Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: 123Próximo
Página actual: 1 de 3
Multifestival Gaudeo - Tema: AGARRA A VIDA!
Escrito por: Edicomail (IP registado)
Data: 16 de July de 2006 08:59

No primeiro dia do mês de Junho, comemora-se o Dia Mundial da Criança. É um dia em que olhamos para as crianças com mais atenção. Até porque nós já fomos crianças, como também já fomos embriões. A ciência atesta que a vida humana começa na concepção. A pessoa começa por ser uma célula. Depois as células vão-se multiplicando. O embrião não é simplesmente um agregado de células; desde o primeiro instante, é pessoa. Ouçamos na primeira pessoa a descrição do seu de-senvolvimento: «Entre os 5 e os 9 dias, encontrei o sítio onde vou morar nos próximos meses: o útero da minha mãe. Aos 15 dias, a primeira célula do meu cérebro já está formada. Às 5 semanas, o sangue que circula nas minhas veias é meu e diferente do da minha mãe. Começam a desenvolver-se o meu sistema nervoso e os meus órgãos principais (rins, fígado, intestinos) e já tenho cara, olhos e boca. Com 6 semanas, o meu cérebro já funciona e a sua actividade pode ser medida com um electroencefalograma. Também já tenho nariz. Às 7 semanas, os meus primeiros dentes de leite já estão em formação. Os rins estão prontos e já faço xixi. Com 8 semanas, já posso ter bilhete de identidade, porque as minhas impressões digitais já estão definidas. Tenho orelhas e tenho dedos nas mãos e nos pés. Às 9 semanas sou muito activo: passo a vida a nadar e também já sei chuchar no dedo polegar. Se os meus pais quisessem já podiam andar com uma ecografia minha (o meu primeiro retrato) na carteira. Tenho 10 semanas: os meus ossos começam a crescer, mas a coluna e as costelas são ainda moles; só endurecerão mais tarde. Já tenho pestanas e os meus olhos abrem e fecham. As minhas cordas vocais já estão completas. Durante os primeiros 3 meses da minha vida, fui aprendendo a perceber a linguagem da mãe. Com 4 meses, dou muitas pancadinhas e pontapés porque quero comunicar com a minha mãe. Também gosto de ouvir música e aquela voz simpática que deve ser a do meu pai. Daqui a algum tempo, estarei nos braços da mãe e do pai. Que grande alegria!»

Segundo a Organização Mundial de Saúde, cada ano ocorrem cerca de 53 milhões de abortos no mundo. Que enorme atentado contra a vida humana! Cabe-nos a nós defendê-la. Antes do referendo sobre a Tratado da Constituição Europeia na França, um deputado português, partidário do «não» ao Tratado e aqui defensor do referendo ao aborto, disse à Comunicação Social que se o «não» ganhasse em França esperava que não repetissem o referendo até o «sim» ganhar. Porque é que então defende novo referendo sobre o aborto em Portugal, quando já houve um e no qual a maioria das pessoas votou não à despenalização do aborto?!

Desde o referendo de 28 de Junho de 1998, cristãos empenhados fundaram de Norte a Sul de Portugal vários centros de acolhimento de grávidas em risco, de mães solteiras, de bebés cujos pais não os querem, de acompanhamento de mulheres traumatizadas pelo aborto; antes já muitas outras instituições da Igreja se dedicavam a estas causas. A solução para uma vida humana indesejada nunca é o extermínio dessa pessoa. Há tantas soluções que não a interrupção voluntária da gravidez (eufemismo de aborto, de matar a criança)! Portugal foi o primeiro país da Europa a abolir a pena de morte. Se hoje há, no novo Código da Estrada, mais restrições à condução com o objectivo de defender a vida humana, como não tentar impedir aqueles que pelo aborto atentam contra a vida? A vida humana é inviolável!

Pe João Carlos Tavares

Re: Multifestival Gaudeo - Tema: AGARRA A VIDA!
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 16 de July de 2006 18:15

que dizer... texto impressionante.

Abraçando-vos em Cristo,

Diogo, A.M.D.G.

