Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: 123456Próximo
Página actual: 1 de 6
rezei à virgem e não morri
Escrito por: joana (IP registado)
Data: 11 de February de 2003 09:45

Muito obrigada a todos os que responderam , obrigada pelo vosso apoio.
Efectivamente o meu percurso religioso foi muito especial , cresci com a ideia que só eu e mais umas parcas cem pessoas eramos os salvos. sempre me fez muita confusão essa ideia de jesus cristo . Morrer na cruz só por nõs? E os outros vão todos para o inferno? Levantei tantas questões que acabei por ser expulsa.
Andei muitos anos fora da Igreja a tentar perceber o mundo. Mas Deus não abandona a quem busca a verdade de todo o seu coração e passados muitos anos , quando dei por min estava na Igreja Catolica. Como fui baptizada na Igreja Catolica , bastou ir confessar-me e comecei de imediato a ir à missa todos os domingos. Chorei que me matei para entender aquilo tudo , à Igreja onde vou tem lá uma virgem enorme , parece que é de proposito. Já lá vai um ano , tenho comungado sempre , só não consegui duas vezes , porque o Padre falou muito na Virgem e eu saí da Igreja com " dores de barriga" . Percebi : tenho de resolver esta questão , não posso continuar assim. Comecei uma busca especial : tentar entender a Virgem Maria. Não foi muito dificil no que respeita à logica das coisas. Eu sou mãe e sei o amor que uma mãe sente por um filho e como o amor entre mãe e filho se fundem e confundem num só. A partir desta imagem começei a achar ridiculo a minha rejeição de Maria. Já fui muitas vezes a fatima e tenho tido experiências completamente doidas , de loucos mesmo , no bom sentido é evidente. Após ter vindo aqui partilhar o meu medo e de ter recebido tantas respostas decidi : è desta vez que vou rezar à Virgem. peguei num terço "virgem " e fui. Bem foi muito bonito . Ouvi a missa e o Padre no final disse : e agora quem vem em peregrinação a Fatima deve rezar um terço , pois sem rezar é um simples passeio ( estava a falar para min :) Mas acrescentou : não é obrigatorio. Lá me sentei eu finalmente em frente à Virgem Maria. Rezei , custou muito , é incrivel o medo que me meteram , só agora percebo. Chorei que me fartei , mas não tenho nada contra chorar pelo contrario , são lagrimas , agua que purifica a mente e lava a alma. Fui depois rezar à capela do silêncio , lá sinto-me mais confortavel , não tem imagens. Depois voltei para casa , no caminho fiz o impensavel : comprei uma pequena estatua da virgem Maria. E agora ? agora penso assim : se fosse uma coisa má , Deus certamente me castigaria , estou habituada a fazer asneiras e a receber o castido merecido , o castigo justo de Deus , que nos castiga pk nos ama. Rezei e nada aconteceu muito pelo contrario , pintei uma tela muito bonita , não perdi a minha inspiração. tenho andado a pintar muito e percebi que esta Historia toda não é mais que um caminho de Deus para me dizer : cristina ( é o meu nome verdadeiro ) vais ter de opintar a Virgem Maria. Brrrrrrrrrrrrrrr, que medo . eu pintar a Virgem Maria ?
claro que vou , por isso vos agardeço a vossa preocupação e já agora rezem à Virgem para eu fazer um trabalho bonito. de tudo o que tenho aprendido e do que tenho visto a ideia mais espetacular que tenho de Jesus Cristo é o lava pés. realmente Jesus lavou os pés a Pedro querendo ensinar que ´todos pecamos , todos erramos e é absurdo pensar que esta ou aquela religião é a verdade absoluta . a unica verdade absoluta é Deus . a Igreja catolica tambem tem cometido os seus erros , mas sejam eles quais forem não podem ser razão para abandonar a Igreja . É essencial que nos mantenhamos unidos em Deus. Não podem existir dois calices de vinho , não podem existir evangelicos e catolicos , todos pagamos por essa divisão. Jesus Cristo Nosso Senhor é só um , temos todos de nos amar e aceitar em Cristo Jesus. Os protestantes são terriveis em algumas coisas , mas tambem têm muitas coisas boas. vamos aprender uns com os outos e q a nossa boca seja tardia para falar e os nossos ouvidos sempre prontos para escutar. a proposito devo um pedido de desculpas à ana , por ter dito que ela devia continuar a estudar ...Peço muita desculpa , não tenho o direito de " provocar " assim ninguém , mas as vezes é dificil largar esta " maldita " impressão que só eu sou a salva , que só eu tenho razão.
que Deus vos encha da sua infinita graça.
cristina ( acho mais bonito dizer o nome verdadeiro)

Re: rezei à virgem e não morri
Escrito por: ana (IP registado)
Data: 11 de February de 2003 21:50

acho este testemunho absolutamente extraordinário.

