Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Página actual: 56 de 68
Re: Aborto - Thread "Oficial"
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 21 de January de 2007 05:10

Aproveitando a deixa, seguem abaixo trechos da entrevista–diálogo que o Cardeal Martini teve com o Professor Ignazio Marino, entrevista publicada no “L'espresso” em 28/04/2006, cujo tema era a despenalização do aborto na Itália. Sobre o aborto, declarou o Cardeal Martini:

a) Que o Estado tem o direito de intervir na questão do aborto:

“Isto posto, parece-me que também sobre um tema doloroso como o aborto (que como o senhor diz, representa sempre uma derrota) seja difícil que um Estado moderno não intervenha pelo menos para impedir uma situação selvagem arbitrária”.

b) Que o Estado pode deixar de punir certos casos de aborto e que a mulher grávida pode decidir se aborta ou não:

“E me parece difícil que em situações como as nossas, o Estado não possa não colocar uma diferença entre atos puníveis penalmente e atos que não é conveniente perseguir penalmente. Isto não quer dizer de fato, “licença para matar”, mas somente que o Estado não se sente capaz de intervir em todos os casos possíveis mas se esforça em diminuir os abortos, de impedir com todos os meios, sobretudo depois de algum tempo do início da gravidez, e se empenhe em diminuir quanto for possível as causas do aborto e a exigir precauções a fim de que a mulher que decidisse de todo o modo executar esse ato, em particular nos tempos não puníveis penalmente, não fique por isso gravemente prejudicada fisícamente até o perigo de morte. Isto acontece em particular, como o senhor recorda, nos casos dos abortos clandestinos, e portanto, tudo somado, é posítivo que a lei tenha contribuido a reduzí-los e tendencialmente a eliminá-los”.

c) Que compreende que o Estado coopere para o aborto se isso for necessário para defender a mulher:

“Compreendo que na Itália, com a existência do Serviço Sanitário Nacional, isto comporte uma certa cooperação das estruturas publicas a favor do aborto. Vejo toda dificuldade moral dessa situação, mas no momento não saberia o que sugerir, porque provavelmente toda solução que se quisezesse procurar comprotaria aspectos negativos. Por isso o aborto é sempre uma coisa dramática que não pode de modo algum se considerado como um remédio para a superpopulação como me parece acontecer em certos paises do mundo.
Naturalmente não pretendo incluir nesse julgamento também àquelas situações limites, também elas dolorosíssimas e raras, mas que de fato podem se apresentar, em que um feto ameace gravemente a vida da mãe. Nestes casos e outros semelhantes me parece que a teologia moral sempre sustentou o princípio da legítima defesa e do mal menor, também se se trata de uma realidade que demonstra a dramaticidade e a fragilidade da condição humana. Por isto a Igreja declarou também heróica e exemplarmente evangélico o ato daquelas mulheres que escolheram evitar parar a vida que carregam em seu seio, mesmo a custo de perder a própria vida. Não consigo, pelo contrário, aplicar tal princípio da legitima defesa e do mal menor aos outros casos extremos que o senhor levantou como hipotéses, nem me valeria da consciência perplexa, que não sei bem o que significa. Parece-me que também nos casos em que uma mulher não possa, por diversos motivos, sustentar os cuidados do seu filho, não deve faltar outras instâncias que se ofereçam para criá-lo e cuidar dele. Mas em todo caso considero que tem que ser respeitada que, talvez depois de muita reflexão e sofrimento nesses casos extremos, siga sua consciência, mesmo se se decide por alguma coisa que não me sinto em condições de aprovar”.


Por que a igreja de Portugal é tao diferente da igreja da Itália?



Editado 1 vezes. Última edição em 21/01/2007 05:19 por firefox.

Re: Aborto - Thread "Oficial"
Escrito por: luis (IP registado)
Data: 21 de January de 2007 05:16

firefox

Meu rapaz quando você aprender a ler e a entender o significado de um discurso por detrás do discurso então talvez deixe de ter reacções pavlovianas e aí eu discutirei com você. Até lá continuarei achá-lo muito Fire e extremamente pouco Fox para o meu gosto.

Quanto a ofensas eu sei que o pontosvista sabe que eu não o ofendi.



Editado 1 vezes. Última edição em 21/01/2007 05:26 por luis.

