Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Contas da visita do papa a Espanha
Escrito por: Susete Gonzaga (IP registado)
Data: 05 de May de 2003 19:20

Olá!

Ao ler a noticia fiquei muito surpreendida. Por isso a partilho aqui com voces. A fonte é Correio da Manhã de hoje:

"....Mais de 12,5 milhões de euros de lucro (dois milhões e meio de contos) foi quanto rendeu à Igreja espanhola a organização desta 99ª viagem pastoral de João Paulo II. A visita custou cerca de dois milhões de euros, mas os ingressos de 590 mil dos quase 700 mil jovens presentes na base aérea de Quatro Vientos (preço entre 10 a 30 euros), no sábado, e os bilhetes cobrados às 35 mil pessoas sentadas na Plaza Colón (20 a 40 euros), ontem, renderam entre 12,5 e 15 milhões de euros, segundo os cálculos da rádio espanhola ‘Cadena Ser’. Por calcular ficam ainda os vários patrocínios, de valor não divulgado, e a colecta organizada no final da cerimónia de ontem. "

Susete


Re: Contas da visita do papa a Espanha
Escrito por: Mário Abel (IP registado)
Data: 24 de May de 2003 19:01

Nao li nada sobre as contas... Apenas quero contar que vivi a expereincia de Cuatro Vientos e tenho a dizer que foi emocionante...
Foi o meu primeiro encontro com o Papa.
Assistimos a partilhas vocacionais interpelantes!
Quando estamos dentro das coisas, nada nos assusta.
Este é o meu testemunho e a minha primeira participaçao no Fórum.
Obrigada Susete.

Re: Contas da visita do papa a Espanha
Escrito por: Susete Gonzaga (IP registado)
Data: 25 de May de 2003 11:54

Obrigado Mário pela tua participação... mas conta mais como foi a tua experiência em Cuatro Vientos... please....

Obrigado,
Susete

Re: Contas da visita do papa a Espanha
Escrito por: Mário Abel (IP registado)
Data: 25 de May de 2003 14:30

Sim, com muito gosto. Neste momento nao posso. Tinha acabado de lançar um tópico quando me apercebi do teu pedido. Mais tarde...

Re: Contas da visita do papa a Espanha
Escrito por: Mário Abel (IP registado)
Data: 26 de May de 2003 15:41

Eu prefiro mais falar em termos de vivència... Da experiencia à vivência! O encontro de Cuatro Vientos nao pode deixar de ser considerado um encontro englobante (implica uma caminhada de quem vem seguindo a Jesus mediante períodos de formaçao com tempos e etapas determinadas). Podemos falar de "Cuatro Vientos", compreendendo o tempo que vai desde o chegar ao partir, passando claro está presença. Eu pessoalmente fui,nao desligado da minha etapa de formaçao. Tantos jovens, milhares deles iam como membros de muitos grupos. "Cuatro Vientos2 teve preparaçao próxima. Eu participei numa vigília de 2 horas organizada num Hospital (haviam 25 preparadas). Foi uma vigília de grande espírito de oraçao e unidade presidida pelo Sr. Bispo de ORIHUELA-ALICANTE.
O que vivi foi uma alegria que ia aumentando conforme entrava no metro, no comboio e depois no recinto. Quando cheguei e contemplava o descampado e a multidao já ali presente senti uma comprovaçao de que os jovens se juntam nao só para espectáculos musicais. Aí tinahmos os cantautores e nao só. Niña Pastori por exemplo, cantora de Flamenco ao final deslumbrou-nos a todos com a Ave Maria. Emocionante!
A música parecia que nao enchia a massa... A apoteose deu-se quando chegou o Papa. Era impressionante ver. O sol que nos tinha já queimados... nao impediu que os sentidos se revigorassem e a força anímica brotou como nunca.
O Papa fez o seu discurso/saudaçao inicial, e era-lhe difícil continuar. Nao era falta de educaçao, nao era desatençao, era entusiasmo, era empatia o que a gente vivia! até rimou. E o Papa, o que dizia? Pois, palavras que na boca de outro cristao parecem correntes, mas que dele ganhavam uma força especial, penso que por ser assistidas de uma vida coerente e confirmadas pelo Espírito.
Seguiu-se a Vigília propiame dita. Os testemunhos de que te tinha falado (uma jovem religiosa contemplativa e o de um jovem que tinha perdido o seu irmao num atentado), eram expressao serena, familiar que se dirigiam ao Papa. eu senti-me representado naqueles testemunhos.
Houve um momento para mim marcante. Foi a leitura do Evangelho. Toda a multidao que estava sentada levantou-se. E quando o Papa faz a sua homilia, todos se sentam tao atentos que era algo compugente. Sentia-se que os momentos eram distintos, por isso as diferentes reacçoes.
Susete, para terminar, conto que vi um Papa que ainda nao tinha visto: alegre, divertido, "brinacalhao", à altura dos jovens, dos destinatários.
"Seréis mis testigos" era o lema, eu fui testemunha de uma grande experiência de graça.