Re: rezei à virgem e não morri
Escrito por: Andréia (IP registado)
Data: 12 de February de 2003 18:37

Cristina,

Sei que você se sentiu melhor em lutar contra seu medo.... isso é bom para todo ser humano. Mas você deveria ter orado mais a Jesus. Buscado sua presença, sua verdade. Buscado o motivo daqueles sentimentos ruins quando ouvia falar da "Nossa Senhora" e quando estava diante das imagens.
OS MANDAMENTOS DE DEUS DIZEM PARA NÃO FAZERMOS IMAGENS NEM NOS AJOELHARMOS DIANTE DELAS:

Ex 20:
1 Então falou Deus todas estas palavras, dizendo:
2 Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão.
3 Não terás outros deuses diante de mim.
4 Não FARÁS PARA TI IMAGEM ESCULPIDA,, nem figura alguma do que há em cima no céu, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.
5 NÃO TE ENCURVARÁS DIANTE DELAS, nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.
6 e uso de misericórdia com milhares dos que me amam e guardam os meus mandamentos.
JESUS NÃO VEIO PARA ANULAR A LEI: mT 5:17" Não penseis que vim destruir a lei ou os profetas; não vim destruir, mas cumprir".
E NOS MOSTRAR QUE DEVEMOS FAZER O MESMO:
19 "Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus".

A diferença é que estamos debaixo da Graça e nossos pecados são perdoados pelo sangue do Cordeiro Perfeito, Jesus, e não coberto por sangue de animais.
Deus te abençoe.
Andréia.

Re: rezei à virgem e não morri
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 12 de February de 2003 22:49

Cristina (Joana),

Fico feliz por teres ultrapassado esse teu medo. Medo e Amor são duas coisas que não conjugam, e pelas tuas palavras era fácil ver que existia muito Amor. Logo, o medo não fazia qualquer sentido.

Luis

[Quanto ao nome que utilizas para participar é pouco importante. Utiliza o nome com que te sintas melhor ;-) ]

Re: rezei à virgem e não morri
Escrito por: Ana Amorim (IP registado)
Data: 13 de February de 2003 13:20

Andreia:


Penso que já lhe foi explicado que os católicos não idolatram imagens. As imagens servem apenas para representar uma entidade (Jesus, Maria), não para as idolatrar.
E, muito sinceramente, quem é você para dizer que a Cristina (ou Joana) deveria orar mais a Jesus? A fé de cada um é muito pessoal.
Orar a Maria, não é, de forma alguma, uma coisa a ter medo.
Pesadelos e acontecimentos menos agradáveis são coisa que nos acontecem a todos. Agora, relacioná-los com Deus ou com Maria, ou com Jesus Cristo...por amor de Deus!!!

Re: rezei à virgem e não morri
Escrito por: Andréia (IP registado)
Data: 13 de February de 2003 14:00

Eu falo que não vou mais dizer nada... mas não aguento..
É claro que pode haver sonhos de Deus! o que me diz dos sonhos de José, de Nabucodonosor, ora francamente! Não vou nem entrar mais no site para não me tentar a responder mais essas asneiras.

Re: rezei à virgem e não morri
Escrito por: Ana Amorim (IP registado)
Data: 13 de February de 2003 16:58

Não ligue tanto aos sonhos.
A procura de Deus é em coisas simples da vida real de todos os dias, que muito provavelmente, lhe passam despercebidas.
Já experimentou voluntariado, ajudar algum pobre, algum doente, algum idoso, alguma criança, um imigrante?
Pois é: nunca se pode começar a construir a casa pelo telhado. Saber muito da Bíblia... também os fariseus (doutores da Lei) sabiam muito de Sagradas Escrituras, mas aplicá-las...tá quieto!

Viva mais, não se agarre a misticismos. Verá que Deus se lhe mostrará mais depressa do que julga. E talvez através de alguma situação que nunca tenha sequer imaginado.