Re: Aborto - Thread "Oficial"
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 21 de January de 2007 08:22

Citação:
firefox

Citação:
luis
Estava aqui a pensar se não será penoso para uma personalidade como Anselmo Borges cujo pensamento conheço muito bem doutras "guerras" ter de andar a declarar coisas que são tão básicas que deviam ser do conhecimento e sensibilidade de todos.

Volte lá a ler o texto que tem coisas básicas ali que vc não sabe. Exemplo: zigoto não é pessoa! ou, antes de 10 semanas não se pode falar de homicídio! Era o que faltava, agora todo doutor da lei reacionário vai querer ser papagaio de pirata e tirar foto perto do Anselmo Borges.

AH! Sim? E porque não é pessoa? Com que bases cientificas se afirma de forma tão categorica que antes das 10 semanas não se pode falar de homicidio? Acaso o ser que se mata às 10 semanas não é o mesmo ser que se mata aos 10 anos?

Re: Aborto - Thread "Oficial"
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 21 de January de 2007 09:09

Citação:
firefox
Temo que se o nao vencer, a igreja mais uma vez cruzará os braços e continuará dormindo em berço esplendido, satisfeita por ter "defendido a vida", enquanto as mulheres continuarão suportando sozinhas toda a carga. Que seja o contrário portanto, se o sim vencer imagino que a igreja terá que mostrar o serviço que nunca mostrou até agora, e aprender a tratar com pessoas e não somente com idéias, talvez assim construam algo próximo da lei alemã.

Com que meios? A igreja portuguesa estáo envelhecida e não tem meios economicos para fazer muita coisa.

Além de ser errado afirmar que a igreja não tem feito nada. Em portugal mais de 75% das instituições de solidariedade são da igreja. A igreja e os catolicos têm criado casas de apoio para as mulheres em risco, para apoio a gravidas, tem infantarios, creches, etc.
Muitas paroquias têm centros sociais.

Acaso há mulheres que abortam e não são condenaveis? Uma atleta que aborte para melhorar a perfomance não o é? Uma mulher que aborta porque tem um filho e não quer mais apesar de ter todas as condições para educar esse filho deve ter todo o direito a faze-lo? E apoio do estado ainda por cima?

E parece-me realmente que não compreendeu os subentendidos na mensagem do cardeal martini.

Re: Aborto - Thread "Oficial"
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 21 de January de 2007 09:17

Citação:
camilo
AH! Sim? E porque não é pessoa? Com que bases cientificas se afirma de forma tão categorica que antes das 10 semanas não se pode falar de homicidio? Acaso o ser que se mata às 10 semanas não é o mesmo ser que se mata aos 10 anos?

faça essa pergunta ao padre Anselmo Borges.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.



Editado 1 vezes. Última edição em 21/01/2007 09:18 por Lena.

Re: Aborto - Thread "Oficial"
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 21 de January de 2007 09:21

Já li as posições do padre anselmo, por ele só é homicidio a partir da 28ª semana. Excelente posição, apesar de existirem prematuros que nascem e sobrevivem antes disso.

Muito cristão, realmente temos aí um excelente teologo. Pode limpar as mãos à parede.

Re: Aborto - Thread "Oficial"
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 21 de January de 2007 09:42

Camilo

em sua opinião o padre Anselmo Borges é católico?

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Aborto - Thread "Oficial"
Escrito por: Aristarco (IP registado)
Data: 21 de January de 2007 12:16


Re: Aborto - Thread "Oficial"
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 21 de January de 2007 17:54

Gostei da contribuição de Marques Mendes. Penso que o ponto de equilíbrio legislativo para Portugal não é a lei actual nem a liberalização a que um sim no referendo conduziria irreversivelmente. Uma solução como a alemã (evitando o financiamento pelo estado e fazendo esforços para evitar o aborto) seria mais adequada e consensual. Creio que neste momento só é possível chegar a esse equilíbrio votando não no dia 11.

pontosvista

Re: Aborto - Thread "Oficial"
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 21 de January de 2007 20:01

Citação:
camilo
Já li as posições do padre anselmo, por ele só é homicidio a partir da 28ª semana. Excelente posição, apesar de existirem prematuros que nascem e sobrevivem antes disso.
Muito cristão, realmente temos aí um excelente teologo. Pode limpar as mãos à parede.

