Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior123456Próximo
Página actual: 5 de 6
Re: rezei à virgem e não morri
Escrito por: Andréia (IP registado)
Data: 27 de February de 2003 13:22

Cristina,

É uma pena que tenha saído da Igreja Evangélica onde andavas. Pelo que pude entender, você gostava de lá e os irmãos a tratavam com carinho.
Talvez tenha faltado um pouco mais de conhecimento de Palavra de Deus, pois ela é o alimento da alma.
A Palavra, como você disse não evolui. Ela não passa. O que se modifica, são os costumes, não os mandamentos de Deus.
Quando Deus mandou Abraão sacrificar Isaque, estava provando a sua fidelidade, pois conhecia seu coração. Imagine um homem que não tinha filhos, de repente ter uma criança na sua velhice! Imagine o quanto Isaque era mimado e amado! Deus o queria provar para saber se Abraão colocava o amor a Isaque maior do que o amor e obediência a Deus. Mas Abraão sabia que Deus iria ressussitar Isaque se ele realmente tivesse completado o que Deus mandou. Deus tinha promessas: "Farei de sua descendência uma grande nação". Ele confiava em Deus e sabia que Deus não mentiria. Isaque era a última chance disso acontecer. Ele confiava tanto em Deus que disse a Isaque que Deus prepararia o cordeiro para o sacrifício... e Deus preparou.
A Palavra não muda, pois os sacrifícios que antes eram feitos com animais, para cobrir nossos pecados, foi feito com Jesus, o cordeiro perdeito, sem manchas, sem mácula, e volutariamente. Esse foi o último sacrifício porque é perfeito. Deus o fez por nós.
você sabia que Deus não, simplesmente, perdoou os pecados do homem? Sim, Ele não perdoou, mas Jesus pagou. Ou seja, Ele mesmo pagou a dívida. A Sua Palavra diz que "a alma que pecar essa morrerá" e a Sua Palavra não passa. Deus não mente. Algúem teve que morrer pelos seus pecados.
Não digo que Deus não ama os católicos, mas digo que Ele quer que obedeça seus mandamentos e isso inclui muitas outras coisas que a Igreja católica não faz. ´
Pense bem nessas coisas que te disse e peça a Deus para mostralhe a Igreja que Ele quer que você fique. Certamente ele não deixará de te responder, pois se você já fez a oração de entrega de sua vida a Ele, Ele fará de tudo para te ver no melhor lugar e fazer o melhor para você.
Beijo.... irmã.

Re: rezei à virgem e não morri
Escrito por: Andréia (IP registado)
Data: 27 de February de 2003 13:44

João

Jesus veio como homem (11 Jo 1:7) cheio do Espírito de Deus (Mc 10:39 - lembrando que eles já haviam sido batizados em água, sendo, portanto, do batismo com o Espírito Santo que Jesus fala).
Ele se esvaziou da Sua Glória (Fl 2:7 - " mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, tornando-se semelhante aos homens" Acho que esse versículo explica bem tua pergunta.... ELE TORNOU-SE SERVOS, COMO NÓS DEVEMOS SER, mas vou continuar com outros versículos).
Ele é um com o Pai (Jo 10:30), mas ele se fez homem e habitou entre os homens e fez o que era da vontade do Deus Pai, que era morrer pelo pecado do homem.
Em Sua fraqueza humana pediu a miserícórida de Deus, chegando até mesmo a suar sangue, fato em que os médicos explicam como uma ruptura de microvasos sanguíneos, fato raro de se acontecer mas possível quando estamos sentindo algo muito forte emocionalmente. A fraqueza de Jesus não foi maior do que avontade de fazer a vontade de Deus: " Retirando-se mais uma vez, orou, dizendo: Pai meu, se este cálice não pode passar sem que eu o beba, faça-se a tua vontade (Mt 26:42).
Respondi sua pergunta Biblicamente?

Sobre ajudar aos pobres e necessitados... nunca disse que não deveria ser feito. O que disse, repito, é que a salvação não é pelas obras, mas por intermédio de Jesus. E se somos de Jesus, certamente manifestaremos isso através das nossa atitudes. "Assim, toda árvore boa produz bons frutos; porém a árvore má produz frutos maus." Mt 7:17. Como disse é uma consequência da salvação, não um caminho para a salvação. Os versículos que dizem que a salvação não é pelas obras, se olhares mais acima, verás.

