Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Página actual: 18 de 68
Re: Aborto - Thread "Oficial"
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 21 de October de 2006 12:18

Naturalmente... quando não há argumentos...

Mas é lamentável que não demonstres a acusação gravíssima de que um Projecto-Lei aprovado na Assembléia da República, foi alterado às escondidas de todos ( e dos próprios deputados suponho) edas instãncias de fiscalização contitucional.
SEjamos sérios.



Editado 1 vezes. Última edição em 21/10/2006 12:21 por catolicapraticante.

Re: Aborto - Thread "Oficial"
Escrito por: Paulo (IP registado)
Data: 21 de October de 2006 12:19

A nao ser a das clinicas ja à espera para abrir portas e sacarem dinheiro a um sistema de saude que fecha maternidades por nao serem rentaveis.
Os lobos ja estão a esfregar as maos de contentes por terem uma mina de ouroa esplorar. Com os nossos impostos.
É pois urgente fazer campanha pelo Não. Uma campanha serena, sem fanatismos, mas que mostre a todos os portugueses um feto de 10 semanas. Que não é um conjunto de celulas indiferenciadas. QUe se afirme de uma vez por todas que é um ser que é assassinado que está em causa e que a mãe não pode dispor de uma vida que não é a sua.

Re: Aborto - Thread "Oficial"
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 21 de October de 2006 12:31

.



Editado 1 vezes. Última edição em 21/10/2006 12:32 por catolicapraticante.

Re: Aborto - Thread "Oficial"
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 21 de October de 2006 12:40

É esta a alteração proposta para o Código Penal:



"(Alterações ao Código Penal)

O artigo 142° do Código Penal, com as alterações que lhe foram introduzidas pelo Decreto-Lei 48/95, de 15/3 e pela Lei n.º 90/97, de 30 de Julho, passa a ter a seguinte redacção:

Artigo 142°
Interrupção da gravidez não punível

1 - Não é punível a interrupção da gravidez efectuada por médico ou sob a sua direcção, em estabelecimento oficial ou oficialmente reconhecido com o consentimento da mulher grávida, nas seguintes situações:
a) a pedido da mulher e após uma consulta num Centro de Acolhimento Familiar, nas primeiras dez semanas de gravidez, para preservação da sua integridade moral, dignidade social ou maternidade consciente;
b) (actual alínea a);
c) caso se mostre indicada para evitar perigo de morte ou grave e duradoura lesão para o corpo ou para a saúde física ou psíquica, da mulher grávida, designadamente por razões de natureza económica ou social, e for realizada nas primeiras 16 semanas de gravidez;
d) (actual alínea c);
e) (actual alínea d).
2- Nos casos das alíneas b) a e), a verificação das circunstâncias que tornam não punível a interrupção da gravidez é certificada através de atestado médico, escrito e assinado antes da intervenção, por médico diferente daquele por quem, ou sob cuja direcção, a interrupção é realizada.


Artigo 2.º
É aditado um artigo 140°-A ao Código Penal, com a seguinte redacção:


Artigo 140°-A
Publicidade ilegal à interrupção voluntária da gravidez

Quem, por qualquer modo, fizer publicidade ilegal de produto, método ou serviço, próprio ou de outrem, como meio de incitar à interrupção voluntária da gravidez, será punido com pena de prisão até 2 anos ou pena de multa até 240 dias.


Artigo 3°
(Rede pública de aconselhamento familiar)

1 - Deve ser desenvolvida na rede pública de cuidados de saúde a valência de aconselhamento familiar, a qual deve ser composta por, pelo menos, um Centro de Aconselhamento Familiar (CAF) por distrito.
2 - Os CAF inserem-se na rede de cuidados primários de saúde, devendo a sua constituição e organização interna ser regulamentada pelo Governo.

Artigo 4°
(Funcionamento dos Centros de Aconselhamento Familiar)
1 - Os CAF devem ser de fácil acesso a todas as mulheres grávidas que pretendam realizar uma interrupção voluntária de gravidez ou que já a tenham praticado.
2 - As consultas realizadas nos CAF são gratuitas, confidenciais, realizadas sob anonimato, caso seja essa a vontade da mulher grávida.