Anna

Re: rezei à virgem e não morri
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 14 de February de 2003 00:27

Joana,

Se rezar à virgem matasse, há muito que não havia católicos.

É um medo sem sentido.

Aliás a Joana percebeu isso quando fez para si a comparação do amor de mãe para com o filho e vice-versa: já viu algum filho competir com outros pelo amor de sua mãe? E Cristo zangava-se e castigava por nós termos devoção pela Sua Mãe?

Mas ninguém a obrigará a rezar à Virgem. Na nossa Igreja a oração é um momento pessoal de encontro com Deus, ao ritmo de cada um.

E importante é o que diz a Ana Amorim: o encontro com Deus nas coisas de todos os dias. Comece a fazer essa experiência e veja o conforto que encontra.

João (JMA)

Re: rezei à virgem e não morri
Escrito por: Andréia (IP registado)
Data: 14 de February de 2003 12:08

Você não conhece nada da minha vida para dizer que não faço as obras que Jesus mandou, não acha? O que conhece de mim? Não vou ficar falando essas coisas porque Jesus disse que se assim fizermos, já ganhamos nosso galardão...(Mt 6:3 " Mas, quando tu deres esmola, não saiba a tua mão esquerda o que faz a direita;")
Agora, a salvação não está nas obras, essa é obrigação, pois a fé sem obras é morta.
Mas a obediência a Deus nos faz ter comunhão com Ele, e Ele não se manifesta somente nas coisas naturais, pois Jesus disse que os sinais e maravilhas seguirão todos os que crêem (e claro, são obedientes, pois até o diabo crê que estremece, mas não obedece...)
Sabemos que não é fácil estar sempre sem pecados. Pecamos até através de nossos olhos! Nós somos tão falhos, tão pecadores, mas pela misericórdia de Deus podemos renunciar muitas coisas e buscar a renovação da nossa mente, como diz Paulo; a busca da santificação é contínua até que Jesus resolva nos levar para a Glória...

Re: rezei à virgem e não morri
Escrito por: Ana Amorim (IP registado)
Data: 14 de February de 2003 13:23

Mas a questão é que se você faz as coisas porque "Jesus manda", desculpe, mas não passa de uma farsa! Afinal, não é porque quer e porque tem um verdadeiro amor ao seu próximo que faz (será que faz mesmo?) as suas obras de caridade. É porque procura a Salvação... ora balelas, eu é que interesso, os outros são meros instrumentos para chegar à glória de Deus...
Estar com todo o cuidado para ver se não peca, não é viver nem tornar o próximo feliz: é andar na corda bamba, para ver se os outros não a vêem falhar, sim, porque, pelo seu discurso (?), você dá a entender que é a perfeita e que os outros é que estão mal por ter as crenças que têm.

Só o simples facto de se achar dona da verdade e de querer converter os outros à força é já de si um grande pecado...vê? afinal não é tão perfeitinha como parece, ou quer parecer...

Respeite os outros. Afinal, Deus não lhe terá dito isso nas suas visões?

Re: rezei à virgem e não morri
Escrito por: Andréia (IP registado)
Data: 14 de February de 2003 16:24

Respondi sua acusação no outro tópico.... cuidado em julgar as pessoas!

Re: rezei à virgem e não morri
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 14 de February de 2003 19:06


Andréia, Jesus diz que veio "levar a Lei à perfeição".

Ora, o que a Lei indicava em Êxodo 20,3-5 é precisamente "Não terás outros deuses diante de mim". Depois especificou as formas com que se construíam ídolos naquela época (hoje há muitos outros, e não estão nas Igrejas e santuários...).

Jesus veio trazer isto à perfeição, e formulou-o assim, sublinhando que não era a construção de esculturas que estava em causa, mas a adoração única devida a Deus: Adorar a Deus e amá-Lo acima de todas as coisas, amar o próximo como a si mesmo, como Ele nos ama.

Veio levar à perfeição o literalismo dos doutores da Lei e fariseus, análogo ao dos "cristãos bíblicos" de hoje, e indicar que a Salvação é muito mais que um contrato ou uma observância a um conjunto de regras (como os protestantes fazem da Bíblia, afinal de contas...).

