Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: 123Próximo
Página actual: 1 de 3
POR QUE É QUE A IGREJA CATÓLICA NÃO DEIXA CASAR OS PADRES?
Escrito por: Alan Legrand (IP registado)
Data: 25 de June de 2003 18:41

Ao contrário do que pensa o Governo "laranja-azul" quanto ao número excessivo de funcionários a pesarem no Orçamento do Estado, a Igreja Católica tem cada vez menos padres nos seus quadros de funcionários de Deus.

Os padres que abandonaram a Igreja para casarem gostariam de voltar a dar missa, mas os "velhos do Vaticano" não deixam.

A maioria dos padres gostariam de casar, em vez de andarem, às escondidas, a "atraiçoar" o Direito Canónico".

As mulheres (que são as colunas de sustentação da existência da Igreja Católica) gostariam de ser sacerdotisas, mas os "reumatóides do Vaticano" não deixam, quem sabe se por medo de terem de lhes deixar de chamar "servitas" ou "criadas" para todo o "santo" serviço?

Esta Igreja Católica que continua a pedir perdão pelos seus crimes contra a Humanidade segue sendo desumana até para os seus funcionários e serventes...

É a minha opinião sobre a opressão exercida pela hierarquia da Igreja Católica, sabendo todos que Jesus da Nazaré teve uma mulher e quatro filhos (afirmaram investigadores não dependentes do Catolicismo), os seus discípulos tinham companheiras e no princípio até o fundador da Igreja em Roma, S. Pedro, teve esposa e filhos.

O que pensam deste assunto tão tristemente debatido entre os leigos da Igreja, mas sem respostas que nos consigam fazer aceitar esta posição católica anti-Natureza Humana?


Re: POR QUE É QUE A IGREJA CATÓLICA NÃO DEIXA CASAR OS PADRES?
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 25 de June de 2003 22:15

Alan,

Se retirar o penúltimo parágrafo da tua mensagem, concordo de uma forma geral com o que dizes. Se leres o que há pouco aqui escrevi, no tópico Férias e livros que dão para pensar, verás já menciono a questão do celibato obrigatório dos sacerdotes e a ordenação das mulheres. Não existe fundamento teológico para se manter essa posição, apenas a falta de vontade para o fazer.

Quanto ao facto de Jesus de Nazaré ser casado e pai de filhos, decerto não estaremos a falar do mesmo Jesus - Jesus Cristo. Por muitas investigações e descobertas que façam, como poderia ele ser casado e ter filhos e isso não vir na Bíblia? No momento em que os Evangelhos foram escritos, não havia qualquer complexo contra o casamento. Boa parte (para não dizer todos) os discípulos de Cristo eram casados, inclusivé Simão Pedro. Podes ler 1 Tm 3, 1-5 e verás o que S. Paulo recomenda para os Bispos.

Luis

Re: POR QUE É QUE A IGREJA CATÓLICA NÃO DEIXA CASAR OS PADRES?
Escrito por: Alan Legrand (IP registado)
Data: 26 de June de 2003 02:30

Luís:

Por quem, quando e como foi escrita a Bíblia na parte que refere a curta vida religiosa (conhecida) de Jesus da Nazaré, depois dito "O Cristo" pelos ortodoxos gregos, que não terá ido além de três anos de presença militante pela substituição do severo e opressor deus judeu Iavé?

Os quatro evangelistas falam das suas vidas? Quem escreveu as suas histórias sobre a vida de Jesus Cristo -eles ou outros, posteriormente à vida deles? Por que há contradições entre as histórias contadas pelos quatro evangelistas que foram companheiros e discípulos de Jesus?

Por que motivo Jesus da Nazaré (O Cristo) não deixou nada escrito da sua Palavra inovadora que se destinava a um novo Judaísmo?

Quem pode duvidar de que Jesus da Nazaré tenha feito uma vida normal, natural como qualquer outro homem, tido uma mulher por companheira, Maria Madalena, e deixado descendência fruto do amor físico e humano?

Não foi Jesus Cristo homem, um humano feito por outro homem e parido por uma mulher? Ou temos de "acreditar" que ele foi feito por obra e graça do espírito puro, não matéria, a que Zaratustra começou por chamar Deus?