Artigo 5°
(Competências)
Compete aos CAF o aconselhamento e apoio necessários à mulher grávida, com objectivo da superação de problemas relacionados com a gravidez, contribuindo para uma decisão responsável e consciente, cabendo-lhes, nomeadamente:

a) Aconselhar, informar e sensibilizar as mulheres acerca da forma mais adequada de organização do seu planeamento familiar;
b) Suscitar, se necessário, a intervenção dos serviços sociais que operem no sector, analisando-se a possibilidade de essa intervenção resolver os problemas de ordem social decorrentes da maternidade;
c) Informar a mulher grávida dos direitos consagrados na legislação laboral no que respeita à maternidade, bem como quanto aos direitos relativos a prestações médico-sociais;
d) Informar e encaminhar a mulher grávida para os estabelecimentos onde se pratique a interrupção involuntária da gravidez, após o devido aconselhamento.
2- Os CAF podem, no processo de consultas e desde que a mulher grávida não se oponha, ouvir o outro responsável da concepção.
"

Re: Aborto - Thread "Oficial"
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 21 de October de 2006 12:49

"
Citação:
Ovelha
Garanto-te, de ciência certa, cara CP, que há mulheres "tontinhas, umas levianas e uma fúteis"

Pois , mas se é e Ciência certa, isso implica um avaliação e diagnóstico psiquiátrico. E nesse caso estamos perante pessoas inimputáveis por anomalia psíquica, que não podem ser alvo de censura penal.
Logo , não podem ser presas por crime de aborto.

Re: Aborto - Thread "Oficial"
Escrito por: Paulo (IP registado)
Data: 21 de October de 2006 13:02

Esta semana foram denunciados na TV, emissao de atestados psiquiatricos para aborto, sem rei nem roque. As clinicas - nomeadamente a dos Arcos - tem psiquiatras que passam os respectivos atestados alegando os eventuais danos que a mulher possa vir a padecer.
Seria bom exigir a emissao de uma declaração por parte do feto, em como nao se importa de morrer.
Seria bem mais justo.

Re: Aborto - Thread "Oficial"
Escrito por: Ovelha Tresmalhada (IP registado)
Data: 21 de October de 2006 19:52

Esgotaram-se-me, como bem diz a CP, os argumentos. Aliás, nunca os tive e, vendo bem, tem a CP toda a razão: tudo o que escrevi até agora não foram argumentos, foram disparates, dislates, fantasias machistas, heresias científicas, desonestidades, má fé e que sei eu mais - eu, a cúmplice testemunha de crimes que não delato.

Aliás, não colho o azar de ser o único: quase tudo quanto tem sido argumentado neste tópico não passa, para a catolicapraticante, de cegas e sádicas elucubrações de homens (e de algumas, poucas, mulheres de espírito obnubilado) que se deliciam por ver na cadeia as mulheres que decidem libertar o seu corpo dos simples conglomerados celulares híbridos e graduais que lá, por descuido, se implantaram e germinaram, e a que aqueles, na tacanhez das suas mentes e na dureza do seu coração, teimam em reconhecer a dignidade de seres humanos.

Parafraseando a expressão bíblica, e porque, comum e fraco mortal que sou, não partilho de Job, nem de Alef (quem me dera ter a tua capacidade de encaixe, caro Alef, nas tuas duras, mas sempre sereníssimas, refregas com a CP!), a medida de virtude com que Deus os dotou, resta-me "sacudir o pó" do meu teclado, render-me à superioridade intelectual, científica e moral da doutíssima argumentação da CP - essa sim, serena, fundamentada, consistente e exemplar - e refugiar-me, calado, no meu cantinho, donde não deveria aliás ter saído, sob pena de o inútil agastamento do trocar de razões me poder levar a alguma urgência do hospital, onde não deixaria, certamente, de ser atendido, logo que terminassem, é claro, os actos cirúrgicos de abortamento que ali estivessem, para preservação da dignidade e da maternidade consciente da mulher, eventualmente, a decorrer.

