Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Página actual: 3 de 38
Re: Referendo sobre o Aborto - Resultados e comentários
Escrito por: luis (IP registado)
Data: 12 de February de 2007 11:36

Disse a Lena

"Não gostou de lamúria? Troque por chorar sobre leite derramado."

Respondo eu:

O que não gostei é do nível de hipocrisia de quem continuamente pratica aquilo que passa a vida a criticar nos outros.

Re: Referendo sobre o Aborto - Resultados e comentários
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 12 de February de 2007 11:52

Citação:
De facto, a gravidez não é uma "coisa", é um estádio, consequência de um conjunto de circunstância que leva a uma situação.
Que trocadilhos para não se dizer nada. A gravidez é o nome que se dá quando se gera um ser humano. Se tens dúvidas vai ver o que diz a ciência. Vocês devem ter saltado esta parte de crescimento. Apareceram logo feitos. Deve ser isso.

Parem de julgar a vida dos indefesos, e nós pareremos de julgar as vossas acções que levam outros à morte.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: Referendo sobre o Aborto - Resultados e comentários
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 12 de February de 2007 11:57

Citação:
luis

O que não gostei é do nível de hipocrisia de quem continuamente pratica aquilo que passa a vida a criticar nos outros.

Por favor indique onde eu tento impor um modelo de vida seja a quem for.
Sempre me bati pelo direito de escolha, isso é impor um modelo de vida?
Gostaria que mostrasse onde eu impeço alguém de não abortar, onde eu impeço alguém de seguir um ideal político, social, religioso especifico.

O facto de eu não gostar de lamúrias é bem simples. Lamentos não levam a nada, não constroem nada. Acções no terreno sim. Pode negá-lo?

Porque me chama então de hipócrita? Só porque não defendo a sua posição?
Por favor, reflicta um pouco. A menos que a reflexão não faça parte do seu ideal de vida, o que não acredito, não vejo mal em pedir tal.





Muitos já implicaram com a minha assinatura. Há anos que a uso em diferentes fóruns, mas foi preciso chegar neste para ver tanta gente incomodada. Porque será?

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Referendo sobre o Aborto - Resultados e comentários
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 12 de February de 2007 12:02

Hipocrisia é dizer-se a favor da vida mas aprovar leis anárquicas que permitem o extermínio de seres humanos sem restrições. Outra é dizer-se contra o aborto mas fazer campanhas acérrimas a favor do mesmo. Outra é negar que o ser humano é gerado pela concepção e o que separa o bebe de 12 meses do feto de 10 semanas são apenas estágios de crescimento. Coisas provadíssimas pela ciência. Esse tipo de hipocrisias.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: Referendo sobre o Aborto - Resultados e comentários
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 12 de February de 2007 12:20

Aqui ficam mais acções das pessoas que defendem a saúde e dignidade da mulher, e do feto, e também, o NÂO ao aborto. É isto que as pessoas do SIM deveriam fazer em vez de andarem a construir clínicas de matar seres humanos. Mas é compreensivel que dá mais trabalho fazer coisas deste tipo do que legalizar clínicas de abortos, sem ter de investir dinheiro nas pessoas. A isso chama-se de hipocrisia também.


Citação:
http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=13&id_news=262513

Vila Real: Movimento cria associação de apoio a grávidas
O movimento «Vida, Sempre!», que defendia o «Não» no referendo sobre a despenalização da Interrupção Voluntária da gravidez (IGV), anunciou hoje a criação de uma associação de apoio às grávidas e bebés abandonados.

O «Vida, Sempre!» reuniu cerca de 17.000 pessoas no distrito de Vila Real.

Depois da vitória do «Sim» no referendo de domingo sobre a despenalização da IVG até às 10 semanas, com 59,25% dos votos, o movimento decidiu avançar com a constituição de uma associação de apoio para as grávidas jovens, ou sem condições económicas, e para os bebés abandonados.

«Queremos aproveitar a dinâmica que se criou em torno do movimento contra a despenalização do aborto no distrito de Vila Real», afirmou um dos responsáveis da associação à agência Lusa.

