Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: 12Próximo
Página actual: 1 de 2
Canal Católico Português?
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 19 de March de 2002 17:53

Canal Católico Português Pode Substituir Canção Nova

Um canal português pode vir a substituir a TV Canção Nova (CN), do movimento carismático católico brasileiro que, desde Agosto, emite no canal 40 da TV Cabo.

O próprio bispo de Leiria, D. Serafim Silva, admitiu ao PÚBLICO que está a estudar a "possibilidade de apoiar um canal português", projecto que está a ser encarado por um grupo de quatro católicos que, entretanto, falou já com o cardeal-patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, sobre o assunto.
Se essa ideia ainda está para ser aprofundada, para mais breve pode estar o fim da produção portuguesa da CN. A emissão da CN passaria, assim, a ser feita exclusivamente a partir do Brasil, via satélite, abandonando toda a produção portuguesa. Ao longo dos últimos meses, o grupo brasileiro da CN terá tido "dificuldade em aceitar a produção portuguesa", como disse ao PÚBLICO José Horta e Costa, representante em Portugal, até 17 de Janeiro, da detentora da CN, a Fundação João Paulo II. O PÚBLICO tentou ouvir responsáveis da CN sobre o assunto, sem resultados.
O grupo que está a reflectir sobre a eventualidade de um novo projecto é constituído, além de Horta e Costa, por Mário Pinto, professor da Universidade Católica e antigo ministro da República para os Açores, Pedro Pedroso, fundador do jornal "O Independente" e consultor da TVI, e Gonçalo Areia, ex-administrador da RTP e que esteve também ligado à Canção Nova.

Horta e Costa diz que, por enquanto, a ideia não é criar já um canal, mas "reflectir sobre o assunto", começando talvez por um centro de produção que, só após um ano ou dois, poderia evoluir para um canal. E o modelo seria mais baseado no voluntariado do que numa estrutura eclesial. Da conversa com o patriarca, Horta e Costa retirou o "incentivo e o convite a reflectir" sobre estas ideias.
Também a Rádio Renascença e a Logomedia (uma cooperativa de produção audiovisual que reúne várias instituições católicas) vinham já conversando sobre a hipótese de intervir no cabo. A Logomedia, que produz a parte católica do programa A Fé dos Homens, da RTP 2, poderia funcionar como "motor", colaborando a RR com a informação, conforme esclareceu ao PÚBLICO o administrador da Renascença, Magalhães Crespo.

As conversas, entretanto, ficaram à espera de melhores dias, depois do início das emissões da CN em Portugal. Magalhães Crespo admite que, no momento em que a RTP coloca a hipótese de deixar de pagar a produção de A Fé dos Homens, o reforço da Logomedia seria o caminho ideal. "Essa era a nossa ideia", diz. Mesmo assim, diz que está disposto a ouvir o grupo de José Horta e Costa, até porque qualquer projecto católico tem que ser "muito ponderado, para não haver aventuras", porque o "trauma da TVI é ainda muito grande". Horta e Costa também se diz disposto a conversar, também recorda que "há muitos católicos magoados com o projecto da TVI" e que a Igreja deve contar "cada vez menos com o encosto do Estado", numa alusão ao que se passa actualmente com o programa das religiões na RTP.

Várias fontes asseguraram ao PÚBLICO que o bispo de Leiria teria deixado de apoiar a CN. O próprio desmente essa versão, diz que mantém o apoio à CN, que se resume, desde o início, a apoio institucional, além da cedência temporária de instalações da diocese. Desmentindo qualquer desvinculação do projecto, Serafim Ferreira e Silva insiste em que o aparecimento de um canal português o poderia fazer mudar de atitude.

======================================

Que acham desta notícia?? Fiquei espantado quando a vi, já que há muito que sonho com um canal de televisão católico português, desde que vi o que era possível fazer com a Canção Nova. E, perante os meios já desenvolvidos com as emissões do programa Ecclesia com a Logomedia, acho que tal projecto teria mesmo pernas para andar!!

Canal Ecclesia... FIXE! ;o)

Numa altura em que a grande parte da sociedade tem na televisão a principal fonte de cultura e lazer, uma presença, uma alternativa católica deve ser possível!

