Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Página actual: 62 de 68
Re: Aborto - Thread "Oficial"
Escrito por: Cunha (IP registado)
Data: 01 de February de 2007 20:28

Citação:
firefox
A idade média já acabou e não te avisaram? Onde existem católicos como vc não levo nenhum conhecido à igreja, passaria vergonha!
Para você é mais importante passar vergonha ou anunciar a Palavra de Deus, anunciar o Senhor Vivo e Ressuscitado?
Cunha

Re: Aborto - Thread "Oficial"
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 01 de February de 2007 20:31

pontosvista,

é bem visto dessa maneira. Mas sendo assim vamos alargar horizontes e não punir ninguém. Acabam-se as leis. E poderemos usar esse argumento para sempre.

Cunha,

Citação:
Para alguns é mais importante o que dizem alguns contestatários do que o que diz a Igreja de Jesus Cristo

Também verifico o mesmo.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: Aborto - Thread "Oficial"
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 01 de February de 2007 22:29

Seven e Cunha

A Deus o que é de Deus e a César o que é de César. A moral diz respeito a Deus e à Igreja. As leis do Estado dizem respeito ao sistema democrático. Não há matérias de fé no que diz respeito ao Código Penal ou às políticas de saúde. O que há é uma apreciação que cada católico pode fazer com base na sua formação e sensibilidade.

Em vez de se andar por aí a tentar impor pontos de vista pessoais como os únicos compatíveis com a comunhão da Igreja (numa atitude de exclusão e falta de capacidade de ouvir o outro que de si agride a própria comunhão) deveria haver mais capacidade de perceber porque é que há tanta gente de bem empenhada no sim. Mesmo que continuemos a não estar de acordo quanto ao sentido de voto.

pontosvista

Re: Aborto - Thread "Oficial"
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 01 de February de 2007 23:49

pontovista, sobre esse tema convido-o a aprofundar as suas ideias no topico que criei para isso:

Existem actos que um cristão não pode defender?

independentemente de ser o caso do aborto parece-me que poucas pessoas considerariam compativel com a fé cristã que alguem defendesse o direito do marido matar a esposa por mero capicho ou que um filho pudesse matar o pai idoso simplesmente porque sim. No entanto parece-me que é preferivel analisar essa questão no outro topico.

Re: Aborto - Thread "Oficial"
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 02 de February de 2007 00:20

Pontosvista,

Citação:
A moral diz respeito a Deus e à Igreja.

Disseste tudo aqui. E o aborto diz respeito à lei moral. Porque é um acto bárbaro cometido a outro ser humano. Um acto de morte! A Igreja é bem explícita no que toca a este assunto, e o que acha deste assunto. Tu é que podes não querer ver. Isso já é outra coisa. E não são só pontos de vista pessoais. É a Doutrina da Igreja bem explícita. E o SIM não resolve nada. Está mais que provado. O presente falso que é o aborto só trará mais sofrimento e morte. Aborto livre, uma liberdade sem freios para se fazer o que se queira. Para se abortar sem pensar. Basta um pedido e o acto acontece. O que acontece se vivermos sem leis? Consegues imaginar?

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho



Editado 1 vezes. Última edição em 02/02/2007 00:21 por s7v7n.

Re: Aborto - Thread "Oficial"
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 02 de February de 2007 00:22

Camilo

Na questão do aborto acho muito mais interessante perguntar porque é que muitos defensores do não funcionam sem pensar e sem ouvir os defensores do sim que também são católicos. Do meu ponto de vista a quantidade de pessoas, incluindo católicos sérios, que defende o sim é um indício muitíssimo forte de que a questão moral não é tão simples como alguns a querem pintar. E o exemplo que o Camilo dá reforça o que digo, pois nos casos que aponta não haveria uma divisão tão grande da sociedade.

Assim, sugiro que nos deixemos de argumentos do tipo: " se votas sim ponho-te já fora da Igreja Católica" e passemos a perguntar mais: "como é que compatibilizas o não matar com a permissão do aborto"?

pontosvista

Re: Aborto - Thread "Oficial"
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 02 de February de 2007 00:24

Citação:
Assim, sugiro que nos deixemos de argumentos do tipo: " se votas sim ponho-te já fora da Igreja Católica" e passemos a perguntar mais: "como é que compatibilizas o não matar com a permissão do aborto"?

