Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: 12Próximo
Página actual: 1 de 2
sabedoria humana ou Sabedoria de Deus
Escrito por: carlos nascimento (IP registado)
Data: 22 de February de 2003 22:50

"Qual homem poderia conhecer a vontade de Deus?
Quem poderia fazer ideia das intenções do Senhor?
Os pensamentos dos mortais são hesitantes,
precárias, nossas reflexões.
O corpo, submetido à corrupção, entorpece a alma;
o invólucro de terra é um fardo para o espirito solicitado em todos os sentidos.
Já temos dificuldade em representar-nos as realidades terrestres,
mesmo o que esta ao nosso alcance, descobrimo-lo com esforço
E as realidades celestes, quem as explorou?
Quem teria conhecido a tua vontade, se tu mesmo não concedesses a Sabedoria e das alturas não enviasses teu santo espirito?
Assim endireitam-se as veredas dos homens na terra,
os homens foram instruidos no que te agrada
e pela Sabedoria foram salvos."

(Sabedoria 9,13-18 . Bíblia TEB, Tradução Ecumenica da Bíblia)

Muito se tem falado neste forum sobre a bíblia, e como protestantes e católicos a interpretam.
Partindo do principio de que através da bìblia obtemos o conhecimento da vontade de Deus e que a sabedoria é a capacidade de aplicar o conhecimento, este texto parece-me sobremaneira relacionado com o assunto.
No que respeita a protestantes, nao esqueçam que, até finais do seculo XIX, os livros apócrifos ou, como prefiro chamar-lhes, deuterocanonicos, eram incluidos em suas Bíblias em apendice (tal como acontece com a TEB, no final do antigo testamento) aplicando-se-lhe a confissão de fé conhecida por "de la rochelle": Embora possam ser uteis, sobre eles não se poderá fundar nenhum artigo de fé.
Protestantes dizem que a Bíblia católica tem sete livros a mais, eu, como católico, acho que a bíblia usada pelos protestantes tem sete livros a menos.
Lutero ao traduzir a Biblia para o alemão comum nunca explicou porque excluiu os livros escritos em grego (caso alguem saiba porque, agradeço que me informe)
Sei que me irão perguntar: católico ou protestante? (como se tivesse-mos que ser do governo ou da oposição)
Respondo desde já: CRISTÃO

carlos

Re: sabedoria humana ou Sabedoria de Deus
Escrito por: ana (IP registado)
Data: 22 de February de 2003 23:48

Dicotomia corpo espirito; dicotomia soma e psique... é a herança platónica e cartesiana, aproveitada pela religião católica e que não conseguimos ainda libertar-nos....

Em vez de se ter uma visão integral e holística do ser humano, tem-se uma visão fragamentada e amputada....


ana

Re: sabedoria humana ou Sabedoria de Deus
Escrito por: cristina (IP registado)
Data: 23 de February de 2003 01:55

