Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
nudismo na igreja?
Escrito por: cristina (IP registado)
Data: 20 de April de 2003 17:02

Parece que o forum está a ficar desanimadito. Que tal uma sessão de strep para alegrar?

Vamos lá discutir . Vêm aí a praia e todas as mulheres pensam no corpinho. Celulite, quilos a mais e a menos. Roupinhas bonitas , tratamentos de emagracimento , tratamentos esteticos , a cultura do corpo. Musculos bem fortes e barriguinhas para dentro , cada um disfarça como pode.
E um cristão como faz? Mostra a sua "pança " sem vergonha nenhuma , revela o seu pecado de gulotonaria sem nenhum pudor?
E as meninas podem fazer monokini, bikini ou fato-de banho? E eles ? pelados , de calções ou nem por isso? Afinal como se destingue um verdadeiro cristão na praia?

Mamas ou sol ou não? Mas atenção não vale desculparem-se com o sol, há bons protectores solares.
Tomar banho nu ou não? É uma sensação de liberdade incrivel, já experimentaram ?
Como se relaciona uma cristã com o corpo? Compramos lingerie ou não ? (é muito cara). Compramos maquilhagem e produtos para a pele ou não? Não era melhor mandar o dinheiro para a UNICEF ou para a AMI?

Como se destingue um cristão dos outros na rua? nas lojas nos hipermercados , nos bares , nas discotecas? Como é que os outros reparam que somos cristãos?

Divirtam-se ... numa coisa devemos ser diferentes , em nós deve habitar a alegria um dos frutos do espirito santo. Have a nice day

cristina

Re: nudismo na igreja?
Escrito por: Celia Freire (IP registado)
Data: 21 de April de 2003 21:04

Olá Cristina,

Acho que não é possível distingir um cristão de uma pessoa de outra religião, enquanto andamos na rua. Afinal não temos na cara estampadas as nossa crenças ideologicas, religiosas, politicas, ou outras.

Cada vez menos, na minha opinião, quem vê caras não vê corações.

Acho que a atitude cristã, se pode antes observar nos nossos comportamentos e pensamentos.
Por exemplo, acho bem usar produtos de maquilhagem, lingerie, cuidar do cabelo, das unhas, da pele, ... e de outras coisas que proporcionem bem estar fisico, desde que este não seja o principal propósito da nossa vida. Estes pequenos prazeres fisicos nada mais são que consequencias de uma vida regida pela sociedade que nos ensinou a ser limpinhos, apresentáveis, bem vestidos.

Só quando os valores pessoais se moldam em torno destes artefactos, que muitas das vezes servem fazer passar a imagem ao outro daquilo que queriamos ser, é que se cai, numa atitude egocentrica, em nada cristã.

Para tudo e em tudo, devemos ter uma atitude equilibrada, nem muito ao mar, nem muito á terra.
Não conseguiremos mostrar mais devoção a Deus, pelo facto de usarmos baton ou não.

Á tua pergunta:' Como é que os outros reparam que somos cristãos?' acho que é facil desde que converses com a pessoa sobre valores humanos, sobre atitudes e até ás vezes coisas banais do dia-a-dia.

Acho que transparece (aos olhos de quem quer ver) que são pessoas ricas espiritualmente, cheias de vida, amigas do próximo, prontas a ajudar mesmo quando não é preciso. Estas pessoas tmbém gostam de comprar roupa cara, também cuidam da pele, mas como elementos acessórios da sua vida, não como a base da sua vida.

Quem é que não gosta de se olhar ao espelho e sentir-se bonita(o)? e que mal tem isso? é pecado? claro que não. Lá por sermos cristãos não quer dizer que devemos pôr de lado todas as futilidades.

