Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior1234Próximo
Página actual: 3 de 4
Re: Deus e o sofrimento
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 08 de August de 2003 22:12

Quanto à conversa com o Nicodemos, parece-me que aquilo que está em causa é o seguinte:
Cristo estava a falar com um judeu notável;
os judeus acreditavam-se salvos por serem descendentes dos judeus com os quais tinha sido feita a aliança: a sua ideia de povo eleito era uma ideia da "carne", da descendência de Abraão e Moisés;
o que Cristo aqui pretende dizer é que esses judeus necessitam da conversão ao espírito para se salvarem.

Não está a excluir ninguém mas sim a ensinar o novo caminho ao povo que, em princípio, pela sua história teria mais facilidade de compreender a sua mensagem.

Aliás quanto à exclusão fala mais à frente (vs17 a 21): fala de salvação e exclui expressamente a ideia do "deus julgador".

Em lado nenhum fala de reencarnação.

João (JMA)

Re: Deus e o sofrimento
Escrito por: Vitor Santos (IP registado)
Data: 09 de August de 2003 13:28

Caros amigos

Nesta sequência de mensagens, não encontrei ninguém que prove que temos livre arbitrio, nesta terra. É esta a questão fulcral. Para existir livre arbitrio, teriamos de ter dados inequivocos sobre as opções a tomar. Onde estão esses dados?

A salvação de que Cristo fala é a mesma que o Buda fala: Ficarmos livres da encarnação neste vale de lágrimas. Evoluimos para um estágio superior sem sofrimento, onde estejamos livres da reencarnação.

Relativamente á conversa com Nicodemos, Jesus fala com ajguma clareza da distinção entre Espirito e carne na nossa natureza humana(precisamente porque o Nicodemos só compreendia as coisas na perspectiva carnal). Reparem bem:

"O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito. 3:7 Não te admires de eu te haver dito: Necessário vos é nascer de novo."

Depois Jesus explica o que é um homem ser Salvo (Ser um Espirito sem necessidade de mais reencarnação):

3:8 O vento sopra onde quer, e ouves a sua voz; mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito"

Se o nascer de novo fosse o baptismo, então as caracteristicas dos baptizados seriam:

"O vento sopra onde quer, e ouves a sua voz"

- Fazer aquilo que quiser;
- Fazer-se ouvir (acaso os não baptizados seriam mudos?)

"mas não sabes donde vem, nem para onde vai"

- Ser imprevisivel

Que sentido tem isto no contexto do baptismo?

Enfim, atribuir "o nascer de novo" ao Baptismo não tem nenhum sentido.

Quando eu critico a igreja Católica por tornar o seu discurso incoerente e ilógico com a conversa dos castigos e do Inferno, e assim, ser responsável por gerar cada vez mais ateus, tento alertar a Igreja, não prejudicá-la. Tento alertar os seus responsaveis para limpar "as teias de aranha" e andar para a frente, no sentido de vencer o materialismo, que é o segredo para o aperfeiçoamento da humanidade.

Depois de ler o Novo Testamento é claro para mim que está lá escrito e que foi dito por Jesus que Deus é Justo e Misericordioso, que todos nós estamos salvos á partida. Quanto muito uns vão levar mais tempo a chegar à meta. Os evangelhos têm de se ler numa perspectiva Espiritual, não na perspectiva do Nicodemos.

Vitor Santos

Re: Deus e o sofrimento
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 09 de August de 2003 14:18

Vitor,

O que entendes por 'Livre Arbítrio' para dizeres que este não existe?

Eu digo que eu tenho livre arbítrio! Sou eu quem tomo as decisões sobre a minha vida. Não quero com isto dizer que sempre me acontece aquilo que eu quero, mas sou eu que tomo as decisões de manhã me levantar e ir trabalhar. Poderia não o fazer. Quando conduzo e decido parar numa passadeira para deixar passar os peões, poderia não o fazer e atropelar as pessoas.