Realmente Camilo, vê-se que esse padre sabe do que fala. E assim se vão formando consciências.

Já agora pergunto novamente, porque aceitam os senhores do sim, penalizar as mulheres que abortem às 10 semanas e 1 dia? Com que critério científico é que teceram essa meta para se poder abortar?

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho



Editado 1 vezes. Última edição em 21/01/2007 20:03 por s7v7n.

Re: Aborto - Thread "Oficial"
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 21 de January de 2007 20:48

Li um post antigo do Alef que me levou a meditar... Acho que o clima tenso das discussões acaba por vezes levando os participantes às trocas de acusações que não servem para nada senão para piorar ainda mais o clima. Então...

Citação:
camilo
Citação:
firefox
Temo que se o nao vencer, a igreja mais uma vez cruzará os braços e continuará dormindo em berço esplendido, satisfeita por ter "defendido a vida", enquanto as mulheres continuarão suportando sozinhas toda a carga. Que seja o contrário portanto, se o sim vencer imagino que a igreja terá que mostrar o serviço que nunca mostrou até agora, e aprender a tratar com pessoas e não somente com idéias, talvez assim construam algo próximo da lei alemã.

Com que meios? A igreja portuguesa estáo envelhecida e não tem meios economicos para fazer muita coisa.

Não sei bem se entendi o que tentou me dizer ou se entendeu bem o que eu estava dizendo. Para fazer campanha a favor do NAO a igreja encontrou os meios. Quando há interesse, os meios aparecem.

Citação:
Além de ser errado afirmar que a igreja não tem feito nada. Em portugal mais de 75% das instituições de solidariedade são da igreja. A igreja e os catolicos têm criado casas de apoio para as mulheres em risco, para apoio a gravidas, tem infantarios, creches, etc.
Muitas paroquias têm centros sociais.

Que tenha alguma ação social é mais ou menos óbvio, por ser uma igreja católica. O que não deve ter é uma ação de católicos que tente melhorar a situação das mulheres que sofrem o drama de um aborto, duvido que tenha. Se tiver será à margem da igreja e mesmo contra o desejo dela. Por radicalizar o discurso contra o aborto ao ponto de não ver o sofrimento das mulheres, a igreja apoia sim a pena de prisão, nega sacramentos (ameaça negar até de quem vota sim), e age sem muita misericórdia. Isso teria forçosamente que mudar se a lei não aprisionasse as mulheres, somente então imagino que seria interesse da igreja tentar apoiar as mulheres para dar assistência. Sinceramente, dizer que é heroismo levar uma gravidez até o fim mesmo com risco da própria vida é uma coisa, querer exigir heroismo de todo mundo já é crueldade. Deixem os heroismos para os heróis e comecem a pensar em pessoas normais.

Citação:
Acaso há mulheres que abortam e não são condenaveis? Uma atleta que aborte para melhorar a perfomance não o é? Uma mulher que aborta porque tem um filho e não quer mais apesar de ter todas as condições para educar esse filho deve ter todo o direito a faze-lo? E apoio do estado ainda por cima?

Sou contra a prisão mesmo nesses casos absurdos que colocou. A razão é bastante simples: seria uma tremenda irresponsabilidade e mesmo crueldade para com uma criança obrigar uma mulher que não quer um filho a ser "mãe" da pobre criança, ainda mais se a dita cuja mãe for tão terrível qto vc diz. Curiosamente, a igreja, depois que obriga a parideira a ter a criança, considera que cumpriu seu dever de "defender a vida" e não se preocupa muito com a criança. Além do que, se a igreja católica diz que não tem meios, como poderia ajudar na criação das crianças? Ou ela obriga as mulheres a tê-las e depois "lava as mãos"?

PS: Se quiser penalizar essa "atleta" que vive citando, exclua-a do meio esportivo! Aposto contigo que será uma medida muito mais eficaz para coibir esse tipo prática. Trata-se de alterar uma lei desportiva, portanto. Testes de gravidez coisas simples de se fazer.

Citação:
E parece-me realmente que não compreendeu os subentendidos na mensagem do cardeal martini.

