Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Somos alternativa?
Escrito por: António (IP registado)
Data: 18 de February de 2003 11:21

Vivemos num mundo em que os cristãos voltaram a ser minoria. É um mal ou um bem? Pede-se é que sejamos mais comprometidos, sem medo de afirmarmos pessoal e publicamente as nossas convicções. O cristão é alguém que ao experimentar a salvção de Jesus Cristo, e por Ele todo o amor de Deus, tem raízes diferentes, que podem trasformar a vida dos homens. Ser cristão significa aceitar a cruz de Cristo. Mas ser cristão é um caminho para sermos MAIS FELIZES. Viver segundo os valores de Jesus Cristo, participando na comunidade cristã, rezando, pondo em prática o mandamento novo do amor, assumir sem medo a moral cristã, concretamente no que diz respeito à afectividade e à sexualidade. Este é um verdadeiro desafio para todos nós, para os jovens e adultos de hoje, à procura do caminho que pode conduzir à experiência de um verdadeiro amor. Somos alternativa, temos uma proposta que pode fazer o homem mais feliz?

Re: Somos alternativa?
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 18 de February de 2003 13:25

Olá António, sê bem vindo a este Fórum.

Antes de dar a minha opinião sobre o assunto, queria-te perguntar, porque razão consideras que "... os cristãos voltaram a ser minoria", i.e., a que "mundo" te referes? Segundo estudos recentes, o Cristinanismo continua a ser a religião com o maior número de 'membros', aproximadamente um terço da humanidade. É pelo facto de não sermos a "maioria" (+ 50%) que consideras que somos "minoria"?

Luis

Re: Somos alternativa?
Escrito por: ana (IP registado)
Data: 18 de February de 2003 17:38

De factto, os cristão não são uma minoria..
Em portugal são até uma larga maioria....
Embora haja seitas minoritárias, dentro do cristianismo....

Re: Somos alternativa?
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 19 de February de 2003 00:19

E outras seitas há que se dizem cristãs, que acreditam em Jesus Cristo, mas nada têm de cristãs...

Luis

Re: Somos alternativa?
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 20 de February de 2003 09:20


Parece-me evidente o facto de que os cristãos, aqueles que adoram a Deus e amam o próximo, são uma minoria, apesar de haverem muitos que apenas se atribuem (ou lhes é atribuído) essa denominação... Particularmente, existem muitos católicos que dizem que o são só para não dizerem que não são nada (falta de evangelização) e muitos protestantes que, seguindo a Bíblia "à sua forma" e não participando em nenhuma denominação, vivem como qualquer outro. Portanto, a existência de seitas ou não é apenas a formalização social e juridicamente legitimizada de uma mentalidade individualista, "nada cristã". Isto vive-se em todas as Igrejas, sendo que uns fiéis são mais "fiéis" que outros...

Gostei e concordo plenamente com a apresentação do António. :o) Focou dois temas em que, se fossem verdadeiros cristãos, essas pessoas claramente dariam testemunho daquilo em que acreditam, por estarem a viver o amor de forma tão diferente da dos demais actualmente: a afectividade e a sexualidade.

Aliás, existe assunto que mais desacordo provoque entre quem fala sobre a Igreja do que as suas posições sobre a sexualidade? Por outras palavras, existe maior contraste entre a mentalidade do mundo e a doutrina da Igreja que as suas perspectivas sobre a sexualidade?

A Igreja tem, de facto, uma proposta que plenifica o Homem. Portadora da Revelação divina sem a qual o Homem apenas segue Deus às "apalpadelas", sem entendimento profundo das verdades a conservar, ela manifesta-se como luz do mundo e sal da terra. É essa luz a de Cristo, que pelo Baptismo faz brilhar a sua luz nos nossos corações e nos tempera com vida nova.

Nestas questões concretas, já se vai dando mais ouvidos à Igreja, embora ainda com grande relutância. Cada vez mais jovens se arrependem de não terem guardado a sua virgindade para o seu cônjuge, por terem "embarcado" numa cultura que não os avisou nem ofereceu os meios para viver castamente. Os casais estão a descobrir a eficácia e os benefícios de saúde e de intimidade que usufruem de forma única com o planeamento familiar natural.

Estamos a assistir a um desenvolvimento da fidelidade dos leigos à Igreja, contrastando ainda com grandes dissensões.

Mas somos, de facto, A alternativa a tudo quanto nos aflige: Deus, que nos conduz a toda a Verdade, será a nossa companhia, o nosso sentido, a nossa força.

João

Re: Somos alternativa?
Escrito por: António (IP registado)
Data: 20 de February de 2003 16:31

Uma coisa são as estatísticas, e outra a fé crente que transforma a vida. Quantos são os que verdadeiramente amam a Jesus Cristo, e arriscam segui-lo pelos seus caminhos?

A questão é saber até que ponto a fé compromete a vida (o que acredito e o que pratico, quer dizer, os comportamentos); até que ponto o cristão de hoje (como nos priemiros séculos) está consciente de que tem uma doutrina nova, diferente, mas mais humanizante, capaz de intoduzir o homem na esfera do divino e da descoberta do mais profundo do ser humano.

Jesus dizia: "Que a vossa linguagem seja sim sim, não não". Não será que nos habituamos demasiado ao sim-não, misturando todas as coisas, querendo ser cristãos mas renunciando a tudo o que cheire a cruz?