O resto, Luís, é a história da Palavra passada de boca em boca há milhares de anos, aumentada, alterada, imaginada, mentida, pois não tem sustentação em nada escrito por Jesus da Nazaré, que é o posterior Jesus, o Messias, propalado pela seita cristã que fez o Cristianismo que foi transformado no Catolicismo de um poder político-religioso que em muitas coisas não tem nada a ver com a vontade do "Homem feito Deus".

E Ele, todos pensamos, sabia ler e escrever... Concordamos ou pensarás, como muitos, que Ele era analfabeto e, por isso, foi incapaz de contar a sua vida por escrito, deixando aos outros a libertinagem de a contarem conforme interessava aos líderes da fundação do movimento cristão e, depois, do Catolicismo dos papas imperadores, reis e dominadores políticos que foram casados?

Sumarizando:

DEIXEM CASAR OS PADRES!

DEIXEM AS MULHERES DA IGREJA CATÓLICA SEREM SACERDOTISAS CASADAS E COM FILHOS, O QUE SERIA UMA DEMONSTRAÇÃO DE GRANDE RESPEITO POR MARIA, MÃE DE JESUS DA NAZARÉ, O HOMEM FEITO DEUS PELA IGREJA CATÓLICA!

Re: POR QUE É QUE A IGREJA CATÓLICA NÃO DEIXA CASAR OS PADRES?
Escrito por: Miranda (IP registado)
Data: 26 de June de 2003 08:23

Caro Alain,


A esmagadora maioria dos Católicos estão em pleno desacordo com o celibato forçado dos nossos padres! Esta "santa imposição" já nos vem de outros tempos e tem a ver - tinha que ser - com o aspecto económico! Se os padres casarem terão as mesmas obrigações/direitos de outras famílias legalmente constituídas. Os filhos teriam direito aos "seus bens" que assim continuam a ser os bens da Igreja... Bem isto é complicado, mas vai bater certinho com os interesses da Instituição. Essa conversa da disponibilidade, de tempo para, de castidade/santidade... é tudo uma forma de iludir, de enganar... Sim os Católicos andam há séculos enganados pelas influências da hierarquia. Contam demasiadas histórias, só para tirar proveitos materiais... O futuro a Deus pertence, mas a nossa Igreja precisa de uma lavagem cerebral profunda... precisa de um Vaticano III ou IV... precisa de uma actualização que tarda e que o tempo jamais perdoará...
tenho dito
Zé miranda

Re: POR QUE É QUE A IGREJA CATÓLICA NÃO DEIXA CASAR OS PADRES?
Escrito por: Alan Legrand (IP registado)
Data: 26 de June de 2003 11:43

Caro Miranda:

É como dizes e opinas, entre outras "coisas que não se podem dizer " nem opinar, pois os exploradores de Deus podem zangar-se e mandar um padre-exorcizador dizer que "eles têm o Diabo no corpo, perdoa-lhes Senhor porque não sabem".

A Igreja Católica já não muda com arrastadas e espúrias discussões, mas mudaria para a actualidade se aparecesse por aí um "novo cristo" que arrastasse multidões atrás dele.

Os tempos, porém, são outros. Ainda não regressámos ao medo, à incultura, à ingenuidade e à época em que era possível fazer divindades e "filhos de deus" com tantas mentirosas "verdades"...

O que este planeta precisa é de um abanão no seu meio universal, reduzir a população a um quinto e criar um Deus ou uma Deusa novos que acabe com as velhas divindades, ídolos e os seus exploradores que vêm transformando o Amor do nazareno Jesus num Inferno com flores bonitas, mas venenosas e mal cheirosas para o olfacto da Humanidade de hoje.


Re: POR QUE É QUE A IGREJA CATÓLICA NÃO DEIXA CASAR OS PADRES?
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 26 de June de 2003 14:42

Alan,

Agradecia a indicação dos "investigadores não dependentes do Catolicismo" que afirmam que Jesus era casado.

É que eu sou a excepção aos "todos" que sabiam do "casamento" de Jesus e dos seus quatro filhos.

De facto nunca ouvi falar de tal coisa.