De facto, cada vez mais acho que ser cristão é a alternativa de que este mundo precisa. Olhar o mundo com esperança e espírito de ressuscitação é necessário!

Se não formos nós a ser essa alternativa de salvação, esse corpo místico de Cristo onde a salvação se torna possível, quem o fará??

Acho que até ao não correspondermos a esse desafio nos estamos a demitir das nossas responsabilidades apostólicas...

E talvez fosse possível manter a Canção Nova também...

Que acham?

João

Re: Canal Católico Português?
Escrito por: Tozé Monteiro (IP registado)
Data: 19 de March de 2002 23:48

Venha qualquer coisa, rápidamente, e que substitua o Canção Nova....
Realamente, pode ter a ver muito com a realidade do Brasil, mas acho tudo aquilo muito confrangedor, sobretudo porque celebrações que podem ter sentido quando se participa ficam muito estranhas na TV.

Já deste conta da qualidade dos programas religiosos da RAI?

Re: Canal Católico Português?
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 20 de March de 2002 05:23

Ai, estas horas... :o)

Olha, nunca vi nada na RAI! Podes dizer-me a que dias e horas passam esses programas? Gostava de tomar conhecimento disso!!

Não esquecer que a Canção Nova é um canal do Renovamento Carismático, que é efusivo por natureza... Não é de estranhar que para nós, não nos seja habitual vermos algo assim, apesar do Renovamento estar já bastante implantado em Portugal (e espero que continue!). Sim, qualquer cerimónia se torna um pouco estranha quando vista na TV...

Mas há muitos programas que eles têm bastante bons, como os do Prof. Aquino e dos Dehonianos... Pelo menos, eu gosto... Mas podia vir melhor, claro!

Alguém é capaz de saber em que passo concreto se situa este processo?
Por um lado, até quero que a administração da RTP acabe com "A Fé dos Homens", por forma a ser um incentivo para o avanço do projecto deste canal... :o)

Let´s just do it,
João

Re: Canal Católico Português?
Escrito por: Lugo (IP registado)
Data: 21 de March de 2002 00:23

Confesso que não tenho tido muitas oportunidades de ver o Canal 40 - Canção Nova (falta de tempo), mas o pouco que vi, deu-me para ficar com uma opinião positiva.

É certo que o espírito da renovação carismática, pode funcionar muito bem no povo brasileiro, mas o português é um pouco mais reservado. Lembro-me por exemplo do Pe. Marcelo Rossi: no Brasil é um sucesso tremendo levando milhares de fiéis às igrejas, acho que em Portugal não iria muito longe, porque o povo é diferente, talvez um pouco 'careta' como diriam os nossos irmãos brasileiros.

Mas, numa tarde de domingo, estava a fazer um zapping e gostei muito de ouvir uma homília de uma missa que estava a ser transmitida. Enfim, em resumo, acho que o canal tem uma boa mensagem, mas talvez um pouco desaquada para o nosso país.

Tenho pena de em Portugal não termos acesso ao canal norte-americano <a href=http://www.ewtn.com target=_blank>EWTN</a>, da Irmã Angelica. Simplesmente fantástico!

Lugo

Re: Canal Católico Português?
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 21 de March de 2002 16:49

Pois é, a EWTN é um exemplo fantástico a ser seguido... No site podem ficar com uma ideia...

Disseram-me que os Paulistas também têm um canal, talvez na Itália, sabem algo sobre isso?

João

Re: Canal Católico Português?
Escrito por: (IP registado)
Data: 30 de March de 2002 11:56

Quem tiver uma antena parabolica apontada para o satelite

HOTBIRD ( 13º Este )

