Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Página actual: 2 de 38
Re: Referendo sobre o Aborto - Resultados e comentários
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 11 de February de 2007 21:44

Boa noite.

Depois de largar de lado esse fórum por uns dias, pela inutilidade de tentar dialogar com quem não quer, vim dar uma olhada novamente. O referendo enfim aconteceu, e o resultado, pelo visto, foi uma enorme lavada, com a vitória acachapante do SIM.

Algumas observações e algumas questões para refletir:

- Será que a igreja católica conseguirá tirar dessa lavada alguma lição e entender um dia que já vai longe o tempo em que conseguia resolver tudo pela via do medo, da ameaça e da intolerância?

- Os favoráveis ao NÃO que se empenharam pela abstenção conseguiram o seu intento: ocorreu uma grande abstenção. Isso não impediu uma diferença de quase o dobro dos votos para o SIM. Aos que pediram por um mau tempo aqui no fórum, Deus mandou um para o norte.

- Não posso falar pelos portugueses, mas eu passei a preferir o SIM depois que percebi como era intolerante a maoria favorável ao NÃO. Diante da inutilidade do diálogo com grupo fundamentalistas, imagino que seja a melhor coisa quitar-lhes toda proximidade com qualquer tipo de poder.

- Parabéns para a igreja católica, que perdeu mais poder e se aproximou mais um pouco da pobreza do Cristo.

- Parabéns para a sociedade portuguesa, que deu mais um passo para entrada na idade moderna e para separar a Igreja do Estado.

E principalmente: Parabéns para as mulheres, pela vida e pela liberdade.

Re: Referendo sobre o Aborto - Resultados e comentários
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 11 de February de 2007 21:46

Citação:
rmcf
também não gostei. E não percebo quem lhes deu a autorização para começarem a construir a clínica em lisboa, antes do referendo...
Abraço fraterno,

Miguel

Eu sei quem foi. O nome Sócrates e companhia diz-te alguma coisa? Pensas que isto não foi tudo pensado? Claro que foi. Com as clínicas temos a certeza que não vai haver aconselhamento. Eles nunca iriam mandar pessoas para casa para pensar. Perder dinheiro?

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: Referendo sobre o Aborto - Resultados e comentários
Escrito por: Paulo (IP registado)
Data: 11 de February de 2007 22:00

Depois do que aqui li, confesso que não me apetece dizer grande coisa. O que quer que dissesse seria pouco refletctido - como se vê por alguns posts cujas letras tão trocadas revela falta de serenidade, paz e amor.
Deixo reflexão para amanhã.
Apenas me deito com a consciencia que nada mudou. Que o 4º Mandamento continua valido, e que conforme a minha querida amiga Matilde Sousa Franco, MULHER, DE ESQUERDA E HUMANISTA E VERDADEIRAMENTE CATOLICAPRATICANTE, este resultado é um estimulo apenas para continuarmos a fazer aquilo que desde 1998 temos feito, apoiar as gravidas em dificuldades,
Prova disso sao as mais de 8.000 mulheres apoiadas desde então.
Esse titulo de gloria, os nossos queridos votantes sim, não tem. Porque não fizeram nada. Apenas dizem agora: Estas gravida? Não podes ter a criança? Mata-a. Ja não vais presa.
Afinal o Crime sempre compensa.

Re: Referendo sobre o Aborto - Resultados e comentários
Escrito por: rmcf (IP registado)
Data: 11 de February de 2007 22:07

De qualquer modo, penso que chegou a altura de continuar o caminho: há tanto trabalho para fazer! Estou triste com os resultados, mas penso que chegou a altura de termos confiança!! Este resultado é tmbém uma oportunidade. Uma oportunidade para continuar a lutar: pela Vida!! Se fico triste, também não acho que seja a catástrofe. Eu não sou um determinista, mas o Espírito sabe como há-de fazer as coisas - assim o saibamos ouvir!
Particularmente, alimento uma esperança: a da reconciliação. A de ver muitos dos que votaram SIM (admito que não todos, ok), mas que pretendem de facto diminuir o número efectivo de abortos em Portugal, de mãos dadas com os que votaram NÃO, a combater pela Vida, a sério, pela maternidade/paternidade responsável, pela promoção da políticas de saúde pró-vida. Ao contrário de outros, não acredito que todos os que votaram SIM pretendam favorecer a clínica dos Arcos ou ganhar dinheiro com os abortos ou desatar a abortar a torto e a direito. Muitos pretendem, de facto, combater o aborto, sem medos, sem penas, com responsabilidade, em novos quadros. Mesmo dentro da Igreja. Reconciliemo-nos e confiemos em Deus na nossa acção como católicos. Como deveremos agir agora, como católicos?