Segundo Acácio Valente, a «Vida, Sempre!» vai avançar ainda este ano com a iniciativa, porque o que verdadeiramente faz falta em Portugal «são estruturas de apoio às mulheres para que elas possam optar por ter os seus filhos».

Acácio Valente considera que o número de abortos clandestinos não vai diminuir em Portugal porque «muitos médicos do Sistema Nacional de Saúde vão invocar objecção de consciência para não interromperem a gravidez».

«Este facto vai resultar no aumento de clínicas privadas, que vão praticar abortos a preços mais elevados, o que fará com que muitas mulheres continuem a ir a Espanha, onde continuará a ser mais barato abortar, ou a recorrer ao aborto clandestino, sem condições e colocando em perigo a sua vida», salientou.

O dirigente do movimento de Vila Real sustentou que as mulheres portuguesas «vão continuar expostas a uma situação humilhante».

O «Não» venceu em todos os concelhos do distrito de Vila Real, tendo obtido 61,89% do total dos votos expressos.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: Referendo sobre o Aborto - Resultados e comentários
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 12 de February de 2007 12:27

Citação:
Seven
Outra é negar que o ser humano é gerado pela concepção e o que separa o bebe de 12 meses do feto de 10 semanas são apenas estágios de crescimento. Coisas provadíssimas pela ciência.

Seven

Nem todos os seres humanos são gerados na concepção. No caso de quimeras o ser humano é formado a partir de dois embriões que se fundem, vindo essa pessoa a ter dois cóodigos genéticos diferentes.

[en.wikipedia.org]

[www.katewerk.com]

pontosvista

Re: Referendo sobre o Aborto - Resultados e comentários
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 12 de February de 2007 12:34

pontosvista,

isso para mim não passam de estágios de evolução e crescimento. De qualquer maneira,essa questão nem se põe às 10 semanas. Compreendo mais essas dúvidas iniciais do que quando o Ser em questão já tem coração impressões digitais, braços, pernas, boca, etc, etc, etc.......

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: Referendo sobre o Aborto - Resultados e comentários
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 12 de February de 2007 13:58

Luís Gonzaga:

A vitória do sim não foi por acaso, mas uma escolha ponderada da sociedade portuguesa, a maioria dela católica.
Isto merece uma reflexão aprofundada, nomeadamente sobre os moldes em que foi conduzida a propaganda de campanha do não, pensada profissionalmente ao milímetro, em termos de marketing político.

Foi uma campanha que utilizou a igreja e os seus canais de comunicação, as suas estruturas e recursos humanos.

Mais de dois milhões e duzentos mil (2238053 ) portugueses votaram ontem Sim, perto de 60% dos votantes.

Poucos dos que votaram serão muçulmanos budistas ou hindus. A larga maioria dos cidadãos portugueses, quando indagados sobre questões de religiosidade ou crença religiosa refere-se a eles mesmos como católicos, baptizados e que acedem aos sacramentos da igreja.

O mapa eleitoral do país também é expressivo. Grande parte da região Norte e Centro ( nomeadamente as Beiras), onde peso da igreja católica e do catolicismo ainda é tradicionalmente importante e o voto político se distribui á direita, alterou o sentido de voto ( relativamente ao último referendo )e votou maioritariamente no Sim.

Aliás os votos do sim foram essencialmente femininos e jovesn – ou seja foram os jovens e as mulheres que determinaram a decisão final dos portugueses.
Isto tem que ter uma leitura.

Sejamos sérios – a demagogia, a agressividade e a mentira não são forma de impor qualquer mensagem. Não foi assim que Jesus impôs a sua mensagem, não foi pela força ou pela coação, ou pela lei penal.

Outros a tentaram impor dessa forma através dos séculos e sabemos com que custos e consequências.
Que os católicos fiquem conotados com certas afirmações públicas de algumas figuras de relevo mediático que aparecem a falar em nome dos católicos, parece-me pouco útil para a Igreja.

