Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Página actual: 60 de 68
Re: Aborto - Thread "Oficial"
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 29 de January de 2007 15:41

Sister:


"
Citação:
Sister
Fértil a mulher só está um dia, pode engravidar tendo relações sexuais em 4,"....

1 - A mulher não está fértil apenas no "dia" em que ovula, mas em todos os dias em que pode engravidar tendo relações sexuais em protecção, que são pelo menos oito a dez dias...

2 - Os métodos pseudo-naturais são extremamente falíveis e estão associados a garvidezes não desejadas a mior incidência de abortos.

Sobretudo quando associados com a falta deinformação, como parece ser o teu caso.

católica praticante

Re: Aborto - Thread "Oficial"
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 30 de January de 2007 09:43

Já disse por várias vezes que o método comportmental e de observação, se bem feito é bastante eficaz. É difícil, exige dedicação e compromisso de ambos os conjuges e acima de tudo implica um periodo de aprendizagem e formação.

Aparentemente este método é difícil aplicação a classes sociais mais baixas e pouca formação dado o grau de exigência. Mas como tudo é uma questão de querer e de opção.

Depois dois pontos pequeninos. Podes apresentar algum estudo que relacione a utlização do método natural com a incidência de abortos? É que se me mostrares isso, acabaste de encontrar a solução para acabar com o aborto... campanhas de distribuição da pílula!

Os métodos comportamentais não são nem pseudos, são métdos visto exigirem que se adopte uma metodologia e não depende da sorte ou do acaso. Como disse, não é para toda a gente mas quem puder e conseguir recomenda-se.

Depois mais um erro que nem parece bem, vindo de alguém que sabe tanto de ciência. O chamado periódo fértil de uma mulher é efectivamente um dia, visto:

O tempo de sobrevida do óvulo dentro das trompas, após a ovulaçăo, năo é bem definido, mas parece estar entre 12 e 24 horas.

No entanto a janela de concepção aumenta devido:

aos espermatozóides terem uma sobrevida maior, variando de 24 até 96 horas. Por isso os dias férteis começam antes mesmo da ovulaçăo.

Assim esta janela pode compreender um periodo máximo de 6 a 8 dias devendo-se a esta variação mais alargada como segurança adicional para evitar a concepção e visto muitas ser dificeis calcular o dia exacto da ovulação.

Refiro que hoje em dia existe um aparelho fantástico que é usado para medir a fertilidade de uma mulher que pode ajudar os casais que queiram investir no método natural.

Quanto à falta de informação recomendo a leitura de alguns manuais sérios sobre o método comportamental, integrando a medição da temperatura basual e a análise do muco vaginal.

Aproveito para denunciar como tenho que feito, que deve ser dada a escolher a cada casal o método que mais lhe convêm, avaliando os prós e os contras de cada método.

Em comunhão

Re: Aborto - Thread "Oficial"
Escrito por: Cunha (IP registado)
Data: 30 de January de 2007 13:37

O desconcerto do Mundo

Os bons vi sempre passar
No mundo graves tormentos;
E, para mais me espantar,
Os maus vi sempre nadar
Em mar de contentamentos.
Cuidando alcançar assim
O bem tão mal ordenado,
Fui mau, mas fui castigado.
Assim que, só para mim,
Anda o mundo concertado.

Camões

Re: Aborto - Thread "Oficial"
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 30 de January de 2007 21:25

Oi Tilleul,

Citação:
Tilleul
Refiro que hoje em dia existe um aparelho fantástico que é usado para medir a fertilidade de uma mulher que pode ajudar os casais que queiram investir no método natural.
Quanto à falta de informação recomendo a leitura de alguns manuais sérios sobre o método comportamental, integrando a medição da temperatura basual e a análise do muco vaginal.

Aproveito para denunciar como tenho que feito, que deve ser dada a escolher a cada casal o método que mais lhe convêm, avaliando os prós e os contras de cada método.