Celia


Re: nudismo na igreja?
Escrito por: cristina (IP registado)
Data: 22 de April de 2003 20:08


Tudo é vaidade.
Baton, lingerie, cabeleireiro, boutiques , casacos novos, sapatos novos, carteira nova , creme para matar rugas que o tempo faz sempre aparecer, é tudo vaidade...
A nossa casa é vaidade, o nosso falso profissionalismo é vaidade, querer ser o primeiro é vaidade , querer ser belo é vaidade, é tudo vaidade . E tem mal?
Tem muito mal tem . Onde está a nossa humildade , onde está o nosso sacrificio, o que crucificamos nós? Jesus já se sacrifricou por nós comamos , bebamos e folgêmos , aleluia .
Tem aí umas senhoras que me intrigam bastante: as freiras. Passam na rua e toda a gente sabe que são cristãs. E os padres? Esses já se disfarçam na rua.
Disse Cristo: queres ser perfeito , vende tudo o que tens e segue-me. Mas a gente tem tanta coisa para vender e não vendemos nada e ficamos velhos e doentes e morremos olhando para o espelho, pena que nesse espelho não colequemos uma fotografia de um menino de africa a morrer de fome , assim veriamos logo de manhã bem cedo a nossa cara , o nosso verdadeiro rosto egoista , o nosso verdadeiro eu ...
Mas eu quem sou ? Uma verme que passeio pelas ruas como as outras e vejo montras enquanto do outro lado da rua alguém me estende a mão e muito dignamete digo que não e respondo : aos pobres não se dá esmola , , não se dá peixe ensina-se a pescar . Mas como somos tão hipocritamente cristãos?
Cristina

Re: nudismo na igreja?
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 29 de April de 2003 06:58

Cristina:

Este tema é pertinente, mas foi o teres chamado a atenção num outro tópico que me fez revê-lo. Mea culpa! parece que a palavra “nudismo” não surtiu efeito ;-) Será por causa do frio e da chuva? ;-)

Muita coisa poderia ser dita a propósito do nosso testemunho público como cristãos.
Por um lado, devemos mostrar claramente e sem fugas a fé em que acreditamos, dando as “razões da nossa esperança”. Por isso, os símbolos cristãos devem ser tornados visíveis, não devemos ter medo de exprimir a nossa fé em público e não cair na tentação de remeter a fé para o âmbito do privado. É triste ver que algumas pessoas se pensam cristãs, mas escondem-se e até fazem questão de em nada se distinguirem dos outros, para não serem apontados como “beatos” ou “papa-hóstias”. Outros dizem-se cristãos, mas cedem à opinião pública em matéria de aborto ou de (in)justiça social ou de outros assuntos de moral. Em Mateus 10:33: «Àquele que Me negar diante dos homens, também Eu o negarei diante de Deus».

Por outro lado, o Cristianismo não é por si mesmo (embora o tenha sido historicamente) uma religião do proselitismo forçado. E “Ide e anunciai” não significa a violação da liberdade dos ouvin-tes da palavra. Não é o modo de Deus. Note-se que Jesus fala sempre do Reino de Deus e dos seus discípulos usando imagens de coisas pequenas: pequeno rebanho (Lc 12:32), sal (Mt 5:13), luz (Mt 5:14), fermento (Mt 13:33)... São elementos quase escondidos (com excepção da luz), humildes. Mas são símbolos muito poderosos, porque encerram uma força vital muito forte: o sal dissolve-se, mas dá sabor e conserva; a luz, por pequena que seja, enche a casa; o fermento leveda a massa...

Creio que daqui podemos tirar algo de muito importante: os cristãos devem ser discretos mas verdadeiros e eficazes. Não temos que impor, mas temos de anunciar...

Quer isto dizer que os cristãos não podem ser seres estranhos, apartados da sociedade, mas devem saber quem são e a missão que têm: vivem no mundo, mas não são do mundo (cfr. Jo). Exteriormente talvez não se distingam muito, mas há uma diferença substancial...

Vale sempre a pena ler a famosíssima «Carta a Diogneto» (meados do século II) sobre as coisas em que se distinguem os cristãos.

O texto em português pode ser lido em: [www.terravista.pt] com uma breve introdução em [www.terravista.pt]. Vale a pena!

Alef


Re: nudismo na igreja?
Escrito por: Ana Amorim (IP registado)
Data: 29 de April de 2003 11:38

Penso que a maquilhagem, saltos altos e fatos apresentáveis, não querem dizer vaidade, a menos que se viva para essas coisas!
Se gosto de mim como sou - o que é uma qualidade cristã - obviamente que terei gosto em andar arranjada, sem com isso dizer que esteja a cometer um pecado.
Penso que é um erro comum confundirmos desleixo pessoal com modéstia e humildade.
E o desleixo revela preguiça, negligência e falta de cuidado connosco mesmos - o que não é nada cristão.
Desde que uma pessoa se vista, se penteie, se maquilhe e se perfume com bom senso e discrição, não só mostra uma atitude naturalmente elegante e inteligente, como até digo que dá uma imagem cristã, pois se gosta de si, também gostará dos outros!
A humildade e a modéstia mostram-se mais nas atitudes do dia-a-dia, do que propriamente no vestido, na sombra, ou no creme para rugas...

