e autorização do Bispo da diocese em causa, pelo que te posso também garantir que não vai para nenhum "negócio" da Santa Igreja.
Portanto penso que antes de levantares alguma suspeita, deves primeiro procurar saber como é que estas "coisas" funcionam, não achas? (só um conselho)

Em relação a Fátima, mais uma vez as pessoas não são obrigadas a fazê-lo nem penso existir nenhum apelo, tanto escrito como falado, por parte da reitoria do santuário nem por nenhum sacerdote ou leigo responsável pelo santuário, a fim de as pessoas pagarem as suas promessas com bens materiais e mais concretamente com dinheiro. Já assisti algumas vezes passar-se exactamente o contrário. As pessoas doam o que acham justo e o que sentem de livre e espontânea vontade.

Portanto posso concluir que os nossos tão queridos emigrantes, que considero serem pessoas extraordinárias e com uma coragem e força de viver espantosas, não são tão "patos" como os queres fazer passar.


"Que a paz esteja convosco"

Fernando Cassola Marques


Re: Festas e Romarias...
Escrito por: Miranda (IP registado)
Data: 03 de July de 2003 14:10

Sim. De tal forma que numa aldeia do Minho, Armada, Ponte de Lima são os emigrantes que garantem economicamente a festa e ascende, mais ou menos a 10.000 contos de Réis! Ora vejam bem!
É evidente que ninguém pede nada a ninguém, mas tudo é feito para que os emigrantes "participem". Alguns conhecem a fraqueza do emigrante; este não gosta de ser mal visto e muitos menos junto das "autoridades" eclesiásticas e vai daí dá o que nunca deveria dar! É melhor passar mal lá em casa, mas é "conveniente" dar muito para manter a imagem do ter!!! A Igreja peca por isso. Testemunhei coisas e casos que me deixaram triste e tinha a ver com a Santa Igreja Romana Cristana e "papista"... É verdade. Os Emigrantes dão bastante, demasiado. QUerem provas disso?
Não é bem serem "patos". São solidários, saudosistas, boa gente... e perante tudo isto acabam por ser "nabos"! Claro que os emigrantes na sua bruta maioria são pessoas simples, cordiais, amáveis... e por ser assim alguns "eclesistas" abusam dessa simplicidade, dessa forma singela de vida...
Ficai, vós também em paz e harmonia e que jamais ninguém explore nínguém: Amen.
Zé mirandês-outra vez!



Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.