Entre as inúmeras opções que se deparam ao longo do dia, eu tenho liberdade para escoher o que quero fazer. Por isso digo que existe livre arbítrio.

Luis

Re: Deus e o sofrimento
Escrito por: Vitor Santos (IP registado)
Data: 09 de August de 2003 16:51

Caro Luis

Quando digo que não tens livre arbitrio, não quero dizer que não tenhas 0% de livre arbitrio. Quero dizer que não tens é 100% de livre arbitrio.

Quando estás com pressa, por exemplo, o tempo te parece passar com velocidade diferente do que quando não tens pressa, quando estás mal disposto vês a realidade de forma diferente de quando estás bem disposto, etc.. A tua realidade não é estável. Nunca tens os elementos todos para decidir.

Vou tentar explicar melhor o que quero dizer.

Tu tens o comportamento que tens porque provavelmente achas que é o mais correcto e/ou porque é aquele que és capaz de ter, perante uma visão do mundo que é a tua visão da realidade, que varia conforme o teu estado emocional e as tuas crenças. Parece-me que isto é mais ou menos senso comum.

As tuas crenças, como as minhas e as de toda a gente, são baseadas em dados subjectivos. Senão não eram crenças eram informações de factos demonstrados cientificamente.

Parece-me que ninguém pode dizer honestamente que as fontes das suas crenças são indubitaveis. Ninguém pode dizer, por exemplo, que os livros que correspondem aos Evangelhos a que nos chegaram são traduções exactas, que os originais eram interpretações exactas daquilo que efectivamente Cristo disse e que, cada um de nós, os está a interpretar correctamente (por acaso eu acho que os Evangelhos são crediveis porque a Igreja, fiel depositária desses livros, não se comportou como Cristo manda neles. Se os evangelhos correspondessem ao comportamento da Igreja Católica Romana ao longo dos séculos, aí, eu ficaria desconfiado...).

Em resumo: Não há dados objectivos e indubitáveis para ser Cristão, Católico, Protestante, Ateu, Espirita, Testemunha de Jeová, etc. As crenças de cada pessoa vem inclusivamente do local e meio onde nasceram. Se eu nascesse num país Arabe era mais provavel ser Islamista. Se fosse filho de pais ateus era mais provavel ser ateu, etc.

Se Deus tivesse pretendido que nós fossemos 100% responsáveis, ter-nos-ia permitido ter 100% de livre arbitrio, isto é: ter-nos-ia dado dados 100% objectivos para decidir. Assim cada um era 100% responsável e poderia até ser julgado com justiça, se infringisse A Lei.

Somos seres limitados na visão da realidade. Somos tal como as crianças, apenas um pouco mais velhos e mais "convencidos". Sendo Deus Justo, como acredito que É, tal como nós fazemos com as crianças, não nos leva a mal a nossa ignorãncia. parece-me mais credivel acreditar que ele criou uma Lei de igualdade, em que cada um terá de passar pela aprendizagem (como as crianças) para evoluir. Não há julgamento, mas ninguém passa sem saber. É aqui que reside a Justiça. Por isso acredito no modelo da reencarnação. Nós vamos reencarnando até aprender. Este modelo é perfeitamente compativel com a imagem de Cristo que eu tenho. Ele próprio Disse, na cruz: Pai, perdoa-lhes. Eles não sabem o que fazem.

Curiosamente eu parti com uma visão completamente adversa á reencarnação e acabei por vir a acreditar nela. Eu pensava: Como posso eu ter tantas individualidades? Quem é que eu sou, afinal, se existe reencarnação?

Um dia, ao meditar sobre isto, eu percebi a perspectiva da Unicidade do Espirito e do Corpo. Percebi que a minha individualidade reside no meu Espirito e não no meu corpo. Contudo o meu corpo e o meu Espirito, durantes esta vida, são indistinguiveis para mim. É isso que é para mim a Unicidade Corpo-Espirito.

