Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior1234Próximo
Página actual: 2 de 4
Re: Deus e o sofrimento
Escrito por: taliban (IP registado)
Data: 16 de July de 2003 16:30

Exactamente, meu amigo .

Dizes uma coisa dramatica - A intervenção divina para acabar com o sofrimento físico poderia ser contrário ao princípio da liberdade humana, onde deve ser o Homem a determinar o seu caminho?.

Por isso é o ser humano e apenas ele que deve acabar com o sofrimento e a dor, a todo o custo e a qualquer preço. Mesmo com o suicidio.
Afinal, "Deus" não tem esse poder.

Re: Deus e o sofrimento
Escrito por: Vitor Santos (IP registado)
Data: 27 de July de 2003 16:17

Caros amigos

A resposta a este dilema é a reencarnação que a Igreja Católica não quer aceitar. Até a mim me fazia impressão. Mas um dia superei esse problema porque fiz uma analogia com a nossa vida terrena. Nós não deixamos se ser nós próprios por não nos lembrarmos de muitas coisas de quando éramos crianças. Da mesma forma nós somos os mesmos que éramos na reecarnação anterior, apenas não nos lembramos de muitas coisas para trás. É muito simples, não há nada de estranho. É como uma amnésia provisória.

Através da reecarnação, nós podemos imaginar que Deus nos fez a todos iguais e ignorantes e a todos nos deu a oportunidade de aprender vida após vida. As desgraças de uma vida podem ser consequência de abusos da anterior. De qualquer modo não acredito que Deus nos castigue. Ele criou uma lei justa e igual para todos: Partimos todos do mesmo ponto e vamos chegar todos ao mesmo ponto. Uns mais devagar outros mais depressa. O sofrimento é o resultado de ultrapassar os obstáculos, que, muitas vezes, somos nós próprios que criamos.

Eu imagino um DEUS Justo. Só o consigo imaginar assim através do conceito de reencarnação.

Vitor Santos

Re: Deus e o sofrimento
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 27 de July de 2003 23:51

Vítor,

Como cristão e católico não acredito na reencarnação, simplesmente porque para mim não faz sentido. A minha vida teve um princípio, tem um meio e terá um fim. Eu tenho um projecto de vida. Tenho um objectivo de vida. Porque razão haveria eu de me esforçar nesta vida por cumprir um projecto de vida, se afinal terei outra vida terrena, e mais outra, e mais outra... sabe-se lá quando termina.

Respeito os budistas e hindús que não pensam como eu, e acreditam na reincarnação. Eu não acredito, e não é por isso que considero que Deus é injusto.

Luis

Re: Deus e o sofrimento
Escrito por: Vitor Santos (IP registado)
Data: 28 de July de 2003 21:08

Caro Luis

Não vejo mais sentido em acreditar na ressurreição (que no fim de contas é acreditar que somos Espiritos/ Almas errantes, em stand-by, até ao "último" dia, em que voltamos a ter corpo (embora um corpo especial-transfigurado?...) do que na reencarnação.

A minha interpretação da Biblia não exclui a reencarnação, repare:

citação do Evangelho de S.João

":1 Ora, havia entre os fariseus um homem chamado Nicodemos, um dos principais dos judeus. 3:2 Este foi ter com Jesus, de noite, e disse-lhe: Rabi, sabemos que és Mestre, vindo de Deus; pois ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não estiver com ele. 3:3 Respondeu-lhe Jesus: Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.3:4 Perguntou-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? porventura pode tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer?3:5 Jesus respondeu: Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. 3:6 O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito. 3:7 Não te admires de eu te haver dito: Necessário vos é nascer de novo. 3:8 O vento sopra onde quer, e ouves a sua voz; mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito."

O que é que quer dizer com "a minha vida tem um fim"?Em que sentido isso deve ser lido?

Fico a aguardar resposta

Vitor Santos

Re: Deus e o sofrimento
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 28 de July de 2003 21:26

Vítor,

Não sei se já tiveste oportunidade de ler a mensagem do Alef Tau, em reposta à tua mensagem no tópico A doutrina da Igreja. O Alef faz uma exposição sobre o porquê da reencarnação ser incompatível com o Cristianismo.

Na minha mensagem anterior, não me expliquei da forma mais correcta. Quando escrevi "A minha vida teve um princípio, tem um meio e terá um fim.", seria mais correcto ter escrito "A minha vida terrena teve um princípio...". No sentido da minha vida terrena, esta tem fim. Se Deus entender que a minha morte terrena não deve ser o fim, então acredito que continuarei a viver.

