Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Página actual: 11 de 38
Re: Referendo sobre o Aborto - Resultados e comentários
Escrito por: Maria José Ribeiro (IP registado)
Data: 25 de February de 2007 14:59

Citação:
Firefox
Maria José, o seu post fecha o ciclo. Retornamos ao ponto de partida, o rumo da conversa voltou a ser o início. Eu poderia não ouvir nada do que vc disse e dizer que escravidão tb é fazer de uma mulher uma incubadora. Vc, por sua vez, não ouve nada do que eu digo e continuamos o duólogo de surdos-mudos. Então deixo como está, para não nos comportarmos como esquilos na gaiola movendo a rodinha.
Vamos tentar seguir o conselho da hierarquia - pois é, ela mesma - e refletir cada um consigo ou continuar trocando farpas?

Penso que está a ser injusto. Mas , se é assim que pensa...eu aceito.
SE reparar eu tive o cuidado de dizer o que pensava e dar-me conta e dar-vos conta de que sabia que a discussão estava noutro lado. Mas o que acontece é que eu acho, eu achava que andavam num "vira o disco e toca a mesma" e que há uns iluminados( desculpe a expressão) que "têm que levar sempre a àgua ao seu moinho". Nalguns casos a defesa da não vida era bem clara e, em vários casos, parecia-me, apresentada com argumentos falaciosos.

Quis mudar, é verdade.
A escravatura é algo que me preocupa. Talvez no Brasil se esteja mais habituado.

Se não respondi às suas intervenções foi por não ter achado conveniente. Será que não tenho esse direito?

Re: Referendo sobre o Aborto - Resultados e comentários
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 25 de February de 2007 17:55

Citação:
Maria José Ribeiro
Penso que está a ser injusto. Mas , se é assim que pensa...eu aceito. SE reparar eu tive o cuidado de dizer o que pensava e dar-me conta e dar-vos conta de que sabia que a discussão estava noutro lado. Mas o que acontece é que eu acho, eu achava que andavam num "vira o disco e toca a mesma" e que há uns iluminados( desculpe a expressão) que "têm que levar sempre a àgua ao seu moinho". Nalguns casos a defesa da não vida era bem clara e, em vários casos, parecia-me, apresentada com argumentos falaciosos.
Quis mudar, é verdade. A escravatura é algo que me preocupa. Talvez no Brasil se esteja mais habituado.

Se não respondi às suas intervenções foi por não ter achado conveniente. Será que não tenho esse direito?

Maria José, não entendi pq se sentiu "mordida" pelo que escrevi antes, da minha parte pensei que tinha deixado claro que não estava escrevendo algo contra vc, mas comentando um sentimento meu de que estavamos todos andando em círculos, e por esse motivo estava deixando a discussão meio de lado.

Citação:
A escravatura é algo que me preocupa. Talvez no Brasil se esteja mais habituado.

Releia o seu último post. Já de relance noto nele uns dois ou tres convites para a briga, não vou nem comentar. Aliás, vou comentar um, os outros aqui que me desculpem, mas me pareceu grave. Maria José, se vc tem preconceito contra brasileiros isso é um problema seu, mas não fica bem expressá-lo em fóruns. Ainda mais em um fórum católico. Tenho certeza que vc não gostaria que eu me alongasse nesse assunto, mas só para vc pensar um pouco mais antes de escrever dessas coisas, lembre-se que quem implantou a escravidão aqui no Brasil foram os portugueses. Ninguém se "habitua" com escravidão e aqui fomos nós que lutamos pela independência. Esqueceu-se? Seja um pouco mais "politicamente correta" pelo menos.

Espero não voltar a esse tema, tenho muitos amigos portugueses, e não estou habituado é com manifestações de preconceito. Já me irrito mesmo qdo é contra os outros.

Passar bem.



Editado 1 vezes. Última edição em 25/02/2007 18:15 por firefox.

Re: Referendo sobre o Aborto - Resultados e comentários
Escrito por: Maria José Ribeiro (IP registado)
Data: 25 de February de 2007 22:09

Não quero entrar em polémica. Peço desculpa se isso pareceu.

Tenho todo o apreço pelos brasileiros. Infelizmente, oiço notícias sobre o Brasil que me preocupam.

A extrema pobreza (dir-se-à escravatura) de alguns ao lado da opulência de outros.

O desprezo pela vida humana. O tanto dá morrer ou atacar porque nada se tem a perder. Os sequestros...

Será que estou mal informada?

Desculpe se o magoei.