Re: rezei à virgem e não morri
Escrito por: Ana Amorim (IP registado)
Data: 27 de February de 2003 13:47

Ou seja, é o mesmo que dizer que Deus quer que todos sejam evangélicos e que só esses é que serão amados e salvos.


Anna

Re: rezei à virgem e não morri
Escrito por: Andréia (IP registado)
Data: 27 de February de 2003 14:11

Ana,

Não disse isso. Disse que todos os que são verdadeiramente servos de Deus herdarão a vida eterna e estarão com Deus. Como alguém vai seguir os passos de Cristo, se não faz o que Ele fez? Isso é seguir seus passos?

Como se dizer cristãos se não fazem o que Cristo mandou? Ser discípulo de Cristo não é considerá-lo um mestre e fazer o que Ele mandou? ser servo de Deus não é servi-lo?

Não disse que todos os evangélicos vão para o céu, mas aqueles que fazem a vontade de Deus.... se você mesma está afirmando que só há quem faça a vontade de Deus dentro de Igrejas Evangélicas............
Foi você quem disse não eu..................

Re: rezei à virgem e não morri
Escrito por: Ana Amorim (IP registado)
Data: 27 de February de 2003 15:13

Não, não disse isso.
A minha resposta estava repleta de ironia. Ironia porque você disse à Cristina, muito subtilmente, que ela fez mal em sair da Igreja Evangélica, pois só aqui é que se pode ser salvo. Por que razão é que só aqui é que se pode ser salvo e não também na Igreja Católica é que desconheço...
Ah! Já sei! É porque veneremos Maria, uma mulher estupenda, que por acaso foi (e é) a Mãe de Deus, mas que não passa de uma defunta.
Aliás, Andreia, você mesma disse algures aqui no fórum que intercedeu directamente a Deus por um sobrinho seu, coisa que uma defunta (leia-se Maria, mãe de Deus) não poderia fazer. Vida eterna? Acredita-se na Bíblia, mas agora na vida eterna...sobretudo de alguém que os católicos veneram...

Anna

Re: rezei à virgem e não morri
Escrito por: Andréia (IP registado)
Data: 27 de February de 2003 17:05

Pois é Ana,

Por isso e por outras coisas que acreditam. É verdade que creio que esse caminho é um dos largos.... desculpe...
Mas entre vocês há os que adoram a Deus em Espírito e em verdade e fazem o que Deus manda, seguindo um caminho estreito..por isso estarão com Deus.
Um exemplo muito interessante entre vocês: Na Igreja Cátólica Carismática não proíbe ninguém de ler a Bíblia (apesar de ainda existir um escrito do Papa que proíbe isso e portanto, enquanto estiverem lá estão desobedecendo a uma autoridade deles) exitem muitos adoradores de Deus, mas o impressionante é que quando eles começam a se dedicar a Deus a fazer tudo que Jesus mandou.... misteriosamente.... saem da Igreja e procuram uma Igreja Evangélica... Por que será?