João (JMA)

Re: POR QUE É QUE A IGREJA CATÓLICA NÃO DEIXA CASAR OS PADRES?
Escrito por: Catarina (IP registado)
Data: 26 de June de 2003 15:30

JMA... Subscrevo por completo as tuas palavras! E vão 2...

Re: POR QUE É QUE A IGREJA CATÓLICA NÃO DEIXA CASAR OS PADRES?
Escrito por: Fernando Cassola Marques (IP registado)
Data: 26 de June de 2003 16:50

JMA e Catarina ... Subscreve inteiramente as vossas palavras!!!

E VÃO 3 ...

Re: POR QUE É QUE A IGREJA CATÓLICA NÃO DEIXA CASAR OS PADRES?
Escrito por: Alan Legrand (IP registado)
Data: 26 de June de 2003 17:03

Ao JMA e Catarina:

De momento não vos posso dar o nome dos "investigadores independentes do Catolicismo" que se referiram à vida de Jesus da Nazaré com uma mulher e ao facto de Ele ter tido filhos, pois foram livros emprestados por outros católicos progressistas (não parados no tempo a "engolir" tudo que os padres nos "passavam") que andavam à procura da Verdade para além das histórias contadas e interpretadas de maneira diferente nas muitas bíblias traduzidas à vontade dos tradutores e das diversas tendências religiosas cristâs existentes na Terra.

Mas posso, já, dar-lhes um título e o autor do último livro que li por me ter sido oferecido em "resposta" à minha afirmação de ser cristão-católico progressista:

"AS MENTIRAS FUNDAMENTAIS DA IGREJA CATÓLICA -Como a Bíblia foi Manipulada", de Pepe Gonzalez (Editora Terramar).

Este livro de um jornalista-investigador das religiões leva-nos a repensar aquilo que nos ensinaram e se continua a reafirmar e a "cantar" da nossa Religião.

Voltando a Jesus da Nazaré, olhando a imagem do "seu" rosto e do "seu" corpo alto e perfeito, encomendada pela Igreja Católica e criada por um pintor talentoso, todos pensamos que Ele podia ser bem sucedido entre as mulheres (e muitas o acompanharam na sua curta vida de religioso durante três anos, na Bíblia) e quase temos a certeza de que não seria homossexual e era sexualmente activo e prolífero.

De tal modo as mulheres se apaixonavam por Ele e ainda se "apaixonam", que as nossas freiras usam aliança de "casamento" com Jesus Cristo, pelo menos uma confirmou-me, ao perguntar-lhe: "Você é tão bonita. Porque não sai para a vida normal e casa com um homem dos muitos que a quereriam desposar?". A resposta foi imediata: "Eu já sou casada com Jesus...".

Portanto, será normal pensar que ele "fez o seu dever", obecendo ao Pai, Deus, da sua religião (Judaísmo), que mandava: "Ide e multiplicai-vos!".

Alguém se atreve a dizer que um Homem tão santo e divino como Jesus da Nazaré ia desobedecer a Deus, a quem ele chamou e tinha como "Pai" do Céu, o seu "Criador"?

Podia acabar aqui esta resposta, mas...

Ninguém tem certezas (não há muitas certezas credíveis e há muitas mentiras nas religiões e nos deuses criados pelo Homem), mas quero sempre pensar que Jesus da Nazaré era uma pessoa normal, um religioso revolucionário e lutador pela criação de um Deus novo, menos explorador do povo.

Ele não conseguiu os seus intentos, a avaliar como Deus é manipulado na actualidade e pelas injustiças, pobreza e guerras que as religiões nunca deixaram de permitir e fazer, porque sempre se interessaram mais em enriquecer e dominar.

Mas Jesus tentou criar um mundo melhor e, por isso, foi religiosa e politicamente assassinado pelos detentores do Poder que temeram ver ruir a sua boa vida à custa do dinheiro dos parolos de então, ao ouvir a sua Palavra.

E se Ele voltasse (os mortos nunca ressuscitam, mas a palavra e as obras deles podem perdurar), muito possivelmente seriam os que hoje vivem dele e lhe chamam Deus que o matariam..., porque Jesus da Nazaré ficaria muito zangado ao ver que foi atraiçoado, a começar pela adoração de ídolos e ícones que ele tinha proibido no seu Cristianismo fundamental.