No Êxodo, Deus não diz para não tirarmos fotografias, não diz para não fazermos pinturas, não diz para não fazermos mosaicos, entre outras coisas, contudo elas existem na forma de representações de santos e de cenas bíblicas: será que para Deus a representação malévola é apenas a escultura? Que coisa estranha da parte de Deus... E mais do que estranho, é hipócrita que os "cristãos bíblicos" assistam a filmes sobre Jesus, coloquem representações d'Ele ou de alguma cena bíblica em livros e revistas, etc.. Então, como fica Ex 20,4? Certamente que compreenderam que o que se transmite está nos versículos 3 e 5, não em 4. Porque condenam os católicos? Para os converter. De que outra forma manteria o pastor protestante (principalmente evangélicos) o negócio de família que é a sua igreja, que decidiu fundar na sua ignorância sobre a fé católica, achando que os católicos precisam de Salvação? Não vêm cheios de boas intenções, ajudar os padres a evangelizar o povo, mas chegam com ideias pré-concebidas (porventura, não sem razão devido à ignorância que os católicos têm da própria fé que dizem professar) e com uma grande expectativa de missão/negócio. Aliás, e isto para ser mauzinho, porque é que em Portugal uma das (senão a maior) zona de incidência de igrejas protestantes é o Algarve?? Sejamos honestos...

Mais sentido faz e mais perfeita é a lei do amor: a santa e justa expressão artística em nada ofende a Deus se, como Jesus ensinou, adorarmos a Deus e O amarmos acima de todas as coisas, amando o próximo como a nós mesmos, como Ele nos ama. Se fizermos isto, sobretudo se estivermos em frente a uma representação, em nada incumpriremos a Lei. Isto é, a Lei perfeita, não a Lei da Antiga Aliança, que a Andréia tanto insiste em usar para sustentar a sua interpretação, não entendendo que a Igreja não apoia (mas podia tomar atitudes pastorais mais frontais contra os excessos, isso sim) a devoção quase "adoração" de imagens, mas a que Jesus veio aperfeiçoar. Assim também a Igreja reinterpretou à luz do Evangelho os Mandamentos antigos e compreendeu uma Fórmula Catequética (à qual os protestantes se referem dizendo que nós "apagámos" os Mandamentos, especialmente Ex 20,4).

Mas graças a Deus que o povo, na sua ignorância, em vez de regressar aos diversos cultos pagãos, soube interpretar a Verdade através de uma imagética que conseguisse entender, na sua simplicidade: foram para si como a inspiração da própria Palavra de Deus. As representações são também chamadas de "Bíblia dos pobres", e serviram muito a evangelização em tempos em que a educação e a literacia não estavam acessíveis. A heresia "só a Bíblia" ganhou força apenas quando se tornou viável, com o advento da Imprensa. Só nessa altura puderam as elites (e não os homens pobres, atenção: a "Reforma" Protestante foi para as elites, para criar elites) interpretar a Escritura como quiseram, separando-se também do poder temporal que a Igreja detinha então. E depois andaram Lutero e Calvino todos contentes (uso-os aqui como ícones representativos de todo o Protestantismo) a chacinar e a expulsar os católicos, a pilhar igrejas e mosteiros, a queimar Bíblias (agora considerando as católicas como "heréticas"), etc.. Mas a Inquisição é que, como "toda a gente sabe", é a má da fita, não é? Perpetuam-se os mitos, perpetua-se a cegueira, perpetua-se a divisão...

Ainda em relação aos seus sonhos: tenha cuidado, isso não acontece todos os dias "nem pouco mais ou menos" serão revelações divinas... Não interprete levianamente o que sonha como revelação, mas pense sobre essas coisas e o sentido que elas têm, procure entendê-las. Mas por favor, não as tome como profecias, há um grande escrutínio a realizar antes de tal afirmação...

Saibamos acolher o Amor e o Perdão, saibamos amar e perdoar.

João

Re: rezei à virgem e não morri
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 14 de February de 2003 19:09


Cristina, que testemunho impressionante...! :o)

Felicito-te pelas tuas descobertas e experiências de fé. Certamente continuarás, mas sabe que estou contigo...

Pegaste num terço "virgem" - LOL Fizeste bem... Espero que as tuas lágrimas tenham inundado o teu coração e rejuvenescido a tua mente... Parece que tal aconteceu!

Foi preciso coragem para comprar aquela pequena estátua!

Com que então, és pintora? :o) Que bom!