Ana

Fiz o liceu e li mais uns livrinhos durante mais uns bons anos , aliás ainda não parei de ler e nem paro , adoro ler.
O que eu lhe quis dizer por linhas travessas foi que apesar de ter muitos conhecimentos cientificos , devidamente credenciados me reservo sempre o direito de duvidar de algumas conclusões médicas que se fazem actualmente em especial na área da psiquiatria uma vez que o nosso pobre cerebro é uma grande emaranhado de neuronios que se ligam entre si e ninguém sabe bem `como. Toda a gente sabe que o cérebro é ainda o orgão que menos se conhece do corpo humano. assim o que se chama hoje de esquizofrenia puderá amanhã ser chamado de génio , além disso sabe muito bem que nos casos de autismo são frequentes certas genialidades inexplicaveis pelos cientistas. O conceito de normal vem pela capacidade de adaptação ao meio e basicamente quem não se adapata é excluido , quem não produz quem não cumpre horarios e não pratica certas regras leva com a tabuleta de doente mental . Pois lhe garanto e por experiência vivida que uma grande parte dos doentes a que se refere são pessoas extraordinarias , com quem tenho o prazer de conviver mais ou menos regularmente. muitos deles viveriam perfeitamente bem se as pessoas não lhe tivessem colocado esse titulo na testa. Até que segundo recentes investigações a esquizofrenia é em grande parte provocada por situações exteriores ao individuo sendo uma resposta a certos estimulos muito fortes . por outras palavras , segundo estudos recentes qualquer pessoa pode ter um episodio de esquizofrenia se estiver sujeita a determinado tipo de estimulos. Não sou behaviorista , mas também não sou pela bioquimica nem tão pouco pela genetica do comportamento humano. Mas já que a ana vê tudo assim tão cientificamente , que raio de coisa é alma de um ser humano para si ? como define o espirito?
Em relação à sua aitude de critica ao protestantismo de os acusar de terem umja vivência de religiosidade baseada no sofrimento humano , gostaria de lhe colocar a seguinte questão ' Então que me diz ao celibato dos Padres? è que segundo as mais recentes teorias da biopsicologia do comportamento humano qualquer homem quando colocado em frente a uma mulher bonita faz disparar umas hormonazinhas que lhe dificultam a razão fazendo-se notar de imediato algumas alterações organicas.
Então quem educa para o sofrimento ? Sofrem demais aqueles homens. E as freiras pobrezinhas , já imaginou que tipo de sentimentos levarão uma pessoa a tomar uma decisão dessas? acho que ao principio são sentimentos de grande exaltação de um amor quase lunatico por Deus que depois com o passar dos anos se transforma em grande e profunda parnoia ou depressão , não acha?

não gosto de falar da virgem Maria ela o que veio pedir foi para que rezassemos ao seu filho , veio pedir a união , veio lembrar-nos jesus Cristo e a gente faz precisamente o contrario zangamo-nos com ela e por causa dela o que é perfeitamebnte idiota uma vez que o centro de tudo deve ser o Amor do seu Filho Jesus Cristo que morreu por nós na cruz. Deus nunca gostou de imagens e eu também não . Prefiro Imaginar jesus Cristo no céu , Filho de um Deus que me ama muito. Quando vou à missa e o Padre manda cantar hosana , mal se ouve o povo cantar . As pessoas andam muito tristes e fojem da Igreja . Sinceramente e sem maldade nenhuma e do fundo do coração não sei se vá se fique. È tudo e agora vou ler um salmo bonito como esse ai de cima antes de dormir e rezar para que um dia a gente não perca mais tempo com disparates deste e nos preocupemos com coisas bem mais terriveis:
Hoje vi uma fantasia de carnaval à venda num Hipermercado que nunca pensei ver na minha vida :
Um habito de um padre.
Como chegamos a esta miséria espiritual , a esta imagem degradante de Igreja que até os padres já servem para brincar? isto sim é que é para reflectir...isto sim é muito grave. E amanhã de manhã não vou ao culto vou à missa que já lá ando à mais de um ano e voc~e faça igual assista a um culto dos nossos queridos irmão protestantes , talvez unidos a gente consiga dar uma imagem de Deus diferente ás pessoas.
god bless you
cristina

Re: sabedoria humana ou Sabedoria de Deus
Escrito por: ana (IP registado)
Data: 23 de February de 2003 11:33

Bem sobre os factores eiológicos da esquizofrenia, teriamos de iniciar um debate......

Você diz que os dontes mentais são pessoas extraordinárias.

Nunca, de forma alguma, escrevi qualquer afirmação que diminua as pessoas com doença mental - seria a mesma coisa que ser agressivo para com pessoas com doença oncológica. De facto, para mim estamos num mesmo nivel de compreensão - trata-se de terríveis patologias, que interferem com a vida humana e provocam intenso sofrimento...
Você acha que não deveria haver acompanhamento médico destes doentes? Defende a ideologia da antipsiquiatria dos anos 60 e 70 do século XX? Mas esses movimentos já foram testados e também não trouxeram resposta para o problema da doeça mental..

