Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: 12Próximo
Página actual: 1 de 2
Futebol e Religião
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 06 de May de 2003 09:08

Nestes dias em que o futebol anda novamente na primeira página dos jornais, pela conquista antecipada do campeonato por parte do Futebol Clube do Porto e numa altura em que o país se prepara para uma nova fase da sua história, qual caminho marítimo para Índia, a saber o Euro'2004, eis um tema bastante interessante, embora talvez mais para o público masculino (?): os meandros e às vezes algumas relações de ambiguidade entre futebol e religião...


• Ontem ouvi na «Bancada Central» da TSF (passe a publicidade) uma coisa inaudita: um "devoto" do desporto-rei começaria dali a duas horas uma peregrinação de cinco dias a pé a Fátima para "pagar uma promessa" feita há uns três anos se o Sporting ganhasse o campeonato...

Não é isto incrível? Fé?


• Há também esse fenómeno "curioso" de os jogadores se benzerem quando entram ou saem do campo (sobretudo se forem brasileiros) e de invariavelmente comentarem o sucesso de ter metido um golo com um "graças a Deus" (também aqui os brasileiros nos ganham)... Afinal, parece que Deus ajuda a uns contra os outros...

Cristianismo?


• Há também esse "fenómeno" chamado Jorge Nuno Pinto da Costa que, há umas semanas, aquando do jogo do seu clube com a Lázio de Roma, levou os seus jogadores à audiência das quartas-feiras e ofereceu ao Papa uma imagem de Nossa Senhora de Fátima com um enorme símbolo do Futebol Clube do Porto aos pés (será que a serpente virou dragão?)

Devoção?

• E por falar em devoção, não é que na "Catedral da Luz" (note-se a metáfora), recorde-se que a esposa de um dos presidentes fez instalar ali uma capela...

Fervor?


• Há também os casos de padres que se envolvem na futebolística, como é o caso bem conhecido do Cónego Melo e das suas relações no Sporting de Braga...

Apostolado?


• E, finalmente, o mais intrigante para mim do mundo do futebol: a fidelidade. Já notaram que as pessoas mudam de profissão ou de partido político, mudam de mulher/marido ou até de religião, mas nunca mudam de clube?

Fidelidade?


Não é este mundo do futebol absolutamente fantástico? Será o futebol uma nova religião? Ou deverá a religião ser mais como o futebol? Será que os expertos em pastoral e em nova evangelização não poderão encontrar aqui uma fonte inspiradora? ;-)

Alef

Re: Futebol e Religião
Escrito por: Ana Amorim (IP registado)
Data: 06 de May de 2003 11:27

Futebol e Reallity Shows: o novo ópio do povo...

Portugal está a braços com uma crise económica das grandes, mas o que interessa é o Campeonato de Futebol!


Portugal precisa de mais hospitais, de mais escolas, de mais verbas para comprar material médico, para reformular certas e determinadas coisas, mas...que se lixe! O dinheirinho tem de ir todo para os estádios do 2004! A UEFA, se bem me lembro, não nos disse que teríamos obrigatoriamente de construir dez estádios de raíz...mas nós, com a menia das grandezas , lá vamos construir dez estádios de raíz...gastando estupidamente dinheiro que serviria para muitas coisas. Por exemplo: sabiam que o Hospital Pediátrico de Maria Pia, no Porto, tem cerca de 120 anos e precisa de um hospital satélite para dar resposta eficaz à população da cidade e arredores? Pois..disso, ninguém se lembra...até que era uma cartinha bem escrita ao sr Pinto da Costa e cª...!
Outra coisa, para que é que o Sporting e o Benfica, ambos clubes da mesma cidade de Lisboa, precisam de um estádio para cada um? Já viram o exemplo de Milão, com o Inter e o Milan AC? Um estádio para os dois clubes...e é em Itália!

É abusiva a importância que damos ao futebol...
É que chega a ser ridículo!
Não é criticar quem gosta de desporto, mas há qe haver certos limites!

