Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Página actual: 61 de 68
Re: Aborto - Thread "Oficial"
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 01 de February de 2007 11:26

Citação:
firefox
...
Dos muitos posts que li, de quem votaria NAO, sinto dizer que encontrei poucos dignos de consideração. Referência seja feita ao pontosvista, que argumentou de modo coerente e conseguiu explicar pq vai votar NAO, sem com isso precisar bancar o fariseu raivoso que apedreja todos que pensam diferente. O outro lado da moeda, ainda mais triste, foi a quantidade (grande) de posts demonstrando frieza e ódio contra as mulheres. Péssimo testemunho para a igreja católica!

A partir de então, apesar de entender os motivos do pontosvista, não posso concordar com eles, gostaria realmente, mas tudo aqui me testemunhou o contrário... poucas vezes vi reunido tanto espírito de vingança gratuita. Não poderia dormir bem sabendo que em pleno séc XXI as mulheres continuam sendo enviadas para as fogueiras da inquisição, tenho que ser defensor da despenalização para continuar em paz com a minha consciência. Sou a partir de agora defensor definitivo da despenalização para situações de aborto! Se estivesse em Portugal votaria SIM e se acontecer parecido cá no Brasil farei o mesmo. Se antes tinha dúvidas agora não as tenho mais!

A igreja católica, através dos seus fiéis que escreveram aqui e através de declarações de muitos dos seus líderes - não contraditos -, se mostrou completamente incapaz e desinteressada de diminuir os sofrimentos das mulheres ou de defendê-las. Infelizmente a igreja mostra que tem pouca coisa a dizer para o mundo de hoje quando o assunto, de algum modo qualquer, envolve sexualidade.

Outro ponto. Desculpem-me a critica, não sou português mas me parece que esse referendo foi muito mal planejado. A pergunta foi mal elaborada e parece ter sido criada assim propositalmente. Parece que estão a usar do referendo como cavalo-de-batalha e como plataforma política.... e as mulheres mais uma vez é que sofrem!

Sinto-me envergonhado!


Então a sua posição sobre o aborto e a sua legalização foi formada agora e em função das mensgens no forum. Não é aquilo que se possa dizer uma posição solidamente formada, com seguros fundamentos cientificos, mas vc é que sabe.
Esclareça-me uma duvida é a favor da despenalização em que condições? Com que limites e porque razões. É que dizer aí no Brasil que é a favor da despenalização porque não lhe agradaram as mensagens que leu num forum da internet não será visto como um argumento razoavel.
Muitas mulheres, a maior parte das que aqui escreveu, também é contra a legalização. Será que têm ódio contra as mulheres?

Já em tempos reconheceu que a Igreja e os defensores do Não criaram várias instituições para diminuir o sofrimento das mulheres e apenas mostrou conhecer parte destas instituições. Os defensores da legalização não criaram nenhuma.
Responda-me a este mistério, como é que aqueles que no seu ponto de vista se preocupam com o sofrimento das mulheres (os defensores do Sim) não fazem nada no dia a dia para aliviar esse sofrimento e aqueles que não se preocupam (quem é contra a despenalização) mantêm dezenas ou mesmo centenas de instituições.
Serão que contam mais os dircusos que os actos?

Diz-me que as mulheres é que sofrem. Diga-me a morte de um ser humano inocente é-lhe indiferente. Tem a certeza que não está a dar o direito de matar um filho de Deus? Acha que na duvida devemos dar o direito de matar um ser humano?
Este assunto refere-se muito mais ao 5º mandamento que a 6º, tem mais a ver com o direito à vida que com as praticas sexuais. Ao fazer esta ligação não está a admitir que o aborto seja usado como um meio contraceptivo?

O aborto liga-se muito mais a questões como a eutanasia e a pena de morte que com a sexualidade.

O referendo foi planeado intencionalmente assim. Enquanto se debate este assunto ninguem chateia o governo.