Abraço fraterno,

Miguel

Re: Referendo sobre o Aborto - Resultados e comentários
Escrito por: Paulo (IP registado)
Data: 11 de February de 2007 22:29

Apenas quero acrescentar, que acho tristissimo o comentario do Firefox. È de que nada conhece da realidade da Igreja portuguesa, de quem nada conhece de portugal. A Igreja Portuguesa sai vencedora deste referendo, porque foi profética na defesa da vida. Porque fiel a Jesus Cristo seu unico senhor e não o estado Laico, foi capaz de gritar bem alto - o que incomodou muito - que os mais frageis e mais indefesos terão sempre o apoio da Igreja.
O Firefox publicou no outro dia o fruto da sua pesquisa de centros de apoio a gravidas criados pelo Não. Desafiei-o a apresentar o equivalente do Sim. Não foi capaz.
O numero mostra quem verdadeiramente está do lado das mulheres mais frageis. E dizemos-lhes que há alternativas para o aborto, QUe nao estão sós.
Não gosto de falar em vencedores nem em vencidos nesta questão, porque não é disso que se trata.
Mas Igreja de Jesus Cristo, é uma Igreja serva da Verdade. É uma Igreja que anuncia a libertção. Isso fez a Igreja Portuguesa. Foi fiel ao Seu Senhor. Pos-se do lado de quem não tinha quem defendesse.
A Sociedade Portuguesa caro Firefox há muito que está separada do estado. Embora o estado goste muito de se meter na vida da Igreja.
Portugal há muito que vive numa democracia, que a Igreja ajudou a cimentar.
Procure caro Firefox no Google quem foi o grande bispo do Porto D. Antonio Ferreira Gomes.
A Igreja Portuguesa saiu mais feliz deste referendo, porque teve oportunidade de dizer e mostrar, que ser cristão não é ir à missa, mas levar o evangelho para a vida e por ele se deixar transformar.
Sou uma pessoa muito orgulhosa pelo que a minha Igreja tem feito por Portugal.
Rezo por si meu irmão.

Re: Referendo sobre o Aborto - Resultados e comentários
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 11 de February de 2007 22:37

Oi Miguel,

Citação:
rmcf
De qualquer modo, penso que chegou a altura de continuar o caminho: há tanto trabalho para fazer! Estou triste com os resultados, mas penso que chegou a altura de termos confiança!! Este resultado é tmbém uma oportunidade. Uma oportunidade para continuar a lutar: pela Vida!! Se fico triste, também não acho que seja a catástrofe. Eu não sou um determinista, mas o Espírito sabe como há-de fazer as coisas - assim o saibamos ouvir!

Do meu ponto de vista a igreja se desgastou muito nesse referendo e até acabou promovendo o SIM sem o querer. O modo desastroso com que tentou jogar com chantagens e ameaças, nas pessoas de muitos do seus representantes, acabou por passar uma imagem muito distante daquela do evangelho. Um pouco de humildade faria muito bem a ela agora, para refletir sobre o ocorrido.

Citação:
rmcf
Reconciliemo-nos e confiemos em Deus na nossa acção como católicos. Como deveremos agir agora, como católicos?

Como devia ter sido desde o início! Sem nos metermos a juízes da consciência alheia, sem falsos moralismos, com paciência e compaixão:
- a favor do acompanhamento psicológico e médico para as mulheres grávidas, queiram elas abortar ou não;
- a favor da educação sexual, sem julgamentos moralistas e sem tabus, esclarecendo sobre os riscos da gravidez e do aborto, sobre os métodos contraceptivos, sobre as doenças sexualmente transmissíveis, etc;
- agindo mais como pastores e como amigos que sabem ouvir e ajudar, e menos como doutores da lei prontos para julgar e condenar;
- tratando as mulheres com respeito e com confiança passamos uma mensagem muito melhor e muito mais evangélica, reconhecendo a dignidade delas podemos ajudá-las mais do que procurando humilhá-las. Se não reconhecemos a dignidade da mulher, como falar depois de sexo responsável? Aliás, o termo "sexo responsável" já está gasto e passa mau, prefiro falar de sexo saudável ou amoroso. Existe prazer em amar! muito para além de qualquer dor.