Re: Futebol e Religião
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 06 de May de 2003 23:14

Caro Alef,

Como grande apreciador de futebol, não te poderia agradecer mais a introdução deste tema. Ainda com a agravante de ter o "mau feitio" de ser adepto do fê quê pê - Campeões, Campeões, nós somos Campeões... Deeeeeeeeecoooooooo, Deeeeeeeecooooooooo. Pronto, já chega ;)

Achei também por bem começar por dar a minha opinião sobre o futebol, para que não pensem que dou uma opinião 'imparcial' quando gosto bastante de futebol. Gostaria de começar por dizer que não sou daqueles que pensam que no futebol não há defeitos, mas também tenho a certeza que o futebol não é o culpado de todos os males da sociedade. O futebol é algo que nos distraí e um espectáculo que nos anima, por vezes, outras vezes é uma grande desilusão, não apenas pelas derrotas, mas pelos fracos espectáculos que nos proporcionam.

Existem muitas pessoas que vivem no mundo de futebol apenas para tirarem proveito disso e nada contribuem para o mundo do futebol em si. Aliás, ainda me lembro de quando existia apenas um jornal desportivo por dia (A Bola: 2ª, 5ª e Sab; Record: 3ª, 6ª e Dom; O JOGO: 4ª) e tudo corria bem no futebol. Falava-se apenas no essencial, no jogo, no espectáculo, nos jogadores e nas jogadas. Hoje, todos este três jornais tem edições diárias. Há semanas apenas com jogos aos fins de semana, então durante a semana fala-se de tudo: o que existe, o que não existe e o que poderia existir. Inventa-se. Imagina-se. Fala-se mal. Calunia-se. Pedem-se opiniões e reacções. Incendeiam-se multidões, e depois há violência nos estádios. Matam-se adeptos num estádio de futebol com explosivos, mas o clube continua a apoiar essas claques!?!

Quanto ao dinheiro dos clubes, temos que compreender que as pessoas são livres de dispender o seu dinheiro onde bem entendem. É claro que o estado não deve abrir excepções no cumprimento dos deveres fiscais. Os clubes tem que pagar os impostos, como as empresas e como os particulares. Acho contudo curioso a Ana ter mencionado o Presidente do FC Porto sobre o assunto do dinheiro, quando o Benfica é conhecido por durante anos não ter pago os impostos, continua a não pagá-los e hoje o Estado aceita acções da SAD do Benfica que não valem nada, pois não estão cotadas em bolsa, como garantia sabe-se lá do quê. Se os jogadores de futebol ganham mais do que merecem, e depois? Tevemos de ver de onde vem o dinheiro. Se é dos associados, o que temos a ver com isso. Cumpram os clubes com as obrigações fiscais e os contribuintes de nada se podem queixar. Aliás, até hoje não consigo compreender como é que os jogadores têm que pagar 11% para a segurança social e os clubes mais ainda, quando não retiram qualquer benefício desta contribuição - os jogadores não têm direito a baixa ou reforma. Acham isto justo?

Quanto aos estádios que se estão a construir por esse país fora quando há fome, falta de hospitais e tudo o mais. Desculpem-me a sinceridade mas a memória das pessoas é curta! Acho hilariante o ex-primeiro ministro Prof. Cavaco Silva, entre muitos outros ilustres, vir falar da insensatez de se organizar um Europeu de Futebol, quando ele próprio decidiu realizar uma Exposição Mundial - Euro 98. Esclareçamos alguns pontos: existem três grandes eventos mundias, todos eles desportivos, que tem um enorme impacto televisivo e promocional, por ordem:
1. Jogos Olímpicos (cidade)
2. Mundial de Futebol (país)
3. Europeu de Futebol (país)

É fácil de compreender que os primeiros dois estão um pouco fora do nosso alcance. Organizar um evento como os Jogos Olímpicos teria benefícios económicos enormes para o país, para além da projecção mundial. Mas aquilo que conseguimos foi organizar um Europeu de Futebol, e diga-se que já não foi nada mau, para um país na cauda da Europa. Não esqueçamos que a vizinha Espanha também queria e não conseguiu.

Que projecção mundial tem organizar uma Exposição Mundial? Nicles, rien, nada, zero! E esse luxo custou-nos 78 milhões de contos! Só dois deles foi para manter uns paquetes de luxo no Tejo que não serviram para nada. Alguém na Europa se lembra o que foi a Expo? Quantos turistas trouxe ao país? O que passou do nosso país por essa Europa fora? NADA! E este NADA custou-nos 78 milhões de contos - prejuízo efectivo, porque os custos foram muito maiores. Dinamizou-se uma zona de Lisboa. Mas seria necessário gastar tanto? Então e o resto do país, também não precisa?