Um abraço,

António

Re: Somos alternativa?
Escrito por: ana (IP registado)
Data: 20 de February de 2003 20:07

Também a andreia acha que sim...
ana

Re: Somos alternativa?
Escrito por: cristina (IP registado)
Data: 21 de February de 2003 17:17

Claro que somos alternativa. Mau era se assim não fosse. O que falta nas Igrejas é gente nova , gente inteligente que dê uma lufada de ar fresco e saiba viver com santidade. Muitos cristãos tem-se afastado da Igreja porque a veem como sinonimo de padres prevertidos velhos e caqueticos , situação que podemos agradecer também aos média. E muitos justificando-se com os pecados dos outros rejeitam a Deus e pecam por aí à vontade.È facil falar mal da Igreja , mas graças a Deus ainda há muito boas obras por aí testemunhando o bom nome de Jesus , associações que trabalham em silêncio como a caritas portuguesa. Mas dessa gente ninguém fala , e eles ,como fica bem a um cristão , também não apregoam as suas boas obras : amam em silêncio.
cristina

Re: Somos alternativa?
Escrito por: ana (IP registado)
Data: 21 de February de 2003 17:19

E ganham bastante dinheiriro com isso....



ana

Re: Somos alternativa?
Escrito por: sofia (IP registado)
Data: 21 de February de 2003 17:32

Afinal, quando falam em alternativa referem-se a quê?
Igrejas evangélicas?

Re: Somos alternativa?
Escrito por: António (IP registado)
Data: 21 de February de 2003 23:57

A alternativa de que falo vem do Evangelho de Jesus Cristo, da sua Boa Nova: amar a Jesus, amar como Jesus. Este é o grande desafio da Igreja Católica, nos séculos passados (basta ver tantos santos que procuraram imitar a Jesus Cristo), e igualmente de hoje. Para muitos o ser cristão é "demodé", mas para os que se deixam tocar pelo amor de Deus um desafio sedutor. Às vezes falta-nos é a coragem de ser diferentes, de arriscar a viver a fé, marcando opções ainda que contracorrente. Jesus hoje continua a ser crítico e a pôr em causa tanto comportamento esvaziado de valores e autenticidade.

Re: Somos alternativa?
Escrito por: ana (IP registado)
Data: 22 de February de 2003 01:32

Tem toda a razão. Por isso mesmo, os verddadeiros cristãos devem ser críticos e autênticos, vivendo de acordo com a sua consciência mais profunda. Não devem ser uns vegetais amorfos....

Tem razão - a hipocrisia não é um valor cristão.




ana

Re: Somos alternativa?
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 05 de March de 2003 18:24


Os cristãos devem ser críticos, muito auto-críticos, e humildes, muito humildes.

Repare-se que a "consciência mais profunda" é aquilo que somos como seres humanos, o que nos é natural. Sabemos que Deus nos criou para Si e que é terrível para nós afastarmo-nos do fim para que fomos criados (ainda que pensemos poder excluir Deus das nossas vidas e sermos felizes).

A hipocrisia nota-se também em muitos que dizem que "são" católicos, mas apenas crêem numa perspectiva pragmatista e política da religião, em que só conta o ser bom (e que cada um acredite no que quiser), quando não é nada disso que é SER católico.

Permanecem "vegetais amorfos" na sua entrega a Deus e na proclamação da Verdade. Muitos deles não sabem sequer o que são valores cristãos, pois não entendem a Verdade plena que é Cristo.

Isso também é hipocrisia, ignorância, má-vontade, pensamentos mundanos, egoísmos... Tudo coisas das quais todos os cristãos se devem converter a Jesus Cristo, o único valor, tudo fazendo por Ele e para Ele.

João

Re: Somos alternativa?
Escrito por: cristina (IP registado)
Data: 05 de March de 2003 20:34

Ser cristão é ser diferente é viver Cristo. Muitos homens têm imitado a Cristo e as mulheres como podem imita-Lo?
Eu considero-me cristã , não tenho vergonha de falar de Cristo pelo contrario até me dá muito prazer. Mas assim de repente se olho para os outros e para mim , não vejo grandes diferenças . Afinal como se distingue um verdadeiro cristão? Os missionarios são faceis de identificar como cristãos e os outros? Às vezes duvido da minha capacidade de entrega às coisas de Deus. Serei eu melhor que os outros ?
Viver o dia -a -dia de uma forma cristã em tudo o que faço...é isso ser cristã. Assumir Cristo na afectividade e na sexualidade na minha relação com os outros. Isso sim doi que se farta é aquela historia de perdoar sem cessar e ter de aceitar muitas vezes certas coisas que dão vontade de bataer no v izinho, mas em vez de bater falamos com um sorriso nos labios. Na sexualidade , como ser cristão ? Muito facil basta ser honesto , basta não mentir , basta ser fiel , basta saber comprometer-se . Já leram Varillon? è fantastico. tem lá uma descrição de um beijo como só " sendo a troca de respirações " se eu te digo amo-te estou a dar-te o meu coração ficas responsável por ele . O meu coração é teu toma conta de mim. Isto é lindo e deve ser pensado e sentido só antes de um beijo :) Ena ! Quantos pensam e vivem a sexualidade assim? Agora em termos de sexualidade anda tudo muito confuso até demais uns dizem uma coisa outros outra nem os Padres se entendem. No outro dia ouvi um Padre dizer : quanto à homosexualidade a Igreja assume uma posição , eu só digo - cada um faça o que quiser...
Enfim, os tempos mudam , dantes os homem lutavam por uma mulher , agora trocam-nas como trocam de camisa. Culpa de quem ? Das mulheres...:)
Ainda há poucos anos, em Italia , um homem que beijava uma mulher era obrigado a casar com ela:) Ena ,que grande evolução !
cristina



Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.