Concretamente: mobilizando para que o Estado ofereça o acompanhamento para as mulheres que irão abortar - pois é evidente que muitas irão! Como muitas já iam antes!

Abraço fraterno,

Re: Referendo sobre o Aborto - Resultados e comentários
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 11 de February de 2007 23:21

Citação:
Paulo
Apenas quero acrescentar, que acho tristissimo o comentario do Firefox. È de que nada conhece da realidade da Igreja portuguesa, de quem nada conhece de portugal.

Talvez seja o caso, Paulo, mas acabei falando pelo que vi por aqui, que não foi muito inspirador...

Citação:
Paulo
A Igreja Portuguesa sai vencedora deste referendo, porque foi profética na defesa da vida. Porque fiel a Jesus Cristo seu unico senhor e não o estado Laico, foi capaz de gritar bem alto - o que incomodou muito - que os mais frageis e mais indefesos terão sempre o apoio da Igreja.

Gritar muito e incomodar. Ok. Não me parece ter dado fruto outro além de desgartar-se ainda mais e afastar o povo. Não vou me alongar, não quero caminhar para outra discussão inútil. Acho que tudo o que havia para ser dito já foi, o referendo já aconteceu, e se vc acha que não é o caso de meditar sobre o ocorrido, isso é contigo.

Citação:
Paulo
O Firefox publicou no outro dia o fruto da sua pesquisa de centros de apoio a gravidas criados pelo Não. Desafiei-o a apresentar o equivalente do Sim. Não foi capaz.

A bem da verdade eu nem tentei, já que tinha deixado isso para ti como exercício espiritual.

Citação:
Paulo
A Sociedade Portuguesa caro Firefox há muito que está separada do estado. Embora o estado goste muito de se meter na vida da Igreja. Portugal há muito que vive numa democracia, que a Igreja ajudou a cimentar.

Só posso falar do que vi nesse referendo, não vou me meter a discutir sobre o estado da democracia em Portugal.

Citação:
Paulo
Procure caro Firefox no Google quem foi o grande bispo do Porto D. Antonio Ferreira Gomes.

[jn.sapo.pt]

Realmente eu não conhecia nada desse bispo citado, já disse em outras ocasiões que Portugal deu muitos santos ao mundo, mas a questão é outra. Aliás, pelo pouco que li do bispo agora na internet, fiquei com a impressão de que a igreja não fez juz ao seu legado, pelo modo autoritário e ameaçador como tentou exigir votos nesse referendo. Estranho até vc citar o nome de um bispo que se empenhou tanto em defender a liberdade.

Citação:
Paulo
A Igreja Portuguesa saiu mais feliz deste referendo, porque teve oportunidade de dizer e mostrar, que ser cristão não é ir à missa, mas levar o evangelho para a vida e por ele se deixar transformar. Sou uma pessoa muito orgulhosa pelo que a minha Igreja tem feito por Portugal.
Rezo por si meu irmão.

Para o caso de ter curiosidade sobre o meu modo de entender esses assuntos, sugiro ler o meu post anterior.

Paz e Bem.

Re: Referendo sobre o Aborto - Resultados e comentários
Escrito por: Paulo (IP registado)
Data: 11 de February de 2007 23:49

Meu caro firefox.... o que voce soube deste referendo foi o que a Imprensa disse. E foi o que aqui leu.
Aqui os posts foram sempre exaltados, porque o tema é caro a muita gente. A imprensa foi sempre contra o Não. A maioria da Imprensa de Lisboa punha um artigo do Não e 4 do sim.
Analisar a distancia como voce fez e julgar... como esta agora ja a fazer acerca do que a Igreja fez com o legado de D. António é no minimo abusivo.
Seria o mesmo que olhar esse grande pais apartir da Imprensa. É que a Imagem que os jornais dão do brasil é de trambique... é de Collor etc.
Será que é isso o Brasil?
Um pouco de humildade em relação ao que se passa deste lado do atlantico so lhe ficaria bem. Porque o que voce sabe, não é do que vê. É o que lhe dizem. Amigos, jornais etc. Sao sempre re-leituras da realidade.
Considrerei o seu post abusivo porque nao conhece a realidade da Igreja Portuguesa. Falou de casos, que são sempre apenas casos. Terão sido todos os Bispos do Brasil apoiantes da Ditadura? Terão tido todos a coragem de D. Helder Camara?
Desculpe meu caro, mas não gosto do seu tom altivo de olhar a Igreja. Muito menos a Igreja portuguesa da qual pouco ou nada conhece.
Não Julgueis e não sereis julgados.