Sobre a vida eterna... Como já disse, através de Jesus teremos a vida eterna sim... mas os que morreram em Cristo e estão no céu com Deus, vivos e esperando para serem transformados em corpos incorruptíveis, assim como o de Jesus, não podem interceder pelos que ainda estão aqui. isso é Bíblico.
Interceder é diferente de mediar. Nós oramos a Deus, mas em Nome de Jesus - Ele é o mediador entre nós e Deus (e único).
Nós, que estamos aqui, vivos podemos interceder por nós, pela Igreja, pelas nações, pelos governantes, podemos não, devemos interceder em oração, pois oramos em Nome de Jesus, que já está ressussitado, e vive, e é Deus que é onipresente para estar ouvindo a tantas orações quanto forem necessárias ao mesmo tempo.
Isso é muito diferente de rezar pedindo que uma pessoa vá até Deus e lhe peça o que você precisa. Vê a diferença? Você usou outro mediador, não Jesus.
Nós pedimos diretamente a Deus, por intermédio de Jesus, que também é Deus.
Vamos dar um exemplo bem básico:
Uma pessoa está adoentada ou não consegue orar pois está desanimada por causa de tribulações. Ele pede uma oração. Pede que oremos por ela para que fique melhor. Nós, com imposição de mãos (totalmente bíblico) oramos por ela e pedimos por ela a Deus e dizemos que pedimos "em Nome de Jesus".
Um católico reza da seguinte forma: Pega um terço, cheio de bolinhas reza várias vezes uma mesma coisa (coisa que Jesus falou para não fazer: "Não oreis em vãs repetições como os gentios, pois não serás atendido pelo muito falar"). Quando rezas a Ava Maria, pediu para que a pessoa fosse curada? E quando reza O pai Nosso repedidas vezes, pediu para que a pessoa fosse curada? Essa é uma maneira que vocês rezam. Outra:
Vocês pedem a Maria, ou a Santo Antônio, ou a São Benedito, ou a São Sebastião, ou...... para que eles intercedam junto a Jesus pedindo-lhe algo...
Me diga: Onde encontraram que é assim que se é atendido por Deus? Jesus não falou que devemos pedir ao Pai, por intermédio do ´Filho? Ou para vocês a alguém com maior poder para mudar o que Jesus disse?
Pois não me lembro dEle ter ensinado que devemos pedir a quem já havia ido para a Glória para que eles pessam a Deus... e olha que naquela época já haviam morrido muitos homens de Deus, santos até debaixo dágua. Que entregaram suas vidas até a morte mas não negaram o que Deus queria dizer a Seu povo...
Não acha que se fosse assim que devêssemos orar, Ele diria? Ou os Apóstolos diriam? Mas os apóstolos pediram para a Igreja orar por eles e pelos santos, que faziam a obra de Deus com eles, ou seja, a Igreja orar pela Igreja.
Entendeu a diferença, ou não quer entender?

Re: rezei à virgem e não morri
Escrito por: Ana Amorim (IP registado)
Data: 27 de February de 2003 18:03

Não me espanto que muitas pessoas abandonem a Igreja Católica. Esta não promete nada de curas milagrosas imediatas, não dá a solução "toma lá, dá cá" tipo venda da "banha da cobra". E o que é que as pessoas querem? Claro! O imediatismo e o fácil. Portanto, não me admira nada que abandonem a Igreja Católica e vão para outra que lhes prometa o Céu a troco de...
Neste caso, pelo que me deu a entender, os evangélicos prometem o céu se apenas a pessoa fizer o que Deus quer (entenda-se como Deus quer, aquilo que vocês interpretam da Bíblia): lá está, para vós Deus apenas ama uma pessoa se esta lhe fizer as vontades. No entanto, quando se fala de aproximação aos outros, você acha herético que se diga como Santa Catarina de Sena "Deus está encarnado no teu semelhante, para que te aproximes dele...". Claro que acha herético! A isso chama-se viver, levar na cara e dar a outra face, aprender com a nossa relação com os demais. E isso, obviamente que custa. Custa e muito! Mas Deus não nos pôs no Mundo para empinarmos noite e dia a Bíblia. Deus diz isto, Deus diz aquilo. Obviamente que Deus tem as costas largas e justificamos as nossas coisas, comodidades e defeitos com o que está escrito. Pois é: e as entrelinhas da Palavra? O problema da Bíblia, sobretudo entre os protestantes, é que cada um a interpreta como lhe dá na real gana, dado que são escrituras altamente dadas a isso.
Pelo seu discurso, a vontade de Deus resume-se a conhecermos a Bíblia, a jejuar e a rezar. Ah! E a não sair da linha! Caso contrário, vem o diabo e...
Há muitas maneiras de rezar. Seja a Deus, seja a Maria, seja a S. João. Desde que feitas com abertura e com Fé.
Há pessoas que escrevem orações, tipo uma conversa que têm com Deus. Haverá algo mais nosso e íntimo que um diálogo que oferecemos a Deus?
Para si, o terço não terá valor nenhum, mas há quem o considere uma forma de aproximação com Deus. Respeite, em vez de falar para o ar.
A repetição da Ave-Maria, é um reforço da nossa fé. Ave-Maria foi a saudação do Anjo a Maria, em que a anunciou como bem-aventurada entre as mulheres, pois Deus tinha-a escolhido para mãe do Seu Filho.
Como já lhe disse noutras ocasiões, Maria é um exemplo para todos os cristãos. Ela viveu a confiar em Deus. Entregou a sua vida ao serviço de Deus. Daí que ela tenha a vida eterna e possa interceder junto de seu filho (que é Deus, pois Deus é Pai, Filho e Espírito Santo).
A devoção de cada um é muito pessoal. E digo devoção, não sonhos, visões ou vozes a tilintarem na cabeça...quanto a isso, continuo a acreditar que não se trata mais do que "biblite", ou seja, algo sugestionado pela leitura da Bíblia. Lemos que A, B ou C teve uma visão de Deus, ou que ouviu vozes e, estranhamente, começamos a ter visões e a ouvir vozes. Eu já li essas passagens e nunca tive nada disso, nem ninguém que eu conheça. Ok, vai-me dizer que o meu espírito não está tão alerta como o seu para determinadas coisas...