É tudo.

Mário Abel.

Re: Contas da visita do papa a Espanha
Escrito por: taliban (IP registado)
Data: 26 de May de 2003 16:32

Mário Abel:
Dois milhões e meio de contos de lucro::. ( isto só para a Igreja espanhola) Pra o vaticano, foi não sei quanto , para as empresas que patrocinaram o "evento", nem faço ideia, para todfo o circo mediático montado à volta disto, nem calculamos..
Não há dúvida que é emocionante.
Também foste ao macdonalds comer um happypope? Houve alguma rave no intervalo? Constou-me que o consumo de drogas em Madrid aumentou brutalmente naqueles dias, a ponto da polícia local ter adoptado medidas de emergência.
Bem , uma verdadeira apoteose de força anímica...........

Nós os muçulmanos também temos os aiatólas que movem multidões... e se vestem de branco e preto. Mas como não temos grandes empresas de marketing nem o apoio da Macdonalds, confesso que não costumamos fazer tantos lucros com estes ayuntamientos... Temos de aprender... Quem sabe, um estágiozinho no Vaticano...

Re: Contas da visita do papa a Espanha
Escrito por: Susete Gonzaga (IP registado)
Data: 26 de May de 2003 21:17

Não sejas tolo taliban!!!!!

Respeita os outros!

Susete

Re: Contas da visita do papa a Espanha
Escrito por: Susete Gonzaga (IP registado)
Data: 26 de May de 2003 21:19

Obrigado pelo teu testemunho e não ligues a certos comentários tristes.


Susete

Re: Contas da visita do papa a Espanha
Escrito por: taliban (IP registado)
Data: 27 de May de 2003 00:46

TRistes, os meus comentários?
São até bastante alegres, pelo menos para o vaticano...ehehehe não ouves as caixas regsitadoras a tilintar?
E sim sou tolo, ou não fosse um verdadeiro taliban...
se não fosse tão tolo inda arranjava forma de fazer dinhiero chorudo com a minha fé, em vez de andar a fomentar os mártires de alá... Já não basta seremos pobres, inda nos fazemos explodir a troco de nada...

Re: Contas da visita do papa a Espanha
Escrito por: Mário Abel (IP registado)
Data: 27 de May de 2003 12:17

És um bom exemplo do teu colectivo, Taliban! Obrigado por preservares o meu nome.
Muitas das nossas certezas sao simples apreciaçoes, maneiras de ver desde a nossa óptica. Ainda bem que por existirem as verdades objectivas, que sao simples e contundentes, podem existir também os nossos equívocos.
Quando nao conhecemos a realidade podemos cair no erro de criticar. Esta pode ser uma actitude temerosa... E entramos numa linha que nos leva em cada situaçao a perguntar-nos sobre o que pode ir mal... Que pobreza! Sem medos, convém que mepergunte: E se me equivoco?


Nao basta ser diferente,
para ter a razao,
mas esta nao se alcança
contando que sejas do "montao".

Só encontra qauele que busca,
e abrem a quem toca;
se nao fora assim a coisa
nao existiriam as portas.

Nao é bom rumo qulaquer rumo
senao o que leva à meta.
Nao é o vento quem conduz
somente é empurrado pelas velas.

Re: Contas da visita do papa a Espanha
Escrito por: Mário Abel (IP registado)
Data: 27 de May de 2003 12:18

Susete, obrigada pela tua solidaredade.
Ao Taliban, agradeço a confrontaçao.

Re: Contas da visita do papa a Espanha
Escrito por: taliban (IP registado)
Data: 02 de June de 2003 00:50

Sempre ao dispor.
Afinal, foram os cristão que inventaram as Guerras Santas.

Re: Contas da visita do papa a Espanha
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 02 de June de 2003 13:48

Taliban,

De facto, um estágio no Vaticano de alguns líderes islâmicos, seria sem dúvida muito proveitoso para a Paz no mundo. É claro que uma das primeiras "aulas" teria que ser sobre o próprio conceito de Paz.