Re: Referendo sobre o Aborto - Resultados e comentários
Escrito por: Ovelha Tresmalhada (IP registado)
Data: 12 de February de 2007 00:37

Pacheco Pereira, na quadratura do círculo de há dias, com a honestidade intelectual que o caracteriza, foi lapidar acerca das implicações da reposta à pergunta do referendo.

Disse ele, mais ou menos isto (se alguém tiver a gravação que me desminta): vamos ser claros, o que está em causa (com a pergunta do referendo) é não só a despenalização do aborto, mas a sua liberalização, até às 10 semanas. E, aqui, os adeptos do sim não vale a pena estarem com rodeios ou eufemismos: do que se trata é mesmo da liberalização do aborto (naquelas condições), nada mais.

Pacheco tem toda a razão: a lei que aí vem, com mais ou menos períodos de reflexão, ou consultas de aconselhamento (veremos em que termos, oxalá que, ao menos, prevaleçam as chamadas "boas práticas" mais exigentes)), respeitando a vontade maioritária expressa nas urnas, o que vai consagrar é o direito de a mulher, se for essa a sua última e soberana decisão, exigir do Estado que lhe realize o acto abortivo, independentemente da avaliação objectiva das suas motivações.

Ficará, assim, liberalizada, legalizada, oficializada e institucionalizada, a morte abjecta e inútil de seres humanos (tão abjecta e inútil, obviamente, como a morte dos mesmos seres infligida na clandestinidade). Era preciso tamanho excesso para livrar as mulheres do incómodo do julgamento e do risco da prisão?

Que haja cristãos que se regozijem com este dia, acusando de trauliteiros e fundamentalistas todos os cristãos que participaram oficialmente na campanha do NÃO deixa-me perplexo e muito triste. Os católicos que trabalham desinteressadamente nas 47 instituições fomentadas pela Igreja de apoio às mulheres e à maternidade não mereciam esse epíteto. Mas, enfim, são ossos do ofício: "alegrai-vos quando vos perseguirem ou injuriarem por causa do meu nome..." (informo que, infelizmente, não trabalho nem colaboro com nenhuma dessas instituições; mas quem sabe se o meu fugaz e estéril sentimento de frustração com o resultado do referendo, não virá a produzir em mim bom fruto nessa área?...)

Lembro mais uma vez o exemplo da Madre Teresa de Calcutá, essa pequenina católica (e, seguramente, católica praticante, porque se ela não era praticante, nenhum de nós o é) de coração gigantesco, que se empenhou, como poucos, ao longo da sua vida, na luta contra o aborto e contra a sua legalização. Pode dizer-se até que a sua vida foi, entre outras coisas, uma permanente campanha pelo NÃO... Será que ela fazia parte também da tal Igreja trauliteira e fundamentalista, ou pertencia antes à outra Igreja, a "mais pobre, mais humilde, mais solidária que trabalha no terreno em contacto com os mais pobres."? Alguém tem dúvidas?

Re: Referendo sobre o Aborto - Resultados e comentários
Escrito por: Paulo (IP registado)
Data: 12 de February de 2007 01:04

Subscrevo tudo caro Ovelha Tresmalhada.

Re: Referendo sobre o Aborto - Resultados e comentários
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 12 de February de 2007 01:18

Madre Teresa de Calcutá, ora aí esta uma Santa daquelas que não se preocupa em estar sempre a dizer mal da Igreja mas a fazer o bem. São destes santos e verdadeiros adeptos de Deus que precisamos todos de seguir. É realmente "fascinante" que algum forista tenha o desplante de vir desancar na Santa por ser do NÂO. E se ela estivesse aqui neste fórum neste preciso momento a defender o NÂO como sempre defendeu? O que lhe diriam? Que não passa de uma fundamentalista agarrada a leis tipo os fariseus?