Você afirma que há novas teorias que demonstram que e esquizofrenia tem uma causa ambiental... Gostaria de as conhecer..
É que as investigações actuais, como sabe, vão noutra linha... E descoberta de alterações genéticas responsáveis esquizofrenia já é um facto...
Quando fala em "um episódio de esquizofrenia" deve referir-se a um episódio psicótico circunscrito... Como sabe, não há"episódios" de esquizofrenia, tal como não há "episódios de diabetes", embora algumas pessoas possam fazer hipoglicemias sem serem diabeticas..
Mas mas isto é outra conversa.

O que eu pretendo dizer é que não é pelo facto de se rezar ( á virgem , a deus, aos santos) que as pessoas ficam mentalmente perturbadas... Não há "depressões marianas", nem a oração á virgem constitui um factor determinante de doença mental..
Mas, algumas pessoas com doença psiquiátrica podem apresentar alterações graves de conotação mística, como delírios místicos, alucinações auditivas (em que dizem ouvir vozes de deus ou do diabo, ou de santos) ou mesmo alucinações visuais ( nesse caso visualizam imagens que não existem ,mas que são de conteúdo místico).
Claro que estas manifestações psicopatológicas têm sempre uma matriz cultural...
Um budista não terá alucinações com Maria, um muçulmano mais provavelmente desenvolverá delírios á volta dos signos da sua religião...
Neste caso as exaltações místicas deste tipo poderão ser apenas sintomatologia de doença mental.

Quanto ao celibato, trata-se de uma escolha consciente e adulta, de pessoas que sabem os compromissos que estão a tomar. Como sabe, há milhões de pessoas celibatárias, por esses mundo fora, que não são padres nem freiras , mas que têm o celibato como opção. Se todos fossem doentes mentais, seria complicado!
Padres e freiras fazem uma escolha existencial. Se é boa ou má eles o saberão em consciência. Não se trata de uma imposição - ninguém obriga ningúem a escolher a vida religiosa, por isso o sofrimento deve ser mínimo para queles que escolhem esse caminho... SE, em algum momento considerarem que essa escolha não foi a mais acertada - podem sair e prosseguir as suas vidas, serão sempre acolhidos e amados dentro da Igreja Católica... Como vê, não se trata de uma escolha baseada no medo e no terror, muito menos no sofrimento.

Você escreveu que esteve numa "seita"protestante. Pode dizer-nos quall ou é segredo?
Você diz que deus nunca gostou de imagens... Eu sorrio... Acho que deus deve aprovar e deliciar-se com todas as formas de arte humana baseadas na imagem - pintura, todas as artes plásticas, video, cinema, multimédia.. Deus deve sorrir ao ver as fabulosas criações artisticas que ao longo do século foram adornando igrejas, palácios,catedrais e museus... muitas delas inspiradas em temas reigiosos e bíblicos... Como se pode condenar isso?
O seu conceito de Deus é muito limitado e circunscrito - não se pode fabricar Deus á imagem dos humanos, ou pode e isso é mesmo assim que funciona?

ESpero que encontre a paz que tanto procura


ana


.

convite - ir para a rua dançar
Escrito por: cristina (IP registado)
Data: 23 de February de 2003 11:39

Olá a todos os participantes do forum.
Hoje está sol e vou aproveitar o que Deus nos deu de bom e olhar um bocadinho para o mar. Em relação às questões que o carlos colocou sobre o facto de esses livros terem sido retirados da biblia só te posso dizer que os que estão , sejam poucos ou muitos, já são bem esclarecedores da verdade que se quer transmitida. A salvação de todos nós passa pelo amor , amor a nós proprios , amor aos outros e todas as formas de amor possiveis e imaginárias. assim venho propor que antes de tudo mais seria muito interessante partirmos para um conhecimento pessoal numa boa conversa amena e cavaqueira destes assuntos. Gostaria muito de falar dos meus sinaizinhos que a mim às vezes também me incomodam , mas só o faço pessoalmente pelo que gostaria de conhecer a Ana . E também gostava de conhecer a outra ana que tem o irmão em terriveis condições pois a ela de certeza lhe fará bem a nossa companhia e talvez partilhando a sua dor cononosco consiga rir um pouco nesse dia e também gostaria de conhecer o Carlos que tem uma historia muito interessante no que respeita ao seu percurso espiritual e conhecer o João Oliveira que parece um homem espetacular e com um a visão muito inteligente destas coisas. Que tal marcarmos um almoço ou jantar para nos conhecermos , na altura do Carnaval. Os protestantes podem levar as biblias e os catolicos os terços e as imagens e pode ser que depois a gente de ria e consiga fazer o que Jesus verdadeiramente queria , que comessemos juntos o pão e bebessemos juntos vinho . è esta união verdadeira que se pretende.
Foi só uma ideia , quem alinha?
beijinhos
cristina