A grande diferença entre os católicos e os evangélicos é que confiamos em Deus e vivemos o nosso dia-a-dia sem pensar se uma mulher usar calças é contra a Bíblia, ou não. Os evangélicos limitam-se a seguir a Bíblia, conforme a interpretam. Talvez respirem porque a Bíblia lhes diz para o fazerem...

Já tive em encontros ecuménicos, mas por isso mesmo, e por verificar certas intervenções aqui do fórum, congratulo-me em ser católica, apostólica, romana.



Anna

Re: rezei à virgem e não morri
Escrito por: Andréia (IP registado)
Data: 27 de February de 2003 21:11

Pelo que vejo, quem gosta de coisas fáceis são vocês...
Tem preguiça de ler a Bíblia? Tem preguiça de buscar verdades e se acomodam muito rápido com aquilo que convém a vocês.
Fique sabendo que os judeus (religião que veio o nosso cristianismo) aos 13 anos tem que saber de cór e saltiado os livros da Lei, que é o Pentateuco, e os livros dos profetas...
Jesus fez isso, alías, fez aos 12. E NUNCA disse que não era para nós não lermos a Bíblia, pelo contrário.

Sinto muito se não crê em nada. Se acha mesmo que está tudo bem.... tem o livre arbítrio para isso, então, continue com essa mente pequena sobre as coisas de Deus, achando que amar ao próximo é suficiênte e que apenas isso satisfaz a Deus... (coisa que não parece fazer, pois parece me odiar pela maneira como fala comigo)
Não para nem um pouco para refletir que se realmente isso bastasse, a manifestação de Deus na sua vida estaria muito mais parecida com as manifestações da Bíblia (ah, esqueci que você nem sabe o que lá está escrito)
Fique com Deus.

Re: rezei à virgem e não morri
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 27 de February de 2003 23:51

Andreia,

Admito que em certa parte tens razão quando afirmas que os católicos têm pouca formação e, muitos há que nunca deram o devido valor à Bíblia. A Bíblia é a Palavra de Deus e como tal merece maior atenção por parte de todos os que se afirmam cristãos. Eu próprio já tinha referido isso noutro tópico. Não estou com isto a dizer que concordo com a forma que as Igrejas Protestantes interpretam a Bíblia, a começar pelo facto de não aceitarem todos os livros do Antigo Testamento. Acho também que não é importante saber de cor as passagens bíblicas. O importante é perceber aquilo que Deus nos quis dizer com a sua revelação.


Quanto ao decorrer desta discussão gostaria de comentar o seguinte:

1. Já disse várias vezes que reconheço os protestantes (membros das Igrejas da Reforma) como nossos irmãos, pois é assim que eu os sinto. Acreditamos no mesmo Deus. No mesmo Messias Salvador. Na Revelação de Deus. Temos as nossas diferenças é certo. Mas é muito mais o que nos une que o que nos separa.

2. Compreendo que devemos defender a nossa doutrina, mas devemos sobretudo abrir os nossos corações e evangelizar o mundo, e não estou a dizer "converter" o mundo, mas evangelizá-lo. Levar Cristo a todos os homens. Tomar uma atitude de defesa, não compreende na totalidade o amor de Deus e o amor ao próximo.