Quanto ao que dizes sobre a "verdade absoluta"... Eu não a tenho, tu não a tens, ninguém aqui a tem: só Deus a tem, e a Igreja que é seu Corpo. Com todos os nossos erros, sabemos que é Deus quem nos sustém e como dizes, «sejam eles quais forem não podem ser razão para abandonar a Igreja». Se ao menos Lutero (entre tantos outros) pensasse assim...

Sobre aprendermos uns com os outros, eu pratico-o: gosto bastante de diversas bandas cristãs protestantes/evangélicas e tenho entendido que a questão da infalibilidade da Igreja, manifestada pelo Papa, é uma grande dor de cabeça para eles, e que procuro não forçar. No entanto, já me têm reconhecido a implausibilidade da "só a Bíblia" e de que é na Igreja Católica que subsiste a Igreja de Cristo, embora as pessoas se aproximem de Deus de diversas formas, sem comungarem nessa plenitude, ainda assim desaproveitada por tantos que a mancham com seus sacrilégios (tantas vezes inocentemente, por ignorância). Essas coisas tornam claro o quanto Deus oferece, quanto os homens o procuram, muitas vezes nos lugares errados, e a forma como a falta de conversão constante a Cristo nos faz desapreciar tudo aquilo quanto a Igreja preserva por tão sagrada incumbência de Deus. Continuaremos assim até ao final dos tempos, estou certo. Penso que estamos no entanto a atravessar um tempo de revivalismo católico - avizinha-se por exemplo o Congresso Internacional para a Nova Evangelização. A única coisa que sabemos e que nos preenche e dá alento é não baixarmos os braços.

E rezemos para que pessoas como a Andréia também se libertem deste medo, que os conduz a este fundamentalismo bíblico que nada de bom traz à Igreja.

João

Re: rezei à virgem e não morri
Escrito por: tripeiro (IP registado)
Data: 14 de February de 2003 20:29

O testemunho da Cristina e em parte o da Andreia são extraordinários porque exprimem bem o que uma visão estreita e fundamentalista da religião faz às Pessoas.
Estamos a falar de pessoas, ser humanos, nosso, irmãos.


Há uma citação da Bíblia que diz que a qualidade da árvore se conhece pelos seus frutos.

Analisemos então os frutos, partindo os testemunhos aqui apresentados.


1 - Esta vivência da religiosidade baseia-se no Sofrimento Psicológico e no medo.

A religião não tem uma função de protecção e promoção da pessoa, nomeadamente da sua saúde mental, mas utiliza as fragilidades emocionais e até imaturidade psicológica (aposto que a Andreia é bastante jovem), para as manipular.
A vivência religiosa funciona aqui como factor precipitante de perturbação psicológica chegando a ponto de raiar a psicopatologia... (Veja-se essa confusão de sentimentos manifestada por Cristina ou a referência a alucinações como coisas normais pela Andreia …)

“Eu tenho medo de rezar à Virgem, medo mesmo.” Cristina

“Eu fiquei horrorizada e não acreditei de imediato (…) Eu comecei a ter sonhos terríveis. Sonhava com monstros matando toda minha família, e no final, o monstro se transformava na imagem da "Nossa Senhora". Esse sonho se repetiu muitas vezes” Andreia
“. Rezei, custou muito, é incrível o medo que me meteram, só agora percebo” Cristina



2 – Esta concepção da religião é infantilizante e infantil.

As seitas e os movimentos fundamentalistas colocam os “fiéis” numa posição subalternizante, considerando-os incapazes de reflectir criticamente sobre as verdades imutáveis que são o eixo ou o dogma das próprias religiões. È uma fé acrítica e infantil, uma fé “acerebrada”, baseada no medo, no temor reverencial e no receio de represálias ou da expulsão.
Desta forma, os “pastores”, gurus e líderes espirituais ocupam uma posição de ascendente inequívoco sobre todos os comportamentos dos “fiéis”, sobretudo aqueles mais íntimos e pessoais, que entram na esfera da sua individualidade e autonomia. Uma visão fundamentalista da religiosidade é paradoxal, por que é uma negação absoluta da consciência individual e da autodeterminação.
“Levantei tantas questões que acabei por ser expulsa.” Cristina

3 – O fundamentalismo religioso, mesmo o cristão, é fracturante e agressivo.

