Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Os milagres de JC?
Escrito por: Fernando Cassola Marques (IP registado)
Data: 17 de March de 2003 11:25

Neste fim de semana, foi-me colocada a seguinte pergunta:
- Os milagres que estão relatados no Novo Testamento, que Jesus Cristo efectuou, cura do cego, do paralítico, a multiplicação dos pães, etc., foram realmente verdade, ou deveremos simplesmente retirar o sentido teológico dessa acção? Têm algo de histórico?

Isto é, uns dias atrás, li que por exemplo, o milagre da multiplicação dos pães na realidade não se realizou no sentido em que os pães não se multiplicaram pela acção de Cristo, simplesmente, poderemos retirar dessa acção o sentido da partilha que Jesus Cristo queria transmitir, pois os pães não aumentaram, simplesmente todos partilharam o pouco que tinham e até sobrou pão.

A minha questão vai então neste sentido, qual a vossa opinião sobre este assunto que acho muito importante, pois existem pessoas da nossa religião que têm a sua fé assente nestes pormenores, se é que se podem chamar de pormenores.

Agradecia então que me respondessem e dessem o máximo de opiniões, e se puderem alguma literatura sobre esta temática.


Sem mais, e agradecendo a atenção dispensada por vós,

Fernando Cassola Marques

Re: Os milagres de JC?
Escrito por: cristina (IP registado)
Data: 17 de March de 2003 20:16

Do ponto de vista cientifico se entenderes que o cerebro é ainda um grande "mar" de potencialidades por descobrir , podes acreditar em tudo vendo Jesus Cristo como um Homem , muito especial , um ser capaz de fazer certas coisas que os outros não fazem. Muito se discute em ciencia ainda hoje , certamente já ouviste falar de cura pelas mãos , de levitação e outras praticas "estranhas " à nossa cultura e conhecimentos. Mas se andares um pouco pela fisica quantica e por outras ciencias como a neurologia podes muito bem tomar consciencia que muita coisa acontece através de mudanças de energia. o pp sistema cerebral assim o indica: morremos quando não existem sinais de energia no nosso cerebro. assim sendo a pp ciencia pode deixar-te imaginar facilmente um ser com determinadas faculdades que nós também podemos ter pois Jesus fez-se Homem , era homem , daí se deduz que poderiamos fazer tudo que Ele fez , que temos capacidade para isso . Se os milagres acontecem toda a gente duvida deles e com essa falta de abertura os milagres rareiam cada vez mais . Agora pretende-se fazer uma leitura de cristo homem , um homem mais parecido connosco , e os milagres de Cristo são interpretados como "parabolas" , mas pensemos um pouco : se Cristo só tivesse falado é obvio que não andariam milhares atras dele e não se tinha fundado um imperio cristão, mas muitos homens também ja morreram por outros ideais como a democarcia , lutam pelo que acreditam . Se foi esse o caso Jesus era um grande mestre da "palavra" , seja o que for devemos ficar atentos , muito atentos , pois o que ele disse essencialmente foi que sem amor não conseguimos nada e não é preciso ser grande filosofo , psicoterapeuta , ou psicologo para entender isso. Acho que a confusão de informação neste momento é tanta que o que importa é o que se passa no coração de cada um.
cristina

Re: Os milagres de JC?
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 18 de March de 2003 01:06

Como não me é possível por agora escrever algo mais elaborado sobre a questão, sugiro um bom texto de um autor que vale a pena ler: François Varillon. Espero que o Fernando se entenda bem com a língua francesa, já que o artigo está escrito em francês. O texto está acessível num "link" em [perso.wanadoo.fr] (clicar em "Les miracles"). O ficheiro está "zipado" e parece ter sido tirado directamente de um "scanner", pelo que tem alguns problemas na formatação. Contudo, o conteúdo é valioso. São doze páginas, mas vale a pena! Se for necessário, poderei enviar uma cópia do meu ficheiro em MS Word ou RTF...

Alef

Re: Os milagres de JC?
Escrito por: cristina (IP registado)
Data: 20 de March de 2003 09:30