Re: nudismo na igreja?
Escrito por: cristina (IP registado)
Data: 29 de April de 2003 14:36

Ana Amorim

Quero que andes bonita, eu tambem gosto de andar bonita . Mas então se me premites aqui vão alguns conselhos praticos para ti que és mulher e para outras que por aqui passarem:

Conselhos de beleza cristãos...:)

No cabeleireiro :

-Os sahmpoos são basicamente todos feitos dos mesmo produtos pelo que se pode comprar dos mais baratos sem riscos de estragar o cabelo. Toda a tralha que se segue como amaciadores e cremes disto e daquilo são pura ilusão , não fazem absolutamente efeito nenhum . Em caso de queda o tratamento tem de ser interno ou por sistema de injecções no couro cabeludo e não adianta andar em cabeleireiros.O que torna efectivamente o cabelo bonito no cabeleireiro é o facto de ser cortado e bem penteado , peçam sahmpoo normal e n aceitem mais nada. O dinheiro que sobrar ponham no domingo na missa. Podem pedir para massajar mais a cabeça durante a lavagem , pagam o mesmo e os efeitos são excelentes : activação do couro cabeludo e relaxe. :)


Na sapataria:

O calçado é essencial. Uma cristã têm de estar pronta para tudo. E se de repente é preciso ajudar uma velhinha a atravessar a rua? Os saltos altos são bonitos mas não comprem demasiado altos pois alem de serem muito cansativos podem trazer alguns problemas de coluna passados uns anos de utilização. Devem preferir os saltos até 4 ou 5 cm dão um ar elegante e não são tão agressivos. No caso de serem um pouco mais altos é essencial que tenham uma boa base de sustentação para aumentar o equilibrio. É essencial comprar bom calçado , um cristão deve ter um andar ligeiro e pouco arrastado . Além disso devemos estar sempre atentos aos outros , ser simpaticos e com dores nos pés é quase impossivel ser simpatico....Cuidado com o calçado....:)

Na boutique:

As roupas devem ser confortaveis e premitirem movimentos amplos, pelo que se for roupa de corte largo os tecidos poder ser duros , se for roupa justa os tecidos devem ter alguma quantidade de elastico de forma a não nos sentirmos prenssados. as cores devem ser discretas de modo a premitir o maior numero possivel de combinações de peças de roupa , de forma a puder trocar de "visual " facilmente. Evitar comprar peças do pico da moda que obrigam a que se comprem outras de forma a não estragar o conjunto.
Acho que uma cristã deve ser uma mulher feminina , ganhamos pontos sobre muitas . Acreditam que sei do que falo , eles babam-se quando veem uma mulher com uma saia e uma blusa. As calças são efectivamente muito mais praticas , mas se pensarmos no que fazemos durante o dia provavelmente tambem poderiamos ter andado com uma saia bonita . Gostar de ser mulher , acho que deve ser esse a nossa diferença .

Carteiras : há carteiras espetaculares em lojas modernas. Mesmo muito bonitas . Para quê comprar umja de oitenta contos se há outras de quatro muito mais bonitas. Temos de aprender a ver a beleza das coisas pelo sentido estetico que envolve : materiais , cores , desenhos , design, pensar e observar tudo, menos o nome do fabricante. Não ligar absolutamente nada ao facto de ser desta ou daquela marca. è uma questão de habito e de sensibilidade estetica.