Re: Multifestival Gaudeo - Tema: AGARRA A VIDA!
Escrito por: Maria José Ribeiro (IP registado)
Data: 16 de July de 2006 19:40

Diogo

Ainda bem que te encontro.
Quero pedir-te desculpa por não te ter entendido.
Fiquei com a impressão que eras contra o concílio Vaticano II.
Quero explicar-te o que me parece que percebi: se calhar fazes uma associação errada entre Vaticano II e disparates feitos por clérigos , religiosos e leigos em nome do concílio. Coitado do Concílio tinha as costas quentes...em nome dele fizeram-se muitos disparates... não era o que o concílio dizia mas...diziam que dizia... Não sei se sabes que Paulo VI se chegou a queixar que "as forças do mal, o diabo,tinha-se metido dentro... (não são palavras textuais...foi uma ideia que me ficou...)o que sofreu Paulo VI... (os hereges estavam dentro da Igreja e queriam levá-la num determinado caminho...fazendo de conta que eranm Igreja... e em nome do Concílio).
Vi que pensas pertencer a um grupo (eu desconheço a pessoa de quem falavas...lembro-me que a Católica Praticante conhecia...) mas antes disso sugiro-te uma coisa. Não vás pelo os que os outros dizem...lê os documentos do Vaticano II. Há um livro que se chama Vaticano II e tem todos os documentos. Não sei se na Net tens todos os documentos... eu tenho o livro... lê-os e verás que se fizeram , que se fazem, que se dizem coisas invocando o Vaticano II e que são opinião de alguns...nada tem a ver com o Concílio...

Adeus
Mª José

Acho o tema: agarra a vida de muito interesse. Obrigada por aparecer aqui.
Uma coisa que eu acho é que há assuntos que aparecem de forma negativa...este aparece de forma positiva...que bom o tema ser "agarra a Vida" em vez de ser "aborto"

Re: Multifestival Gaudeo - Tema: AGARRA A VIDA!
Escrito por: Maria José Ribeiro (IP registado)
Data: 18 de July de 2006 16:03

Há ainda hipótese de participar( estar presente), tão em cima da hora?

Re: Multifestival Gaudeo - Tema: AGARRA A VIDA!
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 18 de July de 2006 16:49

Não sou contra o Vaticano II porque obdeço ao Papa. Mas o próprio diz que os documentos foram elaborados de maneira ambígua, o que levou a más interpretações.
Mas não há problema, Maria José. O grupo a que pertenço é um grupo de Catequese. Não andamos a conspirar contra o concílio, não te preocupes.

Abraçando-vos em Cristo,

Diogo, A.M.D.G.

Re: Multifestival Gaudeo - Tema: AGARRA A VIDA!
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 18 de July de 2006 16:58

diz-me a experiencia que seja como for que esteja escrito um texto há sempre quem consiga com maior ou menor contorcionismo argumentativo faze-lo dizer coisas que nunca passaram pela cabeça do seu autor.

Re: Multifestival Gaudeo - Tema: AGARRA A VIDA!
Escrito por: Maria José Ribeiro (IP registado)
Data: 18 de July de 2006 17:39

Diogo
Obrigada por teres elucidado. Concordo com o Camilo se ele quer dizer que as pessoas fazem uma leitura a seu jeito... mas acho que isso resulta daquilo que eu chamo desonestidade intelectual. Penso que é dífícil ser honesto mas que é possível.
Fui ao teu blog e gostei...não conheço nada de Pio XI...(ignorância minha) e queria tirar conclusões sobre a razão da tua escolha. Não o consegui. Queres explicar? É apenas uma questão de curiosidade... se não explicares tudo bem.
Sabes Diogo eu não estou habituada a ver blogs... tenho Net há pouco tempo: 28/9/05 e só a partir daí comecei a navegar.... Aderi por me terem convencido que estava num estado de analfabetismo.
Agora vou fazendo as minhas descobertas...que muitas vezes estão lá escritas...ou seja, não descubro...
Estou a fugir ao tópico mas como tenho oportunidade de falar contigo gostava que me dissesses de quem é "O Príncipe e a Lavadeira". Nunca tinha ouvido falar. "Do Levantai-vos ! Vamos" acho que já ouvi falar mas não consigo localizar. Quantos aos outros livros gosto bastante deles.
Diogo: um dos meus livros preferidos é o Catecismo da Igreja Católica, do tempo de João Paulo II.