Re: Aborto - Thread "Oficial"
Escrito por: Cunha (IP registado)
Data: 01 de February de 2007 12:12

Citação:
firefox
Sou a partir de agora defensor definitivo da despenalização para situações de aborto! Se estivesse em Portugal votaria SIM e se acontecer parecido cá no Brasil farei o mesmo. Se antes tinha dúvidas agora não as tenho mais!
Sinto-me envergonhado!

Ainda bem que não está em Portugal. Reitero: os que votam SIM neste referendo vão em contra ao que a Igreja Católica diz e logo estão fora da comunhão. A posição da Igreja é muito clara: sempre foi e será a favor da vida. O firefox não está em comunhão com a Igreja neste aspecto, por muito que lhe custe. A vida de um ser humano é importante demais para deixá-la ao arbítrio de outra criatura: só Deus é que é o Senhor da Vida, a mulher não é dona e senhora da vida, muito menos de outrem.
Cunha

Re: Aborto - Thread "Oficial"
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 01 de February de 2007 12:36

Cunha

Não confundas estar na comunhão da Igreja com estar de acordo com todas as posições públicas dos bispos católicos.

pontosvista

Re: Aborto - Thread "Oficial"
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 01 de February de 2007 12:41

É impressão minha ou desapareceram mensagens deste tópico?

pontosvista

Re: Aborto - Thread "Oficial"
Escrito por: Cunha (IP registado)
Data: 01 de February de 2007 13:14

Não é posição dos bispos católicos. É posição da Igreja Católica: como sabe, a Igreja sempre esteve a favor da vida. Veja todos os documentos da Igreja ao seu alcance e constate. Votar SIM é dar o aval a que se aborte: logo não se está em comunhão com a Igreja. Não escamoteie a questão. Repito: quem votar SIM está a dizer NÃO à vida, a dizer que a mulher tem a liberdade de optar, a dizer que é superior ao ser que está no seu ventre. O que é FALSO: quem vota SIM não segue os caminhos da luz, mas das trevas. O resto são cantigas. Isto é claro como a água.
Cunha

Re: Aborto - Thread "Oficial"
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 01 de February de 2007 13:18

pontosvista,

isto não é apenas estar contra os bispos católicos, é estar contra a Doutrina da Igreja Católica. Não é discutir se eu devo ou não usar o preservativo. É dizer que somos a favor de uma lei que permite que se matem seres humanos sem qualquer lei que os proteja. É a total legalização do aborto até às 10 semanas. Não existiram obstáculos para impedir esse acto. E não é um mero aconselhamento que a vai fazer desistir. Principalmente quando essas clínicas privadas vêm para Portugal para fazer o negócio. Até parece que elas vão dizer aos clientes para se irem embora, que aquilo que elas fazem não presta. Há uma diferença enorme. Se o SIM ganhar, ficaremos todos a perder, principalmente aqueles que são mortos antes de poderem dizer alguma coisa.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: Aborto - Thread "Oficial"
Escrito por: Cunha (IP registado)
Data: 01 de February de 2007 13:23

Ou será que na Igreja apenas conta aquilo que nos interessa, que nos dá jeito? Ou será que por vezes valemo-nos de opiniões de dissidentes para generalizar as suas opiniões como Doutrina? Doutrina não são estas opiniões de um punhado de carolas (como bem frisou o s7v7n) mas sim a posição oficial de uma Instituição que é a Igreja Católica, bem patenteada nos seus vários documentos.
Cunha

Re: Aborto - Thread "Oficial"
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 01 de February de 2007 13:37

Citação:
Cunha
É posição da Igreja Católica: como sabe, a Igreja sempre esteve a favor da vida


Citação:
Frei Bento Domingues
é compatível o voto na despenalização e ser – por pensamentos, palavras e obras – pela cultura da vida em todas as circunstâncias e contra o aborto. O "sim" à despenalização da interrupção voluntária da gravidez, dentro das dez semanas, é contra o sofrimento das mulheres redobrado com a sua criminalização. Não pode ser confundido com a apologia da cultura da morte, da cultura do aborto, embora haja sempre doidos e doidas para tudo
.”