Re: Referendo sobre o Aborto - Resultados e comentários
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 26 de February de 2007 00:25

Citação:
Maria José Ribeiro
Não quero entrar em polémica. Peço desculpa se isso pareceu.
Tenho todo o apreço pelos brasileiros. Infelizmente, oiço notícias sobre o Brasil que me preocupam.
A extrema pobreza (dir-se-à escravatura) de alguns ao lado da opulência de outros.

Infelizmente a desigualdade social aqui é mesmo um problema muito sério. Bastante. Temos uma distribuição de renda das piores do mundo.

Citação:
Maria José Ribeiro
O desprezo pela vida humana. O tanto dá morrer ou atacar porque nada se tem a perder. Os sequestros...
Será que estou mal informada?

Creio que está informada pelo pior, que é o que veicula a mídia. Esses casos acontecem nos grandes centros, principalmente nas capitais, e em especial em certos lugares e bairros mais violentos. Isso não é o normal no país, que em muitas partes daqui a vida é mais pacata mesmo, ainda vale a palavra confiada, o nome da família, e outras coisas ao estilo "da antiga". Apesar de pobre e sofrido, o povo em geral tem o coração bom. A evangelização aqui teve muitos problemas, a catequese teve deficiências de formação, mas muitos valores cristãos fazem parte da cultura do povo.

Citação:
Maria José Ribeiro
Desculpe se o magoei.

Já está. Também não estou procurando polêmica. Acabo de chegar da missa e seria um modo triste de começar a semana.

Deus te abençoe.

Re: Referendo sobre o Aborto - Resultados e comentários
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 01 de March de 2007 18:07

Patriarca de Lisboa triste com a vitória do "Sim" - 01/03/2007 - 08:51



O Cardeal-Patriarca de Lisboa considera uma "fragilidade interna" da comunidade católica o voto fiéis no "Sim" no referendo do aborto e assegura que a Igreja, "mais do que derrotada, ficou triste com a decisão dos portugueses".
"Muitas vezes, porém, as vitórias avaliam-se, mais do que pela quantidade dos votos, pela justiça das causas. E continuamos convencidos de que a nossa é uma causa justa e reta, em termos de civilização. Relativamente aos votos «Sim» dos católicos – e aqui podemos falar de uma derrota – já me tocam mais de perto. Porque mostram uma fragilidade interna da comunidade católica", refere, em entrevista à revista Visão, publicada hoje, 1 de Março.

" O referendo fez-me refletir na fragilidade da nossa catequese. Na qualidade, na acutilância... Nós não estamos a conseguir transmitir às gerações mais novas esta fidelidade aos valores do Evangelho", disse, sublinhando tratar-se de uma opinião pessoal.

D. José Policarpo refere, sobre os próximos passos a dar nesta matéria, que "não podemos colaborar com uma lei que consideramos injusta, mas estaremos do lado de todas as salvaguardas que garantam ajuda à mulher que tenciona fazer um aborto. Até para propor alternativas".

O Patriarca de Lisboa mostra-se preocupado com o "crescente número de católicos cuja profissão de fé não coincide com a moral praticada. E não fazem acompanhar a exigência da vida cristã com a atitude moral".

Sobre alguma polêmica gerada em torno do que está previsto no Código de Direito Canônico sobre o aborto, D. José Policarpo sublinha que ninguém está excomungado por ter votado «Sim», mas refere que "quem fez profissão de fé católica e dela se afastou numa questão como a do aborto, pelo menos deveria pensar um bocadinho nisso".

Sobre a "mutação cultural" que se vive em Portugal, o Cardeal-Patriarca diz que "as pessoas já não fazem perguntas sobre o sentido da vida, mas sobre o problema que têm, em cada momento, diante dos olhos".


www.catolicanet.com.br




Fonte: Agência Ecclesia
Local:Lisboa (Portugal)

Re: Referendo sobre o Aborto - Resultados e comentários
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 01 de March de 2007 20:26

Gostei da postura do Cardeal Patriarca, demonstra ter feito uma leitura realista da situação.
Há mudanças inegáveis na sociedade portuguesa que devem ser analisadas com pragmatismo, caso se queira inverter o quadro. Mais que lamentar há que entender para poder agir.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Referendo sobre o Aborto - Resultados e comentários
Escrito por: JoseDias (IP registado)
Data: 01 de March de 2007 21:08

Dizem que proclamar a doutrina pode afastar.

(O que está por provar).

Mas noto que evitar a doutrina também não atrai.

(O que está provado).

Portanto, mais vale ser coerente, não pensar em resultados e apostar na missão.

