Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Como é possível??? Estaremos no séc. XXI?
Escrito por: Ana Amorim (IP registado)
Data: 06 de March de 2003 16:31

Olá a todos!

Assinei hoje uma petição, levada a cabo por uma mãe que está perfeitamente indignada e revoltada com o que lhe está a acontecer (a ela e ao filho mais novo).
Ela mora em Braga. Tem dois filhos: João e Duarte.
O Duarte nasceu com uma anomalia cromossómica - trissomia 21 (Síndroma de Down). No entanto, é uma criança que, sendo devidamente estimulada, pode desenvolver as suas aptidões como qualquer outra criança.
A mãe, que já tinha o outro filho a frequentar um colégio católico de Braga, um dos melhores da cidade, resolveu pedir ao colégio que o Duarte o pudesse frequentar. Não iria dar muita despesa ao colégio, dado que, se ele precisasse de educadores especiais, estes seriam colocados pela administração educativa da área.
Primeiro, deram algumas esperanças à mãe, dizendo-lhe que, em princípio, estaria tudo bem, até porque já tinham tido deficientes lá a estudar.
No entanto, o tempo passou e veio a altura das matrículas. Vendo que nunca mais davam resposta, a mãe dirigiu-se ao colégio.
Na secretaria, da boca do Director do Colégio, a mãe ouviu estas palavras: "O SEU FILHO É DEFICIENTE! NÃO ACEITO DEFICIENTES NESTE COLÉGIO!" Disse ainda que sim senhor, já tinham havido deficientes naquele colégio, mas que ele não queria que tais situações se repetissem.

ACHAM ISTO DECENTE?

Infelizmente, os colégios ditos "católicos" são altamente segregacionistas. Pirmeiro, porque são de difícil acesso financeiro; e, depois, não aceitam toda a gente.
Devo dizer que frequentei uma escola salesiana. Era financeiramente acessível à maioria dos pais, porque era cooperativo. No entanto, não aceitava toda a gente...por exemplo, nunca lá vi nenhum aluno cego ou de cadeira de rodas.

Quando entrei na Faculdade é que me deparei com colegas assim.
Não foi nenhum choque (sou filha e irmã de deficientes, como sabem), mas foi uma grande alegria.

Gostaria que os colégios ditos "católicos" não obedecessem tanto a aparências e que, à semelhança de Cristo, acolhessem todos os que que anseiam pela educação e integração plena numa sociedade cada vez mais injusta e cruel.
Temo que, com a cegueira de alguns directores (que nada têm de cristão), a crueldade e a injustiça comece nestes mesmos colégios.


Anna

Ps - agora não me ocorre o site da petição, mas assim que eu o tiver, digo-o aqui.

Re: Como é possível??? Estaremos no séc. XXI?
Escrito por: tita (IP registado)
Data: 06 de March de 2003 16:52

Já agora um outro exemplo de um colégio católico caríssimo, de que não posso dizer o nome:
Se uma criança do dito Colégio tiver algum problema de comportamento com sanção disciplinar é "aconselhada" a sair da instituição. Se tiver um irmão na mesma intituição, essa criança é também expulsa, mesmo que o seu comportamento seja excelente . A ideia é que os pais são os mesmos, e portanto, o irmãozionho deve ter as mesmas tendências...

Por essas e por outras é que os colégios privados católicos não enganam ninguém - pretendem uma pretensa educação elitista, formalmnte estúpida. E os meninos, a troco de dinheiro dos papás não têm que lidar com o lixo da sociedade, desde meninos pobres a meninos deficientes a meninos mal comportados. Tudo a Bem da Nação.

Re: Como é possível??? Estaremos no séc. XXI?
Escrito por: Ana Amorim (IP registado)
Data: 06 de March de 2003 17:23

Olá Tita!