3. Mais importante que discutirmos entre cristãos, há que dirigir as nossas energias para os que ainda não aceitam Cristo como o Messias, Filho de Deus. Não basta dizermos que todos acreditamos no mesmo Deus, no Deus de Abraão. Há que aceitar Jesus Cristo como Filho de Deus e também Ele Deus na Santíssima Trindade.

Por isso custa-me ver alguns excessos de ambas as partes (católicos e protestantes) na defesa dos seus argumentos. Tolerância... Não estou a apelar ao fim da discussão. Nada disso. Apenas que devemos tentar mostrar aquilo em que acreditamos, e aceitar que o outro possa acreditar em algo diferente, e vice-versa. Somos irmãos, não se esqueçam disso :-)


Outro assunto. Tenho visto que por vezes se utiliza o termo 'seita' com alguma leviandade. Há uns tempos atrás, era comum os católicos apelidarem de 'seitas', num certo sentido pejorativo, tudo o que não era católico ou ortodoxo. Penso que isso não é correcto. A Igreja reconhece a legitimidade de outras Igrejas Cristãs como são aquelas que se separaram com a Reforma. Nem tudo o que é 'agrupamento' de pessoas que se dizem crentes em Jesus Cristo faz delas uma Igreja Cristã. São os próprios irmãos protestantes a reconhecer ou não a legitimidade de determinadas denominações. O Conselho Mundial de Igrejas ( ver World Council of Churches) é a entidade que se encarrega desse reconhecimento. Este Conselho é composto por Igrejas Protestantes e pela Igreja Ortodoxa. Apenas a Igreja Católica não está presente. Talvez um dia isso aconteça e aí teremos o Ecumenismo em pleno.

Fora desde Conselho Mundial de Igrejas, e com alguma expressão em Portugal temos as Testemunhas de Jeová, a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (mais conhecidos por «Mórmons»), a Igreja Adventista do Sétimo Dia e, de momento não me ocorre mais nenhuma. Claro, depois há a IURD, os Manás, etc. mas penso que estas seitas pouco ou nada têm a ver com Religião e muito menos com o Cristianismo.

Luis

P.S. Passe a publicidade, talvez o livro Religião on-line possa ser útil a quem pretenda conhecer um pouco mais sobre este assunto.

Re: rezei à virgem e não morri
Escrito por: Andréia (IP registado)
Data: 28 de February de 2003 12:22

Luiz,

São muito sábias as suas palavras.... Já havia percebido que você é diferente de agluns que estão por aqui....
Deus te abençoe.

Re: rezei à virgem e não morri
Escrito por: Ana Amorim (IP registado)
Data: 28 de February de 2003 13:45

Amar o próximo, a nós mesmos e a Deus é a coisa mais difícil do mundo.
Jejuar é muito fácil e extremamente prejudicial quando se torna um hábito.
Não ver telenovelas também é muito fácil.
Ler a Bíblia, muito fácil também.
Não pensar e ter a vida escrita na Bíblia é facílimo. Livra-nos de escolhas, decisões. A única decisão que tenho de tomar é ou seguir a Bíblia versículo a versículo, ou lançar-me nas labaredas do inferno...ok...
Ou seja, viver e aceitar a realidade - que toda a gente sabe que não é nada cor-de-rosa - , adaptar-me a ela e viver o presente, que é difícil, isso, tá quieto! Não quero de maneira nenhuma...
Não obstante o conhecimento que alguém tenha da Bíblia, essa pessoa, se for minimamente inteligente, fará um apanhado global de toda a Palavra Sagrada. Todos os livros têm uma mensagem comum: amar a Deus, ao próximo, como a nós mesmos. Jesus condensa toda a Palavra na frase: "amai-vos uns aos outros como Eu vos amei".
E porquê ao próximo como a nós mesmos? Porque somos TODOS criaturas de Deus. Tudo é Sua Criação. Como posso amar o Criador se desprezo as suas criaturas?
Como posso amar a Deus, se desrespeito o meio ambiente, se coloco espécies em vias de extinção?
Como posso amar a Deus se atento contra as minhas necessidades físicas, psíquicas, sociais e espirituais?
Como posso amar a Deus, se não desenvolvo todos os dons que Ele me terá ofertado, inclusivamente a vontade própria e o livre pensamento e opinião?
Como posso amar a Deus, se permito que, por causa da minha ostentação e frivolidade, provavelmente outros estarão na miséria?
Como posso amar a Deus, se permito os vícios destrutivos (alcoolismo, drogas, tabagismo, bulimias ou anorexias) de outrém, dando-lhe abébias para que não se sinta mal?
Como posso amar a Deus, se não me permito crescer, ou se permito que outrém fique dependente de mim para resolver os seus problemas e não cresça, nem amadureça?
O único pecado que existe é a rejeição do amor de Deus.
Há um cântico de Taizé que diz o seguinte: "Deus é amor, atrave-te a viver por amor. Deus é Amor, nada há a temer".
Ou seja, a nós basta-nos amar, Deus fará o resto. Daí que seja perfeitamente inútil andarmos com premonições, superstições, armarmo-nos em super homens e super mulheres. Isso só prova que não confiamos em Deus e mais: que temos medo d'Ele!
Não odeio ninguém. Tenho pena, mas não odeio.
Se a Andreia fala em ódio, é porque o conhece sobejamente bem.
De si tenho pena, pois sinto-a presa à Bíblia. Não se dá a conhecer, não sabemos o que pensa, esconde-se por detrás da Bíblia. Sim, a Bíblia é a Palavra de Deus. Mas para que o seja, de facto, há que a viver e tirá-la do papel. Só com o amor a Deus, ao próximo e a nós mesmos é que podemos ser o sal da Terra, a Luz do Mundo, Deus Vivo. Se apenas seguirmos a Bíblia nos preceitos, Deus não passará de uma ideia para que não o conhece.
Creio em Deus. Na sua Criação. Creio num Deus Pai, misericordioso, que nos respeita, que nos ama independentemente de tudo e todos.
E você? Ainda não consegui perceber...