Eu sou sempre o mesmo ao longo das reencarnações, com outras "roupas", o meu caracter provém da minha essência espiritual e não do meu corpo (embora o meu corpo influencie a minha visão da realidade e por isso condicione fortemente o meu comportamento).

Reencarnar pode ser comparado a ser como ser um velho que já não se lembra de como era quando era miudo. Basta imaginar que a nossa vida anterior era como quando o velho era miudo. Na vida actual o velho perdeu a sua individualidade por não se lembrar de como era quando era miudo? Não. Claro. Assim é em relação á sua vida passada. Embora não se lembre de como era quando era miudo o seu caracter foi também moldado por essa época. Embora não haja uma memória directa, há traços das nossas vidas anteriores no nosso caracter que influenciam esta vida.

Vitor Santos

Re: Deus e o sofrimento
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 12 de August de 2003 22:33

Vitor,

Mantenho que em lado algum do diálogo com Nicodemos se fala em reencarnação.

o Nicodemos considerava-se salvo porque a) era judeu b) cumpria as rescrições farisaicas;

No versículo "O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito" e em meu entender o "nascido da carne" é naquela conversa o Povo Judeu, nascido da "descendência" dos Patriarcas - ali representado pelo Nicodemos;
"nascido do Espírito" é aquele que recebe o Espírito Santo, o que o torna pessoa diferente do "nascido da carne";
o "nascer de novo" é acolher este Espírito Santo na sua vida com o que se dá um renascimento espiritual;

Não é uma "alma" que muda de pessoa mas sim uma pessoa que se transforma com a recepção e o acolhimento de Deus em si, através do Espírito Santo.

João (JMA)

Re: Deus e o sofrimento
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 12 de August de 2003 22:50

Quanto ao livre arbítrio, parece-me que se confunde a quantidade de informação com a capacidade para decidir.

Cada decisão de cada pessoa é com base nos elementos de que dispõe naquele momento em que decide.

A decisão não se caracteriza pela quantidade de informação disponível (que é um mero pressuposto da decisão), mas sim por um acto de vontade.

Por isso cada qual decide qual o caminho a seguir e é responsável pelo mesmo.

Depois afirmas que "Se Deus tivesse pretendido que nós fossemos 100% responsáveis, ter-nos-ia permitido ter 100% de livre arbitrio, isto é: ter-nos-ia dado dados 100% objectivos para decidir. Assim cada um era 100% responsável e poderia até ser julgado com justiça, se infringisse A Lei."

Deus não é uma espécie de juiz sentado à espera para nos castigar; é sim um Pai que aguarda pacientemente que os Homens o encontrem.

João (JMA)

Re: Deus e o sofrimento
Escrito por: Taliban (IP registado)
Data: 14 de August de 2003 08:19

Bem, uma pequena pausa no combate aos incêndios e eis que vejo que aqui se fala de reencarnação... Quem não tem mais que fazer.....

Tenho algumas perguntas sobre isso.
1 - Aonde "andam" os espíritos antes de "encarnar" a primeira vez? Ainda não são perfeitos? Precisam da perfeição de um corpo para aprender a espiritualidade? O quê? Porquê? Isso não é uam contradição?

2 - O espírito escolhe o corpo que quer encarnar? Por exemplo, pode escolher o corpo de um deficiente mental profundo, um corpo com uma doença grave, um corpo geneticamente atrofiado ou mutilado? O que vai aprender com isso? Ou é punição, como pensavam os antigos? Se é punição ou se escolha do corpo está predeterminada, lá se vai a ideia do livre arbítrio e lá temos a ideia do Karma. As teorias da rencarnação são o oposto ao livre arbítrio.
2 - O número de seres humanos tem vindo a aumentar exponencialmente nos últimos séculos. Há milhões de espíritos novos a serem produzidos por geração espontânea?

