Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior123
Página actual: 3 de 3
Re: POR QUE É QUE A IGREJA CATÓLICA NÃO DEIXA CASAR OS PADRES?
Escrito por: taliban (IP registado)
Data: 03 de February de 2004 20:15

Não conheço nenhum católico que fale em latim numa amena cavaqueira. se a vossa língua é o latim, por que raio escrevem em português neste forum????

Já vi que também tens um fetiche por anas, junta-se á alefa...

Re: POR QUE É QUE A IGREJA CATÓLICA NÃO DEIXA CASAR OS PADRES?
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 03 de February de 2004 21:02


Eu também não... Nem te dei a entender que era a isso que me referia.

Como estamos a ficar off-topic, falo apenas mais um pouco sobre isto.

A língua litúrgica fundamental é o Latim. Aprecio que, como é intenção do II Concílio do Vaticano, todos os católicos devam aprender as principais orações da Santa Missa em Latim. Pessoalmente, considero que dá um grande sentido de unidade às orações e foca a atenção no texto prevenindo que possamos "vernaculizar" o Mistério da Fé. É uma opinião pessoal, mas nem tanto, pois se formos a ver seria assim a "Missa do Vaticano II", sobre o qual recomendo ESTE excelente artigo de um reverendo padre jesuíta.

Não tenho nenhum fetiche por "anas", mas pronto, fica lá com o anonimato que pretendes...


Re: POR QUE É QUE A IGREJA CATÓLICA NÃO DEIXA CASAR OS PADRES?
Escrito por: taliban (IP registado)
Data: 03 de February de 2004 21:04

fala em latim, pá!

Re: POR QUE É QUE A IGREJA CATÓLICA NÃO DEIXA CASAR OS PADRES?
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 03 de February de 2004 21:17

Caro João:

Não é essa insistência no latim como "língua oficial da Igreja" uma forma pouco velada de colonialismo europeu e ocidental? És capaz de explicar isso que afirmas a um chinês, um japonês ou de outra cultura que nada tem que ver com as línguas ocidentais? Será que a Igreja tem que usar uma só língua para com isso mostrar unidade?

Não será o latim uma formalidade para iludir a outra unidade que realmente importa?

De resto, deixo aqui duas notas interessantes:

- Durante muito tempo a Igreja usou a "koiné", mesmo quando "à volta" se falava latim;

- Quando começaram a surgir muitas formas (línguas) "neolatinas" passou-se a usar o latim...

Quando todos falarmos na linguagem "sms" ou outro mais "sofisticado", a língua oficial da Igreja ainda vai ser o inglês de Shakespeare...

;0)

Alef

Re: POR QUE É QUE A IGREJA CATÓLICA NÃO DEIXA CASAR OS PADRES?
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 03 de February de 2004 23:04

Caro João Oliveira,

Li o artigo que referiste na tua mensagem de 03/02/04 15:26 "The White Flag of Surrender".

Não tem nenhum argumento bíblico para o celibato dos padres;
Não tem nenhum argumento teológico para tal;

Tem por sua vez um título de arrepiar :"a bandeira branca da rendição". Estão em guerra? É um "tocar a reunir"?

É um tom demasiado marcial para o meu gosto.

Onde é que neste tom marcial e neste conceito de "fortaleza (pseudo-)católica" estão a anúncio do Evangelho, que é A razão de ser da Igreja?

João (JMA)

Re: POR QUE É QUE A IGREJA CATÓLICA NÃO DEIXA CASAR OS PADRES?
Escrito por: taliban (IP registado)
Data: 04 de February de 2004 13:23

Chamam--lhe Guerra Santa...
e depois, os terroristas somos nós.

Re: POR QUE É QUE A IGREJA CATÓLICA NÃO DEIXA CASAR OS PADRES?
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 04 de February de 2004 15:42

Ainda estou para entender o que a Igreja Catolica perderia se seguisse o exemplo da Igreja Ortodoxa: um seminarista tem de optar pelo celibato ou nao, antes da ordenacao.

Nao ha fundamento Biblico. Nao ha fundamento Teologico. Ha sim uma norma disciplinar mantida por varios seculos.

Luis

Re: POR QUE É QUE A IGREJA CATÓLICA NÃO DEIXA CASAR OS PADRES?
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 09 de February de 2004 21:32

Mas, de facto (e de direito), existem padres católicos casados. Não em Portugal, que eu saiba.

Segundo o Washington Theological Union, existirão entre 70 a 100 padres católicos casados nos EUA.

De duas formas:
- sacerdotes protestantes casados convertidos e que foram "re-ordenados" católicos;
- padres casados do Rito Oriental (que é católico).