E como não poderia deixar de ser, o que a OT disse, é a mais pura das verdades. Sem rodeios de palavras trocadas e escondidas.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho



Editado 1 vezes. Última edição em 12/02/2007 01:22 por s7v7n.

Re: Referendo sobre o Aborto - Resultados e comentários
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 12 de February de 2007 03:27

Vou responder na esperança de que passado o referendo os ânimos estejam mais serenos e o diálogo seja possível, senão me silencio de novo, pois não estou com disposição para esticar outro bate-boca sem sentido.

Citação:
Paulo
Considrerei o seu post abusivo porque nao conhece a realidade da Igreja Portuguesa. Falou de casos, que são sempre apenas casos. Terão sido todos os Bispos do Brasil apoiantes da Ditadura? Terão tido todos a coragem de D. Helder Camara? Desculpe meu caro, mas não gosto do seu tom altivo de olhar a Igreja. Muito menos a Igreja portuguesa da qual pouco ou nada conhece.
Não Julgueis e não sereis julgados.

Paulo, talvez fosse então o caso de pensarem melhor antes de escreverem certos tipos de posts aqui no fórum, pois quando um membro do clero português ameaçou negar os sacramentos aos que votassem sim, ao invés de esclarecerem aqui que foi uma voz isolada que não expressava a opinião da igreja portuguesa, o que vi foi mais de um (incluindo vc, se não estou enganado) vir aplaudir, dizendo que era isso mesmo, inclusive fazendo citação ao direito canônico. A "realidade da Igreja Portuguesa" que vc critica nos meus posts foram vcs mesmos que me a apresentaram.

Citação:
Ovelha Tresmalhada
Disse ele, mais ou menos isto (se alguém tiver a gravação que me desminta): vamos ser claros, o que está em causa (com a pergunta do referendo) é não só a despenalização do aborto, mas a sua liberalização, até às 10 semanas. E, aqui, os adeptos do sim não vale a pena estarem com rodeios ou eufemismos: do que se trata é mesmo da liberalização do aborto (naquelas condições), nada mais.

Ovelha, entendo a sua preocupação, mas esclareço que ainda assim sou favorável à despenalização. Aliás, para sermos claros desde já, adianto que tb sou favorável a liberalização. Passei a defender essa posição depois do que li aqui neste fórum! A gravidez afeta todo o ser da mulher, chega às suas entranhas, tem que ser escolha dela, e tenho certeza absoluta de que nem o Estado, nem a sociedade, e muito menos a igreja estão preparados, de nenhum modo, para impor uma gravidez indesejada sobre uma mulher. Tive uma comprovação disso aqui neste fórum! Defendo, portanto, que a escolha seja da mulher, dela antes de tudo e de todos. Se isso choca vcs, paciência. Assim, a sua argumentação vai dirigida para quem fica em cima do muro, como aquele senhor do "Assim não", mas não é o meu caso.

Citação:
Ovelha Tresmalhada
Pacheco tem toda a razão: a lei que aí vem, com mais ou menos períodos de reflexão, ou consultas de aconselhamento (veremos em que termos, oxalá que, ao menos, prevaleçam as chamadas "boas práticas" mais exigentes)), respeitando a vontade maioritária expressa nas urnas, o que vai consagrar é o direito de a mulher, se for essa a sua última e soberana decisão, exigir do Estado que lhe realize o acto abortivo, independentemente da avaliação objectiva das suas motivações.

Deixei em azul parte do seu texto para dizer que é exatamente o que passei a defender depois da discussão de dias atrás aqui neste fórum.

Citação:
Ovelha Tresmalhada
Era preciso tamanho excesso para livrar as mulheres do incómodo do julgamento e do risco da prisão?

Depois dos exemplos que vi, infelizmente, cheguei a conclusão que era sim.