3 - Vida após a vida

Assiti noutro dia a um programa televisivo que devia ser objeto de queixa crime, por vários motivos. Nele, um pretenso terapeuta aplicava hipnose para fazer regressão e, aparentemente, uma pessoa revivia a própria morte.
Curiosamente, o indivíduo em causa era tão fantásticamente sugestionável que, sob hipnose, o poderiamos fazer "reviver", quer dizer reconstruir memórias, de quase tudo. Vou dar um exemplo. Se eu disser a um indivíduo sob hipnose " você está em Marte. Descreva-me o que vê", ele, se tiver uma cultura média vai verbalizar e vivenciar as informações científicas sobre este planeta, lembra-se de dois ou três filmes de ficção científica ou uma leitura de jornal sobre o tema, sendo capaz de construir um relato de "falsas memórias" perfeitamente verosímel.
Da mesma forma, nessas pseudo "sessões de ajuda" o hipnotizador, grita várias vezes aos hipnotizados " você está a morrer , diga o que vê ", e claro que eles o fazem.

4 - Podemos reencarnar em animais? ( Milhões de pessoas acreditam nisso) Também é um caminho de aperfeiçoamento?

Re: Deus e o sofrimento
Escrito por: Vitor Santos (IP registado)
Data: 14 de August de 2003 19:18

O taliban disse:


"1 - Aonde "andam" os espíritos antes de "encarnar" a primeira vez? Ainda não são perfeitos? Precisam da perfeição de um corpo para aprender a espiritualidade? O quê? Porquê? Isso não é uam contradição?"

Eu, Vitor Santos respondo:

Os Espiritos são criados por Deus ignorantes, no mundo Espiritual. Tal como os seres vivos materiais que conhecemos, os Espiritos também evoluem. Vão encarnando de acordo com a sua sabedoria. O corpo não é a perfeição, é um intrumento de que o Espirito se serve para progredir.

O taliban disse:

"2 - O espírito escolhe o corpo que quer encarnar? Por exemplo, pode escolher o corpo de um deficiente mental profundo, um corpo com uma doença grave, um corpo geneticamente atrofiado ou mutilado? O que vai aprender com isso? Ou é punição, como pensavam os antigos? Se é punição ou se escolha do corpo está predeterminada, lá se vai a ideia do livre arbítrio e lá temos a ideia do Karma. As teorias da rencarnação são o oposto ao livre arbítrio."

Eu, Vitor Santos respondo:

O corpo é escolhido pelo Espirito ou por Espiritos mais evoluidos que ele, não por castigo, mas de acordo com as necessidades especificas de aprendizagem (de acordo com a perspectiva que interessa para a lição a aprender). É como escolher um automovel para fazer uma corrida: Se você quer aprender alta velocidade escolhe um fórmula 1, se quer aprender rali, escolhe outro tipo de carro. De qualquer modo, o resultado é influenciado pela habilidade do condutor, não só pelo carro.


O taliban disse:

2 - O número de seres humanos tem vindo a aumentar exponencialmente nos últimos séculos. Há milhões de espíritos novos a serem produzidos por geração espontânea?


Eu, Vitor Santos respondo:

Qual é o problema? Acha que não cabem no Universo? Não pensei que o Universo fosse tão pequeno...


O taliban disse:

"3 - Vida após a vida

Assiti noutro dia a um programa televisivo que devia ser objeto de queixa crime, por vários motivos. Nele, um pretenso terapeuta aplicava hipnose para fazer regressão e, aparentemente, uma pessoa revivia a própria morte."

Eu, Vitor Santos respondo:

Acho que esse tipo de programa televisivo é uma farsa.