Pele : é essencial uma pele bonita. Os tratamentos de beleza esteticos são carissimos. Sugiro que n se gaste dinheiro mal gasto e se utilizem produtos naturais. Mascaras de argila , mascaras de clara de ovo etc semanalmente são um tratamento muito mais eficaz que os cremes diarios que se utilizam. estudo cientificos apontam para alguns efeitos nocivos da utilização dos cremes esteticos durante longos periodos de tempo pois tem grandes quantidades de perfumes e outras coisas que fazem perder o brilho natural da pele dificultando tambem a respiração da mesma. Sugiro que deem descanso a pele pelo menos dois dias por semana utilizando os produtos naturais de substituição que falei atras. tambem existem cremes hidradatantes em dermatologia excelentes que duram quase meio ano. vejam só o dinheiro que poupam e podem por ao domingo na missa.

Unhas e mãos.
Lavadinhas são todas bonitas...:) Mas a s mulheres tem realmente um grande desgaste , por causa das tarefas domesticas.
a melhor forma de nos prevenir é realmente pedir ajuda nas tarefas ao marido ou ao namorado ou seja a quem for :)


divirtam-se agora continuem vocês a dizer coisas e dar ideias como poupar dinheiro para podermos dar mais na missa ao domingo:)

Podiamos organizar um passerelle cristã...:) que acham da ideia :?)

Ando farta de pensar nas freiras tem uns vestidos horriveis mesmo. Acho que deviamos criar uma linha de vestuario para elas , tapadinhas na mesma mas mais lindas:)
have fun


cristina

Re: nudismo na igreja?
Escrito por: cristina (IP registado)
Data: 29 de April de 2003 14:38

se o tiutlo não resultou muda-se o titulo , alguem sabe mudar o titulo ...pode ser

As mulheres cristãs são as mais bonitas?

claro que sim...

cristina

Re: nudismo na igreja?
Escrito por: Ana Amorim (IP registado)
Data: 29 de April de 2003 15:37

Olha Cristina,

ainda bem que tocaste nestes pontos da aparência relativamente a nós, cristãos.
Não é de todo um tema fútil, pois há pessoas que defendem que os Cristãos são muito conservadores e beatos na maneira como se vestem e que são o grau zero em termos de sedução.

Para mim, não há ideia mais errada.
Não há nada mais elegante e feminino que a discrição, a simplicidade e o bom senso.
Já reparaste na moda antes dos anos 60, sobretudo nas décadas de 40 e 50? Nos vestidos, no corte simples dos tailleurs, nos acessórios como as luvas, os chapéus, as malas...vestia-se com elegância, e não havia, como há hoje, esses decotes malucos em que mais vale não trazer nada de todo, ou mini-saias tão curtas que mais parecem cintos!
E é como dizes: uma pessoa pode arranjar-se muito bem sem gastar muito dinheiro! Se é coisa que uma pessoa não deve gastar muito dinheiro é na roupa e no calçado, pelo amor de Deus! Se temos de gastar dinheiro connosco que seja na nossa saúde e na nossa formação!


Mas, voltando ao tema do vestuário, é um erro crasso pensar-se que a elegância e a sedução têm a ver com coisas caras ou com coisas demasiado óbvias.
Então e o mistério inerente à própria condição feminina?
Pergunto aos homens daqui do fórum: digam lá de vossa justiça, meus senhores, se não é isso que vos atrai numa mulher: o nosso mistério??? ;o)


Anna

Re: nudismo na igreja?
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 29 de April de 2003 18:48


> Mas, voltando ao tema do vestuário, é um erro crasso pensar-se
> que a elegância e a sedução têm a ver com coisas caras ou com
> coisas demasiado óbvias.
> Então e o mistério inerente à própria condição feminina?
> Pergunto aos homens daqui do fórum: digam lá de vossa justiça,
> meus senhores, se não é isso que vos atrai numa mulher: o nosso
> mistério??? ;o)


Qual mistério?

João (JMA)

Re: nudismo na igreja?
Escrito por: Ana Amorim (IP registado)
Data: 30 de April de 2003 09:07

JMA,

Numa mulher deve imperar o bom senso, desde o seu vestuário às suas atitudes.
O nosso mistério é o facto de, perante quem quer e o que quer que seja, sermos discretas, não óbvias, como um pequeno diamante que passa despercebido até que lhe toca a luz do sol.
É a isso que eu me refiro.

Re: nudismo na igreja?
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 30 de April de 2003 09:35

Um dos melhores humoristas católicos, Cortés, desenhou uma vez um notável "cartoon" de Maria grávida e José sentados num banco de jardim, enquanto pensavam no futuro próximo. José põe o braço sobre o ombro de Maria e pergunta: "E se for menina?"