A tua intervenção é, de facto, mais um testemunho em como os colégios ditos "católicos" são, antes de mais nada, fábricas de potenciais elementos perigosos para a sociedade.
Na linha da educação rígida e castradora, aquilo que se pensa ser um bom colégio é, no fundo, um antro de "chaleiras prontas a explodir". E quando explodem, deixam um rasto de destruição à sua volta. Não há equilíbrio educacional. Os miúdos crescem sem a diversidade, sem a tolerância, sem o respeito pela individualidade sua e de cada um.
Uma desgraça...e completamente nos antípodas dos ensinamentos de Cristo.

E depois dão resultados como este director que é padre, atenção!

Mesmo sendo católica, nunca pus sequer a ideia de colocar os meus filhos em colégios católicos ou outros de igual índole. A escola pública, apesar de todas as carências, ainda consegue ser a melhor.

Já tenho os sites:

[www.petitiononline.com]

ou [www.geocities.com]



Vejam, que é de arrepiar!!!!


Anna

Re: Como é possível??? Estaremos no séc. XXI?
Escrito por: Zé dos Bigodes (IP registado)
Data: 06 de March de 2003 20:12

"os colégios ditos "católicos" são, antes de mais nada, fábricas de potenciais elementos perigosos para a sociedade"

Lenine não teria dito melhor.

"A religião é o ópio do povo"

Avante Camarada, avante

junta a tua à nossa voz....


Zé dos Bigodes - (Josef Vissarionovitch Dahugashvili)
(seminarista)

Re: Como é possível??? Estaremos no séc. XXI?
Escrito por: carlos nascimento (IP registado)
Data: 06 de March de 2003 22:11

Ana

Bem vinda ao "catolicismo" tipicamente portugues.

Não será por acaso que, quando começou a ser difundido pela TVcabo a "Canção Nova" (canal40) ouvi logo a seguir um padre dizer que "aquilo" nada tinha a ver com o nosso catolicismo. Refiro-me ao movimento carismatico... claro que não interessava aos parocos portugueses e muito menos ao mofo que se respira nas nossas igrejas.
Logo tiveram que se calar, o dito movimento era aprovado pelo Vaticano.

Aqui está um excelente assunto para o Alef ou o João Oliveira comentarem, para sairem do blá blá blá da teologia e do catecismo.( não levem a mal, mas estes assuntos chateiam-me...tocam-me)

Zé dos Bigodes, ou sejas lá quem fores, aqui tens o que penso sobre o teu comentario... coloca-lo-ei entre parentesis ( )

Paz para todos

Carlos

Re: Como é possível??? Estaremos no séc. XXI?
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 06 de March de 2003 23:43

Carlos, agradecia que não fizesses insinuações de tipo pessoal. E dizer que a teologia é só blá blá blá serve apenas para descarregar a tua agressividade, que dispenso. Além de que com isso nada acrescentas nem tiras à Teologia. Mostras "apenas" o que tu pensas e algo mais, que agora me dispenso de classificar. É também de blá, blá, blá que vive(ra)m Gutiérrez, Sobrino, Paulo, Agostinho de Hipona, Tomás de Aquino, como de blá, blá, blá viveram os filósofos...

Por outro lado, tenho comentado e proposto muitos outros tópicos que não se ligam directamente com temas "teóricos", incluindo temas relacionados com as deficiências e a discriminação a que são expostos. Portanto sobre este "excelente assunto" (como lhe chamas) não estou tão a "leste" como sugeres, além de que sugiro que ninguém reduza pessoalmente aquilo que um interveniente é pelo que diz ou deixa de dizer. É isso que estou a tentar fazer em relação ao que escreveste, que me parece algo gratuito. Este tipo de coisas também devia tocar-te, como dizes.