Citação:
Padre Anselmo Borges
Antes da décima semana, não é claro que o processo de constituição de um novo ser humano esteja concluído. De qualquer modo, não se pode chamar homicídio, sem mais, à interrupção da gravidez levada a cabo nesse período

católica praticante

Re: Aborto - Thread "Oficial"
Escrito por: Cunha (IP registado)
Data: 01 de February de 2007 13:41

Repito:
É posição da Igreja, como sabe a Igreja sempre esteve a favor da vida. Não enrole. Quem é a favor do SIM está a dar o aval para que a mulher, criatura de Deus, possa abortar quando quiser: é isso estar a favor da lei de Deus?´Já o disse e volto a dizer: mude o seu sentido de voto antes de chegar às urnas, se quiser ser católica praticante a sério e não alguém que age como lobo na pele de cordeiro. Não é claro para si?
Cunha

Re: Aborto - Thread "Oficial"
Escrito por: Cunha (IP registado)
Data: 01 de February de 2007 14:17

Citação:
Lena

Cunha acorde, estamos no século XXI.
«Eu sou o Alfa e o Ómega, o Primeiro e o Último, o Princípio e o Fim». Ap 22, 13

Cristo é o mesmo, ontem, hoje e sempre por mais que lhes custe. Não confunda amor a Cristo com fanatismo.
Cunha

Re: Aborto - Thread "Oficial"
Escrito por: Cunha (IP registado)
Data: 01 de February de 2007 14:21

Ser católico é seguir a Igreja fundada por Cristo, que é a Igreja Católica. Não sou neo-pentecostal, nem de qualquer Igreja protestante, sou católico, porque amo a minha Igreja e a Cristo. Por muito que lhe custe. Mas posso já dizer que respeito essas denominações religiosas, que qliás defendem o valor da vida. Não posso é chamar «pão» a uma «pedra».
Cunha

Re: Aborto - Thread "Oficial"
Escrito por: Maria João Garcia (IP registado)
Data: 01 de February de 2007 14:22

Aqui deixo alguns dados científicos que vêm hoje na revista Visão.

10 semanas
A maioria dos órgãos internos estão formados, com excepção do cérebro e da espinal medula. O feto começa a ganhar uma fisionomia humana.

12 semanas
O bater do coração é detectável com um estetoscópio. Os pulmões começam a inalar e a exalar líquido amníótico. O sexo torna-se visível.

16 semanas
Os dedos ganham impressões digitais e o sistema circulaório fica funcional. Inicia-se a mielização, fundamental para a transmissão dos impulsos nervosos.

18-20 semanas
O feto tem fases de sono. Dá-se um crescimento acelerado do cérebro, que continuará em formação nos primeiros 5 anos de vida

24 semanas
O sistema nervoso central já controla algumas funções. Nascem vasos sanguíneos nos pulmões, preparando o feto para a vida fora do útero.

Os defensores do Sim dizem muitas vezes que não é a vida/morte do ser que está no ventre da mulher que está em causa. Será? Isto para mim parece mais demagogia. Se se fala no direito da mulher em abortar, temos de falar inevitavelmente no ser que ela traz no seu ventre. Não há dúvidas científicas quanto à existência de vida desde o acto da concepção. AS dúvidas que existem é quanto à personalidade jurídica. Mas, se o pai morrer, antes da criança nascer, ela tem direito à sua herança (como é lógico, ainda bem que assim é), então por que razão também não tem direito a que protejam a sua vida? Ainda está em formação, mas já é uma vida. A ciência o prova.