Concordo! Por esse caminho da repressão não vamos a lado nenhum.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: Aborto - Thread "Oficial"
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 02 de February de 2007 00:27

Seven

Estás a "chover no molhado". O referendo não pergunta: "Concorda que a moral católica condene o aborto?" Antes coloca uma pergunta sobre criminalização da mulher envolvida no aborto, embora os partidos de esquerda se preparem para aproveitar a boleia e tornar o aborto livre até às 10 semanas. Ora não me lembro de nenhum mandamento de Deus que diga que "Hás-de considerar crime e punir com pena de prisão todos os pecados mortais." Embora pareça haver quem sonhe com isso.

pontosvista

Re: Aborto - Thread "Oficial"
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 02 de February de 2007 00:39

Citação:
O referendo não pergunta: "Concorda que a moral católica condene o aborto?"
Eu falo para ti como católico porque somos católicos. Ou não somos? Eu pelo menos sou. E como tal temos uma moral formada que coincide ou deveria coincidir com a Igreja que dizemos acreditar. Agora se não és católico eu não te falo mais da Igreja porque não te diz nada. Eu sei bem o que a pergunta diz.
Citação:
Ora não me lembro de nenhum mandamento de Deus que diga que "Hás-de considerar crime e punir com pena de prisão todos os pecados mortais." Embora pareça haver quem sonhe com isso.
Deus faz referência a algum pecado mortal que deva ser tido com prisão? Eu acho que não mas se achares algum sítio que faça referência diz.

Contudo, não acho que esse argumento seja válido porque senão para qualquer crime poderiamos argumentar isso e fazer o que nos desse na realgana. Deus não pede prisão por isso ninguém me deve prender. A justiça existe para proteger os fracos. Ou deveria existir para isso.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: Aborto - Thread "Oficial"
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 02 de February de 2007 01:01

pontovista

a escravatura hoje reune uma unanime condenação, seculos passados não era assim.

o infanticidio actualmente é universalmente condenado com enorme veemencia. Até ao cristianismo se afirmar solidamente na sociedade romana era banal e calmamente aceite que o pai de familia tinha o direito a matar os seus filhos crianças. Os cristãos e judeus destoavam da aceitação geral desta pratica. Certamente na epoca tambem existiu polemica, existiram cristãos que se deixaram influenciar pela mentalidade dos pagãos e viram essa pratica como aceitavel, se não para si, pelo menos por outros.

A sua resposta tem implicita a aceitação de que determinadas praticas é inaceitavel para um cristão.
Resta a questão de debater se o aborto é uma dessas praticas.

Claro que é muito mais facil analisar polemicas já ultrapassadas, que o tempo e o acumular da reflexão já clarificou completamente.

Outra questão é saber até que ponto uma divergencia num ponto da doutrina de fé ou moral, mesmo que claramente errada, é suficiente para colocar alguem fora da comunhão catolica. Nem todos os erros são suficientemente graves, tanto mais que muitos deles são-no por deficiente formação, para "excomungar" alguem da fé cristã. Há erros de fé deste calibre. Creio que também o há de moral.
Será o aborto um destes casos? Aqui é que surge a divergencia.
Parece-me que a maioria dos bispos embora considere a defesa da legalização um erro objectivamente contraria à doutrina cristã não o é de tal forma, pelo menos no contexto actual (o futuro a Deus pertence), que coloque essa pessoa fora da comunhão catolica.

Por fim outra clarificação. A lei preve uma pena de 3 anos como pena maximo. penas de 3 anos são consideradas penas leves. É, por exemplo, a pena para fazer uma cópia ilegal de um CD ou DVD. Em penas até 3 anos o juiz pode, e normalmente fa-lo, dar uma pena suspensa, multa ou substituir a pena de prisão por serviço civico. O juiz em crimes com penas até este maximo costuma considerar bastante as atenuantes, principalmente quando o arguido não cometeu anteriormente crimes identicos.
É por isso que não só ninguem está preso por aborto como tanto quanto eu saiba não o está por fazer copias de DVDs.

Re: Aborto - Thread "Oficial"
Escrito por: Maria João Garcia (IP registado)
Data: 02 de February de 2007 09:32

Não podemos esquecer que existem dois seres num aborto: o filho e a mãe.
Com a lei que está a ser votada só se vai dar atenção à mãe. Isso é justo? Isso é que é respeitar a vida? E não estou só a falar do ponto de vista religioso. INdependentemente das crenças religiosas, todos concordam que a vida é um bem supremo.