E, caso não saibam, Ele, pela sua oposição ao seu deus Iavé, ainda hoje é tido em Israel como um judeu herege e banido da História do Judaísmo...


Re: POR QUE É QUE A IGREJA CATÓLICA NÃO DEIXA CASAR OS PADRES?
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 26 de June de 2003 23:43

Pois então quando te lembrares dos ditos estudiosos que dizem verdades que todos sabem (menos uns quantos distraídos aqui do fórum) mas que agora ninguem sabe quem são, agradeço a informação.

É que se torna muito interessante afirmar "verdades" "conhecidas de todos" que depois já nem se sabe quem as disse, porque as disse e baseado em quê. Quando formos a ver ninguém as disse...

De facto, digo que tais afirmações são perfeitos disparates, não havendo qualquer base para tais afirmações.

Rivaliza com a história do afogamento dos dinossauros.

É completamente impossível que tal "pormenor" fosse "esquecido" ou "escamoteado".

Nenhum estudioso credível (com credível quero significar que não está internado por demência) defende tal situação.

Por outro lado é interessante essa dedução da vida sentimental de Jesus.

Baseado num quadro pintado séculos depois da Sua morte, por alguém que nunca O viu, conclui-se que era bem sucedido com as mulheres querendo com isto dizer que se casou e deixou descendência....

SURREAL!

Já ouviram falar nos métodos históricos??? Ou nos estudos bíblicos???

E claro que a base científica para tal conclusão era que Ele teria de cumprir a vontade do Pai, só agora esclarecida, que era a de deixar descendência.

Quer dizer, a missão de Cristo não era a de deixar aos homens a Boa Nova e anunciar o Reino de Deus, mas deixar descendência...

DOIS MILÉNIOS DEPOIS ALGUÉM DESCOBRE A "VERDADE"...

Uma questão: A meio da tua resposta Jesus cumpria escrupulosamente os mandamentos do Deus do Judaísmo; no final ele está contra o Deus do Judaísmo. Coerente...

João (JMA)

Re: POR QUE É QUE A IGREJA CATÓLICA NÃO DEIXA CASAR OS PADRES?
Escrito por: taliban (IP registado)
Data: 27 de June de 2003 00:24

Caro Alan:
Sobre o sacerdocio das mulheres, a esmagadora maioria do catolicos pensa como tu. Ate o cardeal patriaraca de lisboa se farta de rezar todos os dias para que as mulheres possam ser ordenadas, como se isso dependesse da vontade de deus e nao ada vontade de meia duzia de homens. Que inda por cima usam saias....lol

Re: POR QUE É QUE A IGREJA CATÓLICA NÃO DEIXA CASAR OS PADRES?
Escrito por: taliban (IP registado)
Data: 27 de June de 2003 00:49

A igreja nao deixa casar os padres por uma questao muito prosaica - dinheiro. Como sabes, durante os primeiros seculos da era crista nao havia qualquer proibiçao do casamento. Muitos dos apostolos eram casados, nomeadamente pedro. Portanto, os padres tinham varias mulheres e uma prole numerosa e asssim continuou a ser ate que a Igreja se tornou bastante rica e poderosa. Ora nao convinha nada que os seus funcionarios, os padres, gastassem dinheiro com os filhos, amantes e mulheres... Por isso a proibiçao.
Capitalismo no estado puro, meu amigo protestante, o mesmo capitalismo que permitiu ao Lutero afirmar-se.

Re: POR QUE É QUE A IGREJA CATÓLICA NÃO DEIXA CASAR OS PADRES?
Escrito por: Miranda (IP registado)
Data: 27 de June de 2003 10:09

O Miranda ate "desanda" com todas estas histórias em torno do Grande personagem Jesus Cristo! Um Homem de referências e de valores absolutos, não se envolveu em trocadilhos que nós imaginamos: igualzinho a nós excepção no pecado ou seja na traição ao caminho designado. Qual mulheres qual carapuça. O Homem não se mede por aquilo que possui entre as pernas! O aspecto sexual é tão secundário... Outras razões o trouxeram até nós; outras ainda O levaram daqui.
zé miranda