As seitas funcionam assim - “nós somos os bons, eles são os maus”:
Por isso é diálogo ecuménico inter religioso não é possível entre seitas ou movimentos radicais, porque o seu discurso não é humanista ou pacífico, é uma discurso de “guerra santa” e de “conversão à força”, ao contrário do que se passa com as grandes Religiões..
“Cresci com a ideia que só eu e mais umas parcas cem pessoas éramos os salvos. Sempre me fez muita confusão essa ideia de Jesus Cristo. Morrer na cruz só por nós? E os outros vão todos para o inferno? “ Cristina
O recurso à violência contra objectos simbólicos ou mesmo pessoas de outras religiões torna-se então legítimo e tentador:
“Sabe, no dia que aquele pastor da Igreja Universal destruiu a imagem da "nossa senhora" eu não concordei.... Mas depois de sentir como é a idolatria de vocês.... é essa a vontade que dá: DESTRUIR TODAS AS IMAGENS QUE EU VER PELA FRENTE, POIS FOI ASSIM QUE OS REIS QUE FIZERAM BEM AOS OLHOS DO SENHOR FAZIAM QUANDO ASSUMIAM O REINADO. ELES DESTRUÍAM OS AUTARES A OUTROS DEUSES E OS AS IMAGENS QUE O POVO COLOCAVA NO TEMPLO. "Andreia


Conclusão

O que podemos aprender com estes testemunhos?
Será que determinadas posições radicais aqui tomadas no Fórum por defensores de uma determinada concepção do catolicismo não se aproxima destes testemunhos de vivências religiosas de outras seitas radicais?

Re: rezei à virgem e não morri
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 14 de February de 2003 21:28


Tripeiro (Ana?), atenção às diferentes formas de protestantismo.

A ideia base é que a Bíblia é a verdade. Os pastores sabem muito da Bíblia e por isso são a autoridade. Devem também ser os modelos moralizadores da comunidade. Depois há uns mais agressivos que outros. Mas a Bíblia é que manda: quando existe um elemento mais insurrecto, ou é expulso (de facto, as igrejas reformadas instituem processos formais de excomunhão) ou é corrigido. Mas pode sair por si mesmo, sendo ainda excomungado, fundando uma nova igreja que pregue o Evangelho de uma forma um pouco diferente da outra...

Em relação ao que se passa nas grandes religiões, estás enganada, particularmente em relação ao Islamismo. Aqui, tudo deve ser islamizado. Existem hábitos sociais que se manifestam de forma indistinta nos diversos pontos do planeta. Depois existem as divisões do costume, uns mais fundamentalistas, outros nem tanto...

Basicamente, a dicotomia "bom/mau" é semelhante nas relações abrâamicas, embora considere que o Cristianismo (como não podia deixar de ser) é mais verdadeiro nessa matéria: o mal, a impureza, sai de cada um de nós, e devemos viver em constante reconciliação e santificação. A perseguição existiu, mas os cristãos, quando perseguiram, fizeram-no contrariando o próprio nome de Deus sempre que matavam. Isso ainda acontece. A história demonstra que o martírio cristão é bem diferente do islâmico e que neste existe mesmo o conceito de "jihad", guerra santa, que por muito que os muçulmanos tentem branquear como "guerra contra o pecado" tem realmente raízes belicistas no próprio fundador da religião... O seu expoente seria Jesus Cristo, curiosamente, que rejeitou aclamações políticas até à morte e morte de cruz (sendo que podia facilmente ter liderado uma revolta popular...).

Mas cheirou-me que mandaste isto para o meu lado... É que já tenho sido acusado dessas mesmas coisas... Tenho sido muito mal compreendido, pobre de mim... ;o)

Se vens apegar-me o fantasma do inquisidor/fundamentalista, desiste... Não me entendeste... Eu levanto inúmeras questões, chegando sempre à conclusão de que "fathers know best". Será que tu crias uma clivagem entre o que é a doutrina da Igreja e o que é a consciência individual, como se os católicos não pudessem estar em uníssono em relação a tudo quanto a Igreja ensina?

Criticar o nosso próprio radicalismo e fundamentalismo, é fazer um favor principalmente a nós próprios. Isso só o purifica e discerne melhor aquilo em que se acredita, como é que se está de fé, o que é preciso melhorar ou mudar...

João

Re: rezei à virgem e não morri
Escrito por: ana (IP registado)
Data: 14 de February de 2003 21:32

Quando se levantam questões generalistas, isso exige alguma capacidade de distanciamento.
A vitimização , tal como o snobismo intelectual, são uma estratégias possívesi, asmq ue não levam a lado nenhum....