Supondo que alguém já vá fazer uma medição antes de fazer sexo, para avaliar o período de fertilidade antes, claro está que pretende fazer sexo sem procriar. A pergunta que faço, bem simples e lógica por sinal, é essa:

Por que razão não se pode usar logo uma camisinha com o mesmo fim? Deus não gosta de latex?


Alguém em pleno uso das suas faculdades mentais consegue encontrar alguma lógica nessa proibição da igreja? Além de contribuir para evitar a ocorrência de abortos por gravidez indesejada, também ajudaria a proteger a vida em casos de doenças contagiosas. Tabelinha não protege contra a AIDS nem contra outras doenças. Acho que é evidente que a igreja tem um sério problema no modo como encara a sexualidade, sua doutrina no campo da moral sexual é completamente caduca em alguns aspectos. Ela assumiu como absoluto o conhecimento natural de séculos atrás, mas devia acordar e rever essa sua moral sexual com urgência, quase ninguém leva mais a igreja a sério nesse campo.

Paz e Bem.

Re: Aborto - Thread "Oficial"
Escrito por: Maria José Ribeiro (IP registado)
Data: 30 de January de 2007 23:53

Gosto de dar a conhecer o que acho que nos interessa a todos nós.

Por isso coloco , nesta fase, textos que são muito eloquentes.

Aqui vai.
"MENSAGEM DO PATRIARCA

Referendo: Sim ou Não? *

IV – As verdadeiras soluções

1. Ao afirmarmos que a legalização do aborto não é a solução, nem legítima, nem eficaz, para enfrentar o drama do aborto clandestino, nem a resposta a dar às mulheres grávidas, que enfrentam com dificuldade a maternidade, aceitamos que nos perguntem: quais são, então, as verdadeiras soluções? Devemos procurá-las nos grandes valores da civilização cristã e de uma sociedade justa e humanista, que ponha os valores acima dos interesses.



2. O primeiro desses valores é o amor fraterno, que exige o domínio dos egoísmos individualistas e a generosidade para ajudar os outros, sobretudo os que enfrentam problemas e necessidades graves. A solidariedade, que no ideal cristão ganha a densidade da caridade, é o dinamismo fundamental da construção da comunidade e de uma sociedade solidária.

Num estudo recente, feito pela Universidade Católica Portuguesa, à pergunta dirigida às mulheres, se, num caso de maternidade difícil, optariam pelo aborto ou por aceitar a ajuda para poder levar a termo a sua maternidade, 76% das inquiridas responderam que, se fossem ajudadas, não recorreriam ao aborto. Este é um desafio feito ao Estado, à sociedade e também à Igreja. Temos de encontrar soluções positivas, na linha da solidariedade e da ajuda fraterna. É preciso organizar uma rede de apoio, discreta mas eficaz, de modo que toda a mulher a quem se coloque a tentação de recorrer ao aborto, saiba onde e a quem poderá recorrer, onde seja salvaguardada a sua intimidade e lhe seja garantida a ajuda de que precisa: espiritual, psicológica e material. Para nós cristãos, não passará também por aqui a tal “fantasia da caridade”?



3. Uma outra ordem de valores sobre a qual se pode construir uma solução, situa-se no âmbito da educação. A educação deve propor um quadro de compreensão da vida humana, dos instintos à liberdade, que abra para a generosidade e para a responsabilidade. Conceber o exercício da liberdade numa perspectiva individualista, em que cada um pode fazer tudo o que quer e lhe apetece, não leva nem ao crescimento da pessoa, nem à edificação de uma sociedade justa e solidária. A sociedade fica confrontada com a necessidade de resolver, de forma pragmática e eficaz, os percalços e os problemas criados por uma liberdade individual sem responsabilidade. É assim nos acidentes de viação, nas agressões contra o ambiente, no abandono e abuso de crianças, no aborto.

O exercício individualista da liberdade origina uma sociedade permissiva. O Estado gasta uma parte significativa das suas capacidades e energias a corrigir abusos da liberdade, e as leis que enquadram essa busca de soluções tendem a ser pragmáticas, não se enquadrando nos valores fundamentais de uma cultura que situe e motive a liberdade individual. Isso é tarefa da educação.

