Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: 12Próximo
Página actual: 1 de 2
Peditórios... Frente aos Templos!
Escrito por: Miguel Gonçalves (IP registado)
Data: 19 de June de 2003 15:42

Desde há muito tempo que em alturas diversas se organizam, a consenso dos párocos, peditórios para causas diversas de carácter caritativo. Porém últimamente tem sido demasiados os grupos de "pedintes" junto aos templos, no final das Eucaristias. Há dias estavam a pedir para o Iraque. Fiquei meio boca aberta e nem queria crer! Pede-se demasiado em Portugal: O Governo pede para "apertar o cinto", vai haver restrições económicas... A Igreja, também ela passa o tempo a pedir: para obras, para festas... e mais isto e mais aquilo... As Organizações também pedem... pedem os verdadeiros e falsos pobres... Em Portugal pede-se demais e trabalha-se pouco! É do trabalho que advém toda a riqueza, mas é verdade que também ele, o trabalho anda caro! Não se devem "alimentar" todos os vícios... Há que estar atentos à nova forma de "roubar" o parceiro!
M.G.

Re: Peditórios... Frente aos Templos!
Escrito por: crismelo7@hotmail.com (IP registado)
Data: 20 de June de 2003 14:43

Apoiado!

Mais informo que estive a conversar com um pedinte em alegre cavaqueira , que não se atreveu a mentir-me pois estavamos à entrada do santuario de fatima.

O pobre homem , tem uma reformazita , deixou o trabalho dele pk era muito explorado e dedicou-se à nova profissão com carinho :
é pedinte.

tem um quarto alugado em fatima , vem todos os fins de semana de Braga pedir. Tira mais de 100 contos por fim de semana, o que faz um total de 400 a 500 contos por Mês.

Perguntei o que fazia ao dinheiro que sobrava , se o dava aos pobres?

disse que tinha no banco ( de momento uns 5000 mil contos)...nunca se sabe o que o futuro nos reserva diz ele...e depois como vive só também precisa de algum para ir às "meninas". Disse-lhe a brincar :

-não se importa de me dar uma esmola a mim?

E fui para o santuario rezar por sabedoria:)
cristina

Re: Peditórios... Frente aos Templos!
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 23 de June de 2003 16:57

Há uma diferença significativa entre um peditório para uma obra específica com valor social - construção de uma igreja, centro paroquial ou social, conventos, missionários, escuteiros, etc - e um peditório para fins desconhecidos.

De qualquer forma, cabe a cada um avaliar se deve ou não contribuir para cada peditório.

Se a Igreja necessita de dinheiro, tem de o arranjar. Não pode é ficar parada à espera que caia do céu.

João (JMA)

Re: Peditórios... Frente aos Templos!
Escrito por: Miguel Gonçalves (IP registado)
Data: 24 de June de 2003 08:02

Qual Igreja? Vocês recordam-se dos peditórios daqueles "vigários" da Universal do Reino de Deus? E de outras "Igrejas" por aí espalhadas? E de tantas "organizações" préfabricadas?! E de tantos grupos que pedincham a torto e a direito? E de tantos "sacanas" que mentindo apanham tanta gente na malha da esmola?! Tenho visitado muitos países da europa e outros... é em Portugal que se vêem as maiores "cenas" de "pedintórios" abusivos e até escandalosos! A Igreja Católica Romana Apostólica... também ela não é pobre em pedir e até explorar! Alguns Padres abusam da boa vontade e simplicidade das pessoas. Todos sabemos que isto é verdade. Cabe efectivamente a cada um ponderar e "ousar" dizer NÃO... BASTA! Acabem-se com todos esses "sangeSUGAS...
miguel

Re: Peditórios... Frente aos Templos!
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 24 de June de 2003 10:27

A Igreja a que eu me refiro é a Igreja Católica Apostólica Romana. Da qual faço parte, pelo baptismo.

Que não estaria a cumprir o mandato que lhe foi confiado se, num mundo de desigualdades e injustiças, não chamasse a atenção de todos para as necessidades dos mais desfavorecidos.

