Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: 1234Próximo
Página actual: 1 de 4
Deus e o sofrimento
Escrito por: Mário Abel (IP registado)
Data: 25 de May de 2003 13:24

Queria propor este tema, e que para mim será uma estreia neste Fórum - paróquias.
É um tema amplo... No entanto levanto algumas perguntas para mellor ajudar a orientar a reflexao:
- O sofirmento é impedimento para afirmamexistencia de Deus?
- Para ti, sofrimento é rocha de ateísmo ou horizonte em que como crente te podes encontrar cara-a-cara com Deus?
- Que factor pesa mais na minha vida - o meu cristianismo recebido como herança ("cristianismo de ouvidos"), ou a minha experiencia pessoal com Jesus ressuscitado?
Queria começar por aqui. Existem muitas possibilidades de entrar em diálogo a partir de um tema. Sugiro este tópico.
eu nao quero resolver o dilema que eventualmente se levanta ao abordar-se tal problema. Intento convidar a que cada um desde a sua historia e seu conhecimento possa compartir a sua experienia de Deus e/ou a contribuiçao ou nao do sofrimento para ela.
Eu dou a minha opiniao pessoal. Pela história do pensamento bíblico e pela minha propia história pessoal, concluo que a experiencia do sofrimento serve de ajuda para o conhecimento e vivência de Deus.

Re: Deus e o sofrimento
Escrito por: Ana Amorim (IP registado)
Data: 26 de May de 2003 10:31

Olá Mário.

Devo dizer que acho o tema que aqui propões muito pertinente.

Com efeito, o Homem abomina o sofrimento. A menos que sejamos masoquistas (que é uma patologia), todos procuramos evitar o sofrimento.
O sofrimento traz mudanças e, por consequência, alguma tensão à vida que queremos o mais tranquila possível.
Mas o sofrimento é necessário. É necessário porque faz parte da vida. É impossível uma vida sem sofrimento.
Todos temos de crescer, de nos tornar maduros. É imprescindível que nos questionemos acerca das coisas para podermos ir eliminando aquelas que não nos fazem já falta, daquelas que são essenciais.
Inclusivamente, é preciso questionar também a nossa fé. Daí que haja uma grande diferença entre ser-se cristão apenas por educação e apenas por norma e ser-se cristão por escolha.
Neste aspecto, devo dizer que o meu pai orientou-me muito no ser-se cristão por escolha. E não foi preciso ele me dizer nada directamente: as suas acções e o seu recolhimento aquando da sua oração pessoal ditaram-me o caminho a seguir.
O meu pai nunca teve uma educação orientada para o ser-se cristão. Criado no Baixo Alentejo, sempre foi educado para trabalhar para se sustentar, já que a família não era abastada e era grande.
Não havia o hábito de ir à missa, nem de rezar, nem de ir a procissões, nem de nada, pois trabalhava-se de sol a sol. Mas o meu pai foi baptizado e fez a 1ª comunhão.
Sempre foi um homem cumpridor, muito honesto, simples e amigo de trabalhar.
Foi para a Guerra Colonial, foi condecorado.
Um ano depois, num acidente, cegou. E cegou completamente e para sempre. A pólvora da explosão tinha-lhe queimado o nervo óptico. Tinha apenas 24 anos.
Veio para Lisboa, para se reabilitar. Esteve internado no Hospital dos Capuchos. Tentou o suicídio.
Um dia, sentou-se aos pés da sua cama, um frade. Penso que terão sido as conversas que manteve com esse frade que o fizeram escolher Cristo. Aquele período de sofrimento foi, para o meu pai, um tempo de abertura, de escolha para um novo caminho.
Deus ter-lhe-á dado forças e uma vida completamente nova.
Casou, teve três filhos. Morreu-lhe o filho mais velho. Tem a coragem de assumir o cuidado (em conjunto com a minha mãe) pelo meu irmão mais novo - que está acamado com apenas 22 anos.
E agora, prepara-se para ser avô pela primeira vez. Eu vou dar-lhe uma neta, se Deus quiser.
No entanto, apesar de o meu pai ser cristão por opção pessoal e não por educação, nunca o vi com grandes manifestações de culto: raramente ele vai à missa, mas ouve-a pela televisão. Nunca o vi a ter aquela dependência que muitos têm de estar sempre metidos na Igreja. Apenas uma única vez na vida "apanhei-o" a rezar o terço, acompanhando a transmissão da Rádio Renascença (quando ora, nunca o faz em público, geralmente é sempre em recolhimento e em silêncio).
É nas suas atitudes que mais se colhe a essência do cristianismo: a sua simplicidade, a sua espontaneidade, a sua compreensão e vontade de viver sempre o novo, o saber ouvir.
É claro que, como todos, também tem os seus defeitos, mas o facto de não tomar nada como certo e se disponibilizar a confiar, fazem-no, para mim, um exemplo do que é ser-se cristão.