Alef

Re: Como é possível??? Estaremos no séc. XXI?
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 07 de March de 2003 00:15

Colégio justifica decisão com regulamento interno
Criança com Trissomia 21 recusada no D. Diogo de Sousa

O Colégio D. Diogo de Sousa recusou a matrícula de uma criança de três anos portadora de Trissomia 21, cujo irmão frequenta a instituição há seis anos. A mãe está revoltada com a decisão, não aceitando que a inscrição do filho tenha sido recusada, não por falta de vagas, mas porque o pequeno Duarte tem Síndroma de Down. O director do Colégio D. Diogo de Sousa alega que o estabelecimento de ensino não tem condições de receber crianças com deficiência e que o regulamento interno prevê esta determinação.

Ângela Mendes conta que se dirigiu ao Colégio no dia 18 de Novembro, expôs a situação do filho e manifestou intenção de o matricular naquela escola. Segundo a progenitora do Duarte, o senhor que a atendeu comprometeu-se a contactá-la dentro de oito a 15 dias, o que não aconteceu.

Uma vez que não obteve qualquer resposta, Ângela Mendes preencheu os impressos e foi entregá-los na terça-feira, dia de matrículas.

Na altura, o funcionário rejeitou os documentos, justificando que estava a cumprir ordens superiores.

Indignada, a mãe do Duarte pediu para falar com o director do Colégio, que, por sua vez, lhe explicou que a escola não tem condições para receber crianças com deficiência.

Um argumento que Ângela Mendes refuta, uma vez que o filho é «uma pessoa autónoma», come, fala, anda, corre e brinca tal como os outros meninos.

A diferença é que o Duarte tem uma insuficiência cognitiva, que implica um ritmo de aprendizagem mais lento, mas que não o impede de frequentar o ensino normal.

A progenitora, que é educadora de infância, pretende incluir o filho numa escola normal, dado que «ele não precisa de cuidados especiais».

«Necessita apenas de estímulos e de conviver com os colegas», assevera, acrescentando que o colégio «nunca seria o depósito do filho», pois a criança só lá ficaria cerca de três horas por dia.

O facto de os responsáveis pelo Colégio D. Diogo de Sousa negarem a inscrição do Duarte sem o terem conhecido ou efectuarem qualquer teste de avaliação leva a mãe a acusar a instituição de «discriminação em favor do elitismo», que para ser reconhecida recorre a mecanismos de exclusão inaceitáveis.

Contactado pelo Diário do Minho, António Marques, director do Colégio D. Diogo de Sousa, afirma que a escola não tem condições para acolher alunos com deficiências. Os direitos dessas crianças são garantidos pelos estabelecimentos de ensino públicos, observa.

Aquele responsável diz que a integração do Duarte numa turma exigiria a redução do número de alunos, o que não é possível, por razões económicas, num estabelecimento de ensino privado, que não tem contrato-associação com o Ministério da Educação.

Ou seja, admitir o Duarte «obriga à diminuição de meninos na sala, o que acarreta custos, que nem os pais, nem o Ministério da Educação suportam», explana, adiantando que seria o Colégio a assumir esses encargos.

António Marques sustenta que a admissão de alunos é da inteira responsabilidade da instituição de ensino, o Estado não interfere nesta matéria.

Aliás, refere, o regulamento interno do Colégio, distribuído a todos os encarregados de educação, é explícito: «A admissão do aluno é da competência da direcção do Colégio. A direcção reserva-se o direito de não admitir um candidato que não lhe pareça corresponder aos objectivos do Colégio, não estando sujeita a explicar os motivos da sua atitude».

«Diário do Minho». [www.agenciaecclesia.org]
[09-01-2003]

Re: Como é possível??? Estaremos no séc. XXI?
Escrito por: Tozé Monteiro (IP registado)
Data: 07 de March de 2003 02:01

Por esssas e por outras é que os meus filhos anda na escola pública!

