Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
É tempo... Mudam-se os tempos - permanecem as vontades!
Escrito por: Gonçalves (IP registado)
Data: 17 de June de 2003 14:09

Sou de Braga e estou a viver nesta belíssima cidade, a Roma Portuguesa. De há anos a esta parte muita coisa tem mudado em Braga, no País no Mundo! A evolução tem sido veloz, as exigências de hoje são outras bem mais pressionantes do que as de há 20 anos... Porém a Igreja, Instituição, continua com os métodos e teorias de há anos atrás; não evoluiu, não é tolerante relativamente à participação plena das mulheres no culto activo... os jovens estão cada vez mais na margem dos acontecimentos que salvam! Por muito esforço que façam as paróquias, os sacerdotes e movimentos de acção pastoral, se não houver uma "transfiguração" no sistema de pouco serve ou vale esse trabalho! Os Cristãos praticam superficialmente tornando rotineiro e formal a participação nos sacramentos. É tempo de reformular propósitos e drectivas no seio da Igreja. É tempo de dar oportunidade, às mulheres (que seria a Igreja sem essa multidão de mulheres) aos jovens e mais idosos... Os leigos precisam de mais formação e de maior margem de acção junto e no seio da Igreja. É tempo... Os tempos mudam, devem mudar também as mentalidades e formas de estar e ser... também em Igreja.

Re: É tempo... Mudam-se os tempos - permanecem as vontades!
Escrito por: Ana Amorim (IP registado)
Data: 17 de June de 2003 14:43

De facto, assim deve ser.
Mas há coisas que estão a mudar!
No entanto, apesar de jovem, gostaria que a Igreja se mantivesse como um farol no meio de tanta confusão em que o mundo se encontra mergulhado.



Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.