Luis

Re: Deus e o sofrimento
Escrito por: Vitor Santos (IP registado)
Data: 02 de August de 2003 19:42

Caro Luis Gongaza

Não confundas catolicismo com cristianismo. Ser Cristão é uma coisa muito diferente se ser Católico.

É pena teres de recorrer ao Alef em vez de falar por ti.

De qualquer modo o Alef diz que, na passagem do Evangelho do Nicodemos que já citei, Jesus ao falar em renascer referia-se ao baptismo.

Jesus estaria então a dizer que quem não é baptizado não entra no Reino dos Céus.

Esta é uma visão completamente redutora de Cristo. Cristo ía impor como condição de salvação um acto formal terreno? E aqueles coitados que nasceram do outro lado do mundo e que tradicionalmente não se baptizam não poderiam ver o Reino dos Céus? Muito convincente....

Será, caro Luis, que não vês quão ridiculo é isto e quanto o Alef está a rebaixar a Inteligência e a Bondade do Cristo?

Vitor Santos

Re: Deus e o sofrimento
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 03 de August de 2003 01:43

Taliban,

"Por isso é o ser humano e apenas ele que deve acabar com o sofrimento e a dor, a todo o custo e a qualquer preço."

O Homem deve tentar o seu melhor para acabar com o sofrimento e a dor físicas. E deve fazê-lo a todo o custo.

Mas a qualquer preço? Não concordo.

O suicídio parece-me ser um preço demasiado "negro" a pagar para acabar com o sofrimento e a dor.

Não te parece que há sempre uma solução para todas as situações, que não passa por uma medida extrema como essa?

João (JMA)

Re: Deus e o sofrimento
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 03 de August de 2003 10:15

Olá Vítor,

Eu não confundo Cristianismo com a Igreja Católica (catolicismo), mas ser-se cristão não é assim tão diferente de ser-se católico! Afinal, o que significa ser-se cristão? E ser católico? Um protestante é cristão mas não é católico, tal como um ortodoxo é cristão e não é católico.

Se pensarmos bem, as diferenças entre protestantes e católicos são poucas, embora muitas vezes tendem a ser demasiado destacadas. Quanto às diferenças entre católicos e ortodoxos ainda são menos.

No que diz respeito à incompatibilidade entre reencarnação e cristianismo, se concordo com aquio que o Alef escreveu, não vejo razão para ter que escrever tudo de novo.

Quanto a Nicodemos e à questão do Baptismo vejamos o que nos diz a Bíblia. Na nota de Jo 3, 3, pode-se ler:

Citação:
Nascer do Alto. O advérbio grego pode ter aqui um segundo sentido: "De novo", lit., "ánothen" (v.7.31; 19,11.23). Nicodemos não o pode entender (v.4); pois, tendo nascido da carne (v.6), vê como obra humana o que é obra de Deus (nascer do Espírito). O mal-entendido desperta o interesse do leitor. Ver (v.11) tem aqui o sentido de experimentar, ter acesso a (v.5; 8,51; Lc 2,26; Act 2,27). O Reino de Deus (v.3.5), expressão que só aqui aparece, neste Evangelho; é preferida pela noção paralela de vida eterna. Não se entra no Reino de Deus pelos laços de sangue (sendo filho de Abraão), mas pelo Baptismo (nascer do alto/de novo), tornando-se filho de Deus (1,12-13; Mt 3,2.11 notas; 6,10 nota; Mc 1,15 nota; 4,30-32 nota; Lc 17,20-21 nota; Act 1,5 nota; 1 Pe 1,13-2,10 nota).

Agora, se me perguntas se é preciso ser-se baptizado para se ser salvo? Se apenas os que acreditam em Cristo se salvam? Isto é outra coisa.

Para mim, a reencarnação não faz sentido. Posso afirmar com toda a certeza que eu nunca vivi outra vida antes desta! Respeito quem pensa de forma diferente.

Luis

Re: Deus e o sofrimento
Escrito por: Fora da lei (IP registado)
Data: 03 de August de 2003 11:53




Fantástico testemunho, felicidades para ti.

Re: Deus e o sofrimento
Escrito por: Fora da lei (IP registado)
Data: 03 de August de 2003 11:56



A mensagem anterior é para a Ana Amorin

Re: Deus e o sofrimento
Escrito por: Emilio Mondavarius (IP registado)
Data: 03 de August de 2003 23:09

Isto estará relacionado com as sovas que apanhei, eu e outros colegas, na catequese?

E eram sovas velhas, até de cinto davam!