Façamos o nosso trabalho. Deus fará a Sua parte.

Bem. Como sempre.

Re: Referendo sobre o Aborto - Resultados e comentários
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 02 de March de 2007 18:58

Duas ou tres palavras.

Citação:
"O referendo fez-me refletir na fragilidade da nossa catequese. Na qualidade, na acutilância... Nós não estamos a conseguir transmitir às gerações mais novas esta fidelidade aos valores do Evangelho", disse, sublinhando tratar-se de uma opinião pessoal.

A catequese de hoje não faz justiça nem de longe à riqueza de tradição católica nesse campo. Dos bispos e presbíteros catequistas, espirituais, pastores, passamos em muitos casos aos bispos e presbíteros administradores de dioceses e paróquias. Da catequese centrada no kerigma experimentado e vivido caímos na mal fadada repetição de perguntas e respostas prontas, e alguns ainda hoje se surpreendem que esse racionalismo não dê os resultados com que sonhavam, como se existisse uma garantia de que o que chega à cabeça vá ao coração. Ainda hoje a igreja insiste em avaliar a eficácia da catequese pela frequência aos sacramentos e pela quantidade das devoções. Os leigos deviam continuar leigos, afinal, "teologia confunde a cabeça". Pelo menos ninguém nunca sentiu aquele clima frio, jurídico, na igreja, senão seria outro problema. Enfim, ainda há um longo trabalho pela frente.

Quanta esperança trouxe e ainda traz o abençoado Vaticano II... e mesmo assim existe gente que se diz católica e que recusa o concílio. Em vez de meter fermento na massa é mais produtivo meter a massa numa forma. É o mundo que é fechado? Paradigmático? O vento ainda empurra as velas e move o barco, mas navegar arrastando uma âncora que vai arando o fundo é sempre mais difícil.

Citação:
D. José Policarpo refere, sobre os próximos passos a dar nesta matéria, que "não podemos colaborar com uma lei que consideramos injusta, mas estaremos do lado de todas as salvaguardas que garantam ajuda à mulher que tenciona fazer um aborto. Até para propor alternativas".

Aqui lembrei de Emaús.

Citação:
as pessoas já não fazem perguntas sobre o sentido da vida

Respeitosamente, discordo do Patriarca! As pessoas continuam fazendo as perguntas assim como sempre fizeram antes, a linguagem do mundo é que mudou, mas a igreja perdeu o bonde e não consegue mais chegar às pessoas. Isso me fez lembrar de um sermão do Pe. Vieira: o problema não está na mensagem, nem nos ouvintes, deve então estar com os pregadores.

Paz e Bem.

Re: Referendo sobre o Aborto - Resultados e comentários
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 02 de March de 2007 22:18

Citação:
O referendo fez-me refletir na fragilidade da nossa catequese.

DE facto, as intervenções de muitos apoiantes do Não e os discursos pretensamente religiosos que usaram , revelaram muita ignorãncia...

católica praticante



Editado 1 vezes. Última edição em 02/03/2007 22:18 por catolicapraticante.

Re: Referendo sobre o Aborto - Resultados e comentários
Escrito por: Paulo (IP registado)
Data: 03 de March de 2007 01:37

Como diz o JoseDias ha que arregaçar as mangas. Enquanto o estado tem para oferecer à mulher o assassinio, nós temos mais para propor. Muitas sao as casas de Norte a sul do país vao abrir até 2008 para propor realmente vias alternativas à mulher, que vendo-se gravida e não podendo ou nao querendo ter o filho, possa encontrar outra solução.
A nossa clara aposta pela vida não podia ter outro desfecho. Sempre recusamos a visão simplista dos defensores do sim, que mais nao queriam liberalizar o aborto.
Como se esperava nenhuma medida de apoio às gravidas ia ser tomada. Nenhuma politica que priveligiasse o nascimento. A sede de ser barbaramente moderno era tanta que tudo servia para arrancar um voto.
Já sabemos tambem que a proxima batalha será a das 12 ou mesmo 16 semanas. Não ha tempo que chegue, as mulheres continuam a ir para a prisao se abortarem a partir da 10. Ou ate mesmo em estabelecimento não autorizado.
Numa escola onde um colega da aulas, fizeram um inquerito às jovens entre os 16 e os 18 anos, perguntando se estando gravidas, diriam aos seus pais a fim de com eles irem ao posto de saude pedir o aborto. 2% das inquiridas disseram sim. 12% disseran não sabe, 80% disseram que não. o resto foram votos nulos.
Votaram 425 alunas.
Naturalmente que temos de dar uma resposta.
Naturalmente que a obra nasce,
Naturalmente que procuramos fazer a obra de Deus, não cumprir o programa do governo.
Só assim a Igreja será profética. Fiel a Jesus seu mestre.
É o que nos diferencia dos outros. A docura do nosso trabalho, contra impassividade dos que votaram sim e disseram, a mulher faça o que lhe apetece, mas não me chateiem.