e um receptor digital

pode ver a EWTN nas seguintes freguências


10722.0 MHZ

Polarização: Horizontal

Symbol Rate: 29.9 Ms/s

FEC: 3/4


Um abraço



>
> Confesso que não tenho tido muitas oportunidades de ver o
> Canal 40 - Canção Nova (falta de tempo), mas o pouco que vi,
> deu-me para ficar com uma opinião positiva.
>
> É certo que o espírito da renovação carismática, pode
> funcionar muito bem no povo brasileiro, mas o português é um
> pouco mais reservado. Lembro-me por exemplo do Pe. Marcelo
> Rossi: no Brasil é um sucesso tremendo levando milhares de
> fiéis às igrejas, acho que em Portugal não iria muito longe,
> porque o povo é diferente, talvez um pouco 'careta' como
> diriam os nossos irmãos brasileiros.
>
> Mas, numa tarde de domingo, estava a fazer um zapping e
> gostei muito de ouvir uma homília de uma missa que estava a
> ser transmitida. Enfim, em resumo, acho que o canal tem uma
> boa mensagem, mas talvez um pouco desaquada para o nosso país.
>
> Tenho pena de em Portugal não termos acesso ao canal
> norte-americano <a href=http://www.ewtn.com target=_blank>EWTN</a>, da Irmã Angelica. Simplesmente
> fantástico!
>
> Lugo

canais catolicos por satelite
Escrito por: (IP registado)
Data: 30 de March de 2002 12:49

KTO (canal catolico frances)

SATELLITE ASTRA

Fréquence : 11739 Mhz
FEC : 3/4
Symbole rate : 27.5
Polarisation verticale

--------------------------------------
EWTN (americano)

Satellite: Hot Bird
Frequency: 10722.0 MHz
Downlink Polarization: Horizontal
Symbol Rate: 29.9 Ms/s
FEC: 3/4


-------------------------------------------
Telepace - (italiano)

SAT2000 - (italiano)


satelite Hot Bird

frequencia 11804.0 Mhz
Polarização : vertical
symbol rate : 27.5 Ms/s
FEC: 2/3

Re: canais catolicos por satelite
Escrito por: GEMA (IP registado)
Data: 30 de March de 2002 15:19

A cançao nova, nao passa de um peditorio televisionado. Parece a igreja do reino de deus, tudo o que se fala nas homilias, palestras sao com o objectivo de sacar dinheiro as pessoas. Uma pouca vergonha, fazem promessas de coisas que nao sao deles. As curas atraves do metodo biblico-terapeutico, sao obra de Deus, nao dos homens. É Deus o unico, que tem o poder de agir terapeuticamente nas pessoas e essa acçao terapeutica, depende unica e simplesmente do relacionamento DEUS-Pessoa doente. A Cançao nova promete as pessoas, curas que eles proprios nao conseguem nos seus corpos. Quando as pessoas nao se curam, a primeira coisa é acusa-las de falta de fé, como se a falta de fé, fosse motivo, para que Deus nao cure uma pessoa doente. Um Deus que pede dinheiro, na televisao, nao cura ninguem. Um grande negocio da Igreja Catolica Brasileira.

Assim nao se leva ninguem a salvaçao.

Pascoa Feliz!

Re: Canal Católico Português?
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 17 de June de 2002 15:04


Passados uns tempos destes últimos posts, volto a pegar-lhes.

Ora bem , esta última intervenção revela a típica ignorância de quem julga por fora e não sabe o que diz.

Todos os que contribuem para a Canção Nova, NÃO são forçados a nada. Querem dar testemunho da sua vida, principalmente. Na presença de situações de mediocridade humana tão extremas, sentem necessidade em contribuir porque sabem que o dinheiro é usado para esse fim, pois a Canção Nova dá a garantia publicamente de que assim é. Os resultados VÊM-SE! E as maiores e esmagadoramente mais comuns das curas têm que ver com santidade de vida, não com uma cura no sentido clínico.

NÃO É NEGÓCIO! Existe a urgência e a insistência no peditório porque a televisão está em expansão e tomou decisões audaciosas nessa expansão, necessitando de confiar na Providência para que tudo corra bem. Daí essa insistência. DO DINHEIRO QUE ENTRA, É DADO CONTAS NO PRÓPRIO CANAL. E sabe-se para onde o dinheiro foi. Quem o queira saber, é perguntar com honestidade.

A falta de fé É o motivo pelo qual Deus não cura as pessoas que levam uma vida sem santidade. Se nós não colocarmos os meios, como é que Deus actuará nas nossas vidas?? Raramente existem situações extremamente difíceis com motivos físicos em que, realmente, se ultrapassa essa provação também com métodos clínicos. Mas não é essa a questão. Se não houver alguém a pregar e a interceder pelos crentes, eles não conhecem essa Salvação.