Entendi bem, mas parece-me que vc se preocupa demais com os subentendidos e não quer ver o que foi claramente dito. Um zigoto não sofre, nem tem sistema nervoso, um zigoto não ama, não é pessoa, mas uma criança sim, uma mulher sim. Pense nisso.

Paz e Bem.



Editado 1 vezes. Última edição em 21/01/2007 20:59 por firefox.

Re: Aborto - Thread "Oficial"
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 21 de January de 2007 21:38

Citação:
Camilo
Muito cristão, realmente temos aí um excelente teologo. Pode limpar as mãos à parede.

Citação:
S7v7n
Realmente Camilo, vê-se que esse padre sabe do que fala. E assim se vão formando consciências.

Argumentação poderosa!

pontosvista



Editado 1 vezes. Última edição em 21/01/2007 21:38 por pontosvista.

Re: Aborto - Thread "Oficial"
Escrito por: Epafras (IP registado)
Data: 21 de January de 2007 23:10

Citação:
firefox
Entendi bem, mas parece-me que vc se preocupa demais com os subentendidos e não quer ver o que foi claramente dito. Um zigoto não sofre, nem tem sistema nervoso, um zigoto não ama, não é pessoa, mas uma criança sim, uma mulher sim. Pense nisso.

Ora, um indivíduo desmaiado não sofre, não ama. Não merece ser alvo de preocupação? Não merece ser protegido? Não é pessoa? Pode-se matá-lo?

Acontece ainda que a criança e a mulher foram antes um zigoto, e se uma criança e uma mulher tem a capacidade de amar, o zigoto também tem, visto que é o mesmo ser. É tudo uma questão de deixar expressar as suas capacidades.

Além disso, ninguém tem maior amor do que aquela mulher que dá a vida pelos seus filhos.

Epafras

Re: Aborto - Thread "Oficial"
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 21 de January de 2007 23:27

Citação:
firefox
Citação:
camilo
Citação:
firefox
Temo que se o nao vencer, a igreja mais uma vez cruzará os braços e continuará dormindo em berço esplendido, satisfeita por ter "defendido a vida", enquanto as mulheres continuarão suportando sozinhas toda a carga. Que seja o contrário portanto, se o sim vencer imagino que a igreja terá que mostrar o serviço que nunca mostrou até agora, e aprender a tratar com pessoas e não somente com idéias, talvez assim construam algo próximo da lei alemã.

Com que meios? A igreja portuguesa estáo envelhecida e não tem meios economicos para fazer muita coisa.

Não sei bem se entendi o que tentou me dizer ou se entendeu bem o que eu estava dizendo. Para fazer campanha a favor do NAO a igreja encontrou os meios. Quando há interesse, os meios aparecem.

Fazer uma homilia ou escrever um artigo publicado numa revista e que neste clima de atenção para o tema tem grande repercussão mediatica não tem grandes custos. O resto da campanha não tem meios da igreja envolvidos, pelo menos significativamente. Mas mesmo que todos esses meios fossem da igreja, toda a campanha, a pelo SIM e pelo NÃO, todos esses custos são já inferiores ao que a igreja tem empenhados na sua vida corrente a favor da vida, a favor das mulheres em risco, da infancia em risco, no apoio à pobreza. Os meios necessarios para fazer um apoio maior e mais significativo a essas situações não estão ao dispor da igreja.


Citação:
Além de ser errado afirmar que a igreja não tem feito nada. Em portugal mais de 75% das instituições de solidariedade são da igreja. A igreja e os catolicos têm criado casas de apoio para as mulheres em risco, para apoio a gravidas, tem infantarios, creches, etc.
Muitas paroquias têm centros sociais.

Que tenha alguma ação social é mais ou menos óbvio, por ser uma igreja católica. O que não deve ter é uma ação de católicos que tente melhorar a situação das mulheres que sofrem o drama de um aborto, duvido que tenha. Se tiver será à margem da igreja e mesmo contra o desejo dela. Por radicalizar o discurso contra o aborto ao ponto de não ver o sofrimento das mulheres, a igreja apoia sim a pena de prisão, nega sacramentos (ameaça negar até de quem vota sim), e age sem muita misericórdia. Isso teria forçosamente que mudar se a lei não aprisionasse as mulheres, somente então imagino que seria interesse da igreja tentar apoiar as mulheres para dar assistência. Sinceramente, dizer que é heroismo levar uma gravidez até o fim mesmo com risco da própria vida é uma coisa, querer exigir heroismo de todo mundo já é crueldade. Deixem os heroismos para os heróis e comecem a pensar em pessoas normais.