O tema do multifestival é um tema pertinente. O "agarra a vida" tem a ver com tudo..desde o momento da concepção até à morte natural.
Acho que está a existir uma nova forma de escravatura: decidir da vida dos outros...por exemplo com palavras bonitas mas de conteúdo feio: decidir, facilitar a morte de outro. É o que se está a passar com a eutanásia mesmo que seja a pedido do próprio.... as pessoas estão num estado de depressão (o que é preciso é ajudá-las a saírem da depressão) e nesse estado pedem a morte. E outros: "os bonzinhos" fazem-lhe a vontade. Não é uma vontade plenamente consciente. Mesmo que pareça ser. A vida não é para se dar cabo dela... mesmo que em nome de falsos humanismos... que de humano têm apenas a aparência...

Adeus (A Deus).

Re: Multifestival Gaudeo - Tema: AGARRA A VIDA!
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 18 de July de 2006 18:31

[IMG]http://img.photobucket.com/albums/v310/edinmtor/PapaPioXI.jpg[/IMG]

Pio XI é, sem sombra de dúvidas, o meu Papa preferido, juntamente com João Paulo II. Ambos por razões diferentes.
Pio XI, de nome de baptismo Aquiles Ratti, foi o 259º Papa da Igreja Católica. Nasceu em 1857 e morreu em 1939. Foi Papa de 1922 até à sua morte.
Gosto dele por vários motivos, e um deles é a nossa parecença de gostos. O então sacerdote Aquiles foi perfeito da Biblioteca Ambrosiana, e director da Biblioteca Vaticana. Era apaixonado da história, da paleografia, da arte e da literatura. COncluindo, adorava estudar, tal como eu. No entanto, tudo o que fazia era regido pelas normas da Igreja, de forma rígida.
Foi Núncio Apostólico em Varsóvia (Polónia) e Arcebispo de Milão.
As suas ideias transpareceram limpidamente nas suas encíclicas.
Acreditava (e eu acredito) que o mal dos Homens teve origem no seu afastamento de Deus e no esquecimento de que Cristo é Rei. Escreve então a encíclica Ubi Arcano Dei, de onde nasce a Acção Católica e onde se fundamenta a criação da festa do Cristo Rei, em 1925.
Assinou a concordata com o governo de Mussolini, em que conseguiu a tão querida independência do Estado do Vaticano, em 1929.
Ao contrário do que dizem as pessoas, de que o Papa era conivente com o fascismo, na pessoa de Mussolini, vem a encíclica Non Abbiano Bisogno, onde critica a ideologia fascista, nazi, bolchevique e a jacobina.
condenou fortemente o racismo e o nazismo na encíclica Brennender Sorge. A Divini Redemptoris condena o marxismo, o comunismo ateu e a doutrina dos sem Deus. Durante a visita de Hitler a Roma, em 1938, o Papa abandonou o Vaticano para não se encontrar com este.´
Fundou o Institudo Cristão de Arqueologia, os museus de Etnologia e das Missões e a Academia das Ciências.
Em 1938, através da rádio, o Papa oferece a sua vida em sacrifício pela Paz. Morreu 5 meses depois, a 10 de Fevereiro de 1939.
O conhecido S.Malaquias, profeta dos Papas, deu a Pio XI o título De Fides Intrepida, a Fé Inabalável, motu no qual se inspira o meu blog.
Ainda bem que gostaste dele, Maria José. Se tiveres mais dúvidas ou questões podes enviar-me um e-mail para o contacto que se encontra no meu blog, abaixo da imagem do Papa.




O livro O Príncipe e a Lavadeira é um livro de parábolas escrito por um sacerdote jesuíta, o Pe. Nuno Tovar de Lemos. Através de histórias simples o Pe. Nuno fala-nos da nossa relação com Deus, com os Homens, das tentações, de Jesus e de outras coisas. Recomendo vivamente a leitura.




O livro "Levantai-vos! Vamos!" foi escrito por João Paulo II e é uma biografia da sus experiência Episcopal.

Abraçando-vos em Cristo,

Diogo, A.M.D.G.