Não podemos esquecer que as mulheres que abortam por não terem condições sociais e económicas, não o fazem por que não querem aquele filho. Fazem-no por não terem condições. Ora com a despenalização, a solução imediata que se dá é abortar. Então e os apoios que elas precisam? Elas querem ter os filhos! Temos de ter cuidado com as soluções imediatas nestas situações em que há sempre desespero. Às 10 semanas, o coração bate e a maioria dos órgãos internos já estão formados. Há um ser humano em desenvolvimento que também merece ser protegido.

Além disso, a maioria das mulheres que abortam não recorrem a qualquer método contraceptivo. A mulher e o homem são livres, mas também devem ser responsáveis! E não sou eu que o digo. ESte é um dos resultados de um estudo da Associação para o Planeamento da FAmília, uma organização é a favor do SIM. Segundo este estudo, que vem na revista Visão, 46,1% não usaram qualquer
método.

Além disso, se os nossos políticos quiserem pode haver despenalização mesmo que ganhe o Não. Aliás, no seminário Sol li uma notícia onde os partidos já estão a pensar nas medidas que devem ser tomadas caso ganhe o Sim ou o Não. No caso do Sim pensa-se criar uma comissão de acompanhamento e no caso do Não um projecto-lei que suspende os julgamentos das mulheres.

Na minha opinião há falta de vontade política para arranjar uma solução que englobe os direitos da mulher e do filho que se está a formar dentro dela. O que se pretende é a solução mais fácil: ir pela despenalização até às 10 semanas, para depois dar-se o passo para a liberalização.

Re: Aborto - Thread "Oficial"
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 02 de February de 2007 12:00

Maria João,
Falaste muito bem!

Citação:
Não podemos esquecer que existem dois seres num aborto: o filho e a mãe.
Pois, mas há muitas pessoas que se "esquecem" dessa parte. Só interessa a vida da mãe e mais nada.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: Aborto - Thread "Oficial"
Escrito por: Cunha (IP registado)
Data: 02 de February de 2007 13:29

«E a condenação está nisto: a Luz veio ao mundo, e os homens preferiram as trevas à Luz, porque as suas obras eram más. De facto, quem pratica o mal odeia a Luz e não se aproxima da Luz para que as suas acções não sejam desmascaradas. Mas quem pratica a verdade aproxima-se da Luz, de modo a tornar-se claro que os seus actos são feitos segundo Deus.»
Jo 3, 19-21

Re: Aborto - Thread "Oficial"
Escrito por: Cunha (IP registado)
Data: 02 de February de 2007 19:05

Votar no SIM é passar um certificado de incompetência à sociedade: é dizer que o aborto é um mal inevitável, que nada podemos fazer. É um voltar egoísta para si mesmo, é seleccionar quem deve nascer e quem deve morrer. Se estou doente vou ao médico, tento curar-me, ou aceito que a doença é um mal e nada faço para me curar?

A mulher não manda no outro ser que nela está; assim como o homem também não. Um cristão esclarecido só pode dizer NÃO ao aborto. Num assunto como este não pode haver a menor dúvida em votar NÃO.

É maior o direito de uma criança nascer ou a suposta liberdade das mulheres? É esta a questão essencial e ninguém pode escamotear a questão. Que cada um pense onde estaria se a própria mãe o tivesse abortado.

Cunha

Re: Aborto - Thread "Oficial"
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 02 de February de 2007 19:24

Citação:
Cunha
Que cada um pense onde estaria se a própria mãe o tivesse abortado.

Olha não estaria a ler isto... e haveria menos um voto no Sim.
O meu marido teria casado com outra e teria outros filhos que foram impedidos de nascer, por eu existir.
Far-me-ia alguma diferença? Claro que não.

Se se se.... adoro isso.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Aborto - Thread "Oficial"
Escrito por: Cunha (IP registado)
Data: 02 de February de 2007 20:29

A Lena gostas dos «se»; por exemplo no tópico pela Vida escreveu (os sublinhados são meus)

Citação:
Lena
Mas, e se ganhar o Não?
Vou pensar alto...