Re: Como é possível??? Estaremos no séc. XXI?
Escrito por: Ana Amorim (IP registado)
Data: 07 de March de 2003 09:16

A discriminação que os colégios católicos infrigem não é de agora e não se atêm somente aos portadores de deficiência: aliás, é raríssimo ver num colégio católico um aluno que seja que ande am cadeira de rodas, por exemplo.
E isto é triste.
Que hajam regulamentos internos, o tanas! Não há é boa vontade para reequacionarem os seus regulamentos...óbvio que é muito mais cómodo não acolherem portadores de deficiência: é "mau" para a imagem do colégio, bem como para as suas finanças.
Daí que eu afirme que os colégios católicos são altamente segregacionistas na medida em que se dão ao trabalho de seleccionar quem deve e quem não deve frequentá-los. Geralmente quem os frequenta são meninos e meninas "bem", de pais e / ou educadores com posses monetárias. No fundo, é o dinheiro que lhes dá o prestígio, porque até em termos de educação deixam muito a desejar...
As instituições são para as pessoas e não o contrário. É dever das instituições prestarem serviços com qualidade e sem discriminações quanto a raça, sexo, motivações políticas e/ou religiosas, condição social ou condição física ou psíquica.
Está mais que provado que a integração de alunos portadores de deficiências no ensino dito "normal" beneficia toda a gente. Beneficiam os alunos não portadores de deficiência a conviverem com a "diferença" e aprenderem a respeitá-la, e beneficiam os alunos deficientes por se sentirem plenamente integrados.

Anna

Re: Como é possível??? Estaremos no séc. XXI?
Escrito por: carlos nascimento (IP registado)
Data: 07 de March de 2003 17:10

Alef, eu não fiz insinuações mas sim afirmações. Nestes assutos não gosto de conversa mole, ela é que tem levado a este tipo de situações.
Quanto a agressividade, ela é necessaria para acabar com estas descriminaçoes, não sera com o catecismo debaixo do braço que vais resolver estes problemas. Mas nada tinha de pessoal, muito tenho aprendido com os teus comentarios. Se fui incorrecto, aceita as minhas humildes desculpas, não era minha intenção atacar ninguem, mas sim alguma hipocrisia que ainda reina em certas instituições "católicas".

Já uma vez comentei este facto noutro topico: por estas e por outras é que as pessoas estão cada vez desiludidas com a igreja católica e, consequentemente, o protestantismo impera.

Só acho curioso uma coisa: se eu fizesse comentarios do genero do nosso "amigo" Zé taliban não teria recebido uma resposta tão simpatica... começo a não entender algumas coisas que aqui se passam.

Re: Como é possível??? Estaremos no séc. XXI?
Escrito por: carlos nascimento (IP registado)
Data: 07 de March de 2003 17:15

Ooops!!

Por lapso não terminei a ultima mensagem.

Só quero desejar Paz para todos e renovar o meu pedido de desculpas.

Carlos

Re: Como é possível??? Estaremos no séc. XXI?
Escrito por: carlos nascimento (IP registado)
Data: 17 de March de 2003 22:27

Alef

Só agora terminei a leitura (quase) completa das tuas "amigaveis" e "edificantes" participaçoes neste forum, a forma como te envolveste em discussões futeis e por vezes grosseiras.

Pergunto-te:
Já experimentaste le-las tu proprio? Estou certo que não!

Não sei qual a razão te tão feroz ataque ao meu comentario, mas faz um favor a ti, a mim e a todos... não deturpes aquilo que alguem aqui diz, por vezes com certa emoção.

A tua resposta foi despropositada, eu não ataquei ninguem pessoalmente, muito menos com agressividade.
Por falar em agressividade:
Tenta ler muitos dos teus comentarios aqui, a forma rude como trataste muita gente neste forum.

Se é tua intenção afastar alguem deste forum... PARABENS! Acabas de o conseguir comigo.
Nao pretendo envolver-me mais com falsos, irrasciveis e incompetentes moralistas.

Ficas assim a vontade para "correres" com o(a) proximo que apareça,para mim chega.