Quanto ao Euro é óbvio que também vai custar, mas vai custar ao clubes antes de mais. O Estado está a comparticipar em 25% o custo dos estádios. Tudo o resto são os clubes e a forma como conseguiram dinamizar e rentabilizar os seus espaços. Cabe também ao Estado fazer os acessos, mas isso caberia em qualquer situação - ruas, estradas, acessos. E digo-vos, não é nada simpático estar 45 minutos para abandonar o Estádio das Antas após um jogo, só porque se deixou o carro na rua errada (falta de experiência).

Antes de se pronunciarem contra o Euro 2004, pensem e reflictam sobre a vossa opinão sobre a EXPO 98. O Euro 2004 custará menos e trará muito mais benefícios e turistas, e aliás são turistas que o nosso país mais precisa, agora que nos tiraram a agricultura e a indústria.

Voltando ao futebol, tenho uma história que gostaria de partilhar convosco. Remonta aos princípios da década de 90. O FC Porto e o Benfica encontravam-se para a competição Supertaça em Portugal. O FC Porto tinha ganho em casa 2-1, e perdeu na Luz 1-0. Como os golos marcados fora não conta para o desempate, teve que se realizar um jogo em Coimbra. Noventa minutos de jogo, e mais trinta de prolongamento não foi suficiente para desempatar. Foi necessário ir a penaltys. São séries de cinco penaltys. O FC Porto falhou os primeiros dois. O Benfica marcou os primeiros dois. Bastava o Benfica marcar mais um e ganharia a Supertaça, e o FC Porto não poderia falhar nenhum dos três que faltavam. O Presidente do FC Porto, Pinto da Costa, ajoelha-se no relvado e começa a rezar. Pasmem-se os adeptos - "precisamos é de alguém com pontaria afinada e não de intervenção divina!" - poderiam dizer os mais cépticos. O que aoncteceu e ficou para a história é que os jogadores do Benfica não conseguiram transformar em golo mais nenhum penalty, nem os jogadores do FC Porto falhar nenhum remate. O FC Porto ganhou a Supertaça nessa noite. No dia seguinte, Jorge Nuno Pinto da Costa foi a Fátima cumprir a sua promessa.

A história da capela na Luz teve a sua piada. Mas não sei se foi a fé dos jogadores benfiquistas ou o facto da claque se chamar "Diabos Vermelhos", o certo é que a capela não durou três meses! :-) Nas Antas, a Igreja fica tão próximo do Estádio que não há necessidade de fazerem capelas de dois metros quadrados num estádio de futebol.

Como o Alef dizia, acho que podemos aprender algo com o mundo do futebol. Ainda agora via uma reportagem na NTV sobre os adeptos do FC Porto que começaram hoje a fazer fila para comprar os bilhetes que darão acesso à final da Taça UEFA a disputar em Sevilha a 21 de Maio, que irão ser postos à venda no dia 8, quinta-feira, às 10h da manhã. Aguarda-os dia e meio de espera. Quantos de nós esperaríamos algumas horas para os bilhetes de acesso a Madrid para irmos ver o Papa?

Ainda há duas semanas estivemos no Estádio das Antas e digo-vos que é um espectáculo digno de se assistir. É curioso a quantidade de famílias que vão à bola: pai, mãe, filhos(as), e por vezes até namoradas(os) levam. Até que ponto o futebol ao domingo é causa de separação da família? Mais do que a Televisão na hora do jantar?

Quanto a exemplos de fé, não são poucos os jogadores que fazem parte dos Atletas de Cristo. Reúnem-se, rezam e apoiam-se mutuamente em torno da fé em Jesus Cristo. Alguns benzem-se por superstição, mas outros há que são verdadeiros exemplos de fé.