Re: Deus e o sofrimento
Escrito por: Hugo Castro (IP registado)
Data: 04 de August de 2003 20:01




Luis a nota da bíblia católica diz:

"Não se entra no Reino de Deus pelos laços de sangue (sendo filho de Abraão), mas pelo Baptismo (nascer do alto/de novo), tornando-se filho de Deus"

Mas a própria bíblia a desmente dizendo que não é pelo Batismo que alguém nasce de novo e se torna filho de Deus mas sim quando crê em Jesus Cristo:

"Mas, a todos quantos o receberam, aos que crêem no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do varão, mas de Deus" (João 1: 12:13)

"Todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus" (Gal. 3:26).


Re: Deus e o sofrimento
Escrito por: taliban (IP registado)
Data: 05 de August de 2003 15:25

Hugo, meu irmão, voltaste!

eu também sou filho de deus não é ?

Re: Deus e o sofrimento
Escrito por: Hugo Castro (IP registado)
Data: 05 de August de 2003 17:14

Não, não é.

Acho que sabes suficientemente português para conseguir entender claramente por aqueles dois versiculos quem são os filhos de Deus.

Uma vez Jesus contou uma parábola dizendo:

"O que semeia a boa semente é o filho do homem; o campo é o mundo; a boa semente são os filhos do reino e o joio são os filhos do maligno; o inimigo que o semeou, é o diabo" (Mat 13:37-39); portanto como podes ver das palavras do Senhor se entende claramente que neste mundo há os filhos de Deus e os filhos do diabo. E tu estas entre os filhos do diabo.

Queres ser filho/a de Deus?

Para isso tens que nascer de novo, tens que nascer de Deus e isso só podes conseguir arrependendo-te dos teus pecados e crendo de todo o teu coração em Jesus Cristo.

Aquilo que tens que crer, quando digo que tens que crer em Jesus Cristo, é que Jesus Cristo morreu sobre a cruz pelos nossos pecados, que foi sepultado, e que ao terceiro dia ressuscitou para nossa justificação e apareceu àqueles que ele tinha escolhido como suas testemunhas, isto é os apóstolos (cfr. Actos 10:38-43). Este é o Evangelho de Deus. cfr. 1 Coríntios 15:1-5) que mostra aos homens o grande amor que Deus teve por todo o mundo oferecendo o seu Único Filho pela propiciação dos nossos pecados para que por meio dele nós vivessemos (cfr. 1 João 4:9). No momento em que fizeres isso acontecerá isto; te sentirás nascer de novo e a te tornares uma nova criatura (cfr. 2 Coríntios 5:17). Isso acontecerá pela virtude da Palavra de Deus (cfr. Tiago 1:18; 1 Pedro 1:23) que a Escritura compara à água (cfr. Isaias 55:10-11; Efésios 5:25-27), e pelo Espírito Santo; e é algo que não se pode perceber plenamente. Experimentarás naquele instante a lavagem dos teus pecados, e portanto o perdão de Deus que trará a ti a paz e o gozo da salvação. Não serás mais um filho da ira mas um filho de Deus; não serás mais um inimigo de Deus porque serás reconciliado com Deus; não serás mais um escravo do pecado porque serás libertado do pecado; não estarás mais sobre o caminho da perdição que leva às chamas do inferno mas sobre o caminho que leva ao Paraíso, e por isso não terás mais medo de morrer porque saberás para onde vais como também não terás mais medo do inferno. E tudo isto em virtude da graça de Deus mediante a fé (cfr. Efésios 2:8-9).

Portanto não demores põe o teu orgulho de lado e humilha-te diante de Deus arrependendo-te dos teus pecados e crendo em Jesus Cristo como teu Senhor e Salvador pessoal, e Deus te exaltará concedendo-te que também tu sejas chamado Filho de Deus.


Re: Deus e o sofrimento
Escrito por: taliban (IP registado)
Data: 05 de August de 2003 17:59

LOLOLOLOL!!!!!!!!!!!!!


Eu não sou filho de Deus!!!!!!!!!!!!! Sou filho de quem?


Tu és!!!!!!!!!!!!!!!
ès tu que escolhes e não ELE!!!!!!!!!!
Serás tu o próprio deus?

O Messias?
Alá ?????????Maomé o profeta???????????

Andas a apanhar muito sol! daís os delírios...

Mas como tens alguma piada recomendo-te que te inscrevas para os próximos programas do herman.. è o que está a a dar...
TU A LINDA REIS E O CROMO QUE LÁ APARECEU NOUTRO DIA......

Re: Deus e o sofrimento
Escrito por: Hugo Castro (IP registado)
Data: 05 de August de 2003 20:44

Nada de novo debaixo do sol

Disseste a mesma coisa que disse o governador Festo a Paulo quando este foi preso e compareceu perante ele para fazer a sua defesa. Depois de Paulo lhe ter anunciado o Evangelho "disse Festo em alta voz: Estás louco, Paulo; as muitas letras te fazem delirar. Mas Paulo disse: Não deliro, ó excelentíssimo Festo, antes digo palavras de verdade e de perfeito juízo.