Ou se se colocasse ela própria e os seus movimentos e instituições em situação de não poder continuar a desempenhar as suas missões.

Para tudo isto não basta a boa vontade, é necessário dinheiro.

Cabe a todo o cristão providenciá-lo, na medida das suas possibilidades.

Se os padres são tão insistentes é porque as necessidades são muitas e o tempo escasseia.

João (JMA)

Re: Peditórios... Frente aos Templos!
Escrito por: Miranda (IP registado)
Data: 24 de June de 2003 13:48

Vocês já meditaram no alargado patrimônio da Santa Igreja? Vocês já imaginaram quanto dinheiro é mal gasto com festas a tantos santos, santos esses que se burrifam para esses festins onde os humanos/pecadores se aproveitam à farta e à rica. Festas a Nossa Senhora que mais a ofendem do que a bendizem! Vocês já pensaram no movimento económico das Dioceses do País? Vocês conhecem quanto ganham os padres que deram aulas nas universidades e que agora recebem chorudas reformas? e que continuam a exigir os direitos... para depois comprarem carros aos sobrinhos... (para não dizer os filhos!). O Povo de Deus Peregrino começa a questionar-se... algo não está bem... muita coisa vai mudar e é bom que mude, que se adptem os serviços...
Finalmente: Vocês conhecem os valores do partimónio das congregações religiosas??? Paulistas, Espiritanos, Passionistas, Jesuitas... e se pensarmos nos aldrabões/gatunos da IUD??? Pensem bem amigos/as; isto é matéria para pensar e até perder a carola!
Viva São Joao Baptista o percursor, critico feroz da hipocrisia!

Re: Peditórios... Frente aos Templos!
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 24 de June de 2003 17:33

Talvez algumas paróquias, instituições católicas e congregações religiosas tenham um relativo à vontade financeiro. Todavia, não é a realidade que eu conheço. É sempre com muito sacrifício que as paróquias conseguem fazer algumas obras nas Igrejas e a imaginação é o limite: bailes, festas, rifas, sorteios, etc.; tudo serve para angariar mais alguns euros. É provável que alguns padres tenham reformas simpáticas dos empregos que por ventura tiveram durante a sua vida. Mas quandos padres destes país deram aulas em Universidades?

Aquilo que me pergunto, é porque é que tem de ser o padre/pároco a organizar o peditório. Terão por ventura os padres alguma disciplina de gestão ou economia durante o seminário? Não seria mais eficaz colocar leigos com formação à frente da gestão das Paróquias e deixar que os padres tenham tempo para aquilo que de facto têm formação e lhes cabe fazer (evangelização, liderança espiritual da comunidade, ...)?

Luis

Re: Peditórios... Frente aos Templos!
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 24 de June de 2003 21:41

1- Quanto à instituição designada "IURD" não a considero como uma Igreja. Penso que está mais próximo de uma associação, mais precisamente do tipo de associação previsto no Código Penal.

Comparar tal "instituição" com qualquer tipo de instituição católica é perfeitamente despropositada, e mesmo ofensivo.

2 - Quanto aos "valores do património" das Dioceses e Congregações, não me aquecem nem me arrefecem.

O que me interessa é se a Igreja tem ou não recursos para cumprir a missão que lhe foi confiada por Cristo. E espero que tenha. E que se não os tiver que os arranje.

Esbanja dinheiro nas festas aos santos e a Nossa Senhora? E alguns exemplos concretos? É que eu desconheço em absoluto tal prática.

Padres a dar aulas na Universidade e a receberem chorudas reformas???
Por serem padres recebem mais que os outros professores universitários??
Se sim, devem ser denunciados por tratamento discriminatório em relação aos outros professores.
Se recebem o mesmo que os outros - provavelmente será o caso - onde está a ilegalidade???
(Uma nota: os que pertencem a algumas congregações partilham os rendimentos com os outros irmãos da mesma congregação . Isso é que podes tomar como certo.)