GEMA, veja se ganha juízo e compreende o que é isso de Salvação no sentido mais completo do termo, sim? É que as suas tendências para o sectarianismo, como se comprova nas suas participações deste fórum, deixam muito a desejar para uma vida cristã autêntica. Mas daí, o "cristianismo" que decidiu seguir é tão diferente dos outros, não é? Veja lá é se essa opção sectária não o/a obriga a cegar-se à verdade dos factos, arranjando motivos para condenar os outros, quantas vezes erradamente, sendo esta uma delas, exaltando-se a si e à sua seita, alimentando os vossos egos e procurando justificar, muito pouco educada e academicamente, as vossas práticas.

Atentamente,
João

Re: Canal Católico Português?
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 17 de June de 2002 15:14


Vinha dizer-vos que tinha visto uns programas na RAI. Entretanto, deparei-me com esta última mensagem sem resposta e tive de responder, ainda que o que tenha dito seja bastante óbvio... Apesar disso, é preciso dizê-lo porque parece que há quem não queira ouvir a verdade.

Bem, o que eu queria dizer era que vi um destes dias um daqueles programas que dão durante as manhãs. Daqueles em que se tratam de assuntos domésticos e tal. Acontece que na RAI nota-se desde logo um nível cultural completamente diferente. A presença de um comentário pela parte de um Bispo todos os dias (não tenho a certeza se é todos os dias...) sobre assuntos importantes relacionados com os direitos humanos, a diversidade e utilidade das artes ensinadas: puericultura, jardinagem, trabalhos manuais, notícias, vida animal, etc.

Para além disso, algo de muito importante: a AUSÊNCIA de temáticas esotéricas, como as "artes" (leia-se "embustes") adivinhatórias, tipo Tarot e Astrologia. Realmente, é uma marca de regressão cultural que estejamos a voltar a estas crendices supersticiosas. Revela também a deficiente educação religiosa do povo. É que muitos deles se dizem "católicos".

Assim, fiquei um pouco mais elucidado quanto aos caminhos que a alienação social, a demissão do pensamento em prol daquilo em que se "quer" acreditar, sentimentalmente, podem tomar. E a urgência de uma Nova Evangelização que parece tardar em chegar aos ouvidos de muitos "católicos" que pensam que são católicos.

Em Cristo,
João

Re: Canal Católico Português?
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 17 de June de 2002 15:22


Ah! Só mais um pormenor interessante...

Há mesma hora que na RAIUno se estava a transmitir em directo a canonização do Padre Pio, com várias reportagens e documentários antes, na RTP 1 fazia-se o mesmo tipo de coisa mas com a chegada da selecção nacional de futebol (embora com muito menos profundidade jornalística, limitavam-se a repetir que os jogadores estavam a chegar, que Portugal tinha perdido por isto e aquilo).

Isto é apenas um apontamento... É que nem na RTP2 se viu nada em directo... (e daí também não sei confirmar em absoluto... receio estar a poder falar em falso... alguém pode confirmar se ALGUMA cobertura qualquer que fosse tenha sido feita em directo?).

Há que lembrar que o Padre Pio é simplesmente a segunda pessoa mais reconhecida no Catolicismo actual, sendo a primeira o próprio Papa.

Acho que aqueles que dizem que "o Benfica é uma religião" têm mesmo razão, desta vez adaptada à generalidade do futebol português. E se estas pessoas tratarem tão bem a Deus quando Ele, aparentemente e na ideia deles, os desiludem, está quase tudo dito, não?

Enfim, tudo isto para vermos o quanto a EDUCAÇÃO é o desafio essencial de cada geração.

João

Re: Canal Católico Português?
Escrito por: Tozé Monteiro (IP registado)
Data: 17 de June de 2002 23:58

apoiado!

Re: Canal Católico Português?
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 22 de June de 2002 20:49


Enquanto acabo aquele texto sobre Maria (que já vai bastante longo, embora vá andando devagar), deixo-vos aqui mais uns apontamentos acerca da TV Canção Nova.