Para encerrar a minha participação neste tópico, direi à CP e a todos os outros que votarei NÃO no referendo, não tanto porque me dê gozo ver na prisão quem quer que seja (eu, pessoalmente, custar-me-ia mandar para a cadeia até o pior dos criminosos - quem nunca pecou que atire a primeira pedra... - quanto mais as mulheres que, destruindo, embora, objectivamente, uma vida humana, o fazem, na maior parte dos casos - mas não todos! - em situações penalmente justificadoras do facto ou excludentes da culpa), mas porque me assusta viver numa sociedade em que o Estado (que somos nós todos), ele próprio, permite, organiza e disponibiliza os meios para se abortar nos seus hospitais, abstraindo totalmente das motivações que subjazam a tão grave acto.



Editado 1 vezes. Última edição em 21/10/2006 19:54 por Ovelha Tresmalhada.

Re: Aborto - Thread "Oficial"
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 21 de October de 2006 23:12

Ovelha:


"
Citação:
tudo o que escrevi até agora não foram argumentos, foram disparates, dislates, fantasias machistas, heresias científicas, desonestidades, má fé e que sei eu mais - eu, a cúmplice testemunha de crimes que não delato
. "
Ñão é nada disso, sabes muito bem. A vitimização e a caricatura não te ficam bem. Não pretendi nunca ofender-te pessoalmente, também o sabes. E, por mais bizarro que te possa parecer, talvez os meus valores estejam mais próximos dos teus do que de qualquer outro participante aqui do Forum.
Estás sereno e seguro na tua decisão final relativamente ao referendo, sem qualquer dúvida ou dilema moral. Invejo-te. Eu continuo face a um dilema moral seriíssimo. E não sou a única. Parece que mais de 42% dos portugeses nem tenciona votar.

E fica tranquilo - sou absolutamente contra o aborto, absolutamente a favor da vida e incapaz de matar alguém.

Abraços.



Editado 1 vezes. Última edição em 21/10/2006 23:16 por catolicapraticante.

Re: Aborto - Thread "Oficial"
Escrito por: Paulo (IP registado)
Data: 21 de October de 2006 23:22

Cara Ovelha Não serás a unica pessoa a votar Não. Ha muito que está decidido. Ha muito que nos movemos nesta àrea. Há muito que começamos a trabalhar. Coisa que os defensores do sim nunca fizeram. As associações que foram surgindo desde 1998 de apoio a gravidas, a jovens mães.
Independentemente do rumo que as coisas tomem no referendo NÂO BAIXAREMOS OS BRAÇOS. Tentaremos por todos os meios impedir que um casal pense em ver-se livre de uma gravidez. Tentaremos arranjar soluções como o temos feito até aqui. Os varios lares de acolhimento a jovens gravidas que foram surgindo em muitos pontos do país, irão continuar a sua tarefa com mais ardor.
A grande diferença cara Ovelha, é que nós fazemos por amor. Os que defendem o sim Jamais o podem fazer da mesma forma. Quem ama não mata.
Se por uma hipotese remotissima o sim alguma vez pudesse vingar, certamente ficariam felizes os abortistas, ja não tinham que se preocupar com a paternidade/maternidade responsavel. Aborta-se e pronto.
Nós Não. Continuaremos a lutar sempre. Por um mundo à maneira de Jesus.
Porque somos cristãos, jamais poderiamos agir de outra forma.
Do mesmo lado da vida, havemos de nos encontrar.

Re: Aborto - Thread "Oficial"
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 22 de October de 2006 01:39

preservação da integridade moral, dignidade social ou maternidade consciente

Para preservação da integridade moral... isto lembra-me o duelos de antigamente, em que para lavar a honre, para preservar a integridade moral era preciso matar alguem. Nunca percebi como é que morte de um ser inocente e indefeso vai melhorar a integridade moral.

Dignidade social... realmente ter mais um filho é muito indigno. É muito mais digno mata-lo. É a mentalidade antinatalista que como veremos adiante está fortemene ligada à disposição para abortar.

Maternidade consciente... aqui cabe tudo. Se alguém simplesmente não quer um filho já não é maternidade consciente. É a expressão "banha da cobra", um eufemismo para aborto a pedido.


O maniqueismo sexista é um dos males de algum feminismo. O homem encarna o mal, a mulher o bem. Generalização abusiva, como todas as generalizações o são, feita de estereotipos por vezes já ultrapassados.
Este feminismo julga que o aborto dará mais poder a todas as mulheres. Dará a algumas tirará a outras.