Re: convite - ir para a rua dançar
Escrito por: carlos nascimento (IP registado)
Data: 23 de February de 2003 16:37

Saudações a todos

Já vi que há aqui uma confusão entre anas, o que pode ter gerado mal entendidos. Seja como for, a minha intenção é precisamente a amena cavaqueira que pode trazer enriquecimento espiritual para todos. Foi para evitar confusões deste tipo que me identifiquei com primeiro e ultimo nome.
Cristina: deixa-me dizer-te que, para quem esta a passar por algum tipo de depressão, tu raciocinas muito bem e tens uma vantagem- pões o Amor acima de tudo, estou certo de que estás bem familiarizada com o capitulo 13 da 2ª carta aos coríntios.
O meu percurso religioso começou ha 21 anos com uma bíblia usada pelas testemunhas de Jeová, a tradução do novo mundo das escrituras sagradas. Embora não alinhe com a doutrina das TJ tenho que admitir que a elas devo o meu primeiro contacto com a Bíblia que, como tu bem dizes, na sua versão protestante (66 livros) contem a mensagem de Deus para o homem e as verdades concretas de que precisamos. Aconselho-te no entanto, caso nunca o tenhas feito, a dar uma olhada nos livros deuterocanonicos (ou apocrifos). Eu proprio tambem tinha uma certa aversão a eles, agora considero-os parte integrante da Escritura.
Tenta tambem entender que não são só os protestantes que têm por habito ler a Bìblia, embora cá em Portugal não seja muito comum um católico ter um bom conhecimento da mesma.
Eu acho secundario o facto de se ser católico ou protestante, eu proprio ainda não sei muito bem como me defenir.
Quanto a conhecermo-nos pessoalmente acho que seria interessante, mas vamos por partes:
Eu sou de Odivelas, não sei de onde tu ou a ana são. Depois tenho um pequeno entrave de momento, estou de baixa com um pé "empanado". Como nem tudo são desgraças, tive a "sorte" de ser o pé esquerdo e, sendo o meu carro de caixa automatica, logo sem pedal de embraiagem, posso deslocar-me a qualquer lado. Dançar é que está fora de questão (LOL).
Tambem tenho estado atento ao joão oliveira e acho que é uma pessoa com profundos conhecimentos sobre o que escreve.
Falta agora a ana (qual delas não sei) dizer o que acha.
Por mim o meu e-mail está a disposição.
Ana: noutra altura te mostrarei que não existe nenhuma dicotomia, não esqueças que a revelação contida na Bíblia foi progressiva.
Citei aquele texto não com a intenção de isola-lo, pois ele faz parte de um todo. Só conhecendo esse todo, a Bíblia, aquele ou qualquer texto bíblico pode ser entendido. A intenção era reflectir sobre aquelas palavras.

Até outra altura, e que a Paz de Cristo esteja convosco.

