Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Página actual: 48 de 68
Re: Aborto - Thread "Oficial"
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 15 de January de 2007 13:05

CP,

Foi Jesus plenamente Homem e plenamente Deus? Numa relação sexuada como conceber o Criador?

Achas Cristo Ressuscitou? Qual foi a técnica que utilizaram segundo os critérios da ciência?

Em que momento é concebida a Alma?

No teu coração, a partir de que semana cada um dos teus filhos passou a ser teu filho?

Em comunhão

Re: Aborto - Thread "Oficial"
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 15 de January de 2007 13:06

CP,

Já agora, continuo à espera que respondas a cada uma das 10 perguntas feitas antes.

Em comunhão

Re: Aborto - Thread "Oficial"
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 15 de January de 2007 13:37

Tilleul:


Nenhuma das perguntas que formulaste se respodende assim:

Concordo que mulheres que interrompam a gravidez até ás 10 semanas sejam julgadas e eventualmente condenadas até três anos de prisão efectiva.

É isto apenas isto que sevai decidir em referedno.

O resto são estratégias de marketing.


Qunato á pergunta sobre ressurreição - de certeza que não tenho um conceito "fisicalista ou fisiológica " da mesma.

católica praticante



Editado 2 vezes. Última edição em 15/01/2007 13:41 por catolicapraticante.

Re: Aborto - Thread "Oficial"
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 15 de January de 2007 13:40

Não respondeste CP.

Acho que cada vez tens mais dúvidas!

Ainda te vou conseguir ganhar.

Senão queres responder em publico responde em privado.

Em comunhão

Re: Aborto - Thread "Oficial"
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 15 de January de 2007 13:43

Isto não é um joguinho infantil nem uma brincadeirinha para ver quem vai ganhar.

católica praticante

Re: Aborto - Thread "Oficial"
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 15 de January de 2007 13:44

"Numa relação sexuada como conceber o Criador? "


Interessante questão. Então o Criador foi concebido ?
E que tem este absurdo a ver com o julgamento demulheres?


mais uma brincadeirita, né?

católica praticante



Editado 1 vezes. Última edição em 15/01/2007 13:46 por catolicapraticante.

Re: Aborto - Thread "Oficial"
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 15 de January de 2007 13:46

Achas que eu considero isso?

A questão do ganhar-te, não é ganhar a ti, mas convencer-te que não é legalizando o aborto até às 10 semanas que se mudam os estado das coisas.

Em comunhao

Re: Aborto - Thread "Oficial"
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 15 de January de 2007 13:58

Se calhar até concordo que hajam mulheres que sejam condenadas por abortar. Se for uma mulher que aborta porque simplesmente não lhe convém, simplesmente não gosta de crianças acho que essa mulher é uma idiota.

Se é uma mulher que teve um azar, um descuido, algo correu mal, um patrão que pressinou-a abortar, uma adolescente não acredito que exista um único tribunal que a condena a pena efectiva. Não compreendo mas aceito.

Se for uma deficiente, uma mulher em coma, uma gravidez de risco (incluindo situações familias numerosas ou doença) não me oponho e concordo até que seja para lá das 10 semanas.

Agora aborto a pedido, não! Nunca. E a mim dá-me igual que tu digas que é um zigoto ou lá o que for.

É um filho desde o momento que se sabe!

Responde se tens coragem, antes das semanas de gravidez o que trazias dentro de ti era o teu filho ou não?

Re: Aborto - Thread "Oficial"
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 15 de January de 2007 14:04

E acho que estás a ser de extremo mau gosto e malcriada, fazendo crer que brinco com estas coisas.

Aliás a pergunta que fiz tem a ver com teres dito que Jesus é fruto de uma sexuada. Não sabes! A ciência e a fé tem dogmas opostos.

À luz da fé concepção pelo Espírto Santo é e deverá ser sempre respeitada.

Re: Aborto - Thread "Oficial"
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 15 de January de 2007 14:23

Eu gostava de saber quantas mulheres em Portugal há presas por causa do aborto?

Re: Aborto - Thread "Oficial"
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 15 de January de 2007 14:45

As mesmas que no canadá

católica praticante

Re: Aborto - Thread "Oficial"
Escrito por: Paulo (IP registado)
Data: 15 de January de 2007 16:05

O voto no Não, segundo o Cardeal-Patriarca, deve ser claro para todos os católicos. “A doutrina da Igreja sobre a vida, inviolável desde o seu primeiro momento, obriga em consciência todos os católicos. Estes, para serem fiéis à Igreja, não devem tomar posições públicas contrárias ao seu Magistério”, assinala.

A carta, publicada na página oficial do Patriarcado, sublinha que “o drama do aborto voluntário” implica sérias questões morais e “desafia a Igreja e a sociedade a encontrar respostas positivas, na linha do amor fraterno, na ajuda a todas as mulheres que vão ser mães”.