O caso concreto do aborto toca num aspecto fundamental: a educação para a sexualidade, generosa e responsável, que encontra no amor o contexto positivo do seu sentido. Enquanto o ambiente for o de cada um fazer o que lhe apetece, o uso da sexualidade levará, cada vez mais, ao desrespeito da pessoa humana de que resulta: a violência familiar, o abuso de crianças, a sida, a utilização da mulher como objecto, os percalços indesejáveis na adolescência, o aborto. Acordemos todo para uma educação que promova a dignidade da pessoa humana, e esteja à altura da civilização que herdámos.

Está na ordem do dia a equação do que deverá ser a educação sexual nas escolas. É bem-vinda e necessária. Mas se não se enquadrar nesta visão generosa da pessoa humana, ela poderá gerar mais permissivismo, mais violência, mais problemas. Um aspecto delicado é a educação para uma sadia regulação da própria fecundidade. A doutrina da Igreja, a este respeito, baseia-se no princípio da fecundidade responsável e generosa, no quadro do ideal cristão da castidade, que desafia os cristãos a viverem a sua sexualidade como experiência de amor generoso, no quadro da família, potenciada com a graça própria do sacramento do matrimónio. O não sancionamento ético, por parte da Igreja, de todos os métodos de regulação da fecundidade, não pode ser usado como argumento a favor do aborto. Eles dizem respeito à exigência do amor casto, caminho de santidade, situando-se no âmbito da consciência da pessoa, homem e mulher, não comprometendo a vida de outro ser humano, como no caso do aborto. São mandamentos diferentes na Lei de Deus: guardarás castidade é um mandamento, que é desafio para a vivência da própria sexualidade; e “não matarás”, que é exigência radical de respeito pela vida dos outros. Em termos religiosos ou simplesmente culturais, não haverá verdadeira educação sexual se não abrir para a perspectiva da castidade, concebida como vivência generosa e responsável da própria sexualidade.

Este é o quadro cultural em que se construirão soluções, não apenas para o problema do aborto, mas para a estabilidade do casamento, para os desregramentos que impedem uma vida sadia e para a erradicação de todas as formas de violência que têm a sua origem numa sexualidade desregrada e egoísta. Durante toda a vida, a sexualidade tem de ser expressão de vida e caminho de felicidade.



† JOSÉ, Cardeal-Patriarca

* Quarto de 5 textos (semanais) do Cardeal Patriarca de Lisboa, a respeito do Referendo sobre o Aborto "

Re: Aborto - Thread "Oficial"
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 31 de January de 2007 03:50

Oi Maria J.

Uma vez que o post veio depois da minha pergunta, tomo a liberdade de fazer um pequeno comentário.

Citação:
Maria José Ribeiro
O não sancionamento ético, por parte da Igreja, de todos os métodos de regulação da fecundidade, não pode ser usado como argumento a favor do aborto. Eles dizem respeito à exigência do amor casto, caminho de santidade, situando-se no âmbito da consciência da pessoa, homem e mulher, não comprometendo a vida de outro ser humano, como no caso do aborto.

Isso é fugir pela tangente, usar uma camisinha, por exemplo, não destrói o amor casto. Latex não é um tipo de criptonita que acaba com o Espírito Santo. Desculpe insistir nisso, mas é que todo o discurso da igreja perde credibilidade por conta desses absurdos em que ela teima contra toda lógica.

Paz e Bem.

Re: Aborto - Thread "Oficial"
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 31 de January de 2007 05:35

Quem disse que não se pode usar preservativo?

Eu não fui concerteza.

Em termos pessoais e em funcção das minhas opções de vida, para além de ser desconfortável (opinião que assumo como estrictamente pessoal) é algo que neste momento da minha vida não se enquadra.

Eu e a minha mulher somos fiéis um ou outro e nenhum é portador do HIV, então que risco de contágio tenho? Sinto-me bem com o metodo que uso, que considero fiável mas exigente, porque hei-de mudar ou estar constantemente a ouvir mentires e desinformação.