Citação:
Ovelha Tresmalhada
Que haja cristãos que se regozijem com este dia, acusando de trauliteiros e fundamentalistas todos os cristãos que participaram oficialmente na campanha do NÃO deixa-me perplexo e muito triste. Os católicos que trabalham desinteressadamente nas 47 instituições fomentadas pela Igreja de apoio às mulheres e à maternidade não mereciam esse epíteto. Mas, enfim, são ossos do ofício: "alegrai-vos quando vos perseguirem ou injuriarem por causa do meu nome..." (informo que, infelizmente, não trabalho nem colaboro com nenhuma dessas instituições; mas quem sabe se o meu fugaz e estéril sentimento de frustração com o resultado do referendo, não virá a produzir em mim bom fruto nessa área?...)

Lógico que a carapuça não vale para todos! Vc há de convir que muita coisa infeliz aconteceu nessa campanha, troca de acusações, etc. Talvez a igreja ainda tire algum fruto disso depois que se ajoelhar para varrer os cacos, pode fazê-lo se tiver disposição e humildade para refletir sobre o acontecido. Quem trabalhou desinteressadamente apoiando as mulheres não tem razão para deixar de fazê-lo, e oxalá a igreja se empenhe agora para conseguir do Estado o acompanhamento e o esclarecimento que não pode faltar às mulheres.

Quando católicos começam a imaginar que tudo que ocorre é parte de um confronto sociedade X igreja, as coisas vão realmente muito mal. O fermento não pode estar "contra" a massa, deve se tornar parte dela. Não se muda a sociedade pela força, mas pelo diálogo, pelo exemplo, pela alegria, até pelas lágrimas. As ameaças não motivam, no máximo podem gerar medo. Vc citou Madre Teresa... tenho certeza que a vida dela iluminou muita gente. Não me lembro do nome dela associado com ameaças nem com acusações, mas com compaixão e caridade.

Paz e Bem.

Re: Referendo sobre o Aborto - Resultados e comentários
Escrito por: luis (IP registado)
Data: 12 de February de 2007 08:12

Sobre o futuro e a caixinha de Pandora

Comentadores da SIC Notícias:

Pergunta: " O que acham que vai acontecer quando uma mulher abortar fora de prazo por ex. às 10 semanas e 1 dia?"

Respostas:

"Pois realmente 10 semanas é muito curto para a mulher se aperceber da gravidez e tomar um decisão."

"Eu penso que nenhum juiz terá coragem para condenar uma mulher que aborte até às 12, 14 ou mesmo 16 semanas."

"Por algum lado se tinha de começar...e isto é apenas um começo, mas daqui a 2 ou 3 legislaturas, que também convém haver alguma estabilidade legislativa, se o povo português revelar maturidade poder-se-à então pensar em aumentar o nº de semanas para nos aproximarmos da média Europeia."

Re: Referendo sobre o Aborto - Resultados e comentários
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 12 de February de 2007 08:58

Não deixa de ser curioso que aqueles que antes aplaudiram um jornal, CM, que é dos mais lidos pela população, de fazer campanha pelo Não, que cantavam vitória pelos "bailes" que eram dados no Prós e Contras pelos do Não, tenham agora de recorrer a desculpas. Lembro que até se chegou ao ponto de desejar mau tempo para o Sul de Portugal.

Assisto mais uma vez à célebre rivalidade Norte-Sul. Agora a grande culpada, próxima da grande prostituta do Apocalipse, é a imprensa de Lisboa! Incrível.

Por que não admitir que a grande falha do Não foi não conseguir justificar a incoerencia de defender uma lei que penaliza e, simultaneamente, não querer que essa lei seja aplicada?
Isso foi visto, e bem, como esconder para baixo do tapete o problema e defender a manutenção das desigualdades sociais.
Teria sido muito mais eficaz mostrarem o trabalho feito. Darem exemplos e divulgarem testemunhos de mulheres que estiveram para abortar e não o fizeram por causa da intervenção dos apoiantes do Não e que agora estão bem e felizes.

Optaram por falar em vida do feto, disseram estar em defesa da vida, mas o que muitos portugueses viram é que nesse discurso a vida da mulher era esquecida, era subalternizada em nome de um ser que a maioria não reconhece como igual.

Disseram que aborto é crime, esquecendo que com isso relembraram o pesadelo de muitas mulheres que o fizeram e não foram apanhadas. Os familiares e amigos também não têm memória curta. Se uma teve a sorte de escapar à lei, porque não teriam todas o mesmo direito? Isto para já não falar na memória daqueles que conviveram com mulheres mortas ou mutiladas no aborto clandestino.