3 - Estou de acordo que os párocos não deviam ter a preocupação financeira. Têm mais em que pensar. Tudo o que puder ser feito nesse sentido é um passo positivo.

João (JMA)

Re: Peditórios... Frente aos Templos!
Escrito por: crismelo7@hotmail.com (IP registado)
Data: 25 de June de 2003 00:32



João

Não conheço a IURD mas gostava de saber porque é quase uma ofensa considera-la uma Igreja?1?!?


Eles são cristãos? Os ortodoxos são cristãos? Os anglicanos são cristãos? Os baptistas são cristãos? Os evangélicos são cristãos?

Eu fico doida , isto é uma vergonha , maldito o que saiu primeiro e armou esta confusão ...

...ou bendito o que se atreveu a ser diferente porque se assim não fosse ainda andavamos a matar os mouros por não serem cristãos?

E eu não consigo tirar conclusões , ando cansada de ler e reler...de procurar e procurar e escondo-me atras do conceito Deus é amor e amo a todos e pronto entro na anarquia religiosa que contesto ...Maravilha este assunto não termina nunca ....Já fui a tantas se calhar no domingo vou à IURD:)

cristina

Re: Peditórios... Frente aos Templos!
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 25 de June de 2003 00:50

De facto não tenho muitas dúvidas em não considerar a IURD como igreja cristã.

As minhas dúvidas são partilhadas por amigos e conhecidos evangélicos, luteranos, anglicanos...

Aos quais não tenho a menor dúvida em considerar cristãos, apesar de discussões (mais do que) habituais.

João (JMA)

Re: Peditórios... Frente aos Templos!
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 25 de June de 2003 01:24

JMA,

Vou mais longe: não considero a IURD sequer um Igreja, quanto mais cristã!

Luis

Re: Peditórios... Frente aos Templos!
Escrito por: Miranda (IP registado)
Data: 25 de June de 2003 08:43

A IURD não é uma Igreja. Ninguém aqui disse que esse bando pudesse dignamente afirmar-se como tal! A IURD é bem pior que uma seita satánica, onde o lucro, a gatunice, a exploração imperam! Oportunistas que pela via da mentira e da usurpação caçam dinheiro às pessoas, que na maioria são cristãs! E é isto que nos deve preocupar!...
Quanto à gestão das paróquias, é evidente que o Padre deve ter uma palavra a dizer em qualquer circunstância, mas bem pode delegar num conselho económico a responsabilidade de gestão e isso já se vai fazendo em muitas paróquias.
Quanto às reformas dos padres, se ganham mais ou menos do que outros professores... claro que ganham! E nem sequer se trata de ser legal ou ilegal, é uma questão de bom senso, mas eles os padres, a grande maioria são especializados em (sacar) dinheirinho... Recebem a reforma, os direitos de pároco, as missas, e outros serviços que o povo vai pagando... ao fim de cada mês!... é melhor não pensar nisso! Pela Páscoa da Ressurreição, os padres recebem o fular... mais dinheiro! Eu conheço casos demasiados, com os quais discordo! Não se deve cobrar dinheiro pelos sacramentos e muito menos a pessoas sem recursos...
Quanto às festas em torno dos santos... no Minho existem para cima de 1200 festas, algumas com orçamentos que ronda os 2800€uros, outras podem ir até 70.000, 80.000... quase todo esse dineiro é gasto em bandas Rock, vindas de Espanha... conjuntos que pedem como cegos; eles sabem que os festeiros arranjaram dinheiro para isso... Os foguetes, outro despesismo inutil... Viram os despique de fogo de artíficio no S. João do Porto e Gaia? Quanto se gastou com essa bonita brincadeira???
Pensem, mas pensem bem! Se formos a ver bem... é evidente que as coisas não batem de todo certas e só pactua com isso quem perdeu o sentido crítico e justo da vida...
fiquem bem
joão miranda

Re: Peditórios... Frente aos Templos!
Escrito por: zorro (IP registado)
Data: 25 de June de 2003 10:53






João, o que vale é que vozes de burros não chegam ao céu

Re: Peditórios... Frente aos Templos!
Escrito por: Miranda (IP registado)
Data: 25 de June de 2003 11:10

Senhor Zorro... (estranho nome)não insulte! Seja delicado. Comente fazendo crescer o conhecimento de outros... a sua piada não se encaixa na nossa linha de discussão...