Re: sabedoria humana ou Sabedoria de Deus
Escrito por: cristina (IP registado)
Data: 23 de February de 2003 20:10

Olá Carlos
Podes escrever tu para o meu e-mail? tentei mas não consegui o meu outlook express acho que pifou.
Ainda mais ninguém disse nada...vamos lá ver quem está disposto a sentar-se à mesa...:) e conversar cara à cara. Bem também pode ser falta de disponibilidade ... mental ou temporal :)
è só para provocar tudo na brincadeira.
God bless
Cristina

Re: sabedoria humana ou Sabedoria de Deus
Escrito por: carlos nascimento (IP registado)
Data: 23 de February de 2003 22:07

olá cristina
Passo a facultar-te o meu e-mail, podes enviar para: cms_nascimento@hotmail.com ou para carlosmsn@netcabo.pt. Para o da netcabo sou alertado de imediato, pois eu acedo a net atraves do serviço de TV interactiva Digital da TV cabo. O teu eu já vi.
Tal como te referi, ha tambem o problema das distancias, ou seja, não faço a menor ideia de onde voces são.
De qualquer forma deixa a ideia desenvolver e logo se verá.
Tambem pensei na criação de uma sala de chat no messenger do MSN, embora eu não me dê muito bem em chat rooms, aqui seria por uma causa interessante.

Paz para todos

carlos

Re: sabedoria humana ou Sabedoria de Deus
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 23 de February de 2003 23:42

Olá Carlos,

Penso que ainda não tive oportunidade de te dar as boas vindas. Sê bem vindo a este Fórum. Como deves ter reparado, este Fórum é aberto a todos os participantes, pelo que gostaria de lançar também o convite a todos aqueles que nos visitam e não costumam participar, que ganhem um pouco de coragem e partilhem as vossas opiniões ;-)

Luis

Re: sabedoria humana ou Sabedoria de Deus
Escrito por: carlos nascimento (IP registado)
Data: 24 de February de 2003 00:32

Luis

Apenas uma palavra para te agradecer as boas vindas.
"Cai" neste forum por acaso, aconteceu há dias, desde então tenho passado horas a fio a ler as mais variadas opiniões até que resolvi participar.
Agora tornou-se um "vicio".(tomara que todos os vicios fossem tão saudaveis quanto este)

Que a paz de Cristo esteja com todos

carlos

Re: sabedoria humana ou Sabedoria de Deus
Escrito por: Susete Gonzaga (IP registado)
Data: 24 de February de 2003 20:58

Bem vindo Carlos!


Continua a participar!

Susete

Re: sabedoria humana ou Sabedoria de Deus
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 24 de February de 2003 23:38

Carlos,

É bom saber que este lugar de partilha é do agrado das pessoas. Espero que tenhas tempo para ler o muito do que aqui já foi escrito, mas peço que te lembres do seguinte: mais importante do que aquilo que já foi escrito é aquilo que vamos escrevendo e partilhando.

Espero que te sintas à vontade em partilhares connosco as tuas opiniões, e sempre que queiras, poderás convidar mais pessoas para se juntarem a nós.

Luis

P.S. Já me ia esquecendo, mas na próxima sexta-feira, este fórum faz um ano de vida. Talvez seja uma boa para fazermos um balanço do último ano...

Re: sabedoria humana ou Sabedoria de Deus
Escrito por: cristina (IP registado)
Data: 25 de February de 2003 08:45

Oh Luis em vez de um balanço porque não se faz um jantar ou almoço? Era bonito conhecermo-nos pessoalmente não achas? :):) Já fiz a proposta mas só o Carlos se mostrou receptivo :)
Inté
cristina

Re: sabedoria humana ou Sabedoria de Deus
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 25 de February de 2003 21:24

Cristina,

Sim, vi a sugestão de um encontro, por exemplo, pela altura do Carnaval. Contudo, da nossa parte (Luis e Susete) não vai ser possível. Não quer dizer que os demais não se possam encontrar. Acho que sim e se possível que depois partilhem aqui os resultados do convívio.
Ah, não se esqueçam que algumas das pessoas que participam no fórum, não são de Lisboa, algumas até poderão viver fora do país (estou-me a lembrar de uns participantes do Canadá...).

Luis

Re: sabedoria humana ou Sabedoria de Deus
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 25 de February de 2003 22:03

Pois, para mim tb é impossível tal encontro... Podemos tentar videoconferêndia...;-) Só me falta a câmara...