Quem quiser usar a pílula, está dentro do seu direito de escolha, mas mesmo que sejam quantidades mínimas, a mulher está a sujeitar-se a químicos e a hormonas, afinal é algo que não consta da natureza normal da mulher. Há quem considere esse risco compensa com o conforto e quem sou eu para julgar isso.

Mas como tenho dito várias vezes, diferentes pessoas, diferentes escolhas e eu isso não condeno.

O que condeno é que me venham com histórias da carochinha da infabilidade dos métodos comportamentais e obeservacionais. Senão percebem e falam de cor, que aprendam um bocadinho antes.

Olha eu aprendi em polaco, que bem me custou e para além disso tinha sempre o medo e o pensamento que isto não funcionar. Eu aprendi com a experiência.

Em comunhão



Editado 1 vezes. Última edição em 31/01/2007 05:46 por Tilleul.

Re: Aborto - Thread "Oficial"
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 31 de January de 2007 06:30

Oi Tilleul,

Citação:
Quem disse que não se pode usar preservativo?
Eu não fui concerteza.

Não disse que foi vc, disse que isso soa muito incoerente qdo aparece nos discursos oficiais da igreja.

Re: Aborto - Thread "Oficial"
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 31 de January de 2007 07:35

Uma correcção:

Supondo que alguém já vá fazer uma medição antes de fazer sexo, para avaliar o período de fertilidade antes, claro está que pretende fazer sexo sem procriar.

Isto é um daqueles exemplos que revela total desconhecimento da matéria em causa. Firefox, as medições e observações da temperatura fazem-se de manhã sempre à mesma hora. Juntamente quando a senhora procede há higiene intima, a senhora procede a uma valiação do muco.

Isto é um daqueles mitos que visa claramente desinformar e ridiculirizar. Não estou a falar em especial do Firefox, porque sei que não foi a sua intenção, mas há muita gente que usa estes exemplos inventados para descreibilizar.

Concordo que a Igreja deveria rever a sua posição face à contracepção e faço referência a um texto que já escrevi aqui e que publiquei aqui no meu blogue.

Principalmente em situações limite, de pobreza e de contextos epidémicos, penso que a Igreja deveria estar na primeira linha na prevenção utilizando por exemplo a já falada campanha ABC que tanto sucesso tem sido no Uganda.

Também em situações que o ritmo da vida, as condições sociais ou própria formação não permitem métodos comportmentais e observacionais, até recomendo que se utilize a contracepção química. Até porque só assim se pode realmente combater o flagelo do aborto.

Em comunhão



Editado 1 vezes. Última edição em 31/01/2007 07:41 por Tilleul.

Re: Aborto - Thread "Oficial"
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 31 de January de 2007 20:08

Bem a prova que o método é falível parece-me evidente...

Em relação ao método Bilings algumas advertências fundamentais - estamos a falar de questões meramente técnicas e que são sobretudo úteis para jovens inexperientes que decidem iniciar a sua vida sexual.

1 - O muco cervival pode ter algumas alterações fisiológicas que tornam difícil a sua leitura ou interpretação de sinais – por exemplo algum tipo de infecções ginecológicas, sem gravidade por vezes assintomáticas mas em que há alterações do muco.

2 - A utilização deste método não é recomendado isoladamente mas em associação com outros, precisamente pela sua falta de fiabilidade.

3 - Alguns estudos relacionam a utilização dos métodos naturais com uma maior incidência de abortos espontâneos e malformações fetais, precisamente porque podem ocorrer gravidezes não planeadas em que são fecundados óvulos "envelhecidos".

4 – Estes métodos pseudo naturais são extremamente falíveis e estão associados a uma maior incidência de abortos fruto de gravidezes não desejadas.

A utilização de contracepção eficaz (como a pílula) em vez dos métodos ditos naturais pode reduzir até 24% a incidência de abortos consequência de gravidezes não desejadas.