O taliban disse:

"Curiosamente, o indivíduo em causa era tão fantásticamente sugestionável que, sob hipnose, o poderiamos fazer "reviver", quer dizer reconstruir memórias, de quase tudo. Vou dar um exemplo. Se eu disser a um indivíduo sob hipnose " você está em Marte. Descreva-me o que vê", ele, se tiver uma cultura média vai verbalizar e vivenciar as informações científicas sobre este planeta, lembra-se de dois ou três filmes de ficção científica ou uma leitura de jornal sobre o tema, sendo capaz de construir um relato de "falsas memórias" perfeitamente verosímel.
Da mesma forma, nessas pseudo "sessões de ajuda" o hipnotizador, grita várias vezes aos hipnotizados " você está a morrer , diga o que vê ", e claro que eles o fazem."

Eu, Vitor Santos respondo:

Não sei se o individuo é sugestionável ou não. Até pode ser um actor. Quem sabe?


O taliban disse:

"4 - Podemos reencarnar em animais? ( Milhões de pessoas acreditam nisso) Também é um caminho de aperfeiçoamento?"

Como já lhe disse, a reencarnação é aprendizagem. O Corpo é um intrumento de aprendizagem. Nós já passámos pela fase de animais, porque voltariamos para trás? Como lhe disse nós escolhemos (ou escolhem-nos, conforme) o corpo que nos serve a cada altura. É como um condutor de fórmula 1 que passou pelo Kart para começar. Depois de estar na fórmula 1 vai aprender outra vez para o Kart? Para quê?


Eu, Vitor Santos respondo:

As minhas respostas são resultado da minha crença. Não tenho Provas Cientificas. Contudo o médico e Prof. Universitário Norte Americano Dr. Ian Stevenson tem feito estudos que se encaixam no modelo da reencarnação.

Vitor Santos

Re: Deus e o sofrimento
Escrito por: Vitor Santos (IP registado)
Data: 14 de August de 2003 19:35

Caro JMA

O JAM disse:

"Mantenho que em lado algum do diálogo com Nicodemos se fala em reencarnação.

o Nicodemos considerava-se salvo porque a) era judeu b) cumpria as rescrições farisaicas;

No versículo "O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito" e em meu entender o "nascido da carne" é naquela conversa o Povo Judeu, nascido da "descendência" dos Patriarcas - ali representado pelo Nicodemos;
"nascido do Espírito" é aquele que recebe o Espírito Santo, o que o torna pessoa diferente do "nascido da carne";
o "nascer de novo" é acolher este Espírito Santo na sua vida com o que se dá um renascimento espiritual;

Não é uma "alma" que muda de pessoa mas sim uma pessoa que se transforma com a recepção e o acolhimento de Deus em si, através do Espírito Santo."

Eu Vitor Santos, respondo

O que é uma pessoa, não sua concepção? É um simples corpo mortal? É uma alma? Como conceptualiza o homem? Responda, por favor. Pois quando você diz que o homem não é uma alma, parece que sobra um corpo fisico mortal (tem dúvidas que o corpo fisico é mortal ou não acredita na alma?). Não entendo bem a sua crença. Por favor, se tiver paciência, explique-me melhor.

Em relação ao Nicodemos, não consigo ler o que você interpreta. Enfim, não há entendimento sobre isso.

O JAM disse:

"Deus não é uma espécie de juiz sentado à espera para nos castigar; é sim um Pai que aguarda pacientemente que os Homens o encontrem"

Eu Vitor Santos, respondo

Concordo. Mas não é isso que dizem os católicos, normalmente. Por isso gosto de refutar as penas eternas e outros disparates equivalentes. Para mim Deus é mais que um Pai. É o Pai Perfeito.

João (JMA)

Re: Deus e o sofrimento
Escrito por: Taliban (IP registado)
Data: 15 de August de 2003 01:17

Então encarnar num animal é uam regressão? Porquê?
O que é mais puro e libertador - encarnar num tigre de bengala ou num feto com malformações congénitas que vai morrer logo que nasça?
Qual corpo é o carro de kart e qual é o fórmula 1?
Só incongruências....

