Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Canção Nova
Escrito por: Susete Gonzaga (IP registado)
Data: 25 de June de 2003 18:31

Marco Antonio C. Santos [spectrum@post.com]
Paranavaí, Brasil - 2003-06-08 19:08:01


Novamente cá estou. Estou para expressar meu descontentamento com as atitudes de irmãos portugueses com relação ao canal Canção Nova, 40 da TV Cabo. Como pude ler em [www.paroquias.org], algumas autoridades classificaram de "medíocre" a atuação daquele canal brasileiro. Que pena! Num mundo carente de uma nova comunicação (o próprio Papa nos pede isso: novos meios para uma nova evangelização), num Portugal carente de um novo anúncio do evangelho, ler essas notícias nos entristecem. Sei da qualidade do trabalho de nossos irmãos da Canção Nova e o que posso dizer é isso: rezemos por eles, pois têm boa intenção, de levar o nome de Jesus a todos os cantos (Jesus mesmo nos ordena isso). Se dizem que a mensagem transmitida pela TV Canção Nova é "medíocre" é porque os seus corações estão duros, ressequidos pelo intelectualismo que encontrei em algumas partes de vosso querido país. Querer intelectualizar o Evangelho é colocar uma barreira no sacrifício de nosso Senhor. Jesus mesmo disse que devemos ser como criancinhas, simples, sem maldades ou... intelectualismos. Perdoem o desabafo... Acredito que qualquer país do mundo anseia por ter um canal verdadeiramente católico e Portugal pensa em disperdiçar esse presente...


Em Maria

Marco Antonio


Re: Canção Nova
Escrito por: SalsaViva (IP registado)
Data: 18 de July de 2003 21:54

O problema da cançao nova:

uma tv tipicamente brasileira e que reflete bem a cultura brasileira. Dizem, que os portugueses nao gostam da cançao nova. Claro que nao. Brasil e Portugal têm culturas e maneiras de estar completamente diferentes. No Brasil levantar braços, dançar, gritar, expulsar demonios, dentro de Igreja, é comum. Portugal tem outra cultura, outra maneira de viver a religiao. A soluçao, é cada um respeitar o outro.

Penso que a cançao nova como comunidade de fe e de projecçao internacional, deveria ter mais atençao nos programas que emite para o mundo. Trazer para o mundo, uma atitude mais aceitavel, para nao escandalizar. Por melhor, que seja a boa intençao da cançao nova, com toda aquele aparato de oraçoes de cura, expulsoes de demonios, dancing, entre outros, acaba por escandalizar as outras culturas apesar de catolicas e a igualar-se muito a igreja do reino de Deus.

Acabar com aquele peditorio ridiculo, que envolve padres, missa, homilia, crianças, jovens, velhos. Existem outras formas de se arrecadar dinheiro em campanhas, sem aquele pede pede constante. Nao foi isto, que Cristo pediu, nem foi por isto, que Cristo deu sua vida.


Re: Canção Nova
Escrito por: carlos nascimento (IP registado)
Data: 20 de July de 2003 17:05

Pois é.....

Achas que aquilo escandaliza?
A mim escandaliza bem mais a "nossa" cultura (fala por ti) em que as pessoas na missa parecem arenques fumados, com uma cara sisuda e aquele ar de quem comeu algo ao pequeno almoço que lhe fez mal. (estas expressões são do padre Vaz Pinto que pertence a nossa cultura)

É verdade que a realidade brasileira é outra, mas a menssagem de Cristo é universal.
Tu nao te referes a canção nova, mas sim ao renovamento carismatico que é a base daquele canal.

Eu, pessoalmente, vejo muito a canção nova e digo-te mesmo que até sou sócio e contribuo com uma pequena quantia todos os meses.

Pena é que com essa mentalidade as nossas igrejas estejam cada vez mais vazias, é essa a nossa cultura...missas onde a maioria são idosos onde nunhum poucos jovens se atrevem a ir.

Eu gosto da canção nova, como canal de tv e como comunidade. Se por vezes a qualidade tecnica não é a melhor é porque não teem outras receitas que não as contribuições, daí os "peditórios".

Continuemos com esta mentalidade e, aí sim, a igreja universal do reino de Deus vai ganhando adeptos. O nosso povo tá farto do ar solene nas nossas celebrações, encara isso e deixa entrar uma lufada de ar fresco, a nossa cultura bem precisa. Prefiro mãos no ar e pessoas a dançar do que ver joelhos esfolados em Fátima.

Por ultimo te digo: só vê a canção nova quem quer e nao esqueças...tem a aprovação do Santo Papa.

Paz e bem para todos

Carlos

Re: Canção Nova
Escrito por: Rui (IP registado)
Data: 22 de July de 2003 00:08

Apesar de não gostar do tipo de programação acho que esse não é o maior problema...de facto aquele é um canal desviado da cultura religiosa do nosso país, e daí o futuro das emissões em Portugal dever ser pensado. Secalhar até nos podem achar arenques fumados, mas se o somos de facto, é compreensivel que a mudar nunca será de uma forma tão radical.
Agradeço aqueles que fazem o Canção Nova, e já agora pensem também nestes 0.00001% de espectadores que são os portugueses.