Já imaginaram?

Alef

Re: nudismo na igreja?
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 30 de April de 2003 10:27

Parcialmente de acordo, Anna.

Concordo que o bom senso anda a par do bom gosto, e que este não anda necessariamente do lado do mais caro.

De facto alguma simplicidade no vestir é sinal de bom gosto.

Agora quanto à discrição feminina, é uma figura de estilo, não é?... :o))


João (JMA)

Re: nudismo na igreja?
Escrito por: Ana Amorim (IP registado)
Data: 30 de April de 2003 10:41

Infelizmente, em muitas mulheres, a discrição é, de facto, uma autêntica figura de estilo... :o)


Anna

Re: nudismo na igreja?
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 30 de April de 2003 23:21

Olá Cristina,

Quanto ao "strip" dos cristãos :) depende da forma como cada um o encara, mas não vejo em que ponto ele possa colidir com a doutrina. A relação que cada um de nós tem com o seu corpo é muito importante. Nós não somos o nosso corpo, mas o nosso corpo é a parte física e visível do nosso ser. Na minha opinião, devemos tentar viver em harmonia com ele. Cuidá-lo e respeitá-lo.

Com a chegada do verão e dos banhos de Sol, é importante que estejamos atentos aos perigos do cancro de pele. É real e não acontece apenas aos outros. Por isso, cuidado! Não consigo explicar o que sinto quando, pouco depois do meio-dia, me preparo para sair da praia e vejo pais com filhos, crianças pequenas a chegar à praia, na altura em que o Sol mais queima e pior faz. Enfim...

Quanto à nudez, e como já disse, depende da forma como cada um a encara. Se a forma como me melhor se sente na praia é fazendo nudismo, sentido que o seu corpo deve estar em contacto natural com a natureza, não vejo em que isso possa estar em conflito com a doutrina cristã. A nudez de um homem ou mulher numa praia não põe em causa a dignidade do seu corpo. O mesmo não se pode dizer do uso abusivo que hoje se faz do corpo, principalmente do corpo da mulher, por exemplo, na publicidade. Aliás, acho que numa praia de nudimo é capaz de haver mais discrição entre os banhistas do que em muitas praias "normais".

Luis

Re: nudismo na igreja?
Escrito por: milene (IP registado)
Data: 01 de May de 2003 01:28

até me podem chamar conservadora.. mas será que não devemos ter em atenção não só a forma como nos sentimos com o nosso próprio corpo como também a forma como os outros podem encarar o nosso corpo?

é claro que a maldade vai de quem a vê.. mas será que não podemos evitar que haja ocasião de o outro ser maldoso?

ou seja, se formos ocasião de tentação para o próximo, não estaremos a "não ajudar" o outro no caminho de santidade?

percebem o q quero dizer?

milene

Re: nudismo na igreja?
Escrito por: cristina (IP registado)
Data: 01 de May de 2003 13:37



Eu percebo perfeitamente, os dois pelo que sugiro o seguinte:

quem gosta de andar nu e tomar banho nu va para sitios recatados com pessoas que convivam bem com essa situação não molestanto ninguem, nem provocando a sensibilidade dos outros. De preferencia grupos de rapazes para um lado e de meninas para o outro. se vão todos juntos correm o risco de ficarem em situações bastante desagradaveis como mostrar algum desejo insconsciente e inoportuno:)

Não tenho nada contra mas acho muito deselegante uma menina de dezoito anos muito geitosa ir para perto de uma familia com uma senhora bastante obesa e já com três filhos fazer monoquini. É evidente que o marido de tal senhora por muito que respeite a esposa e por muito cristão que seja tenderá a ter comportamentos estrabicos durante todo o tempo em que permanecer na praia , que serão de imediatao detetactados pela esposa fiel e gorda que passará uma tarde aborrecida na praia.:)
Acho que um pouco de bom senso cabe em todo o lado.