Re: POR QUE É QUE A IGREJA CATÓLICA NÃO DEIXA CASAR OS PADRES?
Escrito por: Alan Legrand (IP registado)
Data: 27 de June de 2003 11:28

Na minha opinião, quem abraça uma religião cristâ segue dois caminhos:

1-Para servir o próximo que tem fome, é doente, foi marginalizado pela sociedade que, em Portugal, diz ser 90% católica;

2-Para se servir a si próprio e viver à custa dos bem-aventurados que têm Fé e dão dinheiro, alimentos, jóias e propriedades às igrejas dos "encarnados".

Também há muitas pessoas que tendo o cérebro fraco e a inteligência limitada pelas "lavagens", "drogas", "bla-blás" e pelos grupos religiosos em que estão inseridas, enveredam pelos caminhos da demência religiosa, fundamentalismo passado, estagnação no tempo, "cegueira" motivada por interesses, o que não as deixa raciocinar sobre a Religião e a Política que abarcam tudo o que é imaginável, impossível, transformação de mentiras em "verdades".

Quem não sabe isto ainda não viveu os anos suficientes para concluir que as religiões foram feitas por homens e estes depois fizeram e moldaram os deuses às suas necessidades. Mais tarde, como os padres que abandonaram o sacerdócio para viverem a vida em toda a sua Natureza e com todas as suas verdades e dores, quem hoje "anda cego" verá a luz que é mais bela do que o cinzentismo e representa a autenticidade e a credibilidade religiosa que uns procuram e outros tentam tapar com "bocas foleiras" e insinuações ingénuas e bacocas.

Como referi antes, as religiões dão para tudo. E as suas contradições existem como tropeçamos com a poluição ambiental e humana do nosso quotidiano.

Não admira, pois, que o deus de Jesus da Nazaré tenha decretado "Ide e multiplicai-vos!" e depois venha alguém, 2000 anos depois, tentar fazer crer que o seu Filho divino lhe tenha desobedecido...

Olhando a situação de degradação religiosa, política, económica, social
e ambiental que se vive no planeta, onde estão a Paz, o Amor, a Justiça, a Esperança, o Céu e o Paraíso que todas as religiões nos prometem na suas palavras?

Na Palestina e em Israel, assistimos ao exemplo do ódio latente entre religiosos islâmicos e judeus e ao confronto de dois deuses (Alah e Iavé)sedentos de mortos e sangue, mas dizem que são o mesmo Deus...

Na Irlanda do Norte, católicos e cristãos vivem separados por muros e continuam numa "guerra santa" de assassinos...

Em Roma, Moscovo e Atenas, onde os cristãos ortodoxos odeiam os católicos romanos e, ambos, estão de costas voltadas uns para os outros?

A IGREJA CATÓLICA NECESSITA DE SER RECICLADA, PODENDO COMEÇAR POR LIBERTAR A LIBERDADE E DEIXAR CASAR OS PADRES E AS FREIRAS, A VER SE ESTE CATOLICISMO ULTRAPASSADO MUDA PARA UMA VIDA NATURAL, ACTUAL E MELHOR!

Re: POR QUE É QUE A IGREJA CATÓLICA NÃO DEIXA CASAR OS PADRES?
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 28 de June de 2003 00:08

1 - Continuo a aguardar a resposta às minhas questões e a afirmar que não é sério fazer afirmações que "todos conhecem" e depois ... ninguém sabe delas.

Não estivessem escritas acima e ouviriamos: Nunca disse tal coisa!

Mas já percebi que afinal as tuas afirmações categóricas "conhecidas de todos" mais não são que frases gratuitas.

2 - "O que este planeta precisa é de um abanão no seu meio universal, reduzir a população a um quinto e criar um Deus ou uma Deusa novos que acabe com as velhas divindades" Alan dixit na mensagem de 26/06/03 11:43

Tens alguma proposta para o extermínio que defendes, ou vais buscar por exemplo as velhas práticas NAZIS?

Reduzir a população do mundo a um quinto é "apenas" o EXTERMÍNIO DE MAIS DE DOIS MIL E QUINHENTOS MILHÕES DE SERES HUMANOS!!!