“Generally, there is a clear relationship between abortion and use of traditional contraceptive methods: the greater the ratio of traditional methods to all methods used, the higher the level of abortion (figure 4). If women with an unmet need for any contraception (about nine per cent of all women) were to adopt modern contraception, abortion rates would be reduced by an average of 33 per cent. Thus, abortion rates could be reduced by as much as 57 per cent on average if both traditional method users as well as women with an unmet need for family planning were to become users of modern methods (Westoff, 2003)."

5 – Os métodos pseudo naturais são pouco eficazes mas tornam-se ainda mais inseguros na menopausa, durante a amamentação ou em fases do ciclo vital em que haja intenso stress fisi0ológico ou emocional.
Estão absolutamente interditos quando uma a possível gravidez coloque em risco a vida da mulher, precisamente pela sua baixa eficácia.
Nestes casos é obrigatório a utilização de um método contraceptivo realmente eficaz.

7 - A determinação da data exacta da ovulação é fácil. (Até já há aparelhos electrónicos que o permitem fazer). Difícil é garantir a ausência de fecundação durante o período fértil através de “abstinência sexual”. Isto porque os espermatozóides podem consevar-se vivos no corpo da mulher até cerca de 48horas, o que significa que uma relação sexual ocorrida dois dias antes da ovulação pode dar origem a um óvulo fecundado.

8 - O metodo de Bilings pode ser utilizado como metodo contraceptivo - evitar a fecundação de um óvulo mas é muito mais eficaz como método conceptivo - permitir ao casal delimitar o periodo fértil quando deseja conceber.

9 _ Ha casais para quem os métodos natuarais não são absolutamente recomendáveis - situações de problemas sexuais, mulheres com disfunção orgástica, por exemplo, ou mulhers que não queiram mesmo engravidar.
Ou mulheres que gostem de orgasmos e de ter prazer sexual durante o coito: que são a mairia, provavelmente.

Além disso há mulheres que consideram que avaliação diária da temperatura rectal associada a um autoexame vaginal á procura de sinais de cio é entediante, ou mesmo violento ou pouco digno.
Sobretudo se for feito diariamente ao longo de trinta anos.

UM ÚLTIMO PONTO ESSENCIAL - OS MÉTODos pseudo NATURAIS NÃO PROTEGEM CONTRA DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS. As mulheres são um grupo de risco , particularmente vulneráveis e devem proteger-se!

Cada casal o método que mais lhe convêm, avaliando os prós e os contras de cada método.

católica praticante



Editado 1 vezes. Última edição em 31/01/2007 20:13 por catolicapraticante.

Re: Aborto - Thread "Oficial"
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 31 de January de 2007 20:48

Claro que há quem tenha esta ideia de sexualidade....

católica praticante

Re: Aborto - Thread "Oficial"
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 31 de January de 2007 21:28

Tu es teimosa e gosta de inventar.

Ora diz-me lá onde falei do método Bilings???

Mas vamos por partes...

1- Diz lá minha amiga, que mulher no seu perfeito juízo vai querer fazer amor com uma infenção vaginal? Para além disso refere-me duas dessas infenções que tenham incidência pelo menos rara que sejam visiveis a olho nu e que permitam a mulher continuar a ter relações.

2- O método comportamental e observacional é visto como um todo e não como várias partes. Medir o muco é tão eficaz como tentar prever o futuro por entre borras de café. Tirares a temperatura e registar essas variações é tão ilucidutivo como um quadro meterológico. Por isso só o conjunto de todas estas coisas podem resultar nalguma coisa. Por isso se chama método e não oráculo.

3 - Isto realmente não têm lógica até porque a medição da temperatura e a observação do muco não são métodos lá muito conhecidos. Se queres falar das contas de cabeça que as nossas mães faziam, isso é lá outra coisa que envolve mais sorte do que método. Mas também já te digo que é um absurdo que usar um método não químico aumenta o risco mal formação fetais.

4 - Já te perguntei, mostra-me estudos que provem isso. Se assim for já te disse que descobriste a solução para acabar com o aborto, dá-se a pílula.