Outro aspecto essencial é que a Igreja não pode ter uma rígida posição doutrinária contra a contracepção eficaz , o planeamento familiar consciente e a educação sexual estruturada e aberta numa perspectiva de realização pessoal, responsabilidade, autonomia e amor,( estratégias essenciais na prevenção do aborto) para ao mesmo tempo dizer que é contra ao aborto.

È uma radical incongruência. Não se pode ser contra o aborto e dizer-se que os métodos pseudo naturais são eficazes, ou, o que é mais grave , os únicos admissíveis. Esta radical incongruência afasta muitas pessoas da Igreja e reduz a visibilidade social da igreja a um gueto de fundamentalistas neocons mais ou menos caricaturáveis.

Um outro desafio é saber distinguir o proselitismo fácil baseado em slogans sem sedimentação e a evangelização baseada na verdade e no aprofundamento das questões essenciais.

Por último o fantasma de uma Igreja sempre perturbada e anacrónica em relação ao valor da mulher, da sua autonomia, liberdade, responsabilidade e capacidade de decisão sobre questões íntimas, pessoais e intransmissíveis...
Ua igreja que olha paras mulheres com uma milenar desconfiança e obscurantismo, ou um paternalismo infantilizante, é hoje um modelo inaceitável nas sociedades contemporâneas.

Uma Igreja sem as mulheres não tem futuro.

Nota final - Subscrevo inteiramente a opinião do tilleul e da lena.

católica praticante



Editado 1 vezes. Última edição em 12/02/2007 14:01 por catolicapraticante.

Re: Referendo sobre o Aborto - Resultados e comentários
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 12 de February de 2007 14:18

Citação:
s7v7n
Hipocrisia é dizer-se a favor da vida mas aprovar leis anárquicas que permitem o extermínio de seres humanos sem restrições. Outra é dizer-se contra o aborto mas fazer campanhas acérrimas a favor do mesmo. Outra é negar que o ser humano é gerado pela concepção e o que separa o bebe de 12 meses do feto de 10 semanas são apenas estágios de crescimento. Coisas provadíssimas pela ciência. Esse tipo de hipocrisias.

s7v7n, ainda não entendeu que com esse tipo de discurso não consegue nada, nem convence ninguém?

Citação:
s7v7n
É isto que as pessoas do SIM deveriam fazer em vez de andarem a construir clínicas de matar seres humanos. Mas é compreensivel que dá mais trabalho fazer coisas deste tipo do que legalizar clínicas de abortos, sem ter de investir dinheiro nas pessoas. A isso chama-se de hipocrisia também.

Gostando vc ou não, as "pessoas do SIM" parecem não perceber nenhuma dessas "verdades" que vc insiste em passar pela via da força das acusações. Se sua intenção for evangelizar, não seria a hora de prestar atenção e refletir sobre o resultado do referendo? Um evangelizador tenta fazer que uma mensagem seja ouvida por outros, quando a mensagem não é entendida pela maioria isso deveria soar como um alerta.

Paz e Bem.

Re: Referendo sobre o Aborto - Resultados e comentários
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 12 de February de 2007 15:04

firefox,

boa tentativa de não dizer nada em concreto. O que eu disse é verdade. Sei que a verdade custa. Por isso as vossas objecções sem fundamento. Limitam-se a moralizar. Ou existem movimentos pelo SIM tal como existem pelo NÃO? Ah pois, bem me parecia. Lá foi esse discurso moralizador por água abaixo.

Para mim o resultado do referendo não foi simplesmente que a maioria está-se a borrifar, outros querem seguir aquela teoria do, quando fizer o aborto logo vejo o que me acontece. E os outros querem que a mulher e o feto sejam realmente dignificados e trabalham para isso. Trabalham não para se poder abortar mas para poderem ajudar quem precisa.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: Referendo sobre o Aborto - Resultados e comentários
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 12 de February de 2007 18:05

Ora aqui está uma opinião curiosa:a do Luís Delgado.