Coisa pouca para ti.

Já fizeste a lista dos que queres "abater"?

Claro que quem configura tal "proeza" como necessidade planetária não tem dificuldade em criar deuses novos.

Aliás precisa de os criar pois nenhum cristão pode sequer configurar tal crime contra a Humanidade!

João (JMA)

Re: POR QUE É QUE A IGREJA CATÓLICA NÃO DEIXA CASAR OS PADRES?
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 28 de June de 2003 00:18

Prezado taliban,

Registo com agrado o teu interesse para com o Patriarca, e suas orações.

É o ecumenismo a funcionar. :o))

João (JMA)

Re: POR QUE É QUE A IGREJA CATÓLICA NÃO DEIXA CASAR OS PADRES?
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 28 de June de 2003 00:29

JMA,

Estou a ver que é perigoso ler algumas mensagens na diagonal, como por vezes faço. É que no meio da diagonal são ditas autênticas barbaridades como aquela que agora chamas a atenção.

Alan,

Nenhuma posição da Igreja Católica (seja o celibato dos padres, a ordenação das mulheres, infabilidade papal, ...) estão em desacordo com a Sagrada Escritura como aquela sugestão que fizeste: "reduzir a população a um quinto e criar um Deus ou uma Deusa novos que acabe com as velhas divindades". Por dois motivos:

1) Reduzir a população a um quinto - Significaria exterminar QUATRO BILIÕES E OITOCENTOS MILHÕES de seres humanos!!! Quase 5 biliões de seres humanos! Ao pé dessa sugestão, Hitler é um amador. Mas se a intenção é reduzir o número de pessoas na Terra, então o celibato da Igreja até poderá ajudar (!?!?) mas não só para o padres como para a esmagadora população humana. Admitindo as minhas limitações, porque razão consideras que não podemos ser 6 biliões?

2) O Deus que acreditamos não foi criado pelo homem! Ele existe e fomos nós que fomos criado por Ele. Deus revelou-se aos homens. Ao contrário de outras religiões, o Cristianismo é uma religião revelada. Para que os homens possam criar "um deus", decerto não estamos a falar do Cristianismo, mas de Mitologia...


Fico com uma dúvida, Alan, com tais opiniões, consideraste Cristão e/ou Católico?

Luis

Re: POR QUE É QUE A IGREJA CATÓLICA NÃO DEIXA CASAR OS PADRES?
Escrito por: carlos nascimento (IP registado)
Data: 28 de June de 2003 16:55

Estava tentado a pedir ao nosso amigo, defensor do genocidio de quatro quintos da população, que nos informasse sobre os tais "investigadores" que provaram que Jesus teve mulher e filhos...mas não parece valer a pena.De qualquer forma...E VÃO 4Paz e bem para todosCarlos


Re: POR QUE É QUE A IGREJA CATÓLICA NÃO DEIXA CASAR OS PADRES?
Escrito por: Nuno (IP registado)
Data: 30 de June de 2003 22:26

Muitas vezes me pergunto:
porque se preocupam se os padres se podem ou não casar? Será que eu tenho direito de interferir na vida dos outros?
Já viram ou ouviram os padres a queixarem-se ou lamentarem-se por não se poderem casar?
sinceramente acho que isso não vos diz respeito.

A paz do Senhor fique convosco


Re: POR QUE É QUE A IGREJA CATÓLICA NÃO DEIXA CASAR OS PADRES?
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 01 de July de 2003 00:00

Nuno,

Compreendo aquilo que dizes. Mas não se pretende retirar o direito dos padres a optarem pelo celibato de livre vontade. Apenas o celibato compulsivo (obrigatório) não tem fundamento bíblico, tanto que apenas surgiu apenas no séc. XI. Por outro lado, é díficil alguma vez veres os padres a reclamarem o direito a casarem pois eles já fizeram o voto de celibato, e qualquer alteração já não lhes será aplicada.

Mas também não podemos esquecer que se o celibato dos padres for repensado, poder-se-á dar o caso de se permitir a ordenação de homens casados, como acontece na Igreja Ortodoxa.

Luis

Ir para a página: 123Próximo
Página actual: 1 de 3


Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.