Qunato á proximidade de posições fundamentalistas, parece-me aqui bem expressa...


ana

Re: rezei à virgem e não morri
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 14 de February de 2003 22:00


Repara lá uma coisa: as pessoas têm cabeça e muitas vezes querem acelerar as questões. Tu tens-me constantemente acusado de fundamentalismo e daí a minha refutação imediata.

Vitimização? Estava até no gozo quando falei em "pobre de mim"... Não percebeste?

Vais mandar-me à fogueira ideologicamente? Vais ostracizar-me pelo "fundamentalista inveterado" que pensas que eu sou?

Onde está a proximidade fundamentalista?

Vê lá se abres os olhos...

João

Re: rezei à virgem e não morri
Escrito por: Andréia (IP registado)
Data: 17 de February de 2003 13:25

Ao menos no meu caso, posso aprender com as minhas experiências: quando queremos conhecer, verdadeiramente, a Deus, Ele se manifesta. Quando queremos conhecer a verdade, a verdade vem a tona, mesmo que no começo pareça estranho aos nossos olhos, pois crescemos ouvindo outras coisas. Se não rejeitarmos, mas pesquisarmos, orarmos, a verdade chegará; afinal, Deus é vivo. ele ouve, responde, fala....Ele nunca se cala. Crer em algo só porque alguém defende, não é inteligente. Mas toda palavra que ouvimos deve ser analisada. A partir do conhecimento da Palavra, a partir de experiências pessoais com Deus eu pude conhece-lo. Um Deus que ouve minhas orações e que as responde. Não é um deus mudo...que nunca se manifesta...
engraçado que os católicos não acreditam que Deus ainda se manifeste como se manifestou no Antigo e no Novo Testamento, mas acreditam que "Nossa Senhora" se manifesta, que os "Santos" se manifestam... e fazem milagres...não é interessante? Dão o mérito ao santo, não a Deus. Em todo lugar aparecem imagem da famosa "senhora", As pessoas saem de suas casas para verem os fenômenos...mas Deus, que é o todo poderoso, criador do céu e da Terra, o Deus do impossível... esse não acreditam que se manifeste. Não acreditam nas maniestações de seu Espírito, que derrama dons esprituais para Sua Igreja. Ele mesmo diz que se manifestaria, que derramaria Seu Espírito e que nós teríamos dons espiriltuais.
Se vocês acreditam tanto que estão certos, por que os sinais e maravilhas não os acompanham? A promessa é para todos os que crêem, não é só para alguns. É promessa de Deus! Sabia? Mc 16:16 "Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. 17 E estes sinais acompanharão aos que crerem: em meu nome expulsarão demônios; falarão novas línguas; 18 pegarão em serpentes; e se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e estes serão curados"
Esses sinais os acompanham? expulsam demônios? Falam a língua dos anjos? Já curaram algum enfermo com sua oração e instantaneamente? Pensem nisso?
Nunca recebi tanta agressão e acusação na minha vida! Onde está o amor de vocês? Afina, esse também é um dom de Deus. Dizem que eu quero converte-los a força, coisa que não é verdade... a verdade é que a "Verdade" incomoda e por isso sentem que quero converte-los a força, mas só cito versículos. Então, a Bíblia vos incomoda! Não sou eu que quero converte-los a força, mas se sentem agredidos com a Palavra de Deus. Por que será?

Re: rezei à virgem e não morri
Escrito por: ana (IP registado)
Data: 17 de February de 2003 13:49

"Esses sinais os acompanham? expulsam demônios? Falam a língua dos anjos? Já curaram algum enfermo com sua oração e instantaneamente? Pensem nisso"


E eses sinais acompanham-vos?
Essa eu quero ver....


ana

Re: rezei à virgem e não morri
Escrito por: Andréia (IP registado)
Data: 17 de February de 2003 14:26

Queres ver? os sinais acompanharão você também, se quiseres... não só a mim... mas a todos que crêem.
JO 14:12 " Em verdade, em verdade vos digo: Aquele que crê em mim, esse também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas; porque eu vou para o Pai;"
´
E promessa de Jesus e Ele não é mentiroso, mas morreu em seu lugar!

Ir para a página: 123456Próximo
Página actual: 1 de 6


Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.