A próxima campanha será, neste contexto, “momento de esclarecimento das consciências e não de exclusão de ninguém do nosso amor fraterno”, aponta D. José Policarpo.

O texto termina com um rápido olhar sobre os principais pontos da doutrina da Igreja sobre a vida: toda a vida é dom de Deus; a vida humana é um todo inseparável, desde a fecundação até à morte natural; o respeito pela vida dos outros, em todos os seus momentos, é dever imposto pela lei natural e universal, base da exigência ética e da cultura; a resposta cristã para os problemas e para os pecados no cumprimento deste mandamento está no perdão e na ajuda de Deus e no mandamento do amor fraterno.

Re: Aborto - Thread "Oficial"
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 15 de January de 2007 16:16

Paulo

segundo entendi, o Cardeal-Patriarca considera que nenhum católico poderá dizer publicamente que apoia o Sim em 11 de Fevereiro.

Onde fica o livre-arbítrio e o direito de livre expressão que está consignado na constituição?
O que acontecerá a um católico que apoie publicamente o Sim?
Este fórum é considerado espaço público?
O que vai acontecer à CP?

Nota: Depois disto, a frase de Agostinho da Silva faz ainda mais sentido.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.



Editado 1 vezes. Última edição em 15/01/2007 16:18 por Lena.

Re: Aborto - Thread "Oficial"
Escrito por: rmcf (IP registado)
Data: 15 de January de 2007 16:30

Diz a CP:

"Concordo que mulheres que interrompam a gravidez até ás 10 semanas sejam julgadas e eventualmente condenadas até três anos de prisão efectiva.
É isto apenas isto que sevai decidir em referedno".

Não é... isto também é... mas não é só: é ou não verdade que neste referndo em Portugal se vai decidir também a despenalização de todo e qualquer acto de interrupção voluntária da gravidez independentemente das razões? Isto é, embora não seja perguntado: vai ou não ser possível abortar, em qualquer circunstância, até às 10 semanas, independentemente das razões? A resposta é SIM. PODE! pode dizer-se que tem de ir a uma consulta médica... mas isso não impedirá nada!

Cara Lena,

o Cardeal também advoga a "não exclusão de ninguém do nosso amor fraterno”. O católico deve ouvir a posição da Igreja. TENTAR COMPREENDÊ-LA. Assumir uma posição, TENDO EM CONTA A POSIÇÃO E AS RAZÕES DA IGREJA. E, mesmo se não concordar, tomar a sua posição. Não se trata de excluir ninguém ou de negar a liberdade aos católicos.

Abraço fraterno,

Miguel

Re: Aborto - Thread "Oficial"
Escrito por: Paulo (IP registado)
Data: 15 de January de 2007 17:03

Cara Lena
Entendeste mal. Segundo o Senhor Patriarca "O voto no Não, deve ser claro para todos os católicos. “A doutrina da Igreja sobre a vida, inviolável desde o seu primeiro momento, obriga em consciência todos os católicos. Estes, para serem fiéis à Igreja, não devem tomar posições públicas contrárias ao seu Magistério”,

Como tal, os Cristãos dizem isto 365 dias por ano, mesmo no dia 11 de Fevereiro.

Re: Aborto - Thread "Oficial"
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 15 de January de 2007 17:10

Miguel (bom nome,o do meu puto hehehe)

Ainda bem que consegues entender assim. Espero que seja esse mesmo o sentido da frase: Estes, para serem fiéis à Igreja, não devem tomar posições públicas contrárias ao seu Magistério.

Mas pelo que tenho visto aqui, não vai ser essa a leitura de alguns dos nossos colegas.

Não seria esta uma boa hora para os altos dignatários da igreja falarem de modo mais claro e objectivo?

Talvez eu esteja a ver mal... se alguém colocasse o link original ajudava.

Obrigada

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Aborto - Thread "Oficial"
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 15 de January de 2007 17:25

Citação:
D. José Policarpo
A doutrina da Igreja sobre a vida, inviolável desde o seu primeiro momento, obriga em consciência todos os católicos. Estes, para serem fiéis à Igreja, não devem tomar posições públicas contrárias ao seu Magistério. O esclarecimento que os católicos são chamados a fazer sobre esta questão tem de ter em conta também os critérios de fidelidade à Igreja.

Li isto aqui mais acima e não queria acreditar. Tive que ir ver ao site do Patriarcado para confirmar se não havia engano. Não esperava tanto desespero por parte de D. José Policarpo.

Em consciência tenho que afirmar que nem sempre estou de acordo com o Magistério. Para me sentir obrigado a tal era preciso que todas as posições do Magistério fossem infalíveis. Infelizmente as posições públicas do Magistério são com frequência muito infelizes. O caso do aborto não é excepção. E se se dizem disparates em público há que mostrar que nem todos os católicos são assim.