Vinhas de Raquel e tem sido apoiada pela igreja institucional.
Quanto ao resto vc comete um erro grave, condescender com o pecado grave que é o aborto não é ajudar ninguem. Condescender com quem mata não é ajudar quem mata. Ser bom não é o mesmo que ser bonzinho.
Além disso só vê um lado do prblema, para si só a mulher é dignas de ter direitos, o outro ser humano tem menos direitos que um cão. Outro erro é ignorar que o aborto em risco grave de saude já é permitido pela lei. Esses casos excepcionais já estão legalizados por isso não são motivo para aprovar este projecto de lei.


Citação:
Acaso há mulheres que abortam e não são condenaveis? Uma atleta que aborte para melhorar a perfomance não o é? Uma mulher que aborta porque tem um filho e não quer mais apesar de ter todas as condições para educar esse filho deve ter todo o direito a faze-lo? E apoio do estado ainda por cima?

Sou contra a prisão mesmo nesses casos absurdos que colocou. A razão é bastante simples: seria uma tremenda irresponsabilidade e mesmo crueldade para com uma criança obrigar uma mulher que não quer um filho a ser "mãe" da pobre criança, ainda mais se a dita cuja mãe for tão terrível qto vc diz. Curiosamente, a igreja, depois que obriga a parideira a ter a criança, considera que cumpriu seu dever de "defender a vida" e não se preocupa muito com a criança. Além do que, se a igreja católica diz que não tem meios, como poderia ajudar na criação das crianças? Ou ela obriga as mulheres a tê-las e depois "lava as mãos"?

O seu argumento parece-me uma aberração e na minha opinião mostra tambem uma falta de reflexão. A maior parte das crianças não desejadas acaba por ser amada. Há um proverbio portugues que diz "parir é dor, criar é amor". Matar porque talvez não venha a ser amada. Esse argumento emotivo não justifica tambem que se matem as pessoas que já é certo que sofrem?
Há também a possibilidade de dar o filho para adopção. Há muitos mais casais a quererem adoptar que crianças para adoptar. A lei não obriga a mãe a ficar com o filho. Muitas mulheres abortam por medo, medo das responsabilidades, do compromisso, outras por ambição, por causa da carreira, outras por ignorancia. A liberalização conduz a uma maior aceitação cultural, logo um maior nº de abortos. Muitas mulheres abortam por esses motivos mas se vierem a ter o filho podem vir a ser mães responsaveis. A igreja catolica tem feito alguma coisa, podia fazer melhor, depende dos catolicos, de cada um de nós. Mas se a igreja
não tem meios o estado tem-nos. A solução para as dificuldades das mulheres não é dar-lhes a possibilidade de matar os filhos mas sim ajuda-las a cria-los. A igreja não pode ser responsabilizada por o estado não fazer aquilo que pode e ela defende. De qualquer forma metade das crianças na africa vive de forma pior que quase todas as crianças portuguesas. Será que então deviamos fazer uma campanha de esterilização em massa na africa? Ou até matar quem já é certo que sofre? Afinal estamos a justificar uma morte, para o seu caso uma hpotetica morte de uma pessoa humana, com base num hipotetico sofrimento. Por causa do possivel sofrimento de 1 criança estamos a justificar a morte de 2 ou 3 crianças.



Citação:
E parece-me realmente que não compreendeu os subentendidos na mensagem do cardeal martini.

Entendi bem, mas parece-me que vc se preocupa demais com os subentendidos e não quer ver o que foi claramente dito. Um zigoto não sofre, nem tem sistema nervoso, um zigoto não ama, não é pessoa, mas uma criança sim, uma mulher sim. Pense nisso.