5 - Olha eu até te acho uma certa piada, mas as tuas tretas já vão longe demais. Qual foi a parte que tu não percebeste que para diferentes alturas da vida diferentes métodos de contracepção? Se uma pessoa não pode absolutamente engravidar também não pode tomar a pílula porque existe sempre 1% de ineficácia. Como disse o método comportamental

7 - Se é tão fácil assim reduzes a janela de fecundação a 3 dias!!! Quanto a abstinência sexual... tenho pena daqueles a quem a sexualidade se resuma a uma questão genital. Ja ouviste falar de sexo tântrico? Olhas que se passa horas a fazer sexo sem penetração.

8 - Mais uma lógica invertida e volto a dizer que não falei em método de bilings. Se podes calcular o periodo fértil e como sabes o não pode haver concepção fora desse periodo... O que queres mais uma banda desenhada?

9 - Mas tu estás completamente fora de ti!!! O que é que tem o método natural a ver com o orgasmo? Achas que o orgasmo numa mulher só pode ser durante o periodo fértil??? Olha vamos começar pelo principio... Havia as borboletas e as abelhinhas... Por amor de Deus, demagogia a estas horas. Então o método natural tem alguma coisa a ver com a capacidade da mulher ter prazer ou o homem dar prazer a uma mulher???
Depois ainda tens que explicar porque é problemas sexuais, mulheres com disfunção orgástica não podem usar o método natural. QUanto às mulheres que não quero mesmo engravidar que usem 2 preservativos, a pílula e o DIU. Assim de certeza que não engravidam.

Além disso há mulheres que consideram que avaliação diária da temperatura rectal associada a um autoexame vaginal á procura de sinais de cio é entediante, ou mesmo violento ou pouco digno.
Sobretudo se for feito diariamente ao longo de trinta anos.


Antes demais para que aprendas, a medição pode ser vaginal, rectal ou mais convenientemente na boca! Por isso podes escolher como preferes e mais gosta. Depois cio são os animais que têm e passa por cada um denominar como mais lhe convêm o seu periodo fertil. Se é entidiante uma mulher tratar da sua higiene pessoal então deveria realmente ter acesso a alguma formação de higiene intima e pessoal feminina mas eu não sou a pessoa mais indicada para o fazer.

A meu ver é mais violento, uma mulher passar trintas anos a ingerir quimicos e hormonas.

UM ÚLTIMO PONTO ESSENCIAL - OS MÉTODos pseudo NATURAIS NÃO PROTEGEM CONTRA DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS. As mulheres são um grupo de risco , particularmente vulneráveis e devem proteger-se!


A pílula, o DIU e as injenções hormonais também não.

Mas eu sem medos grito bem alto:

EU SOU FIEL A MINHA MULHER! ELA NÃO SE PRECISA DE PROTEGER DE MIM!!!

Se há mulheres que não confiam nos maridos aí também eu recomendo, usem sempre preservativo!

P.S. - Se os moderadores apagarem esta mensagem, eu percebo mas permitam ao menos que a CP a possa ver. Basta de terrorismo e mentiras!

Re: Aborto - Thread "Oficial"
Escrito por: Cunha (IP registado)
Data: 31 de January de 2007 23:44

Uma coisa é preciso dizer e estar bem clara: quem votar SIM no próximo referendo não está em comunhão com a Igreja, pois desafia algo que sempre esteve claro em toda a História da Igreja: o valor da vida. Desde a concepção inicia-se um processo que irá desembocar numa criança: se esse processo é interrompido, a criança não nascerá, ficou privada da vida: 10 semanas, 9 semanas, 11? Tudo isto são tretas, e só não vê quem não quer, ou é obtuso demais para compreender, ou tem como chefe a Satanás. O resto são subterfúgios.
Cunha

Re: Aborto - Thread "Oficial"
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 01 de February de 2007 00:03

Citação:
Tilleul
Uma correcção:
Supondo que alguém já vá fazer uma medição antes de fazer sexo, para avaliar o período de fertilidade antes, claro está que pretende fazer sexo sem procriar.