Re: Peditórios... Frente aos Templos!
Escrito por: crismelo7@hotmail.com (IP registado)
Data: 25 de June de 2003 12:10

Assusta-me a divisão da Igreja . É verdade que a IURD está cheia de bons cristãos , eis catolicos que se aborreceram com a Igreja e procuram Deus noutros lugares.
Porquê?
A primeira razão deve ser sem dúvida por falta de formação teológica. A catequese é pobre , os Padres não tem capacidade para fazer o acompanhamento espiritual das pessoas , os regimes laicos não dão espaço para a aprendizagem acerca das coisas de Deus. Acho que devia ser obrigatorio a existência de uma disciplina de teologia nos curriculos escolares , mas uma disciplina a sério , para as pessoas terem espirito critico e saberem optar em consciência.
A IURD está a aproveitar-se de buracos negros que se resultam de um confronto de mentalidades entre os catolicos e os protestantes. Os protestantes fazem isto e aquilo e vão para o céu , os da Igreja catolica fazem isto e aquilo e também vão...e no meio aparecem as aves de rapina oportunistas...
Como resolver o problema? Se fosse eu que mandasse , colocava os principais dirigentes religiosos amarrados numa cadeira e só os soltava quando tivessem chegado a algum acordo . Mas o querido papa esta tão velhinho , mas acho que entre todos ele é o que deve ter mais luz , pois tem apioado o movimento ecuménico e acho que faz muito bem.
Não conheço a IURD , gostaria que me dissessem porque ninguém os considera Igreja . Quais são os criterios que definem Igreja instituida ?
Cristina

Re: Peditórios... Frente aos Templos!
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 25 de June de 2003 13:04

Cristina,

A IURD não é uma Igreja porque não tem nada de religioso. A intenção é explorar a falta de apoio e solidão dos seus membros, tipicamente pessoas na faixa dos 50 anos e emigrantes. Há uns anos atrás quando a IURD estava na moda, houve imenso relatos de pessoas que aderiram à IURD mas quando, por razões financeiras, deixaram de pagar o dízimo, foram simplesmente afastadas. Com a substituição do bispo Macedo em Portugal, a IURD passou a ter uma atitude mais discreta e menos afrontadora da sociedade. Pelos vistos ainda dá os seus frutos.

A IURD é uma mina! Há uns anos, estimava-se que a IURD tivesse cerca de 200.000 fiéis. Se fizermos contas de somar, e se partirmos do princípio que os seus fiéis apenas ganham o salário mínimo: 10% de sessenta e poucos contos (no dinheiro antigo) são cerca de 6 cts/mês em dízimos por pessoas. Multiplicando isso pelo número de fiéis, temos a linda quantia de mais de um milhão de contos todos os meses em cash vivo. E há uma enorme vantagem em se ter dinheiro vivo. Se juntarmos a esse dinheiro vivo algum proveniente de negócios menos lícitos (drogas, armas, ...) temos o cenário perfeito para a lavagem de dinheiro.

Concordo que o problema da IURD se deve, em parte, a Igreja Católica que falha principalmente no acolhimento. É nesse acolhimento e no ambiente de comunidade que se vive nas diversas seitas que as fazem tão atractivas. Se pensarmos que um católico "normal" vai à missa todos os domingos e vem para casa logo a seguir, corre o risco de sentir-se um pouco vazio. Falta o sentir-se em comunidade, pois a nossa fé é uma fé comunitária.