Acenam com o perigo da liberalização do aborto. Acontece que esse perigo não foi visto como perigo, Os portugueses não têm medo da liberdade e votaram pelo direito de escolher.

Continuem o vosso bom trabalho de apoio à mulher. Divulguem-no.
Agora lamúrias não.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Referendo sobre o Aborto - Resultados e comentários
Escrito por: Maria João Garcia (IP registado)
Data: 12 de February de 2007 09:22

Eu acho incrível é achar-se normal que uma defensora do sim diga que ainda bem que o sim ganhou porque assim uma mulher se não quiser continuar a coisa, não continua.

Seja-se defendor do Sim ou do Não, uma gravidez não é uma "coisa", um filho não é uma "coisa".

Quanto à questão de aumentar o número de semanas... Isso já nós sabíamos.

E é verdade. A comunicação social contribuiu bastante para que o Sim ganhasse. Não se venha dizer que não. Basta fazer uma análise das notícias e reportagens que foram feitas. Acontece em todas as eleições. Pelos vistos, nos referendos também. Não foram a única culpada, mas que teve um papel importante na escolha teve.

Re: Referendo sobre o Aborto - Resultados e comentários
Escrito por: luis (IP registado)
Data: 12 de February de 2007 09:25

Dizia a Lena:

"Agora lamúrias não."

Respondo eu:

Quando um modelo de vida lhe parecer bom, siga-o mas, por favor, não queira que os outros o sigam; o pregador é intolerável (quero eu dizer: muito difícil de suportar). - Agostinho da Silva

Referendo sobre o Aborto - Resultados e comentários
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 12 de February de 2007 10:08

O resultado do referendo demonstra antes de tudo, que uma grande fatia da população não reconhece valor à democracia. Só assim é explicado o elevado número de abestencionistas. Como é possível que mais de 50% da população não se importe com as decisões que outros vão tomar por si? Algo vai mal e continuará mal no reino Lusitano.

Quanto aos resultados da votação, creio que existem várias conclusões que podem servir de ponto de reflexão para a Igreja e para sociedade.

A Vitória do Sim demonstra à Igreja que não é pela a autoridade que se vai conseguir passar melhor a mensagem. Apelos à excomunhão não são argumentos que ainda tenham força. O direito canónico e o catecismo são fracos argumentos. Perdeu-se a oportunidade de demonstrar, que sim a Igreja é contra o aborto mas que não abandonára nunca as suas ovelhas.

Demonstra também que há um divórcio cada vez mais visível entre batizados e a prática cristã. Há que procurar novos caminhos de evangelização que envolvam mais o diálogo do que a imposição. Há urgência de resgatar o diálogo com os leigos e principalmente com a juventude.

Por fim este resultado não é uma derrota particular da Igreja mas oportunidade de reflexão e de procurar novos caminhos. A Igreja não pode impor mas propor e explicar. A Igreja considera o aborto um acto mau, mas não lhe cabe a ela legislar. Enquanto cristãos temos o dever de continuar a passar essa mensagem, com ou sem aborto liberalizado. Hoje mais que ontem, há uma necessidade de promover movimentos e instituições que apoiem mulheres que queiram abortar e mostrar-lhes que há outros caminhos.

Duas coisas muito importantes, que já falei muitas vezes e que se ignora outras tantas. Há uma necessidade urgente de coerência dentro da moral sexual da Igreja. Se se é contra o aborto não se pode ser também contra a contracepção seja ela qual for, comportamental ou quimica. Se se quer que as pessoas vivam uma vida sexual saudável e responsável há que valorizar essa sexualidade e "limpar-lhe" essas conexões com pecado. O prazer não é mau, mau é ser escravo do prazer.

Por fim aos apoiantes do sim. Parabéns porque a mensagem que fizeram passar foi mais convicente. Continuo como antes sem provas convincentes que o aborto vai diminuir já que todos somos contra a esta prática. Continuo sem provas como a liberalização vai influenciar os portugueses a um planeamento familiar e acesso a contracepção.

Mas é assim em democracia, umas vezes o nosso ponto de vista ganha, outras não.

Pela minha parte, como disse o Ovelha, o referendo serviu-me como estímulo para me empenhar ainda mais dentro da Igreja.