Claro que espero a mesma resposta que deste ao meu pedido (agora retirado) de desculpas.

Assim não dá, Alef!

Paz para todos

Carlos

Re: Como é possível??? Estaremos no séc. XXI?
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 18 de March de 2003 00:52

Por motivos alheios à minha vontade, ultimamente não tenho participado nas discussões. Espero poder voltar em breve. Mas agora tornou-se necessário "vir cá". Apenas para dizer que esta mensagem do Carlos me apanhou de surpresa e que já lhe enviei um e-mail para clarificarmos as "coisas".

Shalom!

Alef

Re: Como é possível??? Estaremos no séc. XXI?
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 18 de March de 2003 21:15

Será que o ambiente pré-guerra se vive a nível mundial está a contagiar os participantes deste fórum? :-)

Uma boa Quaresma,
Luis

Re: Como é possível??? Estaremos no séc. XXI?
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 24 de March de 2003 22:33

Anna, (mensagem de 07/03/03 09:16)

Desculpa dizer-te mas estás a fazer generalizações abusivas.

Pegas num caso ocorrido num colégio católico, e generalizas para todos os colégios católicos.

Depois acusa-los de política segregacionista.

Penso que vi mensagens tuas contra a Inquisição. Mas os argumentos utilizados neste tópico e as conclusões lógicas que delas retiras fariam inveja ao Torquemada.

Entendo o Direito à indignação.
E o Dever de expor os factos que nos chocam dentro da Igreja.
Mas não uma generalização absurda.

João (JMA)

Re: Como é possível??? Estaremos no séc. XXI?
Escrito por: Ana Amorim (IP registado)
Data: 25 de March de 2003 08:50

Eu andei numa escola salesiana e sei do que falo.
Quanto mais não seja em termos de educação...
Infelizmente, e pelo que me é dado a ver e a ouvir (testemunhos de outros pais) não é um, nem dois, nem três colégios católicos que têm estes defeitos: são muitos! E isto é triste. E isto é preciso ser denunciado.
Para bem de todos.



Anna

Re: Como é possível??? Estaremos no séc. XXI?
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 25 de March de 2003 15:45

Quanto a "testemunho" posso-te dar precisamente o contrário:

Vai para 7 anos que contacto diariamente com o colégio onde andam os meus filhos, as Doroteias.

Nunca notei nenhum comportamento segregacionista por parte daquele colégio.

Pelo contrário, vejo posições muito firmes da direcção se existem comportamentos menos adequados de umas crianças para com as outras.

Confesso até que pensei diversas vezes que existiria demasiada complacência com determinados alunos que demonstravam dificuldades, ao que me responderam que todos os alunos merecem todo o esforço.

Quanto à "educação rígida e castradora" acho que antes de generalizares devias lá ir ver. E falar com algumas educadoras e professoras de lá.

Mesmo porque assim podias ficar a conhecer os "potenciais elementos perigosos para a sociedade". :o))

Lá em minha casa tenho habitualmente três.

(Não posso convidar os colegas deles lá para casa porque senão a CIA acusa-me de "associação criminosa". :o)) ... ou de fazer parte do "eixo do mal"...)

Fora de brincadeira, não nego que tenhas tido más experiências e ouvido falar de outras. Mas chamemos as coisas pelos nomes.

Generalizar é sempre meter no mesmo saco o bom e o mau.