João (JMA)

Re: Referendo sobre o Aborto - Resultados e comentários
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 12 de February de 2007 18:25

Se o Não de há oito anos foi respeitado, com uma abstenção maior e uma margem de vitória menor, por que razão não é de respeitar o resultado do actual referendo?
Aliás o resultado não é vinculativo por uma falha técnica, amplamente explicada pelos comentadores ontem.
Não fazer nada após este resultado seria uma tremenda cobardia politica.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Referendo sobre o Aborto - Resultados e comentários
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 12 de February de 2007 19:09

A opinião do Luís Delgado é típica do Luís Delgado: interpreta tudo ao contrário para chegar ao que ele quer. Devo confessar que fiquei divertido mas duvido que algué o leve a sério.

pontosvista

Re: Referendo sobre o Aborto - Resultados e comentários
Escrito por: Maria José Ribeiro (IP registado)
Data: 12 de February de 2007 22:12

Estou contente com o trabalho desenvolvido.

Sou apoiante do NÃO, como sabem.
Agora é preciso que a legislação sobre a despenalização seja feita rapidamente e tendo em conta o que os apoiantes do SIM sempre disseram: trata-se de despenalizar. Para eles era claro que não pretendiam a libersalização.

Vejamos, agora, se estavam ou não a falar verdade.

Isso vai-se ver agora. Muitas pessoas acreditaram neles e , por isso, votaram no SIM. Esperemos que eles não defraudem quem acreditou neles.

Re: Referendo sobre o Aborto - Resultados e comentários
Escrito por: Paulo (IP registado)
Data: 13 de February de 2007 00:38

Feitas bem as contas apenas 28% dos recenseados disseram sim!
Muda-se a lei assim?
Com 28% de votos efectivos?
O luis delgado tem razão, Vamos ver...

Re: Referendo sobre o Aborto - Resultados e comentários
Escrito por: rmcf (IP registado)
Data: 13 de February de 2007 00:54

Eu também acho ridícula a posição do Luís Delgado. ´Houve um referndo. Foi votar quem quis. Em Portugal o voto não é obrigatório. O referendo não é, de facto, vinculativo, mas é claramente indicativo. O Governo tem legitimidade para mudar a lei. Para quÊ discutir o indiscutível? Sejamos democráticos e saibamos perder.

Abraço fraterno,

Miguel

Re: Referendo sobre o Aborto - Resultados e comentários
Escrito por: Ovelha Tresmalhada (IP registado)
Data: 13 de February de 2007 12:51

Como sabemos, o Parlamento tinha toda a legitimidade para legislar sobre o aborto, sem necessidade de recorrer a qualquer referendo.

O PS, no entanto, apesar de dispor de maioria absoluta, entendeu que a alteração da lei deveria ser referendada, por se tratar de uma matéria sensível, relacionada com valores e interesses de elevada carga ética, tidos, supostamente, como essenciais pela generalidade das pessoas e com um alcance muito superior às questões mais triviais da governação corrente.

Pelos vistos, o assunto não despertou assim tanto o interesse: a maioria dos eleitores decidiu não ir às urnas. Mas os que o fizeram escolheram, por maioria clara, o SIM. O resultado não é, nos termos da lei, vinculativo; mas daí não se queira concluir, absurdamente, que seja impeditivo... Se, antes do referendo, o PS tinha legitimidade para legislar, é óbvio que essa legitimidade saiu reforçada após o referendo. Isto para mim é claro demais e qualquer exercício especulativo do género daquele a que se entregou o Luís Delgado, pode deleitá-lo a ele, mas corre o risco de o expor ao ridículo público.

Poderíamos, sim, era discutir se o actual regime do referendo não deveria ser melhorado e se a própria Constituição, por exemplo, não deveria estabelecer a obrigatoriedade do referendo em certos casos excepcionais, tolhendo a liberdade de o legislador ordinário produzir leis em tais matérias, e fixando "quoruns" mínimos condicionantes da validade dos resultados. Mas isso é uma discussão político-constitucional que exorbita do âmbito deste fórum.

Como disse noutras ocasiões, como votante do Não, desejo ardentemente que a lei venha a ser o mais restritiva possível e que se instituam mecanismos que privilegiem a manutenção da gravidez até ao limite, só avançando com a consumação do acto abortivo (como me custa dizer isto!) quando a mulher, informada, aconselhada e apoiada, sensibilizada para a gravidade do acto e suas consequências, e depois de o Estado lhe proporcionar todos os meios para não abortar, ainda assim persista em fazê-lo.