Se o Não ganhar, abortar por opção continuará a ser crime.
Mas se mesmo assim nenhuma mulher for condenada, o que irá acontecer?

As que tiverem condições continuarão a ir a Espanha, as que não têm ficarão por cá obrigadas a abortar fora do SNS (leia-se sem condições).
Ora isso envolve riscos, perigo de infecções,infertilidade e morte, para além de continuar a ser uma fonte de lucro ilicito.
Hummmm... o Não era para defender a vida, dizem.

Mas só a vida do embrião, do feto. A mulher... paciência, se morrer paciência, cometeu um crime. Se não morrer e ficar impedida de ter mais filhos devido a lesões e ainda por cima for alvo de inquérito judicial, mesmo não indo presa, teve sorte não morreu, será justo porque cometeu um crime, paciência se queria ser mãe mais tarde, tivesse assumido ser mãe agora.

Hummm... com o Não o estado até poupa uns cobres, não vai ter de fazer acordos com técnicos, nem adaptar serviços.

Hummm... se o Não ganhar, assunto arrumado e não se pensa mais nisso. Os do Sim vão ganir,aguentem mais uns anos e, quem sabe, lá faremos outro.
As clinicas privadas batem palmas pelo lucro não declarado.

Pela vida, sempre!
Certo, votarei SIM.

Não sei qual é o mal em utilizar a palavra «se», mas paciência há gostos para tudo. (os sublinhados são meus)
Cunha

Re: Aborto - Thread "Oficial"
Escrito por: Maria José Ribeiro (IP registado)
Data: 02 de February de 2007 20:43

Muito importante.

Esclarecermo-nos nunca é a mais:

No próximo dia 4 de Fevereiro, domingo, às 20:00, no Canal National
Geographic da TV Cabo
, será transmitido o documentário "*Vida no
Ventre: gémeos, trigémeos e quadrigémeos".
*


*Trata-se de um documentário a NÃO PERDER!*

Contribuirá decididamente para o *esclarecimento sereno que se pretende* e é
*desejado por todos* quantos estão envolvidos na campanha para o próximo
referendo, *independentemente da posição que defendem*.

Para mais informação, podem já consultar
[www.tvcabo.pt]
e
[www3.nationalgeographic.com].

Re: Aborto - Thread "Oficial"
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 02 de February de 2007 21:27

Ai Cunha!
por que omitiste a introdução do meu post? Por que explicava a razão dos meus Ses, né?
Ai Cunha, Cunha... tens de te esforçar mais para me apanhares a pisar ramo verde.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Aborto - Thread "Oficial"
Escrito por: Cunha (IP registado)
Data: 02 de February de 2007 22:13

Tanto tenho eu direito a utilizar «se» como a Lena utilizou vários «se» na sua mensagem. O «se...então» é uma maneira de organizar o pensamento em estruturas lógicas. Não vejo porque a Lena tem mais direito a expressar a sua opinião utilizando o «se» do que eu...
Cunha

Re: Aborto - Thread "Oficial"
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 02 de February de 2007 23:07

Caro Cunha
vamos lá ver se nos entendemos.

O raciocínio do tipo "se... então" faz todo o sentido quando o objectivo é prever consequências de um acontecimento. É uma forma simples para levantar hipóteses a serem testadas. Foi nesse sentido que eu utilizei o famigerado "se" no meu post. Já que tantos falam na consequência do Sim ganhar, fiz um exercício válido sobre a vitória do Não. Foram conjecturas sobre o futuro que vai ser decidido no dia 11.

Agora compara com a tua utilização: foi relativa a uma hipótese à partida nula,já que ambos estamos aqui a falar. Nenhum de nós foi abortado, logo colocar tal hipótese tem a mesma validade das seguinte:
"Que cada um pense onde estaria se tivesse sido morto a atravessar numa passadeira."
"Que cada um pense onde estaria se a vossa avó materna tivesse sido abortada."
"Que cada um pense onde estaria se os vossos pais nunca se tivessem encontrado."
"Que cada um pense onde estaria se a própria mãe tivesse dor de cabeça naquela hora."

Em todas elas, a resposta é a mesma: não estariamos aqui!

Agora diz-me, sinceramente, o que é que essa conclusão acrescenta ao debate.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Página actual: 62 de 68


Este tópico foi encerrado

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.