Um artigo interessante:

[www.findarticles.com]

A opção pelo aborto está fortemente ligada à idealização de um tamanho ideal para a familia. Daí que no caso de uma falha da contracepção para quem idealiza uma familia pequena a probabilidade de optar pelo aborto seja mais elevada. Não pelas dificulades intrinsicas mas porque isso vai contra uma idealização que essas pessoas fizeram.

A falha da contracepção

Eis um ponto relevante. A contracepção é na maior parte dos casos da responsabilidade da mulher. Se existir uma falha o homem tenderá a atribuir a culpa (muitas vezes inexistente) para cima da mulher. A legalização do aborto permite ao homem pressionar ainda mais a mulher a abortar um filho que nasceu contra a vontade dele. (e por vezes as falhas do metodo são na realidade a expressão do desejo da mulher em ser mãe, desejo que muitas vezes o homem não tem, apenas procura companhia e parceira sexual)

Diz a CP: faz parte da "ideologia machista" ter muitos filhos e encher as mulheres de filhos - insufla-lhes o Ego e retira-lhes as dúvidas sobre a sua virilidade e inseguranças básicas

É um estereotipo ultrapassado. Como podemos ver no artigo:

[fatherhood.hhs.gov]

2/3 dos jovens do estudo ficariam "very upset" perante uma gravidez não desejada. Pelo contrario only 5 percent say that fathering a child would make them feel like "a lot" like "a real man," and adding in those who say that impregnation would give them this feeling "somewhat" yields only a fifth of the sample.

O machista actual não quer encargos com filhos. Tomemos o caso da comumidade negra americana. Taxas de abortos elevadissimas, da ordem dos 50%, taxas de nascimentos fora do casamento da ordem dos 60% ou mais.



Editado 1 vezes. Última edição em 22/10/2006 02:21 por camilo.

Re: Aborto - Thread "Oficial"
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 22 de October de 2006 01:46

Alef, essa posição, pela despenalização e não pela liberalização parece-me bastante inconsistente. Parece-me mais um opção ditada pela leitura das sondagens que por outros factores.
Sendo o aborto um crime pode ter atenuantes. Na arquitetura penal portugesa sendo a pena até 3 anos o juiz tem bastante liberdade podendo sempre subtituir a pena por serviço à comunidade, multa, pena suspensa ou até considerar os atenuantes de tal forma pesados que levem a que o crime não seja punido com pena alguma. Esta arquitetura permite a avaliação caso a caso.
A despenalização cega equivale à liberalização, ninguem é punido, ninguém é apoiado (e aqui aumentariam as criticas das desigualdades entre ricos e pobres).
Despenalização que passa também a ideia de que afinal não é crime. Para muitas pessoas o que é moralmente correcto confunde-se com o que é legalmente permitido.

Re: Aborto - Thread "Oficial"
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 22 de October de 2006 02:06

Quanto ao mito de que não existem mulheres que abortam levianamente e facil encontrar dados que o contradizem claramente:

1 - a maioria das atletas de alta competição não tem filhos. A maior parte da população ignora a razão disto. O aborto é usado entre muitas atletas para melhorar a perfomance fisica. As alterações hormonais durante a gravidez beneficiam a forma fisica.

[www.uci.ch]

pagina 11

2 - há paises em que o aborto é usado em alternativa ao planeamento familiar. Vietnam, Cuba, romenia, Russia e outros paises de leste. Na russia cada 10 gravidezes, terminam em aborto!!! Alguns paises da antiga europa de leste combinam as mais elevadas taxas de divorcio do mundo com as mais elevadas taxas de aborto. Efeitos de decadas de cultura ateizante?
Nos USA a taxa de abortos entre as mulheres negras anda por volta dos 50%!

Obviamente que taxas desta ordem significa que muitas destas mulheres usam levianamente o aborto e descuram (elas e o parceiro) a contracepção. Abortam sem mais problemas que aqueles que os danos fisicos que o aborto, mesmo legal, pode causar.



Editado 2 vezes. Última edição em 22/10/2006 02:25 por camilo.

Re: Aborto - Thread "Oficial"
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 22 de October de 2006 05:43

camilo:

Citação:
"O aborto é usado entre muitas atletas para melhorar a perfomance fisica."


