Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
SIGNIFICADO DO BAPTISMO
Escrito por: ana (IP registado)
Data: 13 de February de 2003 21:57

"A jornalista disse uma frase deliciosa:

"Ser baptizado não é certamente sinónimo de se ser católico". :o)

E não é mesmo, porque ser católico é estar unido ao Magistério com autenticidade."



Alguém pode aqui explicar que o Baptismo e a qualidade de baptizado, não depende do comportamento do indivíduo?


Alguém pode aqui explicar o que é o Baptismo?

Re: SIGNIFICADO DO BAPTISMO
Escrito por: Ana Amorim (IP registado)
Data: 14 de February de 2003 13:55

Ana,


Muito antes de adoecer e deixar de falar, o meu irmão disse-me uma coisa que me fez bastante sentido:

"Quando tive um filho, quero educá-lo no respeito por todas as religiões. Quando ele for maior e fizer pleno uso da sua vontade e consciência, ele que se decida pelo Baptismo na Igreja Católica, ou noutra que ele quiser aderir."

Concordo com ele, porque, infelizmente, baptiza-se a criancinha na Igreja Católica porque é bem...porque há convidados janotas, uma grande almoçarada e tal...
Mas isto é como com os casamentos. Olha, já fui cantar a diversos casamentos católicos e, para nosso espanto, quem responde sempre ao sacerdote é....o coro!!!! Isto é normal?
Bom, com os baptizados é a mesma coisa. A criancinha é baptizada se bem que muitas vezes nem pais, nem padrinhos saibam muito bem porquê. Se lhes perguntarmos, eles dizem: ah, é a entrada da criancinha na família de Deus (muito bem!) e para que, caso morra repentinamente, não fique no limbo e vá para o céu (pronto, tudo estragado!). A minha mãe ainda acredita nisto!!!!! Respeito, mas, pronto, tenho uma opinião diferente...
Mas ninguém fala de coerência, de compromisso, de exemplo a dar à criança. Afinal, o que é isso? E depois as crianças crescem e ficam deformadas moralmente. Porquê? Porque a catequista diz uma coisa, mas o pai diz que a missa é para retrógrados (ok mesmo que não concorde que a missa seja essencial à vivência cristã católica, escusa de dizer estas alarvidades), isto é apenas um exemplo. Ou que - outro exemplo - o miúdo aprenda na catequese que falar mal do vizinho é falta de respeito para com o próximo, e apanha a mãe a praguejar nas costas do pai, etc...e a quem é que os miúdos apanham os exemplos todos? Aos pais, pois claro!
Afinal baptiza-se a criança para quê, se depois não há uma coerência de vida dos pais em relação à religião que supostamente professam e na qual fizeram questão em baptizar o seu filho?

O Baptismo deve ser um acto muito bem pensado. É de coerência com determinados valores. É, antes de mais, uma escolha amadurecida.
E como eu já disse algures por aqui no Fórum, há agnósticos e ateus muito próximos de Deus. Mais próximos do que aqueles que dizem amar a Deus e procurar a Sua Glória...


Anna



Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.