Querer impor a "lei da rolha" aos católicos mostra uma vasta e profunda incapacidade da hierarquia em falar ao coração dos homens, a começar pelo coração dos católicos.

Em tempos foi proposta publicamente a possibilidade de inverter o ónus da prova no crime de aborto de modo a dificultar o julgamento de mulheres que tivessem abortado. Se tal alteração tivesse sido feita este referendo e o grosso dos argumentos do sim estariam esvaziados. Na altura a hierarquia católica apressou-se a exigir a manutenção da lei como estava. Se no dia 11 o sim ganhar e o aborto for liberalizado e pago pelo estado até às 10 semanas, a hierarquia deveria fazer uma profunda revisão das suas posições.

E já agora, para quem não sabe, defendo o Não para o dia 11.

pontosvista

Re: Aborto - Thread "Oficial"
Escrito por: Paulo (IP registado)
Data: 15 de January de 2007 18:06

Caro Pontos de Vista

Lei da Rolha? Onde?
Este forum é sinal claro que nao ha lei da rolha nenhuma. Muita gente que por aqui passa, que se afirma catolico e já afirmou ir votar sim dia 11.
O que é preciso é que fique claro que ao fazer isso de que lado se poem as pessoas. A pertença à igreja não é uma questão sujectiva. Não são as minhas palavrasque decidem de que lado estou. São os meus actos. Não é possivel estar dentro do Rio Tejo e afirmar que estou em terra seca. Serão as acções das pessoas que ditarão de que lado estão.
O texto do senhor patriarca não revela nenhum desespero, antes uma clarezam muito grande.
O que as pessoas esperam da Igreja é que Ela lhes appnte o caminho. E a Igreja fá-lo.
Porque a doutrina da Igreja sobre a vida é clara desde o seu inicio. As pessoas sabem disso.
O nervosismo é claro, e esse sim, por parte daqueles que querem da igreja psoições dubias, que as desculpe do facto de estarem do lado de fora nesta matéria.
E repare caro pontos de vista, que há uma clara unanimidade por parte de todas as confissões cristãs nesta materia. Não há uma que defenda o oposto.
O texto do senhor patriarca, ajuda as pessoas a decidirem. E a decidirem se nesta materia querem manter-se dentro ou fora da Igreja.
Naturalmente que incomoda as nossas consciencias. Mas não se pode esperar doutra coisa da Igreja senão o anuncio da Verdade.
Mesmo que desagrade aos homens.

Re: Aborto - Thread "Oficial"
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 15 de January de 2007 18:11

[www.patriarcado-lisboa.pt]


Desculpa Miguel
mas depois de ler tudo, não consigo fazer a tua leitura.

Objectivo da carta:
Neste contexto, convém determinar com clareza a maneira como os sacerdotes e as comunidades cristãs podem participar activamente neste período de esclarecimento das consciências.

1. A doutrina da Igreja sobre a vida, inviolável desde o seu primeiro momento, obriga em consciência todos os católicos. Estes, para serem fiéis à Igreja, não devem tomar posições públicas contrárias ao seu Magistério. O esclarecimento que os católicos são chamados a fazer sobre esta questão tem de ter em conta também os critérios de fidelidade à Igreja.

Mais que orientação,o que está aqui explicito são ordens.

Os pontos 2 e 3 são dicas para não transformar as missas em comicios. Tudo bem.

4. Que a caridade fraterna repasse todas estas acções: o amor a todas as mães, mesmo aquelas que perante dramas pessoais fraquejaram. É momento de esclarecimento das consciências e não de exclusão de ninguém do nosso amor fraterno.

Sensata e politicamente correcta esta advertência. Aqueles que chamam os defensores do Sim de assassinos, ou de apoiantes de homicidios, deviam ter isto em conta.

O 5.4 tb merecia um comentário...mas fica para outra altura.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Aborto - Thread "Oficial"
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 15 de January de 2007 18:23

Paulo

Na consciência de cada um só Deus pode mandar.

Desde quando é que a fé cristã exige que não se critiquem em público as posições da hierarquia?

O desespero do Sr. Patriarca consiste no facto de não conseguir convencer os católicos das suas posições e por isso querer convencê-los de que têm que ficar calados mesmo não concordando.

A Igreja não é propriedade de ninguém e em matérias de lei civil o Sr. patriarca não tem nenhuma autoridade especial.

Já agora, se queres um exemplo do que chegam a ser as competências da hierarquia no que diz respeito a assuntos temporais, sugiro-te que veja o caso de Edgardo Mortara.

Não esperava que depois de séculos a fazer disparates nas relações com a sociedade civil a hierarquia continuasse a insistir na sua autoridade nestes assuntos.

pontosvista

Página actual: 48 de 68


Este tópico foi encerrado

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.