Re: Deus e o sofrimento
Escrito por: Vitor Santos (IP registado)
Data: 15 de August de 2003 19:44

Caro Taliban

Parece que você tem duvidas que a espécie humana seja mais evoluida que os tigres. Aí não posso fazer nada. Você terá de concluir por si que é mais inteligente que um tigre.

Se foi escolhido reencarnar num corpo que vai morrer logo que nasça, isso pode até ser parte da lição dos pais e não dessa criança. Quem sabe?

A escala que eu imagino não é uma escala fisica, é uma escala Espiritual.
A função da reencarnação não é apenas o nosso aperfeiçoamento, é também a nossa participação na transformação material do universo.

Como quer comparar alhos com bugalhos? Está a querer comparar corpos com Espiritos? ou corpos de animais com corpos humanos?

A deformação do corpo e a doença são factos inegáveis. Estando num planeta como a Terra, não podemos livrar-nos das contingências materiais que temos de suportar. Os fetos estão sujeitos, como todos nós, à doença.
Qual é o problema?

Não imagino que tudo o que ocorre seja explicado por razões Espirituais. Há causas e leis que abrangem o Espiritual e o material. Essas leis são uma das formas pelas quais O Criador se expressa.

A Espiritualidade não é sobrenatural. O homem é que ainda não conhece todas as leis que regem o universo. A Espitualidade é natural, não é do dominio sobrenatural. Eu imaginando que os seres Espirituais vão evoluindo devagar, de forma analoga ao que acontece com as crianças na terra.

Vitor Santos

Re: Deus e o sofrimento
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 16 de August de 2003 21:05

Vítor,

"O que é uma pessoa, não sua concepção? É um simples corpo mortal? É uma alma? Como conceptualiza o homem? Responda, por favor. Pois quando você diz que o homem não é uma alma, parece que sobra um corpo fisico mortal (tem dúvidas que o corpo fisico é mortal ou não acredita na alma?). Não entendo bem a sua crença."

A "pessoa" é uma unidade entre corpo e alma. A alma acompanha a jornada do corpo na história e cria uma identidade própria, cujo âmago é, para o que aqui discutimos, um caminho pessoal para Deus, uma história pessoal de salvação, de encontro com o Pai.

Após a morte física é esta "identidade" própria de cada um é chamada a entrar em comunhão com o Pai - o Céu; assim como lhe é dado mais uma vez a opção de o rejeitar - o inferno.

Acredito na alma mas não em almas que viajem de corpo para corpo.

Cada alma é uma história decorrente de uma pessoa existente historicamente, e não de um conjunto de seres que a iriam "purificando".

João (JMA)

Re: Deus e o sofrimento
Escrito por: Vitor Santos (IP registado)
Data: 21 de August de 2003 18:21

Caro João

O João disse:

"A "pessoa" é uma unidade entre corpo e alma. A alma acompanha a jornada do corpo na história e cria uma identidade própria, cujo âmago é, para o que aqui discutimos, um caminho pessoal para Deus, uma história pessoal de salvação, de encontro com o Pai."

Eu Vitor Santos respondo

Em relação à sua concepção de ser humano, se possivel, gostava que nos aprofundasse um pouco a sua crença:

1) A pessoa é uma unidade entre corpo e alma: Como todos sabemos que o corpo morre, não podemos levar a palavra unidade à letra, não é assim?parece-me que a palavra unidade significa, neste contexto, que não distinguimos, enquanto estamos vivos, o que de nós é alma e o que de nós é corpo, embora sejam entidades distintas (completamente interligadas). Se é esta a sua interpretação, então, até aqui, estamos de acordo. Eu creio ser assim, também, embora acredite que possam existir estados alterados de cosnciência em que a nossa visão da realidade muda.

2)Para si, a alma e o corpo são criados em simultaneo, aquando nosso nascimento, ou a alma já existe anteriormente? Este parece-me um aspecto relevante. Quem cria a alma? Deus, directamente?

