Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Glúten: como comungar?
Escrito por: Pedro Ribeiro (IP registado)
Data: 25 de June de 2003 18:58

Boa tarde.

Gostava de vos colocar uma questão na esperança de que me possam ajudar.

Tenho uma sobrinha que vai a fazer a 1ª Comunhão no próximo dia 19 de Junho, juntamente com outras crianças, mas ela tem uma doença chamada celíaca pelo que não pode comer nenhum produto que contenha Glúten (O glúten é uma proteína que existe na composição de alguns cereais - trigo, centeio, cevada e aveia. O arroz e o milho não possuem glúten. O glúten funciona como um factor de agressão para o intestino em pessoas geneticamente predispostas, causando um achatamento da mucosa intestinal com atrofia das vilosidades intestinais e diminuição da sua capacidade de absorção).

Por este facto ela não poderá comer a hóstia normal (que é feita de trigo). Sei que nestes casos pode comungar com o vinho mas para uma criança que vai ver os seus colegas a comerem a hóstia, vai sentir-se diferente...

A minha questão é: sabem a quem me posso dirigir para tentar arranjar uma hóstia feita de milho para que a minha sobrinha possa comungar sem se sentir diferente das outras crianças?

Sei que há padres que fazem hóstias de milho para estes casos, mas não conheço nenhum. Nem tão pouco conheço nenhum fabricante de hóstias...

Será que me podem ajudar?

Muito obrigado pela atenção.


Re: Glúten: como comungar?
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 26 de June de 2003 15:13

Já tentaste entrar em contacto com a tua diocese?

Provavelmente aí sabem-te indicar a melhor forma.

Tens as páginas das dioceses nos "Links Católicos", "Dioceses e Arciprestados", aqui do Paróquias.

João (JMA)

Re: Glúten: como comungar?
Escrito por: Ana Amorim (IP registado)
Data: 30 de June de 2003 16:47

De facto, os celíacos são um pouco esquecidos...

Re: Glúten: como comungar?
Escrito por: susana Baptista (IP registado)
Data: 03 de July de 2003 09:39

ola Pedro, li a tua msg e espero te ajudar naquilo que procuras.

frequento muito o carmelo do Monte Estoril, e sei que aquelas irmãs fabricam muitas hostias, não sei se conseguem a que queres mas não custa nada tentar, aqui fica o contacto

se conseguires encontrar ( seja em que lado for) era bom que deixasses msg aqui no forum é sempre bom saber onde as podemos arranjar, para outras situações semelhantes

Contacto:
ESTORIL. Carmelitas Descalças Rua Carlos Anjos.
Monte Estoril 2765 - 403
Tel. 21 468 13 49.

um abraço
Susana Baptista

Re: Glúten: como comungar?
Escrito por: Pedro ribeiro (IP registado)
Data: 15 de July de 2003 15:58

Obrigado João.

Eu tenho tentado em várias paróquias e não só nas que frequento, no entanto obrigado pela força!

Um abraço.

Pedro Ribeiro

Re: Glúten: como comungar?
Escrito por: Pedro Ribeiro (IP registado)
Data: 15 de July de 2003 16:03

Susana,

Guardei os contactos que me enviaste e vou tentar contactar as Carmelitas Descalças do Monte Estoril.

Desculpa só responder agora mas estive de férias.

Um bem haja para ti e para todos aqueles que se preocuparam com a minha questão.

Um abraço

Pedro Ribeiro


PS --> Para quem conhece outros casos de pessoas celíacas devo informar que no Porto, na Rua Sá da Bandeira, mesmo em frente ao Bolhão, há uma casa que vende muitos produtos para celíacos: é a Casa Chinesa.



Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.