Luis

Re: Contas da visita do papa a Espanha
Escrito por: taliban (IP registado)
Data: 02 de June de 2003 23:15

Claro.... sobretudo se os que fossem fazer o estágio levassem umas bombas á cintura...

Re: Contas da visita do papa a Espanha
Escrito por: Mário Abel (IP registado)
Data: 09 de July de 2003 00:04

Boa noite.


Já era tempo! andava para deixar esta belíssima confidência de Guillermo Blasco proferida especialmente ao Papa João Paulo II, diante de milhares de jovens em Cuatro Vientos, incluido a minha pessoa. À Susete, devia-lhe este contributo.


TRANSCRIÇÃO:

"Querido santo Padre:
Chamo-me Guillermo Blasco. Tenho 19 anos, pertenço a uma família de seis filhos e estudo arquitectura técnica. Nasci no dia da Imaculada Conceição e a Virgem tem-me levado sempre sobre o seu manto. Estudei no colégio de Nossa Senhora del Recuerdo de Madrid e os meus pais educaram-me na fé.
Desde pequenino, santo Padre, senti no meu coração algo grande. Em 1999 pregrinei a Santiago de Compostela com um grupo que nascia das mãos de Maria: os montanhistas da Assunção. Esse caminho fez-me um bem imenso. Alí senti que Cristo queria algo mais de mim.
Em 15 de Agosto de 1988, dia da Assunção, morreu o meu irmão Fernando na Irlanda num atentado terrorista. Tinha 12 anos. Este facto marcou a minha vida de adolescente. Nessa mesma noite, quando soube do ocorrido, chamei até de madrugada a todos os hospitais da Irlanda. No dia seguinte, confirmou-se a notícia e, imediatamente, fui à Missa com o meu Pai.
Entre a perplexidade e o medo, uma pequena luz acendeu-se no horizonte. Era a luz do caminho de Santiago, algo que tinha penetrado até ao mais profundo do meu ser. Na comunhão encontrei uma força que jamais tinha imaginado. Nunca tinha visto o poder de Deus nas pessoas. Quando os meus pais perdoaram aos assassinos do meu irmão, o seu testemunho ficou gravado a fogo no meu coração. E desde aí tenho a convicção de que a Virgem intercedeu de uma forma especial pela minha família.
A morte do meu irmão supôs uma grand emudança para mim. A minha família uniu-se como uma pinha, e graças ao exemplo da minha mãe, comecei a ir à Missa todos os dias antes de ir para as aulas. Necessitava-o. Tinha descoberto que Jesus é o melhor amigo, de que ninguém me pode separar. Vi também que necessitava a força interior que me dá a Eucaristia.
Foram tempos difíceis, Santidade, mas a comunhão diária, e o testemunho cristão dos meus pais mantiveram à superfície a minha fesperança. Peregrinei a Javier, a santiago em 1999, e no ano 2000 participei com Vossa Santidade na inesquecível vigília de Tor Vergata. Ali senti que O Espírito Santo Se derramava sobre nós, como o faz nesta tarde em Cuatro Vientos.
No ano seguinte, Cristo queria dar-me algo mais; algo que só se dá a quem se quer de verdade. Deu-me Sua Mãe, Maria, a quem me foi indo ensinando o imenso amor de seu Filho. E ofereci-lhe a minha vida. Desde então consagrei-me a ela. Desde então sou da Virgem e ela não deixou de proteger-me.
Desde aquele dia, e para sempre, tento através da oração, oferecer-lhe cada coisa que faço: cada exercício, cada lâmina que faço... Ela ajudou-me a saborear a oração, o diálogo com o Amigo que nunca falha, que só me pede que me deixe amar, que só deseja encher-me de graças. Por isso, permita-me Santo padre que convide os meus irmãos jovens a partilhar o Amor de mria, o Amor de Cristo, o Amigo fiel que nunca permite que nos sintamos sós, que só nos pede que O deixemos encher o nosso coração do Seu Amor e que nesta tarde nos faz esta pergunta: Queres ser Minha Testemunha, queres ser amado?
Estou convencido, Santo Padre, de que o segredo da vida do santo padre é o seu amor à Virgem, expressado no lema TOTUS TUUS. Daí nasce a sua força para recorrer o mundo inteiro, apesar da doença e dos achaques, como testemunha da verdade e do Amor de Cristo. Obrigado papa amigo, por vir a Espanha e ensinar-nos que Maria é o caminho mais curto para chegar ao Senhor."



Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.