Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
CLONAGEM
Escrito por: CLONE (IP registado)
Data: 18 de March de 2002 21:27

Será bom para a humanidade a clonagem de humanos?

Re: CLONAGEM
Escrito por: Tozé Monteiro (IP registado)
Data: 19 de March de 2002 00:54

Depende dos humanos....

Re: CLONAGEM
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 19 de March de 2002 17:20

LOL

Acho que não tem nada de bom... Já existem métodos suficientes de inseminação artificial, com os quais também não estou de acordo, mas considero que deve ser de livre e esclarecida consciência...

Sinceramente, não precisamos de nada disso... Para quê? Para correspondermos aos egoísmos racistas de certas personalidades que desenvolvem a tecnologia? E dpois, quando esta se tornar cada vez mais acessível??

É isso e a genética, a combinação de genes inter-espécies... Vamos andar a criar Frankensteins de tudo quando existe para nosso prazer...

Ai, meu Deus, espero que tal nunca venha a acontecer...
João

Re: CLONAGEM
Escrito por: CLONE (IP registado)
Data: 19 de March de 2002 17:54

Já existem alguns clones humanos no nosso mundo, não aqui em Portugal. Um deles, tem 25 anos de idade e sofre de problemas mentais muito graves. Problemas mentais bem comhecidos pela ciência e que, poderiam acontecer com qualquer pessoa. Este clone, tem uma filha de 2 anos, fecundada e nascida por métodos naturais. Engraçado, este clone, é a fotocópia de um geneticiasta. O clone, devido aos problemas mentais, nunca virá a ser geneticista.

Re: CLONAGEM
Escrito por: Tozé Monteiro (IP registado)
Data: 19 de March de 2002 23:56

Eu conheço vários tipos que, sem serem fisicamente clones de outros, agem como verdadeiros clones, nas atitudes, nos tiques, nas ideias...

Agora, poderão haver algumas vantagens para a humanidade da clonagem, não de seres completos, mas de tecidos a partir de células embrionárias que permitam reproduzir orgãos para transplantes, etc, mesmo que essas células embrionárias não sejam humanas.

Quanto à clonagem de seres integrais não vejo qualquer vantagem, quando a reprodução é tão fácil, pelo menos para mim (tenho 4 filhos e por acaso o mais novo parce um clone do pai :) )

Re: CLONAGEM
Escrito por: CLONE (IP registado)
Data: 20 de March de 2002 13:21

Boa!

Re: CLONAGEM
Escrito por: Lugo (IP registado)
Data: 21 de March de 2002 00:37

Ena, as coisas que eu aprendo aqui neste fórum: então não é que eu pensava que a ovelha Dolly tinha sido o primeiro animal a ser clonado e afinal já existem humanos clonados com mais de vinte anos???

Falando a sério: acho que a clonagem é uma atitude maléfica do homem a querer ser Deus. Há uns largos anos atrás, existia um jogo para o velhinho ZX Spectrum que se chamava «Deus Ex Machine». Neste jogo, o jogador fazia o 'papel' de Deus na criação de um ser humano, desde a sua concepção até ao parto.

A clonagem humana é subverter toda a natureza humana e possibilitar a criação de um homem através do homem e não através de Deus e do 'milagre' da criação. Custa-me a entender que alguém de defenda os valores cristãos ou valores universais do bem, da paz, da justiça, etc., concorde com a clonagem seja para que fins for.

Lugo

Re: CLONAGEM
Escrito por: Nuno Sousa (IP registado)
Data: 21 de March de 2002 01:46

Muito bem, Lugo.

Re: CLONAGEM
Escrito por: Clara (IP registado)
Data: 21 de March de 2002 11:37

Olá,

Penso que todas as descobertas científicas são pontencialmente boas e potencialmente más para a Humanidade (ex.: pólvora; heroína; televisão; etc)... porque os homens tem tanto de bom como de mau dentro deles (temos).

Antes de chegar aos humanos, queria todavia dizer que creio que a clonagem devia ser desenvolvida e aperfeiçoada ao máximo, o quanto antes, com vista à travagem da extinção de variadíssimas espécies. E, nesta perspectiva, tendo em conta que não vivemos sozinhos na Terra, a clonagem poderá ser benéfica para a Humanidade, na medida em que permitirá uma responsabilização, ainda que tardia, pelo destino dos outros animais do planeta... uma segunda oportunidade de coexistência, e nós sabemos como a coexistência significa equilíbrio e como este nos sustém. Dizer assim que a clonagem é nefasta seja para que fim for é, salvo o devido respeito, assaz simplista.