Mas antes disso, e no seguimento de comentários aos programas do fim de manhã da televisão portuguesa, já repararam a quantidade de "meu Deus" que são ditos no programa "As manhãs da TVI"?? Impressionante... Experimentem vê-lo durante uns 15 minutos, ou gravem-no...

Agora, por tópicos, algumas considerações sobre o que se possa dizer contra a Canção Nova.

.Queixam-se dos constantes pedidos de contribuições que são feitos, mas não se queixam do tempo da publicidade a quaisquer outro tipo de produtos que vêm noutros canais. Ponham isto na vossa cabeça: OS TEMPOS DE PUBLICIDADE SÃO EQUIVALENTES, quando não menores na Canção Nova. Ou seja, em vez de verem um anúncio de automóveis, shampôs, cereais de pequeno-almoço ou outra coisa qualquer que seja, vêm alguém a pedir a vossa contribuição. Ou não sabem como é que são financiados os canais de sinal aberto?? Pois, é pela publicidade. O que se passa com a Canção Nova é que a "publicidade" que fazem é um apelo directo ao coração caridoso de cada um, à sua generosidade na partilha daquilo que receberam ao amar a Deus. Ou então, na compra de produtos de evangelização que nós agradecemos que façam. Logo, são honestos e directos e fazem evangelização nesse mesmo pedido, de apelo directo à contribuição, que atinge o coração de quem ama a Deus e se convence dessa necessidade que o mundo tem que com ele alguém partilhe algo de bom, que lhe mostrem algo que valha verdadeiramente a pena seguir, que lhe dê um autêntico sentido para a vida. Os cristãos sempre acreditaram que a alternativa que tinham escolhido, quando não a única, era a melhor... Enfim, o fundamentalismo protestante de uns e os preconceitos acerca do valor do mendicato de outros faz com que olhem para esta questão de forma falsa.

.Todos os pedidos são honestos e feitos de forma sincera: não se pretende, de forma alguma, enganar alguém. Procura-se apenas dar testemunho daquilo que verdadeiramente se sente. E quando se sente que aquilo que Deus reserva àqueles que se deixam cativar por Ele é tão enriquecedor e verdadeiro, esforçamo-nos por oferecê-lo também aos outros, como o próprio Senhor nos pediu.

.Se gosta do canal, se acredita na proclamação do Evangelho e na vivência comunitária e de entre-ajuda na fé, então contribua directamente para a televisão, com dinheiro ou com trabalho. E também pode comprar os produtos de evangelização que a comunidade Canção Nova coloca à disposição. É toda a Humanidade e principalmente o próprio Deus quem ganha. Trabalhamos para a edificação do Reino de Deus. Como todos (?) os católicos sabem, a Igreja está aberta para todos, as suas obras estão à vista de todos e qualquer um pode participar nelas. Acreditamos na misericórdia de Deus e na presença de Deus em todas as coisas, considerando que nada é na sua origem "mau", e que isso depende apenas do que os Homens fazem delas, e não nos regimos, como outros que nos discriminam o fazem, por conceitos fundamentalistas e mentirosos, originados "da astúcia que maliciosamente leva ao erro" (Ef 4, 14), acabando por interpretar um conceito de "salvação" demasiado egoísta, terapêutico e encurtado, resultando numa verdadeira falta de respeito para com a autêntica fé cristã.

.A Canção Nova está a dar grandes passos na mudança de mentalidades, principalmente daqueles que pensam que Deus é para os "coitadinhos" e "pobrezinhos", vendo isso na qualidade da forma como se apresenta a Jesus Cristo. Sim, existe um caminho longo a percorrer (e que afinal, nunca está completado) em termos de conteúdo, havendo necessidade de programação de qualidade para os vários tipos de "audiência": crianças e adolescentes que estão ou não na catequese de infância ou adolescência, jovens adultos, universitários, adultos, profissionais, idosos. E programas de vários tipos para esses vários públicos... Com o tempo, veremos o que é possível realizar.