Isto é um daqueles exemplos que revela total desconhecimento da matéria em causa. Firefox, as medições e observações da temperatura fazem-se de manhã sempre à mesma hora. Juntamente quando a senhora procede há higiene intima, a senhora procede a uma valiação do muco.

Pense um pouco antes de escrever, não te fará mal. De manhã não é antes? Se procuram saber se estão no período fértil depois de já terem copulado então esse método é pior do que eu imaginava.

Paz.

Re: Aborto - Thread "Oficial"
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 01 de February de 2007 00:16

Oi CP,

Parabéns pelos posts de esclarecimento!

Vá lá alguma jovem católica desavisada leia e acredite piamente nesses aconselhamentos católicos do tempo das cruzadas... Oxalá não contraia AIDS ou engravide contra a vontade.

Em matéria de sexualidade os ensinos da igreja são quase um zero a esquerda, tamanha a quantidade de desinformação. Quando sexo passa a ser visto como algo sujo e o seguimento de Cristo é confundido com celibato (seguimento "radical")....

Paz e Bem.

Re: Aborto - Thread "Oficial"
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 01 de February de 2007 00:38

Citação:
firefox

Pense um pouco antes de escrever, não te fará mal. De manhã não é antes? Se procuram saber se estão no período fértil depois de já terem copulado então esse método é pior do que eu imaginava.

Paz.


Não, de manhã não é antes. Não sei se o diz por não estar devidamente informado ou não se soube exprimir correctamente. De qualquer forma o modo como o disse é deselegante e arrogante.

No metodo sinto-termico a medição deve ser feita todos os dias, exceptuando o periodo menstrual, até ser devidamente detectada a ovulação.

A CP faz algumas informações validas e outras incorrectas, as objecções que o Tilleul lhe coloca são correctas.

São preservativo diminui o risco de contrair aids umas 5 a 20 vezes, é menos eficaz contra outras doenças sexualmente transmissiveis (e algumas delas matam mais em Portugal que a aids).

E isto não está dentro do tema do tópico, há por aí tópicos sobre este tema.

Re: Aborto - Thread "Oficial"
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 01 de February de 2007 00:51

já agora dentro do topico alguns dados lidos hoje:

Na china é frequente fazer-se abortos selectivos por causa do sexo do bebé. Em determinadas condições sabe-se que de cada 3 meninas são abortadas pelo menos 2, pelo simples facto de serem meninas.

Segundo os dados completos e oficiais do governo espanhol para o aborto em Espanha no ano de 2005 apenas abortaram em toda a Espanha 2615 mulheres estrangeiras, portuguesas e outras.

Re: Aborto - Thread "Oficial"
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 01 de February de 2007 05:08

Firefox:

Pense um pouco antes de escrever, não te fará mal. De manhã não é antes? Se procuram saber se estão no período fértil depois de já terem copulado então esse método é pior do que eu imaginava.

Podias tentar saber um bocadinho mais antes de dizer mal. De manhã pode ser antes ou pode ser depois, pois isto tem um ritmo diário.

Supondo que alguém já vá fazer uma medição antes de fazer sexo


Ao dizeres isto crais um ideia dúbia de que tudo se passa no momento exactamente antes do acto sexual.

Em comunhão

Re: Aborto - Thread "Oficial"
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 01 de February de 2007 06:06

Não vou ficar discutindo agora porque galinhas não tem dentes, se o antes é muito antes ou pouco antes ou depois, e qual a cor da cueca do papa. Se esses assuntos são interessantes para vcs, divirtam-se sozinhos com eles.

Dos muitos posts que li, de quem votaria NAO, sinto dizer que encontrei poucos dignos de consideração. Referência seja feita ao pontosvista, que argumentou de modo coerente e conseguiu explicar pq vai votar NAO, sem com isso precisar bancar o fariseu raivoso que apedreja todos que pensam diferente. O outro lado da moeda, ainda mais triste, foi a quantidade (grande) de posts demonstrando frieza e ódio contra as mulheres. Péssimo testemunho para a igreja católica!