Note-se que os padres do Rito Oriental são católicos desde o início, não sendo re-ordenados, tão católicos como os padres das nossas paróquias.

A diferença está no "Rito Oriental". O que significa desde logo que não é uma questão teológica.

Quanto à questão bíblica. Simão Pedro foi escolhido para ser "a pedra" da Igreja. E tinha uma sogra. Não sendo casado era difícil...

Como vês, Luís, nem é preciso ir à Igreja Ortodoxa. Vamos a quem está "em plena comunhão" connosco.

[nota: por plena comunhão quero dizer que está total e completamente integrado dentro da Igreja Católica. não tem qualquer juízo de valor sobre a comunhão que temos, nomeadamente com os ortodoxos citados pelo Luís]

João (JMA)

Re: POR QUE É QUE A IGREJA CATÓLICA NÃO DEIXA CASAR OS PADRES?
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 09 de February de 2004 21:53

Não vou poder responder às vossas questões hoje... Mas fiquem com este programa de rádio em que se fala sobre o celibato, por exemplo, para já (em Inglês, uma hora -- aconselho a guardá-lo no PC e ouvi-lo enquanto se trabalha em algo não muito importante...).

Aliás, fiquem com a página onde o fui buscar, recomendo vivamente todos esses programas!

E não afirmem coisas só porque as desconhecem! Não existem "fundamentos bíblicos" nem "fundamentos teológicos" para vocês porque os desconhecem, evidentemente. Eles existem sim.

Leiam a Sacerdotalis Caelibatus e os parágrafos do Catecismo relacionados com o celibato e a virgindade.

Re: POR QUE É QUE A IGREJA CATÓLICA NÃO DEIXA CASAR OS PADRES?
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 09 de February de 2004 21:53

Para esclarecimento, estas Igrejas são também designadas como Igrejas Uniatas.
Têm 5 ritos diferentes:

Alexandrino (copta e etíope)

Antioquino (Malankar, Maronita e Sírio)

Armenio

Bizantino (Albanês, Búlgaro, Georgiano, Grego, Hungaro, Italo - Albanês,
Melquita, Romeno, Russo, Ruténio, Eslovaco, Ucraniano, Russo Branco, Jugoslavo)

Caldeu (Caldeu e Malabar)

Na sua maioria, não sei se todas, permitem que os sacerdotes sejam casados.

João (JMA)

Re: POR QUE É QUE A IGREJA CATÓLICA NÃO DEIXA CASAR OS PADRES?
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 09 de February de 2004 22:00


Bem, digo ainda que não pretendi apresentar o tal artigo como justificação doutrinal, mas segundo uma perspectiva da aplicabilidade das pretensas soluções para o problema das vocações promovidas por diversos movimentos de "reforma". Quanto ao tom marcial, espero que se note que a guerra são eles que a fazem!! Por isso, tendem a atacar e a render-se.

E custa-me a acreditar que vocês achem que a Igreja mantenha uma norma disciplinar sem os fundamentos devidos... Que podem não ser aqueles sobre os quais alguns baseiam a sua obediência -- não fazendo sentido à sua interpretação bíblica e teológica individual.

Ah! Na página que citei acontece o redireccionamento do mês que está a ser visionado para o mais recente, passados alguns momentos de inactividade. Aquele que recomendo é o mês de Janeiro de 2004.

E já estou a acabar por responder sucintamente às vossas questões, mas saliento ainda que em relação ao Latim o que mais me atrai, sem dúvida, é a riqueza da Música Sacra escrita nessa língua...

Re: POR QUE É QUE A IGREJA CATÓLICA NÃO DEIXA CASAR OS PADRES?
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 09 de February de 2004 22:19

Fico à espera dos argumentos teológicos.

Parece-me que se são "fundamentais" não pode haver excepções.

Se pode haver excepções e consequentemente não são "fundamentais", deve haver o respeito pela liberdade de cada pessoa e pelo seu discernimento para o caso concreto.

O respeito pela pessoa e pelo seu discernimento é, esse sim, um valor cristão fundamental.

Mas aguardemos os argumentos.

João (JMA)

Re: POR QUE É QUE A IGREJA CATÓLICA NÃO DEIXA CASAR OS PADRES?
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 09 de February de 2004 22:54

JMA,

Eu conheço um padre católico portugues casado (penso que tem duas filhas)! Pertence à Diocese de Lisboa. E se não estou em erro, existe pelo menos mais um.

O Pe. Saul era padre Anglicano que se converteu ao catolicismo (não tenho presente o ano). No momento da conversão, foi aceite que se mantivesse casado (não podia ser de outra forma, é claro!), penso que se comprometeu que em caso de viuvez não voltaria a casar.