Em comunhão

Re: Referendo sobre o Aborto - Resultados e comentários
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 12 de February de 2007 11:07

Este referendo é um alerta para a igreja em Portugal:

- que são necessárias mais obras: a energia dos grupos do Não deve manifestar-se agora na continuação do (muito e) bom trabalho das organizações católicas de acompanhamento a grávidas. Muitos já estão empenhados nessas organizações. Outros têm agora essa oportunidade. Não vale a pena ficar à espera que a solução venha de outros lados;

- que são desnecessárias separações artificiais: quando os burocratas "católicos" decidem criar a categoria de católicos "praticantes" e com essa atitude praticam a exclusão dos "outros" estão a ir contra o Evangelho e perdem aceitação na sociedade. Espero que agora não criem uma nova categoria - a dos católicos do sim, ou similar;

- que este resultado resulta também dum acumular de disparates sobre a moral, principalmente a sexual: resultado de uma "contra-reforma" operada contra o espírito do Concílio II do Vaticano, que desqualificou a voz da Igreja em tais matérias;

- que a hierarquia da Igreja em Portugal, que conseguiu resistir à pressão do poder no Estado Novo, está agora a ter uma posição bem mais subserviente em relação ao poder político que nessa altura;

É preciso evangelizar a sociedade. Mesmo porque depois deste "combate eleitoral" e no seguimento da lógica dele devem seguir-se as questões da morte assistida e da reintrodução da pena de morte.

Afinal, "temos de acompanhar a Europa civilizada", dizia ontem uma responsável política.

João (JMA)

Re: Referendo sobre o Aborto - Resultados e comentários
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 12 de February de 2007 11:23

Citação:
Maria João Garcia
Eu acho incrível é achar-se normal que uma defensora do sim diga que ainda bem que o sim ganhou porque assim uma mulher se não quiser continuar a coisa, não continua.

Isso foi para mim? Se foi...onde é que eu falei em "coisa"?

Citação:
Maria João Garcia
Seja-se defendor do Sim ou do Não, uma gravidez não é uma "coisa", um filho não é uma "coisa".

De facto, a gravidez não é uma "coisa", é um estádio, consequência de um conjunto de circunstância que leva a uma situação.
Não vou discutir se feto é "coisa", Já sei que para si é o mesmo que pessoa humana, com iguais direitos ao da mãe. Para mim não é, já expliquei noutro tópico porquê. Nenhuma de nós é dona da verdade, existem diferentes verdades (pontos de vista) e todas devem ser respeitadas. Eu respeito a sua.

Hoje de manhã, na Sic noticias, um comentador falou que esta votação teve a vantagem de mostrar que esta era uma razão de consciência e não de moral, de politica, de religião ou de ciência.
Os votos atingiram todos os quadrantes possíveis e imaginários e é completamente arbitrário colocar um padrão de comportamento. Ninguém é tábua rasa, somos pessoas únicas com experiências únicas, são elas que moldam a nossa consciência. Ignorá-la seria violar o que nos torna pessoa.

Citação:
luis
Dizia a Lena:
"Agora lamúrias não."

Respondo eu:

Quando um modelo de vida lhe parecer bom, siga-o mas, por favor, não queira que os outros o sigam; o pregador é intolerável (quero eu dizer: muito difícil de suportar). - Agostinho da Silva

Não gostou de lamúria? Troque por chorar sobre leite derramado.

O que interessa agora é trabalhar para que o aborto seja uma opção menos lógica para toda a mulher. Nisso penso que estamos todos de acordo, ou não?

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Referendo sobre o Aborto - Resultados e comentários
Escrito por: Maria João Garcia (IP registado)
Data: 12 de February de 2007 11:33

Lena:

Não, não foi para si. Desculpe, mas estava convencida que tinha indicado que ouvi isso ontem na televisão. (é o que faz andar a trabalhar muito)

Quanto ao resto que disse, sabe bem que para mim uma gravidez é um filho, que merece ser protegido. Acho que não é a minha verdade. É um facto. A ciência o prova. Não percebo por que relativizam tanto esta questão... Quando digo isto, não se trata de querer impÔr a minha ideia. Trata-se de algo científico, ético e moral. Sim, ético e moral, porque estamos a falar de vida. A mulher tem direitos, mas o filho também tem. Ou não fosse um ser vivo, independentemente do seu estado de evolução.

Página actual: 2 de 38


Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.