Rui

Re: Canção Nova
Escrito por: SalsaViva (IP registado)
Data: 23 de July de 2003 00:26

Carlos,

Gostei muito da tua explicação e acho bom, que ajudes a Canção Nova.
A mim pessoalmente, nada do que se pratica na Canção Nova escandaliza-me, porque eu sei e entendo o que estão a fazer. O problema, são os não esclarecidos, aqueles que não conhecem a Renovação Carismática Católica.

Eu também sou membro da Renovação Carismática Católica, masa tenho minhas reservas em relação ao movimento. A RCC, tem diversas linhas de trabalho e a linha seguida pela Canção Nova, não é a que me interessa. Esta linha que a Canção Nova segue, apenas serve para levar às pessoas a andar atrás de curas, olhar Cristo como um curandeiro, desejarem as bençaõs de Deus e não o próprio Deus. Resumindo, cria maus vícios aos cristãos e aqueles que chegam pela primeira vez a Igreja. Existem porém, outras linhas da RCC, muito mais moderadas, onde as pessoas se encontram com Jesus como Salvador e não como um curandeiro apenas.

Outra crítica que eu faço a RCC é que, como movimento, ela está a absorver em si, todos os erros que a Igreja cometeu e que fizeram com que muitos católicos fervorosos, se afastassem e procurassem outros credos. Um deles, é a mania da supremacia dos carismáticos, em relação aos outros grupos e movimentos da Igreja e a não aceitação da verdade, para além daquilo, que foi escrito na bíblia, há mais de 2000 anos, numa mentalidade muito mais antiga que a nossa. A bíblia, não encerra toda a verdade divina, mas sim uma parte dessa verdade, revelada numa determinada época e para uma cultura específica. Não podemos encarcerar Deus dentro de uma bíblia, mas ve-lo e senti-lo a cada momento da nossa vida, até mesmo quando estamos a escrever uns para os outros através da internet. O maior pecado, que existe no mundo, é querermos referenciar Deus, sempre a partir da bíblia, esquecendo-nos do verdadeiro livro divino, que é a vida que vivemos a cada dia.

O regulamento da própria RCC, adverte que, cada país deve dinamizar olhando os aspectos culturais. Não transportar ideias e projectos de um país para outro, mas ouvir qual a vontade de Deus para cada país, onde a RCC se instala, respeitando o princípio de rege o movimento e o seu principal objectivo, que é o de renovar a Igreja.

Naquilo que se entende, por renovar a Igreja, não acredito que a RCC tenha essa capacidade ou o venha a faze-lo de todo. Ainda está para nascer quem vai renovar a Igreja. Quando num movimento, a pessoa de Jesus, é substituída pela do padre que faz as curas, Jesus continua desconhecido e a Igreja morta.

Tudo de bom para ti.

Re: Canção Nova
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 23 de July de 2003 22:27

Salsa,

É exactamente isso que me faz não ver a Canção Nova. O pouco que vi dela pareceu-me completamente desenquadrada da nossa realidade cultural. O que é pena. Quanto ao conteúdo, a mensagem também está um pouco desactualizada, como que o Concílio Vaticano II não tivesse sido há mais de quarenta anos.

O ano passado tive oportunidade de ver o canal americano [url=http://www.ewtn.com]EWTN[/b] e seria uma boa ideia conseguir este canal em Portugal, na TV por cabo.

Luis

Re: Canção Nova
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 11 de August de 2003 00:20

Conforme foi hoje notícia, a EWTN acaba de chegar a alguns lares da nossa vizinha Espanha.

Seria bom a TV Cabo seguir-lhe o exemplo.

Luis

Re: Canção Nova
Escrito por: Vitor Santos (IP registado)
Data: 11 de August de 2003 21:41

Caros amigos

O pouco que vi da canção nova faz-me lembrar a Igreja Universal do Reino de Deus e similares. É por isso que não gosto.

Vitor Santos

Re: Canção Nova
Escrito por: Vitor Santos (IP registado)
Data: 14 de August de 2003 19:49

Desde que falam da Canção Nova no Paróquias tenho tentado ver mais vezes. Mas desisti sempre ao fim de 5 minutos. É mesmo um programa enjoativo. Gostava de ver debates sobre Espiritualidade, mas a Igeja Católica não se abre ao debate. Ao que perece, no canção nova, a Igeja gosta mais de falar sózinha e, de preferência de coisas materiais. Como querem que juventude esclarecida de hoje se junte á Igreja Católica Romana? Para falar de coisas materiais há muita gente e muitos outro programas televisivos mais interessantes.

Vitor Santos



Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.