Luis
apreciador de futebol e adepto do Campeão de Futebol 2002/2003 - FC Porto :-)


Re: Futebol e Religião
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 07 de May de 2003 05:15

Ena, Luís, mas que grande devoção! ;-)

Não conhecia essa história da devoção do Pinto da Costa na Supertaça. Afinal, somos um país de católicos :-))

Ai, meu Deus, um chicote de cordas... ;-)

Alef

Re: Futebol e Religião
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 07 de May de 2003 09:44

Jesus vai ao futebol

Bem, lembrei-me de uma história de O Canto do Pássaro, de Anthony de Mello, que procurei e encontrei na Internet:
Citação:
One day, Jesus was in Jerusalem when he met some people who invited him to a football game between Catholics and Protestants. The Catholics were the first to score, and happily, Jesus celebrated their goal before the end of the game. The Protestants then scored and Jesus happily celebrated their goal. The match ended in a draw.
Each team was angered by the neutrality of Jesus and wanted to know why he had behaved that way? But Jesus politely replied: "My friends, I was just celebrating a good football game".
Já imaginaram se hoje Jesus teria, em vez de 12 apóstolos, 12 jogadores de futebol? ;-)

E que tal uma tradução do Evangelho para futebolês? Por exemplo, "O Reino dos Céus é semelhante a um dirigente desportivo em busca de um bom médio. Tendo encontrado um de grande valor, que o Benfica menosprezou, vendeu (quase) tudo o que tinha e comprou o... Deco"...

Acho que vou pedir a patente da ideia... ;-)

Alef

Re: Futebol e Religião
Escrito por: Ana Amorim (IP registado)
Data: 07 de May de 2003 17:54

LOL....
Essa do Deco...excelente, Alef!

Re: Futebol e Religião
Escrito por: cristina (IP registado)
Data: 08 de May de 2003 19:11


A Virgerm Maria venera-se e Jesus adora-se porque é filho de Deus.
Mas que brincadeira de futebol é esta , que comentarios são estes ? que falta de respeito pelas coisas de Deus. Já agora porque não beber o vinho de uma taça de futebol nas eucaristias?

Não digo mais nada, sou cristã , sigo a Cristo Jesus e não gosto nada destas conversas , sinto-me deveras ofendida. Como se pode falar assim de Jesus de um modo tão vulgar e ordinário?

cristina

Re: Futebol e Religião
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 08 de May de 2003 21:42

Hmm, Cristina, será que li bem?
Será que leste bem?
"Vulgar e ordinário"?

"Honni soit qui mal y pense"

Alef

Re: Futebol e Religião e fado
Escrito por: fadista (IP registado)
Data: 08 de May de 2003 21:57

Bem ,já vi que neste forum só sefala de fátima e agora futebaol... só falta o fado!
isto é k saõ os católicos. da velha guarda,,, e biba o salazar

Re: Futebol e Religião
Escrito por: Velha Guarda (IP registado)
Data: 08 de May de 2003 23:28

Fados de Lisboa ou de Coimbra?

Re: Futebol e Religião
Escrito por: Ana Amorim (IP registado)
Data: 09 de May de 2003 09:48

Cristina:


É preciso ter calma nestas coisas, como em todas as outras.
É natural que te exaltes quando te parece que aqui se está a gozar com as palavras que Cristo terá proferido, mas o próprio Jesus Cristo nunca terá sido um homem carrancudo e severo. Antes pelo contrário.
Não estamos de forma alguma a gozar. Apenas a imaginar o que seria a "devoção" ao futebol levada ao extremo. Chega a ser ridículo, não é verdade?
A mim dá-me vontade de rir...

Re: Futebol e Religião
Escrito por: cristina (IP registado)
Data: 09 de May de 2003 14:00


Sou eu que detesto futebol , aquilo é tudo menos desporto. É uma empresa de trafico de escravatura branca. Onze homens tão bonitos a correr atras de uma bola. Que desperdicio. Mas o pior é que ficam lá onze mil a olhar sem mecher o rabo, devez enquando levantam-se dizem umas asneiras bem grandes e depois ás vezes têm uns pequenos orgasmos e gritam bem alto :

gooooooooooooooooooooooooooolo. Aquilo é o que não se deve fazer no desporto :nada.