É certo que existe uma tremenda falta de formação nos católicos. A catequese é pobre. Mas também falta a vontade nos católicos de ir mais além. São poucas as paróquias que não têm grupos bíblicos. Todos os anos se realizam em Fátima e um pouco por todo o país, diversas iniciativas do Movimento Nacional de Dinamização Bíblica. No panorama editorial, e embora fiquemos muito aquém do que é feito no país vizinho, existem diversos livros e revistas que poderão contribuir para uma boa formação dos leigos. Temos ainda os cursos disponíveis: Escola de Leigos, Universidade Católica e a licenciatura de Ciências Religiosas à distância pelo ISCRA. Em suma, não há muita coisa, mas o que há pode sem dúvida alguma contribuir para uma melhoria significativa da formação dos católicos.

Para terminar, a situação ecuménica. Não é fácil, embora nos últimos anos se tenham assistidos a pequenos passos no caminho correcto. Parece-me todavia que nós católicos estamos à espera que todos se convertam ao catolicismo, como se apenas nós estivessemos certos. É necessário que se caminhe para a União e não para a homogeneidade!

Luis


Re: Peditórios... Frente aos Templos!
Escrito por: crismelo7@hotmail.com (IP registado)
Data: 25 de June de 2003 14:57

Já tirei o endereço : obrigada.

Sabes de algum campo de férias , de algum grupo que se junte no verão onde se possa discutir um pouco estas coisas?
cristina

QUEM PEDE À PORTA DAS IGREJAS SABE ONDE HÁ MUITO DINHEIRO...
Escrito por: Alan Legrand (IP registado)
Data: 25 de June de 2003 18:22

Não é parvo e até pode ser considerado um bom "gestor financeiro" aquele "pobre", escuteiro ou pedinte profissional que anda pelos santuários marianos e às portas dos templos católicos a pedir esmola para "ganhar mais algum".
Portanto, não se escandalizem o Miguel Gonçalves, o Miranda e todos os outros intervenientes neste assunto, até porque foram os hinduístas, os budistas e os cristãos a ensinar como e onde se pede dinheiro com êxito e se esmifra o povinho bem-aventurado que dá aos oportunistas e aos ricos o que lhes faz falta para comida e medicamentos, na esperança de "comprarem" um lote de terreno no Céu e lá, com a ajuda dos outros "anjinhos" fazerem uma barraca de tabuínhas de caixão para a continuação da sua feliz e santa "vida" de mortos...


Re: Peditórios... Frente aos Templos!
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 26 de June de 2003 15:29

Respondendo ao Miranda, mensagem de 25/06/03 08:43

Quanto às reformas dos padres que deram aulas nas Universidades, fiquei na mesma. Quem trabalha tem direito ao justo salário, quem se reforma tem direito á justa reforma.

Quanto às festas tu próprio dizes que os "festeiros" arranjam dinheiro para elas. Ou seja as pessoas arranjam dinheiro especificamente para aquelas "celebrações", "festejos", como lhes queiramos chamar.

Segundo me foi dito por um responsável do Patriarcado de Lisboa, as dioceses e paróquias utilizam os donativos especificamente para os fins a que as pessoas os destinaram.

No caso até a conversa era de um certo aborrecimento, pois precisava com urgência de dinheiro para as obras na Igreja, e "sobrava-lhe" algum para um outro fim.

O que me parece de tais festas que tu referes é que as pessoas contribuem para aquela festa específica. Seria mais útil talvez com outra aplicação, mas aquele é o fim a que as pessoas o destinaram.

Já agora: se o padre pegasse no dinheiro de uma dessas festas e o destinasse a reparações, a um centro social ou a qualquer outra finalidade, provavelmente alguém escreveria aqui neste fórum:
"o gatuno do padre sacou o papel que era prá festa e pô-lo no Centro dele". Queres apostar?

João (JMA)

Re: Peditórios... Frente aos Templos!
Escrito por: taliban (IP registado)
Data: 27 de June de 2003 00:28

ja deia para este peditorio..
ehehe
tenham cuidado, se os americas ca chegam saqueiam as vossas igrejas... depois digam que sao tao pobrezinhos mas que tinham la tesouros valiosos..
que grandes BORGAS sao estes catolicos...

Ir para a página: 12Próximo
Página actual: 1 de 2


Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.