Sabe, um feto de 26 semanas tambem não ama aliás provavelmente nem pensa. Mas sobrevive fora do ventre materno. Quanto ao facto do zigoto não ser pessoa não pode afirma-lo. Teve uma revelação divina sobre isso? Deus falou com vc? para um cristão é-se pessoa se temos uma alma humana. Desde quando a temos? Deus revelou para vc quando se passa a ser pessoa? Na duvida podemos matar um ser que não sabe se é ou não uma pessoa humana aos olhos de Deus? E às 10 semanas ainda é zigoto? Lembre-se a passagem da visitação de Maria a Santa Isabel, por muito que o negue é claro que nessa passagem Jesus encarnado é reconhecido já como o Senhor e ainda está no ventre de Maria. Provavelmente teria bem menos de 10 semanas. Será que é cristão dar o direito de matar Jesus.
Jesus disse "tudo aquilo que fizerdes a um destes pequeninos é a mim que o fazeis".


Re: Aborto - Thread "Oficial"
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 21 de January de 2007 23:30

Atenção atenção!!!
Nova descoberta sensacional.... o zigoto é capaz de amar!!!
Parem tudo... e ponham essa mioleira a pensar sobre o que fazer para evitar aqueles milhoes de zigotos anualmente deitados fora pelas mulheres sem que ninguém dê por nada! Um crime... ora pois.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Aborto - Thread "Oficial"
Escrito por: Epafras (IP registado)
Data: 21 de January de 2007 23:31

Se alguém quiser «argumentação poderosa» contra algumas das coisas que o teólogo Anselmo Borges diz basta consultar documentos da sua própria Igreja. Existem várias intervenções do anterior papa João Paulo II e de intervenções do actual Bento XVI, documentos de conferências episcopais, intervenções de Bispos individualmente que o desmentem. Depois de ler o artigo dele fico com a sensação que a posição dele é sim porém não, e não porém sim. O ideal era haver uma terceira opção Nim. Acho que era aí que ele colocava a cruz.

Epafras

Re: Aborto - Thread "Oficial"
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 21 de January de 2007 23:32

quando vejo respostas destas sinto-me como se falasse sanscrito.

Re: Aborto - Thread "Oficial"
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 21 de January de 2007 23:38

Citação:
Epafras
se uma criança e uma mulher tem a capacidade de amar, o zigoto também tem

Sem comentários. Fale para a mão.

Re: Aborto - Thread "Oficial"
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 22 de January de 2007 00:17

Citação:
pontosvista

Argumentação poderosa!
Argumentação poderosa!

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: Aborto - Thread "Oficial"
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 22 de January de 2007 02:10

Citação:
camilo
vc comete um erro grave, condescender com o pecado grave que é o aborto não é ajudar ninguem. Condescender com quem mata não é ajudar quem mata. Ser bom não é o mesmo que ser bonzinho.
Além disso só vê um lado do prblema, para si só a mulher é dignas de ter direitos, o outro ser humano tem menos direitos que um cão. Outro erro é ignorar que o aborto em risco grave de saude já é permitido pela lei. Esses casos excepcionais já estão legalizados por isso não são motivo para aprovar este projecto de lei.

Camilo, pensei que já estava claro que não considero o zigoto uma pessoa humana, nem um ser humano, nem um individuo humano. Considero um zigoto um zigoto. Um dia, bem depois de muita água rolar debaixo da ponte, esse zigoto poderá vir a ser algo mais próximo de um indivíduo humano, algo que não é de modo nenhum enquanto se tratar somente de um zigoto. Fiz-me entender? Não considero o esperma sagrado, nem o zigoto sagrado. Esse tipo de idéia só gera confusão. O resto será chover no molhado.

Citação:
camilo
Acaso há mulheres que abortam e não são condenaveis?

Sim, muitas.

Citação:
camilo
Citação:
firefox
seria uma tremenda irresponsabilidade e mesmo crueldade para com uma criança obrigar uma mulher que não quer um filho a ser "mãe" da pobre criança, ainda mais se a dita cuja mãe for tão terrível qto vc diz. Curiosamente, a igreja, depois que obriga a parideira a ter a criança, considera que cumpriu seu dever de "defender a vida" e não se preocupa muito com a criança. Além do que, se a igreja católica diz que não tem meios, como poderia ajudar na criação das crianças? Ou ela obriga as mulheres a tê-las e depois "lava as mãos"?

