Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Receita para melhorar a saúde das Paróquias
Escrito por: Maria de Nazaré (IP registado)
Data: 14 de March de 2002 15:06

Muitas paroquias em Portugal, estao a morrer, melhore, a saúde e a vida de sua paróquia, através dos seguintes sistemas:

Crie um programa de revitalizaçao paroquial, coordenado, por uma equipa de marketing e publicidade paroquial. A equipa deve ser responsável, pela elaboraçao e coordenaçao de todas as actividades do programa. As actividades dos programas, devem ser anunciadas e direccionadas para a pessoa independentemente da sua opçao religiosa.

A equipa de marketing do programa, deve ser composta por sacerdotes, diaconos, religiosas/os e leigos de varias idades.

Através de uma pesquisa, o programa, deve manter um arquivo com os nomes de todos os paroquianos e moradores da area paroquial, seus respectivos endereços, profissoes e se possível, a condiçoes socias de cada familia, o numero de doentes e de idosos.

Na primeira fase, todas as actividades da paroquia, devem ter caracter ecumenico, nao devem trazer culto especificos aos santos, nem a mãe de Jesus, mesmo porque eles já estão presentes na vida das paroquias, acompanhado de perto.

Cuidar para que, a escritura sagrada, seja um instrumento essencial nas actividades do programa paroquial. Para alem da escritura as actividades devem tambem ser regadas de boa musica cristã, acompanhada de instrumentos musicais. O encontro com Jesus na eucaristia, deve ser o centro de todas as actividades programadas.

Cursos, seminarios, conferencias, devem ser organizadas e seus temas, devem ser biblico-tematicos e virados para os problemas da sociedade e do mundo, dirigidos por sacerdotes, bispos, leigos e profissionais licenceados, caso o tema seja de caracter cientifico.

A equipa de marketing, informa por escrito directamente para o endereço do paroquiano das datas, horarios e local das actividades e indica o nome e telefone de um membro da equipa, para que o paroquiano possa confirmar a sua presença ou receber melhores esclarecimentos.

- Possíveis actividades do Programa-

- Evangelizaçao:

Actividades, que evangelizem de forma direta e/ou indireta por meio de cursos, seminarios, conferencias, palestras, musicais, documentários, ou outros estilos de programas que tragam a mensagem da salvaçao.

Distribuir material voltado para a evangelização: livros, cd’s, k7’s, videos, folhetos e quaisquer produtos que sejam utilizados como meio evangelizador.

Dar espaço para novos talentos que sejam vocacionados para a todas as formas de evangelização.


- Oraçao

Para manter vivo e aceso o programa, um encontro de oraçao, deve ser organizado, uma vez por semana, onde se reza: pelos doentes, pelos desempregados, pelas outras religioes, pelas familias, pelos problemas que a propria paroquia e paroquianos enfrentam no dia a dia na sociedade, pelos problemas do mundo principalmente pelo fim da guerra, etc.


- Formaçao

Cursos virados para acçao social:

como visitar e apoiar um doente
como ajudar e orientar casais em conflito
evangelizador paroquial
organizador de actividades de evangelizaçao publica, fora da paroquia
curso biblico (basico)
O papel de Maria na historia da Salvaçao da humanidade
O objectivo e valor dos sacramentos catolicos.
etc.

- Informaçao

Informaçoes, sobre todas as actividades do programa e actividades oficias da igreja e existentes na paroquia, devem ser distribuidas regularmente aos paroquianos nos seus endereços.


- Solidariedade

estando o programa, na posse de nome e endereço dos paroquianos necessitados, dar a conhecer nao so aos aderentes do programa, mas tambem a todos os moradores da zona paroquial que existem naquela zona, pessoas com esta ou aquela necessidade e propor a eles que se juntem ao programa, para todos em comum, iliminarem com aquele problema social.

Organizar, encontros e actividades para os de terceira idade.

- Diversos

O Prior, deve cuidar, para que todas as forças vivas, existentes na Igreja estejam representadas na sua paroquia. Independentemente de ele gostar ou nao, desta ou aquela espiritualidade, grupo ou associaçao. Todas as forças, que compoe a igreja devem estar presente na vida de todas as paroquias. Muito triste quando se vai a uma paroquia perto de casa, pergunta-se por um tipo de espiritualidade e a resposta é a seguinte: aqui nao temos, va a paroquia tal (quase 2 horas de distancia)

Maria de Nazaré

Re: Receita para melhorar a saúde das Paróquias
Escrito por: Fernando Cassola (IP registado)
Data: 14 de March de 2002 16:07

É uma ideia interessante. Que se calhar em algumas paróquias (senão quase em todas deveria ser aplicada), pelo menos essa parte dos ficheiros organizativos da paróquia (Moradores, nº de elemntos da família, etc...)