Anna

Re: Deus e o sofrimento
Escrito por: Mário Abel (IP registado)
Data: 26 de May de 2003 15:51

Obrigada Ana pelo teu testemunho!


Envio esta oraçao:

Recebe Senhor...



Recebe, Senhor, nossos medos
E transforma-los em confiança.

Recebe, Senhor, o nosso sofrimento
E transforma-lo em crecimento.

Recebe, Senhor, o nosso silencio
E transforma-lo em adoraçao.

Recebe, Senhor, as nossas crises
E transforma-las em maturidade.

Recebe, Senhor, as nossas lágrimas
E transforma-las em oraçao.

Recebe, Senhor, a nossa ira
E transforma-la em intimidade.

Recebe, Senhor, o nosso desânimo
E transforma-lo em fé.

Recebe, Senhor, a nossa solidao
E transforma-la em contemplaçao.

Recebe, Senhor, as nossas amarguras
E transforma-las em paz de alma.

Recebe, Senhor, a nossa espera
E transforma-la em esperança

Recebe, Senhor, a nossa morte
E transforma-la em Ressurreiçao.

Re: Deus e o sofrimento
Escrito por: Ana Amorim (IP registado)
Data: 26 de May de 2003 17:19

Obrigada, Mário, pela oração.

De facto, muitos de nós pensam que Deus não existe, devido ao mal que vai no mundo, devido ao sofrimento absurdo.
Mas eu penso precisamente o contrário. Obviamente que, quando o sofrimento é perpetrado por nós próprios contra nós ou contra os outros, Deus não estará aí. Não penso que Deus esteja presente quando uma pessoa doente continua a ter hábitos de vida não saudáveis e que lhe continuam a provocar sofrimento. Aí há parvoíce e falta de amor-próprio!
Estou a referir-me àquele tipo de sofrimento que acontece e que é alheio à nossa vontade. Aquilo a que nós chamamos vulgarmente de "azar".
Penso que todo esse sofrimento tem uma mensagem.
E penso que a maioria de nós não tem paciência, nem disponibilidade para ver que mensagem é essa.
Daí que associemos o sofrimento à não presença de Deus.

Anna

Re: Deus e o sofrimento
Escrito por: Mário Abel (IP registado)
Data: 28 de May de 2003 18:13

Boa tarde.

Tudo o que digamos, assumido pela fé, nao impede que nos questionemos o problema difícil de como um Deus, que é Amor, Bondade e Misericórdia, possa ser o creador e fundamento de um mundo em que existe tanta dor e opressao, sobretudo dos mais humildes.
Digo que é um problema difícil, insolúvel, porque como crente, espero que haja uma soluçao que nós nao podemos alcansar de todo, porque nao podemos compreender o mistério que é Deus. Por isso, precisamente porque somos conscientes do mistério em que cremos (Deus, infinito Amor criador), temos que ser bastante humildes, e ao mesmo tempo muito sinceros, na manifestaçao da nossa fé.
Tenho muito respeito pelos que nao crêem em Deus - pessoal, porque nao podem superara o escândalo do peso tao grnade do mal no mundo. Sobretudo quando sao pessoas solidárias que procuram actuar na vida em favor do bem e contra o mal.
Na práctica da luta contra a dor e o mal, pode-se manter uma cooperaçao fecunda entre crentes e nao crentes. E sobre essa base, uma compreensao mútua e uma uniao cordial, por cima das divergências conceptuais.
O filósofo grego Epicuro expôs a dificulde de admitir a existència de Deus com um célebre dilema (múltiplico), expressado nestes termos: "Ou Deus quer acabar com o sufrimento do mundo, mas nao pode; ou pode, mas nao quer fazer-lo; ou pode e nao quer. Se quer e nao pode, é impotente; se pode e nao quer, nao nos ama; se nao quer e nao pode, nao é Deus Bom e, além do mais, é impotente; se pode e quer -e isto é o mais seguro-, entao, de onde vem o mal real e por quê nao o elimina?

