Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
João Paulo II Sobe ao Quarto Lugar do Mais Longo Pontificado da História
Escrito por: Susete Gonzaga (IP registado)
Data: 30 de April de 2003 23:34

João Paulo II Sobe ao Quarto Lugar do Mais Longo Pontificado da História
2003-04-30 23:12:50

João Paulo II bate hoje um novo recorde: passa a ocupar o lugar do quarto mais longo pontificado da história da Igreja Católica, ultrapassando em um dia o Papa Pio VI.

O mais longo foi, até agora, o de São Pedro, o primeiro da lista, mesmo se na altura ninguém falava em Papa ou em qualquer outro título. Pedro foi um dos discípulos que acompanhou Jesus Cristo e dele receberia o mandato de ser o "primus inter pares", de acordo com a tradição católica.

De acordo com os historiadores, Pedro terá desempenhado a sua função durante 34 ou 37 anos. O segundo na lista dos mais longos pontificados é Pio IX, que também ultrapassou o marco dos 30 anos: governou a Igreja Católica de Junho de 1846 a Fevereiro de 1878. O terceiro nesta lista é Leão XIII, o Papa que inaugurou o pensamento social católico contemporâneo com a encíclica "Rerum Novarum" ("Sobre as coisas novas"). Leão XIII ocupou o lugar durante 25 anos e cinco meses, entre 1878 e 1903.

Sendo estes dois dos pontificados mais longos da história, isso faz com que, descontando o primeiro século da era cristã, o XIX seja aquele que menos papas conheceu: apenas seis. No século I da era cristã (de facto, São Pedro só inicia "funções" depois do ano 30), registam-se cinco nomes na lista oficial: Pedro, Lino, Cleto, Clemente e Evaristo.

Pio VI (1775-1799), que até agora ocupava a quarta posição, foi Papa durante 24 anos, seis meses e sete dias. Na verdade, o seu pontificado foi mais breve: Pio VI, que morreu em Valence, foi deposto em 1798 e os Estados Pontifícios transformados numa república, com o acordo de Napoleão.

João Paulo II, eleito em 16 de Outubro de 1978, tomou posse no dia 22 seguinte. Hoje completa, por isso, 24 anos, seis meses e oito dias, mais um dia que o seu antecessor do século XVIII. No próximo dia 18 de Maio, completa 83 anos de idade.

Primeiro Papa polaco da história da Igreja Católica - o seu nome de nascimento é Karol Wojtyla -, João Paulo II detém outro recorde: foi ele que mais santos e beatos fez. Nestes quase 25 anos, proclamou 1310 novos beatos (o passo anterior à canonização) e 465 novos santos (de um total de 759 que existem, em toda a história do catolicismo).


Re: João Paulo II Sobe ao Quarto Lugar do Mais Longo Pontificado da História
Escrito por: Susete Gonzaga (IP registado)
Data: 02 de May de 2003 09:40

Parabéns ao Papa não?


Susete

Re: João Paulo II Sobe ao Quarto Lugar do Mais Longo Pontificado da História
Escrito por: Ana Amorim (IP registado)
Data: 02 de May de 2003 13:18

Hoje, de manhã, enquanto tomava o pequeno-almoço, vi na tv uma reportagem sobre umas jovens que iam a Madrid para o Encontro com o Papa.
Todas falavam dele com muito entusiasmo, com muita ternura, e uma delas, inclusivamente, disse com a sua graça natural: "Ele é velhinho, mas tem uma cara muito querida...uma cara de bebé!"
E de facto, o Santo Padre, na sua expressão afável, atrai os jovens.
Não é a imagem da severidade que muitas vezes os católicos são acusados de terem e viverem, mas de uma grande humildade e capacidade de amar...

E isso merece os meus parabéns! Há já 24 anos...

Re: João Paulo II Sobe ao Quarto Lugar do Mais Longo Pontificado da História
Escrito por: inês (IP registado)
Data: 18 de May de 2003 20:52

Papa em Espanha

"Enquanto isso, os cibercrentes podem mandar as suas fotos e as dos seus entes queridos para serem benzidas pelo Papa e até enviar, pela módica quantia de 90 centimos, as suas orações e mensagens via telemóvel. A Comissão de Ambientação e Animação da visita do Sumo Pontífice a terras de Aznar garantia que o Papa leria todas as dedicatórias via SMS.

Verdadeira multinacional da fé, o Vaticano associou-se à MacDonald´s para patrocinar o kit dos peregrinos. Quem desembolsasse quantias entre os 30 e os 40 euros recebia um saco com um boné, um terço, o Evangelho segundo São Marcos e tickets-refeição para os restaurantes da conhecida marca de hambúrgueres durante os dias da visita. Desconheço se o negócio incluía a confecção de novos menus como «MacPapa» e «Ostiameal» ou bebidas do género «Sumo Pontífice light». Mas, pelo andor, lá chegaremos. Definitiva é adaptação do Vaticano à vertente merchandising e puramente comercial da religião e de fé. Com a versão burguer do negócio, a agora abençoada MacDonald´s ganha o seu lugar no céu a vender comida rápida e gorduras a mais. O Vaticano, esse, limita-se a vender o Papa...misto. Amén."
Fonte - Visão on-line

Re: João Paulo II Sobe ao Quarto Lugar do Mais Longo Pontificado da História
Escrito por: Ana Amorim (IP registado)
Data: 19 de May de 2003 10:01

Quando a fé das pessoas é explorada para fins comerciais, só se pode lamentar e tentar que o nosso dinheiro não seja aplicado nisso.
Imagens, terços, velinhas, livrinhos, estampas...por amor de Deus! Lá dizia Jesus:"Os vendilhões do Templo..."

Re: João Paulo II Sobe ao Quarto Lugar do Mais Longo Pontificado da História
Escrito por: Cátia Iris (IP registado)
Data: 23 de May de 2003 19:32

xato i komprido



Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.