Aquilo é um espetaculo mais nada. Porque gostam tanto desse espetaculo ? porque aproveitam para ser o que relamente são , dizem asneiras , berram e divertem-se assim. Eu como falo à vontade onde me apetece não preciso ir ao Futebol para me exprimir em pura liberdade. tambem encerra um conceito machista , o futebol é mais para homens , pois ainda bem , nenhuma mulher minimamente inteligente acha graça a semelhante espetaculo, não tem cor nem som apeteciveis. Até como espetaculo é uma grande porcaria. Os homens gostam de lá ir para projectar a sua agressividade e para sentirem os efeitos do espirito de unidade que devaim usar para outras coisas.

O futebol movimenta milhares de pessoas e é o novo opio do povo , com a desvantagem que este opio não educa mas deseduca e muito. Que desperdicio de tempo e dinheiro. Se fizessem uma coleta nos campos de futebol com o dinheiro dos bilhetes dava para comprar material para toda a gente particar desporto regularmente : pistas para passeios de bicicleta , passeio a pé , organização de circuitos de orientação , paredes de escalada e rappel. Clubes de canoagem , voleibol de praia. badminton , patinagem, tenis de mesa, jogos tradicionais, tenis... Enfim dava para equipar em condições parques municipais onde todas as pessoas poderiam fazer bem ao seu corpo movimentando-se e fazer bem à sua alma pois esse desportos estimulam e promovem a inter-ajuda , enquanto o futebol estimula a competição e a agressividade.

E depois metem Jesus no meio disto tudo. Jesus deve ter uma visão diferente , deve ser mais na linha desporto para todos , desporto radical.
Futebol ? Duvido.

Monsieur Alef, desculpe a palavra ordinario tem uma conotação muito prejurativa mas só quer dizer vulgar mais nada.

E continuo a não achar bonito alterar os textos sagrados com palavrinhas de futebol.

cristina

Re: Futebol e Religião
Escrito por: Ana Amorim (IP registado)
Data: 09 de May de 2003 17:31

Para ser sincera, não percebo nada de futebol, ainda não descobri o que é um "fora de jogo", e não sei qual é a função de um médio defensivo...
Mas posso dizer-te que aprecio aquela euforia de um bom jogo. Não quando adeptos e jogadores se portam como anormais, isso não!

Re: Futebol e Religião
Escrito por: cristina (IP registado)
Data: 09 de May de 2003 21:02

Aprecias a euforia do futebol porque nunca experimentaste a euforia de descer um rio com uns bons rapidos de canoa :)
Só vejo futebol quando joga a selecção , sofro um bocadinho de nacionalismo :)
cristina

Alef as minhas cordiais desculpas , depois leio com mais atenção o teu artigo.

Re: Futebol e Religião
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 09 de May de 2003 21:17

Pois, Cristina, cordialmente perdoada ;-)

É curioso que digas: "depois leio com mais atenção o teu artigo". Afinal, talvez esta seja uma boa imagem de muitos dos nossos diálogos. Antes que o interlocutor diga algo, já temos a resposta pronta.

São os chamados "penalties atrasados"...

;-)

Alef

PS.: Entretanto pouco ainda se disse sobre a mensagem inicial... Ou seja, uma baixa percentagem de "jogo útil"...

Re: Futebol e Religião
Escrito por: Cátia Iris (IP registado)
Data: 23 de May de 2003 19:30

football e religiao? homens...

Re: Futebol e Religião
Escrito por: taliban (IP registado)
Data: 24 de May de 2003 00:11

Sua infiel.......
ianda não vsite que também há fátima e peregrinações? ( essas é das mulheres)

Re: Futebol e Religião
Escrito por: Cátia Iris (IP registado)
Data: 24 de May de 2003 00:17

vinti tal homens atrás duma bola. nao tem nada melhor pra agarrar? tu kés gay, entendo. mas os outros...

Re: Futebol e Religião
Escrito por: taliban (IP registado)
Data: 24 de May de 2003 00:23

por iso é k gosto de futebol, claro!!!!!!!!
aqueles gajos musculados e suados.
e quando metem um golo, já viste como se apalpam e beijam?
A vossa religiaõa devia proibir o futebol.

Re: Futebol e Religião
Escrito por: Cátia Iris (IP registado)
Data: 24 de May de 2003 00:40

nao proibe
exige kos jogadres tenham + 60 anos. ou usem burka
omem feio com burka emcima e + ecologico
nao estraga maisagem -
paisagem e com omens feios

Ir para a página: 12Próximo
Página actual: 1 de 2


Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.