Reconheço, no entanto que, se tivesse votado SIM, ficaria muito frustrado se a lei viesse a criar demasiados entraves e procedimentos de avaliação susceptíveis de causar constrangimentos e humilhações às mulheres que desejassem abortar, visto que a pergunta era clara e inequívoca no sentido da não exigência de qualquer motivação para abortar. Quem votou Sim quis, sem subterfúgios, liberalizar o aborto até às 10 semanas. Há que respeitar, democraticamente, essa vontade.

Não me espantará, entretanto, que, no Parlamento, se assista a um confronto entre as posições minimalistas e as maximalistas na concreta conformação do conteúdo da lei. E algo me diz (ou não conhecêssemos nós os políticos) que alguns que foram lobos durante a campanha quererão agora parecer cordeiros enquanto que outros, travestidos de cordeiros durante a campanha, exibirão agora a sua verdadeira pele de lobos...



Editado 1 vezes. Última edição em 13/02/2007 12:59 por Ovelha Tresmalhada.

Re: Referendo sobre o Aborto - Resultados e comentários
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 13 de February de 2007 12:58

Sobre o aborto e excomunhão ver a opinião de Jerónimo Trigoprofessor de Teologia Moral da Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa.

Parece-me esclarecedor.

João (JMA)

Re: Referendo sobre o Aborto - Resultados e comentários
Escrito por: nc32 (IP registado)
Data: 13 de February de 2007 15:16

Citação:
Paulo
Feitas bem as contas apenas 28% dos recenseados disseram sim!
Muda-se a lei assim?
Com 28% de votos efectivos?
O luis delgado tem razão, Vamos ver...



Sou daqueles que acredita que o referendo só serviu para quem vier legislar poder lavar as mãos da responsabilidade. E tenho pena que Socrates não tenha tido coragem suficiente para isso. Quanto ao Luis Delgado, vi o programa da Sic Notícias na noite do referendo no qual ele estava presente. Não acho que seja por aí

Quanto aos resultados, eu não acho que o sim tenha ganho. Quem perdeu, e isto é obviamente apenas a minha opinião, foi toda a sociedade. Eu, pelo menos, perdi.

Perdi a ilusão de que a sociedade desenvolvida é aquela que não deixa que os problemas aconteçam. Não. A sociedade que temos é aquela que corre a apagar o fogo quando ele já está a arder.

Nunca achei que o que estivesse em causa fosse realmente a despenalização das mulheres. Tenho o maior respeito pelas mulheres para lhes passar semelhante atestado. Quando me deram o boletim de voto fiquei ainda na esperança que pudesse descobrir algo de novo na afamada pergunta, mas não. Realmente perguntava se eu achava que a mulher devia ser livre de abortar se quisesse.

Como disse no tópico anterior, gosto de ouvir as opiniões de toda a gente e por isso respeito os que apoiaram o sim. Dizer isto é afirmar que não vou insultar nenhum deles por não concordar. Gostava que este topico tivesse um pouco mais de nível.

Re: Referendo sobre o Aborto - Resultados e comentários
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 13 de February de 2007 19:11

Ovelha:

Tens razão.
Citação:
Se, antes do referendo, o PS tinha legitimidade para legislar, é óbvio que essa legitimidade saiu reforçada após o referendo. Isto para mim é claro demais e qualquer exercício especulativo do género daquele a que se entregou o Luís Delgado, pode deleitá-lo a ele, mas corre o risco de o expor ao ridículo público
.

Nem mais.Estou convicta que sairá uma legislação adequada, com o indispensável Counseling, prazo de reflexão e outra medidas de apoio social e jurídico s enecessários.
Obviamente que a opção é sempre da mulher, tal como acontecia até aqui nas demaiss circunstãncias de exclusão da ilicitude. O PS tem maioria parlamentar e pode legislar sem restrições.

católica praticante

Página actual: 3 de 38


Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.