Anna

Re: rezei à virgem e não morri
Escrito por: Andréia (IP registado)
Data: 28 de February de 2003 16:50

Ana,

Mas como você é insistente nisso! Eu por acaso disse que não devemos nos amar uns aos outros?
Pelo contrário! Esse é o maior dos mandamentos de Deus, pois se não amarmos ao nosso próximo, que é semelhança de Deus, como amaremos a Deus?

O que afirmo é que isso não basta. Aliás, não sou eu que afirmo, mas a própria Palavra de Deus.
Por que retruca o que diz a Palavra? Não vê que não está me retrucando, mas está sendo rebelde às Palavras do Deus que morreu para te salvar!?
Se acha mesmo tão fácil fazer o que a Palavra de Deus manda, então por que não o faz?
Pense nisso.

Re: rezei à virgem e não morri
Escrito por: Ana Amorim (IP registado)
Data: 28 de February de 2003 17:37

A única coisa que não faço é fazer da minha vida, dos meus actos, das minhas decisões, algo que venha escrito na Bíblia.
Eu não estou a retrucar as Palavras de Deus. Estou, provavelmente, a retrucar a sua interpretação das Palavras de Deus.
É muito fácil escondermo-nos atrás daquilo que Deus diz. Assim é mesmo fácil. Já temos o menu de como vai ser a nossa vida. Está tudo chapado na Bíblia.
É pena perdermos a espontaneidade....



Anna

Re: rezei à virgem e não morri
Escrito por: cristina (IP registado)
Data: 28 de February de 2003 18:56

Andreia:
Gostas do Luís e eu? Estou fartinha de tentar que te sintas bem aqui de te falar com voz meiguinha e tu nada? Será que é por ser homem?

:) :)
Oh , meninas fazem favor de descontrairem um pouco? Que guerra aqui vai.
Oh Andreia já não gostas de mim por eu ter sido evangélica?
Isto é o máximo:
quando digo que fui criada evangélica os evangélicos ficam desesperados e os catolicos (a maior parte ) olham-me com desconfiança. Ai , meu Deus mas afinal quem tem a verdade?

A verdade é Cristo , a sua vida o testemunho que nos deixou. E que fez Ele ? Amou e amou e amou , bolas porque não se reportam ao essencial e se amam?