.Se se trabalha para Deus, devemos procurar que se faça tudo com amor, trabalhando para oferecer produtos de qualidade, não só no conteúdo, mas também com uma apresentação cativante, com qualidade. Se as pessoas estão habituadas a apresentações bonitas em canais comerciais, irão estranhar e torcer o nariz a apresentações menos dignas de qualidade em programas religiosos. E Deus não exige de nós tamanha pobreza que deixemos de Lhe oferecer a máxima qualidade, mas nunca exacerbada em "riquismos", em tudo o que fazemos em Seu Nome.

.NÃO É AGRADÁVEL PARA A COMUNIDADE CANÇÃO NOVA ESTAR SEMPRE A PEDIR!! Já os ouvi várias vezes a dizerem isso! E não me parece que estejam a mentir ao dizê-lo, pois se o fizessem por dinheiro, ser-lhes-ia bastante agradável continuar a pedir, pois assim mais dinheiro lhes iria parar aos bolsos. Mas acontece que, obviamente a todos quantos têm olhos na cara, não é isso que acontece. Ponham-se na pele deles! Fazem-no porque sabem que vale a pena, querem apresentar a Deus cada vez mais e melhor, indo de encontro às necessidades deste mundo tão fragilizado e que desesperadamente precisa de alguém que lhe estenda a mão. Acreditamos que só Deus os pode salvar, sustentavelmente, ontem, hoje e para sempre.

.A Canção Nova não é a "brasileirada" das novelas! Acontece que os brasileiros reagiram mais depressa ao que mais de 90% da sociedade portuguesa ainda não fez: maior proximidade para com o povo, maior intimidade (mas não intismismo!) na vivência da fé. Assim, é natural que agora sejamos evangelizados por eles. De facto, o Papa e um qualquer leigo se evangelizam mutuamente, por isso, tanto mais leigos de diferentes países, ainda por cima falando a mesma língua.

Atentamente, em Cristo,
João

Re: Canal Católico Português?
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 08 de August de 2002 08:50


QUERO A EWTN EM PORTUGAL!!! :o)

[www.ewtn.com]

A sério, é excelente. Podem vê-la ao vivo em:

[www.ewtn.com]

É a favor destas coisas que devemos trabalhar. Se mostrarmos grande apoio aos responsáveis, as coisas fazem-se. Caso contrário, não há grande coisa a fazer.

Estive agora a ver um programa sobre cultura/testemunho de conversão e um programa excelente sobre uma reflexão bíblica acerca da sexualidade. Lindo, excelente!! QUERO A EWTN EM PORTUGAL!! :o)

Copiem-na à vontade, coloquem programas dela legendados em português, óptimo! Transmitam-no em sinal aberto, soberbo!

Considero no entanto que se deva MANTER a Canção Nova.

E depois, os intervalos são mínimos, com uma mínima divulgação de produtos, que é feita apenas mais como serviço de divulgação que necessidade de financiamento.

Mas quem apoia isto tudo? Nós, que nos dizemos a Igreja.

Vamos lá a dedicarmo-nos a isso!

João

Re: Canal Católico Português?
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 08 de August de 2002 21:50

Sem dúvida que a EWTN é o exemplo a seguir em termos de comunicação social dentro da Igreja. Nós próprios, dentro das nossas limitações, lá vamos tentando trazer para o Paroquias.org aquilo que nos vai sendo possível...

Quanto à Canção Nova, penso que é um caso paradigmático: embora se trate do único canal católico de televisão em Portugal, a Igreja Católica Portuguesa demarcou-se do projecto e não o apoia (bem pelo contrário...). Por isso pergunto: Que razão haverá para que a Igreja Católica não apoiar um canal católico quando este é o único existente?

Luis

Re: Canal Católico Português?
Escrito por: Ana paula (IP registado)
Data: 08 de August de 2002 22:18

Ainda não percebeste, caro Luís? Pois eu concordo em absoluto que a Igreja Católica se demarque daquele circo,com todo o respeito...

O apelo básico aos sentimentos e a interpretação o mais caseira possível da Bíblia faz-me lembrar as assembleias da igreja universal do reino de deus ou os pregadores tv americanos, pagos a peso de oiro...

Mais seca que aquilo só as elocubrações solitárias dos nossos teólogos de serviço cá no site...
LOL

Re: Canal Católico Português?
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 09 de August de 2002 01:55


Não me estou a rir... De facto, estou aqui a servir a Deus e não a cometer "elocubrações solitárias". Parece-me que aqui no fórum, quem faz disto um circo (tornando algo de responsável e útil numa palhaçada de insultos e blasfémias) é a Ana.

