Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Senhora da Muxima!
Escrito por: PAZ (IP registado)
Data: 15 de March de 2002 22:31

MAIOR DEVOÇAO POPULAR EM ANGOLA

A imagem de Nossa Senhora da Conceição, mais conhecida como Senhora da Muxima, é uma das mais veneradas e de maior devoção popular em Angola. Vários são os testemunhos transmitidos por padres sobre a devoção do povo a Senhora da Muxima. O cónego Gericota, pároco da Igreja da Muxima no passado século, afirmava que: "....é extraordinária a devoção a Nossa Senhora da Muxima, por parte das pessoas, e até de gentios. Continuava dizendo que se faziam muitas ofertas, desde objectos de ouro, prata, velas, cera, galinhas, óleo de palma, azeite, amendoim e espigas de milho. A forma como a senhora da Muxima é venerada, assume aspectos interessantes, no quadro de um sincretismo entre as tradições Africanas e católicas. As mulheres são as maiores devotas, mas os homens também acorrem com muita frequência. Fazem-se pedidos para alcançar a fertilidade, ter sucesso, amor, fortuna, curar de doenças especialmente doenças mentais. Para cada pedido, reza-se de uma forma, para pedir amor é de outra forma, ou seja, conforme o pedido assim é a reza.
Os crentes conversam com a imagem da Santa como se de uma pessoa intima se tratasse, chegando a altercar, ralhar, disparatar, quando os seus pedidos não são atendidos. Chegam a mandar bilhetes, cartas, requerimentos com pedidos para serem atendidos aqueles que não se podem lá deslocar, ou achem que os seus assuntos são sigilosos que não podem ser revelados a ninguém, a não ser a Santa.
A imagem da Senhora da Muxima, está na Igreja Católica de Nossa Senhora da Muxima na vila da Muxima, província do Bengo a 130 quilómetros de Luanda a capital de Angola. Em língua Kimbundo a palavra Muxima significa coração. Foi-lhe atribuído esse nome, devido à sua localização "situada no meio da província, à beira do rio kwanza".
A festa em homenagem à Senhora da Muxima realiza-se a 8 de Dezembro, desde 1833. Pela sua importância e significado histórico, a Igreja da Nossa Senhora da Muxima, foi considerada monumento nacional em 1924.


HISTÓRIA DO DESAPARECIMENTO DA IMAGEM

Quando da ocupação de Luanda pelos Holandeses (1641-1648), a imagem da Senhora da Muxima, foi levada para a vila de Massangano. Num dos combates, os Holandeses apoderaram-se da imagem da Santa. Depois de retomada Luanda, em 1648, a imagem foi trazida para Luanda, onde dois moradores da vila da Muxima a reconheceram, quando estava a ser restaurada e levaram-na de volta para a sua Igreja de Origem. A chegada da imagem, foi motivo de grande júbilo e festa para todos os que a veneravam e adoravam. Realizou-se uma procissão em que participaram habitantes de várias regiões.


Senhora da Muxima, rogai pela paz em Angola!

Re: Senhora da Muxima!
Escrito por: Rui Oliveira (IP registado)
Data: 17 de March de 2002 01:40

Muito interessante este relato acerca da devoção à Senhora da Muxima: a Senhora do Coração.
É muito bonito falar destas coisas históricas que, de uma certa maneira, nos ajudam a compreender certos comportamentos e sentimentos do presente.
Talvez a Senhora da Muxima = do Coração, desta vez, ajude a abrandar os ódios daqueles que «kalé ni muxima» (não têm coração).

Só um reparo, quanto à seguinte frase do relato histórico: «A chegada da imagem, foi motivo de grande júbilo e festa para todos os que a veneravam e adoravam.»

Embora, a devoção a Maria nos leve, por vezes, a usar expressões que, habitualmente, usamos para com aqueles que mais amamos, como «eu te adoro», no caso de uma referência religiosa, a expressão soa a «heresia», pois só o Senhor Deus pode ser ADORADO.

Com amizade.

Re: Senhora da Muxima!
Escrito por: PAZ (IP registado)
Data: 17 de March de 2002 02:46

Muito interessante o seu reparo sobre:

«A chegada da imagem, foi motivo de grande júbilo e festa para todos os que a veneravam e adoravam.»

Estava mesmo a espera, que alguem de espirito esperto, desse conta e se manifestasse.

Este artigo sobre a Senhora da Muxima, mostra-nos claramente dois aspectos muito interessantes:

1º o que a presença de Maria, a mae de Jesus, desencadea nas populaçoes das cidades onde existem os seus santuarios.

2º a resposta do povo. Uma resposta, que ultrapassa todas as expectativas de igreja e da fé. A pratica mostra, que nos santuarios marianos, o povo venera Maria como orientaçao da Igreja. So que, quando a veneraçao é uma constante, torna-se numa adoraçao. A igreja, ve Maria como a mae de Jesus, intercessora da humanidade, etc. O povo quando olha para Maria ve DEUS, por isso adora-a contrariando todas os ensinamentos da Igreja. Contra esta verdade, ninguem consegue fazer nada, seria o mesmo que querer para o vento com as maos. A acçao do Espirito Santo num povo em veneraçao a Maria, é uma forma de adorar a Deus. Ela é mae do nosso Deus, ele é uma DEUSA.

Minha opiniao muito pessoal e contrariando, todos os ensinamentos sobre Maria, Ela é que é a Salvadora da humanidade.
Quem foi, que transmitiu a Jesus, toda aquela sabedoria? a genetica, tambem pode explicar isso, melhor do que eu.

Jesus foi apenas, o porta-voz de Maria. Pena que as outras religioes, nao enxerguem esta grandeza e nao olhem para Maria, como parte integrante do projecto de salvaçao e a respeitem como ela merece.

Maria é PODEROSA!

Aprecebi-me, que é de Angola, pelo: «kalé ni muxima».

Mama Muxima Tubane Di Bessa!

Re: Senhora da Muxima!
Escrito por: Rui Oliveira (IP registado)
Data: 17 de March de 2002 03:49

Efectivamente, eu não sou de Angola, mas vivi em Angola, durante 11 anos,
onde me nasceram dois filhos.
A expressão que usei é dos gritos mais lancinantes que atravessaram os meus
«ouvidos», e que foi por mim percebida numa canção negra sobre a acção dos
colonos, talvez de tempos muitos antigos.
Senti esse grito, como dirigido a mim, aos europeus, de gente «sem coração».
Senti-me muito magoado, pois eu, apesar de não ser nenhum santo, não me
considerava «sem coração». No entanto, sofri com os irmãos angolanos, a
angústia de uma situação ditada por gente sem coração... E alguns eram...

Com amizade.



Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.