3) Na sua concepção, o objectivo desta vida é o caminhar para Deus, para obter a salvação. Não é assim? O que é, para si, a salvação?
Para mim salvar-se é ficar livre de reencarnar. Atingir um estágio mais Espiritual e menos carnal. Nesse sentido viver é caminhar para Deus e para a salvação, através da aprendizagem.

4)Porque é que Deus não nos indica com maior clareza o caminho a seguir? Ou será que você entende que há dados objectivos suficientes para todos os seres humanos perceberem o sentido da sua vida? Se há , quais são esses dados? O que é que nos permite avaliar da credibilidade deles? (Decerto compreende que não podemos acreditar em tudo o que nos dizem, e que há muita gente a tentar ganhar dinheiro à custa da religião?) Porquê ser católico e não outra coisa qualquer? Há mais caminhos possiveis?

O João disse:

Após a morte física é esta "identidade" própria de cada um é chamada a entrar em comunhão com o Pai - o Céu; assim como lhe é dado mais uma vez a opção de o rejeitar - o inferno.

Acredito na alma mas não em almas que viajem de corpo para corpo.

Cada alma é uma história decorrente de uma pessoa existente historicamente, e não de um conjunto de seres que a iriam "purificando".

Eu Vitor Santos respondo

Há uma diferença de concepção profunda, entre nós. Parece-me que você encontra a identidade humana no corpo. Não lhe parece mais lógico considerar a identidade humana a residir no Espirito? Se mantemos a nossa individualidade, não é normal que ela resida no Espirito, que é a nossa parte permanente? Porquê atribuir a individualidade a um corpo que perece? Onde reside, para si a individualidade? Ela mantem-se com a morte?

O meu objectivo não é aprofundar as diferenças, mas perceber e aprofundar as semelhanças entre todos os espiritualistas e/ou teistas

Vitor Santos

Re: Deus e o sofrimento
Escrito por: Taliban (IP registado)
Data: 04 de September de 2003 14:16

Vítor:
Parece-me que as diferenças não são assim tantas. Afinal, os teistas são espiritualistas - acreditam na alma, num espírito separado do corpo. UNS ACREDITAM QUE AS ALMAS VIAJAM DE CORPO PRA CORPO - ALIÁS, PODEM SER CORPOS HUMANOS OU DE ANIMAIS - ALGUNS ATÉ ACREDITAM QUE AS PLANTAS TÊM ESPÍRITO... Outros acham que as almas viajam directamente para o céu ou para o inferno, sem passarem por apeadeiros.
Noutras religiões, as almas e os espíritos dos mortos permanecem a viajar na natureza, na florestas, nos rios...
Até houve uma seita aqui há uns três anos em que dezenas de pessoas cometeram suicídio colectivo porque acreditavam que tinham espíritos de extraterrerestres e iriam viajar pelo espaço.
Em suma - para quem acredita em espíritos, há para todos os gostos, delírios e fábulas.

Para quem tem a coragem de permanecer fiel ao princípio da realidade, uma coisa é certa - é impensável pensar um espírito sem suporte biológico.

Re: Deus e o sofrimento
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 04 de September de 2003 22:59

Só agora reparei na mensagem do Vitor de 21/08/03 18:21 (tenho estado de férias).

Não compreendo a tua pergunta: parece-me clara a minha mensagem de 16/08/03 21:05.

A essa identidade própria que referi podes chamar alma, se assim o preferires e é ela que entra em comunhão com o Pai.

Se essa identidade se destina a entrar em comunhão com o Pai, naturalmente terá de subsistir após a morte física.

Sublinho aqui a questão "identidade" para te esclarecer que não considero de todo possível, melhor dizendo, lógico, um processo de aperfeiçoamento da alma em diversos corpos.

Por essa mesma razão insisto que essa caminhada se dá na nossa história, com tudo o que temos de bom e mau.