Apelo básico aos sentimentos? Engraçado que mencione isso, pois é a mesma mediocridade sentimental que procura o preservativo em vez de um conhecimento íntimo da linguagem dos corpos e sua fertilidade.

Pois é, temos de ser Igreja dos pobres sem ser Igreja pobrezinha. É a essa concorrência neo-pentecostal que temos de dar resposta. No Brasil, como no restante da América latina a incursão dos evangélicos é devastadora. Se tem soluções e propostas de trabalho Ana, se deseja ser missionária (e se faz alguma ideia da situação que se vive no terreno...), venham de lá as ideias e os braços.

Louvado seja Deus pela Canção Nova e que nos ajude a crescermos na sabedoria da fé. Já agora, rezemos e trabalhemos

João

Re: Canal Católico Português?
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 09 de August de 2002 02:01


... [Já agora, rezemos e trabalhemos] para que tenhamos em breve uma versão da EWTN cá em Portugal.

João

Re: Canal Católico Português?
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 09 de August de 2002 04:50


Olhem, uma ideia!

Eternal World Television Network - Global Catholic Network

Em inglês, a EWTN chega já a grande parte do público católico. Projectos de expansão na Irlanda, no Reino Unido e na Oceânia (nestes dois últimos havendo bastante anti-catolicismo). De facto, os países de língua inglesa estão percentualmente entre aqueles com menor número de católicos nacionais, à excepção da Irlanda.

Depois, transmitem para todo o mundo, por satélite, com programações próprias. Está acessível desde já. O Tó teve a excelente iniciativa de colocar as frequências dos satélites listados numa mensagem anterior aqui neste tópico, de 30/03/02, vejam acima.

A EWTN já tem um canal inteiramente em espanhol, dirigida principalmente à América Latina e depois a Espanha. Este canal até já tem alguns programas dirigidos ao Brasil.

Da mesma forma, projectos futuros podem incluir um canal inteiramente em português, para Brasil, Portugal e PALOPs (sendo que estes dois últimos não têm nenhum), outro em Francês, para Canadá, França, e outros países e ex-colónias de língua francesa. Julgo que com estas três línguas se chega à esmagadora maioria dos católicos em todo o mundo. Talvez se possa mais tarde ter também em Alemão e Italiano, até outras línguas europeias (mas agora já estou a pedir MUITO!! :o) ).

Mas olhando para as necessidades da Igreja, considerando principalmente a situação do Brasil, a EWTN em português parece-me um projecto bastante viável e necessário. Melhor para nós! :o)

A verdade é que, se quiséssemos, JÁ PODÍAMOS ter a EWTN em inglês por cabo. Eles oferecem a programação de casa. PODEMOS CONTACTAR A TV CABO E REQUISITAR QUE COLOQUEM A EWTN EM INGLÊS! Afinal, como é que acham que a Canção Nova está cá? Não tem o apoio da maior parte do clero português, nem do povo! Para além disso, deve ter uma audiência mínima... Se com isto tudo ainda lhe arranjaram um lugar, o que não farão com a nossa pressão para termos a EWTN, um canal de grande qualidade, que tem o único contra de ser em inglês? Vamos lá, basta um telefonema de cada um de nós. Ainda por cima, é barato: 808 299 499. Agora fica-vos o peso na consciência de ligar para lá! ;o) Vá, sabem que a razão vale bem a pena!

Já agora acrescento: o objectivo destas emissões é dar voz e qualidade à transmissão do Evangelho. É principalmente evangelização, próxima de quem está em casa, um direito de quem vê televisão e quer nelas mais conteúdos católicos. Até certo ponto, é uma irresponsabilidade não termos essa alternativa.

João

Re: Canal Católico Português?
Escrito por: ana (IP registado)
Data: 09 de August de 2002 14:07

Claro que sou missionária. E tenho perfeita noção do que sepassa no terreno, muito mais que as pessoas que dixem as enormidades que aqui são descritas....ana

Ir para a página: 12Próximo
Página actual: 1 de 2


Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.