João,

Não, não há nem fundamento bíblico nem teológico. Há apenas uma norma disciplinar exercida aos longos dos séculos, e que só muito tarde foi alargada a todos os padres. Gregório VII (papa entre 1073 e 1085) foi o principal responsável. Chegou ao ponto de apelar ao laicado que boicotasse os ministérios dos padres casados. Foi a chamada "caça às bruxas", mas neste caso, de padres casados. Apenas após o segundo Concílio de Latrão (1139), os padres casados foram considerados inválidos a priori, e as mulheres dos padres foram consideradas "concubinas". Isto gerou um enorme protesto clerical, sobretudo no norte de Itália e na Alemanha. Mas, a partir deste momento, passava a existir um lei compulsiva de celibato.

João, eu não estou a defender que todos os padres se deveriam casar! Apenas considero que não há fundamento, e a história assim o prova - em pleno século XII existiam padres casados e "em funções". O que eu defendo é que a lei do celibato deveria deixar de ser compulsiva. Um seminarista deveria decidir se opta pelo celibato ou pelo casamento antes de ser ordenado.

Ainda corremos o dia, de qualquer dia, os seminaristas optarem por fazer um pequeno "desvio" pela Igreja Anglicana para se ordenarem depois de casados, e passado algum tempo, "convertem-se" de novo à Igreja Católica.

Luis

Re: POR QUE É QUE A IGREJA CATÓLICA NÃO DEIXA CASAR OS PADRES?
Escrito por: cristina (IP registado)
Data: 11 de February de 2004 14:28


Os padres não casam porque tem medo de casar. é que a Igreja não dá o divorcio. Imaginem que um Padre se dava mal com a mulher , terrivelmente mal , como acontece a tantos casais. Pedia o divorcio?

Re: POR QUE É QUE A IGREJA CATÓLICA NÃO DEIXA CASAR OS PADRES?
Escrito por: VM (IP registado)
Data: 11 de February de 2004 15:45

Não! Tomava a pena de aturar a mulher por expiação pessoal como penitência pelas asneiras que se dizem neste fórum...
Ganhava o céu concerteza...

Re: POR QUE É QUE A IGREJA CATÓLICA NÃO DEIXA CASAR OS PADRES?
Escrito por: rosinha (IP registado)
Data: 11 de February de 2004 17:29



xiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

Ainda agora cheguei e já está a berrar comigo...


Não se pode dizer o que se pensa aqui? Ok

Pronto vou fazer de conta que não ouvi...( deve ser algum padre , não gostou da "boca" :::))))))))))))))))))

Rosinha

Re: POR QUE É QUE A IGREJA CATÓLICA NÃO DEIXA CASAR OS PADRES?
Escrito por: VM (IP registado)
Data: 11 de February de 2004 17:41

Rosinha, Rosinha!!!

Não sou Padre, não estava berrando e estava só na gozação, né?

E não seja tão presunçosa!!! Quem lhe disse que as "asneiras" eram suas? Podem ser de outras pessoas, comigo incluido...

Abraço fraterno

Re: POR QUE É QUE A IGREJA CATÓLICA NÃO DEIXA CASAR OS PADRES?
Escrito por: Robespierre (IP registado)
Data: 11 de February de 2004 22:13

Só faltava os padres casarem e termos padres de 2ª geração. Ainda nasciam de cruz na testa e depois tinhamos de os obrigar a andar de barrete... frígio.
VIVA O SACROSSANTO LAICISMO DA DIVINA REPUBLICA

Re: POR QUE É QUE A IGREJA CATÓLICA NÃO DEIXA CASAR OS PADRES?
Escrito por: taliban (IP registado)
Data: 15 de February de 2004 20:38

Os que já sabiam sorriem.
Ficamos todos a saber que não existem fundamentos teológicos nem para a ordenaçãop de mulheres nem para o celibato obrigatório dos padres.
São questões políticas e de poser e não questões de Fé.

Re: POR QUE É QUE A IGREJA CATÓLICA NÃO DEIXA CASAR OS PADRES?
Escrito por: taliban (IP registado)
Data: 15 de February de 2004 20:53

D.Januário Torgal diz que encara a ordenação de mulheres "com toda a naturalidade" e não encontra obstáculos teológicos que a contrariem. "Teologicamente, o que é que impede? Nada. Até tenho impressão que do ponto de vista apostólico essa competição, essas riquezas de cariz entre o homem e a mulher iriam toenar muito mais sorridente a Igreja.

in público, 15 de fevereiro 2004

Ir para a página: Anterior123
Página actual: 3 de 3


Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.