Re: Deus e o sofrimento
Escrito por: cristina (IP registado)
Data: 30 de May de 2003 23:57

Pois eu discordo:

Ando farta , mas farta de sofrer e sofrer é sofrer. E Deus veio para que tenhamos vida e vida com abundancia e vida boa .

Veio curar os enfermos , veio libertar os oprimidos , veio dar vidaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa.

Com essa mentalidade de engolir sacrificios ninguém se mexia. Aceitavamos as doenças sentados numa cadeira e ficavamos a rezar. Sofrimento não faz crescer nada. Sofrimento faz sofrer. E quando sofremos , fugimos do sofrimento , a esse factor inteligente ( fugir do sofrimento) chamam aprender ? Desde pequeninos sabemos qual o caminho certo , mas desobedeçemos e depois recebemos o fruto do que fizemos mal e sofremos . e arrepiamos caminho , voltamos atras à infancia. Quem não se fizer criança n entra no reino dos céus , não é ? As crianças quando sofrem n estão a aprender , choram e berram que se matam e eu faço igual. Aprender ? aprender é ler , é ouvir , é escutar , é pensar , é desenvolver capacidades em boas condições. Sofrimento ? a religião tenta fazer-nos querer que amamos aquilo que mais odiamos : a morte. E muitos amam tanto a morte que até nem vivem a vida em pleno. Isso é cristianismo? Mas Cristo veio curar os doentes , não veio passar a mão na cabeça deles e dizer : coitadinhos. Jesus curou fez milagres e disse que todos podemos ser como ele. Resumindo estamos a perder qualidades que temos . Cura pelas mãos já ouvi falar muito disso ...Acreditam ? E outras coisas estranhas ...

A ciencia ocidental é muito limitada , acho eu . Acho que Cristo nos quis ensinar que podemos ser como ele ,que podemos curar , n é ser celibatarios, podemos e devemos amar os outros , n é sofrer com eles. Podemos e devemos diminuir a miseria no mundo . Acção por favor.
A propria ciencia nos diz que muitas doenças são psicossomaticas , com fé , com oração , fixando o exemplo de Jesus Cristo , muitos n adoecem enquanto outros sucumbem a estranhas situações. Mas só o facto de estar viva é já um grande misterio.Obrigada Meu Deus por mais um dia de vida. Obrigada Jesus por ainda aqui estar a refilar:)

cristina

Cristina

Re: Deus e o sofrimento
Escrito por: Susete Gonzaga (IP registado)
Data: 31 de May de 2003 11:17

E continua a refilar connosco muito muito tempo.

Um bj.

Susete

Re: Deus e o sofrimento
Escrito por: Mário Abel (IP registado)
Data: 01 de June de 2003 17:39

Boas Tardes e muita força!

Eu propus o Tópico para como é lógico abrir possibilidade ao diálogo. Uns livremente podem e devem expressar as suas ideias. Penso é que nao podemos dar o debate por encerrado. Nada e ninguém poderá pôr em causa de que ao abordar-se o tema "Deus e o sofrimento" temos que prescindir da opiniao pessoal, da própia experiência, e da vivência em primeira pessoa do que é o sofrimento.
Eu comecei, nao acabei, e sei que por muito que avance nunca chegarei ao fim. A minha actitude nao é de resignaçao, de sujeiçao sem questionamento face ao sofrimento... Nao o disse. Mas agora quero acrescentar mais...
Falou a Cristina em impossibilidade de se crescer em situaçoes de sofrimento. Pois no que toca a esse respeito, agora sou eu a discordar! Ai de mim se eu nao aprendo com essa experiencia. E por quê? Porque me questiono, questiono Deus, procuro resposta e saida, com queixa, muita ou pouca (sim, é verdade, nao se pode pensar só em palavras bonitas dirigidas a Deus; podemos ser duros, exigentes), mas o que resulta? Sempre me fica o mistério; a permanência da situaçao e a minha queixa.
Comecei por abordr a questao da possibilidade de nao poucas pessoas perante uma situaçao real de sofrimento terem perdido a fé na existência, ou, pelo menos na presença e acçao de um Deus justo no mundo. En seguida lançava a questao a todos, começando por mim mesmo.
Sim, muitos sucumbiram perante esta prova. Mas exitiram alguns, que sem preder a fé, mostraram a sua perplexidade perante a conducta de Deus e protestaram ou interrogaram com grande energia. O famoso representante desta linha é Jó. Como admiro a este personagem bíblico. Mas como ele, há que aprender. Tanto de fala da paciência deJó, e ele nao teve nenhuma... Em Jó vemos a protesta de um justo.
Ele nao ficou na sua queixa: Depois de manter duros debates com os seus sábios amigos, que intentam em vao, convencer-lo de que Deus actua sempre com justiça e nao castiga a nao ser aos malvados, a questao nao se clarifica. Fica no mesmo sitio em que tinha começado sem proegressar em absoluto. Por fim entervem Deus. Se confronta com Jó e convida-o a que observe a natureza, cheia de mistérios, queo homem nao explica. Contudo, aceita-os sem fazer disso um problema inquietante. Se há tantas coisas que ignora sem pedir a ninguém contas delas, por quê vai exigir a Deus que lhe explique e justifique o seu modo de proceder? (Cf. Jó 38-39). Jó fecha a boca e renuncia em insistir mais e confessa humildemente: "Sim, falei de grandezas que nao entendo, de maravilhas que me superam e ignoro... Por isso me retracto e arrependo no pó e na cinza" (Cf. Jó 42, 3-6). Deus fica envolvido em mistério. Seus caminhos sao inescrutáveis. nao sabemos por quê permite o sofrimento, po quê nao o controla e distribui segundo os nossos critérios para entender a justiça. Como Jó eu ao fim também experimento que O Senhor é um Deus escondido, um Deus misterioso.