Parabéns.

Re: Receita para melhorar a saúde das Paróquias
Escrito por: Maria de Nazaré (IP registado)
Data: 17 de March de 2002 18:08

Obrigada pelo reconhecimento. Isso não é nada, diante do que Deus nos oferece a cada instante da nossa vida.

A recuperação da Imagem da Igreja Católica, deveria ser tarefa prioritária, porque é uma dívida, que a Igreja tem para com Jesus Cristo. A Igreja pecadora, encarregou-se de sujar a imagem da Igreja Santa. Nós os trabalhadores da messe, temos que a limpar, varrer todo o lixo e deixar tudo no seu lugar.

Passando pelo problema de inquisição: o que tem feito a Igreja, para mostrar ao mundo os benefícios que a inquisição sem prever, trouxe ao mundo?
Quando as pessoas, repetem e repetem constantemente a história da inquisição, a Igreja omite-se, fica em silêncio. Está errado. O resultado da inquisição beneficiou as sociedades apesar da maneira triste como era feito. A própria escritura, também induziu ao erro a Igreja com afirmações e histórias do Antigo Testamento(dos judeus), que na altura eram mal interpretadas.

O que fazem as bruxas: Matam e destroem as pessoas, com métodos que só elas conhecem. Não seria também uma inquisição as práticas da bruxaria no mundo inteiro?

E que temos nós com a inquisição, para estarem sempre a cobrar-nos por aquele momento da vida da Igreja. Não participamos da inquisição, ainda nem eramos nascidos. O pai mata e o filho é que é o acusado, será justo?

O papel das pessoas, que com a denuncia, ajudavam a dar vida a inquisição. Creio, que não eram só os católicos que denunciavam.
Ateus e pessoas de outras religiões também o faziam, de certeza.
O dinheiro sempre falou mais alto.

A inquisição, não foi uma acção só dos inquisidores, toda a sociedade participou, com denuncia, fofoca, inveja, por dinheiro e tudo aquilo que é característico do ser humano mau.

Sobre estes aspectos ninguém fala nem se escreve.

=====================================================
Neste momento, tenho a minha sobrinha de 14 anos aqui ao meu lado e a ler o que vos escrevo e está a perguntar-me:
Porque o Papa João Paulo II, não faz uma cerimónia internacional televisionada, apresenta os nomes e fotos dos responsáveis pela inquisição e dos inquisidores para serem todos ex-comungados publicamente, apesar de estarem já mortos. Talvez assim o mundo perdoe e acabe com este assunto de uma vez por todas.

Ideia de adolescente. Não teria sentido!


Obrigada!

Re: Receita para melhorar a saúde das Paróquias
Escrito por: Nuno Sousa (IP registado)
Data: 17 de March de 2002 19:28

A avaliar pelo que li, em particular pela conclusão, talvez o que o Santo Padre faria de melhor, para enriquecer a Igreja, era o de destituir-se do seu cargo e no para ocupar o seu lugar entraria a sobrinha da senhora que com apenas 14 anos idades consegue dar lições à nossa querida Igreja.

Em segundo lugar, proponha um desafio: "Se queres mudar a Igreja, começa por ti". Criticar é tão fácil. Sinceramente que não percebo que espécie de católicos somos nós....

Para terminar, para melhorar a saúde das paróquias não são precisas receitas. Cada paróquia, à luz e à iluminação do Espírito Santo deverá avaliar e ponderar aquilo que deverá ou não fazer.

Abraços.
Nuno Branco, 25 anos

Re: Receita para melhorar a saúde das Paróquias
Escrito por: Maria de Nazaré (IP registado)
Data: 17 de March de 2002 21:29

Como catolica que sou, acho que tenho o direito de ajudar, quando vejo que as coisas não correm como deviam correr. Só queria ajudar, foi com boa intenção. Desculpe se ajudar e dar uma ideia ofende.

Não volto a incomodar, não volto mais a este forum. Obrigada pelo acolhimento.

Re: Receita para melhorar a saúde das Paróquias
Escrito por: Nuno Sousa (IP registado)
Data: 17 de March de 2002 22:15

Em nada me senti ofendido, quanto muito senti pena ao ver a forma como os católicos apreciam a sua Mãe Espiritual - a Igreja.