Re: Referendo sobre o Aborto - Resultados e comentários
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 03 de March de 2007 09:12

Acho muito bem que façam alguma coisa de útil em vez de se limitarem a propor a prisão de mulheres e a usar o Direito penal pra impor uma moral particular.

E já agora, vão á raíz do problema - apoiem a Educação sexual e a contracepção eficaz ( pílula, Pílula do dia seguinte, DIU), que é a melhor forma de prevenir o aborto.E aprendam a respeitar as mulheres, definitivamente.

O dinheiro que gastaram na campanha do Não, dava para tanto...

católica praticante



Editado 1 vezes. Última edição em 03/03/2007 09:13 por catolicapraticante.

Re: Referendo sobre o Aborto - Resultados e comentários
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 03 de March de 2007 09:13

Citação:
Numa escola onde um colega da aulas, fizeram um inquerito às jovens entre os 16 e os 18 anos, perguntando se estando gravidas, diriam aos seus pais a fim de com eles irem ao posto de saude pedir o aborto. 2% das inquiridas disseram sim. 12% disseran não sabe, 80% disseram que não. o resto foram votos nulos.
Votaram 425 alunas
.
A citação sem referências de um pretenso inquérito vale o que vale. Mas, a serem os dados credíveis ( ou verdadeiros) cá está um bom exemplo de como a Educação SExual e os serviços de saude sexual e reprodutiva devem ser estar disponíveis nas escolas. E uma excelente demonstração de que as familílias não fazem Educação SExual aos seus filhos.

católica praticante



Editado 2 vezes. Última edição em 03/03/2007 09:18 por catolicapraticante.

Re: Referendo sobre o Aborto - Resultados e comentários
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 03 de March de 2007 10:09

Aqui está uma demonstração de um inquerito com uma pergunta mal feita e consequentemente uma conclusão abusiva.

Quanto ao dinheiro gasto na campanha do não dava para metade daquilo que a campanha do sim gastou. O sim gastou cerca do dobro, só o PS gastou tanto como toda a campanha do não.

Re: Referendo sobre o Aborto - Resultados e comentários
Escrito por: Paulo (IP registado)
Data: 03 de March de 2007 12:37

Pois e camilo... o dinheiro gasto pelo sim dava para fazer tanta coisa. Que nao foi feita nem será.
Basta ver o que certas pessoas pensam ser a educacao sexual - como evitar ter filhos ou livrar-se deles.
Nao fizeram nada... nem nada farão.
E que acontecerá as mulheres que abortam as 12 semanas???

Re: Referendo sobre o Aborto - Resultados e comentários
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 03 de March de 2007 17:52

Mesmo sem os dados todos das contas finais da campanha, parece que o não gastou imensamente mais...

Com poucos resultados, graças a Deus.

católica praticante

Re: Referendo sobre o Aborto - Resultados e comentários
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 03 de March de 2007 18:58


Re: Referendo sobre o Aborto - Resultados e comentários
Escrito por: Maria José Ribeiro (IP registado)
Data: 03 de March de 2007 21:15

Já viram este artigo no Público de 3/3/07?

Acho-o com muito interesse. Por isso o coloco aqui.

"Requiem pelo "sim" moderado

03.03.2007, Tiago Duarte


A vitória do "sim" radical sobre o moderado é o exemplo acabado de que a revolução acaba sempre por engolir os seus filhos



