Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Não somos Protestantes!
Escrito por: Hugo Castro (IP registado)
Data: 01 de May de 2003 01:58

Não chamem Protestante a todas as pessoas que não são católicos. Os protestantes são chamados assim porque têm a sua origem no movimento reforma religiosa do sec XVI que aconteceu dentro da igreja católica. Eles protestavam contra a igreja de Roma.

Fora do protestantismo porém antes e depois deste aparecer, existiram movimentos evangélicos de avivamento que nunca nasceram de fenómenos polémicos e nunca se inseriram na vida politica das nações como aconteceu com o protestantismo.

Quando falamos desta longa , maravilhosa série de movimentos, falamos de evangelismo existente já desde os primeiros séculos que pregavam uma mensagem pura de Cristo como expressão de uma autentica experiência espiritual e que desde então, quase ignorando as controvérsias teologicas e a politica, prosseguiram o caminho da fé como "pequeno rebanho" do Senhor .

Estes movimentos nasceram indiferentemente também depois da reforma, em países católicos ou paises protestantes dando assim, com a sua genese, uma confirmação que não representavam uma continuação de uma ou de outra confissão embora assemelhando-se mais àquela onde a mensagem do Evangelho era mais honrada.

Com esta precisão não quero exprimir um juizo a respeito do protestantismo, fenómeno espiritual de dimensões transcendentais que seguramente se insere no grandioso plano de Deus . Não! Quero somente recordar que as igrejas chamadas evangélicas onde se insere o movimento pentecostal não tira a sua origem da reforma promovida por Lutero, que aliás não tinha originariamente intenção de deixar o catolicismo, mas daquele sopro misterioso do Espírito de Deus que deu vida através dos séculos a uma longa cadeia de movimentos evangélicos que na simplicidade apostólica souberam fazer reviver no seu seio os dons do Espírito.

Não somos protestantes! E não dizemos isto por desprezo pelos outros mas somente para clarificar de modo iniquivoco a nossa experiencia e dar assim um preciso testemunho.


Re: Não somos Protestantes!
Escrito por: cristina (IP registado)
Data: 01 de May de 2003 13:59

Olá Hugo

Não és catolico , não és protestante. Isto é tudo uma questão de facilitar o discurso e quando falamos em protestantes não estamos a dar nenhuma carga negatica há palavra. Há protestantes maravilhosos e catolicos maravilhosos e todos têm o seu papel , o seu trabalho , a sua missão . A Igreja Catolica tambem se fartou de fazer asneiras e já reconheceu publicamente , não fora Lutero ainda hoje pagavamos umas belissimas indulgências :)

Mas passaram muitos anos desde então e achamos por bem tentar reunir todos em Cristo num só amor. Como existem diferentes posições teologicas aqui abrimos espaço a discussão para tentar aprender uns com os outros e tentar reconstruir o que já existiu mas teima em não reaparecer : a unidade em Jesus Cristo Nosso Senhor.

Provavelmente é uma utopia:)


Proponho que neste espaço fizesses uma lista de coisas que aprecias nos irmãos catolicos e outra do que não gostas , nós fazemos igual.

cristina



Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.