O seu argumento parece-me uma aberração e na minha opinião mostra tambem uma falta de reflexão. A maior parte das crianças não desejadas acaba por ser amada. Há um proverbio portugues que diz "parir é dor, criar é amor". Matar porque talvez não venha a ser amada. Esse argumento emotivo não justifica tambem que se matem as pessoas que já é certo que sofrem?

O seu argumento acerta no vazio pq já disse que não considero o zigoto uma pessoa. Repito para deixar claro: o zigoto não é uma pessoa! Considero, portanto, que a linguagem que usa para falar comigo está viciada, expressa sua opinião mas não serve como argumento.

Citação:
camilo
Há também a possibilidade de dar o filho para adopção. Há muitos mais casais a quererem adoptar que crianças para adoptar. A lei não obriga a mãe a ficar com o filho. Muitas mulheres abortam por medo, medo das responsabilidades, do compromisso, outras por ambição, por causa da carreira, outras por ignorancia. A liberalização conduz a uma maior aceitação cultural, logo um maior nº de abortos. Muitas mulheres abortam por esses motivos mas se vierem a ter o filho podem vir a ser mães responsaveis. A igreja catolica tem feito alguma coisa, podia fazer melhor, depende dos catolicos, de cada um de nós.

Sim, há muitas possibilidades, inclusive uma que vc não quer aceitar: que uma mulher talvez não queira um filho naquele momento da vida dela. Concordo que muitas mulheres que abortam talvez não abortassem em outras condições, já dei minha opinião sobre isso, mas as razões que vc enumera demonstram um certo desprezo pela mulher, fica parecendo que existem somente motivos mesquinhos. Cada vez que ouço coisas desse tipo considero uma confirmação de que o voto pelo SIM é o mais acertado, para acabar logo com esse tipo de julgamento preconceituoso. Por exemplo, suponhamos que seja medo das responsabilidades, como disse, é natural visto que será a responsável pela vida de uma criança; não somente em um momento, mas por toda a vida. Já a igreja e os católicos dão palpite e querem obrigar a mulher no momento da gravidez, mas depois somem de cena!

Acho estranho qdo falam que a igreja deve educar para evitar o aborto. Até onde sei a igreja faz é campanha contra a prevenção e contra o sexo seguro. A única proposta que a hierarquia vaticana, papa e companhia, parecem ter para o mundo de hoje é: não façam sexo! Esse conselho, como deve saber, é completamente ineficaz. Nem os católicos seguem!

Citação:
camilo
Mas se a igreja não tem meios o estado tem-nos. A solução para as dificuldades das mulheres não é dar-lhes a possibilidade de matar os filhos mas sim ajuda-las a cria-los.

Novamente a linguagem viciada. Não há filho nenhum para matar. Zigoto não é pessoa.

Citação:
camilo
Ou até matar quem já é certo que sofre? Afinal estamos a justificar uma morte, para o seu caso uma hpotetica morte de uma pessoa humana, com base num hipotetico sofrimento. Por causa do possivel sofrimento de 1 criança estamos a justificar a morte de 2 ou 3 crianças.

Zigoto não sofre, nem sistema nervoso tem. Zigoto não é pessoa humana.

Citação:
camilo
Quanto ao facto do zigoto não ser pessoa não pode afirma-lo. Teve uma revelação divina sobre isso? Deus falou com vc? para um cristão é-se pessoa se temos uma alma humana.

Claro que posso. É evidente que um zigoto não é uma pessoa. Sou católico e sou cristão e reafirmo isso.

Citação:
camilo
Deus revelou para vc quando se passa a ser pessoa? Na duvida podemos matar um ser que não sabe se é ou não uma pessoa humana aos olhos de Deus?

Já falei sobre isso antes. Vc está confundindo um zigoto com um javali e uma mulher grávida com um caçador com espingarda.

Citação:
camilo
Lembre-se a passagem da visitação de Maria a Santa Isabel, por muito que o negue é claro que nessa passagem Jesus encarnado é reconhecido já como o Senhor e ainda está no ventre de Maria.

Não vi absolutamente nada disso na Biblia. Acho que vc forçou o texto bastante.

Entenda de uma vez, vc tem uma opinião e acha que está certo nela, mas eu tenho outra e tenho minhas razões para defendê-la.

Página actual: 56 de 68


Este tópico foi encerrado

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.