Tantas vezes os defensores do sim repetiram que o que estava em causa não era o aborto livre a pedido da mulher que acabaram por convencer a maioria dos eleitores que foram votar. Foi aliás a ideia de que o aborto era um mal, que se combatia melhor no Serviço Nacional de Saúde do que no circuito do aborto clandestino, que levou a considerar a defesa do sim mais moderada do que em 1998, já que agora se reconhecia a existência de uma vida intra-uterina diversa da da mãe, razão pela qual também os defensores do sim se afirmavam contra o aborto, mesmo legal, pretendendo evitá-lo, ainda que não através da criminalização.
A este propósito era sempre citado pelos defensores do sim o modelo alemão, como um bom exemplo a seguir, sendo que o que consta no § 219 n.º1 do Código Penal alemão é que, o aconselhamento serve a protecção da vida que está por nascer. Deve orientar\u2011se pelo esforço de encorajar a mulher a prosseguir a gravidez e de lhe abrir perspectivas para uma vida com a criança. Deve ajudá\u2011la a tomar uma decisão responsável e em consciência. A mulher deve ter a consciência de que o feto, em cada uma das fases de gravidez, também tem o direito próprio à vida e que, por isso, de acordo com o sistema legal, uma interrupção da gravidez apenas pode ser considerada em situações de excepção, quando a mulher fica sujeita a um sacrifício que pelo nascimento da criança é agravado e se torna tão pesado e extraordinário que ultrapassa o limite do que se lhe pode exigir.
A verdade é que, até à vitória do sim, não se ouviu uma voz, uma só, a dizer que o aconselhamento prévio obrigatório era humilhante para a mulher ou que a tentativa de a dissuadir a praticar um aborto fosse estigmatizante. Bem pelo contrário. O coro estava bem afinado e cantou a uma só voz a música previamente ensaiada. O aborto não é livre, o aborto não é um direito, o aborto é um mal foi o refrão repetido e trauteado um pouco por todo o país.
Onde estão agora esses tenores? Onde estão esses protagonistas do sim moderado? Ou, outras palavras, onde estava Alberto Martins? É inquietante verificar como a vitória do sim levou a que logo começassem a cair as máscaras dos que se tinham fingido moderados, iniciando-se a campanha de "trotskização" dos verdadeiros moderados, que nunca mais apareceram. Dão-se alvíssaras a quem encontrar, nos dias que correm, os protagonistas do sim moderado, de Maria de Belém a Oliveira e Silva.
Afinal o aborto tem mesmo de ser livre, para não se desrespeitarem os resultados do referendo, dizem agora os que andaram calados durante a campanha. Afinal o aconselhamento tem de ser facultativo, neutro e não directivo, não podendo ter por objectivo tentar demover a mulher que queira fazer um aborto. Afinal o aborto é mesmo um direito da mulher que não pode ser condicionada de forma nenhuma, dizem os que o negavam ontem. Só não se percebe porque é que o próprio período de reflexão não é também facultativo, para não estigmatizar a mulher face aos actos médicos não sujeitos a tal retardamento.
É preciso dizer que o que se está a passar assume os contornos de uma autêntica burla política, sobretudo para os que acreditaram no que lhes foi dito vezes sem conta e acabaram por votar sim. É que para os defensores do não qualquer lei que venha a ser aprovada e que permita à mulher decidir livremente sobre a vida do feto será sempre uma má lei, estando em causa apenas (e não é pouco) procurar o mal menor. São, pelo contrário, os defensores do sim moderado, agora amordaçados ou sequestrados, os verdadeiros enganados nesta história.
A vitória do sim radical sobre o sim moderado é o exemplo acabado de que "a revolução acaba sempre por engolir os seus filhos". À frente vão os românticos, os ingénuos, os bem-intencionados, os compreensivos, os verdadeiros e os puros. Depois, aparecem os poderosos, os calculistas, os falsos e os dissimulados. Terá de ser sempre assim?
Professor de Direito Constitucional, UNL"

Re: Referendo sobre o Aborto - Resultados e comentários
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 03 de March de 2007 21:50

Catolicapraticante.

Não é bem assim, como dizes. Os artigos que apontas nenhum deles refere o orçamento do PS: 592 mil euros. Ver artigo do Jornal de Notícias Campanha dispara gastos face ao referendo de 1998.

Segundo a Comissão Nacional de Eleições o total dos 19 orçamentos contabiliza 2.102.704 euros, sendo 1.468.704 dos partidos e movimentos pelo "SIM" e 634.000 euros dos partidos e movimentos pelo "NÃO".

Feitas as contas, temos o SIM com 69.85% do total de dinheiro gasto, e o NÃO com 30.15%. Isto é, o SIM gastou mais do dobro do que o NÃO, embora não conseguindo mais do dobro dos votos.

Conclusão, os orçamentos do NÃO foram mais eficientes que o do SIM.

Luís Gonzaga

Re: Referendo sobre o Aborto - Resultados e comentários
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 04 de March de 2007 00:57

Luis, esses dados foram noticiados nos principais telejornais.
A repetição de dados falsos (os da CP) não me parece inocente mas sim uma arma de campanha.



Editado 1 vezes. Última edição em 04/03/2007 01:00 por camilo.

Página actual: 11 de 38


Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.