Quanto à clonagem de seres humanos, especificamente, não vejo as coisas de forma muito linear... se imagino que se pode querer clonar um ser humano no intuito de ter, por exemplo, um filho escolhido como se escolhe um boneco (cor dos olhos x, cor dos cabelos y), isso arrepia-me e instintivamente acho-o medonho, mas, se penso um pouco... será assim tão dramático? Para mim, pessoalmente, seria... mas, para quem o quisesse fazer, talvez não fosse e que legitimidade tenho para impôr a minha sensibilidade? Clonar um ser humano é destituí-lo da sua essência? Deixa de ser humano? Passaríamos a ter humanos de 1ª (originais) e humanos de 2ª (clones)? Não me refiro ao estado presente em que segundo sei a clonagem é demasiado experimental para permitir a existência de seres humanos que possam viver de forma digna (isto é, a funcionar bem, a crescer bem, a ter um desenvolvimento intelectual normal, enfim, seres humanos tão saudáveis como a maioria de nós), mas faço-me a pergunta num momento futuro: “Quando a clonagem tiver sido aperfeiçoada ao máximo e permitir a existência de seres humanos perfeitos, será benéfica para a humanidade?”... e é aqui que, em consciência, não posso rejeitá-la liminarmente... sob pena de estar a rejeitar algo essencial para a vida de outras pessoas, por razões que como não são minhas me escapam, de forma emocional e, consequentemente, injusta para essas pessoas.

Bom dia.

Clara

Re: CLONAGEM
Escrito por: Lugo (IP registado)
Data: 21 de March de 2002 12:42

Clara,

Até compreendo aquilo que queres dizer mas não concordo contigo. Se há espécies animais em extinção isso deve-se única e exclusivamente à atitude inconsciente do homem, quer pela não perservação do meio ambiente e do habitat natural dessas espécies, quer pela sua captura por motivo de lucro!

Usar um método como a clonagem para preservar aquilo que com a falta de inteligência não conseguimos manter não me parece correcto.

O homem não se preocupa com o planete onde vive: a temperatura aumenta, a emissão de gases tóxicos aumenta. Ainda um dia destes veio mais um aviso da Antártida em forma de iceberg gigante maior que a superfície do Algarve. O que é necessário para que o homem acorde? Clonagem? A clonagem é uma espécie de comprimidos para que o homem continue a 'dormir' e não queira acordar para o mundo que o rodeia.

«Quando a clonagem tiver sido aperfeiçoada ao máximo e permitir a existência de seres humanos perfeitos, será benéfica para a humanidade?» Jamais! Já pensaste como seria tratados os verdadeiros humanos? A humanidade não precisa de 'humanos perfeitos' (como se isso fosse possível), precisa sim, de ser mais 'humana' e pensar mais nos homens, mulheres e crianças que habitam o mundo e menos neles próprios.

Há algo que esta humanidade ainda não entendeu, e julgo que nunca o irá compreender: Existe fome no mundo porque o homem quer! Existe crianças a morrer de fome, outras sem ir à escola e a trabalhar desde muito cedo apenas PORQUE O HOMEM QUER! Enquanto não formos capazes de admitir isto e de interiorizar esta verdade, nunca conseguiremos melhorar a vida neste mundo.

Lugo

Re: CLONAGEM
Escrito por: CLONE (IP registado)
Data: 21 de March de 2002 19:37

............Falando a sério: acho que a clonagem é uma atitude maléfica do homem a querer ser Deus.

Mesmo, que o homem venha a oficializar a clonagem de humanos e muitos clones, venham à nascer no nosso meio, nunca o homem poderá substituir Deus na produção de humanos, nunca.

O material que a ciência usa, para clonar humanos, não foi o homem, que o produziu. A ciência não consegue, clonar seres vivos, sem estar na posse de uma célula tirada de um ser criado por Deus. Clonar é muito fácil, o mais díficil é produzir a matéria prima para fazer um clone. Sem uma célula somática, produzida por Deus, o cientista não faz nada. Logo, ele nunca vai conseguir substituir Deus. No que respeita a clonagem, o cientista, tem o mesmo papel de um costureiro, que depende da fábrica de tecidos para fazer um fato.

Pela inteligência, o homem é sempre dependente de uma outra inteligência superior a dele. A ciência não produz nada, que não seja uma imitação de algo que já existe no Universo e criado por uma outra inteligiência, que ele nem sabe quem é. Nós sabemos que é Deus.

De acordo com uma das epístolas de João, no capítulo que fala sobre os filhos da luz e os filhos das trevas, pode-se enquadrar perfeitamente o clone como filho das trevas. A clonagem, provem da cobiça do homem, logo, ela não provem de Deus.

Re: CLONAGEM
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 22 de March de 2002 13:48

Ui, ui...

Onde vamos parar...

Não se pode justificar sequer a clonagem para preservação de espécies! Seria a prática irresponsável e desresponsabilizante do Homem. Um Homem que não consegue aprender a ser mais e melhor por causa destas e doutras... Passa-se o mesmo com o aborto. Por causa de uma boa e irresponsável noite de sexo, decidimos matar o nosso filho: "ninguém tem nada a ver com a minha vida pessoal e íntima??"

Não era isso que diziam as mulheres mal-tratadas ao defender os seus maridos? Hoje em dia, denunciar maus tratos é dever público, de todo o cidadão...

Que caminho tomará o aborto? Quando a vida já não vale nada desde que não se veja, onde vamos parar? Já tomámos consciência das consequências das nossas desresponsabilizações de hoje?

Demitimo-nos dos jovens: damos-lhes liberdade... Mas eles nem querem tanto... Não querem que lhes dêm liberdade até, mas paz, tranquilidade, segurança, família, comunidade... Aí então e com essas bases poderão querer também ser livres... Antes disso parece-me a mim uma negação da existência total... Quem toma conta dos outros? Dos que não se podem defender por si mesmos?

João



Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.