Uma das grandes guerras entre catolicos e protestantes é transubstanciação. Estive a falar com um Pastor , metodista muito bem formado , que me esteve a explicar que não acreditava nisso.
Aquilo ficou-me na memoria , se não acredita se pão é sempre pão e vinho sempre vinho e não se lhe acresce nenhum poder especial então não tem significado nenhum beber um golo de vinho de uma taça onde andaram dez a beber , para isso cada um bebe em sua casa o vinho que lhe apetecer e da qualidade que quiser. Não sei , acho tudo muito estranho.
Mas por outro lado e com os problemas dos santos às voltas , o ano passado vi um programa na televisão sobre uma imagem que deitava sangue pelos olhos , uma santa que não me lembro o nome. Como é que a Igreja Catolica encara estas coisas esquesitas?
paz de cristo
cristina

Re: rezei à virgem e não morri
Escrito por: Andréia (IP registado)
Data: 28 de February de 2003 20:12

É Cristina,

Cristo amou. Amou muito, mas quase perdeu a paciência com certas coisas.

Com a mistura de comércio e compromisso com Deus:

Mt 21:12 "Então Jesus entrou no templo, expulsou todos os que ali vendiam e compravam, e derribou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos que vendiam pombas"

Com a incredulidade:

Mt 17:17 "E Jesus, respondendo, disse: ó geração incrédula e perversa! até quando estarei convosco? até quando vos sofrerei? Trazei-mo aqui"

Ele amou e até na quando ia morrer pediu para Deus perdoar os pecados daqueles que fizeram isso com Ele.
Mas Ele veio para deixar sua mensagem e para que seguíssemos. O maior mandamento é amar, mas o amor abrange tantas coisas... não é só fazer caridade.
Ele veio para mostrar o caminho, foi umilde para mostrar humildade, foi servo para mostrar que devemos servir, foi obediênte para mostrar que devemos obedecer, foi verdadeiro para mostrar que devemos ser verdaderios.... e.... apesar de vocês não acreditarem... fez milagres para mostrar que poderíamos fazer...

Re: rezei à virgem e não morri
Escrito por: Andréia (IP registado)
Data: 28 de February de 2003 20:22

Ana,

Já que diz não retrucar a Palavra de Deus, mas sim minha interpretação dela... então... gostaria muito de saber qual sua interpretação dessas passagens:

1 Jo 2:4 "Aquele que diz: Eu o conheço, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade"
Jo 14:15 "Se me amardes, guardareis os meus mandamentos"
Jo 14:21"Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele."

Jo 14:12 "Em verdade, em verdade vos digo: Aquele que crê em mim, esse também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas; porque eu vou para o Pai"

Por enquanto só esses, que na verdade são dois...

Re: rezei à virgem e não morri
Escrito por: cristina (IP registado)
Data: 28 de February de 2003 20:54

Oh Andreia francamente, Jesus estava a falar para quem quando disse isso? Estava a falar para os catolicos? Por favor , presta um pouco mais de atençaõ ao que te dizem aqui. Os catolicos são cristãos por favor, acreditam em Cristo , podem é ter errado em muitas coisas como erram os protestantes.

Mas já agora levanto a seguinte questão:
Quando Jesus foi baptizado desceu o espirito santo sobre Ele . Foi Sua promessa que estaria entre nós. Que acha que aconteceu ao Espirito Santo até aparecer o protestantismo , esteve ausente? Não me parece esteve muito presente em milhares de santos que a igreja catolica reconhece . Que Deus nos dê sabedoria a todos é pelo que rezo todos os dias. É caso para perguntar onde estás Espirito Santo? Todos se dizem santos , todos dizem ser donos da verdade. a proposito só gostaria de lhe dizer o espirito santo é o que opera maravilhas , cada um dá o seu testemunho. Amas a Deus ?
Di-lo com a tua vida ! Cada um ama a Deus como sabe e Deus lhe deu descernimento e cada um prestará contas do que fez consoante aquilo em que acredita e não perante o que os outros acreditam ou deixam de acreditar. Tudo começa no coração de cada um e só é salvo quem ama. Foi mesmo Jesus que disse quem não o conhece não peca. Quem não acredita não peca, entendes? Se te sentes no caminho verdadeiro continua assim , vive em paz, na paz de Cristo.
cristina

Re: rezei à virgem e não morri
Escrito por: Ana Amorim (IP registado)
Data: 03 de March de 2003 09:52

Claro que eu interpreto:

Todas as passagens querem dizer unica e simplesmente isto:

"Amai-vos uns aos outros como eu vos amei".