O cuidado com o sol é essencial. Crianças ao sol ? Já vi. O problema é facil de resolver. Quando passam por mim digo com muita firmeza e numa voz muito esclarecedora , meia autoritaria:

Naõ te ensinaram na escola que este sol faz muito mal?
vai vestir uma t.shitr já. Podes ficar doente.

resulta sempre . quer os pais ouçam ou não pouco me importa , mas acredita que vale a pena falar :)

Mas este meu à vontade nem toda a gente tem pelo que podem opatar pela recomendação feita em voz baixa , eu prefiro em voz alta os pais ficam com vergonha e os filhos tambem e não voltam a repetir:)

O melhor remedio para se proteger do sol é de facto não se expor a banhos de sol em demasia e fazer uma aproximação progressiava. O melhor protector ainda continua a ser vestir uma t-Shirt . Para evitar a triste figura de estar deitado na toalha vestido , aconselha-se vivamente longos passeios pela beira do mar. saõ muito bons para quem tem problemas vasculares e tonificam os musculos . A marcha é sem duvida o movimento ideal para o corpo humano , o mais natural e o mais eficaz e o mais adaptado a todos as idades. Caminhar , conversar , olhar o mar , apanhar conchas, tentar fazer identificação de especies vegetais e animas das zonas costeiras...Há tanta coisa para fazer na praia , divirtam-se . Tambem dá para ler uma boa revista , ou ler o novo testamento pequenino. Olhar para o mar senti-lo e agradecer a Deus tanta beleza.

Quem ja´rezou na praia?

cristina

Re: nudismo na igreja?
Escrito por: Ana Amorim (IP registado)
Data: 02 de May de 2003 13:45

Olá Cristina!


Bom, rezar "Ave-Maria" ou a "Salve Rainha" ou o "Pai Nosso" na praia, nunca me deu, mas rezar no sentido de agradecer a Deus o sol maravilhoso, o mar azul e tudo o que nele existe, isso já.
Quem tem sensibilidade para perceber as maravilhas da Criação, saberá apreciar mais profundamente e agradecer em "oração" com um sorriso nos lábios...ora, ora! Estou com veia poética, hoje... ;O)
De qualquer das formas, é muito bom lembrarmo-nos que a época balnear está mesmo à porta e convém que saibamos assumir certos comportamentos numa praia, tanto a nível da nossa saúde física, como a nível das nossas atitudes....

. É um perfeito crime deixar as crianças COMPLETAMENTE NUAS a apanhar sol nas horas de maior torreira: 11,30h - 16,30h...não só porque, como já disse, é a hora de maior calor e de sol a pino, como também a pele das crianças é completamente diferente dos adultos e muitíssimo mais frágil...isto para nem falar outras mazelas derivadas ao contacto directo, por exemplo, dos genitais das crianças com a areia...
Eu vivo perto da praia de Carcavelos e sei, porque já começaram as romagens à praia em tempo de sol e calor, o que é sentir a irresponsabilidade dos pais em trazer as crianças para a praia precisamente nas horas de maior calor e sem qualquer protecção...e por vezes, crianças de colo, o que é muitíssimo mais grave...bom, se os pais não são responsáveis com a sua própria saúde, sê-lo-ão com a dos filhos?


. Quanto a moniquinis, fios dentais e compª limitada: eu penso da seguinte forma: o meu corpo é, para mim, algo especial...se gosto dele, se o trato, guardá-lo-ei para que alguém especial ...é o meu presente para com o meu marido, o meu noivo, o meu namorado. Através do meu corpo, poderei dizer-lhe de forma muito profunda o quanto o amo.
Agora, se assim é, faz algum sentido andar a publicitar as minhas mamas e o meu dito a outros que não me dizem nada?
É tudo uma questão de inteligência e de não apelar, como diz a Milene, àquilo que possamos não querer...e mesmo que o quiséssemos, teríamos outras formas bem mais subtis de o fazer...é como digo, o óbvio é vulgar e cansa depressa!
Não quero com isto dizer que andemos na praia com fatos de banho do tempo das nossas avós, mas também andar quase nua numa praia sem ser de nudismo não me parece nada bem...

. Quanto ao nudismo, fá-lo-á quem queira fazer. Pessoalmente, não me sentiria à vontade...mas não condeno quem o faça!

Re: nudismo na igreja?
Escrito por: Cátia Iris (IP registado)
Data: 23 de May de 2003 21:46

u ke bom e pra se ver u restu e pra se isconder



Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.