Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Dia Nacional do Catecismo
Escrito por: Susete Gonzaga (IP registado)
Data: 04 de May de 2003 10:32

Olá alguém sabe porque que o "Dia Nacional do Catecismo" (no Brasil) é comemorado em 21 de agosto? Qual o MOTIVO para a escolha da data?

OBRIGADO,
Susete

Re: Dia Nacional do Catecismo
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 07 de May de 2003 20:58

Não vi a explicação em lado nenhum, mas a razão parece-me a seguinte: o dia 21 de Agosto é o dia de S. Pio X (que foi também o dia da sua morte, em 1914), um papa que foi um grande impulsionador do estudo do Catecismo. Infelizmente o Catecismo de Pio X acabou por ser ensinado na sua forma minimalista, no estilo pergunta-resposta, mas por detrás da ideia do catecismo havia uma ideia pedagógica do ensino do catecismo que ia para além do mero papaguear fórmulas.

Uma reflexão sobre o estado do actual Catecismo da Igreja Católica seria bem-vinda. Por um lado, é verdade que é sobretudo um livro de referência e não para papaguear, mas a verdade é que a esmagadora dos católicos nem sequer viu o livro (quanto mais ler umas linhas...). Dos que o abriram, uma boa parte foi apenas para tecer considerandos sobre o que a Igreja diz sobre a homossexualidade, contracepção e aborto, e pena de morte. Não seria desejável que os católicos o conhecessem melhor? Bom, mas se, pelo menos, tivessem lido o Novo Testamento alguma vez...

Alef

Re: Dia Nacional do Catecismo
Escrito por: Susete Gonzaga (IP registado)
Data: 08 de May de 2003 21:16

Quem sabe sabe ;)

Obrigado,
Susete



Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.