Isto quer dizer que quem ama, vive a Palavra. Nada mais. Nada mais nos é pedido que amar. O amor é a essência de Deus.
Mas, na visão de túnel da Andreia, amar é só praticar caridadezinha...
O amor é tão mais do que isso: mas de certeza que não passa por nos confinarmos ao que a Bíblia diz versículo por versículo, pois a realidade e a sociedade de há 2000 anos era bem diferente da do que é agora. É o mesmo Deus, mas decerto que os homens de hoje são diferentes dos que, há 2000 e tal anos atrás, escreveram a Bíblia.
O amor passa por nos amarmos a nós mesmos, em primeiro lugar, pois todo o amor "começa em casa". Lá diz um velho ditado que "se eu não gostar de mim, quem gostará?". Isto pressupõe que satisfaçamos as nossas necessidades físicas, mentais, sociais e espirituais. Ou seja, temos de ser seres humanos plenos. A glória de Deus é um ser humano ser desenvolvido plenamente e ser ele mesmo. Cada um é obra de Deus, todos nós somos diferentes uns dos outros.
Depois de fazermos as pazes connosco mesmos e de gostarmos de nós como somos, voltamo-nos para o outro. Aqui, aprendemo-nos a esquecer de nós mesmos, ou seja, não é passarmos a atentar contra a nossa saúde (global, não só física), é valorizarmos de igual modo as necessidades físicas, mentais e espirituais do outro, numa base de equilíbrio com as nossas. É estabelecer prioridades de compromisso. O amor é compromisso.
Por consequência, ao amarmo-nos a nós mesmos e aos outros, estamos a amar a Deus.
O amor não tem nenhuma fórmula que deva ser cumprida. Temos de usar o bom senso, os nossos sentidos interiores, a nossa empatia, temos de ler nas entrelinhas da realidade de todos os dias. É olhar para lá das aparências e o óbvio.
É por isso que amar e viver custa, e custa muito. Tem um preço muito alto. Pressupõe erros, muitos erros. Errare humanum est.
A nossa fé vem do facto de sermos, ou não, amados incondicionalmente.
Se eu não sou amada, por muito que me falem de um Deus que é amor, não posso acreditar n'Ele, na medida em que nem sequer sei o que é o amor.
Esta é a mensagem principal e fundamental da Bíblia. Quem ama, cumpre todos os mandamentos de Deus. E como já disse, o amor não tem fórmulas, senão não faria sentido o crescimento e o amadurecimento pessoal. Vinha tudo como se fosse num menú.


Anna

Re: rezei à virgem e não morri
Escrito por: Mariana (IP registado)
Data: 03 de March de 2003 15:04

Amigos e amigas....

Muito coisa aqui se fala e pouco se entende!...Sao melhores as pessoas que vao so a missa do que as que andam muito na igreja, falo por experiencia propria.
De padres, nem vos falo; mentirosos, ladroes!!! Um aqui na minha igreja levou dinheiros que nao lhe pertenciam!!! Vai haver um auditorio na igreja...Nao sera isto um escanda-lo???

Padres, padres!!!

Rezamos sem padres e sejamos bons para com a Deus!!!

Re: rezei à virgem e não morri
Escrito por: Ana Amorim (IP registado)
Data: 03 de March de 2003 16:10

Os padres são homens como outros quaisquer. Não são super-homens e têm muitas fraquezas. É verdade que se apregoa o ideal, mas é difícil levá-lo a bom porto pelos nossos comportamentos. Já S. Paulo dizia que "sei que devo praticar o bem, mas há uma outra lei dentro de mim que teima em desviar-me do meu caminho". Isto passa-se com toda a gente.
O que não quer dizer que seja uma coisa aprovável, nada disso. Padres sem vocação - que não dão exemplo - são como maus pastores: não orientam o seu rebanho e até levam as ovelhas a desertarem...se bem que, quando uma pessoa vai à missa, ou presta outra forma de culto, não é, em princípio, pelo padre, ou pelo pastor, mas pela Fé que tem.

Penso que os fiéis terão o bom senso de não confundir o bom / mau serviço que o padre presta na comunidade com a fé de cada um.


Anna

Ir para a página: Anterior123456Próximo
Página actual: 5 de 6


Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.