Re: Deus e o sofrimento
Escrito por: taliban (IP registado)
Data: 02 de June de 2003 00:45

Não sabia que o vosso deus ou não controla o sofrimento ou o distribui aleatóriamente sem qualquer sentido...
Dizeis que meisteriosos são os seus desígnios...
Acreditais então num deus sádico, que se diverte com o sofrimento dos homens, como os miudos que arrrancam as patas dos insectos e assistem á sua agonia..
Que fé estranha que vocês têm... E que Deuses estranhos inventam... Repito - deuses, pois que a vossa concepção de Deus parece variar consoante quem escreve... Se forem brasileiros é uma versão, para os portuguesses é outra..
Alá é grande.

Re: Deus e o sofrimento
Escrito por: Ana Amorim (IP registado)
Data: 02 de June de 2003 09:54

Cristina:

E quando uma doença não tem cura?
É mais horrível andar a evitar uma situação de sofrimento (não aceitá-la) do que aceitá-la e vivê-la da melhor forma possível.
A morte dá um sentido à vida. É a foz do rio.
Temos medo da morte porque temos medo de viver. De viver realmente e a vida não é um eterno epicuro: traz alegrias e preocupações, felicidade e dor. O estar-se vivo é ser-se flexível o suficiente para aceitar o que a vida nos traz.
Não é para questionarmos a vida. É para a vida nos questionar a nós próprios e irmos seguindo e descobrindo um caminho que é só nosso.
Pensemos em Cristo. Furtou-se Ele à morte na Cruz? Imaginas o sofrimento (para não falar da humilhação pública) de se ter pregos a furar músculos, articulações, nervos?

Re: Deus e o sofrimento
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 02 de June de 2003 13:22

Taliban,

Compreendo que não seja fácil para ti entender o que é o "livre arbítrio". Aliás, antes de compreender o livre arbítrio é preciso compreender verdadeiramente o conceito de liberdade. Deus não quer que o homem sofra, e Jesus mostrou-nos o que é preciso para que tal aconteça: "Amai-vos uns aos outros...". Esta é a verdadeira chave para o enigma do sofrimento humano - o Amor. Cabe ao homem escolher ou não pelo caminho do Amor, ou do sofrimento. Deus respeitará sempre a opção que o homem faz e o acompanhará na sua caminhada, embora o convide constantemente a seguir o caminho do Amor.

Mas se é difícil compreender a Liberdade, não é mais fácil compreender o verdadeiro Amor. Será que os homens sabem o que é o Amor? Alguns terão uma vaga ideia.

Numa coisa tens razão, Yahveh é Grande e Misericordioso.

Luis

Re: Deus e o sofrimento
Escrito por: carlos nascimento (IP registado)
Data: 02 de June de 2003 14:14

Taliban (sejas lá quem ou o que fores)

Dizes que Alá é grande... sorte a nossa tu seres tão pequeno... eu diria insignificante mesmo.