A filha do Raul Solnado diz que viu Jesus Cristo , vi na televisão num programa ela a testemunhar a sua visão e disse que curou o seu pai ( Raul Solnado ) de uma MANCHA NO PULMÃO ESQUERDO. o RAUL SOLNADO ACREDITA QUE FOI " ALVO " DE CURA DIVINA.
Fiquei com uma sensação estranha no estomago , mas que mentalidade materialista a nossa , custa tanto acreditar em milagres , com tanta falta de fé é por isso que eles não acontecem mais vezes entre nós. É tudo muito estranho quando se fala de curas fica toda a gente muito desconfiada como se de algo de mal se tratasse. É estranho desconfiarmos assim de uma noticia do bem e acreditarmos de imediato nas noticias do mal como a guerra. Ninguém duvida que a guerra esteja a decorrer acreditamos nessa informação e porque não acreditamos no testemunho da filha do Raul Solnado com a mesma abertura de espirito? Que interesse poderia ter ela em inventar esta situação , porque desconfiamos tanto dos milagres e os queremos explicar como se eles não existissem? Devemos mesmo andar a perder muitas faculadades , nomeadamente a faculdade de observar sem preconceitos , de observar livres de pensamentos anti-milagres , livres de preconceitos , observar o mundo em todas as suas vertentes e não nos condicionarmos a um raciocinio laboratorial , até porque as experiencias criadas em laboratorio condicionam a pp experienecia retiram-lhe o meio onde decorre e alteram os resultados , nada do que se cria em laboratorio é a verdade total , se assim fosse já tinham descoberto o exilir da vida. Porque acreditamos tanto na ciencia e desconfiamos tanto do poder que nos foi confiado por Jesus Cristo ? Se Ele se fez homem e curou nós também o podemos fazer. Mas estas capacidades não interessam às multinacionais farmaceuticas nem aos medicos , eles iam para o desemprego. Se o Homem conseguisse curar-se pela simples imposição das mãos? Era um descalabro...
Milagres não interessam a ninguém...
cristina

Re: Os milagres de JC?
Escrito por: Fernando Cassola Marques (IP registado)
Data: 24 de March de 2003 18:03

Antes de mais quero agradecer o facto de algumas pessoas terem respondido a esta minha questão?
O meu sincero agradecimento.

Mas será que ninguém consegue dar uma resposta mais concreta e sem apelar tanto ao sentimento (sabendo eu que se calhar esta coisa dos milagres tem muito de sentimento)? Ninguém saberá quais são os desenvolvimentos de estudos bíblicos actuais sobre esta realidade? O que pensam os actuais exegetas sobre isto?

O meu muito obrigado,

Uma canhota

Fernando Cassola Marques

Que titulos escritos existem sobre esta matéria? alguém sabe?

Re: Os milagres de JC?
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 24 de March de 2003 22:09

Títulos sobre a matéria:
Jesus Cristo - História e Fé - Joaquim Carreira das Neves, pags 136 segs
Jesus, o Cristo - Walter Kasper, pags 127 segs(ed fr)
A Bíblia Hoje - Guilherme Dorado, pags 239 segs
Os milagres de Jesus - Xavier Leon-Dufour

João (JMA)

Re: Os milagres de JC?
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 24 de March de 2003 22:45

Fernando,

Não li o texto de François Varillon que o Alef sugeriu, pois o meu (mau) francês não me permite, mas deduzo que seja muito bom. Por isso, a minha opinião é sem qualquer base "oficial".

Acredito que os milagres aconteceram conforme a Sagrada Escritura os descreve, embora aceite que no texto possam existir algumas metáforas ou, talvez até, alguns exageros. Todavia, se os milagres que Jesus Cristo realizou fossem todos metáforas literárias, até que ponto o povo se sentiria admirado pelos seus feitos? Seria apenas as suas palavras que movia as pessoas? Penso que não.

Luis

Re: Os milagres de JC?
Escrito por: cristina (IP registado)
Data: 25 de March de 2003 08:51

Olá Alef

Esta matéria interessa-me bastante , tentei abrir o ficheiro mas não consegui . Como me dou bem com a lingua francesa gostaria que me enviasses os textos de que falas. Embora uma vez tenha falado com um Padre muito velhinho que me deu uma visão diferente dos milagres que achei muito interessante. O maior de todos os milagres é efectivamente estar vivo , o que se compreende facilmente se pensarmos nas porcarias que comemos . Porque morre um atleta com uma alimentação rigorosa de enfarte de miocardio e pessoas que fumam três maços de cigarros , comem como alarves e bebem ainda estão vivas?Acho que o maior milagre de todos hoje em dia é estar vivo. A ciência evoluiu tanto que os milagres já não podem ser os mesmos que Jesus fez , qualquer cura especial será explicada cientificamente , podem dizer que foi uma alteração dos genes que sujeitos a determinado meio produziram aqueles efeitos , não é isso que se passa com as células cancarigenas? O verdadeiro milagre hoje , na nossa sociedade só pode ser mesmo a fé no amor, qualquer outra manifestção do amor de Deus é olhada com desconfiança. Acho que há milagres e sempre havera mas vão tendo manifestções diferentes conforme a nossa capacidade de os aceitar, a fé em Deus é um dos maiores misterios e milagres hoje em dia depois de tudo o que se disse acerca Dele.
Cristina



Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.