Além disso, acabe-se com os exageros que existem sempre nas campanhas e de ambas as partes. O aborto não é terrorrismo, como já ouvi dizer a um partidário do Não, num debate televisivo, mas também não se pode dizer, como ouvi uma médica a favor do Sim, que o feto é "uma coisa dentro da mulher".

Re: Aborto - Thread "Oficial"
Escrito por: Cunha (IP registado)
Data: 01 de February de 2007 14:23

As palavras podem ferir como lâminas, mas os actos irão ser piores para a criança que não irá nascer. A verdade deve ser dita.
Cunha

Re: Aborto - Thread "Oficial"
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 01 de February de 2007 16:16

Cunha

A Igreja Católica tem órgãos próprios para definir quem está ou não dentro da comunhão. Além disso o Cunha está a extrapolar: da resposta a uma pergunta sobre as leis e a política do país tira conclusões sobre ser ou não a favor da vida. A favor do sim estão muitos católicos praticantes que assim entendem que estão a servir melhor o Evangelho e a ser fiéis a Cristo. Não é esse o meu entendimento e por isso voto não, mas não é por isso que me vou por a avaliar a fidelidade ao Evangelho dos apoiantes do sim.

Já agora, Cunha, se seguíssemos o seu raciocínio deveríamos concluir que Jesus era contra os Dez Mandamentos, já que despenalizou o adultério.

pontosvista

Re: Aborto - Thread "Oficial"
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 01 de February de 2007 16:27

Citação:
camilo
Então a sua posição sobre o aborto e a sua legalização foi formada agora e em função das mensgens no forum. Não é aquilo que se possa dizer uma posição solidamente formada, com seguros fundamentos cientificos, mas vc é que sabe.

Convenientemente esqueceste de todos os posts anteriores.

Citação:
Esclareça-me uma duvida é a favor da despenalização em que condições? Com que limites e porque razões. É que dizer aí no Brasil que é a favor da despenalização porque não lhe agradaram as mensagens que leu num forum da internet não será visto como um argumento razoavel.

Meus argumentos já foram apresentados antes.

Citação:
Muitas mulheres, a maior parte das que aqui escreveu, também é contra a legalização. Será que têm ódio contra as mulheres?

Se é uma pergunta real, então a faça para elas. O que eu tinha a dizer sobre isso já repeti diversas vezes nos posts anteriores. Não tenho nada contra quem vota sim ou nao, tenho contra quem mostra desprezo e ódio religioso contra quem defende um voto contrário do seu.

Citação:
Já em tempos reconheceu que a Igreja e os defensores do Não criaram várias instituições para diminuir o sofrimento das mulheres e apenas mostrou conhecer parte destas instituições.

Sim, reconheci e inclusive postei-as aqui.

Citação:
Os defensores da legalização não criaram nenhuma. Responda-me a este mistério, como é que aqueles que no seu ponto de vista se preocupam com o sofrimento das mulheres (os defensores do Sim) não fazem nada no dia a dia para aliviar esse sofrimento e aqueles que não se preocupam (quem é contra a despenalização) mantêm dezenas ou mesmo centenas de instituições.

Não há nenhum mistério nisso: são os seus olhos. Vc não se interessou em procurar e prefere alimentar um preconceito doentio contra todos que votarão sim, para vc são criminosos insensíveis, pq se preocupariam então com o bem das pessoas?

Citação:
Diz-me que as mulheres é que sofrem. Diga-me a morte de um ser humano inocente é-lhe indiferente.

Volte aos posts anteriores! Não sei de que ser humano vc fala, mas sei que as mulheres são seres humanos. O esperma não é sagrado, o zigoto não é pessoa. Já se falou aqui muito sobre isso.

Citação:
Tem a certeza que não está a dar o direito de matar um filho de Deus? Acha que na duvida devemos dar o direito de matar um ser humano?
O aborto liga-se muito mais a questões como a eutanasia e a pena de morte que com a sexualidade.

[www.youtube.com]

Citação:
O referendo foi planeado intencionalmente assim. Enquanto se debate este assunto ninguem chateia o governo.