A partir de então, apesar de entender os motivos do pontosvista, não posso concordar com eles, gostaria realmente, mas tudo aqui me testemunhou o contrário... poucas vezes vi reunido tanto espírito de vingança gratuita. Não poderia dormir bem sabendo que em pleno séc XXI as mulheres continuam sendo enviadas para as fogueiras da inquisição, tenho que ser defensor da despenalização para continuar em paz com a minha consciência. Sou a partir de agora defensor definitivo da despenalização para situações de aborto! Se estivesse em Portugal votaria SIM e se acontecer parecido cá no Brasil farei o mesmo. Se antes tinha dúvidas agora não as tenho mais!

A igreja católica, através dos seus fiéis que escreveram aqui e através de declarações de muitos dos seus líderes - não contraditos -, se mostrou completamente incapaz e desinteressada de diminuir os sofrimentos das mulheres ou de defendê-las. Infelizmente a igreja mostra que tem pouca coisa a dizer para o mundo de hoje quando o assunto, de algum modo qualquer, envolve sexualidade.

Outro ponto. Desculpem-me a critica, não sou português mas me parece que esse referendo foi muito mal planejado. A pergunta foi mal elaborada e parece ter sido criada assim propositalmente. Parece que estão a usar do referendo como cavalo-de-batalha e como plataforma política.... e as mulheres mais uma vez é que sofrem!

Sinto-me envergonhado!

Re: Aborto - Thread "Oficial"
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 01 de February de 2007 09:56

Citação:
Cunha
Uma coisa é preciso dizer e estar bem clara: quem votar SIM no próximo referendo não está em comunhão com a Igreja, pois desafia algo que sempre esteve claro em toda a História da Igreja: o valor da vida. Desde a concepção inicia-se um processo que irá desembocar numa criança: se esse processo é interrompido, a criança não nascerá, ficou privada da vida: 10 semanas, 9 semanas, 11? Tudo isto são tretas, e só não vê quem não quer, ou é obtuso demais para compreender, ou tem como chefe a Satanás. O resto são subterfúgios.

Aqui está um perfeito exemplo de um post brilhante, pleno de coerência.
Na História da Igreja o valor da vida sempre foi inquestionável! Pena que a mesma História demonstre que a prática desse principio não esteve sempre de acordo com a afirmação.

Execução de condenados pela Inquisição, no Terreiro do Paço, em Lisboa (séc. XVIII)

Na missiva que acompanhava o dossier, João Paulo II manifestou o arrependimento da Igreja Católica pelos pecados da intolerância que cometeu no decorrer da sua história e, em particular, pelos abusos cometidos pela Inquisição.
(...)
A missiva conclui com as palavras pronunciadas durante a cerimónia de “mea culpa” do 12 de Março de 2000: “Senhor, Deus de todos os homens, em determinadas épocas da história os cristãos cederam a métodos de intolerância e não seguiram o grande mandamento do amor, deturpando assim o rosto da Igreja, tua esposa. Tem misericórdia dos teus filhos pecadores e acolhe o nosso propósito de procurar a promoção a verdade na doçura da caridade, sabendo que a verdade não se impõe a não ser em virtude da própria verdade”.


Adorável a hipótese de considerar quem vota SIM como cego, burro ou impio.
Isto é dialogar respeitando?
Quem fala assim não merece a minima consideração, logo não me venham cá depois dizer que menosprezo a crença seja lá de quem for. Quem tem dois dedos de testa não cai nestas armadilhas que apenas demonstram recalcamento. Já não estamos na Idade Média para assustar o povinho com cenas tristes de Satanás.

Agora só eu que digo, tudo isto são tretas, e só não vê quem não quer ou é obtuso demais para compreender.

Cunha acorde, estamos no século XXI. Vai votar Não? Óptimo! Agora poupe-nos esse triste espectáculo de fanatimo irracional.
Se você fosse um evangélico neopentescostal eu até entenderia. Mas de um católico?!? Tenha lá paciência.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Página actual: 60 de 68


Este tópico foi encerrado

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.