João (JMA)

Re: Como é possível??? Estaremos no séc. XXI?
Escrito por: rosa (IP registado)
Data: 26 de March de 2003 11:42

Educar...
Afinal que é educar? Ouvi uma vez uma descrição muito interessante :

Educar é a procura constante dos limites.
Assim as criancinhas mais não fazem do que "experimentar " continuamente todas as situações e vão por onde os deixam ir. Quem coloca as regras são os professores e os alunos têm de as cumprir. O que acontece hoje em dia é que as regras estão pouco definidas e cada professor tem uma definição pessoal do que é ser bem educado. O ensino público está a maior confusão de sempre , os alunos aprendem cada vez menos , os conteúdos são cada vez menos abordados, simplificam-se os curriculos , alteram-se as estrategias , mas nada resulta , cada vez os alunos dão mais erros ortograficos , cada vez tem menos tecnicas de estudo e habitos de trabalho , não tem concentração e não aprendem quase nada. Os poucos alunos que tiram algum rendimento escolar são muito acompanhados pelos pais e vivem de bons explicadores . Quase oitenta por cento dos alunos "sofrem de falta de concentração". Não é estranho ? Meninos bem alimentados , bem vestidos , com uma boa casa sofrerem disso? O que falta é disciplina. O que falta é rigor e seriedade no trabalho . O que falta é um boa régua e um bom puchão de orelhas hà antiga portuguesa, ou outros castigos praticos e muito interessantes para que os meninos de agora percebam uma coisa tão simples como esta:
quem conversa com o colega do lado , não houve o professor e sem ouvir ninguém aprende, nem um sobredotado.

O ensino publico está a ficar uma calamidade e muitos pais já perceberam isso e quem tem dinheiro põe os filhos em bons colegios catolicos onde vigora ainda uma disciplina bem rigida e quem vai para lá "brincar " bem que depressa é posto na rua. Dizem mal dos colegios catolicos? Porque não visitam as escolas publicas da alemanha .?Aquilo são escolas super disciplinadas. toda a gente cumpre regras e quem não cumpre sai fora. O que está mal no ensino é misturar tudo. Os alunos que efectivamente detestam estudar deviam ter alternativas de escolas profissionais . Um aluno que se porta mal não tem justificação possivel a partir do momento que está a prejudicar vinte alunos que querem ouvir o professor. Em média por cada turma de 17 alunsos que estão com atenção e fazem um esforço por aprender existem na mesma turma dois ou três casos que prejudicam todo o rendimento de uma turma. Onde está a justiça para estes alunos? Os alunos deficientes motores integram-se sem facilmente desde que haja condições a nivel de instalações e qualquer colegio os aceita sem problemas. Os alunos com algumas deficiencias a nivel psiquiatrico não tem o direito de por em causa o rendimento escolar de 22 alunos. A integração dos deficientes foi muito boa ideia e funciona nos outros paises , mas em portugal é uma vergonha. A integração começou bem , cada alundo com dificuldades era acompanhado por um professor e integrado numa turma : optimo. Mas devagarinho começaram acabar com esses professores e agora os professores têm de tomar conta deles e dos outros ao mesmo tempo . Além disso os processos desses alunos são complicadissimos a nivel burocratico fazendo desesperar qualquer professor. Só fala bem da integração dos alunos com deficiência quem não trabalha numa escola.
Acho que os pais deviam dar umas aulas durante uns tempos e tentarem educar uma cambada de selvagens e mal educados com uns deficientes à mistura numa sala de aula publica. Gostava de ver os pais desses meninos a dar aulas . Adorava ! Fica aqui o convite. Integração mas com qualidade , integração não aconteceu , o que aconteceu foi que despejaram os deficientes no ensino publico sem sequer existirem profissionais qualificados preparados para os receber, É uma vergonha o ensino publico está a degradar-se de dia para dia , os curriculos estão sempre a ser alterados e os pais não veem que cada dia os filhos estudam e aprendem menos compremetendo o acesso ao ensino secundario e despois à universidade. quem se vai safar são os pais dos meninos mais ricos que têm dinheiro para pagar explicadores de português , matematica , inglês de fisica e quimica e das outras todas. Há muitos pais a gastar mais de 300 euros por mês com os meninos só para explicações no 11 ano. que lindo ...Que falta no ensino ? Disciplina , rigor e ducação e qualidade que muitos colegios catolicos mantêm , por isso estão a ser tão procurados.
rosinha depenada



Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.