Trata-te rapaz

(desculpem o desabafo mas este tipo faz perder a paciencia a um santo, coisa que eu até nem sou)

Carlos

Re: Deus e o sofrimento
Escrito por: taliban (IP registado)
Data: 02 de June de 2003 23:13

eheheheh
nada como a santa paciência cristã...
Percebo perfeitamente o que é o livre arbítrio. Mas o sofrimento humano , tal como a felicidade, nem sempre tem a ver com o livre arbítrio. Muitas vezes tem a ver com o simples acaso.

Re: Deus e o sofrimento
Escrito por: Mário Abel (IP registado)
Data: 06 de June de 2003 23:56

Boa noite.



Reconheço que o Tópico Deus e o sofrimento nunca estará encerrado. Hoje, neste dia 6 que quase termina, tive um belo diálogo com dois jovens de 19 e 32 anos. Ambos lutam contra a doença e o sofrimento. Falavam-me de como é possível compaginar a pregunta, a queixa e a alegria por seguir vivendo; viver para Deus e ao encontro de Deus.
Posso dizer que me tocaram bem fundo. Neste grande túnel escuro que às vezes se nos depara deram a sua posição. Há uma porta; identificam-na com o projecto de Deus que nos oferece com Jesus. Assumir!
Obrigado aos dois, pois me ajudaram a dar mais um passo nesta minha busca de coerência entre a fé que professo e a vida que tenho que viver, ou a fé traduzida em experiência de vida.

Mário Abel


Re: Deus e o sofrimento
Escrito por: Mário Abel (IP registado)
Data: 07 de June de 2003 00:11

Buscar Deus:


Não culpes Deus pela tua desgraça; sofre-a com Ele, e Ele sofrirá contigo; e se há dois para uma dor, sofre-se menos!
Não exijas a Deus que te governe desde fora; governa-te a ti mesmo! com responsável liberdade, amando, e Deus te estará guiando, desde dentro e sem que saibas como...
Não peças a Deus que te liberte, desconhecendo a liberdade que já te deu. Anima-te a viver a tua liberdade! E saberás que só foi possível porque teu Deus quer-te livre...


Re: Deus e o sofrimento
Escrito por: Mário Abel (IP registado)
Data: 29 de June de 2003 19:22

Boa Tarde!


Neste dia de São Pedro e São Paulo, bendita a chuva que nos vem...
De facto Pedro tem as chaves do Céu!
Bem, vou ao tema.
Queria era referir o seguinte em relação ao tema - Deus e o sofrimento:
Ver a doença e a dor objectivamente como coisas boas é um erro! Penso que se podem confundir alguns aspectos quando se fala da bondade da dor/sofrimento: 1º o que é a dor em si; 2º o que se pode aprender da dor; 3º e aquilo no que pode acabar por converter-se a dor com a graça de Deus. O primeiro aspecto é e seguirá sendo horrível (a dor em si); o 2º e o terceiro aspecto podem chegar a ser maravilhosos ( o que se pode aprender da dor e o que ela se pode tornar).
Cristo não teceu elogios à dor ou à angústia, ao contrário dedicou-Se a combater a dor dos outros, e em Si mesmo, assumiu-a com medo, passou por ela "tremendo", pediu, implorou ao Pai que O afastasse dela; acabou por assumi-la porque era a vontade do Pai: então acabou por converter a dor em Redenção.
Estou de acordo com o que dizia Luis Rosales: "...los hombres que no conocen el dolor son como Iglesia sin bendecir" = Os homens que não conhecem a dor são como Igrejas por benzer.
Deus espera de nós, não a nossa dor, mas o nosso amor; mas é bem certo que um dos principais modos pelo qual podemos demonstrar-Lhe o nosso amor é unir-nos apaixonadamente à Sua Cruz e à Sua missão redentora.

Re: Deus e o sofrimento
Escrito por: cristina (IP registado)
Data: 29 de June de 2003 21:08



Um dia fui à praia e fartei-me de berrar com Deus, berrar a sério:)
Sofrer para quê?