João (JMA)

Re: Deus e o sofrimento
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 05 de September de 2003 00:27

Taliban,

Parece-me algo radical a afirmação: "é impensável pensar um espírito sem suporte biológico"

Com isso pretendes dizer que com a morte do corpo, termina o espírito?

Mas sendo o corpo do mundo físico e o espírito do mundo não físico, não será isso uma contradição?

Ou consideras que o espírito é do mundo físico?

João (JMA)

Re: Deus e o sofrimento
Escrito por: Taliban (IP registado)
Data: 05 de September de 2003 14:37

De modo algum. O corpo e o espírito, (que para mim significa, mente, intelecto, autoconsciência, personalidade, capacidade de pensar, sentir ou Mesmo de ter "experiências extrasensoriais") são uma e a mesma coisa.

Vou dar-te um exemplo. Em muitas culturas, religiões e crenças existem relatos de espíritos fora do corpo, ou seja, o indivíduo tem a sensação que sai fora do seu corpo , que sobe no ar e se consegue observar de fora - chama-se a isto Autoscopia.
Também em alguns em quadros de doença mental ou toxicidade por químicos surgem estes fenómenos, designados por alucinações.

Recentemente, numa cirurgia ao cérebro ( em que o paciente está acordado), ao ser estimulada uma determinada zona cerebral com um bisturi, o doente descreveu precisamente esta sensação de autoscopia. ( Convém esclarecer que em algumas intervenções cirúrgicas ao cérebro os doentes estão conscinetes e podem relatar o que sentem e colaborar na intervenção cirúrtica)

Conclusão - um experiêncIa "metafísica" pode ser indizida mediante estimulação eléctrica de uma determinada zona cerebral. Fascinante não é?
O ESPÍRITO É O CÉREBRO.

Re: Deus e o sofrimento
Escrito por: Andréia (IP registado)
Data: 05 de September de 2003 15:11

O sofrimento é uma fornalha para fazer com que o barro fique forte. É a fornalha para derreter o ouro e o moldar da maneira que se deseja.
Isso não quer dizer que nunca haverá felicidade, mas é necessário que às vezes sejamos colocados na fornalha.

O Apósto Paulo dá um testemunho grande disse: "quando estamos fracos, somos fortes". Ele estava passando por coisas muito difíceis, mas era neste momento que ele estava mais próximo de Deus. Vivi muitas vezes isso também. São nos momentos difícieis que Deus se revela de maneira tremenda (se você busca, é claro) e sua vida é mudada da água pra o vinho. Com os sofrimentos adquiri maturidade espiritual, adquiri força para passar por mais tribulações, adquiri conhenhecimento para aconselhar pessoas que passam pelo mesmo problema, adquiri humildade, perceverança e fé. "A vitória está depois da muralha". já ouviram essa frase? É pura verdade. Primeiro a coisa fica difícil; depois a coisa fica mais difícil ainda; depois você pensa que vai morrer, mas se não murmurar (como fez Israel no Egito) não terá que esperar 40 anos no deserto (não terá o sofrimento multiplicado) mas verá a vitória. Quando nós pensamos que não tem mais jeito, a vitória chega em nossas mãos. Deus é lindo!

Re: Deus e o sofrimento
Escrito por: Taliban (IP registado)
Data: 05 de September de 2003 16:15

Fornalha??????????
O sofrimento apenas destroi e mina o ser humano.
Ainda bem que o sofrimento foi positivo para si. Resta-me supor que não foi muito intenso.

Re: Deus e o sofrimento
Escrito por: Andréia (IP registado)
Data: 05 de September de 2003 22:39

Rm 5 diz:
3 E não somente isso, mas também gloriemo-nos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a perseverança,
4 e a perseverança a experiência, e a experiência a esperança;
5 e a esperança não desaponta, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.

Deus não nos dá um fardo maior do que podemos carregar. As tribulações são para nos moldar.
Beijinhos e bom final de semana.

Ir para a página: Anterior1234Próximo
Página actual: 3 de 4


Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.