Desculpa lá, MAS EM TERMOS ESTRITAMENTE MÉDICOS, esta afirmação é um absurdo.

Até parece que o aborto faz bem á saúde das mulhere e melhora a sua condição física!!



Editado 1 vezes. Última edição em 22/10/2006 05:50 por catolicapraticante.

Re: Aborto - Thread "Oficial"
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 22 de October de 2006 05:48

"
Citação:
A grande diferença cara Ovelha, é que nós fazemos por amor. Os que defendem o sim Jamais o podem fazer da mesma forma. Quem ama não mata. "


Já cá faltava. O argumento da superioridade moral.

E as mulheres que morrem em abortos clandestino, essas não contam pois não?

Queres dizer Paulo, que tu tens mais capacidade de Amor que eu, só porque não hesitas em condenar mulhees á morte, á mutilação física ou á esterilidade?

E quem te diz a ti que eu não colaboro com nenhuma associação de apoio a mulheres grávidas em dificuldades???



Editado 1 vezes. Última edição em 22/10/2006 05:49 por catolicapraticante.

Re: Aborto - Thread "Oficial"
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 22 de October de 2006 06:20

Diga isso às atletas que o usam e aos senhores da UCI.
Francamente considero ridiculo que a CP pretenda saber mais que eles. Além de que absurdo afirmar que o aborto não pode ser uma tecnica de doping porque faz mal à saude. Pois faz, assim como todas as outras tecnicas de doping, se fizessem bem não eram proibidas.

Uma mulher que morre a matar, também há incendiarios que morrem nos incendios que ateiam. Parece que em Portugal morrem 2 por ano, uma por cada 6 a 10 mil abortos. A legalização diminuirá mas não acabará com isso.



Editado 1 vezes. Última edição em 22/10/2006 06:27 por camilo.

Re: Aborto - Thread "Oficial"
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 22 de October de 2006 09:45

[quote catolicapraticante]"[quote]
E as mulheres que morrem em abortos clandestino, essas não contam pois não?
[/quote]
Tudo o que elas fazem é matar os seus filhos. pois é. Devemos dar-lhes mais condições para que o servicinho seja completo e sem falhas. É isso que Deus nos pede e tudo. O tal "amor". Matai-vos uns aos outros....lol

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: Aborto - Thread "Oficial"
Escrito por: Paulo (IP registado)
Data: 22 de October de 2006 13:10

Ja ca faltava o argumento da mulher desgraçadinha.
Naturalmente que me preocupo com mutilação física ou esterilidade ou a morte da mulher que aborta.
Tal resolve-se de uma maneira simples - Não Abortando.
È lamentavel é a falta de capacidade de dialogo de algumas pessoas. Os seus argumentos são sempre disparatados, inconsistentes etc. Apenas os que coincidem com os seus pontos de vista são aceitaveis.
Um pouco mais de flexibilidade e caridade ficava bem...tornava o debate mais cristão, Mas cada qual tem as suas limitações. Ha que aceitar.

Re: Aborto - Thread "Oficial"
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 22 de October de 2006 13:29

A frieza com que algumas pessoas encaram a sorte da mulher que aborta é um dos maiores apoios ao sim no referendo.

pontosvista

Re: Aborto - Thread "Oficial"
Escrito por: Paulo (IP registado)
Data: 22 de October de 2006 14:46

A frieza com que algumas pessoas encaram a sorte do feto que é morto é um dos maiores apoios ao Não no referendo.
Um argumento em favor da vida é sempre moralmente superior ao que promove a morte,

Espanta-me ainda que aqueles que andavam a dizer que a CEP nao dizia nada que o episcopado nao ia orientar os fieis e ainda que o assunto não era da Igreja, nao tenham comentado a tomada de posição da Conferencia e assumido tal posição como cristãos.
Uma vez mais, ve-se que não pensam com a Igreja. Pensam fora dela.
Mas percebe-se.

Re: Aborto - Thread "Oficial"
Escrito por: Aristarco (IP registado)
Data: 22 de October de 2006 15:04

Aborto leva apenas um terço às urnas


Sondagem dá vitória ao "Sim" no referendo, mas por pouco.

Página actual: 18 de 68


Este tópico foi encerrado

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.