Era o que eu pensava, pena que no caminho me desapontei aqui com os absurdos que li.

.............

Re: Aborto - Thread "Oficial"
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 01 de February de 2007 16:37

Citação:
Cunha
Reitero: os que votam SIM neste referendo vão em contra ao que a Igreja Católica diz e logo estão fora da comunhão. A posição da Igreja é muito clara: sempre foi e será a favor da vida. O firefox não está em comunhão com a Igreja neste aspecto, por muito que lhe custe. A vida de um ser humano é importante demais para deixá-la ao arbítrio de outra criatura: só Deus é que é o Senhor da Vida, a mulher não é dona e senhora da vida, muito menos de outrem.
Cunha

[www.youtube.com]

A idade média já acabou e não te avisaram? Onde existem católicos como vc não levo nenhum conhecido à igreja, passaria vergonha!

Re: Aborto - Thread "Oficial"
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 01 de February de 2007 17:01

se a sua argumentação se resume aquilo que até agora expos então parece-me pobre. Para quem começou por protestar contra argumentos emotivos e a pedir racionalidade no debate acabar a desviar-se do debate refugiando-se em citações de peças humoristas dos monty python é triste. Esperava muito mais de si.

Julgar que eu alimento algum preconceito, ainda por cima doentio, por ter afirmado que os defensores do Sim não criaram instituições de apoio à mulher é um preconceito seu, fruto da sua ignorancia da situação portuguesa.

É pena eu não ter guardado as afirmações deFerro Rodrigues, ex-lider do PS (pricipal defensor da liberalização do aborto), em que ele reconhecia isto mesmo.

Mas tem acesso à net, se existem instituições criadas por quem defende o Sim deve encontra-las.

Tente, por cada uma instituição criada por defensores do Sim eu encontrarei no minimo 5 criada por defensores do Não. Vá lá, não sejamos timoratos, 5 é pouco, por cada uma que encontrar eu mostro-lhe 10.



Editado 1 vezes. Última edição em 01/02/2007 17:11 por camilo.

Re: Aborto - Thread "Oficial"
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 01 de February de 2007 18:15

Jesus não veio despenalizar o adultério. Ele dá o perdão a quem quer ser perdoado. Dizer que Cristo despenalizou o adultério é a meu ver uma grande treta. O adultério é um pecado grave. Cristo não liberalizou nem despenalizou nem legalizou o adultério. Não seria melhor vermos o que é que queriam fazer àquela mulher? Algo que querem fazer com o filho que a mulher gera. Condenar à morte! Foi isso que Cristo fez, foi impedir que se matasse uma pessoa.

Pela vida sim, vota NÃO!

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: Aborto - Thread "Oficial"
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 01 de February de 2007 19:57

Seven

Estás a misturar o plano moral (quer o aborto quer o adultério são maus) com o plano da lei civil (quem faz um acto deve ser punido por esse acto). Jesus não aplicou nenhuma pena à mulher e apenas lhe disse para não tornar a pecar. Os fundamentalistas da época provavelmente terão dito de Jesus: ao não punir a mulher está a facilitar o adultério, está a ir contra as leis de Deus, deve ser excluído.

pontosvista

Re: Aborto - Thread "Oficial"
Escrito por: Cunha (IP registado)
Data: 01 de February de 2007 20:25

Os católicos "praticantes" que votam SIM não o são, peço desculpa mas é a verdade. João Baptista também foi morto por dizer a verdade, o próprio Cristo foi rejeitado. Ou será que vocês não lêm o que a nossa Igreja diz? Para alguns é mais importante o que dizem alguns contestatários do que o que diz a Igreja de Jesus Cristo. Mas isso é com vocês, mas que estão errados estão. O voto no NÃO é o único aprovado por uma consciência recta de um cristão bem formado na fé.
Cunha

Página actual: 61 de 68


Este tópico foi encerrado

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.