Re: Multifestival Gaudeo - Tema: AGARRA A VIDA!
Escrito por: Maria José Ribeiro (IP registado)
Data: 18 de July de 2006 18:43

Diogo

Foi tão bom teres explicado, tudo, com tanta clareza. Estás a ver?...a mim parecia-me lógico inferir outros motivos...e como estava errada...

Muito obrigada
Mª José

Re: Multifestival Gaudeo - Tema: AGARRA A VIDA!
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 18 de July de 2006 18:49

Desculpa mas não entendi o "inferir outros motivos".

Abraçando-vos em Cristo,

Diogo, A.M.D.G.

Re: Multifestival Gaudeo - Tema: AGARRA A VIDA!
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 18 de July de 2006 20:42

" Com 6 semanas, o meu cérebro já funciona e a sua actividade pode ser medida com um electroencefalograma"


Gostaria de saber qual foi a equipa científica que mediu o traçado cerebral ás seis semanas.... e que tipo d etraçado era.

Já agora, um cadáver ligado ao ventilador também pode ter alguma actividade cerebral.

Re: Multifestival Gaudeo - Tema: AGARRA A VIDA!
Escrito por: Maria José Ribeiro (IP registado)
Data: 18 de July de 2006 21:37

Diogo

Desculpa, mas oiço dizer que há pessoas que só aceitam a Igreja até Pio XII. Como Pio XI é anterior, inferi..que tivesses ficado na Igreja só até esses ensinamentos...mas já te disse que estava agradecida por teres esclarecido e percebi como é fácil tirar conclusões precipitadas. Para mim não era uma conclusão era uma dúvida. Será que o Diogo não aceita os Papas posteriores???
Mas quando vi que falavas , no blog, em João Paulo II.... fiquei baralhada...

Re: Multifestival Gaudeo - Tema: AGARRA A VIDA!
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 18 de July de 2006 22:10

Como disse, não há problema. É normal haver conclusões precepitadas, mas não é normal as pessoas tentarem esclarecê-las. e quando o fazem é de louvar.

Abraçando-vos em Cristo,

Diogo, A.M.D.G.

Re: Multifestival Gaudeo - Tema: AGARRA A VIDA!
Escrito por: Paulo (IP registado)
Data: 19 de July de 2006 00:49

Um cadaver ligado a um ventilador tem traçado cardiaco. Quando ha morte cerebral o traaçado é linear.
Não baralhemos as coisas.

Re: Multifestival Gaudeo - Tema: AGARRA A VIDA!
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 19 de July de 2006 01:23

Eu acho uma estupidez não se desligar a máquina. Se o paciente tem morte cerebral e não existem máquinas, ele morre automáticamente. Logo, não tem lógica que se crie vida artifical e sofrimento.

Abraçando-vos em Cristo,

Diogo, A.M.D.G.

Re: Multifestival Gaudeo - Tema: AGARRA A VIDA!
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 19 de July de 2006 01:45

É preciso não confundir actividade eléctrica esparsa de um traçado de EEG.

Re: Multifestival Gaudeo - Tema: AGARRA A VIDA!
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 19 de July de 2006 01:51

tradução, por favor :*(

Abraçando-vos em Cristo,

Diogo, A.M.D.G.

Re: Multifestival Gaudeo - Tema: AGARRA A VIDA!
Escrito por: Paulo (IP registado)
Data: 19 de July de 2006 01:59

Um traçado de Electro Encefalograma traça a actividade elecrica cerebral. Os neurónios comunicam entre si nas sinapes atraves de impulsos electricos e o EEG regista esses impulsos.
Quando não ha ja actividade cerebral isto é os neuronios começam a morrer, porque não morrem todos ao mesmo tempo, tentam comunicar mas não ha ja reações quimicas que o permitam. Gera-se apenas electricidade estatica.

Re: Multifestival Gaudeo - Tema: AGARRA A VIDA!
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 19 de July de 2006 02:00

e pode-se chamar a esse estado de morte de alguns neuróneos morte, ou o corpo continua vivo?

Abraçando-vos em Cristo,

Diogo, A.M.D.G.

Re: Multifestival Gaudeo - Tema: AGARRA A VIDA!
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 19 de July de 2006 02:00

E é possível obter um traçado de EEg ás seis semanas?

Ir para a página: 123Próximo
Página actual: 1 de 3


Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.