Eu como Paulo digo-te: Não deliro, antes digo palavras de verdade e de perfeito juízo.

Não sou eu quem escolhe quem são os filhos de Deus mas o próprio Deus é que os gera. Não são os pais a gerar os filhos? Então todos os filhos de Deus são gerados por Deus segundo a sua vontade. Lembra-te que a fé é um dom de Deus.

No entanto eu reconheço os filhos de Deus neste mundo, porque eles são luz no meio deste mundo de trevas, não achas que é facil reconhecer uma luz no meio da escuridão? Nisto são manifestos os filhos de Deus, e os filhos do diabo: Qualquer que não pratica a justiça não é de Deus..." (1 João 3:10).

"Todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus. "(Rom 8:14). Eles têm neles o mesmo Espírito que está em mim e que nos testifica que somos filhos de Deus, e em ti não vejo o Espírito de Deus antes vejo o espírito do mundo, aquele que te faz correr atras da vaidade, das riquezas, da soberba da vida, das concupiscências da carne.

Se tu fosses filho de Deus eras minha irmã e nao me mandavas ir para os programas do hermen, mas amavas-me porque "nós sabemos que passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos" (1 João 3:14).

Necessário te é nascer de novo.


Re: Deus e o sofrimento
Escrito por: taliban (IP registado)
Data: 06 de August de 2003 09:02

Caro Hugo, meu irmão:
Gosto das tuas interpretações sui generis dos textos bíblicos.
Primeiro dizes que só tu e aqueles que tu escolhes ( ou que dizes que Deus escolhe, o que vai dar ao mesmo) são filhos de Deus. O que exclui a maior parte da humanidade, mas isso para ti é um fait divers. Chegas mesmo a afirmar que a maior parte da humanidade - aquela que naõ está inscrita na tua seita - não é criação de Deus, não é gerada por Deus!!!!!!!!!!!!!!!

Depois comparas-te a S. Paulo! O santo pregador imcompreendido!
Quanta humildade evangélica há nas tuas pregações!

Também um cursozito de português não te faria mal. A tua construção frásica lembra-me aquele brincalhão telepata da guerra das estrelas:
"Necessário te é nascer de novo."

May the force be with you.

Re: Deus e o sofrimento
Escrito por: Vitor Santos (IP registado)
Data: 06 de August de 2003 18:38

Caros amigos

Estes católicos são doidos!

Insistem sempre na mesma coisa: Ou já tens fé ou então, azar! És do diabo. Deus mandou-te ir passear.

Ter fé é um dom, dizem eles. É só para alguns iluminados. Mas esses iluminados não pertencem á Igreja Católica, pois essa Instituição é o do "Diabo", ou será que a Inquisição foi coisa de filhos de Deus? Como disse Jesus as arvores conhecem-se pelos seus frutos. Um dos frutos da Igreja foi a condenação à fogueira de inumeras pessoas. Será que fruto tão horroroso saiu de boa arvore?

Somos todos homens de Deus. Uns mais ignorantes que outros, mas todos fomos Criados por ELE, para o mesmo fim. Lá podemos imaginar um Deus Perfeito e Justo de outro modo? Para aquele Deus de que Jesus fala não existem "cunhas". Perante ele ninguém é mais que os outros (a não ser mais ignorante).

A verdadeira Igreja são as pessoas como a madre Teresa de Calcultá, não aqueles padres, bispos e leigos da Igreja Católica completamente conservadores que ainda continuam agarrados a conceitos já há muito ultrapassados e que só estão a contribuir para gerar cada vez mais ateus.

Vitor Santos

Re: Deus e o sofrimento
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 07 de August de 2003 19:32

Todos são filhos de Deus, sem excepção.

A todos é concedida a possibilidade de Salvação. Independentemente da religião que professam ou de serem ateus (ou outra expressão politicamente correcta que vá dar ao mesmo).

"[...] Com efeito, os homens constituem todos uma só comunidade; todos têm a mesma origem, pois foi Deus quem fez habitar em toda a terra o inteiro género humano; têm também todos um só fim último, Deus, que a todos estende a sua providência [...]" Declaração a Igreja e as Religiões não-cristãs (Vaticano II)

Se cada qual aceita ou não a Salvação é um problema de cada um.

João (JMA)

Re: Deus e o sofrimento
Escrito por: Katia (IP registado)
Data: 08 de August de 2003 13:03

xou a rencarnacao da KLEOPATRA!!! xato foi ser xirafa, ka dors de pascoço!

Ir para a página: Anterior1234Próximo
Página actual: 2 de 4


Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.