"Não volto a incomodar, não volto mais a este forum. Obrigada pelo acolhimento." - Isso é consigo.

Mas quanto a esta afirmação, lamento mais uma vez estarmos na presença de uma postura intelectual primária e infantil. Aliás, não percebo porque é que duas pessoas não possam discutir ideias de uma forma civilizada.

Não percebo, o porquê deste comportamento da sua parte. Não leve a mal a minha imagem, mas faz-me lembrar aquelas crianças que quando não lhes dão razão, amuam.

Foi um prazer conhecê-la. Sempre que quiser falar, terá aqui um fiel ouvinte (concordante ou discordante)

Abraços
Nuno Branco 25 anos

Re: Receita para melhorar a saúde das Paróquias
Escrito por: Tozé Monteiro (IP registado)
Data: 17 de March de 2002 23:39

Nuno, tu tens que ler melhor o que as pessoas escrevem antes de fazeres comentários, para não seres mal intrepretado....
Eu pessoalmente acho que há muita coisa a melhorar na forma como funcionam as nossas paróquias, que na sua maioria se baseiam no quero posso e mando do pároco... as honrosas excepções ocorrem nalguns centros urbanos.

Por outro lado há párocos no interior que se vêm aflitos para conseguir introduzir novas ideias e formas de estar em populações que da igreja apenas quer aue os baptize, case, enterre e organize a festa da terra.

Daí que há concerteza ideias interessantes naquilo que a Maria diz e que é verdade que, mesmo do ponto de vista de comunicação, a Igreja poderia fazer melhor, para não termos que gramar com ideias deturpadas tipo a do tal ISRAEL.

Não podes ter reacções violentas só porque alguém critica a igreja ou o Papa. A igreja é muito diversa e tem certamente organismos, movimentos e atitudes que se podem criticar sem por em causa o essencial. O próprio Papa, que é um homem notável em muitos aspectos, tem obviamente tomado medidas com as quais um católico pode discordar (eu discordo do poder que a Opus Dei granjeou nos últimos anos).

Não me vou perder muito na questão da infalibilidade do papa, mas nota que o dogma (muito discutível e justificável pela conjuntura histórica da época) só se refere às posições em matéria de fé.

Calma, portanto, e tenta ser mais acolhedor.

Re: Receita para melhorar a saúde das Paróquias
Escrito por: Nuno Sousa (IP registado)
Data: 17 de March de 2002 23:47

.......

Re: Receita para melhorar a saúde das Paróquias
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 19 de March de 2002 17:37

Mas para quê esses atritos???

Sinceramente... Todos os contributos são valiosos, se feitos com preocupação em ajudar. Nuno, também não tens que criar "imagens" das pessoas... Emancipa-te a isso tu próprio... Os E.E. ajudam-te! ;o)

Maria, volta! Gostei muito da tua participação!

Ideias que me parecem essenciais:

- Mais informação/doutrina!

- Mais interactividade!

- Mais animação!

E isto é para ser feito por todos os católicos!! Não podemos deixar que isto continue! Não devíamos ter que nos justificar tanto perante os protestantes!! De facto, estas situações de confronto doutrinal com outros "cristãos" só são alimentadas pela ignorância de parte a parte...

METAM TODOS MÃOS À OBRA!

Ponham-se na Net, respondam aos fóruns, falem no IRC, dêm opinião!!
Que mais? "Metam-se" em grupos de oração, inscrevam-se e participem em acções de formação e promovam estudos bíblicos e o apostolado. Se ninguém à vossa volta o faz, está na altura de serem vocês a fazê-lo! Cuidem da vossa formação e tratem de ajudar os outros.

Vamos lá a fazer a Nova Evangelização que o Papa tanto quer e tem promovido! Graças a Deus termos um pastor assim tão lúcido (ainda... :oP) e que compreende as necessidades que o mundo tem e às quais o Senhor espera que correspondamos! Todos, sem excepção! Pela Igreja de Cristo!

Temos um mundo à espera e uma vida de felicidade a dar a muita gente,
João

Re: Receita para melhorar a saúde das Paróquias
Escrito por: Lugo (IP registado)
Data: 19 de March de 2002 22:51

Maria,

Gostei da tua participação! Acho que deves continuar a participar. Aliás, este fórum é publico e aberto a toda a gente, especialmente, para quem pretende contribuir com algo positivo.

Um abraço,
Lugo



Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.