Alef

Re: sabedoria humana ou Sabedoria de Deus
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 26 de February de 2003 17:33


Bem, desde já agradeço os piropos que a Cristina e o Carlos me atiraram... ;o)

Já tínhamos falado sobre um encontro, que poderia bem ser em Lisboa, num lugar conhecido como o Parque das Nações (Expo), por exemplo. Eu estou disponível! Agora, quem toma a iniciativa de programar o acontecimento? (eu não!) :o)

João

Re: sabedoria humana ou Sabedoria de Deus
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 26 de February de 2003 17:51


Carlos, espero que, reconhecendo-te cada vez mais cristão (imitador de Jesus Cristo) reconheças a catolicidade da sua Igreja.

Em relação ao assunto levantado inicialmente, há que compreender o que a Bíblia diz sobre si (como Palavra escrita) e sobre a Igreja.

Quanto a Lutero, trata-se de reivindicações doutrinárias o que o fez rejeitar os deuterocanónicos. Queria ainda rejeitar outros livros, como a Carta de Tiago (por causa de Tg 2,26 - o que ia contra a sua heresia "sola fide") ou o Apocalipse. Um estudo sério sobre os deuterocanónicos e os cânones bíblicos antigos, incluindo os judaicos (neste caso seria incorrecto falar de "Bíblia") seria bastante esclarecedor... Lutero voltou a usar um cânone estabelecido por judeus que recusaram precisamente todos os livros que compõe o Novo Testamento. Procure na Internet por isto, será fácil entender (principalmente de forma lógica, usando o bom senso, dispensando até alongadas leituras).

Repare-se somente nestes versículos, parece-me que falam por si...

"A mim, o menor de todos os santos, foi dada a graça de anunciar aos gentios a insondável riqueza de Cristo e a todos iluminar sobre a realização do mistério escondido desde séculos em Deus, o criador de todas as coisas, para que agora, por meio da Igreja, seja dada a conhecer, aos Principados e às Autoridades nos altos Céus, a multiforme sabedoria de Deus, de acordo com o desígnio eterno que Ele realizou em Cristo Jesus Senhor nosso" (cf. Ef 3,8-11; Ef 1,9; 3,3; Cl 1,16-17.26; 2,13-15).


Que Igreja será esta senão a Católica...?

João

Re: sabedoria humana ou Sabedoria de Deus
Escrito por: cristina (IP registado)
Data: 26 de February de 2003 18:20

Ok . No parque das Nações : A que horas e dia ? Eu vou de comboio . No domingo de carnaval O João , o carlos e eu ja vamos . Luis e susete façam lá uma forçinha , vá lá ... E tu Ana e a Ana amorim ? Vá lá...mexam-se .
trocamos telemoveis e marcamos isso.
No domingo ao meio dia . Parque das nações , quem alinha ?
E a outra Ana a que faz jejeum não almoça mas vêm na mesma ok?:)
Estás a ouvir Ana? E a outra Ana também . Era fixe. Mas vou acabar o Carnaval em casa ta visto a fazer de religiosa , com habito vestido e tudo. Tou farta de computador ...
O Alef não pode vir ? Não faz mal depois mando-te uma foto do nosso almoço cheio de grandes manjares portugueses , tipo mac-donalds que é mais barato:) e rapido.
Vou vestida de bruxa , ou seja vou normal :)
cristina
Não sei mas acho que vou mesmo sozinha e se não aparecer ninguém meto-me no ocenario a ver os peixinhos e depois venho para casa:) Vou do norte , alguém precisa de boleia no comboio?:)

Re: sabedoria humana ou Sabedoria de Deus
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 26 de February de 2003 18:51


Ena, que desembaraço...!

Mas Domingo de Carnaval não, vou estar num retiro! Depois, vou estar ocupado em diversas actividades nos dias seguintes, à tarde e à noite... Depois, estou ocupado em todos os fins-de-semana de Março...! :o) Mas posso no Domingo seguinte, à noite, para o jantar (a partir das 19h), por exemplo...

João

Re: sabedoria humana ou Sabedoria de Deus
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 26 de February de 2003 22:37

Cristina, não vai mesmo ser possível pois estaremos fora do país. Fica para outra oportunidade.

Luis

Ir para a página: 12Próximo
Página actual: 1 de 2


Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.