Pois o sofrimento tem uma coisa boa, cada vez que sofremos adquirimos capacidade de ver o sofrimento dos outros, cada vez que pecamos aceitamos o pecado dos outros . Somos todos feitos da mesma massa , portanto nada de nos sentirmos mais ou menos santos que os outros , é tudo carne para canhão. A nossa religiosidade nada mais é que uma tentativa de fugir à realidade : vamos morrer um dia. Uns fogem para o alccol , outros para a droga , outros para o sexo , outros para a religião. Fugir e fugir e fugir , andar a contar o tempo contra o relogio , mas não adianta mesmo , sofremos todos os dias se nos lembarmos da morte todos os dias , apuram-se os sentidos e refinam-se os medos . Isto é tudo uma grande confusão , não se entende nada , quem sofre mesmo perde a lucidez , perde tudo e só fica uma vaga ideia do que é Deus. Quando o sofrimento se instala e vem para ficar temos de saber viver com ele, é uma coisa má. O sofrimento leva-me ao céu: não. O sofrimento estraga-me o juizo e tento ser lucida , tento viver a vida , mas com grandes variações. Ninguém é feliz 24 horas por dia , condição de ser humano, por isso queriamos ser Deus e queremos ser santos na ilusão de que vamos deixar de sofrer , não deixamos não , sofremos até cansar e depois não sei como ou porquê sobrevivemos e lá vem mais um dia. Deus é sádico? Se calhar é. Justo?´Se calhar é . Deus é amor ? Deve ser , se calhar o nosso conceito de amor , justiça e de vida é que não é divino, se calhar os nossos conceitos nada tem a ver com os de Deus , idealizamos coisas que não existem , fantasiamos verdades para sair desta , andamos por ai , até que um dia entendemos que a verdadeira libertação está em n
ão pensar , em não sonhar , em não idealizar , adorar a Deus se calhar é ficar em branco , vazia , despojada de tudo , e então atingimos a eternidade pelo nada. Zero é a felicidade. E pronto a pensar assim apareceram os doidos dos monges a viver em clausura para se libertarem de todo o tipo de desejos e viveram felizes para sempre . Será ? Mas depois vieram uns novos filosofos e teologos dizer que a felicidade é estar vivo e para vivermos bem basta ter fé e as coisas acontecem : pedi e dar-se -vos -a, o senhor é o meu pastor e nada me faltará ...eta e tal E a gente pede , pede , pede e pede e nada acontece , só fica o sofrimento e depois desculpamo-nos com falta de fé e voltamos ao zero.

Sofrer ? è a pior peste dos tempos e faço tudo para não sofrer e se crescer é sofrer prefiro ser eternamente criança. E conseguimos ser sempre crianças ? Espero bem que sim , o tempo em que sonhamos somos livres e felizes. Dizem que é perda de tempo mas vale a pena sonhar , nos nossos sonhos somos sempre felizes, é pena quando acordamos. :) Quem não gosta de ter um bom sonho?

Cristina

Re: Deus e o sofrimento
Escrito por: Mário Abel (IP registado)
Data: 11 de July de 2003 10:19

Bom dia!


Queria só indicar como leitura para este tema a Carta Apostólica Salvici Doloris do Papa João Paulo II.

Mário Abel

Re: Deus e o sofrimento
Escrito por: taliban (IP registado)
Data: 11 de July de 2003 18:19

Ponto 1 – "Ou Deus quer acabar com o sofrimento do mundo, mas não pode; ou pode, mas não quer fazê-lo; ou pode e não quer. Se quer e não pode, é impotente; se pode e não quer, não nos ama; se não quer e não pode, não é Deus Bom e, além do mais, é impotente; se pode e quer , então não o elimina?"
Alguém consegue responder a isto?

Ponto 2 – A dor
A dor é sempre destrutiva ( a não ser para os masoquistas). A experiência da dor é a que mais nos aproxima da nossa verdadeira natureza – tornamo-nos puros Animais. Perante a dor, o ser humano só tem dois objectivos – que dor diminua ou que acabe. Por esses objectivos, como qualquer animal, somos capazes de tudo – até de matar outro ou de nos matarmos para não sentirmos mais dor.
O resto são tretas. E se não concordam comigo , para a proxima vez que tiverem dor, por pequena que seja, não tomem analgesicos e tentem escrever filosofias enquanto a dor se intensifica... Ou rezem.....

Re: Deus e o sofrimento
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 16 de July de 2003 05:38

Taliban,

O sofrimento é uma praga.

As teorias medievais do sofrimento para chegar à Salvação, são ... medievais. E se alguém acha que "deve sofrer para se salvar" deve é ser internado...

Mas a vida é para ser vivida pelos Homens, aceitando o bom com o mau.

A intervenção divina para acabar com o sofrimento físico não acabaria por colocar o físico ao nível do espiritual?

E isso não seria contrário ao princípio da liberdade humana, onde deve ser o Homem a determinar o seu caminho?

Mas agora não estou a experimentar a dôr, senão provavelmente não estaria a "filosofar".

João (JMA)

Ir para a página: 1234Próximo
Página actual: 1 de 4


Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.